Procure aqui a sua atividade

domingo, 3 de maio de 2020

1º EM (Primeiro Ensino Médio) - Atividade 2 (A partir de 04/05)


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras. 

Fiquem Atentos!




LÍNGUA PORTUGUESA 1º A,B,C,D e E  PROFESSORA TEREZINHA  E  1º F PROFESSORA GEANE

Se você quiser falar com a professora Geane pelo Messenger, acesse o LInk:

Acesse o link do conto “Por um pé  de feijão” de Antônio Torres, seguindo as orientações abaixo:

Texto: leitura

Questões: copiar e responder em seu caderno

1)Resuma, em um pequeno parágrafo, o enredo do conto.

2)O que aconteceu ao pé de feijão?

3)Que elementos do texto indicam certo tom de revolta por parte do narrador?

4)Explique o significado da expressão: “Deus põe e o diabo dispõe.”

5)Leia o seguinte trecho:
“Ela disse que assim eu ia perder o ano e eu lhe disse que foi assim que ganhei um ano.”
a) O que a professora quis dizer ao afirmar que ele perderia o ano?
b) O que ele quis dizer à professora ao afirmar que assim ele ganharia o ano?
c) Para o narrador, a escola tem um papel primário ou secundário? Por quê?

6)Assinale a alternativa correta:
No conto “Por um pé  de feijão “ o narrador expressa sua opinião sobre a lavoura em:
      (A) “Para quem vem da Rua, há uma ladeira muito comprida e só no fim começa a cerca que separa o nosso pasto da entrada.” 
      (B) “Toda plantação parecia nós compreender, parecia compartilhar de um destino comum, feito gente.”
      (C) “ É nós todos acordávamos cantando, muito antes do sol raiar, passávamos o dia trabalhando e cantando [...]”
      (D) “ Sentado em seu barco de sempre, meu pai era um mudo. Isso nos atormentava um bocado.”
      (E) “ Em seu lugar, o que havia era uma nuvem preta, subindo do chão para o céu [...]”

7)Em sua opinião, que lição de vida contém esse texto?

8)Essa história começou com uma situação tranquila, sem imprevistos. De repente, um fato surpreendente fez tudo mudar, criando um conflito para as personagens. Na vida cotidiana isso também acontece? Você já viveu situação semelhante? Justifique sua resposta.



 MATEMÁTICA -  1º A e B PROFESSOR ROBERTO SANTOS /1º C,D,E  PROFESSORA CLÉLIA / 1º F PROFESSORA LEILA

Atividade I:  Faça a leitura das informações abaixo
           
O que é COVID-19?

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
•          Tosse
•          Febre
•          Coriza
•          Dor de garganta
•          Dificuldade para respirar

Como é transmitido

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
•          Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
•          Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
•          Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
•          Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
•          Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
•          Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
•          Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
•          Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
•          Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
•          Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
•          Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
•          Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
•          Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Acesse o link  abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço  do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade  


 Registre a atividade com perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para posterior correção e registro.
     1)    De  acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04, quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
  
       2)    De acordo com o texto um percentual dos pacientes são  assintomáticos, uns apresentam sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um quadro mais grave da doença.

a)    Adotando esses percentuais em 21/04 quantas pessoas  no Brasil possivelmente são assintomáticas?
b)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?

        3)    Observando a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. 
Quantas pessoas possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e nordeste?
  
        4)    Observando os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número de pessoas contagiadas pela doença?


        5)    Observando o gráfico que nos trás informações sobre o contágio por região,  responda:
        a)    Qual a região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
        b)    Qual a região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
        c)    Qual a diferença dos percentuais entre as duas regiões?
       d)    Somando todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%? Justifique.


        6)    Observando o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:

( Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a 1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)

a)    Qual dia registrou o maior número de novos casos?
b)    Quantos casos foram registrados nesse dia?


          7)    Observando o gráfico que trás os Casos por semana epidemiológica, responda:
a)    Em qual semana houve o maior índice de casos?
b)    Qual o valor aproximado de casos?
c)    Qual o valor aproximado de óbitos?

       8)    Observando a tabela  o número de casos por estados, qual o  número total de casos foram registrados no Brasil?

        9)    Observando todas  as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?

       10) Dentre as orientações do ministério da saúde como se proteger do contagio, qual você e sua família têm adotado?



HISTÓRIA - 1º A, B,C,D e E  PROFESSOR   ILLíDIO
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Leia o Texto, depois copie e responda as questões em seu caderno.

MESOPOTÂMIA
A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios”, ou seja, nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios: Tigre Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. A Mesopotâmia é localizada no atual Iraque. Vários povos se estabeleceram nesta região e aproveitaram as águas destes rios para irrigar a terra e praticar a agricultura. Muitas cidades coram construídas, bem como reinos (unidades políticas governadas por um rei) e impérios (na antiguidade era um conjunto de cidades ou regiões subordinadas ao governante da cidade mais poderosa) que deixaram contribuições importantes para a humanidade. Mesopotâmia equivale ao atual Iraque. Dentre estes povos estavam os sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.
            SUMÉRIOS – Há cerca de 6 mil anos fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk e Lagash, para se defender construíram muralhas altas com vários quilômetros e com muitas torres. Outra construção que se destacou entre as cidades sumérias era o zigurates, monumento religioso em forma de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao topo. IRÂMIDE
            Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3000 a.C., mas novos achados arqueológicos indicam que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta. Ela pode ter sido inventada na Suméria, Egito, Índia e China, como indicam os vestígios lá encontrados.
            Na Suméria a escrita era desenvolvida em tabuinhas feitas de argila úmida, que depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam em formas de cunha. Por isso, essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
            ACÁDIOS – As cidades sumerianas foram perdendo sua força, o que facilitou a invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e, assim, constituiu-se o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da região; as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma única autoridade. Esse império, entretanto, durou pouco tempo.
            AMORITAS – Por volta de 1900 a.C., os amoritas, povo semita (grupo descendente de Sem, filho de Noé) vindos do deserto da Arábia, se estabeleceram no centro-sul da Mesopotâmia, onde construíram um poderosos império, conhecido como o Primeiro Império Babilônico, no qual se destacou Hamurabi (1792-1750 a.C.) que fez a sua obra célebre, um código de leis que influenciou e ainda influencia o mundo atual: o Código de Hamurabi. Algumas determinações deste código: *Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.  **Se um construtor fizer uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será morto.
            ASSÍRIOS – Se estabeleceram no norte da Mesopotâmia. Era um povo que desenvolveu tática  e armas de guerra eficiente e organizaram um exército poderoso com carro de combate. Com isso, formaram um grande império que abrangia terra da Mesopotâmia, Síria, Fenícia, Palestina e Egito. O que tornou mais conhecidos os Assírios foi o uso da crueldade contra seus adversários. Era comum cortarem os dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. O uso da crueldade era para desencorajar a resistência e abalar a moral do inimigo. Apesar disso, os povos dominados pelos assírios se rebelavam com frequência. O Império Assírios desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia), aliados dos medos (originários do planalto do Irã), conseguiram ocupar Nínive, a capital assíria.
            CALDEUS (NOVOS BABILÔNICOS) - Construíram o Novo Império Babilônico, cujo rei principal foi Nabucodonosor que arrasou Jerusalém (586 a.C.) e levou os judeus para o cativeiro da Babilônia. Com as riquezas dos povos conquistados, este rei reconstruiu a antiga Babilônia que voltou a ser o principal centro cultural, político e econômico da Mesopotâmia. Uma das principais construções deste rei foram os Jardins Suspensos da Babilônia. Este império foi abalado por revoltas internas. Isso enfraqueceu o império e abriu caminho para os persas, chefiados por Ciro, o Grande, o conquistassem em 539 a.C.
            SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes, escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e escravos.  O rei residia no palácio (uma grandiosa construção). Os militares eram treinados para manter o domínio do rei sobre a população, defender o reino e realizar novas conquistas. O poder político era privilégio dos homens e passava de pai pra filho; as mulheres nunca chegavam ao poder. (Faça em seu caderno a pirâmide social da Mesopotâmia).
            ECONOMIA: o campo e a cidade – Os povos da Mesopotâmia se dedicavam à agricultura, pecuária e artesanato. As extraordinárias peças encontradas em sítios arqueológicos do Iraque, demonstra que na Mesopotâmia, havia um grande número de artesões especializados: tecelões, carpinteiros, ferreiros, joalheiros, entre outros. Parte da riqueza que circulava na Mesopotâmia era entregue ao rei na forma de impostos e ao sacerdote, na forma de oferenda ao templo.
            RELIGIÃO E MITOLOGIA – Os Mesopotâmicos eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Cada cidade tinha sua divindade. O principal deus dos babilônicos era Marduk. Assur era o senhor da guerra e o mais cultuado entre os Assírios. Enki era o senhor das águas doces. ////  Os Mesopotâmicos também acreditavam em mitos (é uma história baseada em fatos reais ou inventados que explicam a origem do mundo, humanidade e os fenômenos naturais)

Copie e responda as questões em seu caderno

1)O que significa Mesopotâmia?

2) Dois importantes rios que marcam a localização da Mesopotamia?

3) Onde se localiza na atualidade a mesopotâmia?

4) Principais povos da Mesopotâmia?

5) Como era a religiosidade da Mesopotâmia?

6) Importante rei da Babilônia?

7) Livro sagrado para os Cristãos e Judeus que relata sobre a Mesopotâmia?

8) Grupo que desenvolveu a arte de guerrear?

9) Qual a capital da Assíria?

10) No que se predominava a economia da Mesopotâmia?

11) Qual era o nome do templo religioso da Mesopotâmia que tinha formato de Pirâmide?


HISTÓRIA - 1º F PROFESSOR   GILSON RAFAEL

Leia o Texto, depois copie e responda as questões em seu caderno.

Clique na imagem para ampliar





GEOGRAFIA - 1º A, B,C,D e E PROFESSORA CÍNTIA RAMOS E 1º F PROFESSOR ORLANDO

*Copiar e responder as questões no caderno, o texto é somente para leitura
O Coronavírus na Ótica da Geografia  - by Saberes Geográficos em Rede-   abril 15, 2020
Este artigo traz uma análise global do contágio do novo coronavírus fazendo uma relação com a ciência Geográfica. Já que a Geografia estuda os movimentos populacionais, processo de urbanização, cultura e economia , temas que podemos relacionar para entender a pandemia da covid-19.
O surgimento do Coronavírus
A COVID – 19 surge na china central na cidade de Wuhan, que tem uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Ela vai aparecer ainda em dezembro de 2019 a partir do consumo de carne de animal contaminado. É interessante notar que essa doença começa a se proliferar de uma forma muito rápida, porque a prefeitura de Wuhan demora a tomar iniciativa de bloqueio e confinamento social, ou distanciamento social como está acontecendo no Brasil.
Isso pode ser considerado um grande erro, porque o coronavírus pode ser transmitido mesmo se o indivíduo não apresenta sintoma. Os chamados assintomáticos. A incubação demora 14 dias e mesmo durante a incubação, sem que a pessoa manifeste sintomas, a doença acaba se espalhando.
Em pouco tempo Wuhan foi completamente tomada pela COVID-19. Em janeiro de 2020 a doença se alastra da Ásia em direção à Europa, atingindo o primeiro país europeu, que foi a França.
Como a Geografia analisa o Coronavírus ?
Isso aconteceu rapidamente devido a dinâmica da globalização. Os voos internacionais, as trocas comerciais por vias marítimas e terrestres aceleraram a disseminação do vírus pelo mundo. No dia onze de março de 2020 a Organização Mundial da saúde (que já estava acompanhando essa epidemia), elevou o nível de emergência mundial do coronavírus de epidemia para pandemia.
A diferença entre os dois conceitos é que a epidemia a nível municipal, é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades registram muitos casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano (2020), vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue. Já a pandemia é quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta.
Em 2009, a Gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. E em 11 de março de 2020 a COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.
Impactos na economia
O banco mundial fez um estudo sobre o impacto desses eventos pandêmicos à conclusão que uma pandemia como essa do coronavírus pode significar uma retração de 5 por cento da economia global.
A China também sente o impacto do novo coronavírus, por se tratar de um país mega produtor industrial e depender de importação de matérias-primas para sua produção. Durante o enfrentamento ela importou menos matéria-prima inclusive do Brasil.
A experiência mais otimista de outros países
Outros países tiveram uma experiência mais otimista com maior  controle da situação, como por exemplo a Coréia do Sul, que implementou medidas de quarentena e testes em massa, o que resultou em uma letalidade muito baixa (0.8%) se comparada a China que chega a 14,8% em pacientes acima de 80 anos.
A Pirâmide Etária e a atuação do Coronavírus
Já a Itália apresenta um índice de letalidade considerado também alto (7%). Mas aqui é importante observar que a pirâmide etária pode ter uma atuação diferente do Coronavírus. A Itália possui uma população idosa muito numerosa, somado ao fato de que os governos não agiram como a Coréia do Sul, o que resultou em números alarmantes de mortes de pacientes contaminados, e colapso dos sistemas de saúde.
Já o Brasil se encontra em outra fase da transição demográfica, quanto a mortalidade e a natalidade estão baixas, resultando em uma população adulta numerosa, e crescente número de população idosa.
Ao contrário dos países da Europa Ocidental que já concluíram a transição demográfica.
Perspectivas Futuras e o Distanciamento Social
Organização mundial da saúde em pronunciamento oficial, (11/04/2020) informou que o número de novos casos diários na Europa está desacelerando e a Espanha nesse mesmo dia registrou o menor número de mortes em 17 dias. O diretor-geral da OMS disse que o ritmo de contágio tem diminuído principalmente entre os países mais afetados como Espanha, Itália, Alemanha e França. Com a redução da sobrecarga em hospitais o governo autorizou a reabertura de fábricas e construções, mas afirmou que o distanciamento social ainda é essencial.
Na Itália as medidas de contenção foram estendidas até dia treze de maio. No Reino Unido, o ministro da saúde britânico afirmou que foi grande o número de mortes, mas segundo previsão do chefe do serviço público de saúde, a curva de novos casos diários deve começar a achatar nos próximos dias.
Especialistas afirmam que não tem como “segurar” a contaminação, visto que ainda não existe uma vacina para o novo coronavírus, mas as medidas de distanciamento social podem sim, contribuir para o achatamento da curva de contágio,evitando o colapso dos sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Espera-se que com essas medidas as pessoas se contaminem de maneira gradual, enquanto o sistema vai absorvendo os pacientes e liberando os leitos para novos contaminados. Nesse sentido a única saída é continuar ficando em casa, melhorar medidas de higiene, alimentação e saúde no geral, evitando aglomerações o máximo de tempo possível.

Questões
1- O que é Coronavírus?
2- Segundo o texto acima, que tipo de doença e causada pelo Coronavírus?
3- Como que é a transmissão do Coronavírus?
4- Segundo o texto, que lugar teria sido propragador da epidemia do novo Coronavírus?
5- Qual a diferença de epidemia e pandemia?
6- Na sua opinião qual será o impacto socioeconômico da quarentena?
7- Quais são os paises mais afetados pelo vírus?
8- Segundo o texto, até o momento, qual é o tratamento para o novo Coronavírus?
9- Quais são os sintomas graves do novo Coronavírus?E como se prevenir?
10- Qual impacto o Coronavírus teve em sua vida?


LÍNGUA INGLESA - 1º A, B,C,D e E PROFESSOR   EDSON
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Hello!
Acho que você deve estar meio (ou bastante) entediado (a) esses dias, né... Cada notícia ruim!! Nossa!! O destaque, sem dúvidas, tem sido COVID-19.
Óbvio que estar informado é fundamental. Óbvio que queremos o fim de tudo isso o quanto antes.
Nessa atividade de “volta às aulas”, proponho que ative positivamente suas energias. Para isso, vamos começar com essa reflexão.
Here we go!
Atividade 1
Solidariedade tem aparecido pelo Brasil
Moradores de condomínios têm se disponibilizado a ajudar vizinhos idosos ou de outros grupos de risco indo ao supermercado ou à farmácia, por exemplo. Bilhetinhos em elevadores ou no hall de prédios têm os nomes e contatos daqueles que estão dispostos a ajudar. Que bom que a solidariedade e a empatia aparecem em tempos difíceis...


Conforme vemos acima, por incrível que pareça, para tudo tem um lado positivo.
E você? O que tem feito esses dias para aliviar suas tensões, medos, ansiedade... relacionados ao momento que vivemos?
  
    ü  Sua resposta pode ser em português ou inglês;
    ü  Escreva na estrutura que preferir (em tópicos, dissertativo-argumentativo, entre outros).

LÍNGUA INGLESA - 1º F PROFESSORA   KELLY MARQUES

    Copie e responda as questões

1.Relacione a preposição ao seu significado em português:

a.about                                    (    )  acima de  
b.above                                    (    ) sobre, a cerca de              
c.after                                      (    ) em, ( com the) , no,na, à, às  
d.across                                   (    ) depois de     
e.against                                  (    ) atrás de  
f.among                                   (    ) antes de  
g.around                                  (    ) ao longo de   
h.along                                     (    ) em volta de / à  
i.at                                           (    ) contra    
j.before                                     (    ) entre ( vários)  
k.behind                                    (    ) através de , de um lado ao outro   
l.beside                                     (    ) com   
m.between                                (    ) dentro de   
n.but                                         (    ) em/no/na/de     
o.during                                     (   ) ao lado de 
p.from                                       (    ) perto de  
q.for                                          (    ) em ( para ) dentro de    
r.in                                            (    ) de ( posse)  
s.inside                                      (    ) de ( origem)     
t.into                                         (    ) fora, para fora de   
u.near                                       (    ) desde    
v.of                                           (    ) debaixo de , sob  
w.off                                         (    ) durante  
x.since                                      (    ) a não ser, exceto   
y.under                                     (    ) entre ( dois)  
z.with                                       (    ) por , para, (há, faz(tempo). 

                                               
2.Complete as orações abaixo com as preposições adequadas:
a.We know much more ____________ genetics now.
b.She was walking ____________ the beach.
c.That happened ____________ the war.
d.Peter is ____________kids who are like him.
e.Look ____________ you and you’ll see.
f.There are many stars ____________our galaxy.
g.You can meet people____________other countries.
h.The answers to life´s questions lie ____________ you.
i. ____________ the internet, the world is yours.

3.  Escreva as preposições encontradas  nos textos em seu caderno:


Lifє is ηøŧ αbøuŧ wαiŧiηg før ŧЋє sŧørм ŧø ραss , iŧ´s αbøuŧ łєαrηiηg ŧø  dαηcє iη ŧЋє rαiη.”



ARTE - 1º A, B,C,D e E PROFESSOR  ERMENO
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Copie e responda em seu caderno as questões a seguir:
1) Linha é um simples deslizar de um lápis no papel , as linhas podem ser:
a) ( ) reta , curva e triângulo
b) ( ) reta , curva e ponto
c) ( ) reta , curva , quebrada , ondulada e mista
d) ( ) nenhuma das alternativas

2) Perspectiva é :
a) ( ) arte que nos ensina a representar graficamente os objetos que nos apresenta a vista
b) ( ) arte que nos ensina a linha do horizonte
c) ( ) arte que nos ensina a linha da vida
d) ( ) arte que nos ensina a linha em círculo

3) Uma linha é considerada mista quando :
a) ( ) varia a sequência de movimento
b) ( ) conjunto de infinitos pontos consecutivos
c) ( ) um ponto que vária a direção
d) ( ) uma linha e formada pela mistura de linhas sinuosas ou poligonais

4) Estilizar uma figura é :
a) ( ) simplificá-la   o máximo que ela não perca sua característica
b) ( ) complicá-la ao máximo que ela perca sua característica
c) ( ) simplificá-la para que perca sua característica
d) ( ) nenhuma das alternativas

5) Polígono é :
a) ( ) formada por linhas poligonais
b) ( ) e a parte do plano limitada por uma linha poligonal fechada
c) ( ) a figura mais utilizada na geometria
d) ( ) todas alternativas estão corretas

6) Os polígonos podem ser :
a) ( ) regular e irregular
b) ( ) somente irregular
c) ( ) somente regular
d) ( ) não existe polígono regular e irregular

7) O polígono que apresenta seis lados e chamado de :
a) ( ) eneágono
b) ( ) hexágono
c) ( ) triângulo
d) ( ) decágono

8) Um polígono para ser regular apresenta :
a) ( ) lados diferente e ângulos diferentes
b) ( ) lados iguais e ângulos iguais
c) ( ) lados iguais e ângulos diferentes
d) ( ) lados diferente e ângulos iguais

9) Pentágono e um polígono que apresenta :
a) ( ) 3 lados
b) ( ) 4 lados
c) ( ) 5 lados
d) ( ) 6 lados

10) A técnica da pintura mais utilizada pelos artistas devido sua durabilidade é :
a) ( ) Guache
b) ( ) aquarela
c) ( ) carvão
d) ( ) óleo



ARTE - 1º F PROFESSOR MÁRCIO
Leia os textos nas imagens abaixo e realize a proposta do último slide.
Clique na imagem para ampliar.


























EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º A, B,C,D e E PROFESSOR  PEDRO LOPES

Tema: Basquetebol
Copiar e responder as questões a seguir:

  1. Quando e onde o basquete foi criado? Por quê?
  2. Quando chegou no Brasil?
  3. Qual foi o maior jogador de basquete brasileiro?  E do mundo?
  4. O Brasil já foi campeão mundial? Quando?  
5.    Quais são os principais campeonatos de basquete?  
6.    Existe algum jogador brasileiro que joga na NBA? Quais?  
  1. Quando ocorreu o último campeonato mundial de basquete e quem se sagrou campeão?  
  2. Cite pelo menos 3 regras antigas e 3 atuais do basquete.  
  3. Quanto tempo dura um jogo de basquete, e como é dividido?  
  4. Quais são as posições dos jogadores?  


BIOLOGIA - 1º A, B,C,D e E PROFESSORA MARCIA CARLOS E 1º F PROFESSOR ROGÉRIO CARLOS
Alunos, essa atividade é complementar ao assunto que estavamos vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi pedida anteriormente sobre os “Os biomas brasileiros”.

Copiar e responder as questões a seguir:

1) Coloque os nomes dos Biomas de acordo com o mapa:







1 – ___________________________________________
2 – ___________________________________________
3 – ___________________________________________
4 – ___________________________________________
5 – ___________________________________________
6 – ___________________________________________
7 – ___________________________________________
8 - Transição Amazônia – Caatinga._________________
9 - Transição Amazônia – Cerrado.__________________
10- Transição Cerrado - Caatinga .__________________

2) Na Floresta Amazônica existem muitas espécies, como a palmeira-do-açaí, bromélias, macacos, araras que vivem num ambiente com muita umidade, com muito sol em alguns locais e sombra em outros, permitindo a presença de muitos fungos também.
Nesse texto NÃO são exemplos de fatores bióticos:
a) Palmeira-do-açaí e bromélias.
b) Macacos e araras.
c) Palmeira-do-açaí, bromélias, macacos e araras.
d) Onça pintada, jacaré, fungos
e) Umidade e sol

3) “Na natureza, os seres vivos relacionam-se das mais diferentes formas, inclusive por meio da alimentação…”. A relação apresentada pelos seres vivos por meio da alimentação pode ser esquematizada em uma única sequência linear de seres. Essa sequência, na ecologia, recebe o nome de:

a) Biótipo.
b) Cadeia energética.
c) Rede energética.
d) Cadeia alimentar.
e) Teia alimentar.

4) No estudo de uma cadeia alimentar, são exemplos que correspondem ao primeiro nível dessa cadeia:

a) Alface e algas.
b) Alface e cogumelos.
c) Cogumelos e algas.
d) Algas e roedores.
e) Roedores e ruminantes.

5) O conjunto de seres de mesma espécie, contemporâneos, e que ocupa uma mesma área de tal forma a apresentar possibilidades de estabelecer relações entre si pode ser denominado como:
a ) Ecossistema.
b) População.
c) Comunidade.
d) Bioma.
e) Biótopo.

6) Qual das alternativas abaixo apresenta apenas exemplos de seres vivos produtores?
a) Samambaia, musgo e ameba.
b) Samambaia, musgo e orquídea.
c) Ameba, cogumelo e musgo.
d) Cogumelo, musgo e orquídea.
e) Ameba, cogumelo e orquídea.
7) Os [___________] fazem parte das cadeias alimentares. Eles se alimentam da matéria orgânica de outros seres vivos, fazendo com que os nutrientes sejam disponibilizados no ambiente. O termo que preenche corretamente a lacuna é:
a) Produtores
b) Decompositores
c) Consumidores primários
d) Consumidores secundários
e) Carnívoros
8) Uma cadeia alimentar é composta por:
I. Produtores                 II. Consumidores                            III. Decompositores
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
9) Qual o papel desempenhado pelas plantas numa cadeia alimentar?
a) Produtores.
b) Consumidores.
c) Decompositores.
d) Carnívoros.
e) Herbívoros.



10) A figura a seguir mostra uma teia alimentar envolvendo seres vivos que convivem em uma fazenda. De acordo com as informações desta teia, os seres produtores são:


A) Galinha e vaca.
B) Os seres humanos.
C) Raposa e gato.
D) Capim e milho.


FÍSICA - 1º A, B,C,D e E PROFESSOR ROBERTO TANABE   E 1º F PROFESSOR JOÃO
Copiar e responder as questões a seguir:

01. Se eu andei por 2 horas, quantod minutos eu levei andando?

02. Horas é uma boa medida de unidade de distância?

03. Se uma pessoa gasta 180 segundos para fazer uma tarefa, quantos minutos ela gastou ?

04. Se alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho, quantos segundos ela tem para chegar ao seu destino ?

05. E se a pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos teria ?


06.  Duas grandezas físicas são:

a) (     ) Metros e Horas

b) (     ) Distância e Tempo

c)  (     ) Luz e Som

07.  Um dia pode ser expresso em unidade de medida assim:

a) (     ) 30 min

b) (     ) 24 m

c) (     ) 24 h




QUÍMICA -  1º A, B,C,D e E PROFESSOR CLAYTON
                           (Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)                             
Olá galera, espero que todos estejam bem!!! Está atividade vocês terão que assistir a aula gravada  pra melhor compreensão.


Se inscreva no canal “Professor Claytão” vídeo aula chamada Estrutura da Matéria

Copiar e responder as questões a seguir:

1)

2) Considere uma subatância cuja fórmula é H3PO4. Essa substância é composta por:
a) 2 elementos                    c) 8 elementos
b) 3 elementos                    d) 4 elementos

3) Considere o sistema e responda às questões.



a) Quantos átomos estão representados no sistema?
b) Quantos elementos (isolados ou combinados) há no sistema? 
c) Quantas moléculas estão representadas no sistema em questão?
d) Quantas substâncias se encontram nesse mesmo sistema?

4) A coluna da esquerda contém exemplos de sistemas e a da direita apresenta a classificação dos mesmos.
1. Elemento químico                                          ( ) fluoreto de sódio (NaF)
2. Substância simples                                        (  ) gás oxigênio (O2)  
3. Substância composta                                     (  ) água do mar filtrada
4. Mistura homogênea                                        (  ) limonada com gelo
5. Mistura heterogênea

A alternativa que contém a seqüência correta dos números da coluna da direita é:
a) 3 – 2 – 4 – 5                      d) 2 – 3 – 5 – 4
b) 3 – 2 – 5 – 4                      e) 1 – 2 – 3 – 4
c)   2 – 1 – 4 – 5

QUÍMICA -  1º F PROFESSOR JOÃO

Copiar e responder as questões a seguir:
01. O ar que respiramos, livre de agentes poluentes, é formado por:
a) um único elemento químico
b) uma única substância pura simples
c) uma mistura heterogênea de gases
d) uma única substância pura composta
e) uma mistura homogênea de gases

02. Dadas as seguintes características de um sistema:
 I. formado por um só tipo de átomo
II. apresenta Pontos de Fusão e Ebulição constantes
III.unifásico, incolor e inodoro
IV. resiste a processos comuns de fracionamento

São critérios de uma substância pura:

a) I  e  II e  IV            b) II  e  IV           c) I,  II  e  IV              d) II,  III               e) I  e  IV

03. Considere os seguintes materiais:

 I. ar atmosférico                                    III.solução de hidróxido de sódio
II. água destilada                                    IV. cloreto de sódio
As amostras que representam misturas de substâncias são:

a) I e II               b) I e III                   c) II e III               d) II e IV                    e) III e IV

04. Quais das propriedades abaixo são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

a) cor e densidade                       b) cor e dureza                c) ponto de fusão e densidade
d) cor e ponto de fusão               e) densidade e dureza
05. Ar, ozônio, concreto e água podem ser classificados respectivamente como:
a) mistura homogênea, substância composta, mistura heterogênea, substância simples
b) mistura homogênea, substância simples, mistura heterogênea, substância composta
c) mistura heterogênea, substância simples, mistura homogênea, substância composta
d) substância simples, substância composta, mistura homogênea, mistura heterogênea
e) substância composta, substância simples, mistura heterogênea, mistura homogênea

06. Uma mistura de açúcar, areia e sal de cozinha é tratada com água em excesso. Quantas fases existirão no sistema final resultante?

a) 5                             b) 4                          c) 3                          d) 2                         e) 1

07. Todas as “águas” com as denominações abaixo podem exemplificar soluções de sólidos em um líquido, exceto:
a) água potável        b) água destilada      c) água dura    d) água mineral     e) água do mar

08. A melhor maneira de se separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é:

a) filtrar e destilar                       b) destilar e filtrar                   c) decantar e filtrar
d) filtrar e decantar                     e) destilar e decantar

09. Para a separação das misturas: gasolina/água e nitrogênio/oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

a) decantação e liquefação         b) sedimentação e destilação          c) filtração e sublimação
d) destilação e condensação                e) flotação e decantação

10. Um material que pode ser considerado substância pura é:
a) o petróleo;
b) o querosene;
c) a água do mar;
d) o carbono diamante;
e) o ar atmosférico.


SOCIOLOGIA -  1º A,B,C,D, E e F  PROFESSOR TIAGO FELIPE

Copiar e responder as questões

Socialização
1) O que você entende por socialização?
 2) Explique qual é a importância da socialização para um indivíduo?
3) Explique como e quando ocorre o processo de socialização de um indivíduo? Esse processo é efêmero?
4) Explique baseando-se nas imagens abaixo como o processo de socialização se alterou ao longo do tempo.
 5) Ouça a música Problema Social do cantor Seu Jorge:
Problema Social
Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem o bom menino que vendeu limão e
Trabalhou na feira pra comprar seu pão
Não aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social
e eu pudesse eu não seria um problema social
https://www.letras.mus.br/seu-jorge/456890/

Após ouvir a canção responda:
a) Questões sociais como as retratadas na canção acima, influenciam no comportamento dos indivíduos?
b) Explique a distância social existente entre a burguesia e a personagem da canção?

FILOSOFIA -  1º A,B e C PROFESSOR PAULO SANTANA
   (Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)  
Leia os textos, depois copie a questão em seu caderno e responda.




Segundo o texto “A passagem do mito para o logos” qual é a importância do mito na cultura grega?


FILOSOFIA -  1º D e E  ( PROFESSORA COORDENADORA LUCIANE e PROFESSOR COORDENADOR EDUARDO).
                (Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)  


A Origem da Filosofia: 

Assista ao vídeo

 Pesquise e depois copie e responda as questões
1.Explique onde surgiu e a etimologia da palavra Filosofia:

2.Com suas palavras explique o que a Filosofia estuda.

3.Explique em que estão fundamentados os métodos dos estudos filosóficos?

4.A origem da Filosofia como ciência surgiu:

a. No século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
b.No século VII a.C. , em Roma, que é chamada de “o berço da Filosofia oriental”.
c.No século V a.C., na França, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
d.No século VIII a. C. na Alemanha, que é chamada de “o berço da Filosofia oriental”.

5.Assinale na alternativa que apresenta os nomes dos primeiros pensadores chamados filósofos.
I. Os primeiros filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
II. Os primeiros filósofos foram apenas Pitágoras e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
III. Os primeiros filósofos foram apenas Tales e  Pitágoras que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
IV. Os primeiros filósofos foram apenas  Pitágoras e Heráclito que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
Está correta:
a.I
b.II
c.III
d.IV
6.Explique em que se baseava o estudo da filosofia na Idade Média e na Idade Moderna.


FILOSOFIA - 1º F PROFESSORA ODENIURA

Objetivo: Refletir sobre a presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem filosófica.

Habilidades: Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.
-Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos.

OBS: A atividade de Filosofia deverá ser feita no caderno, e serão corrigidas no retorno às aulas. As questões deverão ser copiadas e respondidas.
*Lembrando que a pesquisa solicitada antes da suspensão das aulas deverá ser entregue no retorno.

Senso comum e Bom senso
senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente, o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração. Podemos afirmar que esse tipo de conhecimento é, categoricamente, popular e culturalmente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade.
O senso comum, por ser obtido a partir de um movimento de repetição cultural, pode estar correto ou não. Não é possível confiar nesse tipo de conhecimento como se confia na ciência, mas também não podemos invalidá-lo de imediato, pois o fato de não se estabelecer métodos, e testes comprobatórios, não significa, necessariamente, que o tipo de conhecimento popular está errado.
O senso comum é movido, geralmente, pela opiniãoFilosofia surgiu como uma maneira de contrapor esse tipo de conhecimento popular não rigoroso.
O bom senso é uma qualidade que reúne as noções da razão e da sabedoria, caracterizando as ações que são tomadas de acordo com as regras e costumes adequados para determinado contexto.
Quando se diz que um indivíduo age com bom senso, significa que utiliza de argumentações e atitudes racionais para poder fazer julgamentos e escolhas assertivas, de acordo com os padrões morais de uma sociedade. Bom senso também pode ser a forma “espontânea” de filosofar dos indivíduos, ato este conhecido como “filosofia de vida”, onde supõe-se certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana e da vida alheia.

Atividade Individual

Após a leitura das definições de senso comum e bom senso, o aluno deverá escolher uma música (qualquer música) com a temática que se relacione com algum aspecto do seu dia-a-dia, exemplo: escola, preconceito, bullying, trabalho, desigualdade etc.  A partir da escolha da música, você deve destacar uma ideia ou um aspecto do “senso comum” presente na letra da música (conjunto de ideias e opiniões vigentes na sociedade que são aceitas como naturais), selecionar essa ideia (que representa o senso comum) e problematizá-la, considerando os seguintes pontos:



1- Descrição da ideia escolhida que está na letra da música (essa ideia descreve uma situação, explica alguma coisa, defende uma posição?)
2- Há uma questão mais geral na qual essa ideia se incorpora?
3- Há ideias associadas? Quais?
4- A partir da descrição, considerar o que a ideia promove (está de acordo com os costumes ou reflete mudanças nos costumes?).
5- Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da ideia selecionada? Elabore um registro informando outros momentos em que essa ideia aparece: cinema, séries, novelas, propaganda, etc.




PROJETO DE VIDA - 1º A PROFESSOR TIAGO AVILA

COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO DE PROJETO DE VIDA

Revisão das aulas de Projeto de Vida:

Quem não entregou uma folha sulfite com o nome, deve providenciar “UMA FOLHA SULFITE COM NOME E SÉRIE, PERSONALIZADA COM ALGO QUE GOSTE OU RELACIONADO AO SEU SONHO OU PROJETO DE VIDA!”

Questões para serem respondidas no caderno:

1 – Qual pessoa você mais admira na sua vida e por quê?
2 – Qual profissão você quer exercer no futuro?
3 – Qual seu maior sonho?
4 – O que você já está fazendo para realizá-lo?




Metas e Objetivos
Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente. O objetivo são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva diariamente.
Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele e propõe-se a transformá-lo em uma meta.”
Andando junto com os objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, tem prazos específicos para acontecerem.
O objetivo é o que você quer alcançar e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo. Quando todas as metas são atingidas, você consegue realizar seu objetivo.

1 – Qual é o seu maior objetivo na vida?
2 – Em quanto tempo você quer realizar seu objetivo?
3 – Divida esse tempo em metas para a realização desse objetivo.

PROJETO DE VIDA - 1º B,C,D e E PROFESSOR  VAGNE LUIZ

Atividade I de Projeto de Vida
Leia o poema abaixo, reflita e após responda as perguntas (Não precisa copiar o poema, copie apenas as perguntas e responda no caderno)
A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-los
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos

Uma só idade para a gente se encantar com a vida
e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo nem culpa de sentir prazer

Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida
à nossa própria imagem e semelhança
e sorrir e cantar e brincar e dançar
e vestir-se com todas as cores
e entregar-se a todos os amores
experimentando a vida em todos os seus sabores
sem preconceito ou pudor

Tempo de entusiasmo e de coragem
em que todo desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo,
de novo e de novo, e quantas vezes for preciso

Essa idade, tão fugaz na vida da gente,
chama-se presente,
e tem apenas a duração do instante que passa ...
... doce pássaro do aqui e agora
que quando se dá por ele já partiu para nunca mais!

Perguntas
      
      1)    Quais as três palavras que vem no seu pensamento quando você escuta a palavra FUTURO?
     
      2)    Como será o seu futuro daqui a dez anos?
·         Em que você se formou?
·         Em que você trabalha?
·         Onde você mora?
·         Você é casado (a)
·         Quantos filhos (as) você tem?

Atividade II de Projeto de Vida

Segue o link do filme “Nova Vida”
Após assistirem, copie e responda as seguintes questões no caderno
     
      1)    Qual impacto desse filme na sua vida?

      2)    Você já passou por alguma situação em que superou seus limites? Se sim, qual?

      3)    Neste momento, qual sua maior preocupação?

Espero vê-los em breve, e sempre que necessário podem me procurar.



TECNOLOGIA - 1º A,B,C,D e E PROFESSOR  MARIA LUCIA

CENTRAL DE  TECNOLOGIAS E INTELIGÊNCIA

INTRODUÇAO: PARA CADA GLOBO COLOCAR SEUS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS
1         NA COMUNICAÇÃO? EXEMPLO:
 RADIO,TV,JORNAL REVISTA,CELULAR,ENTRE OUTROS.

2 OS DEMAIS GLOBOS RESPONDAM;


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...