Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em
seu caderno, a partir de 19/05.
Não deixe para depois, porque no dia 01
de junho serão postadas
outras, Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
9º A
e C: Professora Liliana Pontes
(Se você não é dessa sala,
faça a próxima atividade)
Se
você quiser entrar em contato com a professora, clique abaixo.
Os alunos devem produzir um texto
dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Como o corona vírus está impactando a
minha vida e a nossa sociedade.”
Vocês vão escrever sobre as impressões que vocês têm sobre
o tema acima.
• No mínimo
15 linhas;
• Linguagem
formal;
• Lembrem de
criar um título e fazer no mínimo 3 (três) parágrafos;
• Vocês devem
entregar essa produção textual junto com a avaliação AAP.
9º B:
Professora Marta Rodrigues
Se você quiser entrar em
contato com a professora, clique abaixo.
Leia atentamente a letra da canção,
depois copie e responda as questões em seu caderno.
Tocando Em Frente
Almir Sater
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
1) Qual é o título da
música?
2) Quem canta essa música?
3) Quem é o compositor?
4) Que mensagem a canção
lhe transmitiu e que sentimento ela mais despertou em você?
5) Leia o verso destacado
a seguir e responda.
É preciso paz pra poder
sorrir
a)
( ) precisamos de paz para sermos
felizes.
b)
( ) Não precisamos de paz para
sermos
c)
( ) Precisamos de dinheiro para sermos felizes.
Matemática.
9º A,
B e C:
Professora
Keila Monteiro
Leia com atenção os problemas abaixo, copie e resolva em
seu caderno.
1.
O pudim de tapioca é um doce típico do Nordeste brasileiro e simples de fazer.
Para um rendimento de 20 porções, a lista e a quantidade de ingredientes é a
seguinte:
•
500 g de farinha de tapioca
•
1 vidro de leite de coco
•
2 pacotes de coco ralado
•
1 litro de leite
•
2 xícaras (chá) de açúcar
a)
Para um rendimento de 40 porções, qual é a quantidade necessária de:
•
farinha de tapioca?
•
leite de coco?
•
coco ralado?
•
açúcar?
b)
Se uma pessoa tem 1,5 kg (ou 1 500 g) de farinha de tapioca e quiser aproveitar
tudo para fazer o pudim de tapioca, quantas porções ela vai obter?
c)
Para ter um rendimento de 10 porções do pudim de tapioca, quantos gramas de
farinha
de
tapioca serão necessários?
2.
Um posto de combustíveis oferece um desconto aos clientes de R$ 1,00 para cada
10 litros abastecidos com gasolina.
Litros
|
Desconto (em reais)
|
10
|
1
|
20
|
2
|
30
|
3
|
;
|
;
|
a)
Relacione o desconto para cada 10 litros até alcançar 100 litros.
b)
De quantos reais será o desconto para:
•
40 litros? • 60 litros? • 90 litros?
c)
Um desconto de R$ 10,00 corresponde a quantos litros de gasolina?
d) Para
420 litros de gasolina, de quanto será o desconto?
Ciências.
9º A,
B e C:
Professora
Bruna De Nez
1. Defina:
·
Elétron:
·
Próton:
·
Nêutron:
2. É possível ver o átomo?
3. Relacione as colunas:
a)
Sólido ( ) Moléculas fortemente unidas, forma
própria e volume constante.
b)
Líquido ( ) As
partículas apresentam intensa movimentação, forma e volume variável.
c)
Gasoso ( )
Moléculas tem menor união e maior agitação, forma variável e volume constante.
4.
Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:
Coluna
A:
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos
(I) fenômenos físicos
(II) fenômenos químicos
Coluna B:
( ) Amassar um papel;
( ) Fotossíntese realizada pelas plantas;
( ) Quebrar um copo de vidro;
( ) Ferver a água;
( ) Dissolução do açúcar em água;
( ) Alimento decompondo-se no lixo;
( ) Congelamento da água;
( ) Queima do carvão;
( ) Aquecer uma panela de alumínio;
( ) Queima de papel;
( ) Queima de combustíveis no motor dos
automóveis;
( ) Azedamento do leite;
5. Qual é a grandeza da onda
marcada no ponto azul na figura abaixo?
História.
9º A,
B e C:
Professor
Gilson Rafael
Copiar e responder às questões no caderno.
Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos
(...)
Aconselhava
às pessoas
Seguirem
Deus verdadeiro.
Pelos
conselhos que dava.
Ficou
cognominado
Por Antônio
Conselheiro. (...)
Com o tempo,
pouco a pouco,
Milhares de
sofredores
Em busca de
seus conselhos
Tornaram-se
seguidores
Sinceros,
obedientes,
Verdadeiros
servidores
Todos juntos
construíram
Igrejas e
mais igrejas.
Embora com
sacrifícios.
Trabalhos
duros pelejas,
Os templos
foram fincados
Pelas zonas sertanejas.
Assim seguiu
Conselheiro.
Dando
conselhos, pregando
A seu modo a
sua fé,
Às vezes
profetizando –
Numa estrada
perigosa.
Sem enxergar,
foi entrando.
Vendo aquela
multidão
Cercá-lo com
otimismo,
Cegou-se pela
ambição –
Não viu de
frente o abismo,
Que já se abria
a seus pés,
Na boca do
fanatismo.
Embora
continuasse
Dizendo as suas
verdades,
Entendeu de
criticar
Algumas
autoridades,
Contrariando a
política
Daquelas
capacidades (...).
Minelvino Francisco Silva.
Vocabulário:
Cognominado: apelidado.
Peleja: luta com ou sem armas.
Teste seus conhecimentos:
1-O movimento de Canudos, ocorrido no sertão da Bahia está
relacionado às:
a) Injustiças sociais e a miséria dos pequenos agricultores,
desprotegidos das políticas oficiais.
b) Posturas antimonarquistas dos cangaceiros da região.
c) Andanças, combates e matanças de Lampião, Rei do Cangaço,
pela Caatinga.
d) Aproximações do estado republicano à igreja católica
2- Quem liderou a Guerra de Canudos?
3- Qual foi o período da História que ocorreu a Guerra de
Canudos?
Bons estudos!
Geografia.
9º A,
e C: Professora Regiane Millor
9º B
Professora Lilian Alves
Esse
texto apresenta informações sobre o continente Europeu de maneira resumida para
ser analisada com atenção.
Registre
as informações no seu caderno.
CONTINENTE EUROPEU
(EUROPA).
A Europa é
marcada por uma grande densidade de territórios independentes, fruto das
relações históricas de disputas pelo poder.
A Europa é um continente
situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o
oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano
Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico. As sociedades que habitaram esse
continente foram as principais responsáveis pela colonização da maior parte dos
demais territórios do planeta, sendo, por isso, denominado como o “centro do
mundo”, apesar de, em termos cartográficos, essa expressão ser considerada
errônea.
A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também
fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de
países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km². Se não contarmos com
a Rússia, país em que a maior parte do seu território localiza-se na Ásia, seu
espaço diminui para uma área menor que o Brasil, possuindo, no entanto, muito
mais países do que o Brasil possui em estados.
A despeito dessa ampla fragmentação, a Europa passa, curiosamente,
por um efeito contrário de integração graças à formação e expansão da União
Europeia. Esse bloco econômico, além de ser responsável pela utilização do euro
na maioria dos seus países-membros, praticamente eliminou as fronteiras entre
os seus territórios, apesar de isso ter provocado efeitos de reação em partes
da população, que vêm se embebendo cada vez mais de pensamentos xenofóbicos (de
aversão a estrangeiros).
A população europeia, em dados recentes, é de 740 milhões de
habitantes aproximadamente. Demograficamente, o continente caracteriza-se pelos
fluxos migratórios internos (graças à existência da União Europeia) e,
principalmente, externos, com muitos estrangeiros advindos de países
subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Por outro lado, a média de idade na
população vem se elevando de forma significativa, graças às baixíssimas taxas
de natalidade e mortalidade registradas ao longo dos últimos 20 anos.
Quanto aos aspectos físicos, a Europa é caracterizada pelo
predomínio de baixas altitudes, com exceção apenas dos Alpes Escandinavos na
porção setentrional, do Cáucaso, a sudeste; dos Alpes e algumas regiões nos
Bálcãs e na Península Ibérica, na porção meridional do continente.
O clima da Europa
predominante é o temperado,
com variações entre as regiões litorâneas e continentais, bem como nas zonas de
maiores altitudes. Os outros tipos climáticos são o mediterrâneo, o polar e o alpino (também chamado de
clima de montanha).
A hidrografia da Europa é marcada pela presença de alguns
importantes rios, como o Danúbio, o Reno, o Volga, o Sena, o Elba, o Tejo e
muitos outros. Os tipos de vegetação existentes são a Tundra, a Floresta
Boreal, a Floresta Temperada, as Estepes e as Vegetações Mediterrâneas.
Economicamente, a Europa, após o final da Segunda Guerra Mundial,
iniciou um processo de recuperação, passando a contar novamente com fortíssimas
potências internacionais, com destaque para a Alemanha, o Reino Unido e a
França. Além disso, o mais avançado bloco econômico do mundo, a União Europeia,
propicia uma maior integração comercial dentro do continente. Apesar disso,
essas nações sofreram intensamente com uma forte crise econômica, responsável
pelo aumento exponencial das taxas de miséria e desemprego, cujos efeitos ainda
podem ser sentidos nos dias atuais.
Apesar das estreitas dimensões territoriais, a Europa é um dos mais
importantes continentes do mundo, pois é nela que os valores que atualmente se
disseminam pelo mundo via Globalização constituíram-se. Além disso, apesar do
fortalecimento nas últimas décadas de Estados Unidos, Japão e dos BRICS
(Brasil, Rússia, Índia e China), a Europa configura-se com um dos protagonistas
na Geopolítica e Economia internacionais.
O continente europeu possui
características bastante heterogêneas quando
analisado todo o seu
território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas
classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas
segundo critérios de ordem
espacial e econômica. São estas:
·
Europa Ocidental: é composta pelas nações
banhadas pelo Oceano Atlântico, como Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido, e
também por países que possuem relação com o Ocidente.
·
Europa Meridional: é composta por nações banhadas pelo Mar
Mediterrâneo situadas na Península Ibérica, como Espanha, Andorra, Grécia e
Itália.
·
Europa Centro-Oriental: é composta pelos
países que formam a ex-União Soviética e tornaram-se
independentes, como Bósnia, Herzegovina, Kosovo,
·
Moldávia, Macedônia do Norte, entre outros.
·
Europa Setentrional: é composta por países que se situam
no extremo norte do continente, como os Países Nórdicos (Noruega, Dinamarca,
Suécia, Finlândia e Islândia).
MAPA DA EUROPA
(Político)
Responda:
1) Como você classificaria a Europa em relação a situação
Econômica Mundial?
2) Analisando as informações do texto, qual trecho fala sobre
a questão demográfica do continente?
3) Por que a Europa foi dividida em regiões?
4) O que você conhece em relação a Europa? Pode ser em
qualquer aspecto (cultural, econômico, político, social).
5) Observando o mapa da Europa, existem países com mais de uma
fronteira? Se a resposta for afirmativa, cite exemplos.
Inglês.
9º
A, B e C:
Teacher
Rute
Copie e responda as
atividades no caderno.
1- Ounça a música “We are the champions” ( Queen ) no You Tube e
Identificar, completar as
palavras no espaço vazio
----------------------------------------------------------
-Calls- Champions- sand- paid-world-few
But- whole- the- mistakes- times- bed-
It – through- taken- before- everything-
Kicked- pleasure.
-----------------------------------------------------------
Letra da música “Were are the campions” ( Queen )
I’ ve -------------------my dues
Time after -----------------------
I’ ve done -----------------------sentence
-------------------commetted no crime
And band----------------------------------
I’ ve made a--------------------------------------
I’ve had my share of----------------------------
--------------------------------in my face
But I’ ve come ----------------------------------
And I need to go on and on and on and on
We are the-----------------my friends
And we are ‘ll keep on fighting till------------- end
We are the champions
We are the champions
No ------------------ for losers
Cause we are the champions
No -------------------- for losers
Cause we are the champions of the-----------
I’ ve -------------------my bows
And my curtain--------------------------
You brought me fame and foutune
And -----------------------that goes with----------------
I thank you all
But it ‘ been no-----------------------of roses
No-------------------------cruise
I consider it a challenge----------------------
The-----------------human race
And ain’t gonna lose
And need to go on and on and on and on.
Cause we are the champions
Artes.
9º
A, B e C:
Professor
Ermeno
1) Criar
um desenho e pintar com as cores primarias (Azul, amarelo, vermelho).
2) Desenhar
o mesmo desenho e pintar com cores secundarias (Verde, laranja, roxo).
3) Desenhar
o mesmo desenho e pintar com cores neutras (preto e branco).
4) Desenhar
o mesmo desenho e pintar com cores quentes (Vermelho, amarelo, laranja).
5) Desenhar
o mesmo desenho e pintar com cores fria (Verde, azul, violeta).
Educação Física.
9º A:
Professora Celeide – 9º B e C Professora Valéria
Pesquisar e registrar no
caderno as informações abaixo sobre o Handebol.
ü Principais
regras do handebol;
ü desenhar
e colocar
ü medidas
da quadra oficial;
ü regras
do goleiro; uniforme;
ü tipo
de bolas;
ü passes
e arremessos.
Projeto de Vida.
9º A:
Professora Leila Segantin
9º B
e C Professora Maria Lucia
CICLO EVOLUTIVO DE
APREDIZAGEM.
A METODOLOGIA DO SEU
DESEMPENHO E REFLEXAO
1-
RESPONDA OS
QUESTIONAMENTOS;
1)
Quem sou eu?
2)
Quem
eu quero ser?
3)
Qual meu papel no mundo?
4)
Quais meus potenciais?
5)
Quais as estratégias para alcançar seus objetivos de vida?
*Lembre-se das nossas falas em sala e recorram caderno
do aluno.
Tecnologia.
9º A:
Professora Cinthia Ramos
9º B e C Professora Leila Segantin
Copiar, pesquisar e
responder no caderno, colocar data em todas as atividades
Pesquisar sobre
letramento digital, fazer um resumo e registrar aqui:
Responder as questões
abaixo de acordo com o que você pesquisou:
1) Qual a importância do
letramento digital?
2) De que forma o
letramento digital pode interferir na vida de uma pessoa?
3) O que é alfabetização
e letramento digital?
4) Quando surgiu o
letramento digital no Brasil?
5) O que se entende por
letramento digital, dê exemplos:
6) Faça abaixo uma
ilustração de algum exemplo de letramento digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário