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quarta-feira, 20 de maio de 2020

2º Ensino Médio (Segundo Ano) Atividade 3 A partir de 20/05


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno,a partir de 19/05.

Não deixe para depois, porque no dia 01 de junho serão postadas outras, Fiquem Atentos!

Língua Portuguesa.
2º A, B,C, D e E: Professora Geane Santiago
2º F e G Professora Keila Bonina

Caso você queira entrar em contato com a professora Geane, clique no link abaixo.

Caso você queira entrar em contato com a professora Keila, clique no link abaixo.

Leia o texto e responda as questões:

Um repórter de jornal redigiu a seguinte notícia e a entregou a seu chefe:

A greve dos motoristas de ônibus de São Paulo pegou a população desprevenida. Desde a madrugada, milhares de trabalhasse dores irritados aguardavam nos pontos de ônibus que os grevistas não permitiram que saíssem das garagens. Alguns motoristas insistiram em furar o bloqueio e foram agredidos pelos colegas. Houve casos de depredação de veículos e de instalações de empresa. Os carros de Metrô passaram a circular superlotados, o que também acabou por gerar uma série de tumultos. Os grevistas argumentaram que o movimento se deve à defasagem salarial, mas o fato é que iniciativas radicais como essa merecem uma dura resposta das autoridades.

1. De acordo com as informações contidas no texto, é correto afirmar que:
a) Os passageiros não deixaram de se solidarizar com os grevistas.
b) Os grevistas não se preocuparam em justificar o movimento.
c) A paralisação dos ônibus não afetou outros setores de transporte.
d) O movimento grevista não obteve apoio integral dos motoristas.

2. A expressão população desprevenida significa população:
a) despreparada
b) desamparada
c) desesperada
d) desinteressada

3. A notícia trata, principalmente:
a) Da depredação de veículos e instalações das empresas.
b) Do bloqueio dos grevistas e de suas agressões aos seus colegas.
c) Da greve dos motoristas de ônibus por maiores salários.
d) De iniciativas radicais que merecem duras respostas das autoridades.

4. O chefe da redação pediu ao repórter para cortar do texto o que representa uma opinião, conservando apenas os fatos. Atendendo à recomendação, o repórter cortou de seu texto, acertadamente, a seguinte frase:
a) desde a madrugada, milhares de trabalhadores aguardavam nos pontos de ônibus que os grevistas não permitiram que saíssem da garagem.
b) houve casos de depredação de veículos e de instalações das empresas.
c) o fato é que movimentos radicais como esse merecem uma dura resposta das autoridades.
d) os carros do Metrô passaram a circular superlotados.

5. A notícia de jornal escolhida para a atividade do Saresp apresenta um problema. Que problema é esse? Qual a relação desse problema com a Questão 4?
  

Matemática.
2º A, B, C e D: Professor Tiago Ávila.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Para converter os números racionais em decimais, basta dividir na calculadora o número de cima da fração pelo número de baixo. Por exemplo: V3/3, achamos o valor de raiz de 3, que é 1,7 e dividimos por 3, que fica 0,56.
V2 = 1,4 e V3 = 1,7.

Exercícios

1 – Faça uma nova tabela com os valores decimais.
Ângulo
Seno
Cosseno
Tangente
–360º



–330º



–315º



–300º



–270º



–240º



–225º



–210º



–180º



–150º
0,5
0,86
0,57
–135º



–120º



–90º



–60º



–45º



–30º



0º



30º



45º



60º



90º



120º



135º



150º
0,5
0,86
0,57
180º



210º



225º



240º



270º



300º



315º



330º



360º



390º



405º



420º



450º



480º



495º



510º



540º



570º



585º



600º



630º



660º
0,86
0,5
1,7
675º



690º



720º




2º E Professora Clélia
2º F e G Professora Leila Segantin
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO DE MATEMÁTICA COM DATA DE 15/05/2020

Tabela Trigonométrica


Círculo Trigonométrico



Revisão:

Se quisermos achar o valor do seno ou cosseno de algum ângulo maior que 90º, devemos seguir as linhas que os ligam até o primeiro quadrante, entre os ângulos de 0º e 90º, procurar esse valor na tabela e verificar o sinal no círculo trigonométrico. Para achar a tangente, precisamos procurar no ângulo correspondente e fazer a regra de sinais entre seno e cosseno.

Exemplo:

Qual o seno, cosseno e tangente de 150º?

Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à 150º. Seguindo a linha chegamos à 30º. Devemos agora olhar o valor do seno e cosseno de 30º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.










Ângulos maiores que 360º:

Se quisermos achar o valor do seno ou cosseno de algum ângulo maior que 360º, devemos dividir esse ângulo por 360, achar o resto da divisão, ver qual ângulo corresponde no círculo trigonométrico, procurar esse valor na tabela e verificar o sinal no círculo trigonométrico. Para achar a tangente, precisamos procurar no ângulo correspondente e fazer a regra de sinais entre seno e cosseno.

Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de 660º?

 660 :360
-360    1
 300

Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à 300º. Seguindo a linha chegamos à 60º. Devemos agora olhar o valor do seno e cosseno de 60º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.










Ângulos Negativos

Quando for entre 0º e 360º, basta subtrai-lo de 360º para sabermos com qual ângulo do círculo devemos compará-lo.

Exemplo:

Qual o seno, cosseno e tangente de 150º?
Devemos fazer 360º – 150º = 210º

Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à 210º. Seguindo a linha chegamos à 30º. Devemos agora olhar o valor do seno e cosseno de 30º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.












Exercícios

1 – Complete a tabela com os valores correspondentes:

Ângulo
Seno
Cosseno
Tangente
–360º
 



–330º




–315º




–300º




–270º




–240º




–225º




–210º




–180º




–150º



–135º




–120º




–90º




–60º




–45º




–30º




0º




30º




45º




60º




90º




120º





135º




150º
1/2
-
180º




210º




225º




240º




270º




300º




315º




330º




360º




390º




405º




420º




450º




480º




495º




510º




540º




570º




585º




600º




630º




660º

1/2
675º




690º




720º















                                































































































Biologia.
2º A, B, C, D e E: Professora Márcia Carlos
2º F e G Professor Rogério Carlos

Pesquise e registre no caderno a função das estruturas celulares listadas a seguir:
1) retículo endoplasmático:
2) complexo golgiense:
3) mitocôndrias:
4) cloroplastos:
5) lisossomos:


História.
2º A, B,C, D e E: Professor Illídio Gilberto.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Resenha do filme cruzadas
CRÍTICA

Baseado em personagens e histórias verdadeiras, Cruzada, novo longa de Ridley Scott, deixa a marca da espada européia na lista dos épicos cinematográficos. Mostrando as viagens que os europeus fizeram no século 12 e suas lutas em nome da religião, o longa ainda consegue fazer com que o espectador seja capaz de traçar paralelos com o momento atual da História mundial. Porque, sim, os acontecimentos históricos são cíclicos.

O protagonista desta história movida pela fé e pelo poder (como quase todos os épicos) é Balian (Orlando Bloom). Quando seu filho morre, a mulher comete suicídio. Tendo sua família roubada pela morte, o ferreiro não titubeia ao aceitar a proposta de um homem que chega em sua casa dizendo que é seu pai. E mais: quer que Balian o acompanhe para Jerusalém, também conhecida como a Terra Santa. O cavaleiro, no caso, é Godfrey de Ibelin (Liam Neeson). Ele conta ao ferreiro que, nessa terra, todos os pecados do homem são expurgados. E é para lá que Balian segue seu caminho em busca da salvação, não somente de sua alma, mas da esposa também.

Quando Godfrey morre em decorrência de um ferimento, Balian assume suas terras, perto de Jerusalém. Ganha respeito não somente dos moradores locais, mas também do Rei Balduíno (Edward Northon), que está morrendo de lepra. Quando estoura a guerra contra os sarracenos, liderados por Saladino (Ghassan Massoud), Balian, que se tornou cavaleiro tão habilidoso quanto o pai, faz de tudo para proteger seu povo. Enquanto isso, envolve-se com a irmã de Balduíno, a bela Sibylla (Eva Green).

Cruzada é muito bem produzido. O excesso de personagens (esses épicos sempre me deixam confusa por conta da quantidade de nomes) não atrapalha a condução da história, sempre pontuada por questões religiosas - afinal, o que foram as cruzadas além de uma grande odisséia em nome da religião? - e, claro, por cavaleiros habilidosos na espada e cheios de honra. A fotografia é magnífica, assim como a direção de arte. As cenas das batalhas são diretas, violentas, do jeito que qualquer luta deve ser. Mas isso já sabemos que Ridley Scott sabe fazer - é só lembrar de seu último épico, Gladiador (2000), excelente referência em se tratando de filmes desse gênero.

Onde Cruzada peca, afinal? Na escolha do protagonista. Orlando Bloom não tem a força e o carisma suficientes para sustentar este papel - ao contrário de Russell Crowe, protagonista de Gladiador. O belo rosto de Bloom pode ficar muito bem nos closes, mas sua presença é apagada pelos coadjuvantes. Liam Neeson e a novata Eva Green, por exemplo, se destacam muito mais, não por que a trama pede que seus personagens mereçam mais atenção, mas por, simplesmente, trabalharem melhor do que Bloom. No final das contas, fica-se sem entender por que esse ferreiro cheio de traumas conquista tantas coisas ao longo do filme.

O que não faz com que Cruzada seja um filme ruim, muito pelo contrário. É belo, grandioso, acertando em cheio o coração de quem gosta de um épico bem-feito. Mas não espere muito de Orlando Bloom. Apesar de estar no elenco de alguns dos épicos marcantes na safra atual do cinema norte-americano (O Senhor dos Anéis e Tróia), o ator não está preparado para assumir o papel principal de um filme desse porte.



1) Houve quantas cruzadas e quando houve a primeira?
2) Qual objetivo da primeira cruzada?
3) As cruzadas se passam em que período da história?
4) Qual o mais importante reino cruzado?
5) Quais c grupos religiosos entraram em guerra nas cruzadas?


2º F e G Professor Gilson Rafael

Copiar o texto e responder as questões no caderno.

                      Conceito e preconceito
Renascimento foi o nome que os renascentistas deram à época vivida por eles e considerada como uma ruptura com a época anterior, a Idade Média, que eles chamavam de “Idade das Trevas”, “longa noite dos mil anos”. Os renascentistas acreditavam que, ao desconsiderar a arte e o conhecimento produzidos na Idade Média e revalorizar as obras greco-romanas da Antiguidade, estavam fazendo renascer a cultura. Daí o nome Renascimento.
Hoje, a maioria dos historiadores já não aceita essa visão preconceituosa; o Renascimento, por sua vez, já não é visto apenas como ruptura, mas também como continuidade da arte e do conhecimento produzidos na Idade Média.

Agora responda:
1)    Segundo o texto, a quem se deve a ideia de que a Idade Média foi a Idade das Trevas? E o que explica isso?
2)    Qual foi a origem do nome Renascimento?
3)    Como o Renascimento é visto pelos historiadores atuais?
4)    Em que período da história surgiu o termo Idade Média?
5)    Em que os renascentistas acreditavam?

                                                                Bons estudos!!!!


Geografia.
2º A, C e D: Professora Lilian Alves Entre em contato com a professora 994023658
2º B e E: Professora Cintia Ramos
2º F e G: Professor Orlando

Observe os textos reproduzidos a seguir. Você verá que se trata de dois artigos separados por um período de tempo de aproximadamente três anos, no entanto, você perceberá também que o contexto das circunstâncias sociais em ambos são notoriamente diferentes, pois o primeiro fora produzido em um momento que, podemos dizer assim, era totalmente desfavorável a uma proposta tão prodiga, todavia a segunda, parece que é própria para esses dias de pandemia.
Bom, o fato é que essas propostas não têm como objetivo resolver problemas circunstanciais como é o caso dessa pandemia, se bem que parece justificar. Mas elas sempre tiveram por objetivo problemas estruturais mais sérios. O que você pensa sobre esse assunto¿ Você considera que uma renda básica universal faz algum sentido¿
Leia os textos abaixo, e se julgar necessário, pesquise outros para responder o que se pede.
(1ª texto)
Relator da ONU pede que países adotem renda básica universal diante da pandemia
Publicado em 20/03/2020
Atualizado em 20/03/2020
A melhor resposta a uma potencial catástrofe econômica e social provocada pela crise da COVID-19 é colocar as finanças a serviço dos direitos humanos e apoiar os menos favorecidos por meio de abordagens financeiras ousadas, disse nesta sexta-feira (20) um especialista em direitos humanos da ONU.
“Estímulos fiscais e pacotes de proteção social direcionados aos menos capazes de lidar com a crise são essenciais para mitigar as consequências devastadoras da pandemia”, disse Juan Pablo Bohoslavsky, especialista independente da ONU sobre os efeitos da dívida externa nos direitos humanos.
“Peço aos governos que considerem a introdução de uma renda básica universal de emergência.”
(2ª texto)
Por que milhares de pessoas receberão salários sem trabalhar em 2017
Imagine ganhar um salário todo mês sem precisar trabalhar?
O sonho de muitas pessoas está para se tornar realidade em alguns países do mundo, que discutem implementar, cada um a seu modo, variações da chamada Renda Básica Universal (RBU). Por esse sistema, cada cidadão recebe uma quantia fixa por mês determinada pelo Estado, independentemente de trabalhar ou não. A Finlândia, por exemplo, começa a conduzir, neste mês, um programa piloto com 2 mil finlandeses pelo qual cada um deles vai ganhar 560 euros (R$ 1.918) mensais. No Canadá a partir de março, a província de Ontário, no Canadá, dará início a um projeto piloto de renda mínima a todos os cidadãos, estando eles empregados ou não. O custo do programa chega a US$ 18 milhões (R$ 58,6 milhões). O país já havia sido palco de um dos maiores e mais ambiciosos experimentos de renda mínima na América do Norte, quando, em 1974, os 10 mil habitantes de uma pequena cidade agrícola chamada Dauphin receberam valores mensais sem contrapartidas. O projeto não durou os quatro anos inicialmente planejados, mas a conclusão foi de que o resultado foi promissor. Já nos Estados Unidos desde 1982, o Estado americano do Alasca paga a cada um de seus 700 mil habitantes uma espécie de RBU conhecida como Alaska Permanent Fund Dividend (Dividendo do Fundo Permanente do Alasca, em tradução livre). O dinheiro vem dos rendimentos proporcionados por um fundo que investe os royalties do petróleo recebidos pelo Estado. O valor varia a cada ano. Em 2016, foi de US$ 1.022 (R$ 3.320). Na Finlândia já existe um programa piloto para implantar uma renda mínima universal que começa a ser testado a partir deste ano. Em princípio, 2 mil finlandeses escolhidos aleatoriamente vão receber cada um 560 euros (R$ 1.918) mensais. Considerado como o novo modelo de previdência social dos anos 2020, o rendimento básico será livre de impostos e substituiria, no futuro, todos os auxílios sociais atualmente oferecidos pelo Estado por um único benefício, distribuído igualmente para todos. O plano é testar o experimento neste ano e no próximo e fazer uma avaliação dos resultados em 2019. O programa pioneiro ─ já que não existe, atualmente, nenhum sistema puro de renda mínima universal em nenhum lugar do mundo ─ tem o apoio de 70% da população finlandesa. Parlamento alemão concluiu que a RBU é "irrealizável" por um número de razões que inclui um provável aumento da imigração, a falta de viabilidade para financiá-lo e o fato de que os sistemas previdênciário e tributário do país teriam de ser reconfigurados. Assim como na Finlândia, a Holanda dá início neste mês a um experimento de dois anos pelo qual 300 moradores de Utrecht e de outras cidades próximas receberão de 900 euros (R$ 3.079) a 1,3 mil euros (R$ 4.447) por mês. Desse grupo, 50 pessoas vão receber a renda básica sem qualquer tipo de regulamentação. Ou seja, se encontrarem um emprego ou obtiverem qualquer outra fonte de renda, poderão somar os dois rendimentos. O experimento chama-se Weten Wat Werkt ("Saber o que funciona", em tradução livre) A Suica em junho do ano passado, eleitores suíços foram às urnas votar em um referendo sobre a implementação de uma renda mínima garantida a todos os habitantes do país, mesmo àqueles que não trabalhassem. A proposta acabou rejeitada pela ampla maioria da população. O projeto previa estabelecer o pagamento de um salário de 2,5 mil francos suíços (cerca de R$ 9 mil) por adulto e 625 francos (R$ 2.350) por cada menor de 18 anos. O Banco Mundial estima que na Índia, devido à evolução da tecnologia, a automatização pode cortar 68% dos empregos na Índia. Por causa disso, o Instituto Nacional de Finanças Públicas e Política do país está defendendo a ideia de implementar a RBU como um substituto do sistema de bem estar social, que muitos consideram ineficiente e acusam de beneficiar os mais ricos em vez dos mais pobres. O conceito de uma renda básica universal vem sendo tema de discussão entre filósofos, economistas e políticos durante séculos, sempre cercado de muita polêmica. Um dos fundadores dos Estados Unidos, o economista britânico Thomas Paine, propôs ─ em um ensaio chamado Justiça Agrária, de 1797 ─ a tributação de grandes propriedades fundiárias, de modo que cada indivíduo recebesse uma "subvenção de capital" que lhe permitiria "fugir à indigência e exercer os direitos declarados universais". Já em 1853 o filósofo francês François Huet defendia tais transferências de renda sem contrapartidas para todos os jovens adultos, que seriam financiadas por impostos sobre heranças e doações.
Mais recentemente, economistas de renome, como o americano Joseph Stiglitz e o francês Thomas Piketty, engrossaram o coro pela aprovação de uma renda mínima universal. Os partidários do sistema garantem que o benefício reduziria a desigualdade, ajudaria os desempregados e quem se dedica a cuidar de familiares sem ser remunerados, e equilibraria o aumento da automatização do trabalho. Por outro lado, seus críticos afirmam que o pagamento regular feito pelo Estado desencorajaria as pessoas a trabalhar e, assim, prejudicaria a economia, fomentando a pobreza. Mas segundo um estudo publicado em 2011 por Evelyn L. Forget, professora de Economia da Universidade de Manitoba (Canadá), o pagamento de uma renda básica a todos os cidadãos de Dauphin, durante o experimento conduzido na década de 70, reduziu a pobreza e amenizou vários outros problemas socioeconômicos. Paralelamente, em vários países do mundo, incluindo muitos latino-americanos, há movimentos que pressionam com mais ou menos sucesso para que os salários mínimos se tornem salários dignos. "A criação do salário mínimo foi uma tentativa de criar um nível básico de ingresso", diz Linda Yueh, professora adjunta de Economia na London Business School, na Inglaterra. "A renda básica universal e o salário mínimo digno são ideias similares, mas a renda básica vai mais longe pois trata de assegurar que todo mundo tenha um nível mínimo de rendimento para poder viver", acrescenta ela.


1ª) A Renda Universal deve ser implementada apenas para casos emergenciais, como defendido pelo especialista dos efeitos da dívida externa da ONU Juan Pablo Bohoslavsky, ou deve ser estendida a todos indistintamente¿ Justifique sua resposta.

2ª) Por que Países desenvolvidos estão empreendendo experiências nesse sentido¿ Isto não deveria ser uma preocupação apenas de países subdesenvolvidos¿
3ª) Você acha que um plebiscito para a implementação de uma Renda Básica Nacional realizada em países subdesenvolvidos obteria a mesma resposta que que os suíços deram nas urnas¿ justifique sua resposta.

4ª) Observando uma mapa-múndi, indique os Continentes que se localizam os dos países mencionados nos textos.
 5ª) Por fim, realize uma pesquisa para saber se há no Brasil propostas relacionadas a implementação de uma Renda Básica Nacional. Elabore um breve texto emitindo sua opinião sobre o tema.  



  Física.
2º A:Professor Clayton Santana
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)


Mudanças de estado

ESTADOS DA MATÉRIA

Na natureza, podemos observar três estados principais de agregação da matéria: sólido, líquido e gasoso. As características principais de cada um são as seguintes:
Estado sólido: forças de coesão intensas entre as suas partículas; forma e volume bem definidos.
Estado líquido: forças de coesão menos intensas entre as suas partículas, mas ainda apreciáveis; forma variável (na presença de forças externas) e volume bem definido.
Estado gasoso: forças de coesão extremamente fracas entre as suas partículas; não apresenta forma nem volume definidos.
As mudanças entre os estados recebem nomes específicos:
a) fusão: é a passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido;
b) solidificação: é a passagem do estado líquido para o estado sólido;
c) vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado gasoso;
d) condensação ou liquefação: é a passagem do estado gasoso para o estado líquido; 
e) sublimação: é a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso ou do estado gasoso para o estado sólido.

Variáveis de Estado

Chamamos de variáveis de estado as grandezas que permitem caracterizar um dado estado de uma substância. Sabemos que a temperatura é uma variável de estado, pois estamos habituados com o fato de que o aquecimento de um sólido o levará à sua fusão e que o aquecimento de um líquido o levará à vaporização. Mas existe outra variável significativa nesse fenômeno: a pressão. Um aumento de pressão tende a aproximar as partículas que formam um sistema, assim como uma diminuição de pressão faria o inverso. A partir de agora, analisaremos qual a relação entre a pressão e a temperatura de mudança de estado das substâncias para cada caso.

 

FUSÃO E SOLIDIFICAÇÃO

Existem dois tipos de substâncias na natureza: as que se expandem durante a fusão (a maioria) e as que se contraem durante a fusão (é o caso da água – isso explica porque uma garrafa cheia de água colocada no congelador estoura! A água se contrai na fusão e se dilata na solidificação).  Analisemos os dois casos separadamente:
- Expansão na fusão: como um aumento de pressão dificulta a expansão, é necessário mais energia para o processo, o que faz com que a temperatura de fusão aumente;
- Contração na fusão: como um aumento de pressão facilita a contração, é necessário menos energia para o processo, o que faz com que a temperatura de fusão diminua. Esse é o caso da água. Sob pressão de 1,0 atm, a água congela e derrete a 0 °C. Se aumentamos a pressão sobre ela, a temperatura de fusão da água diminui, o que faz com que gelo derreta mesmo abaixo de 0 °C. Esse fato ajuda a entender por que os patins deslizam sobre o gelo. O aumento de pressão favorece a fusão do gelo, formando uma camada de água abaixo da lâmina dos patins.

 

VAPORIZAÇÃO E LIQUEFAÇÃO

Existem várias formas de um líquido se vaporizar. A evaporação acontece a qualquer temperatura, devido às partículas mais energéticas que conseguem vencer a resistência oferecida pelo ambiente. A ebulição, ao contrário, acontece com uma temperatura bem definida, constante para um dado valor de pressão nas substâncias puras. 
Na vaporização, a tendência das substâncias é sempre expandir. Logo, um aumento de pressão sempre tenderá a dificultar a expansão, fazendo com que a quantidade de energia necessária para vaporizarmos a substância aumente. Isso acarreta a elevação da temperatura de ebulição. 
Isso ajuda a entender o funcionamento da panela de pressão. Dentro desta, a pressão é maior do que 1,0 atm, fazendo com que a água entre em ebulição acima de 100ºC, o que faz com que os alimentos estejam expostos a uma temperatura mais alta do que em uma panela em contato com a atmosfera, onde a temperatura fica limitada a 100ºC, já que, uma vez atingida essa temperatura, ela mantém-se constante durante a ebulição. Também ajuda a entender por que o ventilador nos dá a sensação de frescor. Em dias quentes, parte da água de nosso corpo evapora, roubando calor do nosso corpo e mantendo nossa temperatura constante. À medida que a quantidade de vapor aumenta, a pressão cresce e isso dificulta a evaporação de mais água. Neste momento, a água passa a ser visível no estado líquido em nossa pele (suor). O ventilador desloca parte do ar cheio de vapor (saturado), fazendo com que o processo de evaporação prossiga.

Sublimação
Sublimação é a passagem de uma substância do estado sólido para o estado gasoso diretamente ou vice-versa. Para algumas substâncias, como a naftalina e o gás carbônico, ela acontece espontaneamente em condições ambientes. O gás carbônico, nessas condições, é chamado de gelo-seco, utilizado para gerar fumaça em shows e espetáculos.

 

PONTOS CRÍTICO E TRIPLO

Ponto triplo é o conjunto de pressão e temperatura nos quais encontramos uma substância em seus três estados simultaneamente. No caso da água, isso acontece a 0,01 ºC e 611,73 pascal.
Chamamos de ponto crítico o par de temperatura e pressão a partir do qual uma substância não pode ser mais liquefeita sob temperatura constante. Assim, antes da temperatura crítica, podemos liquefazer a substância apenas comprimindo-a. Nesse caso, o estado anterior é chamado de vapor. É o caso do vapor de água contido no ar. Ao comprimirmos o êmbolo de uma seringa cheia de ar e vedada, notamos que a seringa “embaça”. Isso acontece graças à formação de gotas de água.
Acima dessa temperatura, a substância é chamada de gás.

 

DIAGRAMA

Todos esses comportamentos podem ser resumidos em diagramas de pressão versus temperatura, chamados de diagramas de estado.
Substância que aumenta de volume ao se fundir


Substância que diminui de volume ao se fundir



1) A tabela a seguir traz os pontos de fusão e ebulição, em ºC, sob pressão de 1 atm, de alguns materiais. Com base nas informações da tabela, assinale a alternativa que indica quais materiais estão no estado de agregação líquido à temperatura ambiente (cerca de 25ºC):


Tabela com pontos de fusão e ebulição de várias substâncias
a) Oxigênio e Metanol          c) Metanol e mercúrio         e) Nenhuma das alternativas
b) Metanol, acetona e mercúrio    d) Amônia, acetona, mercúrio e alumínio

.2) O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80°C. Sabe-se que bolinhas de naftalina, à temperatura ambiente, têm suas massas constantemente diminuídas, terminando por desaparecer sem deixar resíduo. Essa observação pode ser explicada pelo fenômeno da:
a) fusão.        b) sublimação.        c) solidificação.          d) liquefação.              e) ebulição.

3) As fases de agregação para as substâncias abaixo, quando expostas a uma temperatura de 30 ºC , são, respectivamente:


Tabela com pontos de fusão e ebulição de alguns materiais
a) sólido, líquido, gasoso e líquido.            d) gasoso, líquido, gasoso e sólido.
b) líquido, sólido, líquido e gasoso.            e) sólido, gasoso, líquido e gasoso
c) líquido, gasoso, líquido e sólido.
.
4) O ponto de fusão do cobre é igual a 1083 ºC e o ponto de ebulição é de 2 310 ºC. Assinale a alternativa que indica corretamente o estado físico do cobre em 20ºC, 100ºC, 1000ºC e 2500ºC, respectivamente:
a) sólido, sólido, líquido, gasoso.            d) Sólido, sólido, sólido, líquido.
b) Sólido, sólido, sólido, sólido.              e) Sólido, líquido, líquido, gasoso.
c) Sólido, sólido, sólido, gasoso.

5) A matéria pode se apresentar, basicamente, em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Sabemos que a matéria pode mudar de estado, dependendo do fornecimento ou retirada de energia. Assinale a alternativa CORRETA. Quando uma substância está no estado líquido e muda para o gasoso, dizemos que ela sofreu
a) sublimação.      b) liquefação.     c) fusão.      d) vaporização.       e) condensação.


2º B Professor Fábio
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

Atividade e Conteúdos
1ª.  Atividade – Título: Escalas Termométricas
Objetivo: Diferenciar temperatura de calor e operar com transformações entre diferentes escalas de temperatura (medida do grau de agitação das moléculas), ou seja, elas são utilizadas para indicar se um determinado corpo está quente ou frio.

Explicação do Professor(a):  As escalas termométricas são usadas para indicar a temperatura, ou seja, a energia cinética associada à movimentação das moléculas.
No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas:
·         Escala Celsius (°C)
·         Escala Kelvin (K)
·         Escala Fahrenheit (°F)

Fórmulas

A fórmula utilizada para a conversão das escalas termométricas é:
Donde,
     ·         Tc: temperatura em Celsius
     ·         Tf: temperatura em Fahrenheit
     ·         Tk: temperatura Kelvin
De acordo com os pontos de fusão e ebulição de cada escala, podemos fazer a conversão entre elas:

Exemplo

Para encontrar os valores equivalentes das escalas termométricas, basta adicionar o valor conhecido na fórmula, por exemplo:
Calcule o valor de 40 °C nas escalas Kelvin e Fahrenheit:
Celsius para Fahrenheit:



40/5 = tf -32/9
8 . 9 = Tf-32
72 = Tf – 32
72 + 32 = Tf
Tf = 104 °F

Celsius para Kelvin:


Tk = 40 + 273
Tk = 313 k.

Atividade do Aluno (Tarefa):

1.      (Unesp-2003) Uma panela com água é aquecida de 25 °C para 80 °C. A variação de temperatura sofrida pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:

2.      Quando se deseja realizar experimentos a baixas temperaturas, é muito comum a utilização de nitrogênio líquido como refrigerante, pois seu ponto normal de ebulição é de - 196 ºC.
Na escala Kelvin, esta temperatura vale:
a) 77 K
b) 100 K
c) 196 K
d) 273 K
e) 469 K

3.      Três termômetros de mercúrio são colocados num mesmo líquido e, atingido o equilíbrio térmico, o graduado na escala Celsius registra 45 ºC. Os termômetros graduados nas escalas Kelvin e Fahrenheit, respectivamente, devem registrar que valores?
4.      No mapa abaixo, está representada a variação média da temperatura dos oceanos em um determinado mês do ano. Ao lado, encontra-se a escala, em graus Celsius, utilizada para a elaboração do mapa.

Determine, em graus Kelvin, o módulo da variação entre a maior e a menor temperatura da escala apresentada.

Questão 5
(FCC) Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre a pé, 1200 m em 20 min?
a) 4,8
b) 3,6
c) 2,7
d) 2,1
e) 1,2

2º C, D e E:Professor Roberto Tanabe
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

Modelo Cinético-Molecular
         A temperatura é uma grandeza física que informa o quanto um objeto está frio ou quente. Ou seja, quanto maior a temperatura, mais quente está o objeto. Ainda que pareça simples, o conceito de temperatura é bastante complicado.        Para que você comece a entender o que é a temperatura, será preciso conhecer um modelo teórico dos átomos e moléculas. Esse modelo considera que a matéria é formada por moléculas, que diferem umas das outras pelos átomos que as constituem. Cada substância é formada por moléculas diferentes, que por sua vez são constituídas por diferentes átomos que as caracterizam. Essas moléculas não ficam paradas, elas se movimentam continuamente, de forma caótica e desordenada, sempre interagindo ou colidindo quando estão muito próximas umas das outras.
       A temperatura é, então, a grandeza que reflete em média o movimento aleatório das moléculas que formam um corpo qualquer. Quanto mais “agitadas” estão as moléculas e os átomos de uma substância, maior é a sua temperatura. À temperaturas muito altas, dá-se a separação entre os átomos que as constituem, e as moléculas podem se separar, ou seja, elas se decompõem, podendo também liberar elétrons e se ionizar, sendo o estado resultante denominado “plasma.” Texto extraído do material SPFE, escrito por Guilherme Brockington especialmente para o São Paulo faz Escola.
Controle de temperatura
     Em nosso cotidiano, o controle da temperatura é algo fundamental. No chuveiro elétrico, ao controlarmos a temperatura do banho abrindo mais ou menos a torneira, regulamos a quantidade de água e, consequentemente, sua temperatura.        Também é preciso um controle da temperatura corporal. Isso é feito pelo próprio corpo, por meio da transpiração e da circulação sanguínea, quando em situações normais, ou com a ajuda de medicamentos, quando temos febre.         Equipamentos como o ferro de passar, a geladeira e os motores dos veículos também precisam de controle de temperatura. Nesses casos, o controle de temperatura utiliza uma lâmina bimetálica ou outros dispositivos termostáticos.         A partir da hora em que os carros são ligados, uma série de “explosões” acontecem para que eles possam se locomover. Como consequência, altas temperaturas são atingidas. Para que os componentes do motor não sejam derretidos ou comprometidos, o carro possui um sistema de arrefecimento responsável por “esfriar” o motor do carro. Radiador, bomba d’água, reservatório de expansão, ventoinha, mangueiras, sensor de temperatura para visualização no painel do carro válvula termostática e líquido de arrefecimento fazem parte do sistema de arrefecimento dos motores dos carros. Sem eles, não haveria controle de temperatura. Observamos, portanto, que a temperatura pode ser controlada por líquidos, dispositivos, objetos, entre outros.
Texto extraído do material elaborado especialmente para o São Paulo faz Escola

Com base nestes dois textos responda

1) Explique como você entende a relação entre a temperatura de um corpo e a agitação de suas moléculas.

2) Existe uma relação entre o funcionamento do termômetro e os modelos cinético-moleculares estudados no texto? Qual

3) Pense em situações do dia a dia em que a temperatura precisa ser controlada e faça uma lista com cinco itens.

4) Por que é importante o controle de temperatura? Dê exemplos de duas situações em que a temperatura precisa ser controlada.

OBS. Na questão assinale a alternativa correta.

5) (ENEM 2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela. 
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

2º F e G:Professor João Rodrigues “João Nequini”

01.Um fabricante de automóveis anuncia que determinado modelo atinge 80 km/h em 8 segundos (a partir do repouso). Isso supõe uma aceleração média próxima de:

a) 0,1 m/s2         b) 3 m/s2        c) 10 m/s2           d) 23 m/s2               e) 64 m/s2

02.Um objeto movendo-se em linha reta tem, no instante 4,0 s, a velocidade de 6,0 m/s e, no instante 7,0 s, a velocidade de 12,0 m/s. Sua aceleração média, nesse intervalo de tempo é, em m/s2: 

a) 1,6                     b) 2,0             c) 3,0                d) 4,2                       e) 6,0

03.A aceleração de um móvel informa a maneira como a velocidade varia. Dizer que a aceleração de um móvel é de 2 m/s2 significa que:

a) o móvel percorre 2 m em cada segundo
b) em cada segundo o móvel percorre uma distância que é o dobro da percorrida no segundo anterior.
c) a velocidade do móvel varia de 2 m/s em cada segundo
d) a velocidade do móvel varia de 2 m em cada segundo
e) a velocidade do móvel varia de 2 m/s em cada segundo ao quadrado

04.A velocidade escalar de um automóvel aumenta de 36 km/h para 108 km/h em 10s. A aceleração escalar média é:

05.Um veículo aumenta sua velocidade escalar de 10 m/s para 20 m/s num intervalo de tempo de 5 segundos. Qual foi sua aceleração escalar no citado intervalo de tempo?



Química.
2º A, B, F e G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

01.20 g de um sal encontram-se dissolvidos em 500 cm3 de solução. Calcular a concentração desta solução, em g/L.

02.Uma solução de hidróxido de potássio possui concentração 55 g/L. Que massa de soluto está contida em 400 cm3 dessa solução ?

03.Que massa de glicose encontra-se dissolvida em 70 g de uma solução de título 0,4?

04.Determinar o volume de solução de concentração 80 g/L de ácido nítrico que contém 2g de soluto.

05.Que massa de nitrato de potássio encontra-se dissolvida em 70 mL de uma solução de concentração 45 g/L?

2º C, D e E:Professor Clayton Santana

Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
Essa relação pode ser expressa pela fórmula:

No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL.
A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias. Por exemplo, a densidade da água nas condições ambientes é igual a 1,00 g/cm3, o que quer dizer que em 1 cmou em 1 mL, há 1,0 g de água.
Já a densidade de uma mistura varia de acordo com as quantidades das substâncias envolvidas.
Um exemplo é se prepararmos meio litro de uma solução, misturando 50 gramas de um sal em 500 g de água. A densidade dessa solução será dada por:


d = 550 g → (massa do sal + massa da água)
      500 mL
d = 1,1 g/mL


1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm3 , quanto vale sua densidade ?
a) 10 g/cm3              b) 4 g/cm3                c) 5 g/cm3               d) 15 g/cm3            e) 20 g/cm3

2) Calcule o valor da massa de um objeto constituído de ouro maciço cuja densidade é igual a 20 g/cm3 e volume igual a 25 cm3.
a) 5 g               b) 45 g               c) 85 g                d) 300 g                 e) 500 g

3) Veja a figura abaixo. Suponhamos que o cilindro da figura abaixo possua uma parte interna oca em forma de um paralelepípedo. Supondo que o volume do cilindro seja igual a 100 cm3 e que o volume da parte interna oca seja igual a 64 cm3, determine a densidade e a massa específica do cilindro. Adote a massa do cilindro igual a 540 g.
a) 10,2 g/cm3 e 13 g/cm3                        b) 15 g/cm3 e 14 g/cm3                      c) 5,4 g/cm3 e 15 g/cm3
d) 6 g/cm3 e 16 g/cm3                             e) 2 g/cm3 e 17 g/cm3

4) Qual a densidade em g/cm3 de uma solução de volume igual a 5 L e massa de 4000 g:
a) 0,08                 b) 0,8                 c) 8                d) 80              e) 800

5) Em condições ambientes, a densidade do mercúrio é de aproximadamente 13 g/cm3. A massa desse metal, da qual um garimpeiro de Poconé (MT) necessita para encher completamente um frasco de meio litro de capacidade, é de:
a) 2.600 g               b) 3.200 g                c) 4.800 g                  d) 6.500 g                  e) 7.400 g


Inglês.
2º A, B, C, D e E: Teacher Edson Ricardo.
(Se você não é dessa sala, faça a próxima atividade)

Hello!

Um dos assuntos do Primeiro Bimestre é relacionado a sinopse e resenha.
-Pesquise a diferença entre esses dois gêneros textuais;
-Faça uma sinopse e uma resenha sobre filme ou série de sua preferência.

See you!

2º F e G: Teacher Kelly Marques
"Can" :
O significado desse verbo corresponde a “PODER” ou “SABER”, em português. Portanto para indicar capacidade, possibilidade, habilidade e permissão. Observe abaixo como usar esse verbo nas formas afirmativa, negativa e interrogativa:

I can ( eu posso )
You can ( Tu podes )
He can ( ele pode )
she can ( ela pode )



 
It can( ele/ela pode- objetos e animais
We can ( nós podemos )
You can ( vocês podem )
They can( eles ou elas podem )


I can not ou can´t ( eu não posso )
You can notou can´t( tu não podes )
He can not  ou can´t ( ele não pode )
She can not  ou can´t ( Ela não pode )
It can not  ou can´t ( Ele/ela não pode – objetos animais)
We can not  ou can´t ( nós não podemos )
You can not ou can´t ( vocês não podem )
They can not  ou can´t ( eles ou elas não podem )

 





 
 


Can I ? ( Eu posso ? )
Can you ?
( Tu podes ? )

Can he ? ( ele pode ? )
Can she ?  ( ela pode ? )
Can it? ( Ele ou ela pode? para animais e objetos)
Can we ? ( Nós podemos ? )
Can you ? ( vocês podem ? )
Can they ? ( eles ou elas podem ? )
Para aprimorar os conhecimentos sobre o tema acesse o site a seguir:- http://pt.bab.la/verbo/ingles/can

Analise o uso do verbo “Can” na música : Treat You Better - Shawn Mendes:

I won't lie to you
I know he's just not right for you
And you can tell me if I'm off
But I see it on your ________
When you ________ that he's the one that you want
And you're spending all your ________
In this wrong ___________
And anytime ________ want it to stop

I know I can treat you better
Than he can
And any girl ________ you deserves a gentleman
Tell me ________ are we wasting time
On all your wasted crying
When you should ________ with me instead
I know I can treat you better
Better than he can

I'll stop time for you
The second you say you'd like me too
I just wanna give you the loving that you're missing
Baby, just to wake up with you
Would be everything I need
And this could be so different
Tell me what you want to do

Cause I know I can treat you better
Than he can
And any girl like you deserves a gentleman
Tell me why are we wasting time

On all your wasted crying
When you should be with me instead
I know I can treat you better
Better than he can
Better than he can

Give me a sign
Take my hand, we'll be fine
Promise I won't let you down
Just know that you don't
Have to do this alone
Promise I'll never let you down

Cause I know I can treat you better
Than he can
And any girl like you deserves a gentleman
Tell me why are we wasting time
On all your wasted crying
When you should be with me instead

I know I can treat you better
Better than he can, oh
Better than he can
Better than he can

Atividades:
Após analisar o uso do verbo “can” na música responda:
1.Qual forma verbal é utilizada na construção da canção? Affirmative form, Interrogative form ou negative form? Justifique sua resposta com elementos extraídos da música.


2.Uma possível tradução para os versos: “You can tell me…” ; “I can treat you better” ; “Better than he can…” seria, respectivamente:

a.”Você pode me dizer” ; “Posso te tratar melhor”; “Melhor do que ele pode”.
b.”Você pode me dizer”; “Você pode me tratar melhor “, Melhor do que ela pode”.

3.Ouça a canção e selecione a palavra  que completa cada verso abaixo, após complete as lacunas na música.
a. “But I see it on your ………….”
( )PLACE(   ) FACE
b. “When you……….. that he's the one that you want…”   (   )  SAY          (   ) MAY
c.”And you're spending all your …………..”   (   )NINE                   (   ) TIME
d.”In this wrong ……………………………” (   ) EXPLORATION    (   ) SITUATION
e.”And anytime …………… want it to stop…” (   ) YOU                  (   )DO
f.”And any girl …………….. you deserves a gentleman…” (   ) LIKE          (   ) DISLIKE
g.”Tell me …………….. are we wasting time…”  (   ) WHY             (   ) SKY
h.”When you should …………. with me instead…” (   ) SHE          (   ) BE

4 Qual é o tema da canção?


5.Responda a pergunta indireta:” Tell me what you want to do…”



Artes.
2º A, B, C, D e E: Professor Ermeno.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima)

Criar um desenho lembrando que pode pintar como quiser mas deve ter sua sombra aparecendo.


2º F e G: Professora Maria Lúcia.

Letra da música:

Não me convidaram pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer
Não me ofereceram nenhum cigarro
Fiquei na porta estacionando os carros
Não me elegeram chefe de nada
O meu cartão de crédito é uma navalha
Brasil, mostra a tua cara
Quero ver quem paga pra gente ficar assim
Brasil, qual é teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Não me convidaram pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
Apagar sem ver toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer
Não me elegeram a garota do fantástico
Não me subornaram, será que é meu fim
Ver tv a cores na taba de um índio
Programada pra só dizer sim
Brasil mostra tua cara
Quero ver quem paga pra agente ficar assim
Brasil qual e teu negocio
O nome do teu socio confie em mim.
Grande pátria desimportante
Em nenhum instante eu vou te trair
Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga
Pra gente ficar assim.
Brasil, qual é teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Brasil mostra a tua cara quero ver quem paga
Pra gente ficar assim.
Brasil, qual é teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
O meu Brasil!.


Questionamentos;

1-    Que imagem você daria para essa letra de música?
2-    Qual mensagem ou crítica que cantor atribui com essa canção?
3-    Qual título dessa música?
4-    Escreva a estrofe que mais gostou?
5-    A quem cazuza se refere nesta música?



Sociologia.
2º A, B,C, D, E, F e G: Professor Tiago Ribeiro
Entre em contato com o professor: 985367187


Tecnologia e Relações interpessoais

1) Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet e quais benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral? 
2) Há vantagens nessas  relações interpessoais ocorridas pela internet?Comente.
3) Responda com suas palavras, o que são redes sociais e o objetivo de sua  criação?
4) Analise a música “Pela Internet” do cantor Gilberto Gil e explique com suas palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça um paralelo com o nosso cotidiano.

Pela Internet

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um vídeo pôquer para se jogar
https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/68924/
5) Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos mencionados quanto ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos predominam. Você concorda com essa confirmação? Por quê?

Filosofia.
2º A, B, C, D e E: Professor Paulo Santana.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Orientação: leia o texto a seguir (continuação do anterior) e responda em seu caderno às questões 1 e 2.

Distinção entre moral e ética (continuação)
Nesse sentido, a ética é uma disciplina teórica que trata da prática humana – isto é, do comportamento moral. No entanto, as reflexões éticas não se restringem à busca do conhecimento teórico sobre as ações e os valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam questões de caráter sociológico, antropológico, religioso etc.
Como filosofia prática, isto é, disciplina teórica com preocupações práticas, a ética orienta-se também pelo desejo de unir o saber ao fazer, ou seja, busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E, para isso, é indispensável boa parcela de conhecimento teórico.
Veremos a seguir algumas concepções fundamentais no campo da ética, bem como as discussões que despertam.
Moral e direito
Eis uma pergunta que talvez você esteja se fazendo: “Normas morais e normas jurídicas são a mesma coisa? Há diferença entre elas?
Sabemos que as normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade e que ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas. Por exemplo:
·         apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos;
·         buscam propor, por meio de normas, uma convivência melhor entre os indivíduos;
·         orientam-se pelos valores culturais próprios de determinada sociedade;
·         têm um caráter histórico, isto é, mudam de acordo com as transformações histórico-sociais.
No entanto, a despeito dessas semelhanças, há diferenças fundamentais entre a moral e o direito:
·         as normas morais são seguidas a partir das convicções de cada pessoa e do grupo social ao qual ela pertence, enquanto as normas jurídicas devem ser cumpridas sob pena de punição do Estado em caso de desobediência;
·         a punição, no campo do direito, está prevista na legislação, ao passo que, no campo moral, a eventual sanção pode variar bastante, pois depende fundamentalmente da consciência moral do sujeito que infringe a norma e dos códigos morais vigentes na sociedade em que ele vive;
·         a esfera da moral é mais ampla, abrangendo diversos aspectos da vida humana, enquanto a esfera do direito restringe-se a questões específicas nascidas da interferência de condutas sociais. O direito costuma ser regido pelo princípio de que tudo é permitido, exceto aquilo que a lei expressamente proíbe;
·         a moral não se traduz em um código formal, enquanto o direito sim; o direito mantém uma relação estreita com o Estado, enquanto a moral não apresenta necessariamente essa vinculação.
Estátua com a representação tradicional da justiça, personificada como uma deusa desde a Antiguidade. Justo é aquilo que está em conformidade com o que é correto ou direito. Portanto, o sentido de justiça está baseado em valores estabelecidos, como os de poder e paz, cooperação e solidariedade. As normas jurídicas deveriam tender à realização dos ideais de justiça, embora nem sempre isso ocorra.
Conexões                                                        
1. Observe os detalhes dessa estátua. Destaque os elementos simbólicos que, na sua interpretação, configuram a ideia de justiça. Justifique cada um deles*.

De todas essas diferenças entre moral e direito, talvez uma mereça maior destaque: a coercibilidade da norma jurídica, que conta com a força e a repressão potencial do Estado [através da ação da justiça e da polícia] para ser obedecida pelas pessoas.  A norma moral, por sua vez, não é sustentada pela coerção do Estado, o que quer dizer que necessita, de certo modo, da aceitação de cada indivíduo ou grupo social para ser cumprida. Por isso, como depende da escolha de cada um, a norma moral costuma ser vinculada, por alguns filósofos, à ideia de liberdade.

Orientação:                                               
Questão 1 a ser realizada deve apresentar pelo menos 3 elementos referentes à imagem.
Questão 2 – Com base no texto explique quais semelhanças e diferenças existem entre moral e direito.

2º F e G: Professora Odeniura Pontes

TEMA: AUTONOMIA E LIBERDADE

Para refletir... (não há necessidade de responder no caderno).
O que é liberdade?
Uma vida baseada em códigos normativos tem espaço para a liberdade?
Existe a liberdade?
O que é autonomia?
A existência de limites significa ausência de liberdade?
O que é solidariedade?

“Liberdade! Liberdade /Abre as asas sobre nós / Das lutas na tempestade /Dá que ouçamos tua voz”. 
MEDEIROS E ALBUQUERQUE, J. J. C. C. (autor da letra); MIGUEZ, L.   (compositor). Hino da Proclamação da República,1890.
Esse é um trecho do Hino da Proclamação da República.  A palavra “república” vem do latim “res publica” e significa “coisa pública”. Ou seja, trata-se do hino que canta o Brasil como um país cujo poder político se orienta para o bem comum, do que é coletivo.  Dessa forma, é importante conhecer os chamados valores e princípios republicanos (republicanismo). Você sabe quais são eles?
- A negação de qualquer tipo de dominação ou superioridade hierárquica permanente entre os cidadãos
 -  A defesa e difusão das virtudes cívicas
- O estabelecimento do estado de direito 
- A construção de uma democracia participativa 
- A separação entre o patrimônio público e o do governante 
-  Incentivo ao autogoverno dos cidadãos 
- A responsabilidade do governante por seus atos
- A implementação de políticas que diminuam as desigualdades sociais
Fonte: FILHO, Luciano Filho/ alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas. Coord. Prof. Nuno Coelho, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. “Em dia com o direito” (áudio) Boletim Jornal da USP. Disponível em:< https://jornal.usp.br/atualidades/como-os-valoresrepublicanosatuam-na-sociedade/> Acesso em 01/11/2019
Agora responda:
Questão 1 - Indique em folha avulsa quais dos princípios republicanos elencados acima, na sua opinião, revelam um conteúdo que melhor preenche o conceito de liberdade. Justifique a sua resposta.
Liberdade e solidariedade significam que devemos ser capazes de fazer escolhas que beneficiem o maior número de pessoas. Uma vida autônoma também deve se pautar na ética. A partir da leitura refletida do texto constitucional e do trecho acima responda:
Questão 2 - Como compatibilizar as demandas da vida pessoal e a realidade social? Por que devemos planejar as nossas ações em sociedade?

*Copiar e responder as questões no caderno (à caneta).


Educação Física.
2º A, B,C: Professor Pedro
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

1.    Analise as afirmativas abaixo e marque a opção que melhor preenche os espaços em branco: I) ________ ocorre quando o musculo se encurta e observa -se movimento articular à medida que a tensão aumenta. II) _________ ocorre quando a resistência externa (sobrecarga) ultrapassa a força muscular e o musculo se alonga à medida que a tensão aumenta. III)_________ ocorre quando um musculo gera força e tenta encurtar-se, mas não consegue superar a resistência externa.

a)    Contração concêntrica; excêntrica; isométrica
b)   Contração concêntrica; isométrica; excêntrica
c)    Contração isométrica, excêntrica; concêntrica
d)   Contração isométrica; concêntrica; excêntrica
e)    Contração excêntrica; isométrica; concêntrica

2.     Ao matricular- se nas aulas de alongamento de um projeto social da prefeitura de sua cidade, Ana, 45 anos, foi submetida a um processo de avaliação inicial. Este procedimento busca investigar:

a)    a presença de obesidade e verificar os objetivos da aluna no que se refere aos padrões estéticos o valor do VO2 max., limiar anaeróbio e frequência cardíaca máxima, além de realizar a montagem dos treinos
b)   a presença de fatores de risco para doenças hipocinéticas e identificar o estado atual da condição física da aluna
c)    a presença de fatores de risco para doenças hipocinéticas e realizar a montagem dos treinos
d)   a presença de risco cardiovascular e realizar a montagem dos treinos

3.     Assinale F para as alternativas falsas e V para as verdadeiras.

Hipertensão arterial, obesidade e diabetes são doenças que possuem relação com hipocinesia
O método alternado por segmento é o mais indica do para ser aplicado em uma aula de ginástica formada por alunos iniciantes
O método bombeado por segmento recebe este nome por ser um método que visa o treinamento da força explosiva
A temperatura ambiente é considerada como um fator endógeno que interfere no aquecimento
Saneamento básico e acesso a opções de lazer e cultura são considerados parâmetros individuais relacionados a qualidade de vida.

  1. Os passos básicos da ginástica aeróbica derivam de habilidades motoras. Quais habilidades motoras são estas:

a)    Andar, Correr e Saltar.
b)   Andar, Correr e Girar.
c)    Todas as anteriores
d)   Andar, Equilibrar e Rolar.
e)    Correr, Saltar e Gingar.

  1. A ginástica localizada na escola, desenvolve que tipo de qualidades físicas com mais ênfase?

a)    Força e coordenação;
b)   Flexibilidade, força e resistência muscular;
c)    Flexibilidade e equilíbrio;
d)   Agilidade e coordenação;
e)    Coordenação e equilíbrio.

2º D: Professora Sueli
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

1-OBS: Todas as questões estão relacionadas com o caderno do aluno PG 110
2-OBS: Copie e responda em seu caderno.

1-    Quais capacidades Físicas são essenciais na corrida de velocidade (100/200m).

2-    Responda F (falso) ou V (verdadeiro).

( ) em uma caminhada longa usamos a capacidade física de resistência.
( ) No contorcionismo precisamos de flexibilidade.
( ) Umas das capacidade físicas usada no futebol é o equilíbrio estático.
( ) A agilidade faz parte da capacidade física: condicional
( ) No circo o equilibrista precisa de coordenação e equilíbrio

3-    Qual atividade física você prática? E qual capacidade física você mais usa nessa atividade? Se não pratica responda por quê?

2º E Professor Cleber

Olá bom dia, espero que estejam bem. Boa semana a todos.
Retomando nossas aulas com intuito de práticas responsáveis e segura nesta pandemia, vou indicar mais algumas atividades da nossa disciplina para fazer em casa.
Lembrando da importância da prática segura e com prazer, mantendo o corpo e a mente no mesmo eixo, espero que pratiquem e deem uma resposta sobre as mesmas falando das dificuldades e facilidades na execução.
VÍDEO no YOUTUBE – ÓTIMOS EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA –COUTINHO FITNESS aproximadamente 10 minutos.
Façam 03 exercícios por dia, realizando por 1 minuto e descansando 1minuto, realizar de 2 a 3 repetições de acordo com seu condicionamento.     

MUITO OBRIGADO E FIQUEM BEM.


Projeto de Vida.
2º A, B,C: Professor Paulo Santana
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

Acesse ao blog do professor, leia o texto sobre a pandemia e deixe seu comentário no blog dele.
Olá, este blog é do professor Paulo de Filosofia. Se você aluno (a) precisa ou quer perguntar alguma coisa, referente ao conteúdo de filosofia postado no blog da escola fique à vontade. Assim que eu puder responderei aqui mesmo. Bons estudos.


2º D: Professora Vagne
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
v  Em nossas próximas aulas utilizaremos como base a letra da música "Um pedido", do artista HUNGRIA, partindo dela vamos falar de lembranças, amizades e sonhos, nesta respectiva ordem.
Veja o vídeo clipe e ouça a música.


Um Pedido
(Hungria Hip Hop)

Já pensou se eu tivesse parado Desistido no meio do caminho Quando a chuva escorria na telha
E a mesa mais farta era a do vizinho? Quantas vezes me senti sozinho Incapaz de olhar pro espelho
Mas capaz de exercer minha fé

E expressar minha dor chorando de joelho
Lembro do sonho das Audi, da fumacera no breu Da playboyzada e dos Opala, queima de pneu
Vi quatro amigo meu ir pro crime de otário Vi cinco preto na favela virar empresário
Tanto faz se minha mãe já chorou Se o sorriso dela tá tão lindo
É que hoje eu posso te dar

Um abraço mais puro, um carro, um vestido E se fosse por quem já falou
Que o moleque não ia durar Que trocou o revólver no amor
E quis cantar rap, não quis estudar

Agora é champ e nave rebaixada
O jet no engate da danada Daqui pra Riviera é quase nada
Descendo a Baixada, sente a acelerada

Um dia eu vi uma estrela cadente e fiz um pedido Creio, fui atendido
Era só um menino brincando com os amigo

Fiz essa aqui pra relembrar daqueles que estavam comigo Dividindo o sorriso
Tudo que eu acredito, não demora, eu conquisto

Na sacada, as modelo tomando Sol Copo de 43 junto com Aperol
As corrente brilhando tipo farol Tipo jogador caro de futebol Quanto vale o poder do migué No ouvido de uma mulher?
Eu falei bem no cantinho dela Fala baixinho, que nóis é favela

Agora é champ e nave rebaixada O jet no engate da danada Daqui pra Riviera é quase nada
Descendo a Baixada, sente a acelerada

Um dia eu vi uma estrela cadente e fiz um pedido Creio, fui atendido
Era só um menino brincando com os amigo
Fiz essa aqui pra relembrar daqueles que estavam comigo Dividindo o sorriso.
Tudo que eu acredito, não demora, eu conquisto.

Vamos falar de lembranças?!
Observe o trecho da música:
..."Já pensou se eu tivesse parado
Desistido no meio do caminho
Quando a chuva escorria na telha
E a mesa mais farta era a do vizinho?
Quantas vezes me senti sozinho Incapaz de olhar pro espelho
Mas capaz de exercer minha fé
E expressar minha dor chorando de joelho"...

O cantor descreve algumas lembranças da sua infância, onde a realidade vivida era aparentemente difícil, mas o fez aprender muito conteúdo para a vida, ou seja, também o fez pensar em seu projeto de vida.
Faça uma viagem até sua infância, relembre suas brincadeiras, suas amizades, seu medos, pense em tudo que mais te marcou nesse período e responda:

v  Onde você morava? Como era sua casa? Descreva com o máximo de detalhes que conseguir.
v  Quem eram seus amigos? Quais eram as brincadeiras e onde elas mais aconteciam?
v  Quais eram seus medos nessa época?
v  Qual era a atividade preferida?
v  Qual a comida preferida daquele tempo? Continua sendo a mesma?
v  Qual sua maior saudade dessa época?
v  Quantos anos você tinha?
v  Se arrepende de alguma coisa que tenha acontecido?
v  Ainda tem contato com seus amigos de infância? Quais? Qual tipo de contato?
v  Qual mensagem seu "EU" de agora mandaria para o seu "EU" criança?


Bom trabalho, bom estudo, boas lembranças!! Estou a disposição no que precisar!

2º E Professor Tiago Ribeiro
1)      O que é transformação na qualidade de profissão.
2)    O que é sucesso você?
3)    O que é sonho para você?
4)    Que é desejo para você?
5)    Na apostila na 143 a 145 sobre projetos de vida, é responder!

Tecnologia.
2º A: Professora Maria Lúcia
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

TEXTO PARA LEITURA INTERPRETATIVA.

Desde a primeira infância, os estudantes da Geração Z estão navegando em ambientes virtuais. Eles comunicam-se com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que seus pais e diante dessas questões. Professores,  Incentivar e orientar a interação nesses espaços tem muito a acrescentar à prática do conhecimento. Procure identificar as tarefas que podem ser transpostas, facilitadas ou repensadas para o meio digital.
As ferramentas para isso são abundantes: é possível criar grupos e comunidades nas redes sociais; fóruns de discussão com temáticas específicas relacionadas ao conteúdo que está sendo estudado; ou mesmo utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, caso a sua escola ou sistema de ensino disponha de um, e quais você utiliza para seus estudos.

Atividade após a leitura descrevam quais ferramentas você usam para ;

a-Pesquisar?
b-navegar?
c-interagir,?
d-  produzir?
e- conhecer?

2º B, C, D e E: Professor Roberto Santos

Fazer uma breve análise sobre:
O que a tecnologia facilita e atrapalha no cotidiano em tempos de quarentena?




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