Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras.
Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
Professora Keila Bonina
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.
Fazer em forma de trabalho em folha de almaço ou equivalente.
|
PESQUISAR:
Ø O
Romantismo
Ø Realismo/Naturalismo
Ø O
Parnasianismo
Ø O
Simbolismo
Escrever numa folha de almaço,
responder as questões abaixo sobre os tópicos acima e fazer a capa de acordo
com o modelo.
O que foi?
Quando aconteceu?
Principais autores e obras?
Influências para a cultura brasileira e mundial.
Matemática.
Professor Roberto Santos
Copie e responda em seu caderno.
Atividade
I: Faça a leitura das informações abaixo
O
que é COVID-19
A COVID-19 é uma
doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que
apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros
respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a
maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e
cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem
dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de
suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que é o
coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O
novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos
registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1
Quais
são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de
um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor
de garganta
- Dificuldade
para respirar
Como é
transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por
contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se
proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19
são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos
punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com
lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não
lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2
metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote
um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no
rosto.
- Higienize com frequência o celular e os
brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como
talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite
circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows,
cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com
outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa
até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou
artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
Acesse
o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço
do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade
Registre a atividade com
perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para
posterior correção e registro.
1) De
acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04,
quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2) De
acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam
sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um
quadro mais grave da doença.
a) Adotando
esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são
assintomáticas?
b) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?
3) Observando
a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas
possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e
nordeste?
4) Observando
os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número
de pessoas contagiadas pela doença?
5) Observando
o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:
a) Qual a
região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b) Qual a
região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c) Qual a
diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d) Somando
todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%?
Justifique.
6) Observando
o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a
1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)
a) Qual
dia registrou o maior número de novos casos?
b) Quantos
casos foram registrados nesse dia?
7) Observando
o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:
a) Em
qual semana houve o maior índice de casos?
b) Qual o
valor aproximado de casos?
c) Qual o
valor aproximado de óbitos?
8) Observando
a tabela (no link acima)
o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no
Brasil?
9) Observando
todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você
achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre
as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e
sua família têm adotado?
Biologia.
Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu caderno.
1)
Numa
célula animal, qual organela é responsável pela respiração celular?
a) Complexo de Golgi
b) Mitocôndria
c) Ribossomo
d) Centríolo
2)
Qual das alternativas abaixo apresenta funções da membrana
plasmática numa célula?
a) Dar forma a célula, além de
controlar as substâncias que entram e saem dela.
b) Executar a respiração
celular.
c) Fazer a síntese de proteínas
dentro da célula.
d) Executar todo processo de
divisão celular.
3)
Qual das alternativas abaixo apresenta os nomes de duas formas de
divisão celular?
a) Fagocitose e Osmose
b) Interfase e Fotossíntese
c) Mitose e Meiose
d) Osmose e Anáfase
4)
Numa célula animal, qual organela possui a função de conservar e
transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções
celulares.
a) Ribossomos
b) Lisossomos
c) Citoplasma
d) Núcleo Celular
5)
Qual a função dos
leucócitos (glóbulos brancos) presentes no sangue dos seres humanos?
a) Desempenham a função de
proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b) Realizam a importante função
de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c) Realizam o transporte de
oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d) Atuam no processo de divisão
celular.
6)
Qual a função dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) presentes no
sangue dos seres humanos?
a) Desempenham a função de
proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b) Realizam a importante função
de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c) Realizam o transporte de
oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d) Atuam no processo de divisão
celular.
7)
Relacione
os conceitos à sua definição:
( ) -Gradiente de concentração
|
( ) - Citosol
|
( ) -Osmose
|
( ) - Complexo golgiense
|
( ) - Transporte ativo
|
( ) - Lisossomo
|
( ) - Retículo endoplasmático
|
( ) - Centríolo
|
( ) - Fagocitose
|
( ) - Citoesqueleto
|
a)
Fluido
gelatinoso citoplasmático.
b)
Sistema
de microtúbulos e microfilamentos que mantém a arquitetura celular e ancora
organoides.
c)
Diferença
de concentração de determinada substância entre duas regiões.
d)
Vesícula
que contém enzimas digestivas.
e)
Englobamento
de partículas pela emissão de pseudópodes.
f)
Conjunto
de pilhas de sáculos achatados dos quais brotam vesículas de secreção.
g)
Transporte
de substâncias através da membrana plasmática, com gasto de energia.
h)
Passagem
de solvente por uma membrana semipermeável (ou seletivamente permeável), do
meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado de soluto.
i)
Sistema
de túbulos, cisternas e canais delimitados por membranas.
j)
Feixe
de microtúbulos que participa da divisão celular e da formação de cílios e
flagelos.
8) Dá-se o nome de
organismo autótrofo ao ser vivo que:
a)
é
capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir de glicose e aminoácidos.
b)
não
realiza a fotossíntese.
c)
depende
de outro organismo vivo para a obtenção de alimento.
d)
é
capaz se produzir seu próprio alimento a partir de substâncias químicas
inorgânicas.
9) As imagens abaixo
representam duas células (I e II) de seres vivos, totalmente seres diferentes
um do outro. Podemos concluir então, que tais células são respectivamente de:
a)
Procariotos
e eucariotos
b)
Autótrofos
e heterótrofos
c)
Eucarioto
e procarioto
d)
Celulares
e acelulares
10) De acordo com a Teoria Celular, apesar de
serem diferentes ao nível macroscópico, todos os seres vivos são semelhantes em
sua constituição fundamental uma vez que:
a)
são
capazes de se reproduzir assexuadamente.
b)
são
constituídos por células.
c)
contêm
moléculas inorgânicas.
d)
crescem
de dentro para fora.
História.
Professor Gilson Rafael
Leia o texto e depois copie e
responda as questões em seu caderno.
A
arte do Renascimento
Durante
a alta Idade Média, vigoravam na arte os estilos romanescos e góticos, de
caráter essencialmente religioso. A arte – sobretudo pintura, escultura e
arquitetura – patrocinada pela Igreja, a maior concentradora de terras e
riquezas, visava transmitir ao homem as ideias de fé do teocentrismo (concepção
que tem Deus – do grego, Théos – como centro de todas as coisas), impregnadas
de um misticismo obscuro e fanático, que afasta o ser humano de seus interesses
terrenos.
Com
Giotto, que viveu entre os séculos XIII e XIV, começa a verdadeira revolução
pictórica renascentista, apresentando em suas obras motivos naturais e figuras
humanizadas. Por volta desta mesma época, durante a primeira fase do
Renascimento, Dante Alighieri, contemporâneo de Giotto, escreveu a Divina
Comédia, consagrando o idioma florentino, ou a língua italiana, praticamente
como ela é conhecida hoje e pondo fim à hegemonia do latim, língua do clero,
como veículo de transmissão de conhecimento. É importante lembrar que a
valorização do idioma de uma região será passo importante no surgimento
posterior de Estados nacionais, libertos do domínio feudal.
Além
de Dante, Francesco Petrarca, que viveu no século XIV, também escreveu poesia,
valorizando uma temática comprometida com a existência humana, o amor de um
homem por uma mulher, assim como apresentando os valores essencialmente humanos
das antigas Grécia e Roma. Destas obras, como de muitas outras, originou-se o
antropocentrismo (do grego ánthropos), que situa homem como centro das
preocupações e opõe a fé a razão.
Destacou-se
também, no século XIV, Giovanni Boccaccio, mestre de irreverência que também se
expressa no venáculo italiano em sua obra máxima, o Decameron, onde faz
críticas à corrupção e à ganância do clero.
O
Século seguinte, que compreende a segunda fase do Renascimento, o Século XV, ou
quatrocentos, foi marcado por um maior desenvolvimento das artes em geral e do
comércio. O Século XV viveu as grandes navegações. Com elas, os italianos
perderam o controle do mar Mediterrâneo Portugueses e espanhóis, num ímpeto
comercial extraordinário, conquistam as rotas atlânticas para a Índia e para o
Novo Mundo.
(A.C Olivieri. O Renascimento. São Paulo, Ática, 1987. P. 29-30)
Questões
sobre o Texto
1)
O que visava a arte
durante a alta Idade Média?
2)
Por que se pode
afirmar que Dante Alighieri, com a Divina Comédia, contribuiu para o surgimento
posterior dos Estados Nacionais?
3)
Qual a temática
valorizada por Petrarca?
4)
O que se entende por
antropocentrismo?
5)
Como se expressa e o
que faz Boccaccio em sua obra Decameron?
6)
Os filósofos do
Renascimento consideravam que o homem era a mais importante criatura de Deus,
uma vez que, por intermédio da razão, podia esclarecer muitas informações e,
por sua perspicácia, podia inventar outras tantas. Assim, o homem tornava-se
mais próximo das criaturas superiores, característica que conhecemos como:
1) geocentrismo b) teocentrismo c) realista d)
humanismo
7)
O Renascimento
Cultural é o melhor exemplo das mudanças culturais ocorridas entre os séculos
XV e XVI e teve como referências principais as cidades:
a)
francesas b)
espanholas c)
portuguesas d)
italianas
Geografia.
Professor Orlando
Copie as questões e responda em seu caderno.
Tema: Industrialização no Brasil
Clique
no link abaixo para leitura do texto... Após ler atentamente ao texto, responda
em seu caderno as perguntas propostas: (1 a 5). Nas questões de alternativas,
escrever no caderno apenas a resposta correta. (6 a 8) – (9 e 10) são
pesquisas, também realizar no caderno.
2) Em
que período começou a industrialização no Brasil? Como se deu esse processo?
3) Quais
foram os primeiros produtos produzidos no Brasil de forma industrial?
4) Comente
o avanço industrial no Brasil no governo de Juscelino Kubitschek.
5) Comente
a industrialização brasileira durante o governo militar.
6) A
partir dos anos 2000 ocorre uma descentralização das indústrias no Brasil. As
indústrias migram das capitais para outras cidades. Quais foram os critérios de
escolha destas cidades?
7) Assinale
a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no
Brasil.
a) Investimentos
nacionais e predominância de empresas estatais.
b) Investimentos
estrangeiros e desconcentração industrial.
c) Instalação
de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d) Predomínio
de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.
8)
A industrialização é um dos principais agentes de transformação do
meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo
sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
a)
A ruralização das sociedades.
b)
A contenção da migração pendular.
c)
O recuo na oferta de matérias-primas.
d)
O aumento da migração campo-cidade.
e)
A descaracterização da hierarquia urbana.
9)
Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em
conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a
industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que
direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades,
são os principais responsáveis por essa dinâmica.
Entre esses fatores, podemos considerar:
I.
Proximidade dos grandes centros administrativos globais;
II.
Presença de mão de obra barata;
III.
Existência de infraestruturas e meios de transporte;
IV.
Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
e) II, III e IV
10) Pesquisa:
·
Pesquise 3 multinacionais presentes no Brasil;
·
Descreva o produto com o qual elas trabalham;
·
Qual país sede dessa empresa;
·
Cite alguns países onde ela atua.
11) Pesquisa: Pesquise como está
o parque industrial do Brasil na atual situação de pandemia que estamos
vivendo. Comente as consequências desta pandemia no nosso cenário industrial.
Física.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)
Se eu andei por 2 horas, quantos minutos eu
levei andando?
2)
Horas é uma boa medida de unidade de distância?
3)
Se uma pessoa gasta 180 segundos para fazer uma
tarefa, quantos minutos ela gastou?
4)
Se alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho,
quantos segundos ela tem para chegar ao seu destino?
5)
E se a pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos
teria?
6)
Duas grandezas físicas são:
a)
( )
Metros e Horas
b)
( )
Distância e Tempo
c)
( )
Luz e Som
7)
Um dia pode ser expresso em unidade de medida
assim:
a)
( )
30 min
b)
( )
24 m
c)
( )
24 h
Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)
Transformar:
a) 2 litros em Mililitros:
b)
1000 mL em
Litros:
2)
Uma solução de hidróxido de potássio possui
concentração 55 g/L. Que massa de soluto está contida em 400 cm3
dessa solução ?
3)
Calcular o título e a porcentagem em peso de
soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g de brometo de potássio
4)
Transformar:
2 quilogramas em gramas
5)
Determinar a concentração em g/L de uma solução
de hidróxido de potássio de 6% em peso e densidade 1,05 g/mL.
6)
Transforme para centímetros cúbicos ( cm3 ).
a) 0,010 L
7)
Que
massa de heptano deve ser dissolvida em 44 g de benzeno na preparação de uma
solução de título 0,12 ?
8)
Calcular o título e a porcentagem em peso de
soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g de brometo de
potássio.
9)
Qual a molaridade de uma solução que possui, em
160 mL, 39,2 g de ácido fosfórico ?
ácido fosfórico = H3 PO 4
M' = 3 + 31 + 64 = 98g/mol
10) Calcular
a concentração da solução que contém 100 gramas em um volume de 4 litros.
Inglês.
Teacher Kelly Marta
Copie as questões e responda em seu caderno.
·
Copiar a atividade que estou enviando no caderno, completando os espaços com a forma
correta do verbo To be, observando
se a frase está no singular ou plural.
·
Quando retomarmos as aulas, as atividades serão
corrigidas e lançada as notas.
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.
Artes.
Professor Marcio
Leia os textos nas imagens abaixo e faça a atividade do último
slide.
Sociologia.
Professor Gilson Rafael
Copie as questões e responda em seu caderno.
Filosofia.
Professora Paulo
Santana
Copie as questões e responda em seu caderno.
Responda no seu caderno.
Após ler o texto responda à questão: Os animais possuem
consciência moral ou ética? Justifique a sua resposta.
só queria deixar registrado, que o professor Marcio de artes, é um pé no saco! CHATO PRA KCT .
ResponderExcluir#minhaopiniao