Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu
caderno,a partir de 19/05.
Não
deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão postadas outras, Fiquem
Atentos!
Língua Portuguesa.
6º
A, B e C
Professora Kelly Cristina Coutinho
Professora
Elainne Oliveira Bernal
Leia o texto abaixo para
depois analisá-lo:
Texto: Fragmento de noturno XX
Os olhos de Jonas piscaram maliciosos:
- E aí Silviano?... Você continua aquele terrível Don
Juan de província?... Eu me lembro das madrugadas em que você acordava todo
mundo para contar detalhes da aventura que acabara de ter...
Silviano riu:
- Como se vocês fossem uns anjinhos...
Bernardo apoiou Jonas:
- Até que éramos, perto de você... Mal conhecíamos uma
menina, ela logo se encantava com essa voz macia, esse olhar lânguido,
triste... de quem ia “morrer amanhã”... Acho que você fazia o gênero romântico
do século XIX só para seduzir nossas namoradinhas...
- Nem por isso fui feliz. Tive amores, sim. Muitos, mas,
amor mesmo, só tive um. Falo de um grande amor, aquele grande amor que dá
sentido à vida e que divide a gente em antes e depois. Esse, no meu caso, já
morto e insepulto. Até hoje.
Os outros pararam, curiosos. A mesa tornou-se uma ilha de
silêncio em meio aos ruídos encapelados que a margeavam. Arnaldo semicerrava os
olhos, vencido pelo torpor que lhe subia do corpo até a cabeça.
LAURITO, Ilka. B. Noturno
XX. In.: AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. CAMPEDELLI. Samira Y.
(coord.). São Paulo: Atual, 1992, p. 77. (Série: Outras palavras)
Aspecto
|
Resposta
|
1 - Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa?
|
|
2 - Personagens: quais são?
|
|
3 - Enredo: Quais os principais acontecimentos da
história, na sequência em que são apresentados?
|
|
4 - Tempo: Quanto tempo a história parece
representar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?
|
|
5 - Espaço: O que sabemos sobre os espaços em que
as personagens vivem suas ações?
|
Observação: anote
as palavras que não souber o significado, procure o significado no dicionário e
depois anote a palavra e o significado no caderno.
Matemática
6º
A, B e C
Professora
Maria José
1)
Para um passeio da escola, cada
criança levou três lanches. Ao todo, 24 crianças foram a esse passeio. Quantos
lanches levaram?
2)
Fernando tem 85 reais e Márcia tem
o dobro. Quantos reais tem Márcia?
3)
Calcule:
a)
+1-6=
b)
-9+4=
c)
-3+6=
d)
-2+14=
4)
Determine o número de classes e
ordens dos números a seguir e o valor posicional de cada algarismo.
a)
879
b)
4.734.103
Dezena de milhar
|
Unidade de milhar
|
Centena
|
Dezena
|
Unidade
|
|
a)
|
|||||
b)
|
5)
Preencher o quadro “pensando” em
uma maneira de não gastar muito tempo fazendo “continhas”.
Quadro:
Dividendo
|
Divisor
|
Quociente
|
9
|
3
|
|
27
|
3
|
|
24
|
3
|
|
48
|
3
|
|
51
|
3
|
Ciências
6º
A, B e C
Professora
Márcia Cristina
Leia o texto
MISTURA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA
Comecemos por definir o que é uma mistura: É um
sistema formado por duas ou mais substâncias. As misturas podem ser
classificadas em homogêneas e heterogêneas, o que as difere é uma questão de
ótica, ou seja, características visuais. A mistura homogênea é uma solução que
apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais
fases, uma vez que fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
A seguir várias maneiras de demonstrar em sala de aula a diferença entre mistura homogênea e heterogênea, e com materiais facilmente encontrados:
A seguir várias maneiras de demonstrar em sala de aula a diferença entre mistura homogênea e heterogênea, e com materiais facilmente encontrados:
Demonstração
de Mistura homogênea
Material
- Sal de cozinha (NaCl)
- Recipientes transparentes (copos de vidro)
- Colher (sopa) para medir
- Água
- Álcool
Material
- Sal de cozinha (NaCl)
- Recipientes transparentes (copos de vidro)
- Colher (sopa) para medir
- Água
- Álcool
Mistura de água e óleo: heterogênea.
Procedimento
1. Adicione 3 colheres de sal de cozinha em um copo com álcool e agite.
2. Misture uma colher de álcool em um outro copo com água.
3. Adicione 3 colheres de sal de cozinha em um copo cheio de água e misture bem.
Repare que nos 3 procedimentos o produto final é uma Mistura homogênea.
1. Adicione 3 colheres de sal de cozinha em um copo com álcool e agite.
2. Misture uma colher de álcool em um outro copo com água.
3. Adicione 3 colheres de sal de cozinha em um copo cheio de água e misture bem.
Repare que nos 3 procedimentos o produto final é uma Mistura homogênea.
Demonstração
de Mistura heterogênea
Material
- Açúcar
- Óleo de cozinha
- Recipientes transparentes (copos de vidro)
- Colher (sopa) para medir
- Água
- Álcool
Material
- Açúcar
- Óleo de cozinha
- Recipientes transparentes (copos de vidro)
- Colher (sopa) para medir
- Água
- Álcool
Procedimento
1. Adicione 2 colheres de açúcar em um copo com água até a metade e 3 dedos de óleo, agite e veja se os ingredientes se misturam.
2. Misture uma colher de óleo em um copo com água.
3. Adicione 2 colheres de óleo em um copo com álcool e misture bem.
Esses experimentos são demonstrações de Misturas heterogêneas.
1. Adicione 2 colheres de açúcar em um copo com água até a metade e 3 dedos de óleo, agite e veja se os ingredientes se misturam.
2. Misture uma colher de óleo em um copo com água.
3. Adicione 2 colheres de óleo em um copo com álcool e misture bem.
Esses experimentos são demonstrações de Misturas heterogêneas.
Atividades
Copie
e responda em seu caderno.
1)
O que são misturas homogêneas?
2) Como é formada uma solução?
3) De que forma os componentes de uma solução são
chamados?
4) O que pode ser considerado solvente?
5) 0 que é o soluto?
6)
Qual a principal característica de uma solução?
História
6º
A, B e C
Professor
Illídio Gilberto
Leia o texto PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.
Pré-História (resumo)
Pré-História é o período do passado
da humanidade que vai do aparecimento
do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de
anos.
A origem da humanidade é objeto de pesquisas de arqueólogos,
paleontólogos, geólogos e biólogos.
Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que sobreviveram no tempo,
como fósseis, pinturas rupestres, utensílios de uso diário, restos de fogueira
etc.
Esses vestígios são encontrados em cavernas ou soterrados por
diversas camadas de solo.
Divisão da Pré-História
A Pré-História se divide em dois grandes
períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
·
Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros
hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:
Período
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);
Período
Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de
8000 a.C. até 5000 a.C.);
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de
3500 a.C.).
·
Paleolítico
Paleolítico é o período mais
extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por
volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C.
Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros
na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos,
raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.
A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em
cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso
dos rios, das florestas e dos lagos.
Os
instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados,
facas e outros instrumentos pontiagudos.
Uma descoberta importante
nesse período foi domínio
do fogo.
Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos,
na África oriental.
Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a
cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.
Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o
arco e a flecha e criou a arte da pintura.
Em torno de 18000 a.C. a Terra passou por transformações
climáticas e geológicas.
Essas transformações, que duraram milhares de anos, mudaram
significativamente a vida animal e vegetal do planeta e alteraram a relação
entre homem e natureza. O homem entrou num período denominado Neolítico.
·
Neolítico
No período Neolítico, novas modificações climáticas alteraram a
vegetação. Aumentaram as dificuldades para caçar e se instalaram nas margens
dos rios, o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio
de trigo, cevada e aveia.
Aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado. Surgiram os
primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva.
Seus objetos
tornaram-se mais bem acabados, pois a pedra, depois de lascada, era esfregada
no chão ou na areia até tornar-se polida.
Desenvolveram a arte
da cerâmica,
fabricando grandes potes para guardar o excedente da produção agrícola.
Desenvolveram
as técnicas de fiação e tecelagem para
a confecção de tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados
com peles de animais.
Apareceram os primeiros trabalhos em metais pouco duros, como o
cobre e o ouro. Começaram as viagens por terra e por mar.
A organização social, denominada comunidade primitiva, baseava-se
nos laços de sangue, idioma e costumes.
A fase final
do Neolítico caracterizou-se pela desintegração do sistema de comunidade
primitiva e pela origem das sociedades organizadas em Estados e divididas em
diferentes camadas sociais.
Idade dos Metais
O
desenvolvimento de técnicas de fundição
de metais possibilitou o abandono progressivo dos
instrumentos de pedra.
O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o
estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente,
com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se
bronze no Egito e na Mesopotâmia.
A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500
a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado
difundiu-se lentamente.
Em razão da sua superioridade para a fabricação de armamentos, o
ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam utilizá-lo com essa
finalidade.
Assista ao vídeo:
Copie e responda em seu caderno:
1) O que marca o início e o fim da pré-história?
2) Quais os períodos da pré-história?
3) Em qual período teve o surgimento da fala e a descoberta do fogo?
4) Em qual período teve o surgimento da residência fixa e o
surgimento da agricultura?
5) Como eram as ferramentas na pré-história e as diferenças em cada período?
Geografia
6º
A, B e C
Professor
Sérgio
TEMA:
RECURSOS NATURAIS – Os povos da floresta e o extrativismo.
As
florestas são o meio de vida completo de diversos grupos humanos que habitam
nelas, e não apenas seu local de trabalho ou onde retiram recursos. São os “povos
da floresta”, dos quais os povos indígenas e as populações ribeirinhas são
exemplos. Nesses grupos é comum a transmissão, entre diferentes gerações, dos
saberes e das práticas de como extrair da natureza os recursos necessários à
subsistência, sem que essa interferência acarrete danos ao meio ambiente. A
degradação dos recursos naturais do entorno de onde esses grupos vivem
significaria também a impossibilidade de
permanência do grupo nesses locais. Assim, a adoção de medidas que proíbam
qualquer tipo de intervenção humana no meio natural que possa prejudicar as
populações tradicionais que vivem do extrativismo sustentável. Por esse motivo,
tem sido estimuladas atividades econômicas que não agridam o meio ambiente e
possibilitem a permanência dessas populações em seus locais como o
extrativismo.
COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO
CADERNO DE ACORDO COM TEXTO.
1) Qual o
principal assunto tratado no texto?
2) Quem
são os povos da floresta?
3) O que
a floresta representa para esses povos?
4) Por
que é fundamental para essas comunidades a transmissão dos saberes e das
práticas relacionadas à natureza entre diferentes gerações.
5) Observe
a imagem:
Amazônia brasileira.
Crie um título e elabore um comentário sobre a imagem.
Desejável: Mínimo cinco linhas.
Inglês
6º
A, B e C
Teacher
Elainne Bernal
Caro aluno(a), copie o texto e faça as atividades
no caderno de Língua Inglesa. Quando retornarmos , vamos corrigir juntos e
utilizar para avaliação.
Colors
As cores se dão pela percepção visual. O
preto é a ausência de cores e o branco resulta da sobreposição de todas as
cores primárias (o azul, o vermelho e o amarelo). Vamos agora observar como são
chamadas as cores na língua inglesa:
WHITE
|
BRANCO
|
BLACK
|
PRETO
|
BROWN
|
MARROM
|
YELLOW
|
AMARELO
|
PINK
|
ROSA
|
PURPLE
|
ROXO
|
GREEN
|
VERDE
|
BLUE
|
AZUL
|
RED
|
VERMELHO
|
GRAY
|
CINZA
|
ORANGE
|
LARANJA
|
Para mostrar se uma cor é clara ou escura, usamos as palavras dark, para se referir a escuro; e light, para claro, observe:
My book is dark
blue. (Meu livro é azul-escuro.)
Joana’s eraser is light
green. (A borracha da Joana é verde-clara.)
My diary is pink. (Meu diário é rosa.)
The sky is blue. (O céu é azul.)
As cores possuem
significados na cultura ocidental. Isso pode ser visto, por exemplo, em algumas
datas especiais, como Ano Novo, quando as pessoas gostam de passar a virada do
ano vestindo branco, pelo símbolo que essa cor representa (a paz, a união); ou
o Dia dos Namorados, quando as flores, as lembrancinhas, presentes, cartões
costumam ser na cor vermelha, que representa paixão, amor. Além desses, as
cores representam diferentes significados no dia a dia, que mostram alegria,
tristeza, entre outros.
Na cultura americana,
assim como em cada cultura, as cores possuem utilização, significados e
expressões diferentes. Esses significados são utilizados para expressar estados
de humor. Observe:
She is so blue! (Ela está tão triste!)
Our colleague is green! Be careful! (Nossa colega de trabalho é invejosa! Cuidado!)
They are red! (Eles estão
apaixonados!)
Atividade
1)Make the drawings
and color them as requested below. ( Faça os desenhos e pinte-os de acordo com o enunciado.)
a)
A blue t-shirt
b)
A pink dress
c)
A black shoe
d)
A brown cap
e)
A green bag
Faça as atividades com
capricho e atenção. Se cuidem, e em breve nos veremos.
Fiquem com Deus!
Teacher Elainne
Artes
6º
A, B e C
Professor
Thiago Lemes
Linguagens
artísticas.
As artes visuais representam um conjunto de manifestações
artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro,
fotografia, cinema, dança, design, arte urbana, dentre outros. O conceito de
arte visual está intimamente relacionado ao conceito de visualizar - “ver” - e
por isso, engloba as artes em que a fruição ocorre por meio da visão.
Dada sua importância e abrangência, atualmente existe o
curso superior em “Artes Visuais”. Nele, o estudante sai com o título de
artista visual, que o capacita a criar, avaliar e participar do mercado
cultural e artístico.
Atividade em caderno de Artes.
Fazer a representação de cada linguagem descrita no texto,
a representação pode ser feita com colagens, desenhos, ou qualquer forma
desenvolvida pelo aluno.
Educação Física
6º
A, B e C
Professora
Celeide
Pesquisar e registrar no
caderno as informações abaixo sobre o Handebol.
ü Principais
regras do handebol;
ü desenhar
e colocar
ü medidas
da quadra oficial;
ü regras
do goleiro; uniforme;
ü tipo
de bolas;
ü passes
e arremessos.
Projeto de vida
6º
A, B e C
Professora
Lilian Dias
Leia o texto abaixo
com atenção e depois copie as perguntas em seu caderno e responda.
O
elefante Bernardo.
Havia uma vez um elefante
chamado Bernardo que nunca pensava nos outros. Um dia, enquanto Bernardo
brincava com seus companheiros de escola, pegou uma pedra e jogou na direção
dos seus companheiros.
A pedra pegou o burro Cândido
em sua orelha e saiu muito sangue. Quando as professoras viram o que tinha
acontecido, ajudaram imediatamente ao burrinho Cândido.
Depois de limpar, colocaram um
grande curativo na sua orelha para curá-lo. Enquanto Cândido chorava, Bernardo
ria, escondendo-se das professoras.
No dia seguinte, Bernardo
passeava pelo campo, quando sentiu muita sede. Caminhou em direção ao rio para
beber água. Ao chegar ao rio, viu uns cervos que brincavam na margem do rio.
Sem pensar duas vezes,
Bernardo pegou muita água com a sua tromba e jogou fortemente contra os cervos.
Gilberto, o cervo mai pequenino perdeu o equilíbrio e acabou caindo no rio, sem
saber nadar.
Felizmente, Felipe, um cervo
maior e que era um bom nadador, se jogou no rio na mesma hora e ajudou Gilberto
a sair do rio. Felizmente não aconteceu nada com Gilberto, mas sentia muito
frio porque a água estava fria e acabou pegando um resfriado. Enquanto tudo
isso ocorria, a única coisa que o elefante Bernardo fazia era rir do acontecido
na frente de todos.
Uma manhã de sábado, enquanto Bernardo
passeava pelo campo e comia algumas plantas, passou muito perto de uma planta
que tinha muitos espinhos. Sem perceber o perigo, Bernardo acabou se ferindo
nas suas costas e nas suas patas com os espinhos. Tentou tirar os espinhos, mas
suas patas não alcançavam e isso provocava muita dor nele.
Ele se sentou embaixo de uma
árvore e chorou desconsoladamente, enquanto continuava com muita dor. Cansado
de esperar, Bernardo decidiu caminhar para pedir ajuda. Enquanto caminhava ele
se encontrou com os cervos que havia jogado água. Ao vê-los ele gritou:
- Por favor, ajudem-me a tirar
esses espinhos que me doem muito.
E, reconhecendo a Bernardo, os
cervos disseram:
- Não vamos te ajudar porque
você jogou Gilberto no rio e ele quase se afogou. Além disso, Gilberto está
doente porque pegou uma gripe, pois a água estava muito fria. Você vai ter que
aprender a não ferir nem tirar sarro dos outros.
O pobre Bernardo,
entristecido, baixou a cabeça e seguiu pelo caminho em busca de ajuda. Enquanto
caminhava, ele se encontrou com alguns dos seus companheiros de escola. Pediu
ajuda a eles, mas eles tão pouco quiseram ajudá-lo porque estavam enojados pelo
que Bernardo tinha feito com o burro Cândido.
E mais uma vez Bernardo baixou
a cabeça e continuou o seu caminho em busca de ajuda. Os espinhos provocavam
muita dor a ele. Enquanto tudo isso acontecia, havia um macaco que trepava
pelas árvores. Vinha saltando de uma árvore à outra, perseguindo a Bernardo e
vendo tudo o que acontecia. Logo, o grande e sábio macaco, que se chamava
Justino, deu um grande salto e se parou em frente a Bernardo, e lhe disse:
- Está vendo, grande elefante?
Você sempre machucou aos outros e, como isso fosse pouco, ainda ria deles. Por
isso, agora ninguém quer te ajudar, mas eu que vi tudo o que aconteceu, estou
disposto a te ajudar se você aprender e cumprir duas grandes regras da vida.
E Bernardo respondeu chorando:
- Sim, eu farei tudo o que
você me disser, sábio macaco. Ajude-me a tirar os espinhos.
E o macaco lhe disse:
- Bem, as regras são essas: a
primeira é que você não machucará a mais ninguém, e a segunda é que você
ajudará aos outros e eles te ajudarão quando você precisar.
Ditas essas regras, o macaco
passou a tirar os espinhos e a curar as feridas de Bernardo. E, a partir desse
dia, o elefante Bernardo cumpriu rigorosamente as regras que tinha aprendido.
FIM
Perguntas
1) O que
você aprendeu com essa história?
2) Quais
atitudes não devemos praticar com nossos amigos e conhecidos?
3) E
quais atitudes devemos ter para uma boa convivência?
4) No que
essa atividade pode contribuir para seu projeto de vida?
Tecnologia
6º
A, B e C
Professora
Maria Lúcia
1) Como surgiram os memes?
2) Qual é a origem da palavra meme?
3) Onde foi criado o Meme?
4)
Quem foi a pessoa que
inventou os memes?
5)
Significado de Meme (O que é, Conceito e Definição)
6)
LEIAM E FALEM SOBRE ESSE MEME
BONS ESTUDOS : PROFª LUCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário