Procure aqui a sua atividade

segunda-feira, 4 de maio de 2020

3º TA (Terceiro Termo A) - Atividade 2 (A partir de 04/05)

Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras. 
Fiquem Atentos! 

Língua Portuguesa.
Professora Keila Bonina
Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.

Fazer em forma de trabalho em folha de almaço ou equivalente.

EE. Professora Cleise Marisa Siqueira









Trabalho sobre:_________________











Nome: _________nº ____ Série:____



 
Modelo de Capa


























PESQUISAR:
- Pré-Modernismo
- Semana de Arte moderna
- Modernismo: 1º fase, 2º fase e 3º fase

Escrever numa folha de almaço, responder as questões abaixo sobre o tópicos acima e fazer a capa de acordo com o modelo. 
O que foi?
Quando aconteceu?
Principais autores e obras?
Influências para a cultura brasileira e mundial.


 Matemática.
Professor Roberto Santos
Copie e responda em seu caderno.
Atividade I:  Faça a leitura das informações abaixo

         O que é COVID-19

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse
  • Febre 
  • Coriza 
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar


Como é transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: 

• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 


Acesse o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade  

Registre a atividade com perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para posterior correção e registro.
1)    De acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04, quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2)    De acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um quadro mais grave da doença.

a)    Adotando esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são assintomáticas?
b)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?

3)    Observando a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e nordeste?
4)    Observando os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número de pessoas contagiadas pela doença?
5)    Observando o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:

a)    Qual a região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b)    Qual a região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c)    Qual a diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d)    Somando todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%? Justifique.

6)    Observando o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a 1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)

a)    Qual dia registrou o maior número de novos casos?
b)    Quantos casos foram registrados nesse dia?

7)    Observando o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:

a)    Em qual semana houve o maior índice de casos?
b)    Qual o valor aproximado de casos?
c)    Qual o valor aproximado de óbitos?

8)    Observando a tabela (no link acima) o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no Brasil?
9)    Observando todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e sua família têm adotado?

 

Biologia.
Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu caderno.

Alunos essa atividade é complementar ao assunto que estavamos vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi pedida anteriormente sobre a “A evolução das divisões do Reino Plantae”.
Organizem as suas atividades, quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.

ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA OS TERCEIROS ANOS
EXERCICIOS SOBRE AS PLANTAS

1) Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.

a) Briófitas.
b) Pteridófitas.
c) Gimnospermas.
d) Angiospermas.

2) Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo de planta?

a) Presença de sementes.
b) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.
c) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.
d) Presença de frutos envolvendo a semente.

3) Observe atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que indica corretamente um representante das pteridófitas.

a) Musgos.
b) Pinheiros.
c) Mangueiras.
d) Avenca.

4) Atualmente, encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de organizações corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é:

a) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.
b) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.: algas cianofíceas.
c) Angiospermas: plantas cujas sementes não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.
d) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

5) Da mesma forma que os animais, as plantas mostram uma sequência evolutiva que, a partir da vida aquática, conquistaram definitivamente o meio terrestre. Use as palavras do quadro a seguir para completar o texto que descreve as características das plantas terrestres mais simples:

aquático – absorver – fixar – úmidos – filoides – vasos condutores - terrestre – rizoides - briófitas

Os musgos são pequenos vegetais que podem ser encontrados em ambientes _______________, frequentemente à sombra. Tais vegetais pertencem ao grupo das ______________, que apresenta característica de transição entre o ambiente _____________ e ______________. No corpo dos musgos podemos distinguir três partes: os ____________, os cauloides e os ______________. Os rizoides têm a função de ____________ a planta no solo e _______________ água. Cauloides e filoides são órgãos semelhantes a caules e folhas, mas que não apresentam ___________________.

6) Para diferenciar gimnosperma de angiosperma, posso basear-me na:
a) Ausência de frutos nas angiospermas;
b) Ausência de sementes nas angiospermas;
c) Ausência de flores nas angiospermas;
d) Ausência de frutos nas gimnospermas.

7) O bolor, o musgo, a samambaia e o pinheiro-do-paraná são respectivamente:

a) Briófita, fungo, pteridófito e gimnosperma;
b) Fungo, briófita, pteridófito e angiosperma;
c) Fungo, briófita, pteridófito e gimnosperma
d) Bactéria, pteridófito, gimnosperma e briófita.

8) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:

a) Presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
b) Presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.
c) Produção de sementes sem proteção de um fruto.
d) Reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monoicas.

9)  Faça a associação correta entre a coluna que apresenta os diferentes grupos de plantas e a coluna com algumas de suas características morfofuncionais é:

I. briófitas
1. primeiras plantas vasculares
II. angiospermas
2. primeiras plantas que formam sementes
III. pteridófitas
3. não apresentam vasos para condução da seiva
IV. gimnospermas
4. plantas que apresentam flores e frutos

a) I – 3, II – 4, III – 2 e IV – 1.
b) I – 3, II – 1, III – 4 e IV – 2.
c) I – 2, II – 3, III – 1 e IV – 4.
d) I – 3, II – 4, III – 1 e IV – 2.

10) Considere os seguintes organismos:

I. algas
II. Briófitas
III. Pteridófitas
IV. Angiospermas

Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em:

a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV



História.
Professor Gilson Rafael
Leia o texto e depois copie e responda as questões em seu caderno.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
1- No seu nascedouro, a palavra descolonização já vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histórico dos povos colonizados: depois de ter colonizado, o europeu descoloniza, estando, pois, implícita a vontade do país colonizador de abrir mão de pretensos direitos adquiridos em determinado momento. A generalização do termo implica, de certa forma, uma interpretação eurocêntrica da História, ou seja, a noção de que só a Europa possui uma História ou é capaz de elaborá-la. Os outros não têm História: nem passado a ser contado nem futuro a ser elaborado.
No trecho apresentado, a historiadora Maria Yedda Linhares crítica a utilização do termo “descolonização”, frequentemente utilizado para fazer referência aos processos de independências das nações africanas ao longo do século XX, porque ele sugeriria uma interpretação que:

(A) Ignora a importância das consequências futuras do colonialismo.
(B) Sugere que os processos de independência ocorreram de modo homogêneo no continente.
(C) Ignora a participação dos próprios africanos nesses processos.
(D) Despreza o papel das narrativas tradicionais africanas na construção do discurso historiográfico.


2- No final do século XIX, deu-se a passagem do capitalismo da livre concorrência para o capitalismo dos monopólios. Neste período, situa-se a fase em que, para as grandes potências industriais, a exportação de capitais tornou-se mais importante do que a exportação de mercadorias. O enunciado acima refere-se:

(A) O surgimento dos bancos.
(B) A eclosão da Guerra Fria.
(C) O pioneirismo industrial britânico.
(D) Origem do imperialismo.


3- Como forma de justificar a dominação dos continentes africano e asiático, as potências europeias valeram-se de teses científicas da época que pregavam a superioridade da civilização europeia com relação as demais. Essas teses foram difundidas pela doutrina do (a):

(A) Liberalismo.          (B) Darwinismo Social.          (C) Sociobiologia.       (D) Mercantilismo


4- As afirmações a seguir são referentes ao Imperialismo. Assinale a alternativa correta.
I.  A necessidade de novos mercados consumidores para seus produtos levou as potências industrializadas à expansão imperialista durante o século XIX.
II. A expansão imperialista do século XIX, ocorreu basicamente, em virtude do esgotamento das minas de metais preciosos na Europa.
III. As potências industrializadas necessitavam de novas áreas nas quais pudessem aplicar o capital excedentes gerado pela expansão capitalista durante o século XIX.
Estão corretas:

(A) Apenas II e III.      (B) Apenas I e III.                   (C) Apenas I e II         (D) Todas as Afirmações.


5- Podemos dizer que o neocolonialismo, no continente africano produziu efeitos como:

(A) A divisão territorial africana de acordo com cada tribo e etnia existente.
(B) As Guerras dos Bôeres.
(C) A exportação do modo de vida africano para a Europa.
(D) O confronto entre os reinos de Songhai e Mali.


6- Na evolução histórica contemporânea, a expansão imperialista do século XIX trouxe como consequência:

(A) O recuo dos ideias liberais e o surgimento dos regimes comunistas.
(B) A descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
(C) A partilha da África e a dominação europeia sobre vastas áreas da Ásia.
(D) O domínio econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia


Geografia.
Professor Lilian Alves
Copie as questões e responda em seu caderno.
Tema: Países acometidos pelo COVID -19
Nossa atividade será a coleta de dados e informações através das notícias de TV e pesquisas na internet ou livros.
Deve se feita no caderno e será entregue no retorno as aulas.

Pesquisa:  Anotar no caderno 5 países acometidos pelo COVID-19.
                  Referente a cada país, anotar os seguintes dados:
                  Localização:  continente
                  Situação econômica:  desenvolvido, subdesenvolvido ou emergente e PIB
                  IDH : ex. Brasil – o,699
Responda: 1) Quais os impactos da pandemia em cada um destes países?
                    2) Como estes países estão lidando com a pandemia?
                    3) Qual a diferença social e econômica você percebeu entre os países que você pesquisou?


Física.
Atividade Ministrada Pela Coordenação.
Copie as questões e responda em seu caderno.
Pesquisar e responder.
1. Por que tomamos choque ao colocarmos os dedos em uma tomada?
2. O passarinho toma choque ao pousar em apenas um fio do poste? Por quê?
3. Quando chega o frio, mudamos a chave do chuveiro para “inverno”. O que acontece no mecanismo do chuveiro com essa mudança?
4. Qual a finalidade dos disjuntores em nossas residências?
5. Você sabe por que algumas vezes, quando ligamos um monitor ou televisão, os pêlos do braço são atraídos?
6. Em dias chuvosos, não é recomendável abrigar-se debaixo de árvores. Você sabe o motivo?
7. Qual a importância de um dispositivo chamado “pára-raios”? Você sabe como ele funciona?
8. Comente sobre Eletricidade?
10. Mencione brevemente o que você entende por:
Carga elétrica;
Força elétrica;
Campo elétrico;
Voltagem (ou ddp);
Resistência elétrica.


Química.
Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie as questões e responda em seu caderno.
01. A respeito da cadeia carbônica:

I. Trata-se de uma cadeia ramificada
II. Trata-se de uma cadeia homogênea
III. Trata-se de uma cadeia alicíclica
IV. Trata-se de uma cadeia insaturada

São corretas:

a) apenas I, II e III            b) apenas II e IV            c) apenas I e IV             d) apenas II               e) apenas IV

02. Os hidrocarbonetos são compostos que possuem apenas carbono e hidrogênio. Complete com os respectivos hidrogênios a estrutura do hidrocarboneto cujo esqueleto carbônico está abaixo:
03. Determine as fórmulas moleculares dos compostos:

04. A classificação, quanto à cadeia carbônica, da substância abaixo é:


a) normal, insaturada, homogênea, alifática                         b) ramificada, saturada, heterogênea, alifática
c) normal, saturada, homogênea, alicíclica                            d) normal, saturada, heterogênea, alifática
e) ramificada, insaturada, heterogênea, alicíclica

05. Classifique as cadeias carbônicas:


Inglês.
Teacher Marta
Copie as questões e responda em seu caderno.

·           Copiar a atividade  que estou enviando  no caderno, completando os espaços  com a forma  correta do verbo To be, observando  se a frase está  no singular  ou plural.
·          Quando  retomarmos as aulas, as atividades  serão  corrigidas  e lançada  as notas.

Se você quiser entre em contato com a professora pelo Messenger.
Clique no link.




Artes.
Professor Marcio
Leia os textos nas imagens abaixo e faça a atividade do último slide.























Sociologia.
Professor Gilson Rafael
Copie as questões e responda em seu caderno.



Filosofia.
            Professora Paulo Santana
Copie as questões e responda em seu caderno.
Responda no seu caderno.



           Segundo o texto, quais são as definições de política? Para que serve? O que dá sustentação a ela (Política)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...