Procure aqui a sua atividade

sábado, 2 de maio de 2020

9º (Nono) Ano - Atividade 2 (A partir de 04/05)


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.

Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras, Fiquem Atentos!




Língua Portuguesa.

9º A e C: Professora Liliana Pontes (Se você não é dessa sala, faça a próxima atividade)
Aos alunos dos 9’s anos A e C peço que utilizem a apostila SP FAZ ESCOLA – Caderno do aluno – Volume 1 que eles já estavam trabalhando em sala de aula, para darmos continuidade aos estudos durante o distanciamento social. Devem ler e responder as questões das páginas 13, 14, 15, 16 e 17; sendo que na página 17 está sendo solicitado no enunciado uma produção escrita de uma crônica “em grupo”, porém como nesse momento não é adequado pedir nada em grupo, vou solicitar que façam a produção dessa crônica individualmente, em folha separada para me entregar na volta às aulas presenciais.

Quaisquer dúvidas os alunos podem me encontrar através do Facebook com o nome Liliana Pontes e me mandar mensagens pelo Messenger, por favor.

Clique no link abaixo para contatar a professora.

9º B: Professora Marta Rodrigues

Olá queridos alunos do 9° B, sou a Profª. Marta de Português, saudades das nossas aulas presenciais... Como atividade complementar quero que vocês façam uma pesquisa sobre as figuras de linguagem, o seu conceito e explicando cada uma delas com um exemplo.
Sobre a apostila, ainda em sala estávamos estudando sobre a intenção do texto, ideias principais, público alvo, então acredito que vocês não terão dificuldades para resolver as questões da apostila, mas qualquer dúvida estarei à disposição para ajudá-los. Contate-me pelo Messenger.

Clique no link abaixo para contatar a professora.
                         https://www.facebook.com/profile.php?id=100046376901414

#fiquebem
#fiqueemcasa

 Matemática.

9º A, B e C: Professora Keila Monteiro

Leia com atenção o problema abaixo, copie e resolva em seu caderno.




 Ciências.


9º A, B e C: Professora Bruna De Nez

Copie em seu caderno.

1)    O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A transformação mencionada no texto é a:

a)    fusão.
b)    liquefação.
c)    evaporação.
d)    solidificação.
e)    condensação.

2)    Leia o trecho da canção Planeta Água, de Guilherme Arantes, de 1980, a seguir:

Água que O Sol evapora,
Pro céu vai embora
Virar nuvem de algodão.
Gotas de água da chuva,
Quem mata a sede
Da população

O trecho é uma versão poética

a)    Da poluição da água por aumento da temperatura
b)   Da demanda bioquímica do oxigênio, que é maior que na água
c)    Do ciclo hidrológico da água
d)   Das etapas do tratamento da água
e)    Da importância de se ter chuva cada vez mais ácida

3)    Todos os fenômenos físicos, EXETO:

a)    Formação do gelo
b)   Ferver água na chaleira
c)    Secagem de roupa no varal
d)   Combustão de gás de cozinha
e)    Filtração da água

4)    Explique o significado da frase: “ As águas que saem das torneiras das nossas casas, serão as mesmas que farão parte do lençol freático, dos rios, dos mares...”.

5)    Quando a chuva cai, está ocorrendo:
a)    Fusão
b)   Condensação
c)    Vaporização
d)   Precipitação
e)    Solidificação

6)    A fumaça q sai do bico da chaleira é resultado da:
a)    Fusão
b)   Condensação
c)    Vaporização
d)   Calefação
e)    Liquefação

7)    Assista ao vídeo e responda:



a)    A que se refere o vídeo?
b)   Como são as pessoas do vídeo?
c)    O que você achou do final do vídeo?




História.

9º A, B e C: Professor Gilson Rafael

Copiar o texto e as questões no caderno, as questões são de alternativas, portanto uma só será a resposta correta.

LEIA O TEXTO A SEGUIR E APÓS RESPONDA A QUESTÃO:

{...}
EU QUISERA PODER DAR A ESTA DATA A DENOMIMAÇÃO SEGUINTE:15 DE NOVEMBRO, PRIMEIRO ANO DA REPÚPLICA; MAS NÃO POSSO INFELIZMENTE FAZÊ-LO. O QUE SE FEZ É UM DEGRAU, TALVEZ NEM TANTO, PARA O ADVENTO DA GRANDE ERA {...}
POR ORA, A COR DO GOVERNO É PURAMENTE MILITAR, E DEVERÁ SER ASSIM.O FATO FOI DELES, DELES SÓ, PORQUE A COLABORAÇÃO DO ELEMENTO CIVIL FOI QUASE NULA.O POVO ASSISTIU ÁQUILO
BESTILIZADO, ATÕNITO, SURPRESO, SEM CONHECER O QUE SIGNIFICAVA.MUITOS ACREDITARAM SERIAMENTE ESTAR VENDO UMA PARADA {...}
ALGUNS DIAS APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚPLICA NO BRASIL, O REUPLICANO ARÍSTIDES LOBO, O AUTOR DO TEXTO, EXCREVEU SOBRE OS ACONTECIMENTOS DE 15 DE NOVEMBRO PARA O DIÁRIO POPULAR.

1)    CONSIDERANDO O TEXO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE LOBO:
a)    Rejeitava o levante popular que defendia a instalação de uma República de caráter liberal.
b)    Censurava o movimento sedicioso, sem bases sociais, provocado por militares.
c)    Desaprovava a organização de um governo democrático com liberdade de participação popular.
d)    Condena os partidários do ideal positivista, que defendiam uma ditadura de intelectuais civis.
e)    Intercedia em favor dos partidários de um governo militar, com restrições quanto à participação popular.

2)    Quando foi proclamada a República no Brasil e por quem?
3)    Segundo o texto, houve participação da população brasileira?

Atenciosamente professor. Gilson Rafael

Geografia.

9º A, e C: Professora Regiane Millor – 9º B Professora Lilian Alves

Responder no caderno.
Tema: Cidadania e direitos humanos
Clique no link para leitura de texto para realização da atividade proposta.

1)    Você sabia que existe uma Declaração Universal dos Direitos Humanos? Qual sua opinião sobre ela?

2)    Na leitura do texto você teve acesso a três artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O que eles declaram?

3)    Em sua opinião, os direitos prescritos na Declaração estão sendo cumpridos? Justifique.

4)    Dê exemplos de situações que vão contra os direitos presentes no artigo 1° da Declaração.

5)    Dê exemplos de situações que vão contra os direitos presentes no artigo 2° da Declaração.

6)    Dê exemplos de situações que vão contra os direitos presentes no artigo 26° da Declaração.

7)    Crie uma charge que demonstre o assunto trabalhado nesta atividade.



Inglês.

9º A, B e C: Teacher Rute
1) Complete with am /is/ are
a) Grag- -------------my brother.
b) ------------you fine? )
C) I-------------a dentist.
d) where---------------your sister.
e) The windows----------------broken.
f) The door--------------open.
h) You and I -----------frinds.

2) Use Am not/ isn’t/ aren’t/ to fill in the blanks.
a) I---------- hungry.
b) He----------- rich.
c)The baby --------------------ill.
d) You--------------------late.
e) Today----------------friday.
f) Mary and Tom -------------------my neighbors.
g) Sally and I---------------- married.
h) The books--------------- expensive.

3) Complete com os advérbios (The adverb)
Very - significa muito
Too – significa demais

a) Jhon is a ---------------bright boy.
b) He acted------------ -cautiously.
c) This apartment is----------------small for us.
d) The coffee is ------------------- sweet.


Artes.

9º A, B e C: Professor Ermeno

Questionário nono ano A,B,C
Arte professor Ermeno

1)    Hoje as cores fazem parte das nossas vidas, pois os meios de comunicação se utilizam delas para transmitir mensagens. Há três tipos quais são:
a)    Cores primária, secundária, terciária
b)    Cores primária, secundária, terciária e quaternária
c)    Cores primária, terciária, quaternária
d)    Cores quente e cores frias

2)    Quais são as cores quentes:
a)    azul e verde
b)    amarelo, laranja, vermelho
c)    azul, vermelho, amarelo
d)    verde, vermelho, amarelo

3)    Cromar significa colorir ; harmonia cromática e obtido através de:
vários tons de cores quentes
apenas uma cor que resulte num belicismo trabalho
várias cores que harmonizam resultado num belicismo trabalho
vários tons de cores frias

4)    Assinale a  combinação correta de mistura de uma cor primária com uma cor secundária
amarela + azul = vermelho
vermelho + laranja = amarelo   alaranjado
azul + verde = azul esverdeado

5)    Assinale a alternativa incorreta
os tons de azul são cores frias
os tons vermelho sugerem calor
numa pintura de inverno e comum usar azul e verde
o amarelo e uma cor fria
6)    Cores terciárias são resultados da mistura de uma cor primária com uma cor secundária. São algumas delas:
amarelo esverdeado
amarelado
azulado
laranja

7)    A cor roxa surge com a mistura de duas cores primária que são?
vermelho + laranja
amarelo + azul
azul + vermelho
vermelho + verde

8)    Desenhar e pintar requerem muita criatividade e um bom material é necessário para melhor efeito as mais comuns são:
aquarela e óleo
aquarela e perspectiva
óleo e perspectiva
sombra e perspectiva

9)    Uma das técnicas mais utilizada pelos artistas plásticos devido sua durabilidade, que técnica e essa?
aquarela
perspectiva
óleo
nenhuma das alternativas

10) Guache é:
uma tinta que deve ser misturada com carvão
uma tinta gasosa
uma tinta azulada que não se mistura
uma tinta feita a base de água


Educação Física.

9º A: Professora Celeide – 9º B e C Professora Valéria

Atividade sobre o Voleibol (Copie e responda em seu caderno).

1)    Como é a Sequência Pedagógica da cortada? Pesquise e veja vídeos para responder.
2)    Desenhe a quadra de voleibol e explicar o rodízio.
a)    Indique as medidas da quadra e altura da rede nas modalidades masculina e feminina
3)    Qual quantidade de jogadores por equipe?
4)    Quais as dimensões da bola? (Peso e medida)
5)    Quais são as principais participações do Brasil nas modalidades masculina e feminina?



Projeto de Vida.

9º A: Professora Leila Segantin – 9º B e C Professora Maria Lucia

(Copie e responda em seu caderno).

Sabemos que fomos pegos de surpresa, estávamos todos juntos na escola com professores, gestão, colegas de classe, em nossas casas com familiares e amigos, ou em outra repartição qualquer, enfim estávamos rodeados de pessoas a todo o momento, quando de repente num “piscar de olhos” tudo mudou. Mas tenhamos fé logo tudo voltará ao normal.
Baseando-se no enunciado acima, tenhamos a consciência de que isso nos ensinou a valorizarmos mais algumas coisas em nossas vidas. Sendo assim responda as questões abaixo:
1)    Defina o conceito de Valores.
2)    Devido a essa pandemia, você passou a valorizar melhor algo em sua vida? Descreva abaixo.
3)    Ou deixou de valorizar algo que hoje você considera que não tinha tanto valor? Descreva abaixo.
4)    Lembrando que a atividade anterior foi referente à um diário de bordo, sendo assim continue registrando em seu diário como está sendo o seu dia-a-dia, não esqueça de relatar notícias da atualidade em que estamos vivendo de um modo geral. Coloque as datas no diário de bordo e em todas as atividades que serão enviadas.


Tecnologia.

9º A: Professora Cinthia Ramos – 9º B e C Professora Leila Segantin

Leia atentamente o texto abaixo, depois copie e responda as questões que estão a seguir.

O que é COVID-19
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1
Quais são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
    Tosse
    Febre
    Coriza
    Dor de garganta
    Dificuldade para respirar

Como é transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Como se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
    Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
    Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
    Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
    Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
    Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
    Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
    Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
    Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
    Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
    Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
    Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
    Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
    Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

Questões

1)    Devido ao avanço do vírus COVID-19 no Brasil e nos países exteriores, foi necessário suspender várias atividades, incluindo as aulas presenciais, sendo necessário então partimos para um novo sistema de prosseguirmos com as aulas. Considerando isso escreva abaixo, quais os sistemas adotados para seguirmos com as aulas. Quais os meios tecnológicos que você usou para assistir e participar das aulas online.
2)    Na medicina está sendo usado algum meio tecnológico para o tratamento da doença COVID-19? Quais?
3)    Para que esse texto chegasse até você, foi usado algum meio tecnológico? Quais?
4)    Crie um logotipo (Placa) contendo alguma informação de como seria sua primeira saudação de boas-vindas na escola após a quarentena. Veja o exemplo do meu logotipo, (não copiar), use a sua criatividade.





Um comentário:

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...