Procure aqui a sua atividade

segunda-feira, 4 de maio de 2020

2º TA (Segund0 Termo A) - Atividade 2 (A partir de 04/05)

Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras. 
Fiquem Atentos! 


Língua Portuguesa.

Professora Keila Bonina
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.

Fazer em forma de trabalho em folha de almaço ou equivalente.
EE. Professora Cleise Marisa Siqueira











Trabalho sobre:_________________









Nome: _________nº ____ Série:____



 
Modelo de Capa



























PESQUISAR:
Ø  O Romantismo
Ø  Realismo/Naturalismo
Ø  O Parnasianismo
Ø  O Simbolismo

Escrever numa folha de almaço, responder as questões abaixo sobre os tópicos acima e fazer a capa de acordo com o modelo. 
O que foi?
Quando aconteceu?
Principais autores e obras?
Influências para a cultura brasileira e mundial.



 Matemática.
Professor Roberto Santos
Copie e responda em seu caderno.

Atividade I:  Faça a leitura das informações abaixo

         O que é COVID-19

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse
  • Febre 
  • Coriza 
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar


Como é transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: 

• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 


Acesse o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade  

Registre a atividade com perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para posterior correção e registro.
1)    De acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04, quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2)    De acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um quadro mais grave da doença.

a)    Adotando esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são assintomáticas?
b)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?

3)    Observando a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e nordeste?
4)    Observando os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número de pessoas contagiadas pela doença?
5)    Observando o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:

a)    Qual a região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b)    Qual a região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c)    Qual a diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d)    Somando todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%? Justifique.

6)    Observando o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a 1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)

a)    Qual dia registrou o maior número de novos casos?
b)    Quantos casos foram registrados nesse dia?

7)    Observando o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:

a)    Em qual semana houve o maior índice de casos?
b)    Qual o valor aproximado de casos?
c)    Qual o valor aproximado de óbitos?

8)    Observando a tabela (no link acima) o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no Brasil?
9)    Observando todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e sua família têm adotado?



Biologia.
Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu caderno.
1)    Numa célula animal, qual organela é responsável pela respiração celular?

a)    Complexo de Golgi
b)    Mitocôndria
c)    Ribossomo
d)    Centríolo

2)    Qual das alternativas abaixo apresenta funções da membrana plasmática numa célula?

a)    Dar forma a célula, além de controlar as substâncias que entram e saem dela.
b)    Executar a respiração celular.
c)    Fazer a síntese de proteínas dentro da célula.
d)    Executar todo processo de divisão celular.

3)    Qual das alternativas abaixo apresenta os nomes de duas formas de divisão celular?

a)    Fagocitose e Osmose
b)    Interfase e Fotossíntese
c)    Mitose e Meiose
d)    Osmose e Anáfase

4)    Numa célula animal, qual organela possui a função de conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares.

a)    Ribossomos
b)    Lisossomos
c)    Citoplasma
d)    Núcleo Celular

5)     Qual a função dos leucócitos (glóbulos brancos) presentes no sangue dos seres humanos?

a)    Desempenham a função de proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b)    Realizam a importante função de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c)    Realizam o transporte de oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d)    Atuam no processo de divisão celular.

6)    Qual a função dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) presentes no sangue dos seres humanos?

a)    Desempenham a função de proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b)    Realizam a importante função de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c)    Realizam o transporte de oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d)    Atuam no processo de divisão celular.

7)    Relacione os conceitos à sua definição:

(    ) -Gradiente de concentração

(    ) - Citosol
(    ) -Osmose

(    ) - Complexo golgiense
(    ) - Transporte ativo

(    ) - Lisossomo
(    ) - Retículo endoplasmático

(    ) - Centríolo
(    ) - Fagocitose

(    ) - Citoesqueleto

a)    Fluido gelatinoso citoplasmático.
b)    Sistema de microtúbulos e microfilamentos que mantém a arquitetura celular e ancora organoides.
c)    Diferença de concentração de determinada substância entre duas regiões.
d)    Vesícula que contém enzimas digestivas.
e)    Englobamento de partículas pela emissão de pseudópodes.
f)     Conjunto de pilhas de sáculos achatados dos quais brotam vesículas de secreção.
g)    Transporte de substâncias através da membrana plasmática, com gasto de energia.
h)    Passagem de solvente por uma membrana semipermeável (ou seletivamente permeável), do meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado de soluto.
i)     Sistema de túbulos, cisternas e canais delimitados por membranas.
j)     Feixe de microtúbulos que participa da divisão celular e da formação de cílios e flagelos.

8)    Dá-se o nome de organismo autótrofo ao ser vivo que:

a)    é capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir de glicose e aminoácidos.
b)    não realiza a fotossíntese.
c)    depende de outro organismo vivo para a obtenção de alimento.
d)    é capaz se produzir seu próprio alimento a partir de substâncias químicas inorgânicas.

9)    As imagens abaixo representam duas células (I e II) de seres vivos, totalmente seres diferentes um do outro. Podemos concluir então, que tais células são respectivamente de:


a)    Procariotos e eucariotos
b)    Autótrofos e heterótrofos
c)    Eucarioto e procarioto
d)    Celulares e acelulares

10)  De acordo com a Teoria Celular, apesar de serem diferentes ao nível macroscópico, todos os seres vivos são semelhantes em sua constituição fundamental uma vez que:

a)    são capazes de se reproduzir assexuadamente.
b)    são constituídos por células.
c)    contêm moléculas inorgânicas.
d)    crescem de dentro para fora.

 
História.
Professor Gilson Rafael
Leia o texto e depois copie e responda as questões em seu caderno.
A arte do Renascimento
Durante a alta Idade Média, vigoravam na arte os estilos romanescos e góticos, de caráter essencialmente religioso. A arte – sobretudo pintura, escultura e arquitetura – patrocinada pela Igreja, a maior concentradora de terras e riquezas, visava transmitir ao homem as ideias de fé do teocentrismo (concepção que tem Deus – do grego, Théos – como centro de todas as coisas), impregnadas de um misticismo obscuro e fanático, que afasta o ser humano de seus interesses terrenos.
Com Giotto, que viveu entre os séculos XIII e XIV, começa a verdadeira revolução pictórica renascentista, apresentando em suas obras motivos naturais e figuras humanizadas. Por volta desta mesma época, durante a primeira fase do Renascimento, Dante Alighieri, contemporâneo de Giotto, escreveu a Divina Comédia, consagrando o idioma florentino, ou a língua italiana, praticamente como ela é conhecida hoje e pondo fim à hegemonia do latim, língua do clero, como veículo de transmissão de conhecimento. É importante lembrar que a valorização do idioma de uma região será passo importante no surgimento posterior de Estados nacionais, libertos do domínio feudal.
Além de Dante, Francesco Petrarca, que viveu no século XIV, também escreveu poesia, valorizando uma temática comprometida com a existência humana, o amor de um homem por uma mulher, assim como apresentando os valores essencialmente humanos das antigas Grécia e Roma. Destas obras, como de muitas outras, originou-se o antropocentrismo (do grego ánthropos), que situa homem como centro das preocupações e opõe a fé a razão.
Destacou-se também, no século XIV, Giovanni Boccaccio, mestre de irreverência que também se expressa no venáculo italiano em sua obra máxima, o Decameron, onde faz críticas à corrupção e à ganância do clero.
O Século seguinte, que compreende a segunda fase do Renascimento, o Século XV, ou quatrocentos, foi marcado por um maior desenvolvimento das artes em geral e do comércio. O Século XV viveu as grandes navegações. Com elas, os italianos perderam o controle do mar Mediterrâneo Portugueses e espanhóis, num ímpeto comercial extraordinário, conquistam as rotas atlânticas para a Índia e para o Novo Mundo.
(A.C Olivieri. O Renascimento. São Paulo, Ática, 1987. P. 29-30)

Questões sobre o Texto
1)    O que visava a arte durante a alta Idade Média?
2)    Por que se pode afirmar que Dante Alighieri, com a Divina Comédia, contribuiu para o surgimento posterior dos Estados Nacionais?
3)    Qual a temática valorizada por Petrarca?
4)    O que se entende por antropocentrismo?
5)    Como se expressa e o que faz Boccaccio em sua obra Decameron?
6)    Os filósofos do Renascimento consideravam que o homem era a mais importante criatura de Deus, uma vez que, por intermédio da razão, podia esclarecer muitas informações e, por sua perspicácia, podia inventar outras tantas. Assim, o homem tornava-se mais próximo das criaturas superiores, característica que conhecemos como:
1)    geocentrismo     b) teocentrismo        c) realista      d) humanismo
7)    O Renascimento Cultural é o melhor exemplo das mudanças culturais ocorridas entre os séculos XV e XVI e teve como referências principais as cidades:
a)    francesas      b) espanholas                     c) portuguesas                    d) italianas



Geografia.
Professor Orlando
Copie as questões e responda em seu caderno.
Tema: Industrialização no Brasil
Clique no link abaixo para leitura do texto... Após ler atentamente ao texto, responda em seu caderno as perguntas propostas: (1 a 5). Nas questões de alternativas, escrever no caderno apenas a resposta correta. (6 a 8) – (9 e 10) são pesquisas, também realizar no caderno.

2)    Em que período começou a industrialização no Brasil?  Como se deu esse processo?
3)    Quais foram os primeiros produtos produzidos no Brasil de forma industrial?
4)    Comente o avanço industrial no Brasil no governo de Juscelino Kubitschek.
5)    Comente a industrialização brasileira durante o governo militar.
6)    A partir dos anos 2000 ocorre uma descentralização das indústrias no Brasil. As indústrias migram das capitais para outras cidades. Quais foram os critérios de escolha destas cidades?
7)    Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil.
a)    Investimentos nacionais e predominância de empresas estatais.
b)    Investimentos estrangeiros e desconcentração industrial.
c)    Instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d)    Predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.

8)    A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
a)    A ruralização das sociedades.
b)    A contenção da migração pendular.
c)    O recuo na oferta de matérias-primas.
d)    O aumento da migração campo-cidade.
e)    A descaracterização da hierarquia urbana.

9)    Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.

Entre esses fatores, podemos considerar:

I.      Proximidade dos grandes centros administrativos globais;
II.    Presença de mão de obra barata;
III.   Existência de infraestruturas e meios de transporte;
IV.  Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
e) II, III e IV
10) Pesquisa:   

·         Pesquise 3 multinacionais presentes no Brasil;
·         Descreva o produto com o qual elas trabalham;
·         Qual país sede dessa empresa;
·         Cite alguns países onde ela atua.

11) Pesquisa: Pesquise como está o parque industrial do Brasil na atual situação de pandemia que estamos vivendo. Comente as consequências desta pandemia no nosso cenário industrial.


Física.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)    Se eu andei por 2 horas, quantos minutos eu levei andando?
2)    Horas é uma boa medida de unidade de distância?
3)    Se uma pessoa gasta 180 segundos para fazer uma tarefa, quantos minutos ela gastou?
4)    Se alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho, quantos segundos ela tem para chegar ao seu destino?
5)    E se a pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos teria?
6)    Duas grandezas físicas são:
a)    (     ) Metros e Horas
b)    (     ) Distância e Tempo
c)    (     ) Luz e Som
7)    Um dia pode ser expresso em unidade de medida assim:
a)    (     ) 30 min
b)    (     ) 24 m
c)    (     ) 24 h


Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)    Transformar:
a)  2 litros em Mililitros:
b)  1000 mL em Litros:

2)    Uma solução de hidróxido de potássio possui concentração 55 g/L. Que massa de soluto está contida em 400 cm3 dessa solução ?
3)    Calcular o título e a porcentagem em peso de soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g de brometo de potássio
4)    Transformar:   2 quilogramas em gramas
5)    Determinar a concentração em g/L de uma solução de hidróxido de potássio de 6% em peso e densidade 1,05 g/mL.
6)    Transforme para centímetros cúbicos ( cm3 ).
a) 0,010 L
7)    Que massa de heptano deve ser dissolvida em 44 g de benzeno na preparação de uma solução de título 0,12 ?
8)    Calcular o título e a porcentagem em peso de soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g de brometo de potássio.
9)    Qual a molaridade de uma solução que possui, em 160 mL, 39,2 g de ácido fosfórico ?

ácido fosfórico = H3 PO 4
M' = 3 + 31 + 64 = 98g/mol
10) Calcular a concentração da solução que contém 100 gramas em um volume de 4 litros.

Inglês.
Teacher Kelly Marta
Copie as questões e responda em seu caderno.

·           Copiar a atividade  que estou enviando  no caderno, completando os espaços  com a forma  correta do verbo To be, observando  se a frase está  no singular  ou plural.
·          Quando  retomarmos as aulas, as atividades  serão  corrigidas  e lançada  as notas.

Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.




















Artes.
Professor Marcio
Leia os textos nas imagens abaixo e faça a atividade do último slide.

























Sociologia.
Professor Gilson Rafael
Copie as questões e responda em seu caderno.

 


Filosofia.
            Professora Paulo Santana
Copie as questões e responda em seu caderno.
Responda no seu caderno.



Após ler o texto responda à questão: Os animais possuem consciência moral ou ética? Justifique a sua resposta.

Um comentário:

  1. só queria deixar registrado, que o professor Marcio de artes, é um pé no saco! CHATO PRA KCT .
    #minhaopiniao

    ResponderExcluir

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...