Procure aqui a sua atividade

segunda-feira, 18 de maio de 2020

9º Ano (Nono ano) Atividade 3 A partir de 19/05


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 19/05.
Não deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão postadas outras, Fiquem Atentos!

Língua Portuguesa.
9º A e C: Professora Liliana Pontes
(Se você não é dessa sala, faça a próxima atividade)
Se você quiser entrar em contato com a professora, clique abaixo.

Os alunos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Como o corona vírus está impactando a minha vida e a nossa sociedade.”
Vocês vão escrever sobre as impressões que vocês têm sobre o tema acima.
          No mínimo 15 linhas;
          Linguagem formal;
          Lembrem de criar um título e fazer no mínimo 3 (três) parágrafos;
          Vocês devem entregar essa produção textual junto com a avaliação AAP.

9º B: Professora Marta Rodrigues
Se você quiser entrar em contato com a professora, clique abaixo.

Leia atentamente a letra da canção, depois copie e responda as questões em seu caderno.

Tocando Em Frente

Almir Sater


Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
1)    Qual é o título da música?
2)    Quem canta essa música?
3)    Quem é o compositor?
4)    Que mensagem a canção lhe transmitiu e que sentimento ela mais despertou em você?
5)    Leia o verso destacado a seguir e responda.

                        É preciso paz pra poder sorrir

a) (   ) precisamos de paz para sermos felizes.                                              
b) (   ) Não precisamos de paz para sermos                                                                                                 
c) (   ) Precisamos de dinheiro para sermos felizes.

Matemática.
9º A, B e C:
Professora Keila Monteiro

Leia com atenção os problemas abaixo, copie e resolva em seu caderno.

1. O pudim de tapioca é um doce típico do Nordeste brasileiro e simples de fazer. Para um rendimento de 20 porções, a lista e a quantidade de ingredientes é a seguinte:
• 500 g de farinha de tapioca
• 1 vidro de leite de coco
• 2 pacotes de coco ralado
• 1 litro de leite
• 2 xícaras (chá) de açúcar

a) Para um rendimento de 40 porções, qual é a quantidade necessária de:
• farinha de tapioca?
• leite de coco?
• coco ralado?
• açúcar?

b) Se uma pessoa tem 1,5 kg (ou 1 500 g) de farinha de tapioca e quiser aproveitar tudo para fazer o pudim de tapioca, quantas porções ela vai obter?

c) Para ter um rendimento de 10 porções do pudim de tapioca, quantos gramas de farinha
de tapioca serão necessários?

2. Um posto de combustíveis oferece um desconto aos clientes de R$ 1,00 para cada 10 litros abastecidos com gasolina.

Litros
Desconto (em reais)
10
1
20
2
30
3
;
;

a) Relacione o desconto para cada 10 litros até alcançar 100 litros.

b) De quantos reais será o desconto para:
• 40 litros? • 60 litros? • 90 litros?

c) Um desconto de R$ 10,00 corresponde a quantos litros de gasolina?

d) Para 420 litros de gasolina, de quanto será o desconto?


Ciências.
9º A, B e C:
Professora Bruna De Nez
1.    Defina:
·         Elétron:
·         Próton:
·         Nêutron: 

2.    É possível ver o átomo?

3.    Relacione as colunas:
a)      Sólido     (    ) Moléculas fortemente unidas, forma própria e volume constante.
b)      Líquido  (  ) As partículas apresentam intensa movimentação, forma e volume        variável.
c)      Gasoso   (     ) Moléculas tem menor união e maior agitação, forma variável e volume constante.

4.    Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna A:                           
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos  

Coluna B:
(    ) Amassar um papel;
(    ) Fotossíntese realizada pelas plantas;
(    ) Quebrar um copo de vidro;
(    ) Ferver a água;
(    ) Dissolução do açúcar em água;
(    ) Alimento decompondo-se no lixo;
(    ) Congelamento da água;
(    ) Queima do carvão;
(    ) Aquecer uma panela de alumínio;
(    ) Queima de papel;
(    ) Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
(    ) Azedamento do leite;

5.    Qual é a grandeza da onda marcada no ponto azul na figura abaixo?

 



História.
9º A, B e C:
Professor Gilson Rafael
Copiar e responder às questões no caderno.

Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos
         (...)
         Aconselhava às pessoas
         Seguirem Deus verdadeiro.
         Pelos conselhos que dava.
         Ficou cognominado
         Por Antônio Conselheiro. (...)
         Com o tempo, pouco a pouco,
         Milhares de sofredores
         Em busca de seus conselhos
         Tornaram-se seguidores
         Sinceros, obedientes,
         Verdadeiros servidores
         Todos juntos construíram
         Igrejas e mais igrejas.
         Embora com sacrifícios.
         Trabalhos duros pelejas,
         Os templos foram fincados
         Pelas zonas sertanejas.
         Assim seguiu Conselheiro.
         Dando conselhos, pregando
         A seu modo a sua fé,
         Às vezes profetizando –
     Numa estrada perigosa.
     Sem enxergar, foi entrando.
     Vendo aquela multidão
     Cercá-lo com otimismo,
     Cegou-se pela ambição –
     Não viu de frente o abismo,
     Que já se abria a seus pés,
     Na boca do fanatismo.
     Embora continuasse
     Dizendo as suas verdades,
     Entendeu de criticar
     Algumas autoridades,
     Contrariando a política
     Daquelas capacidades (...).
                         Minelvino Francisco Silva.
    Vocabulário:
Cognominado: apelidado.
Peleja: luta com ou sem armas.

Teste seus conhecimentos:

1-O movimento de Canudos, ocorrido no sertão da Bahia está relacionado às:
a)    Injustiças sociais e a miséria dos pequenos agricultores, desprotegidos das políticas oficiais.
b)    Posturas antimonarquistas dos cangaceiros da região.
c)    Andanças, combates e matanças de Lampião, Rei do Cangaço, pela Caatinga.
d)    Aproximações do estado republicano à igreja católica
2- Quem liderou a Guerra de Canudos?
3- Qual foi o período da História que ocorreu a Guerra de Canudos?

                                                                                               Bons estudos!

Geografia.
9º A, e C: Professora Regiane Millor
9º B Professora Lilian Alves
Esse texto apresenta informações sobre o continente Europeu de maneira resumida para ser analisada com atenção.
Registre as informações no seu caderno.

CONTINENTE EUROPEU (EUROPA).

 

A Europa é marcada por uma grande densidade de territórios independentes, fruto das relações históricas de disputas pelo poder.

Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada errônea.
A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com a Rússia, país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu espaço diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito mais países do que o Brasil possui em estados.
A despeito dessa ampla fragmentação, a Europa passa, curiosamente, por um efeito contrário de integração graças à formação e expansão da União Europeia. Esse bloco econômico, além de ser responsável pela utilização do euro na maioria dos seus países-membros, praticamente eliminou as fronteiras entre os seus territórios, apesar de isso ter provocado efeitos de reação em partes da população, que vêm se embebendo cada vez mais de pensamentos xenofóbicos (de aversão a estrangeiros).
A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de habitantes aproximadamente. Demograficamente, o continente caracteriza-se pelos fluxos migratórios internos (graças à existência da União Europeia) e, principalmente, externos, com muitos estrangeiros advindos de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a média de idade na população vem se elevando de forma significativa, graças às baixíssimas taxas de natalidade e mortalidade registradas ao longo dos últimos 20 anos.
Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo predomínio de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na porção setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente.
O clima da Europa predominante é o temperado, com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como nas zonas de maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de clima de montanha).
A hidrografia da Europa é marcada pela presença de alguns importantes rios, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e muitos outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.
Economicamente, a Europa, após o final da Segunda Guerra Mundial, iniciou um processo de recuperação, passando a contar novamente com fortíssimas potências internacionais, com destaque para a Alemanha, o Reino Unido e a França. Além disso, o mais avançado bloco econômico do mundo, a União Europeia, propicia uma maior integração comercial dentro do continente. Apesar disso, essas nações sofreram intensamente com uma forte crise econômica, responsável pelo aumento exponencial das taxas de miséria e desemprego, cujos efeitos ainda podem ser sentidos nos dias atuais.
Apesar das estreitas dimensões territoriais, a Europa é um dos mais importantes continentes do mundo, pois é nela que os valores que atualmente se disseminam pelo mundo via Globalização constituíram-se. Além disso, apesar do fortalecimento nas últimas décadas de Estados Unidos, Japão e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), a Europa configura-se com um dos protagonistas na Geopolítica e Economia internacionais.
O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando
analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica. São estas:
·         Europa Ocidental: é composta pelas nações banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e também por países que possuem relação com o Ocidente.
·         Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e Itália.
·         Europa Centro-Oriental: é composta pelos países que formam a ex-União Soviética e tornaram-se independentes, como Bósnia, Herzegovina, Kosovo,
·          Moldávia, Macedônia do Norte, entre outros.
·         Europa Setentrional: é composta por países que se situam no extremo norte do continente, como os Países Nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia).

MAPA DA EUROPA (Político)

Responda:
1)    Como você classificaria a Europa em relação a situação Econômica Mundial?
2)    Analisando as informações do texto, qual trecho fala sobre a questão demográfica do continente?
3)    Por que a Europa foi dividida em regiões?
4)    O que você conhece em relação a Europa? Pode ser em qualquer aspecto (cultural, econômico, político, social).
5)    Observando o mapa da Europa, existem países com mais de uma fronteira? Se a resposta for afirmativa, cite exemplos.


Inglês.
9º A, B e C:
Teacher Rute
Copie e responda as atividades no caderno.



1- Ounça a música “We are the champions” ( Queen ) no You Tube e
Identificar, completar as palavras no espaço vazio
----------------------------------------------------------
-Calls- Champions- sand- paid-world-few
But- whole- the- mistakes- times- bed-
It – through- taken- before- everything-
Kicked- pleasure.
-----------------------------------------------------------
Letra da música “Were are the campions” (  Queen )

I’ ve -------------------my dues
Time after -----------------------
I’ ve done -----------------------sentence
-------------------commetted no crime
And band----------------------------------
I’ ve made a--------------------------------------
I’ve had my share of----------------------------
--------------------------------in my face
But I’ ve come ----------------------------------

And I need to go on and on and on and on

We are the-----------------my friends
And we are ‘ll keep on fighting till------------- end
We are the champions
We are the champions
No ------------------ for losers
Cause we are the champions
No -------------------- for losers
Cause we are the champions of the-----------
I’ ve -------------------my bows
And my curtain--------------------------
You brought me fame and  foutune
And -----------------------that goes with----------------
I thank you all

But it ‘ been no-----------------------of roses
No-------------------------cruise
I consider it a challenge----------------------
The-----------------human race
And ain’t gonna lose
And need to go on and on and on and on.

Cause we are the champions


Artes.
9º A, B e C:
Professor Ermeno
1)    Criar um desenho e pintar com as cores primarias (Azul, amarelo, vermelho).
2)    Desenhar o mesmo desenho e pintar com cores secundarias (Verde, laranja, roxo).
3)    Desenhar o mesmo desenho e pintar com cores neutras (preto e branco).
4)    Desenhar o mesmo desenho e pintar com cores quentes (Vermelho, amarelo, laranja).
5)    Desenhar o mesmo desenho e pintar com cores fria (Verde, azul, violeta).


Educação Física.
9º A: Professora Celeide – 9º B e C Professora Valéria

Pesquisar e registrar no caderno as informações abaixo sobre o Handebol.
ü  Principais regras do handebol;
ü  desenhar e colocar
ü  medidas da quadra oficial;
ü  regras do goleiro; uniforme;
ü  tipo de bolas;
ü  passes e arremessos.


Projeto de Vida.
9º A: Professora Leila Segantin
9º B e C Professora Maria Lucia
CICLO EVOLUTIVO DE APREDIZAGEM.
A METODOLOGIA DO SEU DESEMPENHO E REFLEXAO
1-    RESPONDA OS QUESTIONAMENTOS;

1)    Quem sou eu?
2)    Quem eu quero ser?
3)    Qual meu papel no mundo?

4)    Quais meus potenciais?

5)    Quais as estratégias para alcançar seus objetivos de vida?

*Lembre-se das nossas falas em sala e recorram caderno do aluno.

Tecnologia.
9º A: Professora Cinthia Ramos
 9º B e C Professora Leila Segantin
Copiar, pesquisar e responder no caderno, colocar data em todas as atividades
Pesquisar sobre letramento digital, fazer um resumo e registrar aqui:
Responder as questões abaixo de acordo com o que você pesquisou:
1) Qual a importância do letramento digital?
2) De que forma o letramento digital pode interferir na vida de uma pessoa?
3) O que é alfabetização e letramento digital?
4) Quando surgiu o letramento digital no Brasil?
5) O que se entende por letramento digital, dê exemplos:
6) Faça abaixo uma ilustração de algum exemplo de letramento digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...