Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu
caderno,a partir de 19/05.
Não deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão
postadas outras, Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
7º
A, B: Professora Sandra Alves
7º C
Professora Elainne Oliveira Bernal
Olá crianças. Tudo bem? Esperamos que todos
estejam bem. Sabemos que não está fácil, mas tudo isso vai passar, basta se cuidar.
Cada um tem que fazer seu papel nas diversas situações da vida e tudo dará
certo. Um abraço carinhoso. Saudades!
Entre neste endereço e assista a esse vídeo. É
um presente para vocês.
Reflexão
Escreva aqui o que entendeu da mensagem desta
canção. (1 parágrafo)
Leia o texto
abaixo. Copie em seu caderno. Não é necessário copiar as imagens, somente o
texto. Capriche na letra.
Variações
Linguísticas
As variações
linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos
homens e são reinventadas a cada dia.
Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos
históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.
No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por
exemplo, na linguagem regional.
Nas falas do Chico bento e de seu primo Zé Lelé notamos o regionalismo
Tipos e exemplos
de variações linguísticas
Há diversos tipos de variações linguísticas segundo o campo de atuação:
1. Variação
geográfica ou diatópica
Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as
variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo.
2. Variação
histórica ou diacrônica
Ela ocorre com o desenvolvimento da história, tal como o português
medieval e o atual.
Exemplo de
português arcaico
"Elípticos", "pega-la-emos" são formas
que caíram em desuso
3. Variação
social ou diastrática
É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como
uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo
de variação são os socioletos.
Exemplo de
socioleto
A linguagem técnica utilizada pelos médicos nem sempre é
entendida pelos seus pacientes
Veja
também: Grupos Sociais
4. Variação
situacional ou diafásica
Ocorre de acordo com o contexto, por exemplo, situações
formais e informais. As gírias são expressões populares utilizadas por
determinado grupo social.
Exemplo de gíria
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) também tem as suas
gírias
Veja
também: O que é Gíria?
Linguagem Formal
e Informal
Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem:
a linguagem formal e informal.
Certamente, quando falamos com pessoas próximas utilizamos a linguagem
dita coloquial, ou seja, aquela espontânea, dinâmica e despretensiosa.
No entanto, de acordo com o contexto no qual estamos inseridos, devemos
seguir as regras e normas impostas pela gramática, seja quando elaboramos um
texto (linguagem escrita) ou organizamos nossa fala numa palestra (linguagem
oral).
Em ambos os
casos, utilizaremos a linguagem formal, que está de acordo com a normas
gramaticais.
Adaptado de: Daniela Diana - Professora licenciada em
Letras
ATIVIDADES
- VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Copie e responda as questões em seu caderno:
1. Observe
a imagem. Copie e responda as questões em seu caderno:
a)O anúncio acima segue a norma
culta da língua? Explique.
b)Como deveria ter sido escrito
este anúncio (língua culta ou coloquial)?
c)Reescreva a propaganda seguindo
a norma padrão ( aquela que encontramos nos livros).
2. Leia o
texto abaixo:
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na
agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar
com calma.
(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))
|
Na conversa telefônica entre a
gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente
mudou de repente devido
a) à adequação de sua fala
à conversa com um amigo, marcada pela informalidade
b) ao fato do cliente
se apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato deles
serem ambos de Uberlândia (Minas Gerais).
d) ao interesse
em financiar o veículo de Júlio.
3. Observe
a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
A linguagem da tirinha demonstra:
a) Dificuldade de comunicação pela
linguagem usada pelo Chico Bento.
b) Uso culto da língua, pois os
personagens são estudante e professora.
c) O uso das expressões “pruquê”,
“num”, "arguma” não devem ser usados em qualquer situação.
d) Chico Bento faz o uso da
linguagem coloquial, por diversos fatores (regional, escolaridade, idade,
financeiro e etc).
4. Que
variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas
seguintes situações sociais:
a) Conversa sobre política num canal
de televisão
b) Numa mensagem de celular para um
amigo próximo.
c) Numa mensagem de celular para o
seu patrão.
d) Numa carta para o presidente.
e) Numa conversa entre amigos.
f) Numa conferência nacional sobre
meio ambiente.
Adaptado
de: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html
Ortografia
X OU CH
Utiliza-se
x
Em palavras de origem tupi, árabe e africana.
Ex.: abacaxi (tupi), enxaqueca (árabe), Caxambu ( africana).
Depois de ditongo. Ex.: frouxo, peixe, feixe.
Depois de me - inicial. Ex.: mexerica, México, ( exceção: mecha de cabelo e derivados)
Depois de en - inicial. Ex.: enxada, enxurrada, enxoval, enxaqueca, enxofre, enxugar.
Exceções
Palavras derivadas de cheio - Ex.: encher, enchente, enchimento, preencher.
Palavras derivadas de charco - Ex.: encharcar, encharcado.
A palavra enchouriçar, derivada de chouriço.
A palavra enchova ( um tipo de peixe).
Utiliza-se ch
Em algumas palavras de origem estrangeira. Ex.: chapéu ( francês), salsicha (italiano), sanduíche (inglês).
No verbo encher e seus derivados. Ex.: preencher.
Exercícios
1. Preencha com x ou ch as palavras abaixo:
Em palavras de origem tupi, árabe e africana.
Ex.: abacaxi (tupi), enxaqueca (árabe), Caxambu ( africana).
Depois de ditongo. Ex.: frouxo, peixe, feixe.
Depois de me - inicial. Ex.: mexerica, México, ( exceção: mecha de cabelo e derivados)
Depois de en - inicial. Ex.: enxada, enxurrada, enxoval, enxaqueca, enxofre, enxugar.
Exceções
Palavras derivadas de cheio - Ex.: encher, enchente, enchimento, preencher.
Palavras derivadas de charco - Ex.: encharcar, encharcado.
A palavra enchouriçar, derivada de chouriço.
A palavra enchova ( um tipo de peixe).
Utiliza-se ch
Em algumas palavras de origem estrangeira. Ex.: chapéu ( francês), salsicha (italiano), sanduíche (inglês).
No verbo encher e seus derivados. Ex.: preencher.
Exercícios
1. Preencha com x ou ch as palavras abaixo:
___ingar, _____iste, en____aqueca, mo____ila, ca____umba
a. ch – ch – ch – x – x
b. x – x – x – x – x
c. x- ch – x – ch – ch
d. x – ch – x – ch – x
e. x – x – x – cha – x
2. Em
que caso todas as palavras são grafadas com x?
a. __ícara – __ávena – pi__e – be__iga
b. __enófobo – en__erido – en__erto – __aveco – __epa
c. li__ar – ta__ativo – sinta__e – bro__e
d. bre__a – ni__o – em__ova – em__ergam
e. ê__tase _ e__torquir – __u__u – __ilrear
3. Na
palavra murcham, aparece o dígrafo ch representando o som que, às vezes, pode
ser grafado com a letra x. Aponte qual alternativa em que o som aparece
corretamente escrito:
a. piche – inxar – xícara – flexa – bruxa
b. Cachumba – laxativo – xícara – inxar – pixe – xereta
c. Flexa – broche – pixe – inchar – caxumba – pixe – mexer
d. Broche – bruxa – picxe – xereta – flexa – inxar –
penacho
e. Ficha – broche – xereta – xícara – bruxa – inchar –
piche
4. Com
X ou CH?
Assinale, em cada questão a palavra que não está escrita
corretamente:
1. a) atarraxar b) bexiga c) cachumba d) coaxar e) encaixe
2. a) engraxar b) enchada c) enxame d) enxoval e) enxurrada
3. a) esdrúxulo b) fachina c) laxante d) maxixe e) mexerico
4. a) mexilhão b) mixórdia c) tachativo d) xale e) xampu
5. a) xarope b) xícara c) apetrexo d) bochecha e) bombacha
6. a) caximbo b) capuchinho c) chafariz d) chimarrão e)
chiste
7. a) xuxu b) cochicho c) colcha d) colchão e) concha
8. a) comichão b) coqueluche c) deboche d) espichar e)
faxada
9. a) faixa b) fichário c) flecha d) penacho e) pexinxa
10. a) raxadura b) salsicha c) tacho d) tocha e) inchaço
Lembrem-se:
Fique em Casa! Cuidem-se!
Matemática.
7º A: Professora Milena
(Se Você não é dessa sala,
faça a próxima)
Caro (a) aluno(a), os exercícios
devem ser copiados e respondidos no caderno.
1)
Escreva em seu caderno os múltiplos
dos seguintes números:
Ex. M(7) = { 0, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70, 77...}
a)
M(12) =
b)
M (19) =
c)
M (9) =
d)
M (25) =
2) Um comerciante comprou por R$ 720,00 um
atum com 20 kg. Ele vendeu cada quilo de atum por R$ 60,00.
a) Quanto
o comerciante pagou por cada quilo de atum?
Calcule
b) Quanto
ele faturou ao vender os 20kg de atum?
c) Qual
foi o lucro total do comerciante ao vender os 20kg de atum? (lembrando que
lucro é o faturamento menos o valor pago pelo comerciante)
7º B:
Professora Maria José
7º C:
Professor Roberto Tanabe
Considerando a ideia de Múltiplo e Divisões.
Determine:
a)
Os múltiplos de 4, por meio de conjunto.
b)
Os divisores de 36, por meio de um conjunto.
Indique a posição de cada figura, iniciando
pelo número 1 para a primeira posição, 2 para a segunda posição e assim
sucessivamente.
Leia as sentenças a seguir, assinale V
(Verdadeiro) ou F (Falso) e justifique sua resposta.
A) ( ) 79 é
divisível for 5.
B) ( ) 105 é divisível por 5.
C) ( ) 142 é divisível por 3.
D) ( ) 144 é divisível por 2.
No quadro a seguir, pinte em cada linha os
divisores, conforme indicado:
Escreve as divisões correspondentes às multiplicações
de cada ficha (os cinco primeiros).
Ciências.
7º A:
Professora Maria José
(Se Você não é dessa sala,
faça a próxima)
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES
“MÁQUINAS SIMPLES”
Máquinas simples: são
instrumentos que servem para facilitar a realização de um trabalho, seja para
elevar, cortar, movimentar, apertar etc., e esses objetos podem ser carrinho de
mão, martelo, alicate de cortar fios etc.
Isso ocorre através da
ampliação ou transmissão de força aplicada pelo homem.
São instrumentos que
facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia.
Comumente, o termo
“máquina simples” refere-se as seis máquinas mais simples clássicas, conforme
definição dos cientistas, que são alavanca, rosca, plano inclinado, polia, roda
e eixo.
Alavanca: quando o ponto de
apoio está situado entre os pontos de aplicação. Exemplos: alicate, tesoura e a
gangorra.
Rosca: são um conjunto de
filetes, em torno de uma superfície cilíndrica (parafusos e porcas), podendo
ser encontrado em outro perfil. Serve para definir o encaixamento perfeito dos
materiais, através de movimento.
Plano inclinado: permite que o mesmo
trabalho seja realizado, aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Polia: é uma peça mecânica
muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e energia
cinética.
Roda: é uma das máquinas
simples com vastas aplicações no transporte. É caracterizada pelo formato
circular de sua borda e pela presença de um eixo rotativo no seu interior.
QUESTÕES:
1)
O que é uma máquina simples:
2)
O que é alavancar?
3)
Quais são os seis tipos de máquinas simples:
4)
Você já utilizou um plano inclinado para
carregar alguém ou algum objeto?
5)
Você já reparou se nos lugares onde você circula
existe algum plano inclinado?
Ciências.
7º B
e C: Professora Bruna De Nez
Leia o
texto e observe a figura ao lado:
O efeito estufa é um fenômeno causado por gases (principalmente gás
carbônico, clorofluorcarboneto metano e óxido nitroso) que estão presentes na
atmosfera desde a formação da Terra. São eles os responsáveis por absorver os
raios ultravioletas vindo do Sol e permitir que a temperatura na superfície
fique na média de 15 ºC. Sem esses gases a vida só seria viável para micróbios
em regiões aquecidas por fontes geotermais, já que os seres humanos e a maioria
dos animais não poderiam sobreviver.
Copie e responda em seu caderno:
1) O
que você entende por efeito estufa?
2) Quais
são os fatores que mais têm contribuído para o aumento do efeito estufa e os
danos causados por ele ao nosso planeta?
3) Qual
a importância do efeito estufa para o nosso planeta?
4) Comente
sobre o que você pode fazer para diminuir o aumento do efeito estufa e o
aquecimento global.
5)
O efeito estufa, segundo as teorias mais
aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a elevação média das
temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:
a)
natural, porém intensificado pela ação humana.
b)
artificial, ou seja, resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c)
recente, não havendo registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d)
natural, sem relação com as práticas sociais.
História.
7º A, B e C:
Professora Cida Lima
Leia
os textos e observe as imagens para responder as atividades
O
Renascimento cultural e científico.
Denominou-se
Renascimento o movimento cultural e artístico dos séculos XV e XVI que refletiu
a nova mentalidade do homem europeu. Essa nova mentalidade, pela qual o homem
se colocava no centro do Universo (Antropocentrismo: visão do mundo segundo a
qual o ser humano ocupa a posição central no Universo; do grego antropos, homem),
abandonando o teocentrismo ideia de
que Deus é o centro do Universo), foi fruto de uma série de transformações,
como o ressurgimento do comércio e da vida urbana, no final da Idade Média, e o
aparecimento de uma nova camada social, a burguesia, que lutava para
libertar-se dos obstáculos que impediam o desenvolvimento dos seus negócios.
Na
Idade Média, acreditava-se que o destino dos homens estava ligado à sua origem,
segundo a vontade de Deus. A partir do Renascimento, ganhou força a ideia do
empenho e do mérito individual, sendo cada homem ou mulher responsável por seu
sucesso ou fracasso, o que vai reforçar o individualismo em oposição ao coletivismo.
Renascimento Científico e
Cultural: o termo refere-se à retomada de textos, valores e imagens da
Antiguidade clássica greco-romana, por parte dos homens do final da Idade
Média. Fugindo do controle religioso da Igreja, tomaram os antigos como modelo,
sobre os quais criariam sua literatura, arte e ciência. No campo da cultura,
houve a retomada das obras antigas de filósofos como Platão e Aristóteles, de
oradores como Cícero, biógrafos como Plutarco. Na área da ciência, foram
valorizados os textos de geometria, Matemática, Geografia, que procuravam um
conhecimento experimental do mundo.
Esses acontecimentos
ocorreram na Baixa Idade Média: período da Idade Média correspondente aos
séculos XI a IV, em que ocorreram diversas mudanças, entre elas, crescimento
populacional, progressos técnicos, as Cruzadas e o aumento da produção agrícola
graças à utilização de novas técnicas como a rotação trienal.
A Itália foi o berço do
Renascimento, graças ao desenvolvimento econômico de suas cidades, que
controlavam o comércio no mar Mediterrâneo. No século XV, a cidade de Florença
constituía o principal núcleo da produção renascentista. Por quase um século,
foi governada pela família Médicis, cujos membros, principalmente Lourenço,
patrocinavam grande número de pensadores e artistas, tais como: Michelangelo
Buonarroti, Rafael Sanzio e Leonardo da Vinci, conhecidos até hoje pelos seus
afrescos: é um tipo de pintura feito sobre a parede, com base de gesso ou argamassa,
generalizado pelas pinturas murais do Renascimento. A pintura era feita com
pigmentos à base de água, feita na argamassa, ainda fresca. O nome, afresco, refere-se
ao fato de que os pigmentos são colocados antes de secar a argamassa, que
absorve e fixa esses pigmentos..
No
século XVI, a cidade de Roma passou a ter a supremacia da arte renascentista,
pois era para ela que iam os recursos financeiros de toda a cristandade. A
enorme riqueza que chegava à cidade era administrada pelos papas e cardeais,
que também se tornaram protetores das artes, cardeais, papas, eram chamados de
mecenas, nome derivado de Caio Mecenas, protetor de literatos e artistas na
época do imperador romano Otávio Augusto.
O Humanismo, base do Renascimento
O
Humanismo: palavra de origem latina, humanus, aquele que vem da terra-humus, movimento
literário baseado na crítica de textos, na observação da natureza e no estudo
das línguas e das ciências, foi o elemento principal do Renacimento. Os
humanistas defendiam a bondade natural do homem e sua capacidade de
desenvolvimento. Em relação à Igreja, adotavam uma atitude crítica, não
aceitando o teocentrismo. Sem negar Deus, os valores cristãos e a fé, defendiam
o antropocentrismo e Racionalismo: movimento que propunha o uso da razão e da
ciência, como instrumento do saber.
O
pensamento renascentista, contrapondo-se à forte religiosidade da Idade Média, defendia
que o conhecimento deveria ser produzido com base na observação e na
experimentação. A proposta não era romper com a fé, mas buscar explicações com
a razão e a ciência para os acontecimentos, não se aceitando somente as
explicações da Igreja.
As
idéias humanistas se espalharam graças à invenção da imprensa por Gutenberg
(1448). A imprensa estabeleceu-se em vários países europeus, permitindo que
rapidamente se espalhassem os ideiais humanistas, pois podiam ser impressos
muitas cópias de um mesmo livro.
Os principais
nomes do Renascimento italiano foram:
Michelagnelo
Buonarroti (1475-1564):
Escultor, pintor e arquiteto, criador de obras nas quais temas religiosos
estavam sempre presentes. Michelangelo pintou afrescos, técnica que envolve
decorar paredes e tetos, previamente revestidos de gesso ou argamassa, como os
do teto da Capela Sistina, no atual Estado do Vaticano na Itália, esculpindo,
ainda, obras de grande encantamento, como Pietá e Moisés.
Rafael
Sanzio (1483-1520): Pintor
que se dedicou a representar cenas da mitologia greco-romana e obras
religiosas, destacando-se por suas
representações de figuras humanas, que sugerem a sensação de movimento. Aos 11
anos, Rafael foi levado pelo pai para ser aprendiz de Pietro Perugino. Entre
suas principais obras, destacam-se: Abraão e os três moços, A Ressurreição de
Cristo, A Sagrada Família e a Transfiguração.
Leonardo da
Vinci (1452-1519): Nasceu na pequena cidade de Vinci, perto de Florença,
centro intelectual da Itália. Logo cedo, mostrou excepcional habilidade na
geometria, na música e nas artes. Reconhecendo essas suas capacidades, seu pai,
Piero da Vinci, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. Pintor,
escultor, arquiteto, matemático, cientista, músico e inventor, estudou plantas,
pássaros e a anatomia do corpo humano. O grande mestre da Renascença ficou
encantado com o talento de Leonardo e tornou-o seu aprendiz, ligando o jovem de
apenas 20 anos ao núcleo de pintores de Florença. Entre suas obras, destacam-se
Monalisa e A última ceia.
Dante
Alighieri: autor do
século XIV que escreveu a divina comédia.
Francesco
Petrarca: foi o grande
humanista do Renacimento, estudioso dos manuscritos Latinos. Escreveu as
epistolas, em que se encontra o poema épico de áfrica.
Giovanni Boccaccio:
Escritor que se imortalizou com a obra Decameron.
Giotto: Pintor da cidade de Florença, autor de
São Francisco pregando aos pássaros e Lamento ante Cristo morto.
Sandro
Botticelli: São de sua
autoria a alegoria da primavera e o O nascimento de Vênus.
Donato
Bramante: Arquiteto que
se destacou com o projeto da Basílica de São Pedro.
Veja o vídeo do you tube para ajudar no
entendimento.
Copie e responda em seu caderno
1) O
Renascimento foi o período de renovação de ideias. Teve início na Itália e
depois se espalhou pelo Europa. O Renascimento foi também uma época de grandes
artistas e escritores, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Shakespeare. A
vida cultural deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada
por estudiosos da Antiguidade greco-romana chamados de humanistas.
O
Renascimento teve como características, EXCETO
a)
inspiração na Antiguidade Clássica
b)
valorização do homem
c)
desejo de romper com a cultura Medieval
d)
valorização da cultura teocêntrica
2) Qual
dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?
A –
França B
– Itália C – Espanha D - Holanda
3) Leia este trecho, em
que se faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são
os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do
trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem
aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados
imediatos fornecidos pelos sentidos”.
A leitura do trecho
nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa
que contém essas características.
a) Deismo e ceticismo.
b) Teocentrismo e
Racionalismo.
c) Racionalismo e
Antropocentrismo.
d) Classicismo e
Ceticismo.
4) O que
defendiam os renascentistas?
5) Cite as
principais características do Renascimento.
Geografia.
7º A,
B e C:
Professora
Regiane Millor
Turminha do 7°A, B, C nesse resumo vocês encontrarão as
características e definições dos Domínios Morficlimaticos Brasileiros,
lembre-se que também as vegetações possuem características diferentes devido a inúmeros
aspectos naturais como clima, relevo, hidrografia, solo entre outros.
As imagens serão para vocês
observarem as características de cada Domínio.
Domínios Morfoclimáticos
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um
conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam
e interagem, formando uma unidade paisagística.
No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer
essa classificação. Para ele, o país possui seis grandes domínios
morfoclimáticos:
Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é
formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de
sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território
brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do
Cerrado.
Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira,
onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como
também a quase extinta Mata Atlântica.
Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no
conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas
semiáridas.
Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de
planaltos e formação de araucárias.
Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas
(relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do
Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.
Entre os seis domínios morfoclimáticos existem as faixas de
transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais
domínios morfoclimáticos. Algumas conhecidas são o Pantanal, o Agreste e os
Cocais.
O mapa abaixo mostra a localização de cada Domínio dentro do território
Brasileiro. Fazendo a leitura da legenda vocês saberão se localizar e ficará
mais fácil para responder as atividades a seguir:
Atividade: Responda as questões a seguir:
1) Qual Domínio
Morfoclimático possui uma maior extensão de cobertura? Você saberia dizer o por
quê?
2) O estado que
você mora encontramos quais Domínios e quais são as suas características?
3) Qual dos
Domínios abaixo apresenta escassez de chuvas?
a)Pradarias
b)Araucárias
c)Caatinga
d) Amazônico
4) Falando sobre
regiões brasileiras , qual região abriga o Domínio da Araucária? E qual é o clima dessa
região?
5) Leia o texto e
grife as palavras que você desconhece e procure o significado das mesmas.
Inglês.
7º
A, B e C:
Teacher Elainne Bernal
Caro aluno(a), copie
o texto e faça as atividades no caderno de Língua Inglesa. Quando retornarmos,
vamos corrigir juntos e utilizar para avaliação.
Verb to be
Um verbo muito utilizado na língua Inglesa é o “to be” que
pode ser encontrado tanto como verbo auxiliar tanto como verbo principal.
Verbo to be como verbo principal
Quando apresentado em uma frase como verbo principal ele poderá
ser traduzido como “ser” e “estar”. Pode-se conjugar o “to be” em todas as
pessoas seguindo algumas regras em cada tempo verbal. Veja, a seguir, como cada
pessoa é conjugada:
Simple present (Presente Simples)
- I
am - Eu sou/estou
- You
are - Você é/está
- He
/she /it is - Ele / ela / ele e ela (coisas e animais) é/está
- We
are - Nós somos/estamos
- You
are - Vocês são/estão
- They
are - Eles são/estão
·
Ex.:
Exemplos:
You are a student. (Você é um aluno).
He is my neighbor. (Ele é meu vizinho).
She is at the supermarket. (Ela está no supermercado).
The dog is outside. (O cão está lá fora).
We are friends. (Nós somos amigas).
You are my enemies. (Vocês são meus inimigos).
They are upstairs. (Eles estão lá em cima).
He is my neighbor. (Ele é meu vizinho).
She is at the supermarket. (Ela está no supermercado).
The dog is outside. (O cão está lá fora).
We are friends. (Nós somos amigas).
You are my enemies. (Vocês são meus inimigos).
They are upstairs. (Eles estão lá em cima).
Negative Form ( Forma Negativa
)
Para
a forma negativa, basta acrescentar “not”
após o verbo “to be” (am, is,
are):
I am not
|
I’m not
|
You are not
|
You aren’t
|
He is not
|
He isn’t
|
She is not
|
She isn’t
|
It is not
|
It isn’t
|
We are not
|
We aren’t
|
You are not
|
You aren’t
|
They are not
|
They aren’t
|
Exemplos:
They are not in their bedroom. (Eles
não estão no quarto deles).
We are not nurses. (Nós não somos enfermeiras).
I am not your teacher. (Eu não sou sua professora).
We are not nurses. (Nós não somos enfermeiras).
I am not your teacher. (Eu não sou sua professora).
Interrogative Form ( Forma
Interrogativa )
Para
a forma interrogativa, basta inverter o verbo “to be” (am, is, are), colocando-o no início da
frase.
Verbo to be na forma interrogativa
|
am I?
|
are you?
|
is he?
|
is she?
|
is it?
|
are we?
|
are you?
|
are they?
|
Exemplos:
·
Are
we at home? / Nós estamos em casa?
·
Is
it a dog? / É um cachorro?
·
Are
you very shy? / Você é muito tímido?
·
Were
you very shy? / Você era
muito tímido.
·
Will
I be a vet? / Eu serei uma veterinária?
Atividades
1) Complete com
o verbo TO BE:
a) He ____ a
boy.
b) We ____
Spanish
c) She _____ a
girl.
d) I ____ a
Teacher.
e) They _____
birdes
f) You _____
good pupile.
g) You _____ a
student.
h) It _____ an
elephant.
2) Passe as
frases para a forma interrogativa conforme o modelo:
a)
I am a Teacher.
– Am I your aTeacher ?
b)
You are a good
boy.
c) They are teenagers.
d) The sun is yellow.
e)
We are at the club.
f) Mary is a beautiful .
g)
John is a soccer player.
3) Passe as frases para a
forma negativa conforme o modelo:
a)
Its is a cake. Its is not a
cake.
b) He is a student.
c) You are my friend.
d)
We are in the classroom.
e) I am a Teacher.
f)
She is a nice girl.
g)
The elephant is a big
animal.
h)
John and Peter are
Brothers.
Artes.
7º
A, B e C:
Professor
Thiago Lemes
Leia o texto para fazer a atividade.
Movimento:
estético e dinâmico nas artes.
O
corpo humano e capaz de se expressar de diversos modos, o que se denomina artes
do corpo, como a atuações de atrizes e atores, bailarinos e bailarinas,
modelos, performers, acrobatas etc. Grande parte da nossa comunicação -verbal
ou não – é feita pelo nosso corpo, que as vezes, sem percebermos, manifesta
emoções em ações, posturas, gestos etc. Estático
é um corpo que está parado, sem movimento; seu oposto, o dinâmico é um corpo que se movimenta o que representa movimento.
Atividade no caderno de artes.
Fazer
uma pesquisa de obras de artes que estão representadas em movimento estático e
dinâmico.
EX;
estático, a imagem representada e artista responsável.
Educação Física
7º
A, B e C:
Professora
Celeide
Pesquisar e registrar no
caderno as informações abaixo sobre o Handebol.
- Principais
regras do handebol;
- desenhar
e colocar
- medidas
da quadra oficial;
- regras
do goleiro; uniforme;
- tipo
de bolas;
- passes
e arremessos.
Projeto de vida
7º A:
Professora
Lilian Dias
7º B:
Professora
Milena
7º C:
Professora
Regiane Millor
Leia o texto abaixo com atenção e depois copie as
perguntas em seu caderno e responda.
O elefante Bernardo.
Havia uma vez um elefante
chamado Bernardo que nunca pensava nos outros. Um dia, enquanto Bernardo
brincava com seus companheiros
de escola, pegou uma pedra e jogou na direção dos seus
companheiros.
A pedra pegou o burro
Cândido em sua orelha e saiu muito sangue. Quando as professoras viram o que tinha
acontecido, ajudaram imediatamente ao burrinho Cândido.
Depois de limpar,
colocaram um grande curativo na sua orelha para curá-lo. Enquanto Cândido
chorava, Bernardo ria, escondendo-se das professoras.
No dia seguinte, Bernardo
passeava pelo campo, quando sentiu muita sede. Caminhou em direção ao rio para
beber água. Ao chegar ao rio, viu uns cervos que brincavam na margem do
rio.
Sem pensar duas vezes,
Bernardo pegou muita água com a sua tromba e jogou fortemente contra os cervos.
Gilberto, o cervo mai pequenino perdeu o equilíbrio e acabou caindo no rio, sem
saber nadar.
Felizmente, Felipe, um
cervo maior e que era um bom nadador, se jogou no rio na mesma hora e ajudou
Gilberto a sair do rio. Felizmente não aconteceu nada com Gilberto, mas sentia
muito frio porque a água estava fria e acabou pegando um resfriado. Enquanto
tudo isso ocorria, a única coisa que o elefante Bernardo fazia era rir do
acontecido na frente de todos.
Uma manhã de sábado,
enquanto Bernardo passeava pelo campo e comia algumas plantas, passou muito
perto de uma planta que tinha muitos espinhos. Sem perceber o perigo, Bernardo
acabou se ferindo nas suas costas e nas suas patas com os espinhos. Tentou
tirar os espinhos, mas suas patas não alcançavam e isso provocava muita dor
nele.
Ele se sentou embaixo de
uma árvore e chorou desconsoladamente, enquanto continuava com muita dor.
Cansado de esperar, Bernardo decidiu caminhar para pedir ajuda. Enquanto
caminhava ele se encontrou com os cervos que havia jogado água. Ao vê-los ele
gritou:
- Por favor, ajudem-me a
tirar esses espinhos que me doem muito.
E, reconhecendo a
Bernardo, os cervos disseram:
- Não vamos te ajudar
porque você jogou Gilberto no rio e ele quase se afogou. Além disso, Gilberto
está doente porque pegou uma gripe, pois a água estava muito fria. Você vai ter
que aprender a não ferir nem tirar sarro dos outros.
O pobre Bernardo,
entristecido, baixou a cabeça e seguiu pelo caminho em busca de ajuda. Enquanto
caminhava, ele se encontrou com alguns dos seus companheiros de escola. Pediu
ajuda a eles, mas eles tão pouco quiseram ajudá-lo porque estavam enojados pelo
que Bernardo tinha feito com o burro Cândido.
E mais uma vez Bernardo
baixou a cabeça e continuou o seu caminho em busca de ajuda. Os espinhos
provocavam muita dor a ele. Enquanto tudo isso acontecia, havia um macaco que
trepava pelas árvores. Vinha saltando de uma árvore à outra, perseguindo a
Bernardo e vendo tudo o que acontecia. Logo, o grande e sábio macaco, que se
chamava Justino, deu um grande salto e se parou em frente a Bernardo, e lhe
disse:
- Está vendo, grande
elefante? Você sempre machucou aos outros e, como isso fosse pouco, ainda ria
deles. Por isso, agora ninguém quer te ajudar, mas eu que vi tudo o que
aconteceu, estou disposto a te ajudar se você aprender e cumprir duas grandes
regras da vida.
E Bernardo respondeu
chorando:
- Sim, eu farei tudo o que
você me disser, sábio macaco. Ajude-me a tirar os espinhos.
E o macaco lhe
disse:
- Bem, as regras são
essas: a primeira é que você não machucará a mais ninguém, e a segunda é que
você ajudará aos outros e eles te ajudarão quando você precisar.
Ditas essas regras, o
macaco passou a tirar os espinhos e a curar as feridas de Bernardo. E, a partir
desse dia, o elefante Bernardo cumpriu rigorosamente as regras que tinha
aprendido.
FIM
Perguntas
1) O
que você aprendeu com essa história?
2) Quais
atitudes não devemos praticar com nossos amigos e conhecidos?
3) E
quais atitudes devemos ter para uma boa convivência?
4) No
que essa atividade pode contribuir para seu projeto de vida?
Tecnologia
7º
A, B e C:
Professora
Maria Lúcia
1) Como
surgiram os memes?
2) Qual é a
origem da palavra meme?
3) Onde foi
criado o Meme?
4)
Quem foi a pessoa que inventou os memes?
5)
Significado de Meme (O
que é, Conceito e Definição)
6) Leia e comente o meme abaixo.
BONS ESTUDOS : PROFª LUCIA
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