Procure aqui a sua atividade

terça-feira, 19 de maio de 2020

1º Ensino Médio (Primeiro Ano) Atividade 3 A partir de 20/05


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno,a partir de 19/05.

Não deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão postadas outras, Fiquem Atentos!

LÍNGUA PORTUGUESA
1º A,B,C,D e E  PROFESSORA TEREZINHA
1º F PROFESSORA GEANE

COPIE APENAS AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO

Leia:
Aviso aos navegantes

            Em muitas praias, os primeiros a chegar não são os banhistas, mas os salva-vidas. Pela manhã, eles observam as condições do mar e espalham bandeiras vermelhas nos locais de risco, indicando onde não é bom mergulhar. Como os salva-vidas, há outros profissionais que ficam de olho nos oceanos, só que com a preocupação de estudar mais a fundo as suas características: os cientistas. Eles têm notado que os mares, lentamente, têm se transformado. E seus estudos, tal como as bandeiras dos salva-vidas, servem como alertas para o que tem ocorrido nas águas salgadas do mundo...


Questão 1 – Na passagem “Em muitas praias [...]”, a preposição indica:
(     ) lugar.
(     ) meio.
(     ) tempo.

Questão 2 – No segmento “[...] os primeiros a chegar não são os banhistas [...], o termo “a” é:
(     ) preposição.
(     ) artigo definido.
(     ) pronome pessoal oblíquo.

Questão 3 – Na oração “[...] espalham bandeiras vermelhas nos locais de risco [...]”, a preposição “de” compõe uma locução:
(     ) adjetiva.
(     ) adverbial.
(     ) substantiva.

Questão 4 – O vocábulo destacado desempenha a função de preposição no trecho:
(     ) “Como os salva-vidas, há outros profissionais [...]”
(     ) “E seus estudos, tal como as bandeiras dos salva-vidas [...]”
(     ) “[...] servem como alertas para o que tem ocorrido nas águas [...]”

Questão 5 – Na expressão “Pela manhã”, o termo grifado é a contração de uma preposição com o artigo definido “a”. Identifique-a:
(     ) “de”.
(     ) “em”.
(     ) “por”.


MATEMÁTICA
1º A e B PROFESSOR ROBERTO SANTOS
1º C,D,E  PROFESSORA CLÉLIA
1º F PROFESSORA LEILA
EQUAÇÃO DO 1° GRAU

Neste texto veremos um método para resolver equações do primeiro grau em quatro passos. Antes de apresentarmos o passo a passo, é importante abordarmos algumas definições básicas das equações.
 
·         Definições básicas das equações

Toda equação possui igualdade e incógnita. A incógnita é um número desconhecido representado por uma letra (geralmente x). Resolver uma equação é encontrar o valor de x que torna essa igualdade verdadeira.
Dada uma equação do primeiro grau qualquer, o conjunto de números, incógnitas e operações disposto à esquerda da igualdade é conhecido como primeiro membro da equação; e o que está à direita da igualdade é chamado de segundo membro da equação. Por exemplo, dada a equação:

7x + 80 = 4x – 7

O primeiro membro é composto por 7x + 80, e o segundo membro, por 4x – 7. Além disso, cada parcela que é somada ou subtraída em uma equação é chamada de termo. Logo, tomando o mesmo exemplo acima, os termos dessa equação são: 7x, 80, 4x e 7.De posse dessas definições, seguem os quatro passos para resolver
uma equação do primeiro grau.


 
·         Os quatro passos da resolução de equações do primeiro grau


Passo 1 – Colocar no primeiro membro todos os termos que possuem incógnita.
Reescreva a equação colocando todos os termos que possuem incógnita no primeiro membro. Para tanto, utilize a seguinte regra: Trocou de membro, trocou de sinal. Observe o exemplo:
7x + 80 = 4x – 7
O termo 4x está no segundo membro e deve ser colocado no primeiro. Assim, troque 4x de membro trocando também seu sinal:
7x + 80 = 4x – 7
7x – 4x + 80 = – 7
Passo 2 – Colocar no segundo membro todos os termos que não possuem incógnita.
Repita o procedimento do passo anterior para transferir termos que não possuem incógnita do primeiro para o segundo membro. No exemplo abaixo (continuação do exemplo anterior), observe que + 80 é um termo que não possui incógnita. Portanto, deve ser colocado no segundo membro. Ao fazer isso, lembre-se da regra: Trocou de membro, trocou de sinal.


7x – 4x + 80 = – 7
7x – 4x = – 7 – 80
Passo 3 – Simplificar as expressões em cada membro.
Para esse passo, basta realizar as operações indicadas na equação. Para tanto, lembre-se de como devem ser realizadas as somas de números inteiros.
7x – 4x = – 7 – 80
3x = – 87
Passo 4 – Isolar a incógnita no primeiro membro.
Em alguns casos, como no exemplo acima, a incógnita aparece sendo multiplicada (ou dividida) por um número qualquer. Para isolar a incógnita no primeiro membro da equação, deve-se considerar a seguinte regra: Caso o número esteja multiplicando a incógnita, passá-lo para o segundo membro dividindo. Caso o número esteja dividindo a incógnita, passá-lo para o segundo membro multiplicando. Por exemplo:
3x = – 87
Observe que a incógnita x está sendo multiplicada por 3. Portanto, 3 deve passar para o segundo membro dividindo. Logo, o quarto passo terá o seguinte resultado:
3x = – 87
x = – 87
      3
x = – 29
Exemplo:
Qual é o valor de x da equação seguinte?
2x + 9 = 4x – 18
4            4       
Primeiro passo:
2x – 4x + 9 = – 18
 4      4                 
Segundo passo:
2x – 4x = – 18 – 9
  4     4                  
– 2x = – 27
   4           
Quarto passo: deve ser feito duas vezes, uma para o 4 que está dividindo e outra para o 2 que está multiplicando.
– 2x = – 27
4       
– 2x = – 27·4
– 2x = – 108
x = – 108

        – 2x = 54

Lembre-se de que o resultado é positivo em virtude do jogo de sinais.

Agora que você já recordou de como resolver uma equação de primeiro grau, inicie em seu caderno as resoluções dos exercícios abaixo:
1)    18x - 43 = 65

2)    4x+10 = 2.( x+10)

3)    ( FAETEC /2015)

Um pacote do biscoito Saboroso custa R$ 1,25. Se João comprou N pacotes desse biscoito gastando R$ 13,75, o valor de N é igual a:

a)    11
b)    12
c)     13
d)     14
e) 15


4)    O dobro de um número subtraído de 20 é igual a 100. Qual é o número?


5)    O triplo de um número adicionado ao seu dobro resulta em 600. Qual é o número?


Treine mais ainda fazendo em sua apostila Aprender Sempre da pagina 1 a 9 em seu caderno e fique craque.

Lembre-se:
 Só aprendemos quando tentamos fazer e ficamos com prática por fazer várias vezes, pense no seu objetivo de vida e siga em frente.

HISTÓRIA
1º A, B,C,D e E  PROFESSOR   ILLIDIO
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.
HISTÓRIA DOS HEBREUS
Os hebreus
Os hebreus são povos semitas originários da Mesopotâmia que passou pela Babilônia e pela Síria, mas se estabeleceram e viveram no Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C. e que mais tarde originou os semitas como os judeus e os árabes, mas posteriormente o termo hebreu foi associado somente ao povo judeu.

A história da política hebraica é dividida em três fases:

Fase dos Patriarcas: onde por volta de 1750 a.C. os hebreus migraram para o Egito nas proximidades do Nilo devido a uma grande seca que levou à crise na produção alimentícia. Ao se fixar no Egito, os hebreus conseguiram prosperar mas os faraós egípcios os perseguiram e os escravizaram. Em 1250 a.C. os hebreus saíram do Egito liderados por Moisés para voltar à Palestina. Segundo a Bíblia, na volta do hebreus à Palestina que Moisés recebeu as tábuas contendo os dez mandamentos de Deus.

Fase dos Juízes: foi quando os hebreus chegaram a Palestina e esta estava habitada por vários povos e como os hebreus estavam divididos em doze tribos, eles escolheram vários juízes para comanda-los na luta com os povos pela posse das terras. Entre os povos habitantes da Palestina estavam os cananeus e os filisteus. Os juízes desempenhavam o papel de chefes mililtares, políticos e religiosos que lhe davam poderes pois eram considerados enviados de Deus para liderar a luta. Josué foi o primeiro juiz e iniciou a tomada da Palestina onde conquistou Jericó. Em 1030 a.C. entregaram o comando a um só rei para diminuir desavenças internas e como estratégia para vencer seus vizinhos.

Fase dos Reis: O primeiro rei foi Saul que suicidou após ser derrotado pelos filisteus e Davi foi seu sucessor que venceu Golias e conquistou o resto da Palestina escolhendo Jerusalém como capital do reino. Com a morte de Davi seu filho Salomão foi seu sucessor. Salomão levou o povo hebreu ao ponto mais elevado de grandeza realizando obras grandiosas. A obra mais importante foi o templo de Jerusalém que abrigava a Arca da Aliança. Salomão possuía habilidade política e para construir obras grandiosas aumentava os impostos e retirava os camponeses da lavoura para ajudar nas construções. O aumento dos impostos também pagava o luxo de toda sua corte e as despesas com numerosos funcionários, além da sua família com 700 esposas e 300 concubinas.

A divisão da Palestina

Após a morte de Salomão ocorreram várias revoltas e em 935 a.C. houve a separação das doze tribos em dois reinos: Reino de Israel cuja capital era Samaria. Era formado por dez tribos situaos ao norte. Reino de Judá formado por duas tribos cuja capital era Jerusalém localizados ao sul.
A formação dos reinos fizeram com que os hebreus ficassem fragilizados aos ataques vizinhos onde em 722 a.C. o reino de Israel foi tomado pelos assírios e seus habitantes foram deportados para diferentes partes do Império Assírio. O Reino de Judá sobreviveu até 586 a.C. quando os babilônios invadiram e dominaram o reino. Conduziram os judeus para a Babilônia como prisioneiros onde permaneceram até 539 a.C.
Nesse mesmo ano, os persas invadiram a Babilônia e a conquistou fazendo com que os judeus regressarem para a Palestina onde reconstruíram o templo.
Após algum tempo a Palestina foi dominada pelos macedônios, egípcios e romanos. O imperador romano Tito destruiu Jerusalém e expulsou os judeus da Palestina. Nessa fase os judeus se dispersaram (a Diáspora) que durou mais de dezoito séculos e meio. A Diáspora só se findou em 1948 quando a ONU criou o atual Estado de Israel onde antigamente era a Palestina.

Economia e Sociedade

Os hebreus deixaram de vivem do pastoreio e foram desenvolvendo o cultivo de cereais à medida em que foram conquistando terras palestinas.Com os surgimento das propriedades privadas, muitos camponeses ficaram sem terra e pediam empréstimos aos grandes proprietários. Como não conseguiam pagar seus empréstimo, foram escravizados pelos proprietários. Com mão-de-obr farta os grandes proprietários passaram a vender seus agropecuários e o comércio floresceu.

A cultura

Os hebreus se destacaram por sua religião e pelas contribuições na literatura. Os hebreus eram monoteístas, mas o monoteísmo se consolidou após as pregações de Amós, Oséias e Isaías. Os profetas reafirmavam a vida de um salvador que libertaria os hebreus para uma vida eterna. Dá-se o nome de judaísmo para a religião hebraica que ainda esperam a vinda do Messias. Comemoram a páscoa, o pentecostes e os tabernáculos. A páscoa relembra a saída do Egito, o pentecostes celebra a entrega dos dez mandamentos a Moisés e os tabernáculos recorda a caminhada dos hebreus no deserto quando saíram do Egito para voltar à Palestina.

A literatura

A maior força está concentrada nos Salmos, no livro de Jó, nos Provérbios e Cântico dos Cânticos. Os salmos são poemas que transmitem ensinamentos, Jó é uma reflexão filosófica, Provérbios ensina sabedoria e disciplina e Cântico dos Cânticos é um poema de amor sensuais.


ATIVIDADE

1)A História dos hebreus é contada em qual livro?
2)Qual a diferença entre a religiosidade dos hebreus e dos outros povos da antiguidade?
3) A história dos Hebreus comenta sobre a terra de Canaã, onde se encontrava?
3) A história dos hebreus é dividida em Patriarcas, Reis e juízes. Cite o nome de um
-Patriarca=
- Rei=
-Juízes=
4) Quais os 2 importantes códigos de conduta da antiguidade?
-Babilônios=
5) Como são chamados os descendentes dos hebreus na atualidade?

HISTÓRIA
1º F PROFESSOR   GILSON RAFAEL

Copiar o texto e responder às questões no caderno.

                      Da aldeia à cidade
   Durante a maior parte da pré-história, as populações eram nômades, isto é mudavam constantemente de uma região para outra em busca de condições favoráveis para sobreviver. (...) As mudanças eram frequentes e apenas os bens mais necessários eram transportados. Mas, no período neolítico, começou um processo de sedentarização (ou seja, a fixação do homem em um território). A agricultura a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo. (...) A ocupação mais duradoura permitiu (...) uma nova forma de organização da sociedade e do espaço (...): iniciou-se a urbanização, ou seja, o surgimento das cidades.
                                      REDE, Marcelo, A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva.
   Responda:
1)    O que significa processo de sedentarização?
2)    Segundo o texto, que fatores contribuíram para a sedentarização dos seres humanos?
3)    Como viviam as populações nômades?
4)    O que eles buscavam?
5)    Em qual período começou o processo de sedentarização?
                                                                                         Bons estudos!


GEOGRAFIA
1º A, B,C,D e E PROFESSORA CÍNTIA RAMOS
1º F PROFESSOR ORLANDO
*Texto somente para Leitura
Conflitos no mundo

No mundo todo existem regiões que vivem intensos conflitos, originados pelos mais diversos motivos, que podem ser disputas por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.
Em todos os continentes, é possível identificar focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos.
Europa
No continente europeu, uma dos principais causas de conflitos é a questão do povo basco. O povo basco está distribuído no nordeste da Espanha e sudoeste da França. Essa etnia luta pela independência política e territorial há pelo menos 40 anos. Os bascos correspondem a um grupo social de origem não identificada e que provavelmente teria chegado à península Ibérica há 2000 anos. Em todo esse tempo, as nações que estão subordinadas conservaram seus principais aspectos culturais, como a língua (euskara ou vasconço), costumes e tradições.
A partir desse fato, no ano de 1959 foi criado um movimento com ideias socialistas e separatistas denominado de ETA (Euskadi ta Askatsuna ou Pátria Basca e Liberdade). Com o surgimento desse grupo, tiveram início os atentados, sobretudo às autoridades.
A Irlanda do Norte (Ulster) integra o Reino Unido e, por esse motivo, as decisões são tomadas em Londres. No caso da Irlanda do Norte, o que acontece é a luta entre católicos e protestantes. Os católicos lutam há pelo menos 30 anos em busca da unificação com a República da Irlanda e se opõem aos protestantes, que são a maioria e querem continuar dependentes ao Reino Unido. O grupo responsável pelas ações é formado pela parte católica que criou o Ira (Exército Republicano Irlandês). Esse exército realiza diversos atos terroristas, pois existe uma grande intolerância por parte dos grupos religiosos.
Outro caso de focos de conflitos no continente europeu tem relação com a península balcânica. O desconforto ou descontentamento nesse caso diz respeito às questões étnicas, uma vez que estão inseridas na região diversas origens de povos, como os sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, bósnios e albaneses. As divergências contidas entre esses povos são desenvolvidas ao longo de muito tempo. O que provoca tensão nessa região é a temática nacionalista e étnica.

África
No continente africano, o grande motivador dos conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido. Antes da chegada dos europeus, os africanos viviam em harmonia, pois os grupos rivais se respeitavam e isso não motivava instabilidade. No processo de colonização, os países europeus se reuniram em Berlim, em uma conferência, para definir a divisão do espaço africano, para que esse fosse administrado e explorado pelas nações envolvidas na reunião.
Entretanto, as fronteiras impostas pelos europeus não levaram em consideração as diferenças étnicas existentes no continente. Esse ato equivocado gerou a separação de grupos aliados, "união" de grupos rivais e assim por diante. Ao serem agrupados de forma desorganizada e sem analisar a estrutura social, cultural e religiosa, gerou-se uma grande instabilidade em vários pontos da África.
Tentativas da União Africana - um bloco de países africanos - para encerrar o conflito resultaram em um tratado de paz, assinado em 2006. O governo do Sudão apoiou o tratado, mas apenas uma facção, a do rebelde Minni Minawi, assinou o acordo. No tratado, o governo concorda em desarmar os Janjaweed, mas até agora pouco foi feito.

Ásía
Na Ásia, o principal ponto de conflito está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses.
É comum encontrar nas mais diversas mídias notícias sobre os conflitos armados entre palestinos e israelenses. Geralmente, ocorrem por meio de ataques terroristas, atentados, homens-bomba, entre outros  acontecimentos, sempre marcados por um alto nível de violência.
No Iraque, as divergências estão ligadas às questões religiosas, econômicas, territoriais e étnicas. O país é protagonista de confrontos com o Irã e o Kuwait, além da divergência eterna com os Estados Unidos.
Outra questão territorial e com ideais separatistas é a respeito do povo curdo, que corresponde a uma nação sem pátria. Sua população é de aproximadamente 25 milhões de pessoas que estão distribuídas em grande parte da Turquia, Iraque, Irã, Armênia e Síria. Esses últimos, em grupos menores. A partir dos anos 1980, teve início o movimento separatista curdo na Turquia. A luta entre os rebeldes curdos e as autoridades gerou um saldo de pelo menos 40.000 mortes.
Existe ainda no continente asiático um grande confronto entre Índia e Paquistão, foco de tensão estimulado pela intolerância entre mulçumanos e hindus, na região da caxemira, no norte da Índia e nordeste do Paquistão, área que integra o território indiano e que não é aprovado pelos paquistaneses.
A Chechênia é um pequeno território de religião mulçumana que se tornou independente da Rússia, no ano de 1991. O governo russo não aceitou essa iniciativa e tal fato derivou grandes confrontos.
Há também a questão entre a China e o Tibet. O Conflito teve início quando a China se tornou socialista no ano de 1949, e quando no ano seguinte esse país integrou ao seu território o Tibet, que possui uma restrita autonomia. Na busca por uma independência total, os monges budistas, sempre liderados pelo líder espiritual Dalai Lama, se rebelaram contra os chineses. Apesar disso, essa ação foi reprimida pelo exército chinês.
A Indonésia é um país constituído por um enorme arquipélago integrado, por cerca de 17.000 ilhas e abriga uma população estimada de 215 milhões de habitantes. Desse total, muitos  são de etnias e religiões distintas, o que gera uma intolerância entre os grupos rivais e automaticamente confrontos armados.

 Copie e Responda no caderno
1)    Explique a origem histórica comum dos principais conflitos separatistas e guerras civis do continente americano.

2)    Entre os principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio um deles se caracteriza os curdos, quem são eles?

3)    Após a leitura do texto, faça uma dissertação sobre o que têm em comum entre os conflitos nesses três continentes?

4)    Faça um mapa mental no caderno das aulas presenciais e um outro mapa mental ( no caderno) das aulas não presenciais(passado no blog).

O link de como fazer esse mapa mental se encontra no link abaixo.

Um exemplo de imagem para vocês que tem dificuldade em assistir youtube

Exemplo



LÍNGUA INGLESA
1º A, B e C TEACHER EDSON
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.
Hello!

Você deve saber que há vários países que têm a Língua Inglesa como a principal. No link abaixo, pode-se visualizar melhor o assunto:


Após visitar o site e entender melhor sobre o tema, faça uma resenha do que compreendeu.

1º D e E TEACHER Luiza Angélica
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.

Atividades do Caderno do Aluno São Paulo faz escola 1° Bimestre

-Leia a Atividade  1 e Preencha a Coluna 1 e 2 do Gráfico  pg.101
-Atividade 2 Responda as questões A, B, C  pg.102
-Faça a Tradução do Texto Superhero Comic Contest  pg.102 no Caderno.

1º F PROFESSORA KELLY MARQUES

COPIE APENAS AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO

Shape Of You

    The club isn’t the best place to find a lover
    So the bar is where I go
    Me and my friends at the table doing shots
    Drinking fast and then we talk slow
    And you come over and start up a
    conversation with just me
    And trust me I’ll give it a chance now
    Take my hand, stop
    Put Van The Man on the jukebox
    And then we start to dance
    And now I’m singing like

    Girl, you know I want your love
    Your love was handmade for somebody like me
    Come on now, follow my lead
    I may be crazy, don’t mind me
    Say, boy, let’s not talk too much
    Grab on my waist and put that body on me
    Come on now, follow my lead
    Come, come on now, follow my lead

    I’m in love with the shape of you
    We push and pull like a magnet do
    Although my heart is falling too
    I’m in love with your body
    Last night you were in my room
    And now my bed sheets smell like you
    Every day discovering something brand new
    I’m in love with your body

    Oh-I-oh-I-oh-I-oh-I
    I’m in love with your body
    Oh-I-oh-I-oh-I-oh-I
    I’m in love with your body
    Oh-I-oh-I-oh-I-oh-I
    I’m in love with your body
    Every day discovering something brand new
    I’m in love with the shape of you [… ]



Questões
1)    Traduza o título da canção: Shape of you. Utilize um dicionário.

2)    No verso: ”I’m in love with the shape of you”. O termo destacado significa:

a)    Eu sou ou estou
b)    Ele é ou está
c)    Você é ou está
     
     3)    Observe os termos destacados no verso a seguir: “Girl, you know I want your love…”. Assinale na alternativa que apresenta a forma correta que deve ser utilizada com esses pronomes na conjugação do “to be”.
a)    a.is, are
b)    b.are, is
c)    c.are,am

4)    Em: “We push and pull like a magnet do…” a palavra destacada significa:

a)    a.nós
b)    b.vocês
c)    c.ela

5)    Complete com o verbo to be:

    a)    I
    b)    You
    c)    He
    d)    She
    e)    It
    f)     We
    g)    You
    h)    They

ARTE
1º A, B,C,D e E PROFESSOR  ERMENO
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.

Nesta atividade você deve fazer dois desenhos iguais, mas um deve estar perto e o outro longe, ou seja, um grande e um pequeno. Lembrando que deve ser desenhada um do lado do outro.

ARTE
1º F PROFESSOR MÁRCIO

Essa semana teremos uma avaliação para fechamento de notas, peço que todos entrem no link abaixo e respondam as questões, e não se esqueçam de preencher nome completo e serie. 

Obrigado tenham uma ótima semana 



EDUCAÇÃO FÍSICA
1º A, B,C,D e E PROFESSOR  PEDRO LOPES
1º F Não tem essa matéria.
  1. O objetivo central do esporte basquete? 
  2. Quantas equipes? 
  3. Compostas por quantos jogadores? 
  4. Quais as pontuações do jogo? 
  5. O início do jogo é realizado pelo árbitro dentro do círculo central quando ele joga a bola para...

a)    Cima, com a disputa entre dois jogadores adversários.
b)   Baixo, confundindo os jogadores.
c)    Um dos lados, para ajudar uma das equipes.
d)   Cima, com disputa entre jogadores da mesma equipe.


BIOLOGIA
1º A, B,C,D e E PROFESSORA MARCIA CARLOS
1º F PROFESSOR ROGÉRIO CARLOS

Pesquise e responda no caderno o significado de:
1) Cadeia alimentar
2) Teia alimentar
3) Produtores
4) consumidores
5) decompositores


FÍSICA
1º A, B,C,D e E PROFESSOR ROBERTO TANABE
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.
1. Observando os gráficos abaixo, classifique-os como gráficos de movimentos progressivo ou movimentos retrógrados:


                                                                       
2. Um automóvel percorre uma trajetória retilínea. Sua posição em função do tempo é representada pelo gráfico:

 Responda, com base no gráfico:
a) Qual a posição inicial do automóvel?
b) Qual a posição final do automóvel?
c) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique.
d) Qual a velocidade média deste automóvel durante a sua trajetória?
e) Qual a posição do automóvel após 1,5 hora de viagem?



1º F PROFESSOR JOÃO

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO

01. A unidade de comprimento no SI é o metro (m) e de tempo é o segundo (s). Portanto, a unidade de velocidade no SI é m/s. No entanto, no Brasil e na grande maioria de países do mundo, a unidade de velocidade é km/h. Uma velocidade de 72 km/h corresponde a:

a) 72 m/s.        b) 72 000 m/s.            c) 100 m/s.          d) 0,02 m/s.           e) 20 m/s.

02. A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Determine o tempo em que a luz percorre essa distância sabendo que sua veloci-
dade é 300 000 km/s.

03. Um ônibus faz o trajeto entre duas cidades em duas etapas. Na primeira, percorre uma distância de 150 km em 90 min. Na segunda, percorre 220 km em 150 min. A velocidade média do ônibus durante toda a viagem é de:
a) 1,6 km/h          b) 64,0 km/h         c) 92,5 km/h            d) 94,0 km/h         e) 185,0 km/h

04. Uma linha de ônibus urbano tem um trajeto de 25 km. Se um ônibus percorre este trajeto em 85 min, sua velocidade média é aproximadamente:

a) 3,4 km/h         
b) 50 km/h           
c) 18 km/h               
d) 110 km/h          
e) 60 km/h

05. O intervalo de tempo de 2,4 minutos equivale, no Sistema Internacional de Unidades, a:
a) 24 segundos
b) 124 segundos
c) 144 segundos


QUÍMICA
1º A, B,C,D e E PROFESSOR CLAYTON
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.


Isótopo, Isóbaro, Isótopo e Isoelétrico

Isótopo
Os átomos dos elementos químicos podem apresentar-se com números atômicos idênticos, porém número de massa diferentes, por conter quantidade de nêutrons diferentes. Chamamos os átomos com essa característica de átomos isótopos, ou seja, que possuem mesma quantidade de prótons. Diversos elementos químicos possuem isótopos, porém, o Hidrogênio é o único que possui uma nomenclatura especial para cada um dos seus três isótopos.
O Hidrogênio possui três isótopos, chamados de Prótio, Deutério e Trítio. Vejamos abaixo, o que os diferenciam uns dos outros:


Os outros elementos que possuem isótopos não apresentam nomenclaturas especiais como o hidrogênio, identificamos os mesmos apenas pelo número de massa, por exemplo:


Podemos então concluir que os isótopos são átomos de mesmos elementos químicos que possuem mesmo número de prótons e diferentes números de massa e nêutrons.
Isóbaro
Os átomos dos elementos químicos diferentes podem apresentar-se com números de massa idênticos, porém números atômicos diferentes, por conter quantidade de nêutrons diferentes. Chamamos os átomos com essa característica de átomos isóbaros, ou seja, que possuem mesma quantidade de massa. Vejamos alguns exemplos:

Podemos então concluir que os isóbaros são átomos de diferentes elementos químicos que possuem mesmo número de massa.

Isótono
São átomos de elementos químicos diferentes que se apresentam com números de nêutrons idênticos, porém números atômicos diferentes. Chamamos os átomos com essa característica de átomos isótonos, ou seja, que possuem mesma quantidade de nêutrons. Vejamos alguns exemplos:

Podemos então concluir que os isótonos são átomos de diferentes elementos químicos que possuem mesmo número de nêutrons.

Isoeletrônico
São átomos de elementos químicos diferentes que se apresentam com números de elétrons idênticos. Chamamos os átomos com essa característica de átomos Isoeletrônicos, ou seja, que possuem mesma quantidade de elétrons. Podem ser átomos neutros, cátions ou ânions. Vejamos alguns exemplos:

Podemos então concluir que os Isoeletrônicos são átomos neutros ou íons de diferentes elementos químicos que possuem mesmo número de elétrons.

Na tabela abaixo podemos verificar as diferenças estudadas neste conteúdo:


1) Os isótopos do hidrogênio recebem os nomes de prótio (1H1), deutério (1H2) e trítio (1H3). Nesses átomos os números de nêutrons são, respectivamente, iguais a:
a) 0, 1 e 2.        b) 1, 1 e 1.          c) 1, 1 e 2.         d) 1, 2 e 3.           e) 2, 3 e 4.

2) Certo átomo possui 17 prótons, 20 nêutrons e 17 elétrons. Qual dos átomos representados abaixo é seu isótono?
a) 19K40                   b) 20Ca42              c) 21Sc42             d) 20Ca40                e) 22Ti43

3) A alternativa que reúne apenas espécies isoeletrônicas é:
a) N3-, F-, Al3+                 c) Ne, Na, Mg                e)Cl-, Br-, I-
b) S, Cl-, K+                               d) Ca2+, Sr2+, Ba2+

4) Observe a tabela abaixo:


Tabela de exercício sobre isótopos e isóbaros

Baseado nos dados acima, indique quais são, respectivamente, isótopos e isóbaros entre si:
Isótopos/ Isóbaros:
a) D e J; G e J.                     c) A e J; E e G.               e) E e G; G e J.
b) D e G; A e E.                    d) G e J; A e D

5) O átomo “X” é isótono do átomo 25Mn55 e isoeletrônico do íon 2860Ni2+. Com base nisso, indique o número de massa do átomo “X”:
a) 56.               b) 55.             c) 58.             d) 60.              e) 62.

1º F PROFESSOR JOÃO

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO

01. O ar que respiramos, livre de agentes poluentes, é formado por:
a) um único elemento químico
b) uma única substância pura simples
c) uma mistura heterogênea de gases
d) uma única substância pura composta
e) uma mistura homogênea de gases

02.Quais das propriedades abaixo são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?
a) cor e densidade                                          b) cor e dureza
c) ponto de fusão e densidade                       d) cor e ponto de fusão
e) densidade e dureza

03.Ar, ozônio, concreto e água podem ser classificados respectivamente como:
a) mistura homogênea, substância composta, mistura heterogênea, substância simples
b) mistura homogênea, substância simples, mistura heterogênea, substância composta
c) mistura heterogênea, substância simples, mistura homogênea, substância composta
d) substância simples, substância composta, mistura homogênea, mistura heterogênea
e) substância composta, substância simples, mistura heterogênea, mistura homogênea

04.Uma mistura de açúcar, areia e sal de cozinha é tratada com água em excesso. Quantas fases existirão no sistema final resultante?
a) 5                                 b) 4                            c) 3                          d) 2                    e) 1

05.Todas as “águas” com as denominações abaixo podem exemplificar soluções de sólidos em um líquido, exceto:

a) água potável                                           b) água destilada
c) água dura                                                d) água mineral
e) água do mar

SOCIOLOGIA
1º A,B,C,D, E e F
PROFESSOR TIAGO FELIPE
Caso queira, entre em contato com o professor Tiago 985367187

1) Dentre os fatores que influenciaram o surgimento da Sociologia podemos destacar:
a) (    ) O Renascimento, a Revolução Científica, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
b) (    ) Apenas Revolução Industrial.
c) (    ) Apenas a Revolução Científica e a Revolução Industrial.
d) (    ) Apenas a Revolução Científica e a Revolução Francesa.

2) A Sociologia é:
a) (    ) uma ciência social que surge em consequência das ideias capitalistas e da busca de diferentes maneiras de compreender o universo em geral.
b) (    ) é uma ciência diferente que surge em consequência das ideias intelectuais em compreender o homem como um todo.
c) (    ) é uma ciência diferente que surge em consequência das ideias intelectuais em compreender o universo como um todo.
d) (    ) uma ciência social que surge em consequência das ideias iluministas e da busca de diferentes intelectuais de compreender a sociedade e suas dinâmicas

3) Relate sobre Auguste Comte e sua importância para a Sociologia:
4) Sobre Émile Durkheim é incorreto afirmar:
I.Émile Durkheim, foi na verdade o primeiro a estabelecer um método sociológico e a definir o objeto de análise dessa disciplina, é por isso que ele também é considerado um dos pais da Sociologia.
II.Foi responsável por conceituar o fato social enquanto saber coletivo, formas de agir e pensar, que coagem os indivíduos.
III. Émile Durkheim entende  o fato social como uma “coisa” que exerce força de coerção sobre os sujeitos, independente de sua vontade ou ação individual. O fato social se impõem na direção da sociedade para o indivíduo e se estabelece de forma a homogenizar e padronizar os comportamentos particulares, garantindo que sejam coletivos.
IV.Para ele o fundamento do vínculo social era a imitação, os homens imitam os atos dos outros homens e ao reunirem esses atos em comum, de pequenas ações, de modos de pensar, essas similitudes formam um conjunto, o coletivo.
A alternativa que apresenta informações incorretas sobre Émile Durkheim é:
a) (    ) IV
b) (    ) I
c) (    ) II
d) (    ) III
5) Sobre Gabriel Tarde é correto afirmar:
I.Ele também se dedicou a compreender o que constitui o vínculo social e o fato social.
II.Sua teoria se distanciava da de Durkheim por considerar que o fato social poderia ser definido a partir das interações entre as consciências individuais.
III. Para Tarde o fundamento do vínculo social era a imitação, os homens imitam os atos dos outros homens e ao reunirem esses atos em comum, de pequenas ações, de modos de pensar, essas similitudes formam um conjunto, o coletivo.
IV.Ele chama o fato social de “coisa” para ressaltar que ele é um objeto no sentido científico, isso é, algo que pode ser observado, definido e explicado pelo cientista social.
A alternativa que apresenta informações corretas sobre Jean-Gabriel de Tarde é:
a) (    ) II
b) (    ) I
c) (    ) IV
d) (    ) III


FILOSOFIA
1º A,B e C PROFESSOR PAULO SANTANA
Entre em contato com o Professor Paulo clicando no link:
 http://inteligenciasenciente.blogspot.com/
1º D e E: PROFESSORA ELZA
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.

A saga de Édipo
Laio, rei da cidade de Tebas e casado com Jocasta, foi advertido pelo oráculo de que não poderia gerar filhos. Se esse aviso fosse desobedecido, seria morto pelo próprio filho e muitas outras desgraças surgiriam.
Laio não acreditou no oráculo e teve um filho com Jocasta. Quando a criança nasceu, porém, arrependido e com medo da profecia, ordenou que o recém-nascido fosse abandonado em uma montanha, com os tornozelos furados, amarrados por uma corda (o edema provocado pela ferida é a origem do nome Édipo, que significa “pés inchados”).
Mas o menino não morreu. Pastores o encontraram e o levaram ao rei de Corinto, Polibo, que o criou como se fosse seu próprio filho. Já adulto, ao ouvir rumores de que era filho ilegítimo, procura o oráculo de Delfos em busca da verdade. O oráculo não responde à sua dúvida, mas revela seu trágico destino: matar o pai e se casar com mãe.
Para evitar que a profecia aconteça, foge de Corinto em direção a Tebas. No decorrer da viagem, porém, encontra-se por acaso com o rei de Tebas, Laio. Arrogante, o rei ordena-lhe que deixe o caminho livre para sua passagem. Édipo desobedece às ordens do desconhecido e uma luta se trava entre ambos, na qual Édipo mata Laio.


Sem saber que havia matado o próprio pai, prosseguiu sua viagem. No caminho, deparou-se com a Esfinge, um monstro metade leão, metade mulher, que lançava enigmas
aos viajantes e devorava quem não os decifrasse, atormentando os moradores de Tebas.
A Esfinge apresenta a Édipo este enigma: “Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio-dia e três à tarde?”. Édipo responde: “É o homem. Pois na manhã da vida (infância) engatinha com pés e mãos; ao meio-dia (na fase adulta) anda sobre dois pés; e à tarde (velhice) necessita das duas pernas e do apoio de uma bengala”. Furiosa por ver o enigma decifrado, a Esfinge se mata.


Como recompensa por ter salvado Tebas desse flagelo, Édipo é proclamado rei e casa-se com a viúva de Laio, Jocasta, sua mãe verdadeira. Uma nova maldição, a peste, cai sobre a cidade. Consultado, o oráculo responde que a peste não findaria até que o assassino de Laio fosse castigado.
Ao longo das investigações para descobrir o criminoso, a verdade é esclarecida. Inconformado com seu destino, Édipo cega-se e Jocasta enforca-se. Édipo deixa Tebas, partindo para um exílio na cidade de Colona.

O complexo de Édipo
Como todo mito, a saga de Édipo apresentaria, em linguagem simbólica e criativa, a descrição de uma realidade universal da alma humana, de acordo com as interpretações desenvolvidas por Freud e Jung na passagem do século XIX para o século XX (...).
Elaborando uma reinterpretação psicológica desse mito grego, Freud transformou-o em elemento fundamental da teoria psicanalítica, sob o nome de complexo de Édipo.
O complexo de Édipo pode ser entendido como:
Conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais. Sob a sua chamada forma positiva, o complexo apresenta-se como na história de Édipo rei: desejo da morte do rival, que é a personagem do mesmo sexo, e desejo sexual pela personagem do sexo oposto. Sob sua forma negativa, apresenta-se inversamente: amor pelo progenitor do mesmo sexo e ódio ciumento ao progenitor do sexo oposto. Na realidade, estas duas formas encontram-se em graus diversos na chamada forma completa do complexo de Édipo.
Segundo Freud, o complexo de Édipo é vivido no seu período máximo entre os três e cinco anos [...]. O complexo de Édipo desempenha um papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano.
_________________________________________________________________________
Pólis e razão
Retornemos a nosso tema: o nascimento da filosofia. Segundo análise do historiador e filósofo francês Jean-Pierre Vernant [1914-2007], o momento histórico da Grécia antiga em que se afirma a utilização do logos [a razão] para resolver os problemas da vida estaria vinculado ao surgimento da pólis, cidade-Estado grega.
A pólis foi uma nova forma de organização social e política, desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.C., na qual os cidadãos passaram a dirigir os destinos da cidade. Entendida como criação dos próprios cidadãos, e não dos deuses, a pólis podia ser explicada e organizada de forma racional, isto é, de acordo com a razão.
§  Debate em praça pública
Uma das características das cidade-Estado gregas – especialmente Atenas – era a prática constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos. Isso contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se tornasse, com o tempo, o modo adotado para refletir sobre todas as coisas, não só as questões políticas.
Por isso, para Vernant, a razão grega é filha da pólis, e o nascimento da filosofia relaciona-se de maneira direta com o universo espiritual que então surgiu:
O que implica o sistema da pólis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...] A palavra não é mais o termo ritual, a fórmula justa, mas o debate contraditório, a discussão, a argumentação [...]. A arte política é essencialmente exercício da linguagem; e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, através de sua função política [...]
Uma segunda característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. [...] A cultura grega constitui-se , dando a um círculo sempre mais amplo – finalmente ao demos [povo] todo – o acesso ao mundo espiritual, reservado no início a uma aristocracia [...] Tornando-se  elementos de uma cultura comum, os conhecimentos, os valores, as técnicas mentais e à controvérsia. [...] Doravante, a discussão, a argumentação, a polêmica tornam-se as regras do jogo intelectual, assim como do jogo político. Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida pública; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos. [Vernant, As origens do pensamento grego, p.34-36.]
Análise e entendimento
1.    “Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito*.” Explique essa afirmação de Pierre Grimal.
*[A expressão espírito refere-se ao pensamento humano]

2.    Por que se pode dizer, baseado no estudo de Vernant, que o surgimento da filosofia foi engendrado (teve origem) em “praça pública”?


FILOSOFIA
1º F PROFESSORA ODENIURA

Através dessa atividade daremos continuidade ao estudo das correntes filosóficas. Para isso vamos relembrar duas correntes estudadas antes da suspensão das aulas, que são o Racionalismo e o Empirismo.
O que é racionalismo?
O racionalismo acredita que existe um conhecimento inato (que se origina da mente), e que podemos chegar à verdade apenas pelo exercício da nossa razão, antes mesmo da experiência sensorial (5 sentidos).
O que é empirismo?
O empirismo é uma escola de filosofia que afirma que a realidade e o conhecimento são derivados da experiência sensorial (5 sentidos). Como filosofia, é aliada pela metodologia das ciências naturais, e o único tipo de conhecimento que importa para o empirista é aquele que pode ser formalmente medido ou verificado. O empirismo trabalha os determinados princípios-chave para explicar de onde vem o conhecimento humano.
Comentário sobre o texto
No texto abaixo, Immanuel Kant nos mostra como a Filosofia é importante para entender o funcionamento da nossa inteligência. Kant explica que o conhecimento que temos pode ser posterior à experiência (a posteriori) ou anterior à experiência (a priori).


Agora responda:

      1)      Qual é a ideia principal do texto?
      2)      Para Kant, o que são conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
      3)      Destaque a diferença central entre as ideias da corrente empirista em relação às ideias de Kant.
      4)      Assinale a alternativa correta:
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Kant, é correto afirmar:
a-       Para Kant, só há conhecimento empírico.
b-      A sensibilidade tem também uma função ativa na produção de conceitos.
c-       O conhecimento de Deus é possível.
d-      Conhecimento depende também de princípios a priori.
e-      A razão pura é a fonte de nossos conhecimentos empíricos.

*Copiar as questões no caderno e respondê-las (à caneta).


PROJETO DE VIDA
1º A PROFESSOR TIAGO AVILA
Se você não é dessas turmas, faça a próxima.
1º F Não tem essa matéria.
ANÁLISE FOFA

O que é matriz F.O.F.A.?
A matriz F.O.F.A. é um instrumento de análise de negócio simples e valioso. Sua finalidade é detectar pontos fortes e fracos de uma empresa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e competitiva, corrigindo assim suas deficiências.
O nome é um acrônimo para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Também conhecida como análise F.O.F.A. ou análise F.F.O.A, a matriz deriva da análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).

Objetivos
O uso dessa ferramenta visa alcançar os seguintes objetivos principais:

·         Ter uma visão interna e externa do que está sendo analisado.
·         Identificar os elementos-chave para o sucesso do projeto.
·         Estabelecer prioridades de atuação e de decisões a serem tomadas.
·         Ter um “diagnóstico” do projeto.
·         Definir posturas a fim de resolver ou minimizar os riscos e problemas levantados.
·         Quando usar.

Como fazer
A tarefa principal é levantar o maior número possível de itens para cada área (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Quanto mais completo for esse levantamento, mais precisa será a análise e melhores são as chances de desenvolver soluções eficazes.

Dica: é importante que as informações levantadas sejam extremamente honestas. O foco deve estar na realidade e não em como seria “o negócio ideal”. Não seja nem muito otimista, nem muito pessimista.

ATIVIDADE
Faça uma análise F.O.F.A do seu Projeto de vida. Quais são os pontos fortes que você possui, quais são as oportunidades que você enxerga, quais são os pontos fracos que você pode melhorar e o quais as ameaças que podem te atrapalhar de realizar o seu Projeto de Vida?

PROJETO DE VIDA
1º B,C,D e E PROFESSOR  VAGNE LUIZ

v  Em nossas próximas aulas utilizaremos como base a letra da música "Um pedido", do artista HUNGRIA, partindo dela vamos falar de lembranças, amizades e sonhos, nesta respectiva ordem.
Veja o vídeo clipe e ouça a música  , e acompanhe com a atenção.

Lembranças

Lembrei daquela sexta-feira
Pé descalço e poeira
Menino que se achava dono da quebrada inteira
Dibicando pipa, saudade dessa idade
Nunca tive nada, mas tinha minha vaidade
Entre o sonho da bicicleta
Quem sabe a Mobilete
Carrinho de rolimã não atiçava as periguete
E que se foda o personagem que quer me ver infeliz
Que olha pro meu troféu mas não vê minha cicatriz
Os vizinhos xaropando com o som desses cara-preta
(Não abaixa não, não abaixa não, não abaixa não)
Me deixa longe dessas treta
Não vou perder meu tempo com indireta na minha letra
(Ow, trás outra cerveja pra mim aí)
Me deixa longe dessas treta
Essas dona sensual mexe com minha mente
Me deixa muito louco sem usar entorpecente
Mas eu sou paciente, porém meio delinquente
Os olhos observam mas o coração que sente
Começo pode ser final, final pode ser começo
A escolha de um sonho, claro que vai ter um preço
Hoje é rolê de aro 20, champanhe nessa suíte
Tá vendo o lado bom mas não me viu no madeirite
Então quer me taxar de boy, não sabe o meu passado
Quem disse que o favela não pode morar no lago?
E dar um frevo tipo aqueles que rola lá em Dubai
Acordar no outro dia com a ressaca do carai
Lembrei daquela sexta-feira
Pé descalço e poeira
Menino que se achava dono da quebrada inteira
Dibicando pipa, saudade dessa idade
Nunca tive nada, mas tinha minha vaidade
Entre o sonho da bicicleta
Quem sabe a Mobilete
Carrinho de rolimã não atiçava as periguete
E que se foda o personagem que quer me ver infeliz
Que olha pro meu troféu mas não vê minha cicatriz
Os vizinhos xaropando com o som desses cara-preta
(Não abaixa não, não abaixa não, não abaixa não)
Me deixa longe dessas treta
Não vou perder meu tempo com indireta na minha letra
(Ow, trás outra cerveja pra mim aí)
Me deixa longe dessas tretas
Essas dona sensual mexe com minha mente
Me deixa muito louco sem usar entorpecente
Mas eu sou paciente, porém meio delinquente
Os olhos observam mas o coração que sente
Eu quero a quebrada sorrindo
E a tristeza na lona
Os pivete jogando nos time de Barcelona
E se hoje tá de Nike, já teve com os pés no chão
Pra provar que o corpo pobre, a mente rica faz milhão
Quantas vezes meu choro já regou meu sonho
O pensamento alto igual nuvem no céu
Talvez seja por isso que hoje componho
Meu sentimento num pedaço de papel
Lembrei daquela sexta-feira
Pé descalço e poeira
Menino que se achava dono da quebrada inteira
Dibicando pipa, saudade dessa idade
Nunca tive nada, mas tinha minha vaidade
Entre o sonho da bicicleta
Quem sabe a Mobilete
Carrinho de rolimã não atiçava as periguete
E que se foda o personagem que quer me ver infeliz
Que olha pro meu troféu mas não vê minha cicatriz
Os vizinhos xaropando com o som desses cara-preta
(Não abaixa não, não abaixa não, não abaixa não)
Me deixa longe dessas treta
Não vou perder meu tempo com indireta na minha letra
(Ow, trás outra cerveja pra mim aí)
Me deixa longe dessas treta

Essas dona sensual mexe com minha mente
Me deixa muito louco sem usar entorpecente
Mas eu sou paciente, porém meio delinquente
Os olhos observam mas o coração que sente

Vamos falar de lembranças?!
Observe o trecho da música:
..."Já pensou se eu tivesse parado
Desistido no meio do caminho
Quando a chuva escorria na telha
E a mesa mais farta era a do vizinho?
Quantas vezes me senti sozinho Incapaz de olhar pro espelho
Mas capaz de exercer minha fé
E expressar minha dor chorando de joelho"...

O cantor descreve algumas lembranças da sua infância, onde a realidade vivida era aparentemente difícil, mas o fez aprender muito conteúdo para a vida, ou seja, também o fez pensar em seu projeto de vida.
Faça uma viagem até sua infância, relembre suas brincadeiras, suas amizades, seu medos, pense em tudo que mais te marcou nesse período e responda:

v  Onde você morava? Como era sua casa? Descreva com o máximo de detalhes que conseguir.
v  Quem eram seus amigos? Quais eram as brincadeiras e onde elas mais aconteciam?
v  Quais eram seus medos nessa época?
v  Qual era a atividade preferida?
v  Qual a comida preferida daquele tempo? Continua sendo a mesma?
v  Qual sua maior saudade dessa época?
v  Quantos anos você tinha?
v  Se arrepende de alguma coisa que tenha acontecido?
v  Ainda tem contato com seus amigos de infância? Quais? Qual tipo de contato?
v  Qual mensagem seu "EU" de agora mandaria para o seu "EU" criança?


Bom trabalho, bom estudo, boas lembranças!! Estou a disposição no que precisar!


TECNOLOGIA
1º A,B,C,D e E: PROFESSOR  MARIA LUCIA
1º F Não tem essa matéria.
TEXTO PARA LEITURA INTERPRETATIVA.
Desde a primeira infância, os estudantes da Geração Z estão navegando em ambientes virtuais. Eles comunicam-se com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e diante dessas questões. Professores,  Incentivar e orientar a interação nesses espaços tem muito a acrescentar à prática do conhecimento. Procure identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital.
As ferramentas para isso são abundantes: é possível criar grupos e comunidades nas redes sociais; fóruns de discussão com temáticas específicas relacionadas ao conteúdo que está sendo estudado; ou mesmo utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, caso a sua escola ou sistema de ensino disponha de um, e quais você utiliza para seus estudos.
Atividade após a leitura descrevam quais ferramentas você usam para ;
 a-Pesquisar?
b-navegar?
c-interagir,?
d-  produzir?
e- conhecer?
                                                          BONS ESTUDOS  -  PROFª LUCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...