Procure aqui a sua atividade

segunda-feira, 18 de maio de 2020

6º Ano (sexto ano) Atividade 3 A partir de 19/05


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno,a partir de 19/05.

Não deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão postadas outras, Fiquem Atentos!



Língua Portuguesa.

6º A, B e C
 Professora Kelly Cristina Coutinho
Professora Elainne Oliveira Bernal
Leia o texto abaixo para depois analisá-lo:

Texto: Fragmento de noturno XX

 

            Os olhos de Jonas piscaram maliciosos:

            - E aí Silviano?... Você continua aquele terrível Don Juan de província?... Eu me lembro das madrugadas em que você acordava todo mundo para contar detalhes da aventura que acabara de ter...

            Silviano riu:

            - Como se vocês fossem uns anjinhos...

            Bernardo apoiou Jonas:

            - Até que éramos, perto de você... Mal conhecíamos uma menina, ela logo se encantava com essa voz macia, esse olhar lânguido, triste... de quem ia “morrer amanhã”... Acho que você fazia o gênero romântico do século XIX só para seduzir nossas namoradinhas...

            - Nem por isso fui feliz. Tive amores, sim. Muitos, mas, amor mesmo, só tive um. Falo de um grande amor, aquele grande amor que dá sentido à vida e que divide a gente em antes e depois. Esse, no meu caso, já morto e insepulto. Até hoje.

            Os outros pararam, curiosos. A mesa tornou-se uma ilha de silêncio em meio aos ruídos encapelados que a margeavam. Arnaldo semicerrava os olhos, vencido pelo torpor que lhe subia do corpo até a cabeça.

LAURITO, Ilka. B. Noturno XX. In.: AZEVEDO, Álvares de. Noite na taverna. CAMPEDELLI. Samira Y. (coord.). São Paulo: Atual, 1992, p. 77. (Série: Outras palavras)

 

Aspecto

Resposta

1 - Foco narrativo: 1ª ou 3ª pessoa?

 

2 - Personagens: quais são?

 

3 - Enredo: Quais os principais acontecimentos da história, na sequência em que são apresentados?

 

4 - Tempo: Quanto tempo a história parece representar? Há marcas da passagem do tempo no texto? Quais?

 

5 - Espaço: O que sabemos sobre os espaços em que as personagens vivem suas ações?

 

 

Observação: anote as palavras que não souber o significado, procure o significado no dicionário e depois anote a palavra e o significado no caderno.

Matemática
6º A, B e C
Professora Maria José

1)    Para um passeio da escola, cada criança levou três lanches. Ao todo, 24 crianças foram a esse passeio. Quantos lanches levaram?

2)    Fernando tem 85 reais e Márcia tem o dobro. Quantos reais tem Márcia?

3)    Calcule:
a)    +1-6=
b)    -9+4=
c)    -3+6=
d)    -2+14=

4)    Determine o número de classes e ordens dos números a seguir e o valor posicional de cada algarismo.
a)    879
b)    4.734.103


Dezena de milhar
Unidade de milhar
Centena
Dezena
Unidade
a)     





b)     






5)    Preencher o quadro “pensando” em uma maneira de não gastar muito tempo fazendo “continhas”.

Quadro:

Dividendo
Divisor
Quociente
9
3

27
3

24
3

48
3

51
3




Ciências
6º A, B e C
Professora Márcia Cristina
Leia o texto
MISTURA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA
Comecemos por definir o que é uma mistura: É um sistema formado por duas ou mais substâncias. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas, o que as difere é uma questão de ótica, ou seja, características visuais. A mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, uma vez que fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.

A seguir várias maneiras de demonstrar em sala de aula a diferença entre mistura homogênea e heterogênea, e com materiais facilmente encontrados:
Demonstração de Mistura homogênea

Material

- Sal de cozinha (NaCl)
- Recipientes transparentes (copos de vidro)
- Colher (sopa) para medir
- Água
- Álcool


Mistura de água e óleo: heterogênea.

Procedimento

1. Adicione 3 colheres de sal de cozinha em um copo com álcool e agite.

2. Misture uma colher de álcool em um outro copo com água.

3. Adicione 3 colheres de sal de cozinha em um copo cheio de água e misture bem.

Repare que nos 3 procedimentos o produto final é uma Mistura homogênea.

Demonstração de Mistura heterogênea

Material

- Açúcar
- Óleo de cozinha
- Recipientes transparentes (copos de vidro)
- Colher (sopa) para medir
- Água
- Álcool

Procedimento

1. Adicione 2 colheres de açúcar em um copo com água até a metade e 3 dedos de óleo, agite e veja se os ingredientes se misturam.

2. Misture uma colher de óleo em um copo com água.

3. Adicione 2 colheres de óleo em um copo com álcool e misture bem.

Esses experimentos são demonstrações de Misturas heterogêneas.


Atividades

Copie e responda em seu caderno.

1)    O que são misturas homogêneas?

2)     Como é formada uma solução?

3)     De que forma os componentes de uma solução são chamados?

4)     O que pode ser considerado solvente?

5)    0 que é o soluto?

6)    Qual a principal característica de uma solução?


História
6º A, B e C
Professor Illídio Gilberto

Leia o texto PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.

Pré-História (resumo)

Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita e que abrange milhões de anos.
A origem da humanidade é objeto de pesquisas de arqueólogos, paleontólogos, geólogos e biólogos.
Suas pesquisas baseiam-se em vestígios que sobreviveram no tempo, como fósseis, pinturas rupestres, utensílios de uso diário, restos de fogueira etc.
Esses vestígios são encontrados em cavernas ou soterrados por diversas camadas de solo.

Divisão da Pré-História

       A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

·         Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:

Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);

Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).

 

·         Paleolítico

 

Paleolítico é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C.

Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.

A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.
Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos.
Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental.
Com seu controle, os grupos passaram a se aquecer do frio, a cozinhar alimentos, defender-se dos animais ferozes, iluminar a noite etc.
Por volta de 30000 a.C., o Homo sapiens aperfeiçoou a técnica da caça e da pesca, inventou o arco e a flecha e criou a arte da pintura.
Em torno de 18000 a.C. a Terra passou por transformações climáticas e geológicas.
Essas transformações, que duraram milhares de anos, mudaram significativamente a vida animal e vegetal do planeta e alteraram a relação entre homem e natureza. O homem entrou num período denominado Neolítico.

·         Neolítico

No período Neolítico, novas modificações climáticas alteraram a vegetação. Aumentaram as dificuldades para caçar e se instalaram nas margens dos rios, o que contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com o plantio de trigo, cevada e aveia.
Aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado. Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva.
Seus objetos tornaram-se mais bem acabados, pois a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até tornar-se polida.
Desenvolveram a arte da cerâmica, fabricando grandes potes para guardar o excedente da produção agrícola.
Desenvolveram as técnicas de fiação e tecelagem para a confecção de tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de animais.
Apareceram os primeiros trabalhos em metais pouco duros, como o cobre e o ouro. Começaram as viagens por terra e por mar.
A organização social, denominada comunidade primitiva, baseava-se nos laços de sangue, idioma e costumes.
A fase final do Neolítico caracterizou-se pela desintegração do sistema de comunidade primitiva e pela origem das sociedades organizadas em Estados e divididas em diferentes camadas sociais.

Idade dos Metais

O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra.
O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.
A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente.
Em razão da sua superioridade para a fabricação de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam utilizá-lo com essa finalidade.

Assista ao vídeo:


Copie e responda em seu caderno:

1)    O que marca o início e o fim da pré-história?
2)    Quais os períodos da pré-história?
3)    Em qual período teve o surgimento da fala e a descoberta do fogo?
4)    Em qual período teve o surgimento da residência fixa e o surgimento da agricultura?
5)    Como eram as ferramentas na pré-história e as diferenças em cada período?


Geografia
6º A, B e C
Professor Sérgio

TEMA: RECURSOS NATURAIS – Os povos da floresta e o extrativismo.
            As florestas são o meio de vida completo de diversos grupos humanos que habitam nelas, e não apenas seu local de trabalho ou onde retiram recursos. São os “povos da floresta”, dos quais os povos indígenas e as populações ribeirinhas são exemplos. Nesses grupos é comum a transmissão, entre diferentes gerações, dos saberes e das práticas de como extrair da natureza os recursos necessários à subsistência, sem que essa interferência acarrete danos ao meio ambiente. A degradação dos recursos naturais do entorno de onde esses grupos vivem significaria também  a impossibilidade de permanência do grupo nesses locais. Assim, a adoção de medidas que proíbam qualquer tipo de intervenção humana no meio natural que possa prejudicar as populações tradicionais que vivem do extrativismo sustentável. Por esse motivo, tem sido estimuladas atividades econômicas que não agridam o meio ambiente e possibilitem a permanência dessas populações em seus locais como o extrativismo.
COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO DE ACORDO COM TEXTO.
1)    Qual o principal assunto tratado no texto?
2)    Quem são os povos da floresta?
3)    O que a floresta representa para esses povos?
4)    Por que é fundamental para essas comunidades a transmissão dos saberes e das práticas relacionadas à natureza entre diferentes gerações.

5)    Observe a imagem:
Amazônia brasileira.


Crie um título e elabore um comentário sobre a imagem.
Desejável: Mínimo cinco linhas.


Inglês
6º A, B e C
Teacher Elainne Bernal

       Caro aluno(a), copie o texto e faça as atividades no caderno de Língua Inglesa. Quando retornarmos , vamos corrigir juntos e utilizar para avaliação.

Colors

As cores se dão pela percepção visual. O preto é a ausência de cores e o branco resulta da sobreposição de todas as cores primárias (o azul, o vermelho e o amarelo). Vamos agora observar como são chamadas as cores na língua inglesa:

WHITE
BRANCO
BLACK 
PRETO
BROWN 
MARROM
YELLOW 
AMARELO
PINK 
ROSA
PURPLE 
ROXO
GREEN 
VERDE
BLUE 
AZUL
RED 
VERMELHO
GRAY 
CINZA
ORANGE 
LARANJA

Para mostrar se uma cor é clara ou escura, usamos as palavras dark, para se referir a escuro; e light, para claro, observe:

My book is dark blue. (Meu livro é azul-escuro.)

Joana’s eraser is light green. (A borracha da Joana é verde-clara.)

My diary is pink. (Meu diário é rosa.)

The sky is blue. (O céu é azul.)

As cores possuem significados na cultura ocidental. Isso pode ser visto, por exemplo, em algumas datas especiais, como Ano Novo, quando as pessoas gostam de passar a virada do ano vestindo branco, pelo símbolo que essa cor representa (a paz, a união); ou o Dia dos Namorados, quando as flores, as lembrancinhas, presentes, cartões costumam ser na cor vermelha, que representa paixão, amor. Além desses, as cores representam diferentes significados no dia a dia, que mostram alegria, tristeza, entre outros.
Na cultura americana, assim como em cada cultura, as cores possuem utilização, significados e expressões diferentes. Esses significados são utilizados para expressar estados de humor. Observe:
She is so blue! (Ela está tão triste!)
Our colleague is green! Be careful! (Nossa colega de trabalho é invejosa! Cuidado!)
They are red! (Eles estão apaixonados!)

Atividade

1)Make the drawings and color them as requested below. ( Faça os desenhos e pinte-os de acordo com o enunciado.)

a)    A blue t-shirt

b)    A pink dress

c)    A black shoe

d)    A brown cap

e)    A green bag

Faça as atividades com capricho e atenção. Se cuidem, e em breve nos veremos.
Fiquem com Deus!
Teacher Elainne

Artes
6º A, B e C
Professor Thiago Lemes
Linguagens artísticas.
As artes visuais representam um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, design, arte urbana, dentre outros. O conceito de arte visual está intimamente relacionado ao conceito de visualizar - “ver” - e por isso, engloba as artes em que a fruição ocorre por meio da visão.
Dada sua importância e abrangência, atualmente existe o curso superior em “Artes Visuais”. Nele, o estudante sai com o título de artista visual, que o capacita a criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico.
Atividade em caderno de Artes.
Fazer a representação de cada linguagem descrita no texto, a representação pode ser feita com colagens, desenhos, ou qualquer forma desenvolvida pelo aluno.


Educação Física
6º A, B e C
Professora Celeide
Pesquisar e registrar no caderno as informações abaixo sobre o Handebol.
ü  Principais regras do handebol;
ü  desenhar e colocar
ü  medidas da quadra oficial;
ü  regras do goleiro; uniforme;
ü  tipo de bolas;
ü  passes e arremessos.


Projeto de vida
6º A, B e C
Professora Lilian Dias
Leia o texto abaixo com atenção e depois copie as perguntas em seu caderno e responda.

O elefante Bernardo.

Havia uma vez um elefante chamado Bernardo que nunca pensava nos outros. Um dia, enquanto Bernardo brincava com seus companheiros de escola, pegou uma pedra e jogou na direção dos seus companheiros.
A pedra pegou o burro Cândido em sua orelha e saiu muito sangue. Quando as professoras viram o que tinha acontecido, ajudaram imediatamente ao burrinho Cândido.
Depois de limpar, colocaram um grande curativo na sua orelha para curá-lo. Enquanto Cândido chorava, Bernardo ria, escondendo-se das professoras.
No dia seguinte, Bernardo passeava pelo campo, quando sentiu muita sede. Caminhou em direção ao rio para beber água. Ao chegar ao rio, viu uns cervos que brincavam na margem do rio.
Sem pensar duas vezes, Bernardo pegou muita água com a sua tromba e jogou fortemente contra os cervos. Gilberto, o cervo mai pequenino perdeu o equilíbrio e acabou caindo no rio, sem saber nadar.
Felizmente, Felipe, um cervo maior e que era um bom nadador, se jogou no rio na mesma hora e ajudou Gilberto a sair do rio. Felizmente não aconteceu nada com Gilberto, mas sentia muito frio porque a água estava fria e acabou pegando um resfriado. Enquanto tudo isso ocorria, a única coisa que o elefante Bernardo fazia era rir do acontecido na frente de todos.
Uma manhã de sábado, enquanto Bernardo passeava pelo campo e comia algumas plantas, passou muito perto de uma planta que tinha muitos espinhos. Sem perceber o perigo, Bernardo acabou se ferindo nas suas costas e nas suas patas com os espinhos. Tentou tirar os espinhos, mas suas patas não alcançavam e isso provocava muita dor nele.
Ele se sentou embaixo de uma árvore e chorou desconsoladamente, enquanto continuava com muita dor. Cansado de esperar, Bernardo decidiu caminhar para pedir ajuda. Enquanto caminhava ele se encontrou com os cervos que havia jogado água. Ao vê-los ele gritou:
- Por favor, ajudem-me a tirar esses espinhos que me doem muito.
E, reconhecendo a Bernardo, os cervos disseram:
- Não vamos te ajudar porque você jogou Gilberto no rio e ele quase se afogou. Além disso, Gilberto está doente porque pegou uma gripe, pois a água estava muito fria. Você vai ter que aprender a não ferir nem tirar sarro dos outros.
O pobre Bernardo, entristecido, baixou a cabeça e seguiu pelo caminho em busca de ajuda. Enquanto caminhava, ele se encontrou com alguns dos seus companheiros de escola. Pediu ajuda a eles, mas eles tão pouco quiseram ajudá-lo porque estavam enojados pelo que Bernardo tinha feito com o burro Cândido.
E mais uma vez Bernardo baixou a cabeça e continuou o seu caminho em busca de ajuda. Os espinhos provocavam muita dor a ele. Enquanto tudo isso acontecia, havia um macaco que trepava pelas árvores. Vinha saltando de uma árvore à outra, perseguindo a Bernardo e vendo tudo o que acontecia. Logo, o grande e sábio macaco, que se chamava Justino, deu um grande salto e se parou em frente a Bernardo, e lhe disse:
- Está vendo, grande elefante? Você sempre machucou aos outros e, como isso fosse pouco, ainda ria deles. Por isso, agora ninguém quer te ajudar, mas eu que vi tudo o que aconteceu, estou disposto a te ajudar se você aprender e cumprir duas grandes regras da vida.
E Bernardo respondeu chorando:
- Sim, eu farei tudo o que você me disser, sábio macaco. Ajude-me a tirar os espinhos.
E o macaco lhe disse:
- Bem, as regras são essas: a primeira é que você não machucará a mais ninguém, e a segunda é que você ajudará aos outros e eles te ajudarão quando você precisar.
Ditas essas regras, o macaco passou a tirar os espinhos e a curar as feridas de Bernardo. E, a partir desse dia, o elefante Bernardo cumpriu rigorosamente as regras que tinha aprendido.
FIM

Perguntas

1)    O que você aprendeu com essa história?
2)    Quais atitudes não devemos praticar com nossos amigos e conhecidos?
3)    E quais atitudes devemos ter para uma boa convivência?
4)    No que essa atividade pode contribuir para seu projeto de vida?
Tecnologia
6º A, B e C
Professora Maria Lúcia


1)    Como surgiram os memes?

2)    Qual é a origem da palavra meme?

3)    Onde foi criado o Meme?

4)    Quem foi a pessoa que inventou os memes?
5)    Significado de Meme (O que é, Conceito e Definição)
6)    LEIAM E FALEM SOBRE ESSE MEME



BONS ESTUDOS : PROFª LUCIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...