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segunda-feira, 18 de maio de 2020

7º Ano (sétimo ano) Atividade 3 A partir de 19/05


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno,a partir de 19/05.

Não deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão postadas outras, Fiquem Atentos!



Língua Portuguesa.
7º A, B: Professora Sandra Alves
7º C Professora Elainne Oliveira Bernal

Olá crianças. Tudo bem? Esperamos que todos estejam bem. Sabemos que não está fácil, mas tudo isso vai passar, basta se cuidar. Cada um tem que fazer seu papel nas diversas situações da vida e tudo dará certo. Um abraço carinhoso. Saudades!

Entre neste endereço e assista a esse vídeo. É um presente para vocês.


 Reflexão

Escreva aqui o que entendeu da mensagem desta canção. (1 parágrafo)

Leia o texto abaixo. Copie em seu caderno. Não é necessário copiar as imagens, somente o texto. Capriche na letra.

Variações Linguísticas

As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia.
Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.
No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na linguagem regional.
Nas falas do Chico bento e de seu primo Zé Lelé notamos o regionalismo
Tipos e exemplos de variações linguísticas
Há diversos tipos de variações linguísticas segundo o campo de atuação:
1. Variação geográfica ou diatópica
Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo.


2. Variação histórica ou diacrônica
Ela ocorre com o desenvolvimento da história, tal como o português medieval e o atual.
Exemplo de português arcaico

"Elípticos", "pega-la-emos" são formas que caíram em desuso
3. Variação social ou diastrática
É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.
Exemplo de socioleto
A linguagem técnica utilizada pelos médicos nem sempre é entendida pelos seus pacientes
Veja também: Grupos Sociais
4. Variação situacional ou diafásica
Ocorre de acordo com o contexto, por exemplo, situações formais e informais. As gírias são expressões populares utilizadas por determinado grupo social.
Exemplo de gíria


A Língua Brasileira de Sinais (Libras) também tem as suas gírias
Veja também: O que é Gíria?
Linguagem Formal e Informal
Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem: a linguagem formal e informal.
Certamente, quando falamos com pessoas próximas utilizamos a linguagem dita coloquial, ou seja, aquela espontânea, dinâmica e despretensiosa.
No entanto, de acordo com o contexto no qual estamos inseridos, devemos seguir as regras e normas impostas pela gramática, seja quando elaboramos um texto (linguagem escrita) ou organizamos nossa fala numa palestra (linguagem oral).
Em ambos os casos, utilizaremos a linguagem formal, que está de acordo com a normas gramaticais.
Adaptado de: Daniela Diana - Professora licenciada em Letras
ATIVIDADES   -  VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Copie e responda as questões em seu caderno:

1. Observe a imagem. Copie e responda as questões em seu caderno:


a)O anúncio acima segue a norma culta da língua? Explique.
b)Como deveria ter sido escrito este anúncio (língua culta ou coloquial)?
c)Reescreva a propaganda seguindo a norma padrão ( aquela que encontramos nos livros).

2. Leia o texto abaixo:

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra 
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. 
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))

Na conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente mudou de repente devido

a)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, marcada pela informalidade
b)  ao fato do cliente se apresentar como funcionário do banco.
c)   ao fato deles serem ambos de Uberlândia (Minas Gerais).
d)   ao interesse em financiar o veículo de Júlio.


3. Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

A linguagem da tirinha demonstra:

a) Dificuldade de comunicação pela linguagem usada pelo Chico Bento.
b) Uso culto da língua, pois os personagens são estudante e professora.
c) O uso das expressões “pruquê”, “num”, "arguma” não devem ser usados em qualquer situação.
d) Chico Bento faz o uso da linguagem coloquial, por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).

4. Que variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

     a)   Conversa sobre política num canal de televisão
     b)   Numa mensagem de celular para um amigo próximo. 
     c)   Numa mensagem de celular para o seu patrão.
     d)   Numa carta para o presidente.
     e)   Numa conversa entre amigos.
      f)    Numa conferência nacional sobre meio ambiente.


Ortografia

X OU CH

Utiliza-se x

Em palavras de origem tupi, árabe e africana.
Ex.: abacaxi (tupi), enxaqueca (árabe), Caxambu ( africana).

Depois de ditongo. Ex.: frouxo, peixe, feixe.
Depois de me - inicial. Ex.: mexerica, México, ( exceção: mecha de cabelo e derivados)
Depois de en - inicial. Ex.: enxada, enxurrada, enxoval, enxaqueca, enxofre, enxugar.

Exceções
Palavras derivadas de cheio - Ex.: encher, enchente, enchimento, preencher.
Palavras derivadas de charco - Ex.: encharcar, encharcado.
A palavra enchouriçar, derivada de chouriço.
A palavra enchova ( um tipo de peixe).

Utiliza-se ch
Em algumas palavras de origem estrangeira. Ex.: chapéu ( francês), salsicha (italiano), sanduíche (inglês).
No verbo encher e seus derivados. Ex.: preencher.


Exercícios

1. Preencha com x ou ch as palavras abaixo:
___ingar, _____iste, en____aqueca, mo____ila, ca____umba
a. ch – ch – ch – x – x
b. x – x – x – x – x
c. x- ch – x – ch – ch
d. x – ch – x – ch – x
e. x – x – x – cha – x

2. Em que caso todas as palavras são grafadas com x?
a. __ícara – __ávena – pi__e – be__iga
b. __enófobo – en__erido – en__erto – __aveco – __epa
c. li__ar – ta__ativo – sinta__e – bro__e
d. bre__a – ni__o – em__ova – em__ergam
e. ê__tase _ e__torquir – __u__u – __ilrear

3. Na palavra murcham, aparece o dígrafo ch representando o som que, às vezes, pode ser grafado com a letra x. Aponte qual alternativa em que o som aparece corretamente escrito:
a. piche – inxar – xícara – flexa – bruxa
b. Cachumba – laxativo – xícara – inxar – pixe – xereta
c. Flexa – broche – pixe – inchar – caxumba – pixe – mexer
d. Broche – bruxa – picxe – xereta – flexa – inxar – penacho
e. Ficha – broche – xereta – xícara – bruxa – inchar – piche

4. Com X ou CH?
Assinale, em cada questão a palavra que não está escrita corretamente:
1. a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe
2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada
3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico
4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu
5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha
6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e) chiste
7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha
8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e) faxada
9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa
10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço

                                                           Lembrem-se: Fique em Casa! Cuidem-se!



Matemática.
7º A: Professora Milena
(Se Você não é dessa sala, faça a próxima)
Caro (a) aluno(a), os exercícios devem ser copiados e respondidos no caderno.

1)    Escreva em seu caderno os múltiplos dos seguintes números:
Ex. M(7) = { 0, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77...}

a)    M(12) =
b)    M (19) =
c)    M (9) =
d)    M (25) =

2) Um comerciante comprou por R$ 720,00 um atum com 20 kg. Ele vendeu cada quilo de atum por R$ 60,00.
a)    Quanto o comerciante pagou por cada quilo de atum?
Calcule
b)    Quanto ele faturou ao vender os 20kg de atum?
c)    Qual foi o lucro total do comerciante ao vender os 20kg de atum? (lembrando que lucro é o faturamento menos o valor pago pelo comerciante)

7º B: Professora Maria José
7º C: Professor Roberto Tanabe

Considerando a ideia de Múltiplo e Divisões. Determine:

a)    Os múltiplos de 4, por meio de conjunto.
b)    Os divisores de 36, por meio de um conjunto.

Indique a posição de cada figura, iniciando pelo número 1 para a primeira posição, 2 para a segunda posição e assim sucessivamente.

Leia as sentenças a seguir, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) e justifique sua resposta.
A)   (   ) 79 é divisível for 5.
B)   (   ) 105 é divisível por 5.
C)   (   ) 142 é divisível por 3.
D)   (   ) 144 é divisível por 2.

No quadro a seguir, pinte em cada linha os divisores, conforme indicado:

Escreve as divisões correspondentes às multiplicações de cada ficha (os cinco primeiros).


Ciências.
7º A: Professora Maria José
(Se Você não é dessa sala, faça a próxima)
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES

“MÁQUINAS SIMPLES”

Máquinas simples: são instrumentos que servem para facilitar a realização de um trabalho, seja para elevar, cortar, movimentar, apertar etc., e esses objetos podem ser carrinho de mão, martelo, alicate de cortar fios etc.
Isso ocorre através da ampliação ou transmissão de força aplicada pelo homem.
São instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia.
Comumente, o termo “máquina simples” refere-se as seis máquinas mais simples clássicas, conforme definição dos cientistas, que são alavanca, rosca, plano inclinado, polia, roda e eixo.
Alavanca: quando o ponto de apoio está situado entre os pontos de aplicação. Exemplos: alicate, tesoura e a gangorra.
Rosca: são um conjunto de filetes, em torno de uma superfície cilíndrica (parafusos e porcas), podendo ser encontrado em outro perfil. Serve para definir o encaixamento perfeito dos materiais, através de movimento.
Plano inclinado: permite que o mesmo trabalho seja realizado, aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Polia: é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e energia cinética.
Roda: é uma das máquinas simples com vastas aplicações no transporte. É caracterizada pelo formato circular de sua borda e pela presença de um eixo rotativo no seu interior.

QUESTÕES:

1)    O que é uma máquina simples:
2)    O que é alavancar?
3)    Quais são os seis tipos de máquinas simples:
4)    Você já utilizou um plano inclinado para carregar alguém ou algum objeto?
5)    Você já reparou se nos lugares onde você circula existe algum plano inclinado?

Ciências.
7º B e C: Professora Bruna De Nez

Leia o texto e observe a figura ao lado:
     O efeito estufa é um fenômeno causado por gases (principalmente gás carbônico, clorofluorcarboneto metano e óxido nitroso) que estão presentes na atmosfera desde a formação da Terra. São eles os responsáveis por absorver os raios ultravioletas vindo do Sol e permitir que a temperatura na superfície fique na média de 15 ºC. Sem esses gases a vida só seria viável para micróbios em regiões aquecidas por fontes geotermais, já que os seres humanos e a maioria dos animais não poderiam sobreviver.

Copie e responda em seu caderno:

1)    O que você entende por efeito estufa?
2)    Quais são os fatores que mais têm contribuído para o aumento do efeito estufa e os danos causados por ele ao nosso planeta?
3)    Qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta?
4)    Comente sobre o que você pode fazer para diminuir o aumento do efeito estufa e o aquecimento global.

5)    O efeito estufa, segundo as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:
a) natural, porém intensificado pela ação humana.
b) artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d) natural, sem relação com as práticas sociais.

História.
7º A, B e C:
Professora Cida Lima


Leia os textos e observe as imagens para responder as atividades


















O Renascimento cultural e científico.
            Denominou-se Renascimento o movimento cultural e artístico dos séculos XV e XVI que refletiu a nova mentalidade do homem europeu. Essa nova mentalidade, pela qual o homem se colocava no centro do Universo (Antropocentrismo: visão do mundo segundo a qual o ser humano ocupa a posição central no Universo; do grego antropos, homem), abandonando o teocentrismo ideia de que Deus é o centro do Universo), foi fruto de uma série de transformações, como o ressurgimento do comércio e da vida urbana, no final da Idade Média, e o aparecimento de uma nova camada social, a burguesia, que lutava para libertar-se dos obstáculos que impediam o desenvolvimento dos seus negócios.
            Na Idade Média, acreditava-se que o destino dos homens estava ligado à sua origem, segundo a vontade de Deus. A partir do Renascimento, ganhou força a ideia do empenho e do mérito individual, sendo cada homem ou mulher responsável por seu sucesso ou fracasso, o que vai reforçar o individualismo em oposição ao coletivismo.      
Renascimento Científico e Cultural: o termo refere-se à retomada de textos, valores e imagens da Antiguidade clássica greco-romana, por parte dos homens do final da Idade Média. Fugindo do controle religioso da Igreja, tomaram os antigos como modelo, sobre os quais criariam sua literatura, arte e ciência. No campo da cultura, houve a retomada das obras antigas de filósofos como Platão e Aristóteles, de oradores como Cícero, biógrafos como Plutarco. Na área da ciência, foram valorizados os textos de geometria, Matemática, Geografia, que procuravam um conhecimento experimental do mundo.
Esses acontecimentos ocorreram na Baixa Idade Média: período da Idade Média correspondente aos séculos XI a IV, em que ocorreram diversas mudanças, entre elas, crescimento populacional, progressos técnicos, as Cruzadas e o aumento da produção agrícola graças à utilização de novas técnicas como a rotação trienal.
A Itália foi o berço do Renascimento, graças ao desenvolvimento econômico de suas cidades, que controlavam o comércio no mar Mediterrâneo. No século XV, a cidade de Florença constituía o principal núcleo da produção renascentista. Por quase um século, foi governada pela família Médicis, cujos membros, principalmente Lourenço, patrocinavam grande número de pensadores e artistas, tais como: Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio e Leonardo da Vinci, conhecidos até hoje pelos seus afrescos: é um tipo de pintura feito sobre a parede, com base de gesso ou argamassa, generalizado pelas pinturas murais do Renascimento. A pintura era feita com pigmentos à base de água, feita na argamassa, ainda fresca. O nome, afresco, refere-se ao fato de que os pigmentos são colocados antes de secar a argamassa, que absorve e fixa esses pigmentos..
            No século XVI, a cidade de Roma passou a ter a supremacia da arte renascentista, pois era para ela que iam os recursos financeiros de toda a cristandade. A enorme riqueza que chegava à cidade era administrada pelos papas e cardeais, que também se tornaram protetores das artes, cardeais, papas, eram chamados de mecenas, nome derivado de Caio Mecenas, protetor de literatos e artistas na época do imperador romano Otávio Augusto.
            O Humanismo, base do Renascimento
            O Humanismo: palavra de origem latina, humanus, aquele que vem da terra-humus, movimento literário baseado na crítica de textos, na observação da natureza e no estudo das línguas e das ciências, foi o elemento principal do Renacimento. Os humanistas defendiam a bondade natural do homem e sua capacidade de desenvolvimento. Em relação à Igreja, adotavam uma atitude crítica, não aceitando o teocentrismo. Sem negar Deus, os valores cristãos e a fé, defendiam o antropocentrismo e Racionalismo: movimento que propunha o uso da razão e da ciência, como instrumento do saber.
            O pensamento renascentista, contrapondo-se à forte religiosidade da Idade Média, defendia que o conhecimento deveria ser produzido com base na observação e na experimentação. A proposta não era romper com a fé, mas buscar explicações com a razão e a ciência para os acontecimentos, não se aceitando somente as explicações da Igreja.
            As idéias humanistas se espalharam graças à invenção da imprensa por Gutenberg (1448). A imprensa estabeleceu-se em vários países europeus, permitindo que rapidamente se espalhassem os ideiais humanistas, pois podiam ser impressos muitas cópias de um mesmo livro.
           
Os principais nomes do Renascimento italiano foram:
Michelagnelo Buonarroti (1475-1564): Escultor, pintor e arquiteto, criador de obras nas quais temas religiosos estavam sempre presentes. Michelangelo pintou afrescos, técnica que envolve decorar paredes e tetos, previamente revestidos de gesso ou argamassa, como os do teto da Capela Sistina, no atual Estado do Vaticano na Itália, esculpindo, ainda, obras de grande encantamento, como Pietá e Moisés.
Rafael Sanzio (1483-1520): Pintor que se dedicou a representar cenas da mitologia greco-romana e obras
religiosas, destacando-se por suas representações de figuras humanas, que sugerem a sensação de movimento. Aos 11 anos, Rafael foi levado pelo pai para ser aprendiz de Pietro Perugino. Entre suas principais obras, destacam-se: Abraão e os três moços, A Ressurreição de Cristo, A Sagrada Família e a Transfiguração.
Leonardo da Vinci (1452-1519): Nasceu na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual da Itália. Logo cedo, mostrou excepcional habilidade na geometria, na música e nas artes. Reconhecendo essas suas capacidades, seu pai, Piero da Vinci, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. Pintor, escultor, arquiteto, matemático, cientista, músico e inventor, estudou plantas, pássaros e a anatomia do corpo humano. O grande mestre da Renascença ficou encantado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz, ligando o jovem de apenas 20 anos ao núcleo de pintores de Florença. Entre suas obras, destacam-se Monalisa e A última ceia.
Dante Alighieri: autor do século XIV que escreveu a divina comédia.
Francesco Petrarca: foi o grande humanista do Renacimento, estudioso dos manuscritos Latinos. Escreveu as epistolas, em que se encontra o poema épico de áfrica.
Giovanni Boccaccio: Escritor que se imortalizou com a obra Decameron.
Giotto: Pintor da cidade de Florença, autor de São Francisco pregando aos pássaros e Lamento ante Cristo morto.
Sandro Botticelli: São de sua autoria a alegoria da primavera e o O nascimento de Vênus.
Donato Bramante: Arquiteto que se destacou com o projeto da Basílica de São Pedro.

Veja o vídeo do you tube para ajudar no entendimento.



Copie e responda em seu caderno

1)    O Renascimento foi o período de renovação de ideias. Teve início na Itália e depois se espalhou pelo Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da Antiguidade greco-romana chamados de humanistas.

O Renascimento teve como características, EXCETO

a) inspiração na Antiguidade Clássica
b) valorização do homem
c) desejo de romper com a cultura Medieval
d) valorização da cultura teocêntrica

2)    Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?
A – França                B – Itália                    C – Espanha                         D - Holanda

3)    Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”.
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.

a) Deismo e ceticismo.
b) Teocentrismo e Racionalismo.
c) Racionalismo e Antropocentrismo.
d) Classicismo e Ceticismo.

4)    O que defendiam os renascentistas?

5)    Cite as principais características do Renascimento.



Geografia.
7º A, B e C:
Professora Regiane Millor
Turminha do 7°A, B, C nesse resumo vocês encontrarão as características e definições dos Domínios Morficlimaticos Brasileiros, lembre-se que também as vegetações possuem características diferentes devido a inúmeros aspectos naturais como clima, relevo, hidrografia, solo entre outros.
As imagens serão para vocês  observarem as características de cada Domínio.
Domínios Morfoclimáticos
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.
No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação. Para ele, o país possui seis grandes domínios morfoclimáticos:
Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.



Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.

Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.


Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.

Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.

Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.

Entre os seis domínios morfoclimáticos existem as faixas de transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Algumas conhecidas são o Pantanal, o Agreste e os Cocais.

O mapa abaixo mostra a localização de cada Domínio dentro do território Brasileiro. Fazendo a leitura da legenda vocês saberão se localizar e ficará mais fácil para responder as atividades a seguir:

Atividade: Responda as questões a seguir:
1)    Qual Domínio Morfoclimático possui uma maior extensão de cobertura? Você saberia dizer o por quê?
2)    O estado que você mora encontramos quais Domínios e quais são as suas características?
3)    Qual dos Domínios abaixo apresenta escassez de chuvas?
a)Pradarias
b)Araucárias
c)Caatinga
d) Amazônico
      4) Falando sobre regiões brasileiras , qual região abriga o Domínio da              Araucária? E qual é o clima dessa região?
      5) Leia o texto e grife as palavras que você desconhece e procure o significado das mesmas.


Inglês.
7º A, B e C:
 Teacher Elainne Bernal
Caro aluno(a), copie o texto e faça as atividades no caderno de Língua Inglesa. Quando retornarmos, vamos corrigir juntos e utilizar para avaliação.

Verb to be
Um verbo muito utilizado na língua Inglesa é o “to be” que pode ser encontrado tanto como verbo auxiliar tanto como verbo principal.
Verbo to be como verbo principal
Quando apresentado em uma frase como verbo principal ele poderá ser traduzido como “ser” e “estar”. Pode-se conjugar o “to be” em todas as pessoas seguindo algumas regras em cada tempo verbal. Veja, a seguir, como cada pessoa é conjugada:
Simple present (Presente Simples)
  • I am - Eu sou/estou
  • You are - Você é/está
  • He /she /it is - Ele / ela / ele e ela (coisas e animais) é/está
  • We are - Nós somos/estamos
  • You are - Vocês são/estão
  • They are - Eles são/estão
·         Ex.:
Exemplos:

You are a student. (Você é um aluno).
He is my neighbor. (Ele é meu vizinho).
She is at the supermarket.
(Ela está no supermercado).
The dog is outside. (O cão está lá fora).
We are friends. (Nós somos amigas).
You are my enemies. (Vocês são meus inimigos).
They are upstairs.
(Eles estão lá em cima).

Negative Form ( Forma Negativa )

Para a forma negativa, basta acrescentar “not” após o verbo “to be” (am, is, are):

I am not
I’m not
You are not
You aren’t
He is not
He isn’t
She is not
She isn’t
It is not
It isn’t
We are not
We aren’t
You are not
You aren’t
They are not
They aren’t

Exemplos:

They are not in their bedroom. (Eles não estão no quarto deles).
We are not nurses. (Nós não somos enfermeiras).
I am not your teacher.
(Eu não sou sua professora).

Interrogative Form ( Forma Interrogativa )

Para a forma interrogativa, basta inverter o verbo “to be” (am, is, are), colocando-o no início da frase.

Verbo to be na forma interrogativa
am I?
are you?
is he?
is she?
is it?
are we?
are you?
are they?

Exemplos:

·         Are we at home? / Nós estamos em casa?
·         Is it a dog? / É um cachorro?
·         Are you very shy?  / Você é muito tímido?
·         Were you very shy?  /  Você era muito tímido.
·         Will I be a vet? / Eu serei uma veterinária?


Atividades
1)    Complete com o verbo TO BE:

a)    He ____ a boy.
b)    We ____ Spanish
c)    She _____ a girl.
d)    I ____ a Teacher.
e)    They _____ birdes
f)     You _____ good pupile.
g)    You _____ a student.
h)    It _____ an elephant.


2)    Passe as frases para a forma interrogativa conforme o modelo:

a)    I am a Teacher. – Am I your aTeacher ?
b)    You are a good boy.
c)    They are teenagers.
d)    The sun is yellow.
e)    We are at the club.
f)     Mary is a beautiful .
g)    John is a soccer player.
3)    Passe as frases para a forma negativa conforme o modelo:

a)    Its is a cake. Its is not a cake.
b)    He is a student.
c)    You are my friend.
d)    We are in the classroom.
e)    I am a Teacher.
f)     She is a nice girl.
g)    The elephant is a big animal.
h)    John and Peter are Brothers.


Artes.
7º A, B e C:
Professor Thiago Lemes
Leia o texto para fazer a atividade.
Movimento: estético e dinâmico nas artes.
O corpo humano e capaz de se expressar de diversos modos, o que se denomina artes do corpo, como a atuações de atrizes e atores, bailarinos e bailarinas, modelos, performers, acrobatas etc. Grande parte da nossa comunicação -verbal ou não – é feita pelo nosso corpo, que as vezes, sem percebermos, manifesta emoções em ações, posturas, gestos etc. Estático é um corpo que está parado, sem movimento; seu oposto, o dinâmico é um corpo que se movimenta o que representa movimento.
Atividade no caderno de artes.
Fazer uma pesquisa de obras de artes que estão representadas em movimento estático e dinâmico.
EX; estático, a imagem representada e artista responsável.

Educação Física
7º A, B e C:
Professora Celeide
Pesquisar e registrar no caderno as informações abaixo sobre o Handebol.
  •          Principais regras do handebol;
  •          desenhar e colocar
  •           medidas da quadra oficial;
  •          regras do goleiro; uniforme;
  •      tipo de bolas;
  •         passes e arremessos.




Projeto de vida
7º A:
Professora Lilian Dias
7º B:
Professora Milena
7º C:
Professora Regiane Millor
Leia o texto abaixo com atenção e depois copie as perguntas em seu caderno e responda.

O elefante Bernardo.

Havia uma vez um elefante chamado Bernardo que nunca pensava nos outros. Um dia, enquanto Bernardo brincava com seus companheiros de escola, pegou uma pedra e jogou na direção dos seus companheiros. 
A pedra pegou o burro Cândido em sua orelha e saiu muito sangue. Quando as professoras viram o que tinha acontecido, ajudaram imediatamente ao burrinho Cândido.
Depois de limpar, colocaram um grande curativo na sua orelha para curá-lo. Enquanto Cândido chorava, Bernardo ria, escondendo-se das professoras. 
No dia seguinte, Bernardo passeava pelo campo, quando sentiu muita sede. Caminhou em direção ao rio para beber água. Ao chegar ao rio, viu uns cervos que brincavam na margem do rio. 
Sem pensar duas vezes, Bernardo pegou muita água com a sua tromba e jogou fortemente contra os cervos. Gilberto, o cervo mai pequenino perdeu o equilíbrio e acabou caindo no rio, sem saber nadar. 
Felizmente, Felipe, um cervo maior e que era um bom nadador, se jogou no rio na mesma hora e ajudou Gilberto a sair do rio. Felizmente não aconteceu nada com Gilberto, mas sentia muito frio porque a água estava fria e acabou pegando um resfriado. Enquanto tudo isso ocorria, a única coisa que o elefante Bernardo fazia era rir do acontecido na frente de todos. 
Uma manhã de sábado, enquanto Bernardo passeava pelo campo e comia algumas plantas, passou muito perto de uma planta que tinha muitos espinhos. Sem perceber o perigo, Bernardo acabou se ferindo nas suas costas e nas suas patas com os espinhos. Tentou tirar os espinhos, mas suas patas não alcançavam e isso provocava muita dor nele. 
Ele se sentou embaixo de uma árvore e chorou desconsoladamente, enquanto continuava com muita dor. Cansado de esperar, Bernardo decidiu caminhar para pedir ajuda. Enquanto caminhava ele se encontrou com os cervos que havia jogado água. Ao vê-los ele gritou: 
- Por favor, ajudem-me a tirar esses espinhos que me doem muito.
E, reconhecendo a Bernardo, os cervos disseram:
- Não vamos te ajudar porque você jogou Gilberto no rio e ele quase se afogou. Além disso, Gilberto está doente porque pegou uma gripe, pois a água estava muito fria. Você vai ter que aprender a não ferir nem tirar sarro dos outros. 
O pobre Bernardo, entristecido, baixou a cabeça e seguiu pelo caminho em busca de ajuda. Enquanto caminhava, ele se encontrou com alguns dos seus companheiros de escola. Pediu ajuda a eles, mas eles tão pouco quiseram ajudá-lo porque estavam enojados pelo que Bernardo tinha feito com o burro Cândido. 
E mais uma vez Bernardo baixou a cabeça e continuou o seu caminho em busca de ajuda. Os espinhos provocavam muita dor a ele. Enquanto tudo isso acontecia, havia um macaco que trepava pelas árvores. Vinha saltando de uma árvore à outra, perseguindo a Bernardo e vendo tudo o que acontecia. Logo, o grande e sábio macaco, que se chamava Justino, deu um grande salto e se parou em frente a Bernardo, e lhe disse: 
- Está vendo, grande elefante? Você sempre machucou aos outros e, como isso fosse pouco, ainda ria deles. Por isso, agora ninguém quer te ajudar, mas eu que vi tudo o que aconteceu, estou disposto a te ajudar se você aprender e cumprir duas grandes regras da vida.
E Bernardo respondeu chorando: 
- Sim, eu farei tudo o que você me disser, sábio macaco. Ajude-me a tirar os espinhos.
E o macaco lhe disse: 
- Bem, as regras são essas: a primeira é que você não machucará a mais ninguém, e a segunda é que você ajudará aos outros e eles te ajudarão quando você precisar. 
Ditas essas regras, o macaco passou a tirar os espinhos e a curar as feridas de Bernardo. E, a partir desse dia, o elefante Bernardo cumpriu rigorosamente as regras que tinha aprendido. 

FIM


Perguntas

1)    O que você aprendeu com essa história?
2)    Quais atitudes não devemos praticar com nossos amigos e conhecidos?
3)    E quais atitudes devemos ter para uma boa convivência?
4)    No que essa atividade pode contribuir para seu projeto de vida?


Tecnologia
7º A, B e C:
Professora Maria Lúcia


1)    Como surgiram os memes?

2)    Qual é a origem da palavra meme?

3)    Onde foi criado o Meme?

4)    Quem foi a pessoa que inventou os memes?
5)    Significado de Meme (O que é, Conceito e Definição)
6)   Leia e comente o meme abaixo.



BONS ESTUDOS : PROFª LUCIA













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