Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras.
Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
Professora Keila Bonina
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.
Fazer em forma de trabalho em folha de almaço ou equivalente.
|
PESQUISAR:
- Pré-Modernismo
- Semana de Arte moderna
- Modernismo: 1º fase, 2º fase e 3º fase
Escrever numa folha de almaço, responder as questões abaixo
sobre o tópicos acima e fazer a capa de acordo com o modelo.
O que foi?
Quando aconteceu?
Principais autores e obras?
Influências para a cultura brasileira e mundial.
Matemática.
Professor Roberto Santos
Copie e responda em seu caderno.
Atividade
I: Faça a leitura das informações abaixo
O
que é COVID-19
A COVID-19 é uma
doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que
apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros
respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a
maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e
cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem
dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de
suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que é o
coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O
novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos
registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1
Quais
são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de
um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor
de garganta
- Dificuldade
para respirar
Como é
transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por
contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se
proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19
são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos
punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com
lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não
lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2
metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote
um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no
rosto.
- Higienize com frequência o celular e os
brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como
talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite
circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows,
cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com
outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa
até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou
artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
Acesse
o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço
do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade
Registre a atividade com
perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para
posterior correção e registro.
1) De
acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04,
quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2) De
acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam
sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um
quadro mais grave da doença.
a) Adotando
esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são
assintomáticas?
b) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?
3) Observando
a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas
possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e
nordeste?
4) Observando
os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número
de pessoas contagiadas pela doença?
5) Observando
o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:
a) Qual a
região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b) Qual a
região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c) Qual a
diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d) Somando
todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%?
Justifique.
6) Observando
o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a
1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)
a) Qual
dia registrou o maior número de novos casos?
b) Quantos
casos foram registrados nesse dia?
7) Observando
o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:
a) Em
qual semana houve o maior índice de casos?
b) Qual o
valor aproximado de casos?
c) Qual o
valor aproximado de óbitos?
8) Observando
a tabela (no link acima)
o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no
Brasil?
9) Observando
todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você
achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre
as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e
sua família têm adotado?
Biologia.
Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu caderno.
Alunos essa atividade é complementar ao assunto que estavamos
vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi pedida
anteriormente sobre a “A
evolução das divisões do Reino Plantae”.
Organizem
as suas atividades, quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.
ATIVIDADE
DE BIOLOGIA PARA OS TERCEIROS ANOS
EXERCICIOS SOBRE AS PLANTAS
1) Sabemos que os vegetais podem ser
classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e
presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre
as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui
vasos condutores de seiva.
a) Briófitas.
b) Pteridófitas.
c) Gimnospermas.
d) Angiospermas.
2) Um grupo de estudantes realizou uma
aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os
grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que
se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a
certeza de que se tratava desse grupo de planta?
a) Presença de sementes.
b) Presença de vasos condutores, o que
garante que essas plantas sejam maiores.
c) Presença de folhas e outros órgãos com
tecidos verdadeiros.
d) Presença de frutos envolvendo a
semente.
3) Observe atentamente o nome das plantas
abaixo e marque a alternativa que indica corretamente um representante das
pteridófitas.
a) Musgos.
b) Pinheiros.
c) Mangueiras.
d) Avenca.
4) Atualmente, encontram-se catalogadas
mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de estruturas relativamente
simples, como os musgos, e outras de organizações corporais complexas, como as
árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos
vegetais é:
a) Gimnospermas: plantas avasculares, com
raízes, caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro
desses frutos. Ex.: arroz.
b) Briófitas: plantas de pequeno porte,
vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.: algas cianofíceas.
c) Angiospermas: plantas cujas sementes
não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.
d) Pteridófitas: plantas vasculares, sem
flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as
briófitas. Ex.: samambaias.
5)
Da mesma forma que os animais, as plantas mostram uma sequência evolutiva que,
a partir da vida aquática, conquistaram definitivamente o meio terrestre. Use
as palavras do quadro a seguir para completar o texto que descreve as
características das plantas terrestres mais simples:
aquático
– absorver – fixar – úmidos – filoides – vasos condutores - terrestre –
rizoides - briófitas
|
Os
musgos são pequenos vegetais que podem ser encontrados em ambientes
_______________, frequentemente à sombra. Tais vegetais pertencem ao grupo das
______________, que apresenta característica de transição entre o ambiente
_____________ e ______________. No corpo dos musgos podemos distinguir três
partes: os ____________, os cauloides e os ______________. Os rizoides têm a
função de ____________ a planta no solo e _______________ água. Cauloides e
filoides são órgãos semelhantes a caules e folhas, mas que não apresentam
___________________.
6)
Para
diferenciar gimnosperma de angiosperma, posso basear-me na:
a) Ausência de
frutos nas angiospermas;
b) Ausência de sementes
nas angiospermas;
c) Ausência de flores
nas angiospermas;
d) Ausência de frutos
nas gimnospermas.
7) O
bolor, o musgo, a samambaia e o pinheiro-do-paraná são respectivamente:
a) Briófita, fungo,
pteridófito e gimnosperma;
b) Fungo, briófita,
pteridófito e angiosperma;
c) Fungo, briófita,
pteridófito e gimnosperma
d) Bactéria,
pteridófito, gimnosperma e briófita.
8) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas
características são:
a) Presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas,
ou femininas.
b) Presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem
formação de flores.
c) Produção de sementes sem proteção de um fruto.
d) Reprodução dependente da água para a fertilização e flores
exclusivamente monoicas.
9) Faça a associação correta
entre a coluna que apresenta os diferentes grupos de plantas e a coluna com algumas
de suas características morfofuncionais é:
I.
briófitas
|
1.
primeiras plantas vasculares
|
II.
angiospermas
|
2.
primeiras plantas que formam sementes
|
III.
pteridófitas
|
3.
não apresentam vasos para condução da seiva
|
IV.
gimnospermas
|
4.
plantas que apresentam flores e frutos
|
a) I – 3, II – 4, III – 2 e IV – 1.
b) I – 3, II – 1, III – 4 e IV – 2.
c) I – 2, II – 3, III – 1 e IV – 4.
d) I – 3, II – 4, III – 1 e IV – 2.
10) Considere os seguintes organismos:
I. algas
II. Briófitas
III. Pteridófitas
IV. Angiospermas
Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para
encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV
História.
Professor Gilson Rafael
Leia o texto e depois copie e
responda as questões em seu caderno.
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
1- No seu
nascedouro, a palavra descolonização já vem carregada de ideologia, parecendo
definir um destino histórico dos povos colonizados: depois de ter colonizado, o
europeu descoloniza, estando, pois, implícita a vontade do país colonizador de
abrir mão de pretensos direitos adquiridos em determinado momento. A
generalização do termo implica, de certa forma, uma interpretação eurocêntrica
da História, ou seja, a noção de que só a Europa possui uma História ou é capaz
de elaborá-la. Os outros não têm História: nem passado a ser contado nem futuro
a ser elaborado.
No trecho
apresentado, a historiadora Maria Yedda Linhares crítica a utilização do termo
“descolonização”, frequentemente utilizado para fazer referência aos processos
de independências das nações africanas ao longo do século XX, porque ele
sugeriria uma interpretação que:
(A) Ignora a
importância das consequências futuras do colonialismo.
(B) Sugere que
os processos de independência ocorreram de modo homogêneo no continente.
(C) Ignora a
participação dos próprios africanos nesses processos.
(D) Despreza o
papel das narrativas tradicionais africanas na construção do discurso
historiográfico.
2- No final do
século XIX, deu-se a passagem do capitalismo da livre concorrência para o
capitalismo dos monopólios. Neste período, situa-se a fase em que, para as
grandes potências industriais, a exportação de capitais tornou-se mais
importante do que a exportação de mercadorias. O enunciado acima refere-se:
(A) O
surgimento dos bancos.
(B) A eclosão
da Guerra Fria.
(C) O
pioneirismo industrial britânico.
(D) Origem do
imperialismo.
3- Como forma
de justificar a dominação dos continentes africano e asiático, as potências
europeias valeram-se de teses científicas da época que pregavam a superioridade
da civilização europeia com relação as demais. Essas teses foram difundidas
pela doutrina do (a):
(A)
Liberalismo. (B) Darwinismo
Social. (C) Sociobiologia. (D) Mercantilismo
4- As
afirmações a seguir são referentes ao Imperialismo. Assinale a alternativa
correta.
I. A necessidade de novos mercados consumidores
para seus produtos levou as potências industrializadas à expansão imperialista
durante o século XIX.
II. A expansão
imperialista do século XIX, ocorreu basicamente, em virtude do esgotamento das
minas de metais preciosos na Europa.
III. As
potências industrializadas necessitavam de novas áreas nas quais pudessem
aplicar o capital excedentes gerado pela expansão capitalista durante o século
XIX.
Estão corretas:
(A) Apenas II
e III. (B) Apenas I e III. (C) Apenas I e II (D) Todas as Afirmações.
5- Podemos
dizer que o neocolonialismo, no continente africano produziu efeitos como:
(A) A divisão
territorial africana de acordo com cada tribo e etnia existente.
(B) As Guerras
dos Bôeres.
(C) A
exportação do modo de vida africano para a Europa.
(D) O confronto
entre os reinos de Songhai e Mali.
6- Na evolução
histórica contemporânea, a expansão imperialista do século XIX trouxe como
consequência:
(A) O recuo
dos ideias liberais e o surgimento dos regimes comunistas.
(B) A
descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
(C) A partilha
da África e a dominação europeia sobre vastas áreas da Ásia.
(D) O domínio
econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia
Geografia.
Professor Lilian Alves
Copie as questões e responda em seu caderno.
Tema: Países
acometidos pelo COVID -19
Nossa atividade será a coleta de dados e informações
através das notícias de TV e pesquisas na internet ou livros.
Deve se feita no caderno e será entregue no retorno as
aulas.
Pesquisa: Anotar no caderno 5 países acometidos pelo COVID-19.
Referente a cada país, anotar os seguintes dados:
Localização: continente
Situação
econômica: desenvolvido,
subdesenvolvido ou emergente e PIB
IDH : ex. Brasil – o,699
Responda:
1) Quais
os impactos da pandemia em cada um destes países?
2) Como estes países estão lidando com a pandemia?
3) Qual a diferença social e econômica você percebeu entre os países que
você pesquisou?
Física.
Atividade Ministrada Pela Coordenação.
Copie as questões e responda em seu caderno.
Pesquisar
e responder.
1. Por que tomamos choque ao colocarmos os dedos em uma
tomada?
2. O passarinho toma choque ao pousar em apenas um fio do
poste? Por quê?
3. Quando chega o frio, mudamos a chave do chuveiro para
“inverno”. O que acontece no mecanismo do chuveiro com essa mudança?
4. Qual a finalidade dos disjuntores em nossas residências?
5. Você sabe por que algumas vezes, quando ligamos um
monitor ou televisão, os pêlos do braço são atraídos?
6. Em dias chuvosos, não é recomendável abrigar-se debaixo
de árvores. Você sabe o motivo?
7. Qual a importância de um dispositivo chamado
“pára-raios”? Você sabe como ele funciona?
8. Comente sobre Eletricidade?
10. Mencione brevemente o que você entende por:
Carga elétrica;
Força elétrica;
Campo elétrico;
Voltagem (ou ddp);
Resistência elétrica.
Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
01. A respeito da
cadeia carbônica:
I. Trata-se de uma cadeia ramificada
II. Trata-se de uma cadeia homogênea
III. Trata-se de uma cadeia alicíclica
IV. Trata-se de uma cadeia insaturada
São corretas:
a) apenas I, II e III b) apenas II e IV c) apenas I e IV d) apenas II e) apenas IV
02. Os
hidrocarbonetos são compostos que possuem apenas carbono e hidrogênio. Complete
com os respectivos hidrogênios a estrutura do hidrocarboneto cujo esqueleto
carbônico está abaixo:
03. Determine as
fórmulas moleculares dos compostos:
04. A
classificação, quanto à cadeia carbônica, da substância abaixo é:
a) normal, insaturada, homogênea, alifática b) ramificada,
saturada, heterogênea, alifática
c) normal, saturada, homogênea, alicíclica d) normal,
saturada, heterogênea, alifática
e) ramificada, insaturada, heterogênea, alicíclica
05. Classifique as
cadeias carbônicas:
Inglês.
Teacher Marta
Copie as questões e responda em seu caderno.
·
Copiar a atividade que estou enviando no caderno, completando os espaços com a forma
correta do verbo To be, observando
se a frase está no singular ou plural.
·
Quando retomarmos as aulas, as atividades serão
corrigidas e lançada as notas.
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.
Artes.
Professor Marcio
Leia os textos nas imagens abaixo e faça a atividade do último
slide.
Sociologia.
Professor Gilson Rafael
Copie as questões e responda em seu caderno.
Filosofia.
Professora Paulo
Santana
Copie as questões e responda em seu caderno.
Responda no seu caderno.
Segundo o texto, quais são as
definições de política? Para que serve? O que dá sustentação a ela (Política)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário