Antes de começar a fazer essas atividades, preste atenção nessas dicas:
- Verifique se a atividade é da sua eletiva.
- Copie apenas o que for pedido.
- Atente-se às datas, pois em duas semanas outras atividades serão postadas.
ELETIVA: EDUCAÇÃO EMOCIONAL
PROFESSORA CÍNTIA SANTOS
.
Texto:1
Qual a
diferença entre emoção e sentimento?
Apesar de
serem usadas como sinônimos, as palavras emoção e sentimento têm significados
distintos. Para entender, é importante ter o conhecimento de que uma emoção
cria um sentimento. Por sua vez, este pode criar emoções e outros sentimentos.
Basicamente,
as emoções e os sentimentos estão estritamente relacionados. Isto porque, como
uma emoção gera um sentimento, que por sua vez pode dar início a emoções, um
ciclo psicológico está em constante desenvolvimento.
O que é
emoção?
Uma emoção é
uma reação a um estímulo ambiental. Neste sentido, podem causar experiências
subjetivas e até mesmo alterações neurobiológicas. Elas ocorrem em uma região
subcortical do cérebro e podem gerar mudanças no corpo.
Ao ser exposto
à alguma emoção, o cérebro libera hormônios que alteram o estado emocional da
pessoa. Isto quer dizer que podem ocorrer reações físicas, como palpitações,
choro, suor e até mesmo dores inexplicáveis.
No entanto,
diferente dos sentimentos, gerados a partir das emoções, essas reações são
automáticas. Ou seja, perante algum acontecimento, cada pessoa passará por uma
emoção distinta, que será desenvolvida no cérebro instantaneamente.
Por isso, são
geralmente relacionadas à comunicação, pois são perceptíveis por outros
indivíduos ao redor da pessoa emotiva. Logo, é possível identificar a origem da
emoção caso seja analisada no momento, pois são geradas por fatos.
Apesar disso,
uma pessoa pode ter uma emoção diferente da outra em um caso idêntico. Isto
porque também dependem da experiência de vida de cada um, suas crenças e
sentimentos, que são bem mais complexos que as emoções.
Isto explica
por que em alguns casos certos indivíduos respondem de maneira diferente a
determinados acontecimentos.
Entendendo
nossas emoções
“Por definição,
uma emoção é uma percepção que se expressa através de uma reação física.”
Consideremos a
reação física no encontro de amigos e inimigos. Ao ver nossos amigos nos
sentiremos felizes, experimentaremos reações agradáveis como relaxamento, já
com o inimigo, nosso corpo reagirá com musculatura tensa e coração acelerado e
sentimentos de fuga ou confronto.
Reagimos
segundo as nossas percepções. Infelizmente ao longo de nossas vidas
podemos ter criado ou herdado percepções distorcidas da realidade.
Imagine uma
pessoa que cresceu com a crença de que é inferior aos demais membros de sua
família. Numa situação embaraçosa perante a um desconhecido poderá
reagir com arrogância, mesmo o desconhecido não tendo o propósito de
constrangê-lo. O que ocorreu foi que o sentimento de inferioridade preexistente
foi ativado, provavelmente ao tentar esconder este sentimento reagiu a ele
atuando com arrogância.
Concluímos que
as respostas emocionais estão condicionadas a percepção que os indivíduos têm
de si e do outro. Para mudarmos estas respostas é necessário promover uma
mudança no nosso sistema de crenças e desenvolver habilidades que nos permitam
aprender novas formas de agir e não reagir às situações
Como controlar suas emoções através da inteligência emocional
A inteligência
emocional se relaciona diretamente à capacidade de reconhecer e lidar com
diversos sentimentos, inclusive os conflitantes. Deter uma inteligência
emocional desenvolvida permite que você se expresse, se relacione e se comunique melhor, o que gera impactos positivos na vida e na carreira.
Nesse sentido,
o controle de emoções é uma etapa indispensável para o sucesso, porque se você
não as controlar, elas passam a controlar você. Embora não seja simples, a
tarefa é possível por meio de algumas dicas de inteligência emocional.
Esteja
preparado para frustrações e contrariedades
Um dos maiores
sinais de inteligência emocional é como você reage a situações adversas. Quando
você é contrariado ou quando fica frustrado devido a uma determinada situação,
a sua resposta a esse acontecimento vai determinar o seu nível de inteligência
emocional.
Uma forma de
controlar suas emoções consiste em se preparar para frustrações e
contrariedades. Imagine o que pode acontecer caso seu plano não dê certo ou
caso suas expectativas não sejam atendidas.
Trace novos
planos de reserva e, principalmente, utilize a inteligência emocional para
prever e aceitar que nem tudo pode sair como você deseja.
Não permaneça
em padrões negativos
Uma vez que
você note que está em uma situação com uma emoção considerada negativa, como
estresse, medo ou raiva, é preciso interromper o padrão negativo tão cedo
quanto possível.
Para isso,
comece identificando que tipo de emoção você está sentindo e porque você está
sentindo. Em seguida, pense em formas, gatilhos e ações que fazem com que você
se acalme.
Cada pessoa
tem um padrão e você vai precisar adotar aquele que funciona melhor para você.
O importante é não deixar que a situação se prolongue e leve a um
desencadeamento de outras emoções negativas.
Trabalhe a sua
empatia
Parte da
inteligência emocional se relaciona com a capacidade de deter conhecimento
social, o que significa reconhecer e trabalhar em cima das emoções de outros.
Exercitar a empatia, portanto, também ajuda você a controlar suas
próprias
emoções. Quando você se coloca no lugar do outro e tenta compreender as emoções
das outras pessoas, você se torna menos reativo de uma maneira negativa, sai da
defensiva e passa a ter menos descontrole emocional. Ao pensar no outro, fica
mais fácil controlar suas emoções para agir da maneira correta.
Passe a se
comunicar melhor
Na sociedade
ocidental, existe um mito de que emoções devem ser reprimidas e isoladas. Esse
tipo de comportamento só favorece o desenvolvimento de padrões negativos e,
inclusive, colabora para a explosão de sentimentos ruins.
Para aumentar
o controle de suas emoções, portanto, é preciso trabalhar sua comunicação. Caso
algo te desagrade, por exemplo, busque se comunicar de maneira imediata, mas é
maneira clara e controlada.
O avanço da
comunicação sobre emoções permite que você conheça mais sobre si e sobre os
outros, além de ajudar na resolução de conflitos de maneira eficiente e de
evitar o descontrole emocional.
Invista no
autoconhecimento
Mesmo com
essas dicas, o controle das suas emoções não será possível se você não investir
em autoconhecimento. Somente você é capaz de conhecer os gatilhos que disparam
emoções boas e ruins em você e somente você tem a chance de impedir a
continuidade de padrões negativos.
Por isso, é
fundamental trabalhar o autoconhecimento de maneira honesta e assumir
responsabilidades. Quanto mais você conhecer sobre si mesmo, maiores são as
chances de ter total controle sobre suas emoções.
Controlar as
emoções por meio da inteligência emocional é possível por meio da reflexão, da
identificação de padrões negativos, da comunicação e do autoconhecimento. Com
isso em mente, fica mais fácil manter suas emoções sob controle e garantir bons
resultados para sua atuação pessoal e profissional.
Passos para controlar suas emoções facilmente
Identifique qual emoção você está sentindo no
momento
Este passo é
essencial para que você consiga controlar suas emoções. Como você irá ter
controle emocional, sem saber ao certo o que você está sentindo? É preciso que
você identifique qual é a emoção presente, para que você possa então mudá-la.
Por exemplo:
se alguém já fechou você no trânsito e você se sentiu
desrespeitado, é possível que você tenha interpretado a intenção do outro
como negativa. E quando você diz a si mesmo que os outros não se importam com
você, a raiva e outros sentimentos negativos, surgem como forma de defesa do
seu sistema.
Entretanto,
não sabemos exatamente qual foi à intenção do outro motorista. Talvez ele ou
ela, estaria com pressa para socorrer alguém que estivesse passando mal.
Ou talvez ele ou ela tivesse fechado você por completo descuido, sem querer
prejudicar você.
Perceba que
nesta situação é o momento mais necessário que você esteja no
controle de suas emoções. Quanto mais você amplia sua percepção em relação aos
acontecimentos que não estão no seu controle, mais opções positivas você cria.
Você passa a
não só controlar suas emoções, como também, passa a controlar o seu foco. Você sai daquele molde em que a maioria das
pessoas estão inseridas; o molde da reação.
Portanto,
quando perceber que está perdendo o seu controle, lembre-se de fazer as seguintes
perguntas:
- O
que realmente está acontecendo aqui agora?
- Que
emoção eu estou sentindo neste momento?
Ao fazer essas
perguntas, seu cérebro instantaneamente irá querer respondê-las, porque
você entrará em um estado emocional de curiosidade, em vez de raiva. Uma
vez identificada o tipo de emoção negativa, então se deve interrompê-la. Este é
o assunto do próximo tópico.
Outro ponto
importante para você controlar suas emoções, é você simplesmente parar o que
está fazendo por um ou dois minutos.
Esta simples
ação poderá fazer com que você interrompa o padrão da emoção negativa, mudando
seu estado emocional e possivelmente encontrando uma solução para o desafio
presente.
Pense nisso.
Quando nos encontramos em um estado emocional de raiva ou estresse, por
exemplo, nossa percepção trabalha de maneira muito diferente, do que
quando nos encontramos num estado emocional positivo.
A falta
de controle das emoções pode mudar completamente a maneira como
interpretamos os acontecimentos do dia a dia. Sendo assim, mudamos também
a maneira de como nos comportamos e de como tomamos decisões.
A raiva às
vezes pode ser uma emoção útil em certos tipos de situações e contextos.
Entretanto, este tipo de raiva na qual me refiro é uma espécie raiva controlada.
Até mesmo em momentos de raiva é preciso ter um certo controle. (Você pode usar
a raiva para mudar algum comportamento limitante e tomar uma atitude
vencedora, por exemplo).
Nas artes
marciais, para que você se tornar um bom lutador, é necessário que você aprenda
a controlar suas emoções. Se você leva um golpe do seu colega de treino, por
exemplo, você é obrigado a tomar duas decisões interessantes:
- Controlar
suas emoções
- Dar
um rápido significado para aquele contexto
As artes
marciais é sem dúvida um ótimo meio de ensinar as pessoas apaziguarem suas
mentes, através do controle emocional. Entretanto, toda vez que você se sentir
um pouco estressado, trate de interromper o seu padrão e criar um mais
positivo.
Imagina se
você soubesse exatamente como lidar com a emoção limitante quando ela se
manifesta? Como a sua vida seria melhorada? Saiba que isto é possível e no
próximo tópico você descobrirá como.
Neste passo
você irá identificar qual emoção positiva, que está disponível para
você como recurso, assim que perceber a necessidade de acioná-la. Por
exemplo, se você se sente ansioso em relação à determinada situação, você então
escolherá uma emoção positiva para substituir a sensação de ansiedade.
Veja alguns
exemplos de emoções positivas:
- Confiança
- Coragem
- Determinação
- Inteligência
- Curiosidade
- Criatividade
- Calma
- Fé
- Paciência
- Ousadia
- Alegria
Você sempre
poderá controlar suas emoções, desde que você se lembre que está no controle de
sua vida. O erro mais comum que muitas pessoas cometem, é o de acreditar que
não podem controlar suas emoções, e que suas vidas estão à mercê dos
acontecimentos.
Você sempre
terá de fazer escolhas ao longo de sua vida. Por isso, o melhor a fazer é
escolher passar o máximo de tempo que puder, experimentando emoções positivas,
em vez de emoções negativas.
Se você
precisar aumentar o seu nível de empenho para realmente colocar todas essas
ações em prática.
Você está no
controle de suas emoções. Você é quem decide quando se sentir bem ou quando se
mal. Muitas pessoas acreditam que elas não podem controlar as emoções e, como resultado
dessa crença limitante, elas preferem acreditar que são os acontecimentos em
suas vidas que as controlam.
Nós realmente
não podemos controlar os acontecimentos que ocorrem em nossa vida. Podemos
controlar apenas os significados dos acontecimentos.
Na verdade, o
que não podemos controlar são esses três elementos abaixo:
#1 – Não podemos controlar o passado
O passado
já passou. O que podemos tirar de aproveitamento do passado é somente o
aprendizado. Tentar controlar o passado é sem dúvida garantia de frustração. O
que realmente nos importa é o presente em diante.
#2 – Não
podemos controlar as pessoas
Cada
pessoa tem suas próprias crenças, regras e valores pessoais. Portanto, cada
pessoa irá agir de acordo com aquilo que ela mesma acredita ser o correto. O
que importa para ela são as decisões dela mesma e não de outras
pessoas.
Por outro
lado, podemos influenciar as outras pessoas, mas nunca as controlar.
#3 – Não
podemos controlar o tempo
Faça sol
ou faça chuva, é você quem decide como se sentir. Realmente não podemos
controlar o tempo. Este tipo controle cabe somente ao Criador ou a própria
natureza. Se você for flexível o bastante, você saberá desfrutar de cada
estação do ano, tirando o máximo de proveito para si mesmo.
O que
acontece é que às vezes esquecemos que não temos controle sobres os três
elementos acima. E quando nos esquecemos, terminamos nos frustrando em
certas situações, querendo controlá-los.
Embora
não possamos controlar tudo isso, ainda assim, temos o controle de nossas
emoções. E isto já é mais do que suficiente para vivermos nossa vida de maneira
equilibrada.
Imagine como
será a mesma situação no futuro
Se você seguiu
os quatro primeiros passos acima, imagino que já tenha feito um grande
progresso no controle de suas emoções. O passo final é você simplesmente
imaginar a situação já resolvida no futuro.
Por que é
necessário? Porque você estará ensinado o seu cérebro, como você deseja que ele represente a mesma
situação, da maneira que você quer que ela seja.
Lembre-se de
que você deve imaginar a si mesmo no controle de suas emoções. Por exemplo:
você pode imaginar uma situação em que antes você perdia o controle emocional,
e que agora, conhecendo esses passos, você pode controlar suas emoções
facilmente.
Imagine como
você irá se comportar no futuro, preparado com este novo recurso?
O que você
fará na verdade é criando um condicionamento positivo, com uma resposta
diferente. É como se você antecipasse a situação já sabendo quais recursos
emocionais você usará no futuro.
Lembre-se de que é você quem decide o que os acontecimentos significam.
É você que está no controle de suas emoções e, também, no controle de sua vida.
Outra grande
vantagem de imaginar a situação já resolvida em sua mente, é que você passa a
não reagir perante as situações. Muito pelo contrário. Você passa a decidir
qual emoção escolher diante daquela situação.
Instruções
Leia o texto com atenção, ele já foi
trabalhado em sala de aula. Não precisa copiar o texto, responda ele e envie
para meu e-mail c.in.cintia12@gmail.com .
Faça no mínimo 15 linhas nas questões que
estão marcadas, não esqueça de justiçar sua resposta.
1- Emoções e
sentimentos são difíceis de lidar, alguns deles carregamos na mala, outros
jogamos no lixo. Pensando na dinâmica feita na aula responda:
- Você mudou
sua opinião sobre alguns sentimentos e emoções?
(15 linhas)
2-Você
conseguiu perceber que tipo de sentimento ou emoção lhe despertou a dinâmica? Explique.
3- Como você estava ao entrar em sala de aula? E ao sair como se sentia?
Texto:2
A Construção
da Identidade
Identidade é,
sobretudo, uma construção, tanto do que se é quanto do que se quer ser.
A criação da
identidade enquanto processo particular envolve:
- Reconhecer-se.
- Coordenar
as próprias ações.
- Dar
coerência à própria existência, descobrir propósitos e agir de acordo com
eles.
A identidade é
construída a partir da relação que estabelecemos com os outros, isto é, só é
possível reconhecer quem somos, quais são as nossas características, as nossas
inclinações, à medida que interagimos com os nossos pares.
Durante a
juventude o processo de construção da identidade se intensifica. É nesse
período da vida que os jovens experimentam o mundo social além das fronteiras
familiares e precisam lidar, pela primeira vez, com as convocações sociais para
que assumam a sua identidade.
A todo momento
os jovens são impelidos a lidar com novas e múltiplas convocações de
identidade, sendo necessário elaborar, pela primeira vez, suas respostas para
elas. Portanto, não existe uma identidade estável ou fixa, mas sim processos de
“identificação e desidentificação”, que dão contornos às subjetividades de cada
um ao longo da vida.
Desse modo,
eles podem se identificar com determinado grupo étnico-racial, religioso, com
determinada orientação sexual e, com o avançar dos anos, construir novos
pertencimentos, como identificar-se com outra comunidade religiosa.
Ao longo desse
processo de identificação e desidentificação os jovens fortalecem e sustentam
suas capacidades de reconhecer-se enquanto sujeitos. É também durante a
juventude que os jovens começam a ganhar maior autonomia em relação ao mundo
dos adultos e cobra-se deles que tenham maior capacidade de autocontrole e
autorregulação e que coordenem suas próprias ações. Porém a aquisição dessas
capacidades ocorre por meio de um processo contínuo de aprendizagem que se dá
ao longo da vida e que não tem fim, pois nunca se alcançará o ápice – isto é, o
ponto no qual os sujeitos são capazes de controlar, regular e coordenar as suas
ações de modo pleno e regulado.
(Fonte:
Projeto Faz Sentido – Juventudes e Ensino Médio, p. 31-32. Disponível em:
http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2017/08/20190111_RelatorioEstudoJovem_Fazsentido.pdf.
Acesso em: 13 jun. 2019.)
Instruções
Leia o texto com atenção. Não precisa copiar
o texto, responda ele e envie para meu e-mail c.in.cintia12@gmail.com .
Faça no mínimo
15 linhas nas questões que estão marcadas, não esqueça de justiçar sua
resposta.
1-Estamos
vivendo dias difíceis, com essa quarentena tendo que conviver com pessoas que
as vezes nem sempre estávamos sempre perto. Faça desses momentos uma releitura
de você, analise como você está se relacionando com as pessoas que estão mais
próximas.
Olhe no espelho
e me diga o que vê? Agrada-lhe? (15 linhas).
2- O que mais lhe faz falta nesse momento de quarentena? Justifique.
Conceito de Alegria
A alegria é
uma das muitas emoções experimentadas pelos seres humanos nesta vida, assim
como o medo, a raiva, a surpresa, a tristeza e desgosto. Geralmente ela inicia
por um sentimento prazeroso ou pela relação com alguma pessoa ou coisa que manifesta
este tipo de emoção com tal intensidade que nos contagia a vivê-la quase como
se fosse nossa.
Como ficou
claro pelo que estávamos dizendo, a alegria é uma emoção positiva e agradável
para qualquer um que a observe, tanto com ele mesmo como no outro, sendo que na
maioria das vezes caracteriza-se pela manifestação de um estado interior
brilhante, que possui uma boa quantidade de energia e uma tendência para
atitudes construtivas e positivas, mesmo quando as coisas não saíram como o
esperado ou desejado.
Uma pessoa
alegre dificilmente passa despercebida ante os outros, pois sua maneira de
falar ou de tomar decisões nada mais é que um reflexo físico da harmonia
e felicidade revelada em seu interior.
A alegria pode
aparecer como uma reação, ou seja, apresentando-se como consequência de
um acontecimento passageiro como poderia ser o caso de ganhar um prêmio, sair com
os amigos, receber um elogio, um aumento de salário no trabalho, fazer compras
ou encontrar um objeto que desejávamos e, de repente, sem nenhum esforço é
nosso. Nessa situação, pode ser que antes desse fato a pessoa estava um pouco triste ou mal
humorada, ou que após ele volte para este estado de humor.
Mas por outro
lado pode ser que a alegria na verdade seja um modo de viver ou uma atitude
normal que ostenta uma pessoa ao viver a sua vida, isto é, que leva a alegria
como um valor no qual ela guia cada uma de suas decisões, atitudes ou pensamentos.
Em outras
palavras, e se afastando um pouco da formalidade das definições, acredito que a
alegria é o estado ideal ao qual pode aspirar chegar a uma pessoa.
Instruções
Leia o texto
com atenção. Não precisa copiar o texto, responda e envie para meu e-mail c.in.cintia12@gmail.com .
1-O que é
alegria para você? Justifique (15 linhas).
ELETIVA DESENHO E PINTURA
PROFESSOR TIAGO ÁVILA
ELETIVA – DESENHO E PINTURA
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS
COMPLETAS NO CADERNO DE DESENHO E PINTURA
Revisão das aulas de DESENHO
E PINTURA:
Aula 1
Faça o desenho de uma
“Casa” na primeira folha do Caderno.
Aula 2
Faça quadriculados de
5cmx5cm no caderno de desenho e copie o Pikachu.
Aula 3
Faça quadriculados de
3,5cmx3,5cm no caderno de desenho e copie o Mario.
Aula 4
Faça quadriculados de
2,5cmx2,5cm no caderno de desenho e copie o Homem Aranha.
ELETIVA JORNALISMO
PROFESSOR TIAGO FELIPE
Copie
e responda em seu caderno
1 Qual importância do meio de comunicação no meio
social ? Explique.
2 Na sua opinião como o jornalismo ajudou
nessa pandemia explique.
3 Teve alguns casos de fake news,
sobre o coronavírus , cite 3 exemplos de fake News.
4 Como vc pode contribuir para essa
situação? ( lembrando na profissão de jornalismo )
5 Explique o sentimento de isolamento
social.
ELETIVA PROFESSORA BRUNA – FELICIDADE
É QUESTÃO DE BEM ESTAR
1) Fazer
um relatório com os pontos mais importantes da palestra do bombeiro Mikael
2) Separamos
grupos para pesquisas, nesse momento de isolamento social cada um vai fazer a
pesquisa do seu tema individualmente, com parte escrita e imagens, (quem faltou
no dia e não escolheu tema, pode escolher agora qual se identificar)
Sistema digestório
·
Mayara \Geovanna
\Juan\Vitoria\Sabrina\Guilherme R.\Nathalia\Noemi
Açúcar, Sal e gordura
·
Millena\Gabriella\Ana Luiza\Giovanna
Bispo\Rafaella
Doenças causadas pela má alimentação
·
Larissa\Suellen\Grazielle\Ligia\Erick\Gustavo\João\Ruan
Exercícios físicos e alimentação ideal
·
Christian\Larisa\Yasmin\Rudson\Nadson\Erick
H.\Danilo\Evelyn\Kaique
Eletiva: Felicidade é questão de bem estar
Nesta atividade, vamos aprender a ler os rótulos dos
alimentos. O objetivo é auxiliar você e sua família a entender as informações
nutricionais contidas nos rótulos. Essas informações contribuirão para melhorar
sua saúde e qualidade de vida.
Os rótulos dos produtos são importantes guias. A partir de
sua leitura, podemos selecionar melhor os nutrientes que farão parte da nossa
alimentação.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(Anvisa) é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos. Ela
estabelece quais informações um rótulo deve conter, visando á garantia da
qualidade do produto e á saúde do consumidor.
Significado dos itens da Tabela de Informação
Nutricional dos rótulos
Valor energético: é a
energia produzida pelo nosso corpo, proveniente de carboidratos, proteínas e
gorduras totais.
Carboidratos: são os
componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia que será
utilizada pelas células do corpo, principalmente as do cérebro.
Proteínas: são os componentes dos
alimentos necessários para a construção e a manutenção de nossos órgãos,
tecidos e células.
Gorduras totais:
representam a soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento,
tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
Gorduras saturadas: estão
presentes em alimentos de origem animal. O consumo desse tipo de gordura deve
ser moderado, porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o
risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Gorduras trans: estão
presentes principalmente em alimentos industrializados. Seu consumo deve ser
muito reduzido, considerando-se que o nosso organismo não necessita desse tipo
de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode
aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir
mais que 2 g de gordura trans por dia.
Fibra alimentar: a
ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
Sódio: está presente no sal de
cozinha e em alimentos industrializados, devendo ser consumido com moderação,
uma vez que o consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
Material necessário:
Pelo menos 7 diferentes rótulos de alimento.
Procedimento:
Examine os rótulos e responda ás questões a seguir. Não se
esqueça de considerar o tamanho das porções para fazer as comparações entre os
alimentos.
1. Qual
dos alimentos cujos rótulos foram analisados por você apresenta maior
quantidade de carboidratos?
2. Qual dos alimentos apresenta uma quantidade considerável de proteínas?
3. Qual dos alimentos apresenta grande quantidade de gorduras?
4. Qual dos alimentos apresenta o maior valor calórico?
5. Algum dos alimentos pode ser considerado saudável?
6. Qual
dos alimentos é o menos saudável?
7. Qual o significado do “% VD”?
8. A
maioria dos rótulos indica “% VD com base em uma dieta de 2.000 kcal”. Você
acha que o consumo diário dessa quantidade de calorias é suficiente para todas
as pessoas.
Observação: copiem somente as perguntas no
caderno e guardem os rótulos dos alimentos para entregar junto com a atividade.
ELETIVA AUTOESTIMA E VALORIZAÇÃO
PROFESSORA GEANE
As
aulas de eletivas da professora Geane
serão ministradas através do grupo de whatssap;
ELETIVA INFLUÊNCIA
DIGITAL
PROFESSORA MARIA LUCIA
As
aulas de eletivas da professora Maria Lucia
serão ministradas através do grupo de whatssap;
ELETIVA DO
LIXO AO LUXO
PROFESSOR ERMENO
Confeccionar os canudos com as folhas de
jornal para construirmos o baú.
ELETIVA MEIO
AMBIENTE
PROFESSOR SERGIO
Pesquisa:
Mata Atlântica
- Perceber as mudanças no decorrer do tempo.
- Mostrar o desequilíbrio entorno desse bioma.
- Fazer em folha de almaço;
- Manuscrito;
ELETIVA VERDEJANDO NA CLEISE
PROFESSOR CLAYTON
Assistir ao filme O menino que descobriu o vento e depois
fazer um relatório sobre o filme.
ELETIVA MÚSICA NA ESCOLA
PROFESSORA CINTIA RAMOS
Hoje a música tem uma função social, apesar de
muitas vezes serem feitas para ocasiões especiais como: casamento: margem
nupcial, lazer/diversão: sucesso das rádios, cerimônias religiosas: ave maria,
cânticos, funeral: marcha fúnebre, filmes, novelas, teatro, e propaganda,
eventos cívicos, e hino nacional.
Enfim música é um produto cultural, uma herança
cultural, está contextualizada em uma sociedade e época.
*E só mais uma coisa: Diga não ao preconceito!
Tente explicar porque um tipo de música está presente em lugar e não em outro.
E lembre-se corrija alguém que fale ''Essa música é horrível, feia''
ensine-a a dizer ''Eu não gosto dessa música'', pois música é produto cultural.
ATIVIDADES
1- Faça uma pesquisa de um gênero musical que
você mais goste e outra de gênero que você menos goste/menos ouve
2- Após a pesquisa, escolha uma música de cada
gênero musical escolhido e responda às seguintes questões:
*De dois adjetivos para essa música.
*Se a música fosse de um filme, qual seria?.
*Sobre o que seria o filme?.
*Onde a história se passaria?.
*Quais
seriam os personagens?.
*Como terminaria o filme?.
ELETIVA GÊNERO E DIVERSIDADE
PROFESSORA KELLY COUTINHO
Habilidades:
·
Identificar
registros de práticas de grupos sociais.
·
Avaliar criticamente
o uso da linguagem e seu papel social.
·
Promover a
interlocução, a informação e a formação dos estudantes, no campo da igualdade e
pluralidade.
A partir do
vídeo “Língua: vidas em Português”, disponível em:
Reflita sobre a
diversidade da linguagem e de que forma nós construímos a língua por meio da
linguagem.
Observações:
1. O aluno deve elaborar um texto argumentativo no
qual exponha o seu ponto de vista sobre a diversidade da linguagem.
2. Qual é a diferença entre língua e linguagem.
3. De que forma nós contribuímos para a construção da
nossa língua.
4. Qual é o papel da norma culta no processo de
construção da linguagem.
ELETIVA EU QUERO PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
PROFESSOR PAULO
Onde está inglês ?
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