Procure aqui a sua atividade

segunda-feira, 4 de maio de 2020

1º TA (Primeiro Termo A) - Atividade 2 (A partir de 04/05)

Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras. 
Fiquem Atentos! 



Língua Portuguesa.
Atividade ministrada pelos Coordenadores Eduardo e Luciane
Leia o texto, depois copie e responda as questões em seu caderno.
O ENTERRADO VIVO

É sempre no passado aquele orgasmo,
é sempre no presente aquele duplo,
é sempre no futuro aquele pânico.

É sempre no meu peito aquela garra.
É sempre no meu tédio aquele aceno.
É sempre no meu sono aquela guerra.

É sempre no meu trato o amplo distrato.
Sempre na minha firma a antiga fúria.
Sempre no mesmo engano outro retrato.

É sempre nos meus pulos o limite.
É sempre nos meus lábios a estampilha.
É sempre no meu não aquele trauma.

Sempre no meu amor a noite rompe.
Sempre dentro de mim meu inimigo.
E sempre no meu sempre a mesma ausência.

(ANDRADE, Carlos Drummond de. OBRAS COMPLETAS. Rio de Janeiro, Aguilar, 1967, p. 81)

1)    A palavra "sempre", no último verso do poema de Drummond, é repetida, porém manifestada em classes gramaticais diferentes.
a) Quais são essas classes gramaticais?
b) Que efeito de sentido essa diferença de classe gramatical provoca no poema?

2)    Dadas as frases:
 I.Fui doente durante dois anos (e estou são).
II.Fui doente para Buenos Aires (e voltei são).

Analise as formas “Fui doente”:
a) Qual a diferença do verbo “fui” nos dois casos?
b) Reescreva as duas orações, substituindo “fui” por outro verbo com o mesmo sentido.

3)    Escreva, com suas palavras, sobre o que o poema fala.



 Matemática.

Professora Leila Segantin
Copie e responda em seu caderno.
Os cálculos devem constar em seu caderno.

1) Calcular potenciação e radiciação

2) Determine o conjuntos dos:
a) números naturais maiores que 2 e menores que 9
b) números naturais sucessores de 4 e antecessores de 18
c) números inteiros maiores que ( – 5) e menores ou igual a 5

3) Efetue as operações abaixo:

a)1598
b)78.157
c) 983
d)487
e)294
×16
×34
×78
×95
×18








Biologia.
Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu caderno.
Alunos essa atividade é complementar ao assunto que estavamos vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi pedida anteriormente sobre os “Os biomas brasileiros”.
Organizem as suas atividades, quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.
 ATIVIDADE PARA OS 1°ANOS DO ENSINO MÉDIO
(Professores Márcia e Rogério)


1) Coloque os nomes dos Biomas de acordo com o mapa:


1 – ___________________________________________
2 – ___________________________________________
3 – ___________________________________________
4 – ___________________________________________
5 – ___________________________________________
6 – ___________________________________________
7 – ___________________________________________
8 - Transição Amazônia – Caatinga._________________
9 - Transição Amazônia – Cerrado.__________________
10- Transição Cerrado - Caatinga .__________________

2) Na Floresta Amazônica existem muitas espécies, como a palmeira-do-açaí, bromélias, macacos, araras que vivem num ambiente com muita umidade, com muito sol em alguns locais e sombra em outros, permitindo a presença de muitos fungos também.
Nesse texto NÃO são exemplos de fatores bióticos:
a) Palmeira-do-açaí e bromélias.
b) Macacos e araras.
c) Palmeira-do-açaí, bromélias, macacos e araras.
d) Onça pintada, jacaré, fungos
e) Umidade e sol

3) “Na natureza, os seres vivos relacionam-se das mais diferentes formas, inclusive por meio da alimentação…”. A relação apresentada pelos seres vivos por meio da alimentação pode ser esquematizada em uma única sequência linear de seres. Essa sequência, na ecologia, recebe o nome de:

a) Biótipo.
b) Cadeia energética.
c) Rede energética.
d) Cadeia alimentar.
e) Teia alimentar.

4) No estudo de uma cadeia alimentar, são exemplos que correspondem ao primeiro nível dessa cadeia:

a) Alface e algas.
b) Alface e cogumelos.
c) Cogumelos e algas.
d) Algas e roedores.
e) Roedores e ruminantes.

5) O conjunto de seres de mesma espécie, contemporâneos, e que ocupa uma mesma área de tal forma a apresentar possibilidades de estabelecer relações entre si pode ser denominado como:
a ) Ecossistema.
b) População.
c) Comunidade.
d) Bioma.
e) Biótopo.

6) Qual das alternativas abaixo apresenta apenas exemplos de seres vivos produtores?
a) Samambaia, musgo e ameba.
b) Samambaia, musgo e orquídea.
c) Ameba, cogumelo e musgo.
d) Cogumelo, musgo e orquídea.
e) Ameba, cogumelo e orquídea.

7) Os [___________] fazem parte das cadeias alimentares. Eles se alimentam da matéria orgânica de outros seres vivos, fazendo com que os nutrientes sejam disponibilizados no ambiente. O termo que preenche corretamente a lacuna é:
a) Produtores
b) Decompositores
c) Consumidores primários
d) Consumidores secundários
e) Carnívoros

8) Uma cadeia alimentar é composta por:
I. Produtores                 II. Consumidores                            III. Decompositores
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

9) Qual o papel desempenhado pelas plantas numa cadeia alimentar?
a) Produtores.
b) Consumidores.
c) Decompositores.
d) Carnívoros.
e) Herbívoros.

10) A figura a seguir mostra uma teia alimentar envolvendo seres vivos que convivem em uma fazenda. De acordo com as informações desta teia, os seres produtores são


A) Galinha e vaca.
B) Os seres humanos.
C) Raposa e gato.
D) Capim e milho.


História.
Professor Gilson Rafael
Copie as questões e responda em seu caderno.




Geografia.
Professor Orlando
Copie as questões e responda em seu caderno.

Texto para leitura.
O Coronavírus na Ótica da Geografia -
by Saberes Geográficos em Rede-   abril 15,2020
Este artigo traz uma análise global do contágio do novo coronavírus fazendo uma relação com a ciência Geográfica. Já que a Geografia estuda os movimentos populacionais, processo de urbanização, cultura e economia, temas que podemos relacionar para entender a pandemia da covid-19.
O surgimento do Coronavírus
A COVID – 19 surge na china central na cidade de Wuhan, que tem uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Ela vai aparecer ainda em dezembro de 2019 a partir do consumo de carne de animal contaminado. É interessante notar que essa doença começa a se proliferar de uma forma muito rápida, porque a prefeitura de Wuhan demora a tomar iniciativa de bloqueio e confinamento social, ou distanciamento social como está acontecendo no Brasil.
Isso pode ser considerado um grande erro, porque o coronavírus pode ser transmitido mesmo se o indivíduo não apresenta sintoma. Os chamados assintomáticos. A incubação demora 14 dias e mesmo durante a incubação, sem que a pessoa manifeste sintomas, a doença acaba se espalhando.
Em pouco tempo Wuhan foi completamente tomada pela COVID-19. Em janeiro de 2020 a doença se alastra da Ásia em direção à Europa, atingindo o primeiro país europeu, que foi a França.
Como a Geografia analisa o Coronavírus ?
Isso aconteceu rapidamente devido a dinâmica da globalização. Os voos internacionais, as trocas comerciais por vias marítimas e terrestres aceleraram a disseminação do vírus pelo mundo. No dia onze de março de 2020 a Organização Mundial da saúde (que já estava acompanhando essa epidemia), elevou o nível de emergência mundial do coronavírus de epidemia para pandemia.
A diferença entre os dois conceitos é que a epidemia a nível municipal, é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades registram muitos casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano (2020), vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue. Já a pandemia é quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta.
Em 2009, a Gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. E em 11 de março de 2020 a COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.
Impactos na economia
O banco mundial fez um estudo sobre o impacto desses eventos pandêmicos à conclusão de que uma pandemia como essa do coronavírus pode significar uma retração de 5 por cento da economia global.
A China também sente o impacto do novo coronavírus, por se tratar de um país mega produtor industrial e depender de importação de matérias-primas para sua produção. Durante o enfrentamento ela importou menos matéria-prima inclusive do Brasil.
A experiência mais otimista de outros países
Outros países tiveram uma experiência mais otimista com maior  controle da situação, como por exemplo a Coréia do Sul, que implementou medidas de quarentena e testes em massa, o que resultou em uma letalidade muito baixa (0.8%) se comparada a China que chega a 14,8% em pacientes acima de 80 anos.
A Pirâmide Etária e a atuação do Coronavírus
Já a Itália apresenta um índice de letalidade considerado também alto (7%). Mas aqui é importante observar que a pirâmide etária pode ter uma atuação diferente do Coronavírus. A Itália possui uma população idosa muito numerosa, somado ao fato de que os governos não agiram como a Coréia do Sul, o que resultou em números alarmantes de mortes de pacientes contaminados, e colapso dos sistemas de saúde.
Já o Brasil se encontra em outra fase da transição demográfica, quanto a mortalidade e a natalidade estão baixas, resultando em uma população adulta numerosa, e crescente número de população idosa.
Ao contrário dos países da Europa Ocidental que já concluíram a transição demográfica.
Perspectivas Futuras e o Distanciamento Social
Organização mundial da saúde em pronunciamento oficial, (11/04/2020) informou que o número de novos casos diários na Europa está desacelerando e a Espanha nesse mesmo dia registrou o menor número de mortes em 17 dias. O diretor-geral da OMS disse que o ritmo de contágio tem diminuído principalmente entre os países mais afetados como Espanha, Itália, Alemanha e França. Com a redução da sobrecarga em hospitais o governo autorizou a reabertura de fábricas e construções, mas afirmou que o distanciamento social ainda é essencial.
Na Itália as medidas de contenção foram estendidas até dia treze de maio. No Reino Unido, o ministro da saúde britânico afirmou que foi grande o número de mortes, mas segundo previsão do chefe do serviço público de saúde, a curva de novos casos diários deve começar a achatar nos próximos dias.
Especialistas afirmam que não tem como “segurar” a contaminação, visto que ainda não existe uma vacina para o novo coronavírus, mas as medidas de distanciamento social podem sim, contribuir para o achatamento da curva de contágio, evitando o colapso dos sistemas de saúde no Brasil e no mundo. Espera-se que com essas medidas as pessoas se contaminem de maneira gradual, enquanto o sistema vai absorvendo os pacientes e liberando os leitos para novos contaminados. Nesse sentido a única saída é continuar ficando em casa, melhorar medidas de higiene, alimentação e saúde no geral, evitando aglomerações o máximo de tempo possível.

Questões
1)    O que é Coronavírus?
2)    Segundo o texto acima, que tipo de doença e causada pelo Coronavírus?
3)    Como que é a transmissão do Coronavírus?
4)    Segundo o texto, que lugar teria sido propagador da epidemia do novo Coronavírus?
5)    Qual a diferença de epidemia e pandemia?
6)    Na sua opinião qual será o impacto socioeconômico da quarentena?
7)    Quais são os países mais afetados pelo vírus?
8)    Segundo o texto, até o momento, qual é o tratamento para o novo Coronavírus?
9)    Quais são os sintomas graves do novo Coronavírus? E como se prevenir?
10) Qual impacto o Coronavírus teve em sua vida?


Física.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.

1)    Se eu andei por 2 horas, quantos minutos eu levei andando?
2)    Horas é uma boa medida de unidade de distância?
3)    Se uma pessoa gasta 180 segundos para fazer uma tarefa, quantos minutos ela gastou?
4)    Se alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho, quantos segundos ela tem para chegar ao seu destino?
5)    E se a pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos teria?
6)    Duas grandezas físicas são:
a)    (     ) Metros e Horas
b)    (     ) Distância e Tempo
c)    (     ) Luz e Som
7)    Um dia pode ser expresso em unidade de medida assim:
a)    (     ) 30 min
b)    (     ) 24 m
c)    (     ) 24 h


Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
01. O ar que respiramos, livre de agentes poluentes, é formado por:
a) um único elemento químico
b) uma única substância pura simples
c) uma mistura heterogênea de gases
d) uma única substância pura composta
e) uma mistura homogênea de gases

02. Dadas as seguintes características de um sistema:
 I. formado por um só tipo de átomo
II. apresenta Pontos de Fusão e Ebulição constantes
III.unifásico, incolor e inodoro
IV. resiste a processos comuns de fracionamento

São critérios de uma substância pura:

a) I  e  II e  IV            b) II  e  IV           c) I,  II  e  IV              d) II,  III               e) I  e  IV

03. Considere os seguintes materiais:

 I. ar atmosférico                                    III.solução de hidróxido de sódio
II. água destilada                                    IV. cloreto de sódio
As amostras que representam misturas de substâncias são:

a) I e II               b) I e III                   c) II e III               d) II e IV                    e) III e IV

04. Quais das propriedades abaixo são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

a) cor e densidade                       b) cor e dureza                c) ponto de fusão e densidade
d) cor e ponto de fusão               e) densidade e dureza
05. Ar, ozônio, concreto e água podem ser classificados respectivamente como:
a) mistura homogênea, substância composta, mistura heterogênea, substância simples
b) mistura homogênea, substância simples, mistura heterogênea, substância composta
c) mistura heterogênea, substância simples, mistura homogênea, substância composta
d) substância simples, substância composta, mistura homogênea, mistura heterogênea
e) substância composta, substância simples, mistura heterogênea, mistura homogênea

06. Uma mistura de açúcar, areia e sal de cozinha é tratada com água em excesso. Quantas fases existirão no sistema final resultante?

a) 5                             b) 4                          c) 3                          d) 2                         e) 1

07. Todas as “águas” com as denominações abaixo podem exemplificar soluções de sólidos em um líquido, exceto:
a) água potável        b) água destilada      c) água dura    d) água mineral     e) água do mar

08. A melhor maneira de se separar os três componentes de uma mistura de areia com solução aquosa de sal é:

a) filtrar e destilar                       b) destilar e filtrar                   c) decantar e filtrar
d) filtrar e decantar                     e) destilar e decantar

09. Para a separação das misturas: gasolina/água e nitrogênio/oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

a) decantação e liquefação         b) sedimentação e destilação          c) filtração e sublimação
d) destilação e condensação                e) flotação e decantação

10. Um material que pode ser considerado substância pura é:
a) o petróleo;
b) o querosene;
c) a água do mar;
d) o carbono diamante;
e) o ar atmosférico.



Inglês.
Teacher Kelly Marques
Copie as questões e responda em seu caderno.
1)      Relacione a preposição ao seu significado em português:

a.about                                    (    )  acima de  
b.above                                    (    ) sobre, a cerca de              
c.after                                      (    ) em, ( com the) , no,na, à, às  
d.across                                   (    ) depois de     
e.against                                  (    ) atrás de  
f.among                                   (    ) antes de  
g.around                                  (    ) ao longo de   
h.along                                     (    ) em volta de / à  
i.at                                           (    ) contra    
j.before                                     (    ) entre ( vários)  
k.behind                                    (    ) através de , de um lado ao outro   
l.beside                                     (    ) com   
m.between                                (    ) dentro de   
n.but                                         (    ) em/no/na/de     
o.during                                     (   ) ao lado de 
p.from                                       (    ) perto de  
q.for                                          (    ) em ( para ) dentro de    
r.in                                            (    ) de ( posse)  
s.inside                                      (    ) de ( origem)     
t.into                                         (    ) fora, para fora de   
u.near                                       (    ) desde    
v.of                                           (    ) debaixo de , sob  
w.off                                         (    ) durante  
x.since                                      (    ) a não ser, exceto   
y.under                                     (    ) entre ( dois)  
z.with                                       (    ) por , para, (há, faz(tempo). 

                                               
2)      Complete as orações abaixo com as preposições adequadas:

a.We know much more ____________ genetics now.
b.She was walking ____________ the beach.
c.That happened ____________ the war.
d.Peter is ____________kids who are like him.
e.Look ____________ you and you’ll see.
f.There are many stars ____________our galaxy.
g.You can meet people____________other countries.
h.The answers to life´s questions lie ____________ you.
i. ____________ the internet, the world is yours.

3)    Escreva as preposições encontradas nos textos em seu caderno:


Artes.
Professor Marcio
Leia os textos nas imagens abaixo e faça a atividade do último slide.
























Sociologia.
            Atividade ministrada pelos Coordenadores Eduardo e Luciane
Copie as questões e responda em seu caderno.
Socialização
1) O que você entende por socialização?
 2) Explique qual é a importância da socialização para um indivíduo?
3) Explique como e quando ocorre o processo de socialização de um indivíduo? Esse processo é efêmero?
4) Explique baseando-se nas imagens abaixo como o processo de socialização se alterou ao longo do tempo.
 5) Ouça a música Problema Social do cantor Seu Jorge:


Problema Social
Se eu pudesse eu dava um toque em meu destino
Não seria um peregrino nesse imenso mundo cão
Nem o bom menino que vendeu limão e
Trabalhou na feira pra comprar seu pão
Não aprendia as maldades que essa vida tem
Mataria a minha fome sem ter que roubar ninguém
Juro que nem conhecia a famosa funabem
Onde foi a minha morada desde os tempos de neném
É ruim acordar de madrugada pra vender bala no trem
Se eu pudesse eu tocava em meu destino
Hoje eu seria alguém
Seria eu um intelectual
Mas como não tive chance de ter estudado em colégio legal
Muitos me chamam pivete
Mas poucos me deram um apoio moral
Se eu pudesse eu não seria um problema social
e eu pudesse eu não seria um problema social
https://www.letras.mus.br/seu-jorge/456890/

Após ouvir a canção responda:
a) Questões sociais como as retratadas na canção acima, influenciam no comportamento dos indivíduos?
b) Explique a distância social existente entre a burguesia e a personagem da canção?



Filosofia.
            Professora Odeniura
Copie as questões e responda em seu caderno.
Atividade 1

A FILOSOFIA DESENVOLVE O RACIOCÍNIO LÓGICO Com a ajuda da Filosofia aprendemos a argumentar de forma a podermos expressar e justificar as nossas opiniões, bem como provocar a livre adesão dos nossos interlocutores.  Através do desenvolvimento de um raciocínio lógico é possível a organização coerente dos pensamentos e a avaliar a validade dos argumentos que nos são apresentados, contribuindo assim para desenvolver a autonomia do espírito crítico. Vivemos em sociedade, precisamos nos comunicar, expor as nossas ideias e defender os nossos pontos de vista.  Se o fizermos com rigor e clareza, tudo se torna mais fácil e conseguimos fazer com que as nossas ideias sejam melhor compreendidas e aceitas pelos outros. Agora que você já tem uma ideia breve do que seja, para que estudar filosofia e em como precisamos desenvolver uma forma de pensar criticamente é hora de praticar. 1 Analise a tirinha abaixo e responda:  


1)    A imagem e o texto estão coerentes ou algo lhe parece estranho? Explique.
2)    O que você entende por desigualdades sociais?
3)    O que a política tem a ver com as desigualdades sociais?

Atividade2
       OBS: As duas atividades de Filosofia deverão ser feitas no caderno, e serão corrigidas no retorno às aulas. As questões deverão ser copiadas e respondidas.





 Fiquem Atentos!  no dia 18 de maio serão postadas outras. 

Fiquem Atentos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...