Olá
galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de
04/05.
Não
deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras, Fiquem
Atentos!
Língua Portuguesa.
9º A e C: Professora Liliana Pontes (Se você não é dessa sala, faça
a próxima atividade)
Aos alunos dos 9’s anos A e C peço que utilizem a apostila SP FAZ
ESCOLA – Caderno do aluno – Volume 1 que eles já estavam trabalhando em sala de
aula, para darmos continuidade aos estudos durante o distanciamento social.
Devem ler e responder as questões das páginas 13, 14, 15, 16 e 17; sendo que na
página 17 está sendo solicitado no enunciado uma produção escrita de uma
crônica “em grupo”, porém como nesse momento não é adequado pedir nada em
grupo, vou solicitar que façam a produção dessa crônica individualmente, em
folha separada para me entregar na volta às aulas presenciais.
Quaisquer dúvidas
os alunos podem me encontrar através do Facebook com o nome Liliana Pontes e me
mandar mensagens pelo Messenger, por favor.
Clique no link abaixo para contatar a professora.
9º B: Professora Marta Rodrigues
Olá
queridos alunos do 9° B, sou a Profª. Marta de Português, saudades das nossas
aulas presenciais... Como atividade complementar quero que vocês façam uma
pesquisa sobre as figuras de linguagem, o seu conceito e explicando cada uma
delas com um exemplo.
Sobre a
apostila, ainda em sala estávamos estudando sobre a intenção do texto, ideias
principais, público alvo, então acredito que vocês não terão dificuldades para
resolver as questões da apostila, mas qualquer dúvida estarei à disposição para
ajudá-los. Contate-me pelo Messenger.
Clique no link abaixo para contatar a professora.
#fiquebem
#fiqueemcasa
9º A, B e C: Professora Keila Monteiro
Leia com atenção o problema abaixo, copie e resolva em seu
caderno.
9º A, B e C: Professora Bruna De Nez
Copie em seu caderno.
1)
O
ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições
climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase, e a compreensão
dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa
dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos
arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do
líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera. A
transformação mencionada no texto é a:
a) fusão.
b) liquefação.
c) evaporação.
d) solidificação.
e) condensação.
2)
Leia o trecho da canção Planeta Água, de
Guilherme Arantes, de 1980, a seguir:
Água que O Sol evapora,
Pro céu vai embora
Virar nuvem de algodão.
Gotas de água da chuva,
Quem mata a sede
Da população
O trecho é uma versão poética
a)
Da poluição da água por aumento da temperatura
b)
Da demanda bioquímica do oxigênio, que é maior
que na água
c)
Do ciclo hidrológico da água
d)
Das etapas do tratamento da água
e)
Da importância de se ter chuva cada vez mais
ácida
3)
Todos os fenômenos físicos, EXETO:
a) Formação
do gelo
b) Ferver
água na chaleira
c) Secagem
de roupa no varal
d) Combustão
de gás de cozinha
e) Filtração
da água
4)
Explique o significado da frase: “ As águas que
saem das torneiras das nossas casas, serão as mesmas que farão parte do lençol
freático, dos rios, dos mares...”.
5)
Quando a chuva cai, está ocorrendo:
a)
Fusão
b)
Condensação
c)
Vaporização
d)
Precipitação
e)
Solidificação
6)
A fumaça q sai do bico da chaleira é resultado
da:
a)
Fusão
b)
Condensação
c)
Vaporização
d)
Calefação
e)
Liquefação
7)
Assista ao vídeo e responda:
a)
A que se refere o vídeo?
b)
Como são as pessoas do vídeo?
c)
O que você achou do final do vídeo?
História.
9º A, B e C: Professor Gilson Rafael
Copiar o texto e as questões
no caderno, as questões são de alternativas, portanto uma só será a resposta
correta.
LEIA O TEXTO A SEGUIR E APÓS RESPONDA A QUESTÃO:
{...}
EU QUISERA PODER DAR A ESTA
DATA A DENOMIMAÇÃO SEGUINTE:15 DE NOVEMBRO, PRIMEIRO ANO DA REPÚPLICA; MAS NÃO
POSSO INFELIZMENTE FAZÊ-LO. O QUE SE FEZ É UM DEGRAU, TALVEZ NEM TANTO, PARA O
ADVENTO DA GRANDE ERA {...}
POR ORA, A COR DO GOVERNO É
PURAMENTE MILITAR, E DEVERÁ SER ASSIM.O FATO FOI DELES, DELES SÓ, PORQUE A
COLABORAÇÃO DO ELEMENTO CIVIL FOI QUASE NULA.O POVO ASSISTIU ÁQUILO
BESTILIZADO, ATÕNITO, SURPRESO,
SEM CONHECER O QUE SIGNIFICAVA.MUITOS ACREDITARAM SERIAMENTE ESTAR VENDO UMA
PARADA {...}
ALGUNS DIAS APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚPLICA NO BRASIL, O
REUPLICANO ARÍSTIDES LOBO, O AUTOR DO TEXTO, EXCREVEU SOBRE OS ACONTECIMENTOS
DE 15 DE NOVEMBRO PARA O DIÁRIO POPULAR.
1) CONSIDERANDO
O TEXO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE LOBO:
a) Rejeitava
o levante popular que defendia a instalação de uma República de caráter
liberal.
b) Censurava
o movimento sedicioso, sem bases sociais, provocado por militares.
c) Desaprovava
a organização de um governo democrático com liberdade de participação popular.
d) Condena
os partidários do ideal positivista, que defendiam uma ditadura de intelectuais
civis.
e) Intercedia
em favor dos partidários de um governo militar, com restrições quanto à
participação popular.
2) Quando
foi proclamada a República no Brasil e por quem?
3) Segundo
o texto, houve participação da população brasileira?
Atenciosamente professor. Gilson Rafael
Geografia.
9º A, e C: Professora Regiane Millor – 9º B Professora Lilian Alves
Responder no caderno.
Tema:
Cidadania e direitos humanos
Clique
no link para leitura de texto para realização da atividade proposta.
1) Você
sabia que existe uma Declaração Universal dos Direitos Humanos? Qual sua
opinião sobre ela?
2) Na
leitura do texto você teve acesso a três artigos da Declaração Universal dos
Direitos Humanos. O que eles declaram?
3) Em
sua opinião, os direitos prescritos na Declaração estão sendo cumpridos?
Justifique.
4) Dê
exemplos de situações que vão contra os direitos presentes no artigo 1° da
Declaração.
5) Dê
exemplos de situações que vão contra os direitos presentes no artigo 2° da
Declaração.
6) Dê
exemplos de situações que vão contra os direitos presentes no artigo 26° da
Declaração.
7) Crie
uma charge que demonstre o assunto trabalhado nesta atividade.
Inglês.
9º A, B e C: Teacher Rute
1) Complete with am
/is/ are
a) Grag-
-------------my brother.
b) ------------you
fine? )
C) I-------------a
dentist.
d)
where---------------your sister.
e) The
windows----------------broken.
f) The
door--------------open.
h) You and I
-----------frinds.
2) Use Am not/ isn’t/
aren’t/ to fill in the blanks.
a) I---------- hungry.
b) He----------- rich.
c)The baby
--------------------ill.
d)
You--------------------late.
e)
Today----------------friday.
f) Mary and Tom
-------------------my neighbors.
g) Sally and
I---------------- married.
h) The
books--------------- expensive.
3) Complete com os advérbios (The adverb)
Very - significa muito
Too – significa demais
a) Jhon is a
---------------bright boy.
b) He acted------------
-cautiously.
c) This apartment
is----------------small for us.
d) The coffee is
------------------- sweet.
Artes.
9º A, B e C: Professor Ermeno
Questionário nono ano A,B,C
Arte professor Ermeno
1) Hoje
as cores fazem parte das nossas vidas, pois os meios de comunicação se utilizam
delas para transmitir mensagens. Há três tipos quais são:
a) Cores
primária, secundária, terciária
b) Cores
primária, secundária, terciária e quaternária
c) Cores
primária, terciária, quaternária
d) Cores
quente e cores frias
2) Quais
são as cores quentes:
a) azul e
verde
b) amarelo,
laranja, vermelho
c) azul,
vermelho, amarelo
d) verde,
vermelho, amarelo
3) Cromar
significa colorir ; harmonia cromática e obtido através de:
vários tons de cores quentes
apenas uma cor que resulte num belicismo trabalho
várias cores que harmonizam resultado num belicismo
trabalho
vários tons de cores frias
4) Assinale
a combinação correta de mistura de uma
cor primária com uma cor secundária
amarela + azul = vermelho
vermelho + laranja = amarelo alaranjado
azul + verde = azul esverdeado
5) Assinale
a alternativa incorreta
os tons de azul são cores frias
os tons vermelho sugerem calor
numa pintura de inverno e comum usar azul e verde
o amarelo e uma cor fria
6) Cores
terciárias são resultados da mistura de uma cor primária com uma cor
secundária. São algumas delas:
amarelo esverdeado
amarelado
azulado
laranja
7) A cor
roxa surge com a mistura de duas cores primária que são?
vermelho + laranja
amarelo + azul
azul + vermelho
vermelho + verde
8) Desenhar
e pintar requerem muita criatividade e um bom material é necessário para melhor
efeito as mais comuns são:
aquarela e óleo
aquarela e perspectiva
óleo e perspectiva
sombra e perspectiva
9) Uma
das técnicas mais utilizada pelos artistas plásticos devido sua durabilidade,
que técnica e essa?
aquarela
perspectiva
óleo
nenhuma das alternativas
10) Guache
é:
uma tinta que deve ser misturada com carvão
uma tinta gasosa
uma tinta azulada que não se mistura
uma tinta feita a base de água
Educação Física.
9º A: Professora Celeide – 9º B e C Professora Valéria
Atividade sobre o
Voleibol (Copie e responda em seu caderno).
1)
Como é a Sequência Pedagógica da cortada? Pesquise
e veja vídeos para responder.
2)
Desenhe a quadra de voleibol e explicar o
rodízio.
a)
Indique as medidas da quadra e altura da rede nas
modalidades masculina e feminina
3)
Qual quantidade de jogadores por equipe?
4)
Quais as dimensões da bola? (Peso e medida)
5)
Quais são as principais participações do Brasil
nas modalidades masculina e feminina?
Projeto de Vida.
9º A: Professora Leila Segantin – 9º B e C Professora Maria Lucia
(Copie e responda em seu caderno).
Sabemos que fomos pegos de
surpresa, estávamos todos juntos na escola com professores, gestão, colegas de
classe, em nossas casas com familiares e amigos, ou em outra repartição
qualquer, enfim estávamos rodeados de pessoas a todo o momento, quando de
repente num “piscar de olhos” tudo mudou. Mas tenhamos fé logo tudo voltará ao
normal.
Baseando-se no enunciado
acima, tenhamos a consciência de que isso nos ensinou a valorizarmos mais
algumas coisas em nossas vidas. Sendo assim responda as questões abaixo:
1) Defina
o conceito de Valores.
2) Devido
a essa pandemia, você passou a valorizar melhor algo em sua vida? Descreva
abaixo.
3) Ou
deixou de valorizar algo que hoje você considera que não tinha tanto valor?
Descreva abaixo.
4) Lembrando
que a atividade anterior foi referente à um diário de bordo, sendo assim
continue registrando em seu diário como está sendo o seu dia-a-dia, não esqueça
de relatar notícias da atualidade em que estamos vivendo de um modo geral.
Coloque as datas no diário de bordo e em todas as atividades que serão
enviadas.
Tecnologia.
9º A: Professora Cinthia Ramos – 9º B e C Professora Leila Segantin
Leia atentamente o texto
abaixo, depois copie e responda as questões que estão a seguir.
O que é COVID-19
A
COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um
quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios
graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos
pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20%
dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade
respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para
o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que é o coronavírus?
Coronavírus
é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do
coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca
a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os
primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No
entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência
do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A
maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida,
sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum
do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha
coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1
Quais são os sintomas
Os
sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia
severa. Sendo os sintomas mais comuns:
• Tosse
• Febre
• Coriza
• Dor de garganta
• Dificuldade para respirar
Como é transmitido
A
transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por
meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies
contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de
computador etc.
Como se proteger
As
recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
• Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão,
ou então higienize com álcool em gel 70%.
• Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o
braço, e não com as mãos.
• Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
• Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
• Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer
pessoa tossindo ou espirrando.
• Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento
amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
• Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
• Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas,
pratos e copos.
• Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
• Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros,
shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
• Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas,
principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
• Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
• Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em
situações de saída de sua residência.
Questões
1) Devido
ao avanço do vírus COVID-19 no Brasil e nos países exteriores, foi necessário suspender
várias atividades, incluindo as aulas presenciais, sendo necessário então
partimos para um novo sistema de prosseguirmos com as aulas. Considerando isso
escreva abaixo, quais os sistemas adotados para seguirmos com as aulas. Quais
os meios tecnológicos que você usou para assistir e participar das aulas
online.
2) Na
medicina está sendo usado algum meio tecnológico para o tratamento da doença
COVID-19? Quais?
3) Para
que esse texto chegasse até você, foi usado algum meio tecnológico? Quais?
4) Crie
um logotipo (Placa) contendo alguma informação de como seria sua primeira
saudação de boas-vindas na escola após a quarentena. Veja o exemplo do meu
logotipo, (não copiar), use a sua criatividade.
Precisa copiar os textos ou são só as perguntas?
ResponderExcluir