Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras.
Fiquem Atentos!
LÍNGUA PORTUGUESA 1º A,B,C,D e
E PROFESSORA TEREZINHA E 1º F
PROFESSORA GEANE
Se você quiser falar com a professora Geane pelo Messenger, acesse o LInk:
Acesse o link do conto “Por um pé de feijão” de Antônio Torres, seguindo as
orientações abaixo:
Texto: leitura
Questões: copiar e responder em seu caderno
1)Resuma, em um pequeno parágrafo, o enredo do conto.
2)O que aconteceu ao pé de feijão?
3)Que elementos do texto indicam certo tom de revolta por
parte do narrador?
4)Explique o significado da expressão: “Deus põe e o diabo
dispõe.”
5)Leia o seguinte trecho:
“Ela disse que assim eu ia perder o ano e eu lhe disse que
foi assim que ganhei um ano.”
a) O que a professora quis dizer ao afirmar que ele
perderia o ano?
b) O que ele quis dizer à professora ao afirmar que assim
ele ganharia o ano?
c) Para o narrador, a escola tem um papel primário ou
secundário? Por quê?
6)Assinale a alternativa correta:
No conto “Por um pé
de feijão “ o narrador expressa sua opinião sobre a lavoura em:
(A) “Para
quem vem da Rua, há uma ladeira muito comprida e só no fim começa a cerca que
separa o nosso pasto da entrada.”
(B) “Toda
plantação parecia nós compreender, parecia compartilhar de um destino comum,
feito gente.”
(C) “ É
nós todos acordávamos cantando, muito antes do sol raiar, passávamos o dia
trabalhando e cantando [...]”
(D) “
Sentado em seu barco de sempre, meu pai era um mudo. Isso nos atormentava um
bocado.”
(E) “ Em
seu lugar, o que havia era uma nuvem preta, subindo do chão para o céu [...]”
7)Em sua opinião, que lição de vida contém esse texto?
8)Essa história começou com uma situação tranquila, sem
imprevistos. De repente, um fato surpreendente fez tudo mudar, criando um
conflito para as personagens. Na vida cotidiana isso também acontece? Você já
viveu situação semelhante? Justifique sua resposta.
MATEMÁTICA - 1º A e B PROFESSOR ROBERTO SANTOS /1º
C,D,E PROFESSORA CLÉLIA / 1º F
PROFESSORA LEILA
Atividade
I: Faça a leitura das informações abaixo
O que é COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2,
que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros
respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a
maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e
cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem
dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de
suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que
é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções
respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após
casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela
primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como
coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns
ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com
o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são
o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1
Quais
são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado
até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
• Tosse
• Febre
• Coriza
• Dor de
garganta
• Dificuldade
para respirar
Como é
transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou
por contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares,
mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como
se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
• Lave com
frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então
higienize com álcool em gel 70%.
• Ao tossir
ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
• Evite tocar
olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Ao tocar,
lave sempre as mãos como já indicado.
• Mantenha
uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou
espirrando.
• Evite
abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico,
mas sempre com um sorriso no rosto.
• Higienize
com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
• Não
compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
• Mantenha os
ambientes limpos e bem ventilados.
• Evite
circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas
e igrejas. Se puder, fique em casa.
• Se estiver
doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e
doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
• Durma bem e
tenha uma alimentação saudável.
• Utilize
máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua
residência.
Acesse o link abaixo onde você terá uma visão através de
tabelas e gráficos do avanço do
coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade
Registre
a atividade com perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de
27/04/2020 para posterior correção e registro.
1) De acordo com os dados estatísticos fornecidos
pelo ministério da saúde, em 21/04, quantas pessoas estavam infectadas no
Brasil?
2) De
acordo com o texto um percentual dos pacientes são assintomáticos, uns apresentam sintomas leves
e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um quadro mais
grave da doença.
a) Adotando
esses percentuais em 21/04 quantas pessoas
no Brasil possivelmente são assintomáticas?
b) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?
3) Observando
a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados.
Quantas pessoas possivelmente desenvolverão um
quadro mais grave da doença na região sudeste e nordeste?
4) Observando
os dados dos estados, na região sudeste
qual o estado com maior e menor número de pessoas contagiadas pela doença?
5) Observando
o gráfico que nos trás informações sobre o contágio
por região, responda:
a) Qual a
região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b) Qual a
região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c) Qual a
diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d) Somando
todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%?
Justifique.
6) Observando
o gráfico que trás os Casos novos por
dia, responda:
(
Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a 1.000, ou seja 2,3k =
2300 casos)
a) Qual
dia registrou o maior número de novos casos?
b) Quantos
casos foram registrados nesse dia?
7) Observando
o gráfico que trás os Casos por semana
epidemiológica, responda:
a) Em
qual semana houve o maior índice de casos?
b) Qual o
valor aproximado de casos?
c) Qual o
valor aproximado de óbitos?
8) Observando
a tabela o número de casos por estados,
qual o número total de casos foram
registrados no Brasil?
9) Observando
todas as informações gráficas e tabelas
trazidas pelo link acessado, qual você achou na sua opinião mais fácil de
compreender? Por quê?
10) Dentre
as orientações do ministério da saúde como se proteger do contagio, qual você e
sua família têm adotado?
HISTÓRIA - 1º A, B,C,D e E
PROFESSOR ILLíDIO
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Leia o Texto, depois copie e responda as questões em seu caderno.
MESOPOTÂMIA
A palavra Mesopotâmia vem do grego e significa
“entre rios”,
ou seja, nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes
rios: Tigre Eufrates, que
deságuam no Golfo Pérsico. A Mesopotâmia é localizada no atual Iraque. Vários
povos se estabeleceram nesta região e aproveitaram as águas destes rios para
irrigar a terra e praticar a agricultura. Muitas cidades coram construídas, bem
como reinos (unidades políticas governadas por um rei) e impérios (na
antiguidade era um conjunto de cidades ou regiões subordinadas ao governante da
cidade mais poderosa) que deixaram contribuições importantes para a humanidade.
Mesopotâmia equivale ao atual Iraque. Dentre estes povos estavam os sumérios, acádios, amoritas, assírios e
caldeus.
SUMÉRIOS – Há cerca de 6 mil anos fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia,
como Ur, Uruk e Lagash, para se defender construíram muralhas altas com vários
quilômetros e com muitas torres. Outra construção que se destacou entre as
cidades sumérias era o zigurates, monumento religioso em forma de pirâmide, com
escadas e rampas para se chegar ao topo. IRÂMIDE
Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na
Mesopotâmia, por volta de 3000 a.C., mas novos achados arqueológicos indicam
que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes do planeta.
Ela pode ter sido inventada na Suméria, Egito, Índia e China, como indicam os
vestígios lá encontrados.
Na Suméria a escrita era desenvolvida em tabuinhas feitas de argila úmida, que
depois eram colocadas ao sol para secar. Para escrever, usavam uma espécie de
palito afiado de extremidade triangular, com o qual faziam em formas de cunha. Por isso,
essa escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
ACÁDIOS – As cidades sumerianas foram perdendo sua força, o que facilitou a
invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome
de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e,
assim, constituiu-se o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da
região; as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma única autoridade.
Esse império, entretanto, durou pouco tempo.
AMORITAS – Por volta de 1900 a.C., os amoritas, povo semita (grupo descendente
de Sem, filho de Noé) vindos do deserto da Arábia, se estabeleceram no
centro-sul da Mesopotâmia, onde construíram um poderosos império, conhecido
como o Primeiro
Império Babilônico, no qual se destacou Hamurabi (1792-1750
a.C.) que fez a sua obra célebre, um código de leis que influenciou e ainda
influencia o mundo atual: o Código
de Hamurabi. Algumas determinações deste código: *Se um médico
tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou morte ou lhe
inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas. **Se um construtor fizer
uma casa e esta não for sólida e caindo matar o dono, este construtor será
morto.
ASSÍRIOS – Se estabeleceram no norte da Mesopotâmia. Era um povo que
desenvolveu tática e armas de guerra eficiente e organizaram um exército
poderoso com carro de combate. Com isso, formaram um grande império que
abrangia terra da Mesopotâmia, Síria, Fenícia, Palestina e Egito. O que tornou
mais conhecidos os Assírios foi o uso da crueldade contra seus adversários. Era
comum cortarem os dedos, mãos e orelhas dos prisioneiros. O uso da crueldade
era para desencorajar a resistência e abalar a moral do inimigo. Apesar disso,
os povos dominados pelos assírios se rebelavam com frequência. O Império
Assírios desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia),
aliados dos medos (originários do planalto do Irã), conseguiram ocupar Nínive,
a capital assíria.
CALDEUS (NOVOS BABILÔNICOS) - Construíram o Novo Império Babilônico, cujo rei
principal foi Nabucodonosor que arrasou Jerusalém (586 a.C.) e levou os judeus
para o cativeiro da Babilônia. Com as riquezas dos povos conquistados, este rei
reconstruiu a antiga Babilônia que voltou a ser o principal centro cultural,
político e econômico da Mesopotâmia. Uma das principais construções deste rei foram
os Jardins Suspensos da Babilônia. Este império foi abalado por revoltas
internas. Isso enfraqueceu o império e abriu caminho para os persas, chefiados
por Ciro, o Grande, o conquistassem em 539 a.C.
SOCIEDADE E PODER – A sociedade da Mesopotâmia era formada por: Rei (estavam no
topo da pirâmide social), Sacerdotes, nobres e militares, comerciantes,
escribas e artesãos e na base da pirâmide social estavam os camponeses e
escravos. O rei residia no palácio (uma grandiosa construção). Os militares
eram treinados para manter o domínio do rei sobre a população, defender o reino
e realizar novas conquistas. O poder político era privilégio dos homens e
passava de pai pra filho; as mulheres nunca chegavam ao poder. (Faça em seu
caderno a pirâmide social da Mesopotâmia).
ECONOMIA: o campo e a cidade – Os povos da Mesopotâmia se dedicavam à
agricultura, pecuária e artesanato. As extraordinárias peças encontradas em
sítios arqueológicos do Iraque, demonstra que na Mesopotâmia, havia um grande
número de artesões especializados: tecelões, carpinteiros, ferreiros,
joalheiros, entre outros. Parte da riqueza que circulava na Mesopotâmia era
entregue ao rei na forma de impostos e ao sacerdote, na forma de oferenda ao
templo.
RELIGIÃO E MITOLOGIA – Os Mesopotâmicos eram politeístas (acreditavam em vários
deuses). Cada cidade tinha sua divindade. O principal deus dos babilônicos era
Marduk. Assur era o senhor da guerra e o mais cultuado entre os Assírios. Enki
era o senhor das águas doces. //// Os Mesopotâmicos também acreditavam em
mitos (é uma história baseada em fatos reais ou inventados que explicam a
origem do mundo, humanidade e os fenômenos naturais)
Copie e responda as questões em seu caderno
1)O que significa
Mesopotâmia?
2) Dois importantes rios
que marcam a localização da Mesopotamia?
3) Onde se localiza na
atualidade a mesopotâmia?
4) Principais povos da
Mesopotâmia?
5) Como era a
religiosidade da Mesopotâmia?
6) Importante rei da
Babilônia?
7) Livro sagrado para os
Cristãos e Judeus que relata sobre a Mesopotâmia?
8) Grupo que desenvolveu a
arte de guerrear?
9) Qual a capital da
Assíria?
10) No que se predominava
a economia da Mesopotâmia?
11) Qual era o nome do
templo religioso da Mesopotâmia que tinha formato de Pirâmide?
HISTÓRIA - 1º F PROFESSOR
GILSON RAFAEL
Leia o Texto, depois copie e responda as questões em seu caderno.
Clique na imagem para ampliar
GEOGRAFIA - 1º A, B,C,D e E PROFESSORA CÍNTIA RAMOS E 1º F PROFESSOR
ORLANDO
*Copiar
e responder as questões no caderno, o texto é somente para leitura
O
Coronavírus na Ótica da Geografia - by Saberes Geográficos em Rede- abril 15, 2020
Este artigo traz uma análise global do contágio
do novo coronavírus fazendo uma relação com a ciência Geográfica. Já que a
Geografia estuda os movimentos populacionais, processo de urbanização, cultura
e economia , temas que podemos relacionar para entender a pandemia da covid-19.
O
surgimento do Coronavírus
A COVID – 19 surge na china central na cidade
de Wuhan, que tem uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Ela vai
aparecer ainda em dezembro de 2019 a partir do consumo de carne de animal
contaminado. É interessante notar que essa doença começa a se proliferar de uma
forma muito rápida, porque a prefeitura de Wuhan demora a tomar iniciativa de
bloqueio e confinamento social, ou distanciamento social como está acontecendo
no Brasil.
Isso pode ser considerado um grande erro,
porque o coronavírus pode ser transmitido mesmo se o indivíduo não apresenta
sintoma. Os chamados assintomáticos. A incubação demora 14 dias e mesmo durante
a incubação, sem que a pessoa manifeste sintomas, a doença acaba se espalhando.
Em pouco tempo Wuhan foi completamente tomada
pela COVID-19. Em janeiro de 2020 a doença se alastra da Ásia em direção à
Europa, atingindo o primeiro país europeu, que foi a França.
Como a
Geografia analisa o Coronavírus ?
Isso aconteceu rapidamente devido a dinâmica da
globalização. Os voos internacionais, as trocas comerciais por vias marítimas e
terrestres aceleraram a disseminação do vírus pelo mundo. No dia onze de março
de 2020 a Organização Mundial da saúde (que já estava acompanhando essa
epidemia), elevou o nível de emergência mundial do coronavírus de epidemia para
pandemia.
A diferença entre os dois conceitos é que a
epidemia a nível municipal, é aquela que ocorre quando diversos bairros
apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades
registram muitos casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes
regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano (2020), vinte cidades haviam
decretado epidemia de dengue. Já a pandemia é quando uma epidemia se estende a
níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta.
Em 2009, a Gripe A (ou gripe suína) passou de
uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS)
começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. E em 11 de março de
2020 a COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.
Impactos
na economia
O banco mundial fez um estudo sobre o impacto
desses eventos pandêmicos à conclusão que uma pandemia como essa do coronavírus
pode significar uma retração de 5 por cento da economia global.
A China também sente o impacto do novo
coronavírus, por se tratar de um país mega produtor industrial e depender de
importação de matérias-primas para sua produção. Durante o enfrentamento ela
importou menos matéria-prima inclusive do Brasil.
A
experiência mais otimista de outros países
Outros países tiveram uma experiência mais
otimista com maior controle da situação,
como por exemplo a Coréia do Sul, que implementou medidas de quarentena e
testes em massa, o que resultou em uma letalidade muito baixa (0.8%) se
comparada a China que chega a 14,8% em pacientes acima de 80 anos.
A
Pirâmide Etária e a atuação do Coronavírus
Já a Itália apresenta um índice de letalidade
considerado também alto (7%). Mas aqui é importante observar que a pirâmide
etária pode ter uma atuação diferente do Coronavírus. A Itália possui uma
população idosa muito numerosa, somado ao fato de que os governos não agiram
como a Coréia do Sul, o que resultou em números alarmantes de mortes de
pacientes contaminados, e colapso dos sistemas de saúde.
Já o Brasil se encontra em outra fase da
transição demográfica, quanto a mortalidade e a natalidade estão baixas,
resultando em uma população adulta numerosa, e crescente número de população
idosa.
Ao contrário dos países da Europa Ocidental que
já concluíram a transição demográfica.
Perspectivas
Futuras e o Distanciamento Social
Organização mundial da saúde em pronunciamento
oficial, (11/04/2020) informou que o número de novos casos diários na Europa
está desacelerando e a Espanha nesse mesmo dia registrou o menor número de
mortes em 17 dias. O diretor-geral da OMS disse que o ritmo de contágio tem
diminuído principalmente entre os países mais afetados como Espanha, Itália,
Alemanha e França. Com a redução da sobrecarga em hospitais o governo autorizou
a reabertura de fábricas e construções, mas afirmou que o distanciamento social
ainda é essencial.
Na Itália as medidas de contenção foram
estendidas até dia treze de maio. No Reino Unido, o ministro da saúde britânico
afirmou que foi grande o número de mortes, mas segundo previsão do chefe do
serviço público de saúde, a curva de novos casos diários deve começar a achatar
nos próximos dias.
Especialistas afirmam que não tem como
“segurar” a contaminação, visto que ainda não existe uma vacina para o novo
coronavírus, mas as medidas de distanciamento social podem sim, contribuir para
o achatamento da curva de contágio,evitando o colapso dos sistemas de saúde no
Brasil e no mundo. Espera-se que com essas medidas as pessoas se contaminem de
maneira gradual, enquanto o sistema vai absorvendo os pacientes e liberando os
leitos para novos contaminados. Nesse sentido a única saída é continuar ficando
em casa, melhorar medidas de higiene, alimentação e saúde no geral, evitando
aglomerações o máximo de tempo possível.
Questões
1- O que é Coronavírus?
2- Segundo o texto acima, que tipo de doença e
causada pelo Coronavírus?
3- Como que é a transmissão do Coronavírus?
4- Segundo o texto, que lugar teria sido
propragador da epidemia do novo Coronavírus?
5- Qual a diferença de epidemia e pandemia?
6- Na sua opinião qual será o impacto
socioeconômico da quarentena?
7- Quais são os paises mais afetados pelo vírus?
8- Segundo o texto, até o momento, qual é o
tratamento para o novo Coronavírus?
9- Quais são os sintomas graves do novo
Coronavírus?E como se prevenir?
10- Qual impacto o Coronavírus teve em sua
vida?
LÍNGUA INGLESA - 1º A, B,C,D e E PROFESSOR EDSON
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Hello!
Acho
que você deve estar meio (ou bastante) entediado (a) esses dias, né... Cada
notícia ruim!! Nossa!! O destaque, sem dúvidas, tem sido COVID-19.
Óbvio
que estar informado é fundamental. Óbvio que queremos o fim de tudo isso o quanto
antes.
Nessa
atividade de “volta às aulas”, proponho que ative positivamente suas energias.
Para isso, vamos começar com essa reflexão.
Here
we go!
Atividade
1
Solidariedade tem aparecido pelo Brasil
Moradores de condomínios têm se disponibilizado a ajudar
vizinhos idosos ou de outros grupos de risco indo ao supermercado ou à
farmácia, por exemplo. Bilhetinhos em elevadores ou no hall de prédios têm os
nomes e contatos daqueles que estão dispostos a ajudar. Que bom que a
solidariedade e a empatia aparecem em tempos difíceis...
|
Conforme vemos acima, por
incrível que pareça, para tudo tem um lado positivo.
E você? O que tem feito esses
dias para aliviar suas tensões, medos, ansiedade... relacionados ao momento que
vivemos?
ü Sua
resposta pode ser em português ou inglês;
ü Escreva
na estrutura que preferir (em tópicos, dissertativo-argumentativo, entre
outros).
LÍNGUA INGLESA - 1º F PROFESSORA
KELLY MARQUES
Copie e responda as questões
1.Relacione
a preposição ao seu significado em português:
a.about ( )
acima de
b.above ( ) sobre, a cerca de
c.after ( ) em, ( com the) , no,na, à, às
d.across ( ) depois de
e.against ( ) atrás de
f.among ( ) antes de
g.around ( ) ao longo de
h.along ( ) em volta de / à
i.at
( ) contra
j.before ( ) entre ( vários)
k.behind ( ) através de , de um lado ao outro
l.beside ( ) com
m.between ( ) dentro de
n.but ( ) em/no/na/de
o.during ( ) ao lado de
p.from ( ) perto de
q.for
( ) em ( para ) dentro de
r.in
( ) de ( posse)
s.inside ( ) de ( origem)
t.into ( ) fora, para fora de
u.near ( ) desde
v.of
( ) debaixo de , sob
w.off ( ) durante
x.since ( ) a não ser, exceto
y.under ( ) entre ( dois)
z.with ( ) por , para, (há, faz(tempo).
2.Complete
as orações abaixo com as preposições adequadas:
a.We know much more ____________ genetics now.
b.She was walking ____________ the beach.
c.That happened ____________ the war.
d.Peter is ____________kids
who are like him.
e.Look ____________
you and you’ll see.
f.There are many stars ____________our galaxy.
g.You can meet people____________other countries.
h.The answers to life´s questions
lie ____________ you.
i.
____________ the internet, the world is yours.
3. Escreva as preposições encontradas nos textos em seu caderno:
“Lifє is ηøŧ αbøuŧ wαiŧiηg før ŧЋє sŧørм ŧø ραss , iŧ´s αbøuŧ łєαrηiηg ŧø
dαηcє iη ŧЋє rαiη.”
ARTE - 1º A, B,C,D e E
PROFESSOR ERMENO
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Copie
e responda em seu caderno as questões a seguir:
1) Linha é um simples deslizar de um lápis no papel , as
linhas podem ser:
a) ( ) reta , curva e triângulo
b) ( ) reta , curva e ponto
c) ( ) reta , curva , quebrada , ondulada e mista
d) ( ) nenhuma das alternativas
2) Perspectiva é :
a) ( ) arte que nos ensina a representar graficamente os
objetos que nos apresenta a vista
b) ( ) arte que nos ensina a linha do horizonte
c) ( ) arte que nos ensina a linha da vida
d) ( ) arte que nos ensina a linha em círculo
3) Uma linha é considerada mista quando :
a) ( ) varia a sequência de movimento
b) ( ) conjunto de infinitos pontos consecutivos
c) ( ) um ponto que vária a direção
d) ( ) uma linha e formada pela mistura de linhas sinuosas
ou poligonais
4) Estilizar uma figura é :
a) ( ) simplificá-la
o máximo que ela não perca sua característica
b) ( ) complicá-la ao máximo que ela perca sua
característica
c) ( ) simplificá-la para que perca sua característica
d) ( ) nenhuma das alternativas
5) Polígono é :
a) ( ) formada por linhas poligonais
b) ( ) e a parte do plano limitada por uma linha poligonal
fechada
c) ( ) a figura mais utilizada na geometria
d) ( ) todas alternativas estão corretas
6) Os polígonos podem ser :
a) ( ) regular e irregular
b) ( ) somente irregular
c) ( ) somente regular
d) ( ) não existe polígono regular e irregular
7) O polígono que apresenta seis lados e chamado de :
a) ( ) eneágono
b) ( ) hexágono
c) ( ) triângulo
d) ( ) decágono
8) Um polígono para ser regular apresenta :
a) ( ) lados diferente e ângulos diferentes
b) ( ) lados iguais e ângulos iguais
c) ( ) lados iguais e ângulos diferentes
d) ( ) lados diferente e ângulos iguais
9) Pentágono e um polígono que apresenta :
a) ( ) 3 lados
b) ( ) 4 lados
c) ( ) 5 lados
d) ( ) 6 lados
10) A técnica da pintura mais utilizada pelos artistas
devido sua durabilidade é :
a) ( ) Guache
b) ( ) aquarela
c) ( ) carvão
d) ( ) óleo
ARTE - 1º F PROFESSOR MÁRCIO
Leia os textos nas imagens abaixo e realize a proposta do último slide.
Clique na imagem para ampliar.
EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º A, B,C,D
e E PROFESSOR PEDRO LOPES
Tema: Basquetebol
Copiar
e responder as questões a seguir:
- Quando e onde o
basquete foi criado? Por quê?
- Quando chegou no
Brasil?
- Qual foi o maior jogador de basquete brasileiro? E
do mundo?
- O Brasil já foi campeão mundial? Quando?
5.
Quais são os principais campeonatos de basquete?
6.
Existe algum jogador brasileiro que joga na NBA? Quais?
- Quando ocorreu o último campeonato mundial de basquete e
quem se sagrou campeão?
- Cite pelo menos 3 regras antigas e 3 atuais do basquete.
- Quanto tempo dura um jogo de basquete, e como é
dividido?
- Quais são as posições dos jogadores?
BIOLOGIA - 1º A, B,C,D e E
PROFESSORA MARCIA CARLOS E 1º F PROFESSOR ROGÉRIO CARLOS
Alunos, essa atividade é complementar ao assunto que
estavamos vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi
pedida anteriormente sobre os “Os
biomas brasileiros”.
Copiar
e responder as questões a seguir:
1) Coloque os nomes dos Biomas de acordo com o mapa:
1
– ___________________________________________
2
– ___________________________________________
3
– ___________________________________________
4
– ___________________________________________
5
– ___________________________________________
6
– ___________________________________________
7
– ___________________________________________
8
- Transição Amazônia – Caatinga._________________
9
- Transição Amazônia – Cerrado.__________________
10-
Transição Cerrado - Caatinga .__________________
2) Na Floresta Amazônica existem
muitas espécies, como a palmeira-do-açaí, bromélias, macacos, araras que vivem
num ambiente com muita umidade, com muito sol em alguns locais e sombra em
outros, permitindo a presença de muitos fungos também.
Nesse texto NÃO são exemplos de fatores bióticos:
a) Palmeira-do-açaí e bromélias.
b) Macacos e araras.
c) Palmeira-do-açaí, bromélias, macacos e araras.
d) Onça pintada, jacaré, fungos
e) Umidade e sol
3) “Na natureza, os seres vivos relacionam-se das mais
diferentes formas, inclusive por meio da alimentação…”. A relação apresentada
pelos seres vivos por meio da alimentação pode ser esquematizada em uma única
sequência linear de seres. Essa sequência, na ecologia, recebe o nome de:
a) Biótipo.
b) Cadeia energética.
c) Rede energética.
d) Cadeia alimentar.
e) Teia alimentar.
4) No estudo de uma cadeia alimentar, são exemplos que correspondem ao
primeiro nível dessa cadeia:
a) Alface e algas.
b) Alface e cogumelos.
c) Cogumelos e algas.
d) Algas e roedores.
e) Roedores e ruminantes.
5) O conjunto de seres de mesma espécie,
contemporâneos, e que ocupa uma mesma área de tal forma a apresentar
possibilidades de estabelecer relações entre si pode ser denominado como:
a ) Ecossistema.
b) População.
c) Comunidade.
d) Bioma.
e) Biótopo.
6) Qual das alternativas abaixo apresenta
apenas exemplos de seres vivos produtores?
a) Samambaia, musgo e ameba.
b) Samambaia, musgo e orquídea.
c) Ameba, cogumelo e musgo.
d) Cogumelo, musgo e orquídea.
e) Ameba, cogumelo e orquídea.
7) Os [___________] fazem parte das
cadeias alimentares. Eles se alimentam da matéria orgânica de outros seres
vivos, fazendo com que os nutrientes sejam disponibilizados no ambiente. O
termo que preenche corretamente a lacuna é:
a) Produtores
b) Decompositores
c) Consumidores primários
d) Consumidores secundários
e) Carnívoros
8) Uma cadeia alimentar é composta por:
I. Produtores II.
Consumidores
III. Decompositores
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
9) Qual o papel desempenhado pelas plantas
numa cadeia alimentar?
a) Produtores.
b) Consumidores.
c) Decompositores.
d) Carnívoros.
e) Herbívoros.
10) A figura a seguir mostra uma teia
alimentar envolvendo seres vivos que convivem em uma fazenda. De acordo com as
informações desta teia, os seres produtores são:
A) Galinha e vaca.
B) Os seres humanos.
C) Raposa e gato.
D) Capim e milho.
FÍSICA - 1º A, B,C,D e E
PROFESSOR ROBERTO TANABE E 1º F
PROFESSOR JOÃO
Copiar
e responder as questões a seguir:
01. Se eu andei
por 2 horas, quantod minutos eu levei andando?
02. Horas é uma boa
medida de unidade de distância?
03. Se uma pessoa
gasta 180 segundos para fazer uma tarefa, quantos minutos ela gastou ?
04. Se alguém tem 1
hora para chegar ao trabalho, quantos segundos ela tem para chegar ao seu
destino ?
05. E se a pessoa
tivesse 2 horas, quantos segundos teria ?
06. Duas grandezas físicas são:
a) ( ) Metros e Horas
b) ( ) Distância e Tempo
c)
( ) Luz e Som
07. Um dia pode ser expresso em unidade de medida
assim:
a) ( ) 30 min
b) ( ) 24 m
c) ( ) 24 h
QUÍMICA - 1º A, B,C,D e E PROFESSOR CLAYTON
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Olá
galera, espero que todos estejam bem!!! Está atividade vocês terão que assistir
a aula gravada pra melhor compreensão.
Se inscreva no canal “Professor Claytão” vídeo aula chamada Estrutura da Matéria
Copiar
e responder as questões a seguir:
1)
2) Considere uma subatância cuja fórmula é H3PO4.
Essa substância é composta por:
a) 2 elementos c) 8 elementos
b) 3 elementos d) 4 elementos
3) Considere o sistema e responda às questões.
a) Quantos átomos estão representados no sistema?
b) Quantos elementos (isolados ou combinados) há no sistema?
c) Quantas moléculas estão representadas no sistema em
questão?
d) Quantas substâncias se encontram nesse mesmo sistema?
4) A coluna da esquerda contém exemplos de sistemas e a da
direita apresenta a classificação dos mesmos.
1. Elemento químico ( )
fluoreto de sódio (NaF)
2. Substância simples
( ) gás oxigênio (O2)
3. Substância composta ( ) água do mar filtrada
4. Mistura homogênea
( ) limonada com gelo
5. Mistura heterogênea
A alternativa que contém a seqüência correta dos números da
coluna da direita é:
a) 3 – 2 – 4 – 5 d) 2 – 3 – 5 – 4
b) 3 – 2 – 5 – 4 e) 1 – 2 – 3 – 4
c) 2 – 1 – 4 – 5
QUÍMICA - 1º F PROFESSOR JOÃO
Copiar
e responder as questões a seguir:
01. O ar que respiramos, livre de agentes
poluentes, é formado por:
a) um único elemento químico
b) uma única substância pura simples
c) uma mistura heterogênea de gases
d) uma única substância pura composta
e) uma mistura homogênea de gases
02. Dadas as seguintes características de
um sistema:
I. formado por um só tipo de átomo
II. apresenta Pontos de Fusão e Ebulição
constantes
III.unifásico, incolor e inodoro
IV. resiste a processos comuns de
fracionamento
São critérios de uma substância pura:
a) I
e II e IV
b) II e IV
c) I, II e
IV d) II, III e) I e IV
03. Considere os seguintes materiais:
I. ar atmosférico III.solução
de hidróxido de sódio
II. água destilada IV. cloreto
de sódio
As amostras que representam misturas de
substâncias são:
a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV
04. Quais das propriedades abaixo são as
mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma
substância conhecida?
a) cor e densidade b) cor e dureza c) ponto de fusão e densidade
d) cor e ponto de fusão e) densidade e dureza
05. Ar, ozônio, concreto e água podem ser
classificados respectivamente como:
a) mistura homogênea, substância
composta, mistura heterogênea, substância simples
b) mistura homogênea, substância
simples, mistura heterogênea, substância composta
c) mistura heterogênea, substância
simples, mistura homogênea, substância composta
d) substância simples, substância
composta, mistura homogênea, mistura heterogênea
e) substância composta, substância
simples, mistura heterogênea, mistura homogênea
06. Uma mistura de açúcar, areia e sal de
cozinha é tratada com água em excesso. Quantas fases existirão no sistema final
resultante?
a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1
07. Todas as “águas” com as denominações
abaixo podem exemplificar soluções de sólidos em um líquido, exceto:
a) água potável b) água destilada c) água dura d) água mineral e) água do mar
08. A melhor maneira de se separar os três
componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é:
a) filtrar e destilar b) destilar e
filtrar c) decantar e
filtrar
d) filtrar e decantar e) destilar e decantar
09. Para a separação das misturas:
gasolina/água e nitrogênio/oxigênio, os processos mais adequados são
respectivamente:
a) decantação e liquefação b) sedimentação e destilação c) filtração e sublimação
d) destilação e condensação e) flotação e decantação
10. Um material que pode ser considerado
substância pura é:
a) o petróleo;
b) o querosene;
c) a água do mar;
d) o carbono diamante;
e) o ar atmosférico.
SOCIOLOGIA - 1º A,B,C,D, E e F PROFESSOR
TIAGO FELIPE
Copiar e responder as questões
Socialização
1) O que você entende por socialização?
2) Explique qual é a
importância da socialização para um indivíduo?
3) Explique como e quando ocorre o
processo de socialização de um indivíduo? Esse processo é efêmero?
4) Explique baseando-se nas imagens
abaixo como o processo de socialização se alterou ao longo do tempo.
5) Ouça a música Problema
Social do cantor Seu Jorge:
Problema Social
Se eu pudesse eu
dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino
nesse imenso mundo cão
Nem o bom menino
que vendeu limão e
Trabalhou na feira
pra comprar seu pão
Não aprendia as
maldades que essa vida tem
Mataria a minha
fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem
conhecia a famosa funabem
Onde foi a minha morada
desde os tempos de neném
É ruim acordar de
madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu
tocava em meu destino
Hoje eu seria
alguém
Seria eu um
intelectual
Mas como não tive
chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam
pivete
Mas poucos me deram
um apoio moral
Se eu pudesse eu
não seria um problema social
e eu pudesse eu não
seria um problema social
https://www.letras.mus.br/seu-jorge/456890/
Após ouvir a canção responda:
a) Questões sociais como as
retratadas na canção acima, influenciam no comportamento dos indivíduos?
b) Explique a distância social
existente entre a burguesia e a personagem da canção?
FILOSOFIA - 1º A,B e C PROFESSOR PAULO SANTANA
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Leia os textos, depois copie a questão
em seu caderno e responda.
Segundo o texto “A passagem do mito para o logos” qual é a
importância do mito na cultura grega?
FILOSOFIA - 1º D e E ( PROFESSORA
COORDENADORA LUCIANE e PROFESSOR COORDENADOR EDUARDO).
(Se Você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
A
Origem da Filosofia:
Assista ao vídeo
Pesquise e depois copie e responda as questões
1.Explique onde surgiu e a etimologia
da palavra Filosofia:
2.Com suas palavras explique o que a
Filosofia estuda.
3.Explique em que estão fundamentados
os métodos dos estudos filosóficos?
4.A origem da Filosofia como ciência
surgiu:
a. No século VI a.C, na Grécia antiga,
que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
b.No século VII a.C. , em Roma, que é
chamada de “o berço da Filosofia oriental”.
c.No século V a.C., na França, que é
chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
d.No século VIII a. C. na Alemanha, que
é chamada de “o berço da Filosofia oriental”.
5.Assinale na alternativa que apresenta
os nomes dos primeiros pensadores chamados filósofos.
I. Os primeiros filósofos foram Tales,
Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para
tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
II. Os primeiros filósofos foram apenas
Pitágoras e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar
responder racionalmente às questões da realidade humana.
III. Os primeiros filósofos foram
apenas Tales e Pitágoras que, na época,
concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da
realidade humana.
IV. Os primeiros filósofos foram
apenas Pitágoras e Heráclito que, na
época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às
questões da realidade humana.
Está correta:
a.I
b.II
c.III
d.IV
6.Explique em que se baseava o
estudo da filosofia na Idade Média e na Idade Moderna.
FILOSOFIA - 1º F PROFESSORA ODENIURA
Objetivo: Refletir sobre a
presença do senso comum no cotidiano e as características da abordagem
filosófica.
Habilidades: Identificar movimentos associados ao
processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para
desenvolver o pensamento autônomo e questionador.
-Reconhecer a importância do
uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em
processos reflexivos.
OBS: A
atividade de Filosofia deverá ser feita no caderno, e serão corrigidas
no retorno às aulas. As questões deverão ser copiadas e respondidas.
*Lembrando
que a pesquisa solicitada antes da suspensão das aulas deverá ser entregue no
retorno.
Senso comum e Bom senso
O senso comum é um tipo de pensamento que não foi
testado, verificado ou metodicamente analisado. Geralmente,
o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado
de geração a
geração. Podemos afirmar que esse tipo de conhecimento é, categoricamente,
popular e culturalmente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade.
O senso comum, por ser
obtido a partir de um movimento
de repetição cultural, pode
estar correto ou não. Não é possível confiar nesse tipo de conhecimento como se
confia na ciência, mas também não podemos invalidá-lo de imediato, pois o fato
de não se estabelecer métodos, e testes comprobatórios, não significa,
necessariamente, que o tipo de conhecimento popular está errado.
O senso comum é movido, geralmente, pela opinião. A Filosofia surgiu como uma maneira de contrapor esse
tipo de conhecimento popular não rigoroso.
O bom senso é
uma qualidade que
reúne as noções da razão e da sabedoria, caracterizando as
ações que são tomadas de acordo com as regras e costumes adequados para
determinado contexto.
Quando se diz que um
indivíduo age com bom senso, significa que utiliza de argumentações e atitudes racionais para poder
fazer julgamentos e escolhas assertivas, de acordo com os
padrões morais de uma sociedade. Bom senso também pode ser a forma “espontânea”
de filosofar dos indivíduos, ato este conhecido como “filosofia de vida”, onde supõe-se
certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência
de vida cotidiana e da vida alheia.
Atividade Individual
Após a leitura
das definições de senso comum e bom senso, o aluno deverá escolher
uma música (qualquer música) com a temática que se relacione com algum aspecto
do seu dia-a-dia, exemplo: escola, preconceito, bullying, trabalho,
desigualdade etc. A partir da escolha da
música, você deve destacar uma ideia ou um aspecto do “senso comum”
presente na letra da música (conjunto de ideias e opiniões vigentes na
sociedade que são aceitas como naturais), selecionar essa ideia (que
representa o senso comum) e problematizá-la, considerando os seguintes
pontos:
1- Descrição da ideia
escolhida que está na letra da música (essa ideia descreve uma situação,
explica alguma coisa, defende uma posição?)
2- Há uma questão mais geral
na qual essa ideia se incorpora?
3- Há ideias associadas?
Quais?
4- A partir da descrição,
considerar o que a ideia promove (está de acordo com os costumes ou reflete
mudanças nos costumes?).
5-
Quais outras reflexões podem ser empreendidas a partir da ideia selecionada?
Elabore um registro informando outros momentos em que essa ideia aparece:
cinema, séries, novelas, propaganda, etc.
PROJETO DE VIDA - 1º A PROFESSOR TIAGO AVILA
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS
COMPLETAS NO CADERNO DE PROJETO DE VIDA
Revisão das aulas de Projeto de Vida:
Quem não entregou uma
folha sulfite com o nome, deve providenciar “UMA FOLHA SULFITE COM NOME E
SÉRIE, PERSONALIZADA COM ALGO QUE GOSTE OU RELACIONADO AO SEU SONHO OU PROJETO
DE VIDA!”
Questões para serem
respondidas no caderno:
1 – Qual pessoa você mais
admira na sua vida e por quê?
2 – Qual profissão você
quer exercer no futuro?
3 – Qual seu maior sonho?
4 – O que você já está
fazendo para realizá-lo?
Metas e Objetivos
Os objetivos dão descrições concretas de onde
está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o
propósito. O objetivo é
estratégico e abrangente. O objetivo são os sonhos, o que nos move e o que nos
motiva diariamente.
“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele e
propõe-se a transformá-lo em uma meta.”
Andando junto com os objetivos,
as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que
elas são temporais,
ou seja, tem prazos específicos para acontecerem.
O
objetivo é o que você quer alcançar e as metas estipulam os passos e prazos
para a realização do objetivo. Quando todas as metas são atingidas, você
consegue realizar seu objetivo.
1 – Qual é o seu maior
objetivo na vida?
2 – Em quanto tempo você
quer realizar seu objetivo?
3 – Divida esse tempo em
metas para a realização desse objetivo.
PROJETO DE VIDA - 1º B,C,D e E PROFESSOR VAGNE LUIZ
Atividade
I de Projeto de Vida
Leia o
poema abaixo, reflita e após responda as perguntas (Não precisa copiar o poema,
copie apenas as perguntas e responda no caderno)
A Idade de Ser Feliz
Existe somente uma idade para a gente ser feliz
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-los
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos
Uma só idade para a gente se encantar com a vida
e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo nem culpa de sentir prazer
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida
à nossa própria imagem e semelhança
e sorrir e cantar e brincar e dançar
e vestir-se com todas as cores
e entregar-se a todos os amores
experimentando a vida em todos os seus sabores
sem preconceito ou pudor
Tempo de entusiasmo e de coragem
em que todo desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo,
de novo e de novo, e quantas vezes for preciso
Essa idade, tão fugaz na vida da gente,
chama-se presente,
e tem apenas a duração do instante que passa ...
... doce pássaro do aqui e agora
que quando se dá por ele já partiu para nunca mais!
Existe somente uma idade para a gente ser feliz
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-los
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos
Uma só idade para a gente se encantar com a vida
e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo nem culpa de sentir prazer
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida
à nossa própria imagem e semelhança
e sorrir e cantar e brincar e dançar
e vestir-se com todas as cores
e entregar-se a todos os amores
experimentando a vida em todos os seus sabores
sem preconceito ou pudor
Tempo de entusiasmo e de coragem
em que todo desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo,
de novo e de novo, e quantas vezes for preciso
Essa idade, tão fugaz na vida da gente,
chama-se presente,
e tem apenas a duração do instante que passa ...
... doce pássaro do aqui e agora
que quando se dá por ele já partiu para nunca mais!
Perguntas
1) Quais
as três palavras que vem no seu pensamento quando você escuta a palavra FUTURO?
2) Como
será o seu futuro daqui a dez anos?
·
Em que você se formou?
·
Em que você trabalha?
·
Onde você mora?
·
Você é casado (a)
·
Quantos filhos (as) você tem?
Atividade
II de Projeto de Vida
Segue o link do filme “Nova Vida”
Após assistirem, copie e responda as seguintes questões no
caderno
1) Qual
impacto desse filme na sua vida?
2) Você
já passou por alguma situação em que superou seus limites? Se sim, qual?
3) Neste
momento, qual sua maior preocupação?
Espero vê-los em breve, e sempre que
necessário podem me procurar.
TECNOLOGIA - 1º A,B,C,D e E PROFESSOR MARIA LUCIA

INTRODUÇAO: PARA CADA
GLOBO COLOCAR SEUS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS
1
NA COMUNICAÇÃO? EXEMPLO:
RADIO,TV,JORNAL REVISTA,CELULAR,ENTRE OUTROS.
2 OS DEMAIS GLOBOS RESPONDAM;
Nenhum comentário:
Postar um comentário