Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras, Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
6º A, B e C – Professora Elainne Oliveira Bernal e Professora Kelly
Cristina Coutinho
Caso queira entrar em contato com a professora Kelly pelo Messenger, clique no link abaixo
Texto Narrativo
O texto narrativo é caracterizado por narrar uma história
por meio de várias sequências, sejam elas reais ou imaginárias.
Características:
Personagem: ser que vive a
história.
Enredo: sequência de acontecimentos
vividos pela personagem.
Tempo: período construído dentro da
história.
Espaço: conjunto de elementos
externos ou internos em que as personagens se situam.
Foco narrativo: voz
que conta a sequência dos fatos (pode estar em 1ª ou 3ª pessoa)
Atividade: Leia os textos A e B para depois analisá-los:
Texto
A
A
cigarra e a formiga
A
cigarra, tendo cantado por todo o verão, encontrou-se muito desprovida quando o
vento frio chegou: não tinha nenhum pedacinho de mosca ou verme.
Ela
foi chorar de forme na casa de sua vizinha, a formiga, suplicando que lhe
emprestasse algum grão para sobreviver até a próxima estação.
- Eu
lhe pagarei, disse a cigarra, antes de agosto, palavra de animal, tudinho e com
juros.
A
formiga não costuma emprestar, eis o seu menor defeito.
- O
que você fazia no verão? – disse ela à cigarra.
- Eu
cantava; por favor, não fique irritada.
-
Você cantava? Então eu já sei: agora dance!
LA FONTAINE. Fábula
trazida do original e francês e adaptada. A cigarra e a formiga. Disponível em:
http://www.memodata.com/2004/fr/fables_de_la_fontaine. Acesso em 28 abr. 2020.
Texto
B.
Gilberta adora dançar, sai todas as sextas-feiras para ir
ao forró perto de sua casa. No forró aproveita para saber das novidades da
semana, pôr o papo em dia. Os dias em que seu amigo Pedro também aparece, ela
dança muito mais, pois é um bailarino e tanto – dizem que Pedro dança “melhor”
que Gilberta. Com Pedro, Gilberta percebe que inventa movimentos, fica mais
leve e mais solta na pista de dança. Um dia, ela levou um xale para o forró e
os dois criaram uma dança usando o xale. Nos dias em Pedro não está, ela acaba
dançando com pessoas que conhece pouco, com as próprias amigas, e não vê tanta
graça no que faz.
MARQUES,
Isabel A. Corpo e sociedade. In:
MURRIEL, Zuleika F. (coord.). Língua Portuguesa, língua estrangeira, educação artística e
educação física. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Inep, 2002,
p. 53.
1 - Qual dos 02 textos
é uma fábula? Justifique.
2 – Qual gênero textual
você acredita que o texto B pertence? Por quê?
3 – Analise os textos:
Texto A: A cigarra e a formiga
Aspecto
|
Resposta
|
Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa?
|
|
Personagens: quais são?
|
|
Enredo: Quais os principais acontecimentos da
história, na sequência em que são apresentados?
|
|
Tempo: Quanto tempo a história parece representar?
Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
|
|
Espaço: O que sabemos sobre os espaços em que as
personagens vivem suas ações?
|
Texto B:
Aspecto
|
Resposta
|
Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa?
|
|
Personagens: quais são?
|
|
Enredo: Quais os principais acontecimentos da
história, na sequência em que são apresentados?
|
|
Tempo: Quanto tempo a história parece representar?
Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
|
|
Espaço: O que sabemos sobre os espaços em que as
personagens vivem suas ações?
|
Matemática
6º A, B e C – Professora Maria José
Copie
e responda os seguintes exercícios em seu caderno.
1) O gráfico abaixo mostra o consumo de energia elétrica de uma casa durante os últimos seis meses de 2008.
De acordo com o gráfico, os
meses em que o consumo foi maior que 300 quilowatts hora foram:
a) novembro
e dezembro.
b) julho
e agosto.
c) agosto
e novembro.
d) agosto
e dezembro.
2) Na
Mercearia da Esquina, está afixada a tabela a seguir. Maria comprou 5 quilos de
arroz, 2 de feijão e 5 de açúcar. Quanto gastou?
a) R$
4,00.
b) R$
10,00.
c) R$
14,00.
d) R$
20,00.
3) Uma
jarra de suco possui capacidade, quando cheia, para servir 13 copos cheios,
cada copo com capacidade para 0,2 litros. A capacidade da jarra é de:
a) 1,3
litros.
b) 1,8
litros.
c) 2,6
litros.
d) 2,8
litros.
4) O
número escrito no quadro abaixo é:
a) -20
b) -18
c) 18
d) 34
5) Observe
os objetos abaixo e pense nas figuras espaciais que podem ser associadas a
eles.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta entre
os objetos e as figuras geométricas I, II e III
a) esfera
cubo cilindro
b) esfera
cilindro cubo
c) cilindro
esfera cubo
d) cubo
esfera cilindro
6) O
relógio abaixo marca 9 h.
Assinale a alternativa que mostra corretamente qual a
medida do ângulo formado pelos 2 ponteiros, indicado na figura.
a) 180º
b) 90º
c) 60º
d) 45º
7) Na
eleição para a escolha do representante da turma de Carolina, concorreram três
candidatos e todos os 36 alunos votaram, não havendo votos nulos nem votos em
branco. O 1º colocado obteve o triplo dos votos dados ao 2º colocado. Já o
último colocado recebeu apenas 4 votos. O número de votos conquistados pelo
vencedor foi:
a) 12
b) 18
c) 24
d) 36
8) Calculando
o valor da expressão abaixo obtemos:
9) Efetue
as Multiplicações e Divisões.
a) 9676÷2=
b) 1360x16=
c) 27948÷3=
d) 2676x9=
10) Quanto
valem os números a, b e c representados nas figuras?
Ciências
6º A, B e C – Professora Márcia Cristina
Leia os textos e observe as imagens abaixo e faça o desenho pedido.
Copie em seu caderno
e responda às questões.
HIDROSFERA
A ÁGUA QUE COMPÕE NOSSO PLANETA FORMA NOSSA HIDROSFERA,
3/4 DE TODA ESSA ÁGUA É SALGADA. A ÁGUA DOCE É ENCONTRADA NOS RIOS, NOS LAGOS,
NAS GELEIRAS, LENÇÓIS FREÁTICOS E NA ATMOSFERA.
A ÁGUA É ESSENCIAL PARA TODA A VIDA EM NOSSO PLANETA, ELA
É ENCONTRADA NOS ESTADOS SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO.
DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA HIDROSFERA:
CALOTAS DE GELO E GELEIRAS, 2,15%(ÁGUA DOCE
EM ESTADO SÓLIDO);
ÁGUA NA ATMOSFERA 0,001% (ÁGUA DOCE EM
ESTADO GASOSO);
ÁGUA NO SUBSOLO 0,62% (ÁGUA DOCE EM ESTADO
LÍQUIDO);
ÁGUAS SUPERFICIAIS EM RIOS, LAGOS E
BIOMASSA 0,029% (ÁGUA DOCE EM ESTADO LÍQUIDO);
OCEANOS 97,2% (ÁGUA SALGADA EM ESTADO LÍQUIDO).
O SER HUMANO UTILIZA A ÁGUA DOCE PARA VÁRIOS FINS, COMO
POR EXEMPLO: PARA O CONSUMO, PARA GERAÇÃO DE ENERGIA (POR MEIO DE USINAS
HIDRELÉTRICAS), PARA IRRIGAÇÃO, PARA CRIAÇÃO DE ANIMAIS, EM FÁBRICAS etc.
DEVEMOS ECONOMIZAR E PRESERVAR A ÁGUA, POIS APENAS 1/4 DE
TODA A ÁGUA DO PLANETA É DOCE. E DESSA ÁGUA SOMENTE 1/3 ESTÁ ACESSÍVEL AO
HOMEM, E BOA PARTE DELA JÁ ESTÁ POLUÍDA.
QUESTÕES
1) O QUE
É HIDROSFERA?
2) QUAL É
A PORCENTAGEM DE ÁGUA DOCE QUE EXISTE NA TERRA?
3) QUAL É
A PORCENTAGEM DE ÁGUA SALGADA?
4) EM
QUAIS ESTADOS PODEMOS ENCONTRAR A ÁGUA?
5) ONDE
PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA EM ESTADO GASOSO?
6) ONDE
PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
7) ONDE
PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA DOCE EM ESTADO LÍQUIDO?
8) CITE
ALGUNS EXEMPLOS DA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PELO HOMEM.
9) O QUE
PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR A ÁGUA?
História
6º A, B e C – Professor Illídio Gilberto
Leia
a letra da canção abaixo para realizar as atividades.
Assista ao vídeo da música, depois leia sua letra.
EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS (RAUL
SEIXAS)
Um dia, numa rua da cidade, eu vi um velhinho
sentado na calçada
Com uma cuia de esmola e uma viola na mão
O povo parou para ouvir, ele agradeceu as moedas
E cantou essa música, que contava uma história
Que era mais ou menos assim:
Eu nasci há dez mil anos atrás
e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)
Eu vi Cristo ser crucificado
O amor nascer e ser assassinado
Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,
Eu vi,
Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho
Vi Maomé cair na terra de joelhos
Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho
Eu vi,
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)
Eu vi as velas se acenderem para o Papa
Vi Babilônia ser riscada do mapa
Vi conde Drácula sugando o sangue novo
e se escondendo atrás da capa
Eu vi,
Eu vi a arca de Noé cruzar os mares
Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares
Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta
pro quilombo dos palmares
Eu vi,
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais (2x)
Eu vi o sangue que corria da montanha
quando Hitler chamou toda a Alemanha
Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha
Eu li,
Eu li os simbolos sagrados de Umbanda
Eu fui criança para poder dançar ciranda
E, quando todos paraguejavam contra o frio,
eu fiz a cama na varanda
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos atrás)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Não, não porque
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos atrás)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Não, não
Eu tava junto com os macacos na caverna
Eu bebi vinho com as mulheres na taverna
E quando a pedra despencou da ribanceira
Eu também quebrei a perna
Eu também,
Eu fui testemunha do amor de Rapunzel
Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu
E para aquele que provar que eu tou mentindo
eu tiro o meu chapéu
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Com uma cuia de esmola e uma viola na mão
O povo parou para ouvir, ele agradeceu as moedas
E cantou essa música, que contava uma história
Que era mais ou menos assim:
Eu nasci há dez mil anos atrás
e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)
Eu vi Cristo ser crucificado
O amor nascer e ser assassinado
Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,
Eu vi,
Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho
Vi Maomé cair na terra de joelhos
Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho
Eu vi,
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)
Eu vi as velas se acenderem para o Papa
Vi Babilônia ser riscada do mapa
Vi conde Drácula sugando o sangue novo
e se escondendo atrás da capa
Eu vi,
Eu vi a arca de Noé cruzar os mares
Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares
Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta
pro quilombo dos palmares
Eu vi,
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais (2x)
Eu vi o sangue que corria da montanha
quando Hitler chamou toda a Alemanha
Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha
Eu li,
Eu li os simbolos sagrados de Umbanda
Eu fui criança para poder dançar ciranda
E, quando todos paraguejavam contra o frio,
eu fiz a cama na varanda
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos atrás)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Não, não porque
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos atrás)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Não, não
Eu tava junto com os macacos na caverna
Eu bebi vinho com as mulheres na taverna
E quando a pedra despencou da ribanceira
Eu também quebrei a perna
Eu também,
Eu fui testemunha do amor de Rapunzel
Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu
E para aquele que provar que eu tou mentindo
eu tiro o meu chapéu
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Copie as questões e responda em seu caderno.
Atividade
sobre a Música, “EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS"
1)
A música fala de
qual tempo cronológico, histórico ou geológico?
2)
Descreva de 6
eventos históricos descritos na música.
3)
Quais os
personagens bíblicos descrito na música?
4)
Por quem é
contada a história da música?
5)
Quem estava no
Brasil há 10 mil anos atrás?
6)
Qual parte da
música se refere período da Pré-História?
7)
Quais
personagens fazem parte de uma história de ficção e não real?
8)
Qual líder
religioso da igreja Católica citado na música?
Geografia
6º A, B e C – Professor Sérgio
Copie em seu caderno.
PAISAGENS: Sabemos que paisagem é
tudo o que está ao alcance dos olhos, ou seja, é tudo o que nos vemos.
Aprendemos que a paisagem é formada por elementos ou objetos sociais ou
culturais, e naturais. Lembram-se?
Observe a imagem abaixo:
Atividades (Copie e responda em seu caderno)
1)
Relacione os
elementos sociais ou culturais e os elementos naturais.
2)
Na imagem acima
temos uma paisagem urbana ou uma paisagem rural? Justifique sua resposta.
3)
Encontre no caça-palavras
abaixo as palavras que representa:
a)
Elementos
Naturais:
b)
Elementos
Culturais
Copie em seu caderno.
TEMA:
Transformação da paisagem.
Sabemos
que o ser humano transforma o espaço geográfico criando objetos culturais, e
interferindo nos elementos naturais para suprir as suas necessidades. Essas
transformações são percebidas por meio da paisagem. Observe as imagens abaixo e
responda a questão a seguir:
![]() |
Praça do forró Atual – São Miguel Paulista (Imagem – Zé da Lua) |
Atividades (Copie e responda em seu caderno)
1) Observando as duas
paisagens da Praça do Forró em São Miguel Paulista, podemos afirmar que houve
intervenção do ser humano e transformações ao longo dos anos? Justifique
a sua resposta.
2)
Cite
elementos naturais e culturais ou sociais presentes nas paisagens.
Inglês
6º A, B e C – Teacher Elainne Bernal
Copie e responda as atividades no caderno de Inglês:
Celebration Time !
1)
Describe your
mother:
(Descreva sua mãe) :
a) My Mom is ______ years old.
b) My Mom’s favorite
color is ___________________.
c) My Mom’s favorite
food is ___________________.
d)
My Mom’s job is
___________________.
e)
She likes to
wear _____________________.
f) My Mom’s favorite
sport is ________________________.
g) Her Birthday is
on ___________( month ) _______ (day).
h) My favorite thing
to do with Mom is ___________________.
i) My Mom is special
to me because _____________________.
2) Passe
para o PORTUGUÊS as frases abaixo:
a) I am sorry.
________________________
b) How are you¿
______________________
c) You’re welcome
_______________________
d) Excuse-me
___________________________
e) Thank you
________________________
f) Hello
______________________________
g) I am fine _______________________
Family
Copie
no caderno
Pai –
Father , Dad
Mãe – Mother, Mom
Irmão – Brother
Irmã – Sister
Tio – Uncle
Tia – Aunt
Primo(a) – Cousin
Avô – Grandfather
Avó – Grandmother
Sobrinho – Nephew
Sobrinha – Niece
Faça no caderno uma “ Family Tree “ , ou seja, uma árvore
genealógica com os membros da sua família, identificando cada um deles em
inglês. Seja criativo e caprichoso com sua Family Tree porque no nosso retorno,
vou usar para nota.
Fiquem com
Deus
Teacher Elainne
Artes
6º A, B e C – Professor Thiago Lemes
Percepção
visual e visão periférica.
Criar um ambiente em três dimensões.
Material a ser usado.
Caderno de artes, se não tiver, usar folha de sulfite.
Lápis e borracha.
Desenvolver um espaço em 3d (três dimensões). Com
observação de um cômodo da casa ou desenvolver um com a própria criação.
1° Passo
Em uma folha do caderno de artes fazer uma margem de 5 centímetros. Utilize a folha toda.
2° Passo.
Com essas referências marcadas fazer o preenchimento de
acordo com a observação de cada parede, teto e piso.
3° Passo.
A finalização do desenho será de escolha do aluno, se será
colorido ou não.
Educação Física
6º A, B e C – Professora Celeide
Atividade sobre o
Voleibol (Copie e responda em seu caderno).
1)
Como é a Sequência Pedagógica da cortada? Pesquise
e veja vídeos para responder.
2)
Desenhe a quadra de voleibol e explicar o
rodízio.
a)
Indique as medidas da quadra e altura da rede na
modalidade masculina e feminina
3)
Qual quantidade de jogadores por equipe?
4)
Quais as dimensões da bola? (Peso e medida)
Projeto de vida
6º A, B e C – Professora Lilian Dias
(Copie e responda em
seu caderno)
1) Você
está conseguindo estudar durante o afastamento da escola?
2) Como
você está se sentindo neste momento?
3) Tem
conseguido realizar a primeira atividade proposta, que era de fazer anotações
semanais como um diário? Se sim, o que você tem sentido, fazendo este diário de
anotações? Se não, por que não tem feito?
4) Pesquise
poemas... Copie um que te marcou no caderno e comente o que você entendeu.
5) Produza
um poema seu... Coloque o que você quiser... Pode ser seus sonhos, ou
relacionado ao que você está sentindo, ou referente a como está sendo sua vida
durante o isolamento em que estamos vivendo, etc...
Um abraço e se cuidem...
Tecnologia
6º A, B e C – Professora Maria Lúcia
Observe as informações abaixo:
Pesquise e escreva em poucas palavras o que é (sempre
relacionado à tecnologia): (Escreva em seu caderno)
a) Comportamento
de pessoas:
b) Processos
c) Organização
d) Equipamentos
e programas
e) Sincronização
e função
f) Criatividade
g) Estrutura
h) Informação
e conhecimento
Oi alguém pode me dizer se ja pode fazer a prova ou vai ter uma data?
ResponderExcluirOi alguém pode me dizer se ja pode fazer a prova ou vai ter uma data?
ResponderExcluir