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quarta-feira, 20 de maio de 2020

2º TA (Segundo - EJA) Atividade 3


galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno,a partir de 20/05.

Não deixe para depois, porque no dia 04 de junho serão postadas outras, Fiquem Atentos!


Língua Portuguesa.
Professora Keila Bonina
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.

Leia o texto abaixo sobre o gênero textual e responda as questões:
Artigo de Opinião

artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, e por isso recebe esse nome.
A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como principal característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.
Geralmente, os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais, internet e revistas) e abordam temas da atualidade.
Características do artigo de opinião

        Textos escritos em primeira e terceira pessoa
        Uso da argumentação e persuasão
        Geralmente são assinados pelo autor
        Produções veiculadas nos meios de comunicação
        Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva
        Escolha de temas da atualidade
        Possuem títulos polêmicos e provocativos
        Contém verbos no presente e no imperativo

Estrutura do artigo de opinião

Geralmente, os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos-argumentativos:
        Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo (o que você pensa sobre o assunto).
        Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados ( Você vai tentar convencer de que é verdade o que você defendeu no primeiro parágrafo).

        Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto (Dar uma solução para o problema apresentado anteriormente, não pode trazer fatos novos neste parágrafo).


Como fazer um artigo de opinião - Passo a passo:

1. Escolha e definição do tema

Para fazer um artigo de opinião, o tema, antes de mais nada, deve estar definido. Ele é o assunto sobre o qual o autor dissertará. Para isso, o artigo será feito para um meio de comunicação; já existe uma pauta definida, ou é um tema livre de um trabalho escolar?
Obs. Tema e título são duas coisas diferentes. O primeiro é o assunto, e o segundo é o nome que será dado ao texto.

2. Pesquisa e busca de argumentos

Não basta saber qual o tema, e não possuir argumentos sobre ele. Sendo um texto opinativo, é importante sustentar o ponto de vista baseado em argumentos. Por isso, a pesquisa profunda e atualizada, seja nos livros da biblioteca, ou nos sites da internet, deve ser o próximo passo para escrever um artigo de opinião.
Anote tudo o que for interessante e vá, aos poucos, construindo e dando corpo ao texto. Mas, não se esqueça, você deve formar sua opinião sobre o assunto e não copiar a de outros, isso é considerado plágio!
3. Recorte do tema

Imagine que o artigo de opinião para fazer é um tema dado pela professora e que é muito abrangente: racismo no Brasil. Note que muitas coisas podemos falar sobre o racismo no Brasil, por exemplo, a origem, a história, alguns casos, o racismo na atualidade, etc.
Assim, é essencial fazer um “recorte” para focar somente em alguns aspectos do tema. Isso torna mais fácil a escrita do texto, evitando se perder em tanta informação.
4. Seleção do material

Agora que o “recorte” já foi definido, a seleção do material que será utilizado fica mais clarificada. Não se esqueça de selecionar tudo para depois utilizar, se necessário, a bibliografia, no final do texto. Importante ressaltar que a seleção feita deve conter dados atualizados sobre o tema.
5. Produção de texto

De acordo com a estrutura do texto de opinião (introdução, desenvolvimento e conclusão) é a hora de produzir o texto em linguagem formal. A coesão e a coerência são dois mecanismos fundamentais na construção de um texto inteligível.
A coesão está relacionada com a utilização correta das palavras na ligação entre frases, períodos e parágrafos, os chamados de conectivos. Já a coerência, faz referência à lógica das ideias expostas no texto.
Dica

Uma dica muito importante que pode ajudar na escrita de um artigo de opinião é estar familiarizado com sua estrutura. Para isso, leia diversos artigos desse gênero em jornais e revistas, por exemplo.
Contudo, não basta ler, é muito importante fazer uma leitura racional e atenta. Analise, por exemplo, os títulos, as introduções, os desenvolvimentos (argumentos, opiniões) do texto e as finalizações. Se necessário, faça notas sobre algumas coisas que irão te ajudar na produção desse tipo de texto.

Exemplos de Artigos de Opinião
Para entender melhor esse tipo de texto argumentativo, seguem alguns exemplos de artigos de opinião:
Trecho de artigo de opinião sobre "Drogas"

Atualmente, o problema das drogas tornou-se muito recorrente em diversas partes do mundo. O surgimento de novas substâncias entorpecentes tem levado ao aumento do número de dependentes químicos.
No Brasil, fica difícil mencionar o problema das drogas e não pensar na cidade de São Paulo, onde a Cracolândia se expande cada vez mais.
O crack tem demonstrado a forte dependência que causa nos indivíduos e os problemas estruturais que geram, dentre eles, a pobreza, o desemprego e a proliferação de doenças.
Em relação a isso, a negligência do governo é notória. Ou seja, o foco maior está em acabar com o problema do crack, ao invés de oferecer melhoria na vida dos viciados.
Sendo assim, os viciados em crack continuam vivendo em péssimas condições e infelizmente, ainda são tratados como "bandidos".
Trecho de artigo de opinião sobre "Racismo"
Embora grande parte da população brasileira seja descendente de negros, o problema do racismo está longe de ser resolvido no país.
No período colonial, Portugal trouxe os negros da África para trabalharem no país em condição de escravos. Desde então, o racismo esteve incutido na mente de muitos brasileiros.
Embora a Lei Áurea tenha libertado os africanos do trabalho escravo em 1888, a população negra apresenta os maiores problemas ainda hoje no país. Destacam-se, as condições de vida, acesso ao trabalho, a moradia, dentre outros.
Se observarmos as favelas do país ou mesmo as penitenciárias, o número de negros é sem dúvida maior. A grande questão é: até quando o racismo persistirá no nosso país? Pois mesmo séculos depois, ainda é possível nos deparamos com um racismo velado no Brasil.
A implementação de políticas públicas poderá resolver nosso problema, mas ainda temos muitos caminhos a percorrer. Infelizmente, creio que não estarei vivo para contemplar essa conquista.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/; autora: Daniela Diana,
Professora licenciada em Letras. Acesso em 15/04/2020.


QUESTÕES DO TEXTO

1)    O QUE É UM ARTIGO DE OPINIÃO?

2)    QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ARTIGO DE OPINIÃO?

3)    QUAL A ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO?

4)    COMO PRODUZIR UM ARTIGO DE OPINIÃO?

5)    Vocês deverão assistir no youtube uma aula sobre as características e estratégias de produção de um texto de opinião, conforme o link abaixo. Esta aula vem com a intencionalidade de esclarecer possíveis dúvidas quanto ao gênero textual estudado. Após a leitura e a audição do vídeo, produzam um comentário sobre o que vocês entenderam sobre o gênero estudado.

  

 Matemática.
Professor Roberto Santos
Exercícios Estatística
1)    Observe os dados à baixo:
Nos últimos Domingos, segundo dados do ministério da saúde:
22 de março – 25 mortos
29 de março – 139 mortos
05 de abril - 487 mortos
12 de abril – 1223 mortos
19 de abril – 2462 mortos
26 de abril – 4205 mortos
03 de maio – 7025 mortos
a)    Construa uma tabela com as informações á cima
b)    Construa um gráfico de eixos com dados à cima


Biologia.
Professor Rogério Carlos

Pesquise e registre no caderno a função das estruturas celulares listadas a seguir:
1) retículo endoplasmático:
2) complexo golgiense:
3) mitocôndrias:
4) cloroplastos:
5) lisossomos:


História.
Professor Gilson Rafael
Copiar e responder as questões no caderno.
                      Conceito e preconceito
Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”. Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.

Agora responda:
1)    Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a Idade Média foi a Idade das Trevas? E o que explica isso?
2)    Qual foi a origem do nome Renascimento?
3)    Como o Renascimento é visto pelos historiadores atuais?
4)    Em que período da história surgiu o termo Idade Média?
5)    Em que os renascentistas acreditavam?

Geografia.
Professor Orlando
Observe os textos reproduzidos a seguir. Você verá que se trata de dois artigos separados por um período de tempo de aproximadamente três anos, no entanto, você perceberá também que o contexto das circunstâncias sociais em ambos são notoriamente diferentes, pois o primeiro fora produzido em um momento que, podemos dizer assim, era totalmente desfavorável a uma proposta tão prodiga, todavia a segunda, parece que é própria para esses dias de pandemia.
Bom, o fato é que essas propostas não têm como objetivo resolver problemas circunstanciais como é o caso dessa pandemia, se bem que parece justificar. Mas elas sempre tiveram por objetivo problemas estruturais mais sérios. O que você pensa sobre esse assunto¿ Você considera que uma renda básica universal faz algum sentido¿
Leia os textos abaixo, e se julgar necessário, pesquise outros para responder o que se pede.
(1ª texto)
Relator da ONU pede que países adotem renda básica universal diante da pandemia
Publicado em 20/03/2020
Atualizado em 20/03/2020
A melhor resposta a uma potencial catástrofe econômica e social provocada pela crise da COVID-19 é colocar as finanças a serviço dos direitos humanos e apoiar os menos favorecidos por meio de abordagens financeiras ousadas, disse nesta sexta-feira (20) um especialista em direitos humanos da ONU.
“Estímulos fiscais e pacotes de proteção social direcionados aos menos capazes de lidar com a crise são essenciais para mitigar as consequências devastadoras da pandemia”, disse Juan Pablo Bohoslavsky, especialista independente da ONU sobre os efeitos da dívida externa nos direitos humanos.
“Peço aos governos que considerem a introdução de uma renda básica universal de emergência.”
(2ª texto)
Por que milhares de pessoas receberão salários sem trabalhar em 2017
Imagine ganhar um salário todo mês sem precisar trabalhar?
O sonho de muitas pessoas está para se tornar realidade em alguns países do mundo, que discutem implementar, cada um a seu modo, variações da chamada Renda Básica Universal (RBU). Por esse sistema, cada cidadão recebe uma quantia fixa por mês determinada pelo Estado, independentemente de trabalhar ou não. A Finlândia, por exemplo, começa a conduzir, neste mês, um programa piloto com 2 mil finlandeses pelo qual cada um deles vai ganhar 560 euros (R$ 1.918) mensais. No Canadá a partir de março, a província de Ontário, no Canadá, dará início a um projeto piloto de renda mínima a todos os cidadãos, estando eles empregados ou não. O custo do programa chega a US$ 18 milhões (R$ 58,6 milhões). O país já havia sido palco de um dos maiores e mais ambiciosos experimentos de renda mínima na América do Norte, quando, em 1974, os 10 mil habitantes de uma pequena cidade agrícola chamada Dauphin receberam valores mensais sem contrapartidas. O projeto não durou os quatro anos inicialmente planejados, mas a conclusão foi de que o resultado foi promissor. Já nos Estados Unidos desde 1982, o Estado americano do Alasca paga a cada um de seus 700 mil habitantes uma espécie de RBU conhecida como Alaska Permanent Fund Dividend (Dividendo do Fundo Permanente do Alasca, em tradução livre). O dinheiro vem dos rendimentos proporcionados por um fundo que investe os royalties do petróleo recebidos pelo Estado. O valor varia a cada ano. Em 2016, foi de US$ 1.022 (R$ 3.320). Na Finlândia já existe um programa piloto para implantar uma renda mínima universal que começa a ser testado a partir deste ano. Em princípio, 2 mil finlandeses escolhidos aleatoriamente vão receber cada um 560 euros (R$ 1.918) mensais. Considerado como o novo modelo de previdência social dos anos 2020, o rendimento básico será livre de impostos e substituiria, no futuro, todos os auxílios sociais atualmente oferecidos pelo Estado por um único benefício, distribuído igualmente para todos. O plano é testar o experimento neste ano e no próximo e fazer uma avaliação dos resultados em 2019. O programa pioneiro ─ já que não existe, atualmente, nenhum sistema puro de renda mínima universal em nenhum lugar do mundo ─ tem o apoio de 70% da população finlandesa. Parlamento alemão concluiu que a RBU é "irrealizável" por um número de razões que inclui um provável aumento da imigração, a falta de viabilidade para financiá-lo e o fato de que os sistemas previdênciário e tributário do país teriam de ser reconfigurados. Assim como na Finlândia, a Holanda dá início neste mês a um experimento de dois anos pelo qual 300 moradores de Utrecht e de outras cidades próximas receberão de 900 euros (R$ 3.079) a 1,3 mil euros (R$ 4.447) por mês. Desse grupo, 50 pessoas vão receber a renda básica sem qualquer tipo de regulamentação. Ou seja, se encontrarem um emprego ou obtiverem qualquer outra fonte de renda, poderão somar os dois rendimentos. O experimento chama-se Weten Wat Werkt ("Saber o que funciona", em tradução livre) A Suica em junho do ano passado, eleitores suíços foram às urnas votar em um referendo sobre a implementação de uma renda mínima garantida a todos os habitantes do país, mesmo àqueles que não trabalhassem. A proposta acabou rejeitada pela ampla maioria da população. O projeto previa estabelecer o pagamento de um salário de 2,5 mil francos suíços (cerca de R$ 9 mil) por adulto e 625 francos (R$ 2.350) por cada menor de 18 anos. O Banco Mundial estima que na Índia, devido à evolução da tecnologia, a automatização pode cortar 68% dos empregos na Índia. Por causa disso, o Instituto Nacional de Finanças Públicas e Política do país está defendendo a ideia de implementar a RBU como um substituto do sistema de bem estar social, que muitos consideram ineficiente e acusam de beneficiar os mais ricos em vez dos mais pobres. O conceito de uma renda básica universal vem sendo tema de discussão entre filósofos, economistas e políticos durante séculos, sempre cercado de muita polêmica. Um dos fundadores dos Estados Unidos, o economista britânico Thomas Paine, propôs ─ em um ensaio chamado Justiça Agrária, de 1797 ─ a tributação de grandes propriedades fundiárias, de modo que cada indivíduo recebesse uma "subvenção de capital" que lhe permitiria "fugir à indigência e exercer os direitos declarados universais". Já em 1853 o filósofo francês François Huet defendia tais transferências de renda sem contrapartidas para todos os jovens adultos, que seriam financiadas por impostos sobre heranças e doações.
Mais recentemente, economistas de renome, como o americano Joseph Stiglitz e o francês Thomas Piketty, engrossaram o coro pela aprovação de uma renda mínima universal. Os partidários do sistema garantem que o benefício reduziria a desigualdade, ajudaria os desempregados e quem se dedica a cuidar de familiares sem ser remunerados, e equilibraria o aumento da automatização do trabalho. Por outro lado, seus críticos afirmam que o pagamento regular feito pelo Estado desencorajaria as pessoas a trabalhar e, assim, prejudicaria a economia, fomentando a pobreza. Mas segundo um estudo publicado em 2011 por Evelyn L. Forget, professora de Economia da Universidade de Manitoba (Canadá), o pagamento de uma renda básica a todos os cidadãos de Dauphin, durante o experimento conduzido na década de 70, reduziu a pobreza e amenizou vários outros problemas socioeconômicos. Paralelamente, em vários países do mundo, incluindo muitos latino-americanos, há movimentos que pressionam com mais ou menos sucesso para que os salários mínimos se tornem salários dignos. "A criação do salário mínimo foi uma tentativa de criar um nível básico de ingresso", diz Linda Yueh, professora adjunta de Economia na London Business School, na Inglaterra. "A renda básica universal e o salário mínimo digno são ideias similares, mas a renda básica vai mais longe pois trata de assegurar que todo mundo tenha um nível mínimo de rendimento para poder viver", acrescenta ela.


1ª) A Renda Universal deve ser implementada apenas para casos emergenciais, como defendido pelo especialista dos efeitos da dívida externa da ONU Juan Pablo Bohoslavsky, ou deve ser estendida a todos indistintamente¿ Justifique sua resposta.

2ª) Por que Países desenvolvidos estão empreendendo experiências nesse sentido¿ Isto não deveria ser uma preocupação apenas de países subdesenvolvidos¿
3ª) Você acha que um plebiscito para a implementação de uma Renda Básica Nacional realizada em países subdesenvolvidos obteria a mesma resposta que que os suíços deram nas urnas¿ justifique sua resposta.

4ª) Observando uma mapa-múndi, indique os Continentes que se localizam os dos países mencionados nos textos.
 5ª) Por fim, realize uma pesquisa para saber se há no Brasil propostas relacionadas a implementação de uma Renda Básica Nacional. Elabore um breve texto emitindo sua opinião sobre o tema. 


Física.
Professor João “Nequini” Rodrigues
01.Um fabricante de automóveis anuncia que determinado modelo atinge 80 km/h em 8 segundos (a partir do repouso). Isso supõe uma aceleração média próxima de:

a) 0,1 m/s2         b) 3 m/s2        c) 10 m/s2           d) 23 m/s2               e) 64 m/s2

02.Um objeto movendo-se em linha reta tem, no instante 4,0 s, a velocidade de 6,0 m/s e, no instante 7,0 s, a velocidade de 12,0 m/s. Sua aceleração média, nesse intervalo de tempo é, em m/s2: 

a) 1,6                     b) 2,0             c) 3,0                d) 4,2                       e) 6,0

03.A aceleração de um móvel informa a maneira como a velocidade varia. Dizer que a aceleração de um móvel é de 2 m/s2 significa que:

a) o móvel percorre 2 m em cada segundo
b) em cada segundo o móvel percorre uma distância que é o dobro da percorrida no segundo anterior.
c) a velocidade do móvel varia de 2 m/s em cada segundo
d) a velocidade do móvel varia de 2 m em cada segundo
e) a velocidade do móvel varia de 2 m/s em cada segundo ao quadrado

04.A velocidade escalar de um automóvel aumenta de 36 km/h para 108 km/h em 10s. A aceleração escalar média é:

05.Um veículo aumenta sua velocidade escalar de 10 m/s para 20 m/s num intervalo de tempo de 5 segundos. Qual foi sua aceleração escalar no citado intervalo de tempo ?
Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
01.20 g de um sal encontram-se dissolvidos em 500 cm3 de solução. Calcular a concentração desta solução, em g/L.

02.Uma solução de hidróxido de potássio possui concentração 55 g/L. Que massa de soluto está contida em 400 cm3 dessa solução ?

03.Que massa de glicose encontra-se dissolvida em 70 g de uma solução de título 0,4 ?

04.Determinar o volume de solução de concentração 80 g/L de ácido nítrico que contém 2g de soluto.

05.Que massa de nitrato de potássio encontra-se dissolvida em 70 mL de uma solução de concentração 45 g/L ?

Inglês.
Teacher Marta
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.
Olá queridos alunos, espero que estejam todos bem! Por favor leiam a explicação e completem a atividade acima que está bem simples.
                 Indefinite  Articles
        Indefinite Articles, que significam artigos indefinidos. No inglês temos o A  e An eles significam “um ou uma”. Você usa A ou Na no singular. Por exemplo: An  apple ( uma maçã); A book ( um livro). A diferença de A e An é que você usa o A antes de um som de uma consoante enquanto An você usa antes de vogal.
         Enquanto no português nós temos vários artigos indefinidos, um, uma, umas, uns... no inglês já é diferente temos só dois.
         A: um, ou uma
         An: um ou uma

1.    Agora que você já leu a explicação complete com o artigo correto seguindo os exemplos:
        A cat       
        An Orange
a)_____ boy                                         l) ____egg
b)_____book                                        m)____uniform
c)______pen                                        n)____arm
d)______wallet                                     o)___lemon
e)______pencil                                     p)___Flower
f)______apple
g)______airplane
h)_____ island.
i)_____elephant
j)______ball
k)______dog
     
Fiquem bem! Profª Marta


Artes.
Professor Marcio
Essa semana teremos uma avaliação para fechamento de notas, peço que todos entrem no link  abaixo e respondam as questões, e não se esqueçam de preencher  nome completo e serie. 
Obrigado tenham uma ótima semana 

Para fazer a atividade, clique no link abaixo.



Filosofia.
Professora Paulo Santana
Orientação: leia o texto a seguir (continuação do anterior) e responda em seu caderno às questões 1 e 2.

Distinção entre moral e ética (continuação)
Nesse sentido, a ética é uma disciplina teórica que trata da prática humana – isto é, do comportamento moral. No entanto, as reflexões éticas não se restringem à busca do conhecimento teórico sobre as ações e os valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam questões de caráter sociológico, antropológico, religioso etc.
Como filosofia prática, isto é, disciplina teórica com preocupações práticas, a ética orienta-se também pelo desejo de unir o saber ao fazer, ou seja, busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E, para isso, é indispensável boa parcela de conhecimento teórico.
Veremos a seguir algumas concepções fundamentais no campo da ética, bem como as discussões que despertam.
Moral e direito
Eis uma pergunta que talvez você esteja se fazendo: “Normas morais e normas jurídicas são a mesma coisa? Há diferença entre elas?
Sabemos que as normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade e que ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas. Por exemplo:
·         apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos;
·         buscam propor, por meio de normas, uma convivência melhor entre os indivíduos;
·         orientam-se pelos valores culturais próprios de determinada sociedade;
·         têm um caráter histórico, isto é, mudam de acordo com as transformações histórico-sociais.
No entanto, a despeito dessas semelhanças, há diferenças fundamentais entre a moral e o direito:
·         as normas morais são seguidas a partir das convicções de cada pessoa e do grupo social ao qual ela pertence, enquanto as normas jurídicas devem ser cumpridas sob pena de punição do Estado em caso de desobediência;
·         a punição, no campo do direito, está prevista na legislação, ao passo que, no campo moral, a eventual sanção pode variar bastante, pois depende fundamentalmente da consciência moral do sujeito que infringe a norma e dos códigos morais vigentes na sociedade em que ele vive;
·         a esfera da moral é mais ampla, abrangendo diversos aspectos da vida humana, enquanto a esfera do direito restringe-se a questões específicas nascidas da interferência de condutas sociais. O direito costuma ser regido pelo princípio de que tudo é permitido, exceto aquilo que a lei expressamente proíbe;
·         a moral não se traduz em um código formal, enquanto o direito sim; o direito mantém uma relação estreita com o Estado, enquanto a moral não apresenta necessariamente essa vinculação.
Estátua com a representação tradicional da justiça, personificada como uma deusa desde a Antiguidade. Justo é aquilo que está em conformidade com o que é correto ou direito. Portanto, o sentido de justiça está baseado em valores estabelecidos, como os de poder e paz, cooperação e solidariedade. As normas jurídicas deveriam tender à realização dos ideais de justiça, embora nem sempre isso ocorra.
Conexões                                                       
1. Observe os detalhes dessa estátua. Destaque os elementos simbólicos que, na sua interpretação, configuram a ideia de justiça. Justifique cada um deles*.

De todas essas diferenças entre moral e direito, talvez uma mereça maior destaque: a coercibilidade da norma jurídica, que conta com a força e a repressão potencial do Estado [através da ação da justiça e da polícia] para ser obedecida pelas pessoas.  A norma moral, por sua vez, não é sustentada pela coerção do Estado, o que quer dizer que necessita, de certo modo, da aceitação de cada indivíduo ou grupo social para ser cumprida. Por isso, como depende da escolha de cada um, a norma moral costuma ser vinculada, por alguns filósofos, à ideia de liberdade.

Orientação:                                               
Questão 1 a ser realizada deve apresentar pelo menos 3 elementos referentes à imagem.
Questão 2 – Com base no texto explique quais semelhanças e diferenças existem entre moral e direito.



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