Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras.
Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
Atividade ministrada pelos Coordenadores Eduardo e Luciane
Leia o texto, depois copie e responda as questões em seu caderno.
O ENTERRADO VIVO
É sempre no passado aquele orgasmo,
é sempre no presente aquele duplo,
é sempre no futuro aquele pânico.
É sempre no meu peito aquela garra.
É sempre no meu tédio aquele aceno.
É sempre no meu sono aquela guerra.
É sempre no meu trato o amplo distrato.
Sempre na minha firma a antiga fúria.
Sempre no mesmo engano outro retrato.
É sempre nos meus pulos o limite.
É sempre nos meus lábios a estampilha.
É sempre no meu não aquele trauma.
Sempre no meu amor a noite rompe.
Sempre dentro de mim meu inimigo.
E sempre no meu sempre a mesma ausência.
(ANDRADE, Carlos
Drummond de. OBRAS COMPLETAS. Rio de Janeiro, Aguilar, 1967, p. 81)
1)
A palavra "sempre", no último verso
do poema de Drummond, é repetida, porém manifestada em classes gramaticais
diferentes.
a) Quais são essas classes
gramaticais?
b) Que efeito de sentido essa
diferença de classe gramatical provoca no poema?
2)
Dadas as frases:
I.Fui
doente durante dois anos (e estou são).
II.Fui
doente para Buenos Aires (e voltei são).
Analise as formas “Fui
doente”:
a) Qual a diferença do verbo
“fui” nos dois casos?
b) Reescreva as duas orações,
substituindo “fui” por outro verbo com o mesmo sentido.
3)
Escreva, com suas palavras, sobre o que o poema
fala.
Matemática.
Professora Leila Segantin
Copie e responda em seu caderno.
Os cálculos devem constar em seu caderno.
1) Calcular potenciação e
radiciação
2) Determine o conjuntos dos:
a) números naturais maiores
que 2 e menores que 9
b) números naturais sucessores
de 4 e antecessores de 18
c) números inteiros maiores
que ( – 5) e menores ou igual a 5
3) Efetue as operações abaixo:
a)1598
|
b)78.157
|
c) 983
|
d)487
|
e)294
|
×16
|
×34
|
×78
|
×95
|
×18
|
Biologia.
Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu caderno.
Alunos essa atividade é complementar ao assunto que estavamos
vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi pedida
anteriormente sobre os “Os
biomas brasileiros”.
Organizem
as suas atividades, quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.
ATIVIDADE PARA OS 1°ANOS DO ENSINO MÉDIO
(Professores Márcia e Rogério)
1) Coloque os nomes dos Biomas de acordo com o mapa:
1
– ___________________________________________
2
– ___________________________________________
3
– ___________________________________________
4
– ___________________________________________
5
– ___________________________________________
6
– ___________________________________________
7
– ___________________________________________
8
- Transição Amazônia – Caatinga._________________
9
- Transição Amazônia – Cerrado.__________________
10-
Transição Cerrado - Caatinga .__________________
2) Na
Floresta Amazônica existem muitas espécies, como a palmeira-do-açaí, bromélias,
macacos, araras que vivem num ambiente com muita umidade, com muito sol em
alguns locais e sombra em outros, permitindo a presença de muitos fungos
também.
Nesse
texto NÃO são exemplos de fatores bióticos:
a) Palmeira-do-açaí
e bromélias.
b)
Macacos e araras.
c)
Palmeira-do-açaí, bromélias, macacos e araras.
d)
Onça pintada, jacaré, fungos
e)
Umidade e sol
3) “Na natureza, os seres
vivos relacionam-se das mais diferentes formas, inclusive por meio da
alimentação…”. A relação apresentada pelos seres vivos por meio da alimentação
pode ser esquematizada em uma única sequência linear de seres. Essa sequência,
na ecologia, recebe o nome de:
a) Biótipo.
b) Cadeia energética.
c) Rede energética.
d) Cadeia alimentar.
e) Teia alimentar.
4) No estudo de uma cadeia alimentar, são
exemplos que correspondem ao primeiro nível dessa cadeia:
a) Alface e algas.
b) Alface e cogumelos.
c) Cogumelos e algas.
d) Algas e roedores.
e) Roedores e ruminantes.
5)
O conjunto de seres de mesma espécie, contemporâneos, e que ocupa uma mesma
área de tal forma a apresentar possibilidades de estabelecer relações entre si
pode ser denominado como:
a ) Ecossistema.
b) População.
c) Comunidade.
d) Bioma.
e) Biótopo.
6) Qual
das alternativas abaixo apresenta apenas exemplos de seres vivos produtores?
a) Samambaia, musgo e ameba.
b) Samambaia, musgo e orquídea.
c) Ameba, cogumelo e musgo.
d) Cogumelo, musgo e orquídea.
e) Ameba, cogumelo e orquídea.
7)
Os [___________] fazem parte das cadeias alimentares. Eles se alimentam da
matéria orgânica de outros seres vivos, fazendo com que os nutrientes sejam
disponibilizados no ambiente. O termo que preenche corretamente a lacuna é:
a) Produtores
b) Decompositores
c) Consumidores primários
d) Consumidores secundários
e) Carnívoros
8)
Uma cadeia alimentar é composta por:
I. Produtores
II.
Consumidores
III. Decompositores
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
9)
Qual o papel desempenhado pelas plantas numa cadeia alimentar?
a) Produtores.
b) Consumidores.
c) Decompositores.
d) Carnívoros.
e) Herbívoros.
10)
A figura a seguir mostra uma teia alimentar envolvendo seres vivos que convivem
em uma fazenda. De acordo com as informações desta teia, os seres produtores
são
A)
Galinha e vaca.
B)
Os seres humanos.
C)
Raposa e gato.
D)
Capim e milho.
História.
Professor Gilson Rafael
Copie as questões e responda em seu caderno.
Geografia.
Professor Orlando
Copie as questões e responda em seu caderno.
Texto
para leitura.
O
Coronavírus na Ótica da Geografia -
by
Saberes Geográficos em Rede- abril
15,2020
Este
artigo traz uma análise global do contágio do novo coronavírus fazendo uma
relação com a ciência Geográfica. Já que a Geografia estuda os movimentos
populacionais, processo de urbanização, cultura e economia, temas que podemos
relacionar para entender a pandemia da covid-19.
O
surgimento do Coronavírus
A
COVID – 19 surge na china central na cidade de Wuhan, que tem uma população de
mais de 11 milhões de habitantes. Ela vai aparecer ainda em dezembro de 2019 a
partir do consumo de carne de animal contaminado. É interessante notar que essa
doença começa a se proliferar de uma forma muito rápida, porque a prefeitura de
Wuhan demora a tomar iniciativa de bloqueio e confinamento social, ou
distanciamento social como está acontecendo no Brasil.
Isso
pode ser considerado um grande erro, porque o coronavírus pode ser transmitido
mesmo se o indivíduo não apresenta sintoma. Os chamados assintomáticos. A
incubação demora 14 dias e mesmo durante a incubação, sem que a pessoa
manifeste sintomas, a doença acaba se espalhando.
Em
pouco tempo Wuhan foi completamente tomada pela COVID-19. Em janeiro de 2020 a
doença se alastra da Ásia em direção à Europa, atingindo o primeiro país
europeu, que foi a França.
Como
a Geografia analisa o Coronavírus ?
Isso
aconteceu rapidamente devido a dinâmica da globalização. Os voos
internacionais, as trocas comerciais por vias marítimas e terrestres aceleraram
a disseminação do vírus pelo mundo. No dia onze de março de 2020 a Organização
Mundial da saúde (que já estava acompanhando essa epidemia), elevou o nível de
emergência mundial do coronavírus de epidemia para pandemia.
A
diferença entre os dois conceitos é que a epidemia a nível municipal, é aquela
que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual
ocorre quando diversas cidades registram muitos casos e a nível nacional,
quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro
deste ano (2020), vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue. Já a
pandemia é quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha
por diversas regiões do planeta.
Em
2009, a Gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia
quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis
continentes do mundo. E em 11 de março de 2020 a COVID19 também passou de
epidemia para uma pandemia.
Impactos
na economia
O
banco mundial fez um estudo sobre o impacto desses eventos pandêmicos à
conclusão de que uma pandemia como essa do coronavírus pode significar uma
retração de 5 por cento da economia global.
A
China também sente o impacto do novo coronavírus, por se tratar de um país mega
produtor industrial e depender de importação de matérias-primas para sua
produção. Durante o enfrentamento ela importou menos matéria-prima inclusive do
Brasil.
A
experiência mais otimista de outros países
Outros
países tiveram uma experiência mais otimista com maior controle da situação, como por exemplo a
Coréia do Sul, que implementou medidas de quarentena e testes em massa, o que
resultou em uma letalidade muito baixa (0.8%) se comparada a China que chega a
14,8% em pacientes acima de 80 anos.
A
Pirâmide Etária e a atuação do Coronavírus
Já a
Itália apresenta um índice de letalidade considerado também alto (7%). Mas aqui
é importante observar que a pirâmide etária pode ter uma atuação diferente do
Coronavírus. A Itália possui uma população idosa muito numerosa, somado ao fato
de que os governos não agiram como a Coréia do Sul, o que resultou em números
alarmantes de mortes de pacientes contaminados, e colapso dos sistemas de
saúde.
Já o
Brasil se encontra em outra fase da transição demográfica, quanto a mortalidade
e a natalidade estão baixas, resultando em uma população adulta numerosa, e
crescente número de população idosa.
Ao
contrário dos países da Europa Ocidental que já concluíram a transição
demográfica.
Perspectivas
Futuras e o Distanciamento Social
Organização
mundial da saúde em pronunciamento oficial, (11/04/2020) informou que o número
de novos casos diários na Europa está desacelerando e a Espanha nesse mesmo dia
registrou o menor número de mortes em 17 dias. O diretor-geral da OMS disse que
o ritmo de contágio tem diminuído principalmente entre os países mais afetados
como Espanha, Itália, Alemanha e França. Com a redução da sobrecarga em
hospitais o governo autorizou a reabertura de fábricas e construções, mas
afirmou que o distanciamento social ainda é essencial.
Na
Itália as medidas de contenção foram estendidas até dia treze de maio. No Reino
Unido, o ministro da saúde britânico afirmou que foi grande o número de mortes,
mas segundo previsão do chefe do serviço público de saúde, a curva de novos
casos diários deve começar a achatar nos próximos dias.
Especialistas
afirmam que não tem como “segurar” a contaminação, visto que ainda não existe
uma vacina para o novo coronavírus, mas as medidas de distanciamento social
podem sim, contribuir para o achatamento da curva de contágio, evitando o
colapso dos sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Espera-se que com essas
medidas as pessoas se contaminem de maneira gradual, enquanto o sistema vai
absorvendo os pacientes e liberando os leitos para novos contaminados. Nesse
sentido a única saída é continuar ficando em casa, melhorar medidas de higiene,
alimentação e saúde no geral, evitando aglomerações o máximo de tempo possível.
Questões
1)
O que é Coronavírus?
2)
Segundo o texto acima, que tipo de doença e
causada pelo Coronavírus?
3)
Como que é a transmissão do Coronavírus?
4)
Segundo o texto, que lugar teria sido propagador
da epidemia do novo Coronavírus?
5)
Qual a diferença de epidemia e pandemia?
6)
Na sua opinião qual será o impacto
socioeconômico da quarentena?
7)
Quais são os países mais afetados pelo vírus?
8)
Segundo o texto, até o momento, qual é o
tratamento para o novo Coronavírus?
9)
Quais são os sintomas graves do novo
Coronavírus? E como se prevenir?
10) Qual
impacto o Coronavírus teve em sua vida?
Física.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)
Se eu andei por 2 horas, quantos minutos eu
levei andando?
2)
Horas é uma boa medida de unidade de distância?
3)
Se uma pessoa gasta 180 segundos para fazer uma
tarefa, quantos minutos ela gastou?
4)
Se alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho,
quantos segundos ela tem para chegar ao seu destino?
5)
E se a pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos
teria?
6)
Duas grandezas físicas são:
a)
( )
Metros e Horas
b)
( )
Distância e Tempo
c)
( )
Luz e Som
7)
Um dia pode ser expresso em unidade de medida
assim:
a)
( )
30 min
b)
( )
24 m
c)
( )
24 h
Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
01. O ar que respiramos, livre de agentes poluentes, é
formado por:
a) um único
elemento químico
b) uma única
substância pura simples
c) uma mistura
heterogênea de gases
d) uma única
substância pura composta
e) uma mistura
homogênea de gases
02. Dadas as seguintes características de um sistema:
I. formado por um só tipo de átomo
II. apresenta
Pontos de Fusão e Ebulição constantes
III.unifásico,
incolor e inodoro
IV. resiste a
processos comuns de fracionamento
São critérios de
uma substância pura:
a) I e II
e IV b) II e
IV c) I, II
e IV d) II, III e) I e IV
03. Considere os seguintes materiais:
I. ar atmosférico III.solução
de hidróxido de sódio
II. água
destilada
IV. cloreto de sódio
As amostras que
representam misturas de substâncias são:
a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV
04. Quais das propriedades abaixo são as mais indicadas para
verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
a) cor e
densidade b) cor e
dureza c) ponto de fusão e
densidade
d) cor e ponto
de fusão e) densidade e
dureza
05. Ar, ozônio, concreto e água podem ser classificados
respectivamente como:
a) mistura homogênea,
substância composta, mistura heterogênea, substância simples
b) mistura
homogênea, substância simples, mistura heterogênea, substância composta
c) mistura
heterogênea, substância simples, mistura homogênea, substância composta
d) substância
simples, substância composta, mistura homogênea, mistura heterogênea
e) substância
composta, substância simples, mistura heterogênea, mistura homogênea
06. Uma mistura de açúcar, areia e sal de cozinha é tratada
com água em excesso. Quantas fases existirão no sistema final resultante?
a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 e) 1
07. Todas as “águas” com as denominações abaixo podem
exemplificar soluções de sólidos em um líquido, exceto:
a) água
potável b) água destilada c) água dura d) água mineral e) água do mar
08. A melhor maneira de se separar os três componentes de uma
mistura de areia com solução aquosa de sal é:
a) filtrar e
destilar b) destilar e filtrar c) decantar e filtrar
d) filtrar e
decantar e) destilar
e decantar
09. Para a separação das misturas: gasolina/água e
nitrogênio/oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:
a) decantação e
liquefação b) sedimentação e
destilação c) filtração e
sublimação
d) destilação e
condensação e) flotação e
decantação
10. Um material que pode ser considerado substância pura é:
a) o petróleo;
b) o querosene;
c) a água do
mar;
d) o carbono
diamante;
e) o ar
atmosférico.
Inglês.
Teacher Kelly Marques
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)
Relacione
a preposição ao seu significado em português:
a.about
( ) acima de
b.above
( ) sobre, a cerca
de
c.after
( ) em, ( com the) , no,na, à, às
d.across
(
) depois de
e.against
( ) atrás de
f.among
( ) antes de
g.around
( ) ao longo de
h.along
(
) em volta de / à
i.at
( ) contra
j.before
( ) entre ( vários)
k.behind
( ) através de , de um lado ao outro
l.beside
( ) com
m.between
( ) dentro de
n.but
( ) em/no/na/de
o.during
( ) ao lado de
p.from
( ) perto de
q.for
( ) em ( para ) dentro de
r.in
( ) de ( posse)
s.inside
( ) de ( origem)
t.into
( ) fora, para fora de
u.near
(
) desde
v.of
( ) debaixo de , sob
w.off
( ) durante
x.since
( ) a não ser, exceto
y.under
( ) entre ( dois)
z.with
( ) por , para, (há, faz(tempo).
2)
Complete
as orações abaixo com as preposições adequadas:
a.We know much more ____________ genetics now.
b.She was walking ____________ the beach.
c.That happened ____________ the war.
d.Peter is ____________kids who are like him.
e.Look ____________ you and you’ll see.
f.There are many stars ____________our galaxy.
g.You can meet people____________other countries.
h.The answers to life´s questions lie ____________
you.
i. ____________ the internet, the world is yours.
3)
Escreva
as preposições encontradas nos textos em seu caderno:
Artes.
Professor Marcio
Leia os textos nas imagens abaixo e faça a atividade do último
slide.
Sociologia.
Atividade
ministrada pelos Coordenadores Eduardo e Luciane
Copie as questões e responda em seu caderno.
Socialização
1) O que você entende por socialização?
2)
Explique qual é a importância da socialização para um indivíduo?
3)
Explique como e quando ocorre o processo de socialização de um indivíduo? Esse
processo é efêmero?
4)
Explique baseando-se nas imagens abaixo como o processo de socialização se
alterou ao longo do tempo.
5)
Ouça a música Problema Social do cantor Seu Jorge:
Problema
Social
Se eu
pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria
um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem o bom
menino que vendeu limão e
Trabalhou
na feira pra comprar seu pão
Não
aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a
minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que
nem conhecia a famosa funabem
Onde foi
a minha morada desde os tempos de neném
É ruim
acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu
pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu
seria alguém
Seria eu
um intelectual
Mas como
não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me
chamam pivete
Mas
poucos me deram um apoio moral
Se eu
pudesse eu não seria um problema social
e eu
pudesse eu não seria um problema social
https://www.letras.mus.br/seu-jorge/456890/
Após
ouvir a canção responda:
a)
Questões sociais como as retratadas na canção acima, influenciam no
comportamento dos indivíduos?
b)
Explique a distância social existente entre a burguesia e a personagem da
canção?
Filosofia.
Professora Odeniura
Copie as questões e responda em seu caderno.
Atividade 1
A FILOSOFIA DESENVOLVE O
RACIOCÍNIO LÓGICO Com a ajuda da Filosofia aprendemos a argumentar de forma a
podermos expressar e justificar as nossas opiniões, bem como provocar a livre
adesão dos nossos interlocutores.
Através do desenvolvimento de um raciocínio lógico é possível a
organização coerente dos pensamentos e a avaliar a validade dos argumentos que
nos são apresentados, contribuindo assim para desenvolver a autonomia do
espírito crítico. Vivemos em sociedade, precisamos nos comunicar, expor as
nossas ideias e defender os nossos pontos de vista. Se o fizermos com rigor e clareza, tudo se
torna mais fácil e conseguimos fazer com que as nossas ideias sejam melhor
compreendidas e aceitas pelos outros. Agora que você já tem uma ideia breve do
que seja, para que estudar filosofia e em como precisamos desenvolver uma forma
de pensar criticamente é hora de praticar. 1 Analise a tirinha abaixo e
responda:
1) A imagem e o texto estão coerentes ou algo lhe parece
estranho? Explique.
2) O que você entende por desigualdades sociais?
3) O que a política tem a ver com as desigualdades sociais?
Atividade2
OBS: As duas atividades de Filosofia deverão ser feitas no caderno,
e serão corrigidas no retorno às aulas. As questões deverão ser copiadas
e respondidas.
Fiquem Atentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário