Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras, Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
8º A, B e C: Professora Marta
Olá alunos dos 8°A, B, C, sou
a prof Marta de português, espero que todos vcs estejam bem... saudades das
nossas aulas presenciais.
Eu quero que vocês façam uma
pesquisa sobre o conceito dos verbos e a sua importância no modo indicativo,
subjuntivo e imperativo e depois conjuguem os verbos:
Louvar, vender e partir nos
tempos: Presente, Pretérito e Futuro de cada modo. Observação o modo imperativo
é conjugado no afirmativo e negativo.
Podem copiar no caderno de Português,
mas com capricho.
Ainda em sala estudamos os
textos narrativos e seus elementos: narrador, enredo, personagens, espaço e
tempo. Fizemos várias atividades, então acredito que vocês conseguirão
resolver facilmente as atividades da apostila, mas qualquer dúvida estarei
disponível a ajudá-los através do Messenger.
Clique no link abaixo para contatar a professora, Marta.
#fiquebem
#fiqueem casa
Matemática.
8º A e B: Professora Carla Cristiane - 8º C: Professora Leila
Segantin
Leia:
Quadriláteros
Por definição, quadriláteros
são polígonos que possuem quatro lados.
Os quadriláteros estão
divididos de acordo com o diagrama a seguir:
Atividades
1) Essa
atividade não precisa ser copiada no caderno.
Um artista plástico, em uma
campanha a favor da preservação das aves, organizou uma exposição de suas
pinturas, em quadro de diferentes formatos. Para chamar a atenção do público,
em todas as suas pinturas, colocou no centro a imagem de uma ave em extinção.
Quais quadriláteros a seguir foram escolhidos pelo artista plástico para
garantir a perfeição da obra? Justifique sua(s) escolha(s).
2) Essa
atividade deverá ser entregue somente quando voltarmos as aulas presenciais.
Pesquise as aves que estão em extinção. Escolha uma delas e
faça uma obra de arte, considerando a mesma proposta do artista plástico.
Sugestão: Utilize materiais que você possui em casa, evite
sair.
Roteiro:
1º) Pesquise as aves que estão em extinção e escolha uma.
2º) Faça sua obra de arte, você pode pintar sua ave com
lápis de cor, caneta hidrocor, tinta guache, também pode fazer colagem com
papéis diversos, tecidos, botões, miçangas, barbante etc.
3º) Para a base você precisa de papel resistente, pode ser
cartolina, papel cartão, papelão (caixa de sapato) etc. (Essa base precisa ser
bem maior que a ave que você confeccionou).
4º) Recorte esse papel resistente no formato de
quadrilátero do tipo paralelogramo, losango, retângulo ou quadrado. (Escolha um apenas).
5º) Depois que sua ave estiver devidamente enfeitada, cole
no centro do papel que você recortou no formato de quadrilátero.
6º) Não esqueça de colocar o nome popular da ave e a região
em que vive.
7º) Guarde sua obra de arte, pois quando retornarmos à
nossas aulas presenciais, iremos expor seu trabalho.
Capriche!!
3) Resolver
as atividades no material entregue pela secretaria de Educação “Aprender
Sempre” da página 02 à 07
Ciências.
8º A e C: Professor Rogério (Se você não é dessa turma, faça a
próxima)
Alunos essa atividade é complementar ao
assunto que estavamos vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa
que foi pedida anteriormente sobre “As
usinas hidrelétricas das grandes bacias hidrográficas do Brasil”.
Organizem
as suas atividades, quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.
EXERCÍCIOS SOBRE
ENERGIA RENOVÁVEL E ENERGIA NÃO RENOVÁVEL
1) Como é
gerado a energia elétrica? E como chega a nossas casas?
2) O que
são: energia renovável e não renovável?
3) Dê
exemplos de energia renovável.
4) Dê
exemplos de energia não renovável.
5) Qual a
matriz energética do Brasil? Por quê?
6) Qual das seguintes fontes de produção de
energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do
aquecimento global?
a)
Óleo diesel
b)
Gasolina
c)
Carvão mineral
d)
Gás natural
e)
Vento
7) O
debate em torno do uso da energia nuclear para produção de eletricidade
permanece atual. Em um encontro internacional para a discussão desse tema,
foram colocados os seguintes argumentos:
I.
Uma grande vantagem das usinas nucleares é o fato de não contribuírem para o
aumento do efeito estufa, uma vez que o urânio, utilizado como “combustível”,
não é queimado, mas sofre fissão.
II.
Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser
tão graves que essa alternativa de geração de eletricidade não nos permite
ficar tranquilos.
A
respeito desses argumentos, pode-se afirmar que:
a)
o primeiro é válido e o segundo não é, já que nunca ocorreram acidentes com
usinas nucleares.
b)
o segundo é válido e o primeiro não é, pois de fato há queima de combustível na
geração nuclear de eletricidade.
c)
o segundo é válido e o primeiro é irrelevante, pois nenhuma forma de gerar
eletricidade produz gases do efeito estufa.
d)
ambos são válidos para se compararem vantagens e riscos na opção por essa forma
de geração de energia.
e)
ambos são irrelevantes, pois a opção pela energia nuclear está se tornando uma
necessidade inquestionável.
8) Quais
regiões do Brasil apresentam um elevado potencial eólico?
a)
Norte e nordeste
b)
Nordeste e Sul
c)
Norte e sudeste
d)
Sudeste e Sul
e)
Centro-Oeste e Sul
9) Qual
das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a
diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
a)
Maremotriz
b)
Carvão mineral
c) Gás
natural
d)
Óleo diesel
e)
Vento
10) Em
usinas hidrelétricas, a queda d’água move turbinas que acionam geradores. Em
usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo
vento.
Na conversão direta solar-elétrica são
células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem
eletricidade, esses processos têm em comum o fato de:
a) não provocarem impacto ambiental.
b) independerem de condições climáticas.
c) a energia gerada poder ser armazenada.
d) utilizarem fontes de energia
renováveis.
e) dependerem das reservas de
combustíveis fósseis.
Ciências.
8º B: Professora Bruna De Nez
Copie e responda as atividades em seu caderno.
1) Observe
as figuras e nomeia a energia usada corretamente:
2) Você
seria capaz de imaginar como surgiu a vida na Terra? Consegue imaginar como
eram os primeiros seres vivos que habitaram nosso planeta? Será que eles vieram
de outro lugar, ou teriam surgido aqui mesmo? No seu caderno descreva e desenhe
suas ideias em torno dessas questões.
3) Leia o
texto e responda:
[...]
A batalha entre ruralistas e
ambientalistas ganhou o reforço de personagens de fora do Congresso Nacional.
Contrários às mudanças propostas[...], dirigentes do Instituto Brasileiro do
Meio Ambiente (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade (ICMBio) se manifestaram publicamente pela rejeição da matéria.
Os dois órgãos federais alertam para o risco de retrocesso na fiscalização do
meio ambiente [...].
Entre outros pontos, o
relatório [que pretende modificar a legislação] [...] propõe o fim da
obrigatoriedade ou, pelo menos, a simplificação do licenciamento ambiental para
empreendimentos de infraestrutura, como construção de estradas
E obras de saneamento, além de
atividades agropecuárias.
[...]
a) O que
é o licenciamento ambiental e qual a importância dele?
b) O que
são empreendimentos de infraestrutura? As usinas de geração de energia podem
ser consideradas um exemplo?
c) Na sua
opinião, é importante estudar impactos ambientais e socioculturais antes da
instalação de usinas de geração de energia? Explique sua resposta.
4) Tristezas
e alegrias fazem parte da vida. O importante é saber lidar com as diferentes
situações, tentando manter o bem estar físico, emocional e social. Sabendo que
as emoções interferem no seu estado de saúde, ouça a musica intitulada
“Felicidade”, de Seu Jorge, assista ao vídeo e responda as questões:
a) A
música trata do que é felicidade. Como estar feliz é um sentimento positivo que
faz bem ao corpo e à mente, liste ao menos três atitudes mencionadas na canção
que podem contribuir para sua saúde.
b) Você
concorda com as ideias da música sobre o que é felicidade? Explique o que é
felicidade pra você e como esse sentimento coopera para a sua saúde.
c) Você
já percebeu que o seu estado emocional interfere na saúde do seu corpo?
Explique.
d) O que
você costuma fazer para cuidar da sua saúde física, mental e social?
História.
8º A, B e C: Professor Maurício.
Pesquisa: (Faça em seu
caderno)
O que é: Iluminismo?
Qual é o pensamento
filosófico de:
a) René de Descartes
b) Rousseau.
Geografia.
8º A e B: Professor Sérgio Ribeiro – 8º C Professora Regiane Millor
Leia o texto e depois copie e
responda as questões.
TEMA:
MIGRAÇÕES INTERNAS
Os
deslocamentos no interior de um território constituem as migrações internas. No
Brasil, as migrações internas mais importantes ocorreram sobretudo a partir do
final do século XIX. Elas foram motivadas, de modo geral, pela atração que polo
mais desenvolvidos do país provocavam na população de regiões estagnadas (paradas)
economicamente ou com problemas específicos ligados à natureza – como a seca,
por exemplo.
Um
dos fluxos migratórios mais intensos do século XIX no território brasileiro foi
o dos nordestinos. Primeiramente em direção a região amazônica, na última
década do século XIX e primeira década do século XIX, em busca de melhores
condições de vida em razão do Ciclo da Borracha. Depois para o recém-criado
Distrito Federal, durante a construção de Brasília.
Os
brasileiros dessa região voltaram a protagonizar em vetor (rota, direção,
sentido) migratório a partir dos anos 1950 até os anos de 1970. Dessa vez o
destino era a região sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. A
combinação de paralização econômica com o rigor da seca nordestina com o surto
(aumento significativo e rápido) de desenvolvimento industrial tardio que a
região Sudeste experimentou, atraiu camponeses e trabalhadores de vários
estados brasileiros. (Livro didático 8º ano Pág.25)
![]() |
Migração interna no Brasil
|
Atividades (Copie
e Responda em seu Caderno)
1)
Explique
o que é migração interna.
2)
Descreva
os três fluxos (movimentos) migratórios descritos no texto.
3)
Quais
os fatores (acontecimentos, motivos) que atraíram os migrantes nordestinos para
outras regiões nos fluxos migratórios descritos no texto?
4)
Observe
a imagem acima e responda:
a)
Quais
são as condições de vida dos migrantes nordestinos retratadas na imagem?
b)
Quais
as ações necessárias para mudar realidade dos migrantes, ou seja, o que é
preciso fazer?
LEMBRE-SE
A LEITURA DOS NÚMEROS É EM MILHÕES. EX: 9,9 (Nove milhões e
novecentos mil) – 14,3 (Quatorze milhões e trezentos mil) – 146,8 milhões e o
mesmo que 146.800.000 (Cento e quarenta e seis milhões e oitocentos mil).
Observe
o gráfico e responda: (Copie e Responda em seu Caderno)
1) Qual
informação está representada no gráfico?
2) Qual
era a população brasileira em 1872?
3) Qual o
crescimento populacional entre as décadas de 1960 e 1970?
Complete
o espaço em branco
4) O
crescimento populacional entre 1892 e 2010 foi de ______________ pessoas.
5) Ao
observarmos o gráfico, quais conclusões podemos tirar sobre o crescimento da
população no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística?
Inglês.
8º A e B: Teacher Rute – 8º C: Teacher Elainne Bernal
Alunos: Copiar e responder estas atividades no caderno de Língua
Inglesa.
Celebration Time !
1) Describe your mother:
Descreva sua
mãe:
a)
My Mom is ______ years old.
b)
My Mom’s favorite color is ___________________.
c)
My Mom’s favorite food is ___________________.
d) My Mom’s job is ___________________.
e) She likes to wear _____________________.
f)
My Mom’s favorite sport is ________________________.
g)
Her Birthday is on ___________( month ) _______ (day).
h)
My favorite thing to do with Mom is ___________________.
i)
My Mom is special to me because _____________________.
Articles (Artigos)
Assim como no português, os artigos em inglês também são
classificados em definidos e indefinidos.
O artigo definido é o THE (o, a, os, as), e os indefinidos
são A, AN (um, uma).
THE:
O artigo definido é usado:
• antes de substantivos que podem ser precedidos ou não por
adjetivos.
Ex: the girl (a menina) the pretty girl (a menina bonita)
Ex: the girl (a menina) the pretty girl (a menina bonita)
• antes de
nomes de instrumentos musicais ou nomes de
famílias.
Ex: the piano (o piano) the Kennedys (os Kennedys)
Ex: the piano (o piano) the Kennedys (os Kennedys)
• antes de nomes de oceanos, mares, ilhas, rios, montanhas,
países, hotéis, cinemas, teatros, trens e navios.
Ex: the Pacific (o Pacífico)
the United States (os Estados Unidos), etc.
Ex: the Pacific (o Pacífico)
the United States (os Estados Unidos), etc.
• antes de um representante de uma classe ou espécie.
Ex: the poor (os pobres) the rich (os ricos)
Ex: the poor (os pobres) the rich (os ricos)
• antes de um substantivo único na espécie.
Ex: the earth (a terra) the sun (o sol)
Ex: the earth (a terra) the sun (o sol)
Quando o artigo the é omitido:
• antes de nomes próprios, nomes de línguas e ciências.
Ex: Beth English (Inglês) geography (geografia)
Ex: Beth English (Inglês) geography (geografia)
• antes de substantivos de uso comum e de substantivos
incontáveis.
Ex: gold (ouro) money (dinheiro) coffee (café)
Ex: gold (ouro) money (dinheiro) coffee (café)
• antes de pronomes possessivos.
Ex: our dress (nosso vestido) their house (casa deles(as))
Ex: our dress (nosso vestido) their house (casa deles(as))
• antes de alguns substantivos como home, church, school,
hospital, bed, prison,quando usados para o seu propósito original.
Ex: I go to church. (to pray)
Eu vou para a igreja. (para rezar)
Eu vou para a igreja. (para rezar)
I go to school. (to study)
Eu vou para a escola. (para estudar)
Eu vou para a escola. (para estudar)
A, AN
Existem
dois artigos indefinidos com usos diferentes no inglês: a, an
• A: é usado antes de sons de consoantes.
Ex: a car (um carro) a chair (uma cadeira)
Ex: a car (um carro) a chair (uma cadeira)
• AN: é usado antes de sons de vogais.
Ex: an egg (um ovo) an umbrella (um guarda-chuva)
Ex: an egg (um ovo) an umbrella (um guarda-chuva)
2) Preencha corretamente com os
artigos: 'a', 'an' ou 'the':
My
sister went to the beach last month. She met_____ girl there who was born in
Goiânia. When they went to ____ restaurant they noticed that ____place was
amazing. There was ___ picture of ____ Elephant.
a)
a, the, a, a, an.
b)
a, the, the, a, an.
c)
a, the, an, an, an.
d)
a, an, the, a,an.
Artes.
8º A, B e C: Professor Thiago Lemes
As artes visuais representam
um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho,
arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, design, arte
urbana, dentre outros.
O conceito de arte visual está
intimamente relacionado ao conceito de visualizar - “ver” - e por isso, engloba
as artes em que a fruição ocorre por meio da visão.
Dada sua importância e
abrangência, atualmente existe o curso superior em “Artes Visuais”. Nele, o
estudante sai com o título de artista visual, que o capacita a criar, avaliar e
participar do mercado cultural e artístico.
Atividade
Fazer uma representação de cada linguagem citada no texto
acima. As imagens podem ser impressas, de revistas ou através de desenho. No
caderno de artes.
Educação Física.
8º A, B e C: Professora Viviane Chaves
Assistir ao filme: ELA É O CARA.
ATIVIDADE Nº02
Perguntas relacionadas ao filme ELA É O CARA. Responda em seu caderno, não precisa copiar as perguntas.
1) Viola gosta
muito de futebol, mas não poderá jogar no time feminino de sua escola por quê?
2) Por que o
técnico dela não deixou ela jogar no time masculino?
3) Seu
namorado, Justin dá apoio à Vaiola?
4) O que ele
justifica?
5)
Como Vaiola se sente com a opinião dele?
6) Qual é o
nome do irmão de Vaiola?
7) Qual
surpresa a mãe dela faz para ela?
8) Quais
adjetivos a mãe de Vaiola usa para falar do namorado da filha?
9) Que
oportunidade surge pra que ela jogue e use seu talento?
10) O que ela
faz para poder jogar sem que ninguém perceba que é uma garota?
11) Para onde
o irmão dela vai viajar?
12) O que o
irmão de Vaiola, fará nessa viagem?
13) Qual
doença ele pediu para ela inventar?
14) Quantos
homens haviam no quarto da escola?
15) Vaiola
joga em qual posição?
16) Seus 3
amigos de quarto jogam em quais posições?
17) Qual a
desculpa que ela deu para estar com absorvente na bolsa?
18) No
primeiro treino ela pediu para ficar de camiseta, por qual motivo?
19) No
primeiro treino ela ficou como titular ou reserva?
20) Vaiola
sonhou que estava jogando futebol, qual roupa ela estava usando nesse jogo?
21) Vaiola
quer ganhar a simpatia dos colegas de quarto, mostrando que entende de garotas.
Como ela prova aos outros que isso é verdade?
22) Duke quer
sair com Olivia, e pede ajuda para Vaiola, o que ele promete que irá fazer em
troca disso?
23) Como Vaiola ajuda Duke?
24) O Diretor
Gold acha que Sebastian tem problemas, sem saber de que se trata de Vaiola.
Qual problema ele diz?
25) Vaiola
desmaia na aula por qual motivo?
26) Vaiola e
Duke se assustam com o quê?
27) Ao
encontrar Monique na quermesse, Vaiola foge e se esconde em qual brinquedo?
28) Aonde Vaiola trabalha na quermesse?
29) Por qual
motivo Duke e Justin brigam na quermesse?
30) O que Duke
colocou no nariz?
31) Qual
conselho Vaiola fala para o Duke, após ele contar que beijou a irmã do
sebastian na quermesse?
32) Em qual
local Vaiola estava quando o técnico do time comunicou que ela seria a titular
do time?
33) Qual é o
nome do exercício físico que Duke estava fazendo na musculação?
34) Quais são
os principais músculos trabalhados nesse exercício? (Coloque a fonte de
pesquisa).
35) Complete:
Olivia pergunta para Duke quanto “ferro” ele anda puxando e ela diz ______
kilos. Ela pergunta para ele quantas vezes ele levanta, ele responde ______
vezes.
36) Qual é o
nome do Restaurante / Lanchonete que Olivia combina de se encontrar com Duke e
qual horário?
37) Qual
problema Vaiola diz para Olivia que Duke tem?
38) O que
significa isso? (Coloque a fonte de pesquisa).
39) O que
acontece quando Sebastian retorna de sua viagem?
40) Quais são
as cores dos uniformes dos dois times?
41) Quais são
os números das camisetas que Sebastian e Duke estavam usando no dia do jogo?
42) Quem fez o
primeiro gol no dia do jogo?
43) O que Duke
e o técnico fizeram, após saberem de toda verdade sobre Vaiola?
44) Qual foi o
lance que determinou a vitória do time de Vaiola?
45) Do que a
Professora chamou as meninas no dia que elas estavam se arrumando?
46) O que
tinha dentro da caixa de presente que Sebastian entregou para Duke?
47) Qual era a
cor do vestido de debutante que Vaiola usou?
48) Você gostou do filme? Sim / Não? Por quê?
49) Qual a sua
opinião sobre o FUTEBOL FEMININO? Justifique sua resposta.
50) Você já
presenciou algum tipo de preconceito com meninas que gostam de jogar futebol? O
que você fez? Relate sua experiência.
Projeto de Vida.
8º A, B e C - Professora Maria
(Copie e responda em seu caderno).
Sabemos que fomos pegos de
surpresa, estávamos todos juntos na escola com professores, gestão, colegas de
classe, em nossas casas com familiares e amigos, ou em outra repartição
qualquer, enfim estávamos rodeados de pessoas a todo o momento, quando de
repente num “piscar de olhos” tudo mudou. Mas tenhamos fé logo tudo voltará ao
normal.
Baseando-se no enunciado
acima, tenhamos a consciência de que isso nos ensinou a valorizarmos mais
algumas coisas em nossas vidas. Sendo assim responda as questões abaixo:
1)
Defina o conceito de Valores.
2)
Devido a essa pandemia, você passou a valorizar
melhor algo em sua vida? Descreva abaixo.
3)
Ou deixou de valorizar algo que hoje você
considera que não tinha tanto valor? Descreva abaixo.
4)
Lembrando que a atividade anterior foi
referente à um diário de bordo, sendo assim continue registrando em seu diário
como está sendo o seu dia-a-dia, não esqueça de relatar notícias da atualidade
em que estamos vivendo de um modo geral. Coloque as datas no diário de bordo e
em todas as atividades que serão enviadas.
Tecnologia.
8º A: Professora Keila Monteiro. (Se você não é dessa série, faça a próxima atividade)
Faça a pesquisa e responda as questões no seu caderno.
Cyberbullying
1)
O que é bullying?
2)
O que é cyberbullying?
3) Quais são as práticas de cyberbullying?
6)
Cyberbullying e a lei
4) Quais as consequências do cyberbullying?
5) Quais atitudes você deve ter para evitar que seja vítima de
cyberbullying?
8º B: Professora Cintia Ramos – 8º C Professora Maria Lúcia.
Pesquisa : Corona vírus x fake news o que é mentira e o que
é verdade sobre essa pandemia
Oi e o aluno João Daniel tou gostando mto das liçoes
ResponderExcluir