Procure aqui a sua atividade

sábado, 2 de maio de 2020

6º (sexto) Ano - Atividade 2 (A partir de 04/05)

     Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.

Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras, Fiquem Atentos!


Língua Portuguesa.
6º A, B e C – Professora Elainne Oliveira Bernal e Professora Kelly Cristina Coutinho

Caso queira entrar em contato com a professora Kelly pelo Messenger, clique no link abaixo


Texto Narrativo
O texto narrativo é caracterizado por narrar uma história por meio de várias sequências, sejam elas reais ou imaginárias.
Características:
Personagem: ser que vive a história.
Enredo: sequência de acontecimentos vividos pela personagem.
Tempo: período construído dentro da história.
Espaço: conjunto de elementos externos ou internos em que as personagens se situam.
Foco narrativo: voz que conta a sequência dos fatos (pode estar em 1ª ou 3ª pessoa)

Atividade: Leia os textos A e B para depois analisá-los:

Texto A

A cigarra e a formiga

 

A cigarra, tendo cantado por todo o verão, encontrou-se muito desprovida quando o vento frio chegou: não tinha nenhum pedacinho de mosca ou verme.

Ela foi chorar de forme na casa de sua vizinha, a formiga, suplicando que lhe emprestasse algum grão para sobreviver até a próxima estação.

- Eu lhe pagarei, disse a cigarra, antes de agosto, palavra de animal, tudinho e com juros.

A formiga não costuma emprestar, eis o seu menor defeito.

- O que você fazia no verão? – disse ela à cigarra.

- Eu cantava; por favor, não fique irritada.

- Você cantava? Então eu já sei: agora dance!

 

LA FONTAINE. Fábula trazida do original e francês e adaptada. A cigarra e a formiga. Disponível em: http://www.memodata.com/2004/fr/fables_de_la_fontaine. Acesso em 28 abr. 2020.


Texto B.

 

            Gilberta adora dançar, sai todas as sextas-feiras para ir ao forró perto de sua casa. No forró aproveita para saber das novidades da semana, pôr o papo em dia. Os dias em que seu amigo Pedro também aparece, ela dança muito mais, pois é um bailarino e tanto – dizem que Pedro dança “melhor” que Gilberta. Com Pedro, Gilberta percebe que inventa movimentos, fica mais leve e mais solta na pista de dança. Um dia, ela levou um xale para o forró e os dois criaram uma dança usando o xale. Nos dias em Pedro não está, ela acaba dançando com pessoas que conhece pouco, com as próprias amigas, e não vê tanta graça no que faz.

 

MARQUES, Isabel A. Corpo e sociedade. In: MURRIEL, Zuleika F. (coord.). Língua Portuguesa, língua estrangeira, educação artística e educação física. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Inep, 2002, p. 53.


1 - Qual dos 02 textos é uma fábula? Justifique.

 

2 – Qual gênero textual você acredita que o texto B pertence? Por quê?

 

3 – Analise os textos:

Texto A: A cigarra e a formiga

Aspecto

Resposta

Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa?

 

Personagens: quais são?

 

Enredo: Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?

 

Tempo: Quanto tempo a história parece representar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?

 

Espaço: O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem suas ações?

 

 

Texto B:

Aspecto

Resposta

Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa?

 

Personagens: quais são?

 

Enredo: Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?

 

Tempo: Quanto tempo a história parece representar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?

 

Espaço: O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem suas ações?

 




Matemática
6º A, B e C – Professora Maria José

Copie e responda os seguintes exercícios em seu caderno.


1)    O gráfico abaixo mostra o consumo de energia elétrica de uma casa durante os últimos seis meses de 2008.



De acordo com o gráfico, os meses em que o consumo foi maior que 300 quilowatts hora foram:

a)    novembro e dezembro.
b)    julho e agosto.
c)    agosto e novembro.
d)    agosto e dezembro.

2)    Na Mercearia da Esquina, está afixada a tabela a seguir. Maria comprou 5 quilos de arroz, 2 de feijão e 5 de açúcar. Quanto gastou?

a)    R$ 4,00.
b)    R$ 10,00.
c)    R$ 14,00.
d)    R$ 20,00.

3)    Uma jarra de suco possui capacidade, quando cheia, para servir 13 copos cheios, cada copo com capacidade para 0,2 litros. A capacidade da jarra é de:

a)    1,3 litros.
b)    1,8 litros.
c)    2,6 litros.
d)    2,8 litros.

4)    O número escrito no quadro abaixo é:




a)    -20
b)    -18
c)    18
d)    34

5)    Observe os objetos abaixo e pense nas figuras espaciais que podem ser associadas a eles.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta entre os objetos e as figuras geométricas I, II e III

a)    esfera cubo cilindro
b)    esfera cilindro cubo
c)    cilindro esfera cubo
d)    cubo esfera cilindro

6)    O relógio abaixo marca 9 h.



Assinale a alternativa que mostra corretamente qual a medida do ângulo formado pelos 2 ponteiros, indicado na figura.

a)    180º
b)    90º
c)    60º
d)    45º

7)    Na eleição para a escolha do representante da turma de Carolina, concorreram três candidatos e todos os 36 alunos votaram, não havendo votos nulos nem votos em branco. O 1º colocado obteve o triplo dos votos dados ao 2º colocado. Já o último colocado recebeu apenas 4 votos. O número de votos conquistados pelo vencedor foi:

a)    12
b)    18
c)    24
d)    36

8)    Calculando o valor da expressão abaixo obtemos:



9)    Efetue as Multiplicações e Divisões.
a) 9676÷2=
b) 1360x16=
c) 27948÷3=
d) 2676x9=

10) Quanto valem os números a, b e c representados nas figuras?



Ciências
6º A, B e C – Professora Márcia Cristina


Leia os textos e observe as imagens abaixo e faça o desenho pedido.
                                                                                       






                        
 Copie em seu caderno e responda às questões.

HIDROSFERA
            A ÁGUA QUE COMPÕE NOSSO PLANETA FORMA NOSSA HIDROSFERA, 3/4 DE TODA ESSA ÁGUA É SALGADA. A ÁGUA DOCE É ENCONTRADA NOS RIOS, NOS LAGOS, NAS GELEIRAS, LENÇÓIS FREÁTICOS E NA ATMOSFERA.
            A ÁGUA É ESSENCIAL PARA TODA A VIDA EM NOSSO PLANETA, ELA É ENCONTRADA NOS ESTADOS SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA HIDROSFERA:
CALOTAS DE GELO E GELEIRAS, 2,15%(ÁGUA DOCE EM ESTADO SÓLIDO);
ÁGUA NA ATMOSFERA 0,001% (ÁGUA DOCE EM ESTADO GASOSO);
ÁGUA NO SUBSOLO 0,62% (ÁGUA DOCE EM ESTADO LÍQUIDO);
ÁGUAS SUPERFICIAIS EM RIOS, LAGOS E BIOMASSA 0,029% (ÁGUA DOCE EM ESTADO LÍQUIDO);
OCEANOS 97,2% (ÁGUA SALGADA EM ESTADO LÍQUIDO).
            O SER HUMANO UTILIZA A ÁGUA DOCE PARA VÁRIOS FINS, COMO POR EXEMPLO: PARA O CONSUMO, PARA GERAÇÃO DE ENERGIA (POR MEIO DE USINAS HIDRELÉTRICAS), PARA IRRIGAÇÃO, PARA CRIAÇÃO DE ANIMAIS, EM FÁBRICAS etc.
            DEVEMOS ECONOMIZAR E PRESERVAR A ÁGUA, POIS APENAS 1/4 DE TODA A ÁGUA DO PLANETA É DOCE. E DESSA ÁGUA SOMENTE 1/3 ESTÁ ACESSÍVEL AO HOMEM, E BOA PARTE DELA JÁ ESTÁ POLUÍDA.

QUESTÕES

1)  O QUE É HIDROSFERA?
2)  QUAL É A PORCENTAGEM DE ÁGUA DOCE QUE EXISTE NA TERRA?
3)  QUAL É A PORCENTAGEM DE ÁGUA SALGADA?
4)  EM QUAIS ESTADOS PODEMOS ENCONTRAR A ÁGUA?
5)  ONDE PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA EM ESTADO GASOSO?
6)  ONDE PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
7)  ONDE PODEMOS ENCONTRAR ÁGUA DOCE EM ESTADO LÍQUIDO?
8)  CITE ALGUNS EXEMPLOS DA UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PELO HOMEM.
9)  O QUE PODEMOS FAZER PARA PRESERVAR A ÁGUA?


História
6º A, B e C – Professor Illídio Gilberto
Leia a letra da canção abaixo para realizar as atividades.
Assista ao vídeo da música, depois leia sua letra.

EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS (RAUL SEIXAS)
Um dia, numa rua da cidade, eu vi um velhinho sentado na calçada
Com uma cuia de esmola e uma viola na mão
O povo parou para ouvir, ele agradeceu as moedas
E cantou essa música, que contava uma história
Que era mais ou menos assim:

Eu nasci há dez mil anos atrás
e não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)

Eu vi Cristo ser crucificado
O amor nascer e ser assassinado
Eu vi as bruxas pegando fogo para pagarem seus pecados,
Eu vi,
Eu vi Moisés cruzar o mar vermelho
Vi Maomé cair na terra de joelhos
Eu vi Pedro negar Cristo por três vezes diante do espelho
Eu vi,

Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba de mais (2x)

Eu vi as velas se acenderem para o Papa
Vi Babilônia ser riscada do mapa
Vi conde Drácula sugando o sangue novo
e se escondendo atrás da capa
Eu vi,
Eu vi a arca de Noé cruzar os mares
Vi Salomão cantar seus salmos pelos ares
Eu vi Zumbi fugir com os negros para floresta
pro quilombo dos palmares
Eu vi,

Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais (2x)

Eu vi o sangue que corria da montanha
quando Hitler chamou toda a Alemanha
Vi o soldado que sonhava com a amada numa cama de campanha
Eu li,
Eu li os simbolos sagrados de Umbanda
Eu fui criança para poder dançar ciranda
E, quando todos paraguejavam contra o frio,
eu fiz a cama na varanda

Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos atrás)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais

Não, não porque
Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos atrás)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Não, não

Eu tava junto com os macacos na caverna
Eu bebi vinho com as mulheres na taverna
E quando a pedra despencou da ribanceira
Eu também quebrei a perna
Eu também,
Eu fui testemunha do amor de Rapunzel
Eu vi a estrela de Davi brilhar no céu
E para aquele que provar que eu tou mentindo
eu tiro o meu chapéu

Eu nasci
(eu nasci)
Há dez mil anos atrás
(eu nasci há dez mil anos)
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais

Copie as questões e responda em seu caderno.

Atividade sobre a Música, “EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS"

1)    A música fala de qual tempo cronológico, histórico ou geológico?
2)    Descreva de 6 eventos históricos descritos na música.
3)    Quais os personagens bíblicos descrito na música?
4)    Por quem é contada a história da música?
5)    Quem estava no Brasil há 10 mil anos atrás?
6)    Qual parte da música se refere período da Pré-História?
7)    Quais personagens fazem parte de uma história de ficção e não real?
8)    Qual líder religioso da igreja Católica citado na música?



Geografia
6º A, B e C – Professor Sérgio
Copie em seu caderno.

PAISAGENS: Sabemos que paisagem é tudo o que está ao alcance dos olhos, ou seja, é tudo o que nos vemos. Aprendemos que a paisagem é formada por elementos ou objetos sociais ou culturais, e naturais. Lembram-se?

Observe a imagem abaixo:



Atividades (Copie e responda em seu caderno)

1)    Relacione os elementos sociais ou culturais e os elementos naturais.

2)    Na imagem acima temos uma paisagem urbana ou uma paisagem rural? Justifique sua resposta.

3)    Encontre no caça-palavras abaixo as palavras que representa:



a)    Elementos Naturais:

b)    Elementos Culturais

Copie em seu caderno.

TEMA: Transformação da paisagem.
Sabemos que o ser humano transforma o espaço geográfico criando objetos culturais, e interferindo nos elementos naturais para suprir as suas necessidades. Essas transformações são percebidas por meio da paisagem. Observe as imagens abaixo e responda a questão a seguir:

Observe as imagens abaixo:
Praça do Forró – São Miguel Paulista 1983 (#SPfotos)                            

Praça do forró Atual – São  Miguel Paulista (Imagem – Zé da Lua)      

Atividades (Copie e responda em seu caderno) 

1)    Observando as duas paisagens da Praça do Forró em São Miguel Paulista, podemos afirmar que houve intervenção do ser humano e transformações ao longo dos anos?  Justifique a sua resposta.
2)    Cite elementos naturais e culturais ou sociais presentes nas paisagens.

Inglês
6º A, B e C – Teacher Elainne Bernal

Copie e responda as atividades no caderno de Inglês:

Celebration Time !
1)    Describe your mother:

   (Descreva sua mãe) :

a)    My Mom is  ______ years old.
b)    My Mom’s favorite color is ___________________.
c)    My Mom’s favorite food is ___________________.
d)    My Mom’s job is ___________________.
e)    She likes to wear _____________________.
f)     My Mom’s favorite sport is ________________________.
g)    Her Birthday is on ___________( month ) _______ (day).
h)    My favorite thing to do with Mom is ___________________.
i)     My Mom is special to me because _____________________.

2)    Passe para o PORTUGUÊS as frases abaixo:
a)    I am sorry.  ________________________
b)    How are you¿ ______________________
c)    You’re welcome _______________________
d)    Excuse-me ___________________________
e)    Thank you ________________________
f)     Hello ______________________________
g)    I am fine _______________________
Family
Copie no caderno

Pai – Father , Dad
Mãe – Mother, Mom
Irmão – Brother
Irmã – Sister
Tio – Uncle
Tia – Aunt
Primo(a) – Cousin
Avô – Grandfather
Avó – Grandmother
Sobrinho – Nephew
Sobrinha – Niece

Faça no caderno uma “ Family Tree “ , ou seja, uma árvore genealógica com os membros da sua família, identificando cada um deles em inglês. Seja criativo e caprichoso com sua Family Tree porque no nosso retorno, vou usar para nota.

Fiquem com Deus
Teacher Elainne


Artes
6º A, B e C – Professor Thiago Lemes

Percepção visual e visão periférica.

Criar um ambiente em três dimensões.

Material a ser usado.
Caderno de artes, se não tiver, usar folha de sulfite.
Lápis e borracha.
Desenvolver um espaço em 3d (três dimensões). Com observação de um cômodo da casa ou desenvolver um com a própria criação.

1° Passo

Em uma folha do caderno de artes fazer uma margem de 5 centímetros. Utilize a folha toda.


2° Passo.
Com essas referências marcadas fazer o preenchimento de acordo com a observação de cada parede, teto e piso.

3° Passo.
A finalização do desenho será de escolha do aluno, se será colorido ou não. 


Educação Física
6º A, B e C – Professora Celeide

Atividade sobre o Voleibol (Copie e responda em seu caderno).

1)    Como é a Sequência Pedagógica da cortada? Pesquise e veja vídeos para responder.
2)    Desenhe a quadra de voleibol e explicar o rodízio.
a)    Indique as medidas da quadra e altura da rede na modalidade masculina e feminina
3)    Qual quantidade de jogadores por equipe?
4)    Quais as dimensões da bola? (Peso e medida)


Projeto de vida
6º A, B e C – Professora Lilian Dias
(Copie e responda em seu caderno)

1)    Você está conseguindo estudar durante o afastamento da escola?
2)    Como você está se sentindo neste momento?
3)    Tem conseguido realizar a primeira atividade proposta, que era de fazer anotações semanais como um diário? Se sim, o que você tem sentido, fazendo este diário de anotações? Se não, por que não tem feito?
4)    Pesquise poemas... Copie um que te marcou no caderno e comente o que você entendeu.
5)    Produza um poema seu... Coloque o que você quiser... Pode ser seus sonhos, ou relacionado ao que você está sentindo, ou referente a como está sendo sua vida durante o isolamento em que estamos vivendo, etc...

Um abraço e se cuidem...

Tecnologia
6º A, B e C – Professora Maria Lúcia

Observe as informações abaixo:



Pesquise e escreva em poucas palavras o que é (sempre relacionado à tecnologia): (Escreva em seu caderno)
a)    Comportamento de pessoas:
b)    Processos
c)    Organização
d)    Equipamentos e programas
e)    Sincronização e função
f)     Criatividade
g)    Estrutura
h)    Informação e conhecimento





2 comentários:

  1. Oi alguém pode me dizer se ja pode fazer a prova ou vai ter uma data?

    ResponderExcluir
  2. Oi alguém pode me dizer se ja pode fazer a prova ou vai ter uma data?

    ResponderExcluir

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...