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segunda-feira, 11 de maio de 2020

Eletivas - Período da Manhã


Antes de começar a fazer essas atividades, preste atenção nessas dicas:


  • Verifique se a atividade é da sua eletiva.
  • Copie apenas o que for pedido.
  • Atente-se às datas, pois em duas semanas outras atividades serão postadas.

ELETIVA: EDUCAÇÃO EMOCIONAL
PROFESSORA CÍNTIA SANTOS 
.

Texto:1


Qual a diferença entre emoção e sentimento?


Apesar de serem usadas como sinônimos, as palavras emoção e sentimento têm significados distintos. Para entender, é importante ter o conhecimento de que uma emoção cria um sentimento. Por sua vez, este pode criar emoções e outros sentimentos.
Basicamente, as emoções e os sentimentos estão estritamente relacionados. Isto porque, como uma emoção gera um sentimento, que por sua vez pode dar início a emoções, um ciclo psicológico está em constante desenvolvimento.


O que é emoção?

Uma emoção é uma reação a um estímulo ambiental. Neste sentido, podem causar experiências subjetivas e até mesmo alterações neurobiológicas. Elas ocorrem em uma região subcortical do cérebro e podem gerar mudanças no corpo.
Ao ser exposto à alguma emoção, o cérebro libera hormônios que alteram o estado emocional da pessoa. Isto quer dizer que podem ocorrer reações físicas, como palpitações, choro, suor e até mesmo dores inexplicáveis.
No entanto, diferente dos sentimentos, gerados a partir das emoções, essas reações são automáticas. Ou seja, perante algum acontecimento, cada pessoa passará por uma emoção distinta, que será desenvolvida no cérebro instantaneamente.
Por isso, são geralmente relacionadas à comunicação, pois são perceptíveis por outros indivíduos ao redor da pessoa emotiva. Logo, é possível identificar a origem da emoção caso seja analisada no momento, pois são geradas por fatos.
Apesar disso, uma pessoa pode ter uma emoção diferente da outra em um caso idêntico. Isto porque também dependem da experiência de vida de cada um, suas crenças e sentimentos, que são bem mais complexos que as emoções.
Isto explica por que em alguns casos certos indivíduos respondem de maneira diferente a determinados acontecimentos.

Entendendo nossas emoções

“Por definição, uma emoção é uma percepção que se expressa através de uma reação física.”
Consideremos a reação física no encontro de amigos e inimigos. Ao ver nossos amigos nos sentiremos felizes, experimentaremos reações agradáveis como relaxamento, já com o inimigo, nosso corpo reagirá com musculatura tensa e coração acelerado e sentimentos de fuga ou confronto.
Reagimos segundo as nossas percepções. Infelizmente ao longo de nossas vidas podemos ter criado ou herdado percepções distorcidas da realidade.
Imagine uma pessoa que cresceu com a crença de que é inferior aos demais membros de sua família. Numa situação embaraçosa perante a um desconhecido poderá reagir com arrogância, mesmo o desconhecido não tendo o propósito de constrangê-lo. O que ocorreu foi que o sentimento de inferioridade preexistente foi ativado, provavelmente ao tentar esconder este sentimento reagiu a ele atuando com arrogância.
Concluímos que as respostas emocionais estão condicionadas a percepção que os indivíduos têm de si e do outro. Para mudarmos estas respostas é necessário promover uma mudança no nosso sistema de crenças e desenvolver habilidades que nos permitam aprender novas formas de agir e não reagir às situações

 Como controlar suas emoções através da inteligência emocional

A inteligência emocional se relaciona diretamente à capacidade de reconhecer e lidar com diversos sentimentos, inclusive os conflitantes. Deter uma inteligência emocional desenvolvida permite que você se expresse, se relacione e se comunique melhor, o que gera impactos positivos na vida e na carreira.
Nesse sentido, o controle de emoções é uma etapa indispensável para o sucesso, porque se você não as controlar, elas passam a controlar você. Embora não seja simples, a tarefa é possível por meio de algumas dicas de inteligência emocional.

Esteja preparado para frustrações e contrariedades

Um dos maiores sinais de inteligência emocional é como você reage a situações adversas. Quando você é contrariado ou quando fica frustrado devido a uma determinada situação, a sua resposta a esse acontecimento vai determinar o seu nível de inteligência emocional.
Uma forma de controlar suas emoções consiste em se preparar para frustrações e contrariedades. Imagine o que pode acontecer caso seu plano não dê certo ou caso suas expectativas não sejam atendidas.
Trace novos planos de reserva e, principalmente, utilize a inteligência emocional para prever e aceitar que nem tudo pode sair como você deseja.

Não permaneça em padrões negativos

Uma vez que você note que está em uma situação com uma emoção considerada negativa, como estresse, medo ou raiva, é preciso interromper o padrão negativo tão cedo quanto possível.
Para isso, comece identificando que tipo de emoção você está sentindo e porque você está sentindo. Em seguida, pense em formas, gatilhos e ações que fazem com que você se acalme.
Cada pessoa tem um padrão e você vai precisar adotar aquele que funciona melhor para você. O importante é não deixar que a situação se prolongue e leve a um desencadeamento de outras emoções negativas.

Trabalhe a sua empatia

Parte da inteligência emocional se relaciona com a capacidade de deter conhecimento social, o que significa reconhecer e trabalhar em cima das emoções de outros. Exercitar a empatia, portanto, também ajuda você a controlar suas
próprias emoções. Quando você se coloca no lugar do outro e tenta compreender as emoções das outras pessoas, você se torna menos reativo de uma maneira negativa, sai da defensiva e passa a ter menos descontrole emocional. Ao pensar no outro, fica mais fácil controlar suas emoções para agir da maneira correta.

Passe a se comunicar melhor

Na sociedade ocidental, existe um mito de que emoções devem ser reprimidas e isoladas. Esse tipo de comportamento só favorece o desenvolvimento de padrões negativos e, inclusive, colabora para a explosão de sentimentos ruins.
Para aumentar o controle de suas emoções, portanto, é preciso trabalhar sua comunicação. Caso algo te desagrade, por exemplo, busque se comunicar de maneira imediata, mas é maneira clara e controlada.
O avanço da comunicação sobre emoções permite que você conheça mais sobre si e sobre os outros, além de ajudar na resolução de conflitos de maneira eficiente e de evitar o descontrole emocional.

Invista no autoconhecimento

Mesmo com essas dicas, o controle das suas emoções não será possível se você não investir em autoconhecimento. Somente você é capaz de conhecer os gatilhos que disparam emoções boas e ruins em você e somente você tem a chance de impedir a continuidade de padrões negativos.
Por isso, é fundamental trabalhar o autoconhecimento de maneira honesta e assumir responsabilidades. Quanto mais você conhecer sobre si mesmo, maiores são as chances de ter total controle sobre suas emoções.
Controlar as emoções por meio da inteligência emocional é possível por meio da reflexão, da identificação de padrões negativos, da comunicação e do autoconhecimento. Com isso em mente, fica mais fácil manter suas emoções sob controle e garantir bons resultados para sua atuação pessoal e profissional.

 Passos para controlar suas emoções facilmente

 Identifique qual emoção você está sentindo no momento

Este passo é essencial para que você consiga controlar suas emoções. Como você irá ter controle emocional, sem saber ao certo o que você está sentindo? É preciso que você identifique qual é a emoção presente, para que você possa então mudá-la.
Por exemplo: se alguém já fechou você no trânsito e você se sentiu desrespeitado, é possível que você tenha interpretado a intenção do outro como negativa. E quando você diz a si mesmo que os outros não se importam com você, a raiva e outros sentimentos negativos, surgem como forma de defesa do seu sistema.
Entretanto, não sabemos exatamente qual foi à intenção do outro motorista. Talvez ele ou ela, estaria com pressa para socorrer alguém que estivesse passando mal. Ou talvez ele ou ela tivesse fechado você por completo descuido, sem querer prejudicar você.
Perceba que nesta situação é o momento mais necessário que você esteja no controle de suas emoções. Quanto mais você amplia sua percepção em relação aos acontecimentos que não estão no seu controle, mais opções positivas você cria.
Você passa a não só controlar suas emoções, como também, passa a controlar o seu foco. Você sai daquele molde em que a maioria das pessoas estão inseridas; o molde da reação.
Portanto, quando perceber que está perdendo o seu controle, lembre-se de fazer as seguintes perguntas:

  • O que realmente está acontecendo aqui agora?
  • Que emoção eu estou sentindo neste momento?
Ao fazer essas perguntas, seu cérebro instantaneamente irá querer respondê-las, porque você entrará em um estado emocional de curiosidade, em vez de raiva. Uma vez identificada o tipo de emoção negativa, então se deve interrompê-la. Este é o assunto do próximo tópico.

 Interrompa o padrão negativo

Outro ponto importante para você controlar suas emoções, é você simplesmente parar o que está fazendo por um ou dois minutos.
Esta simples ação poderá fazer com que você interrompa o padrão da emoção negativa, mudando seu estado emocional e possivelmente encontrando uma solução para o desafio presente.
Pense nisso. Quando nos encontramos em um estado emocional de raiva ou estresse, por exemplo, nossa percepção trabalha de maneira muito diferente, do que quando nos encontramos num estado emocional positivo.
A falta de controle das emoções pode mudar completamente a maneira como interpretamos os acontecimentos do dia a dia. Sendo assim, mudamos também a maneira de como nos comportamos e de como tomamos decisões.
A raiva às vezes pode ser uma emoção útil em certos tipos de situações e contextos. Entretanto, este tipo de raiva na qual me refiro é uma espécie raiva controlada. Até mesmo em momentos de raiva é preciso ter um certo controle. (Você pode usar a raiva para mudar algum comportamento limitante e tomar uma atitude vencedora, por exemplo).
Nas artes marciais, para que você se tornar um bom lutador, é necessário que você aprenda a controlar suas emoções. Se você leva um golpe do seu colega de treino, por exemplo, você é obrigado a tomar duas decisões interessantes:

  • Controlar suas emoções
  • Dar um rápido significado para aquele contexto
As artes marciais é sem dúvida um ótimo meio de ensinar as pessoas apaziguarem suas mentes, através do controle emocional. Entretanto, toda vez que você se sentir um pouco estressado, trate de interromper o seu padrão e criar um mais positivo.
Imagina se você soubesse exatamente como lidar com a emoção limitante quando ela se manifesta? Como a sua vida seria melhorada? Saiba que isto é possível e no próximo tópico você descobrirá como.

Tenha uma lista de emoções positivas como recurso

Neste passo você irá identificar qual emoção positiva, que está disponível para você como recurso, assim que perceber a necessidade de acioná-la. Por exemplo, se você se sente ansioso em relação à determinada situação, você então escolherá uma emoção positiva para substituir a sensação de ansiedade.
Veja alguns exemplos de emoções positivas:

  • Confiança
  • Coragem
  • Determinação
  • Inteligência
  • Curiosidade
  • Criatividade
  • Calma
  • Paciência
  • Ousadia
  • Alegria
Você sempre poderá controlar suas emoções, desde que você se lembre que está no controle de sua vida. O erro mais comum que muitas pessoas cometem, é o de acreditar que não podem controlar suas emoções, e que suas vidas estão à mercê dos acontecimentos.
Você sempre terá de fazer escolhas ao longo de sua vida. Por isso, o melhor a fazer é escolher passar o máximo de tempo que puder, experimentando emoções positivas, em vez de emoções negativas.
Se você precisar aumentar o seu nível de empenho para realmente colocar todas essas ações em prática.

 Acredite que você pode controlar suas emoções

Você está no controle de suas emoções. Você é quem decide quando se sentir bem ou quando se mal. Muitas pessoas acreditam que elas não podem controlar as emoções e, como resultado dessa crença limitante, elas preferem acreditar que são os acontecimentos em suas vidas que as controlam.

Nós realmente não podemos controlar os acontecimentos que ocorrem em nossa vida. Podemos controlar apenas os significados dos acontecimentos.
Na verdade, o que não podemos controlar são esses três elementos abaixo:

#1 – Não podemos controlar o passado
O passado já passou. O que podemos tirar de aproveitamento do passado é somente o aprendizado. Tentar controlar o passado é sem dúvida garantia de frustração. O que realmente nos importa é o presente em diante.

#2 – Não podemos controlar as pessoas
Cada pessoa tem suas próprias crenças, regras e valores pessoais. Portanto, cada pessoa irá agir de acordo com aquilo que ela mesma acredita ser o correto. O que importa para ela são as decisões dela mesma e não de outras pessoas.

Por outro lado, podemos influenciar as outras pessoas, mas nunca as controlar.

#3 – Não podemos controlar o tempo
Faça sol ou faça chuva, é você quem decide como se sentir. Realmente não podemos controlar o tempo. Este tipo controle cabe somente ao Criador ou a própria natureza. Se você for flexível o bastante, você saberá desfrutar de cada estação do ano, tirando o máximo de proveito para si mesmo.
O que acontece é que às vezes esquecemos que não temos controle sobres os três elementos acima. E quando nos esquecemos, terminamos nos frustrando em certas situações, querendo controlá-los.
Embora não possamos controlar tudo isso, ainda assim, temos o controle de nossas emoções. E isto já é mais do que suficiente para vivermos nossa vida de maneira equilibrada.

Imagine como será a mesma situação no futuro

Se você seguiu os quatro primeiros passos acima, imagino que já tenha feito um grande progresso no controle de suas emoções. O passo final é você simplesmente imaginar a situação já resolvida no futuro.
Por que é necessário? Porque você estará ensinado o seu cérebro, como você deseja que ele represente a mesma situação, da maneira que você quer que ela seja.
Lembre-se de que você deve imaginar a si mesmo no controle de suas emoções. Por exemplo: você pode imaginar uma situação em que antes você perdia o controle emocional, e que agora, conhecendo esses passos, você pode controlar suas emoções facilmente.
Imagine como você irá se comportar no futuro, preparado com este novo recurso?
O que você fará na verdade é criando um condicionamento positivo, com uma resposta diferente. É como se você antecipasse a situação já sabendo quais recursos emocionais você usará no futuro.

Lembre-se de que é você quem decide o que os acontecimentos significam. É você que está no controle de suas emoções e, também, no controle de sua vida.
Outra grande vantagem de imaginar a situação já resolvida em sua mente, é que você passa a não reagir perante as situações. Muito pelo contrário. Você passa a decidir qual emoção escolher diante daquela situação.



Instruções

Leia o texto com atenção, ele já foi trabalhado em sala de aula. Não precisa copiar o texto, responda ele e envie para meu e-mail c.in.cintia12@gmail.com .
Faça no mínimo 15 linhas nas questões que estão marcadas, não esqueça de justiçar sua resposta.


1- Emoções e sentimentos são difíceis de lidar, alguns deles carregamos na mala, outros jogamos no lixo. Pensando na dinâmica feita na aula responda:
- Você mudou sua opinião sobre alguns sentimentos e emoções? (15 linhas)

2-Você conseguiu perceber que tipo de sentimento ou emoção lhe despertou a dinâmica? Explique.


3- Como você estava ao entrar em sala de aula? E ao sair como se sentia?


Texto:2

A Construção da Identidade


Identidade é, sobretudo, uma construção, tanto do que se é quanto do que se quer ser.
A criação da identidade enquanto processo particular envolve:
  • Reconhecer-se.
  • Coordenar as próprias ações.
  • Dar coerência à própria existência, descobrir propósitos e agir de acordo com eles.
A identidade é construída a partir da relação que estabelecemos com os outros, isto é, só é possível reconhecer quem somos, quais são as nossas características, as nossas inclinações, à medida que interagimos com os nossos pares.
Durante a juventude o processo de construção da identidade se intensifica. É nesse período da vida que os jovens experimentam o mundo social além das fronteiras familiares e precisam lidar, pela primeira vez, com as convocações sociais para que assumam a sua identidade.
A todo momento os jovens são impelidos a lidar com novas e múltiplas convocações de identidade, sendo necessário elaborar, pela primeira vez, suas respostas para elas. Portanto, não existe uma identidade estável ou fixa, mas sim processos de “identificação e desidentificação”, que dão contornos às subjetividades de cada um ao longo da vida.
Desse modo, eles podem se identificar com determinado grupo étnico-racial, religioso, com determinada orientação sexual e, com o avançar dos anos, construir novos pertencimentos, como identificar-se com outra comunidade religiosa.
Ao longo desse processo de identificação e desidentificação os jovens fortalecem e sustentam suas capacidades de reconhecer-se enquanto sujeitos. É também durante a juventude que os jovens começam a ganhar maior autonomia em relação ao mundo dos adultos e cobra-se deles que tenham maior capacidade de autocontrole e autorregulação e que coordenem suas próprias ações. Porém a aquisição dessas capacidades ocorre por meio de um processo contínuo de aprendizagem que se dá ao longo da vida e que não tem fim, pois nunca se alcançará o ápice – isto é, o ponto no qual os sujeitos são capazes de controlar, regular e coordenar as suas ações de modo pleno e regulado.
(Fonte: Projeto Faz Sentido – Juventudes e Ensino Médio, p. 31-32. Disponível em: http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2017/08/20190111_RelatorioEstudoJovem_Fazsentido.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.)


Instruções
Leia o texto com atenção. Não precisa copiar o texto, responda ele e envie para meu e-mail c.in.cintia12@gmail.com .

Faça no mínimo 15 linhas nas questões que estão marcadas, não esqueça de justiçar sua resposta.
1-Estamos vivendo dias difíceis, com essa quarentena tendo que conviver com pessoas que as vezes nem sempre estávamos sempre perto. Faça desses momentos uma releitura de você, analise como você está se relacionando com as pessoas que estão mais próximas.
Olhe no espelho e me diga o que vê?  Agrada-lhe? (15 linhas).

2- O que mais lhe faz falta nesse momento de quarentena? Justifique.

Texto 3: 

Conceito de Alegria



A alegria é uma das muitas emoções experimentadas pelos seres humanos nesta vida, assim como o medo, a raiva, a surpresa, a tristeza e desgosto. Geralmente ela inicia por um sentimento prazeroso ou pela relação com alguma pessoa ou coisa que manifesta este tipo de emoção com tal intensidade que nos contagia a vivê-la quase como se fosse nossa.
Como ficou claro pelo que estávamos dizendo, a alegria é uma emoção positiva e agradável para qualquer um que a observe, tanto com ele mesmo como no outro, sendo que na maioria das vezes caracteriza-se pela manifestação de um estado interior brilhante, que possui uma boa quantidade de energia e uma tendência para atitudes construtivas e positivas, mesmo quando as coisas não saíram como o esperado ou desejado.
Uma pessoa alegre dificilmente passa despercebida ante os outros, pois sua maneira de falar ou de tomar decisões nada mais é que um reflexo físico da harmonia e felicidade revelada em seu interior.
A alegria pode aparecer como uma reação, ou seja, apresentando-se como consequência de um acontecimento passageiro como poderia ser o caso de ganhar um prêmio, sair com os amigos, receber um elogio, um aumento de salário no trabalho, fazer compras ou encontrar um objeto que desejávamos e, de repente, sem nenhum esforço é nosso. Nessa situação, pode ser que antes desse fato a pessoa estava um pouco triste ou mal humorada, ou que após ele volte para este estado de humor.
Mas por outro lado pode ser que a alegria na verdade seja um modo de viver ou uma atitude normal que ostenta uma pessoa ao viver a sua vida, isto é, que leva a alegria como um valor no qual ela guia cada uma de suas decisões, atitudes ou pensamentos.
Em outras palavras, e se afastando um pouco da formalidade das definições, acredito que a alegria é o estado ideal ao qual pode aspirar chegar a uma pessoa.


Instruções
Leia o texto com atenção. Não precisa copiar o texto, responda e envie para meu e-mail c.in.cintia12@gmail.com .
1-O que é alegria para você? Justifique (15 linhas).


ELETIVA DESENHO E PINTURA
PROFESSOR TIAGO ÁVILA 


ELETIVA – DESENHO E PINTURA
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO DE DESENHO E PINTURA

Revisão das aulas de DESENHO E PINTURA:

Aula 1
Faça o desenho de uma “Casa” na primeira folha do Caderno.

Aula 2
Faça quadriculados de 5cmx5cm no caderno de desenho e copie o Pikachu.



Aula 3
Faça quadriculados de 3,5cmx3,5cm no caderno de desenho e copie o Mario.



Aula 4
Faça quadriculados de 2,5cmx2,5cm no caderno de desenho e copie o Homem Aranha.



ELETIVA JORNALISMO
PROFESSOR TIAGO FELIPE

Copie e responda em seu caderno
1 Qual importância do meio de comunicação no meio social ? Explique.

2 Na sua opinião como o jornalismo ajudou nessa pandemia explique.

3 Teve alguns casos de fake news, sobre o coronavírus , cite 3 exemplos de fake News.

4 Como vc pode contribuir para essa situação? ( lembrando na profissão de jornalismo )

5 Explique o sentimento de isolamento social.


ELETIVA  PROFESSORA BRUNA – FELICIDADE É QUESTÃO DE BEM ESTAR



1)    Fazer um relatório com os pontos mais importantes da palestra do bombeiro Mikael

2)    Separamos grupos para pesquisas, nesse momento de isolamento social cada um vai fazer a pesquisa do seu tema individualmente, com parte escrita e imagens, (quem faltou no dia e não escolheu tema, pode escolher agora qual se identificar)
            Sistema digestório
·         Mayara \Geovanna \Juan\Vitoria\Sabrina\Guilherme R.\Nathalia\Noemi

Açúcar, Sal e gordura
·         Millena\Gabriella\Ana Luiza\Giovanna Bispo\Rafaella

Doenças causadas pela má alimentação
·         Larissa\Suellen\Grazielle\Ligia\Erick\Gustavo\João\Ruan

Exercícios físicos e alimentação ideal
·         Christian\Larisa\Yasmin\Rudson\Nadson\Erick H.\Danilo\Evelyn\Kaique

Eletiva: Felicidade é questão de bem estar

Nesta atividade, vamos aprender a ler os rótulos dos alimentos. O objetivo é auxiliar você e sua família a entender as informações nutricionais contidas nos rótulos. Essas informações contribuirão para melhorar sua saúde e qualidade de vida.
Os rótulos dos produtos são importantes guias. A partir de sua leitura, podemos selecionar melhor os nutrientes que farão parte da nossa alimentação.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos. Ela estabelece quais informações um rótulo deve conter, visando á garantia da qualidade do produto e á saúde do consumidor.
Significado dos itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos
Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo, proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais.
Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia que será utilizada pelas células do corpo, principalmente as do cérebro.
Proteínas: são os componentes dos alimentos necessários para a construção e a manutenção de nossos órgãos, tecidos e células.
Gorduras totais: representam a soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
Gorduras saturadas: estão presentes em alimentos de origem animal. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.
Gorduras trans: estão presentes principalmente em alimentos industrializados. Seu consumo deve ser muito reduzido, considerando-se que o nosso organismo não necessita desse tipo de gordura e ainda porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 g de gordura trans por dia.
Fibra alimentar: a ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
Sódio: está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, devendo ser consumido com moderação, uma vez que o consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.

Material necessário:
Pelo menos 7 diferentes rótulos de alimento.

Procedimento:
Examine os rótulos e responda ás questões a seguir. Não se esqueça de considerar o tamanho das porções para fazer as comparações entre os alimentos.


1.    Qual dos alimentos cujos rótulos foram analisados por você apresenta maior quantidade de carboidratos?
2.    Qual dos alimentos apresenta uma quantidade considerável de proteínas?
3.    Qual dos alimentos apresenta grande quantidade de gorduras?
4.    Qual dos alimentos apresenta o maior valor calórico?
5.    Algum dos alimentos pode ser considerado saudável?
6.    Qual dos alimentos é o menos saudável?
7.    Qual o significado do “% VD”?
8.    A maioria dos rótulos indica “% VD com base em uma dieta de 2.000 kcal”. Você acha que o consumo diário dessa quantidade de calorias é suficiente para todas as pessoas.


Observação: copiem somente as perguntas no caderno e guardem os rótulos dos alimentos para entregar junto com a atividade.



ELETIVA AUTOESTIMA E VALORIZAÇÃO
 PROFESSORA GEANE 

As aulas de eletivas da professora Geane  serão ministradas através do grupo de whatssap;

 ELETIVA INFLUÊNCIA DIGITAL
PROFESSORA MARIA LUCIA  

As aulas de eletivas da professora Maria Lucia  serão ministradas através do grupo de whatssap;
  
ELETIVA  DO LIXO AO LUXO
PROFESSOR ERMENO

 Confeccionar os canudos com as folhas de jornal para construirmos o baú.



ELETIVA MEIO AMBIENTE
 PROFESSOR SERGIO

Pesquisa: Mata Atlântica
- Perceber as mudanças no decorrer do tempo.
- Mostrar o desequilíbrio entorno desse bioma.
- Fazer em folha de almaço;
- Manuscrito;

ELETIVA VERDEJANDO NA CLEISE
 PROFESSOR CLAYTON 

Assistir ao filme O menino que descobriu o vento e depois fazer um relatório sobre o filme.


ELETIVA MÚSICA NA ESCOLA
 PROFESSORA CINTIA RAMOS

Hoje a música tem uma função social, apesar de muitas vezes serem feitas para ocasiões especiais como: casamento: margem nupcial, lazer/diversão: sucesso das rádios, cerimônias religiosas: ave maria, cânticos, funeral: marcha fúnebre, filmes, novelas, teatro, e propaganda, eventos cívicos, e hino nacional.
Enfim música é um produto cultural, uma herança cultural, está contextualizada em uma sociedade e época.
*E só mais uma coisa: Diga não ao preconceito! Tente explicar porque um tipo de música está presente em lugar e não em outro. E lembre-se  corrija alguém  que fale ''Essa música é horrível, feia'' ensine-a a dizer ''Eu não gosto dessa música'', pois música é produto cultural.

ATIVIDADES

1- Faça uma pesquisa de um gênero musical que você mais goste e outra de gênero que você menos goste/menos ouve
2- Após a pesquisa, escolha uma música de cada gênero musical escolhido e responda às seguintes questões:
*De dois adjetivos para essa música.
*Se a música fosse de um filme, qual seria?.
*Sobre o que seria o filme?.
*Onde a história se passaria?.
*Quais seriam os personagens?.
*Como terminaria o filme?.


ELETIVA GÊNERO E DIVERSIDADE
PROFESSORA KELLY COUTINHO 

Habilidades:
·         Identificar registros de práticas de grupos sociais.
·         Avaliar criticamente o uso da linguagem e seu papel social.
·         Promover a interlocução, a informação e a formação dos estudantes, no campo da igualdade e pluralidade.

A partir do vídeo “Língua: vidas em Português”, disponível em: 



Reflita sobre a diversidade da linguagem e de que forma nós construímos a língua por meio da linguagem.
Observações:
1.    O aluno deve elaborar um texto argumentativo no qual exponha o seu ponto de vista sobre a diversidade da linguagem.
2.    Qual é a diferença entre língua e linguagem.
3.    De que forma nós contribuímos para a construção da nossa língua.
4.    Qual é o papel da norma culta no processo de construção da linguagem.

ELETIVA  EU QUERO PERDER O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
PROFESSOR PAULO

 Assista ao vídeo e procure refletir sobre os temas nele discutidos.




Um comentário:

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