Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras.
Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
3º A e B: Professora Kelly Coutinho – 3º C Professora Keila Bonina
Caso queira entrar em contato com a professora Kelly pelo Messenger, clique no link abaixo
https://www.facebook.com/kellycristina.coutinho.56
Caso queira entrar em contato com a professora Kelly pelo Messenger, clique no link abaixo
https://www.facebook.com/kellycristina.coutinho.56
Caso
queira entrar em contato com a professora Keila pelo Messenger, clique no link
abaixo
“Quem
diz o que quer ouve o que não quer” – provérbio popular
Responda:
1) Qualquer
coisa pode ser dita a qualquer pessoa? Justifique.
2) Interessa
o modo como nos dirigimos aos outros? Justifique.
3) No
trabalho, pode acontecer que “quem diz o que quer ouve o que não quer”?
Como?
4) Que
relações existem entre trabalho e linguagem?
5) Apenas
o bom uso da gramática garante a eficiência das relações entre trabalho e
linguagem?
6) Por
que é necessário adequar o uso da língua aos diversos grupos sociais?
Leia:
Zeca começou a trabalhar como gerente de
uma lanchonete. Ele entra às 14h e fica até fechar. Deixa um bilhete explicando
os principais acontecimentos do dia para o patrão, o seu Raimundo, que abre a
lanchonete no dia seguinte bem cedo. Acontece que Zeca, na entrevista para
emprego, disse que escrevia bem e de maneira clara, mas têm ocorrido alguns
problemas. Isso se dá sobretudo quando o patrão chega, no dia seguinte, à
lanchonete e simplesmente não consegue entender o bilhete que Zeca escreveu,
nem ele, nem os outros funcionários. Outras vezes, entende, porém se sente
ofendido com a forma pouco cuidada com o bilhete escrito.
Veja um dos bilhetes que Zeca escreveu:
Seu Raimundo:
Tudo blz? No fechamento da lanchonete,
promovi uma reuniaum com os funcionário. A equipe dos atendentes naum estavam motivados.
Eu dei sugestões e orientações de como atender blz os clientões. Um terso, pelo
menos, da equipe estava mau-preparada.
- Prima, keru sempre um sorriso no rosto
do atendente.
- Segundo, keru sempre q se use “obrigado”
e “por favor”.
- Três, keru sempre boa educaçaum.
- Quatro, cliente as vez não tem
educaçaum, mas a gente não precisemos ser mau-educados.
Gostou? Entaum tá! Chefia, tu é da hora,
veio!
Zeca
7)
No lugar do seu Raimundo, o que você faria?
8)
Quais problemas a escrita do Zeca apresenta?
9)
Reescreva o bilhete do Zeca adaptando-o às
normas gramaticais, ortográficas, de coesão e coerência.
Observações para a reescrita do bilhete:
Adequação ortográfica: consulte um dicionário
para encontrar os principais erros ortográficos.
Concordância verbal e nominal:
verificar se os verbos concordam em número com o sujeito e se os artigos e
adjetivos concordam em gênero e número com o substantivo. Se necessários,
reveja os conceitos de substantivo, artigo e adjetivo.
Matemática.
3º A e B: Professor Roberto Tanabe – 3º C Professora Leila Segantin
Atividade
I: Faça a leitura das informações abaixo
O
que é COVID-19
A COVID-19 é uma
doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que
apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros
respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a
maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e
cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem
dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de
suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que é o
coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O
novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos
registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1
Quais
são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de
um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor
de garganta
- Dificuldade
para respirar
Como é
transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por
contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se
proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19
são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos
punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com
lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não
lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2
metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote
um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no
rosto.
- Higienize com frequência o celular e os
brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como
talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite
circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows,
cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com
outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa
até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou
artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
Acesse
o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço
do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade
Registre a atividade com
perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para
posterior correção e registro.
1) De
acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04,
quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2) De
acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam
sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um
quadro mais grave da doença.
a) Adotando
esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são
assintomáticas?
b) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?
3) Observando
a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas
possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e
nordeste?
4) Observando
os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número
de pessoas contagiadas pela doença?
5) Observando
o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:
a) Qual a
região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b) Qual a
região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c) Qual a
diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d) Somando
todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%?
Justifique.
6) Observando
o gráfico que traz os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a
1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)
a) Qual
dia registrou o maior número de novos casos?
b) Quantos
casos foram registrados nesse dia?
7) Observando
o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:
a) Em
qual semana houve o maior índice de casos?
b) Qual o
valor aproximado de casos?
c) Qual o
valor aproximado de óbitos?
8) Observando
a tabela (no link acima)
o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no
Brasil?
9) Observando
todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você
achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre
as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e
sua família têm adotado?
Biologia.
3º A e B: Professora Bruna De Nez.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Copie e responda em seu caderno.
A diversidade biológica
“Biodiversidade
é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada
região. A biodiversidade varia de acordo com o ecossistema terrestre, sendo bem
maior em regiões tropicais do que em regiões temperadas. Também chamada de
diversidade biológica, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da
natureza, responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.
Para entender melhor o que é biodiversidade, veja o cerrado. Quantas espécies
animais e vegetais existem no cerrado, vivendo em perfeito equilíbrio? É por
esse motivo que dizemos que há uma diversidade no ecossistema cerrado, ou seja,
a biodiversidade do cerrado. Quando falamos em biodiversidade estamos nos
referindo à variedade da vida no planeta (incluindo a variedade genética dentro
das populações e espécies), variedade de espécies da flora, da fauna e
microrganismos, variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos
nos ecossistemas, variedade de habitats, comunidades e ecossistemas formados
pelos organismos”.
Fonte:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/biodiversidade.htm
1.
Responda:
a)
Por que temos diversidade de seres
vivos? Quais as diferenças entre eles?
b)
Como podemos diferenciar uma espécie da
outra?
c)
Como as características de uma espécie são
passadas aos seus descendentes?
d)
Como os seres vivos desenvolvem as
adaptações aos ambientes?
e)
Por que dentro de uma mesma espécie os seres
se diferem?
f)
Como a mutação ajuda a explicar a
diversidade dos seres vivos?
g)
Por que a reprodução garante a sobrevivência
das espécies?
h)
Como explicaria a frase “a biodiversidade é
uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e
pela estabilidade dos ecossistemas”.
i)
Por que a espécie humana depende da
biodiversidade para a sua sobrevivência?
2.
Pesquise e escolha um grupo de
seres vivos, considerando o sistema de classificação de Whittaker, 1969,
conforme segue: Grupo 1 – Reino Monera / Grupo 2 – Reino Protista / Grupo 3
– Reino Fungi / Grupo 4 – Reino Plantae / Grupo 5 – Reino Animalia
De acordo com o Reino que você escolheu,
pesquise as seguintes informações:
·
Organização celular (quantidade e tipo
de célula)
·
Forma(s) de obtenção de energia
·
Importância ecológica
·
Aspectos relacionados a atividades
econômica
·
Exemplos de diferentes grupos de seres
vivos que compõem o reino em estudo
3º C: Professor Rogério Carlos
Copie e responda em seu
caderno.
Alunos essa
atividade é complementar ao assunto que estavamos vendo em sala de aula e
também é complementar a pesquisa que foi pedida anteriormente sobre a “A evolução das divisões do Reino Plantae”.
Organizem as suas atividades,
quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.
EXERCICIOS SOBRE AS PLANTAS
1) Sabemos
que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se
distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como
flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que
indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.
a)
Briófitas.
b)
Pteridófitas.
c)
Gimnospermas.
d)
Angiospermas.
2) Um
grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia
para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um
aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que
característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo
de planta?
a)
Presença de sementes.
b)
Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.
c)
Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.
d)
Presença de frutos envolvendo a semente.
3) Observe
atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que indica
corretamente um representante das pteridófitas.
a) Musgos.
b)
Pinheiros.
c)
Mangueiras.
d) Avenca.
4) Atualmente,
encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de
estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de organizações
corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor
explica a classificação dos vegetais é:
a)
Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos,
cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.
b)
Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.:
algas cianofíceas.
c) Angiospermas:
plantas cujas sementes não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.
d)
Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e
folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.
5)
Da mesma forma que os animais, as plantas mostram uma sequência evolutiva que,
a partir da vida aquática, conquistaram definitivamente o meio terrestre. Use
as palavras do quadro a seguir para completar o texto que descreve as
características das plantas terrestres mais simples:
aquático
– absorver – fixar – úmidos – filoides – vasos condutores - terrestre –
rizoides - briófitas
|
Os
musgos são pequenos vegetais que podem ser encontrados em ambientes
_______________, frequentemente à sombra. Tais vegetais pertencem ao grupo das
______________, que apresenta característica de transição entre o ambiente
_____________ e ______________. No corpo dos musgos podemos distinguir três
partes: os ____________, os cauloides e os ______________. Os rizoides têm a
função de ____________ a planta no solo e _______________ água. Cauloides e
filoides são órgãos semelhantes a caules e folhas, mas que não apresentam
___________________.
6) Para
diferenciar gimnosperma de angiosperma, posso basear-me na:
a) Ausência
de frutos nas angiospermas;
b) Ausência
de sementes nas angiospermas;
c) Ausência
de flores nas angiospermas;
d) Ausência
de frutos nas gimnospermas.
7) O bolor, o musgo, a samambaia e o pinheiro-do-paraná são
respectivamente:
a) Briófita,
fungo, pteridófito e gimnosperma;
b) Fungo,
briófita, pteridófito e angiosperma;
c) Fungo,
briófita, pteridófito e gimnosperma
d) Bactéria,
pteridófito, gimnosperma e briófita.
8) As angiospermas constituem um grande
grupo de plantas, cujas características são:
a) Presença de flores que podem ser
hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
b) Presença de estróbilos femininos e
estróbilos masculinos, sem formação de flores.
c) Produção de sementes sem proteção de
um fruto.
d) Reprodução dependente da água para a
fertilização e flores exclusivamente monoicas.
9)
Faça a associação correta entre a coluna que apresenta os diferentes
grupos de plantas e a coluna com algumas de suas características
morfofuncionais é:
I. briófitas
|
1. primeiras plantas vasculares
|
II. angiospermas
|
2. primeiras plantas que formam sementes
|
III. pteridófitas
|
3. não apresentam vasos para condução da seiva
|
IV. gimnospermas
|
4. plantas que apresentam flores e frutos
|
a) I – 3, II – 4, III – 2 e IV – 1.
b) I – 3, II – 1, III – 4 e IV – 2.
c) I – 2, II – 3, III – 1 e IV – 4.
d) I – 3, II – 4, III – 1 e IV – 2.
10) Considere os seguintes organismos:
I. algas
II. Briófitas
III. Pteridófitas
IV. Angiospermas
Gametas masculinos flagelados, que
necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE
em:
a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV
História.
3º A e B: Professor Erick – 3º C Professor Gilson Rafael
Copie e responda em seu caderno.
1)
No seu nascedouro, a palavra descolonização já
vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histórico dos povos
colonizados: depois de ter colonizado, o europeu descoloniza, estando, pois,
implícita a vontade do país colonizador de abrir mão de pretensos direitos
adquiridos em determinado momento. A generalização do termo implica, de certa
forma, uma interpretação eurocêntrica da História, ou seja, a noção de
que só
a Europa possui uma História ou é capaz de elaborá-la. Os outros não têm
História: nem passado a ser contado nem futuro a ser elaborado.
No
trecho apresentado, a historiadora Maria Yedda Linhares crítica a utilização do
termo “descolonização”, frequentemente utilizado para fazer referência aos
processos de independências das nações africanas ao longo do século XX, porque
ele sugeriria uma interpretação que:
a)
Ignora
a importância das consequências futuras do colonialismo.
b)
Sugere
que os processos de independência ocorreram de modo homogêneo no continente.
c)
Ignora
a participação dos próprios africanos nesses processos.
d)
Despreza
o papel das narrativas tradicionais africanas na construção do discurso
historiográfico.
2)
No
final do século XIX, deu-se a passagem do capitalismo da livre concorrência
para o capitalismo dos monopólios. Neste período, situa-se a fase em que, para
as grandes potências industriais, a exportação de capitais tornou-se mais
importante do que a exportação de mercadorias. O enunciado acima refere-se:
a)
O
surgimento dos bancos.
b)
A
eclosão da Guerra Fria.
c)
O
pioneirismo industrial britânico.
d)
Origem
do imperialismo.
3)
Como
forma de justificar a dominação dos continentes africano e asiático, as
potências europeias valeram-se de teses científicas da época que pregavam a
superioridade da civilização europeia com relação as demais. Essas teses foram
difundidas pela doutrina do (a):
(A)
Liberalismo. (B) Darwinismo Social. (C) Sociobiologia. (D) Mercantilismo
4)
As
afirmações a seguir são referentes ao Imperialismo. Assinale a alternativa
correta.
I. A necessidade de novos mercados consumidores
para seus produtos levou as potências industrializadas à expansão imperialista
durante o século XIX.
II.
A expansão imperialista do século XIX, ocorreu basicamente, em virtude do
esgotamento das minas de metais preciosos na Europa.
III.
As potências industrializadas necessitavam de novas áreas nas quais pudessem
aplicar o capital excedentes gerado pela expansão capitalista durante o século
XIX.
Estão
corretas:
(A)
Apenas II e III. (B) Apenas I e III. (C) Apenas I e II (D) Todas as Afirmações.
5)
Podemos
dizer que o neocolonialismo, no continente africano produziu efeitos como:
a)
A
divisão territorial africana de acordo com cada tribo e etnia existente.
b)
As
Guerras dos Bôeres.
c)
A
exportação do modo de vida africano para a Europa.
d)
O
confronto entre os reinos de Songhai e Mali.
6)
Na
evolução histórica contemporânea, a expansão imperialista do século XIX trouxe
como consequência:
a)
O
recuo das ideias liberais e o surgimento dos regimes comunistas.
b)
A
descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
c)
A
partilha da África e a dominação europeia sobre vastas áreas da Ásia.
d)
O
domínio econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia soviética no
oriente.
Geografia.
3º A, B e C Professora Lilian Alves
Copie e responda em seu caderno.
Tema: Geografia das religiões
Segue
link de texto para leitura sobre o tema proposto:
Obs.
Neste link tem um áudio sobre a aula, bastante explicativo.
Pesquisa 1- Para
cada religião proposta, pesquise e anote em seu caderno os itens exigidos
abaixo:
Religiões: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo,
Espiritismo, Budismo, Hinduísmo, Religiões tradicionais africanas (Candomblé).
Itens:
A)
Local de origem;
B)
Quantidade de seguidores;
C)
Países de maior incidência;
D)
Características da religião (quais são as regras, como são os cultos ou
rituais, etc...);
E)
Qual a situação desta religião no Brasil?
Física.
3º A, B:Professora Márcia Profeta – 3º C Deve fazer essa atividade
também.
Copie e responda em seu caderno.
Pesquisar e responder.
1) Por
que tomamos choque ao colocarmos os dedos em uma tomada?
2) O
passarinho toma choque ao pousar em apenas um fio do poste? Por quê?
3) Quando
chega o frio, mudamos a chave do chuveiro para “inverno”. O que acontece no
mecanismo do chuveiro com essa mudança?
4) Qual a
finalidade dos disjuntores em nossas residências?
5) Você
sabe por que algumas vezes, quando ligamos um monitor ou televisão, os pelos do
braço são atraídos?
6) Em
dias chuvosos, não é recomendável abrigar-se debaixo de árvores. Você sabe o
motivo?
7) Qual a
importância de um dispositivo chamado “para-raios”? Você sabe como ele
funciona?
8) Comente
sobre Eletricidade?
9) Mencione
brevemente o que você entende por:
Ø Carga
elétrica;
Ø Força
elétrica;
Ø Campo
elétrico;
Ø Voltagem
(ou ddp);
Ø Resistência
elétrica.
Obs.
Em algumas perguntas, a resposta deverá ser pessoal.
Atividade
2: Documentário sobre a história da
eletricidade
Resumo:
O
documentário é dividido em três episódios: a faísca; a era da invenção e
revelações e revoluções, trata sobre a história da eletricidade, que é um dos
fenômenos mais incríveis da natureza e tem como manifestação mais poderosa o
raio. Essa é a história de como passamos a controlar essa força da natureza.
Contamos 300 anos de ideias e experiências extraordinárias e os gênios que
usaram a eletricidade para iluminar as cidades, para comunicação através do ar
e dos mares, para criar a indústria moderna e para possibilitar a revolução
digital.
Esta atividade o aluno poderá
escolher um dos três episódios e fazer um resumo do documentário, nada impede
de o aluno escolher os três episódios para descrever o seu resumo.
Neste resumo deverá conter
I.
Pontos positivos e negativos
II.
Conceitos e exemplos
“A história da eletricidade” (BBC, 2011),
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rAqUvE97iCU
Atividade
3. Ordenando os aparelhos elétricos
Utilizamos vários aparelhos elétricos diariamente, e todos
eles são diferentes uns dos outros. Você já parou para pensar o que diferencia
um aparelho do outro?
Um exemplo o que diferencia um aparelho elétrico de outro é
a transformação de energia elétrica em térmica e assim sucessivamente.
Para tentar responder a essa pergunta, relacionamos na
tabela a seguir alguns aparelhos elétricos. Em seu caderno, agrupe-os
utilizando um critério e, em seguida, responda às questões.
Chuveiro
|
Aquecedor
|
Batedeira cabelo
|
Secador de cabelo
|
Pilha
|
Computador
|
Tomada
|
Liquidificador
|
Microfone
|
Bateria de carro
|
Torradeira
|
Televisão
|
Lâmpada fluorescente
|
Geladeira
|
DVD player
|
Lavadora
|
Ferro de passar
|
Secadora de roupas
|
Ventilador
|
Dínamo
|
1) Quais
foram os critérios de classificação que você adotou para agrupar os aparelhos
elétricos?
2) Por
que você considera esses critérios adequados para agrupar os aparelhos? Você
consegue pensar em outros? Quais?
3) Você
já imaginou o mundo atual sem a eletricidade?
4) Como
seria seu dia a dia sem eletricidade?
Obs: no critério de classificação utilizar como exemplo:
a) cafeteira elétrica: resistores.
b) rádio: comunicadores.
Química.
3º A, B e C Professor João “Nequini” Rodrigues
Copie e responda em seu caderno.
1)
A respeito da cadeia carbônica:
I. Trata-se de uma cadeia ramificada
II. Trata-se de uma cadeia homogênea
III. Trata-se de uma cadeia alicíclica
IV. Trata-se de uma cadeia insaturada
São corretas:
a) apenas I, II e III
b) apenas II e IV
c) apenas I e IV
d) apenas II
e) apenas IV
2)
Os hidrocarbonetos são compostos que possuem
apenas carbono e hidrogênio. Complete com os respectivos hidrogênios a
estrutura do hidrocarboneto cujo esqueleto carbônico está abaixo:
3)
Determine as fórmulas moleculares dos
compostos:
4)
A classificação, quanto à cadeia carbônica, da
substância abaixo é:
a) normal, insaturada, homogênea, alifática
b) ramificada, saturada, heterogênea, alifática
c) normal, saturada, homogênea, alicíclica
d) normal, saturada, heterogênea, alifática
e) ramificada, insaturada, heterogênea, alicíclica
5)
Classifique as cadeias carbônicas:
Inglês.
3º A e B: Teacher Edson Ricardo
(Se você não é dessas turmas, faça a
próxima atividade)
Copie e responda em seu caderno.
Hello!
Acho que você deve estar meio (ou bastante) entediado (a)
esses dias, né... Cada notícia ruim!! Nossa!! O destaque, sem dúvidas, tem sido
COVID-19.
Óbvio que estar informado é fundamental. Óbvio que queremos
o fim de tudo isso o quanto antes.
Nessa atividade de “volta às aulas”, proponho que ative
positivamente suas energias. Para isso, vamos começar com essa reflexão.
Here we go!
Atividade 1
Solidariedade tem aparecido pelo Brasil
Moradores de condomínios têm se
disponibilizado a ajudar vizinhos idosos ou de outros grupos de risco indo ao
supermercado ou à farmácia, por exemplo. Bilhetinhos em elevadores ou no hall
de prédios têm os nomes e contatos daqueles que estão dispostos a ajudar. Que
bom que a solidariedade e a empatia aparecem em tempos difíceis...
|
Conforme
vemos acima, por incrível que pareça, para tudo tem um lado positivo.
E
você? O que tem feito esses dias para aliviar suas tensões, medos, ansiedade...
relacionados ao momento que vivemos?
ü Sua
resposta pode ser em português ou inglês;
ü Escreva
na estrutura que preferir (em tópicos, dissertativo-argumentativo, entre
outros).
Inglês.
3º C: Teacher Kelly Marques
Watch
the new “My Grom Life” web series produced by Grom Social creator Zach Marks
on gromsocial.com and MyGromLife YouTube channel beginning January
17th!
Zach Marks was eleven
years old when he first got the idea to create a totally unique, safe social
networking site “By Kids For Kids”. At age twelve, Zach launched Gromsocial.com with
the help of family and friends. The new website was met with an overwhelming
worldwide response. Today, Grom Social is a thriving global business, and at
sixteen, Zach invites you to take an intimate look into his life journey as
chronicled in the new web series, “My Grom Life.”
http://blog.gromsocial.com/Grom-Blog/
1) Uma possível tradução para o título da notícia seria:
a) a.Zach Marks lança nova série da Web "My Grom Life".
b) b. Zach Marks participada nova série da Web "My Grom Life".
c) c. Zach Marks compra a nova série da Web "My Grom Life".
d) d. Zach Marks mostra nova série da Web para "My Grom Life".
2) De acordo com o texto:
a) Zach Marks tinha doze anos quando o pai dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
b) Zach Marks tinha onze anos quando ele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
c) Zach Marks tinha treze anos quando a mãe dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
d) Zach Marks tinha quinze anos quando o tio dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
03.A "By Kids For
Kids":
a.foi
a rede social criada pelo pai de Zach
Marks.
b.
foi a rede social visitada por Zach Marks aos onze anos.
c.
foi a rede social criada por Zach Marks.
d.
foi um jogo infantil criado por Zach Marks.
04.De
acordo com o texto, aos doze anos:
a. Zach comprou de outros
empresários o Gromsocial.com com a ajuda
de familiares e amigos.
b. Zach patenteou o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.
c.Zach vendeu o Gromsocial.com com a ajuda de amigos e seus irmãos.
d. Zach lançou o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.
05.A Gromsocial.com:
a. é um negócio global
próspero.
b. é um negócio global que
não prosperou.
c. é um negócio global
vinculado a grandes empresas.
d. é um negócio global que
auxilia Zach nos estudos.
06.Hoje, Zach convida
você para:
a. dar uma olhada íntima em sua jornada de vida
como crônica na nova série da web, "My Grom Life".
b. a assistir sua nova série da web, "My Grom
Life".
c. a fazer um teste
no seu novo invento da web, "My Grom Life".
d. a comprar seu
novo invento da web, "My Grom Life" um jogo eletrônico inovador.
Artes.
3º A e B: Professor Ermeno
(Se você não é dessas turmas, faça a
próxima atividade)
Copie e responda em seu caderno.
Monocromia:
Harmonia que conseguimos quando utilizamos somente uma cor com sua variação de
tons, obtidos com o auxílio da cor branca ou preta. Essa coloração obtida a
partir de uma só cor são chamadas de tons sobre tons.
Isocromia:
Harmonia conseguida de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo alaranjado
+ amarelo esverdeado. Imagine um pôr do sol na praia.
Policromia:
Harmonia conseguida através de várias cores. Uma composição com bem colorida
explica tudo.
Atividade
Sabendo-se do que foi dado
construa três obras em papel que você tiver em casa conforme o texto.
3º C: Professor Márcio
Clique na imagem para ampliar.
Sociologia.
3º A, B:ProfessorTiago Ribeiro – 3º C Deve fazer essa atividade
também.
Copie e responda em seu caderno.
1)
Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet e quais
benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral?
2)
Há vantagens nessas relações interpessoais ocorridas pela internet? Comente.
3)
Responda com suas palavras, o que são redes sociais e o objetivo de
sua criação?
4)
Analise a música “Pela Internet” do cantor Gilberto Gil e explique com suas
palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça um paralelo com o
nosso cotidiano.
Pela
Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo
celular
Que lá na praça Onze
Tem um vídeo pôquer para se jogar
https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/68924/
5)
Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos mencionados quanto
ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos predominam. Você
concorda com essa confirmação? Por quê?
Positivo:
Negativo:
Filosofia.
3º A e B: Professor Paulo Santana
(Se você não é dessas turmas, faça
a próxima atividade)
responda em seu caderno.
Segundo o texto, quais são as
definições de política? Para que serve? O que dá sustentação a ela (Política)?
3º C: Professora Odeniura
OBS: As duas atividades de
Filosofia deverão ser feitas no caderno, e serão corrigidas no retorno
às aulas. As questões deverão ser copiadas e respondidas.
Atividade
Individual 1
Assistir
o vídeo do link abaixo sobre o “Mito da Caverna” de Platão. Depois responder as
questões:
Questões:
1-
Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais
aprisionam a nossa sociedade?
2-
Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos
aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
3-
Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode
exercer para uma atitude mais ativa?
4-
Listar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.
Atividade
Individual 2
A
língua e os saberes coletivos
A
língua falada tem como base física os sons, ou seja, a vibração do ar, e a
língua escrita tem sua base na imagem, quer dizer, em um desenho no espaço. Ela
também tem uma base física no animal que fala. A língua falada depende de um
aparelho fonético bastante sofisticado, e a língua escrita depende de uma mão
igualmente sofisticada. Há, ainda, a linguagem de sinais, que tem como base os
gestos decorrentes de uma linguagem natural. Todas apresentam características
exclusivas da nossa espécie.
As
línguas falada, escrita e de sinais têm uma base cultural, pois são
indissociavelmente ligadas a uma forma de vida, uma cultura determinada. Ao
mesmo tempo que a cultura é gerada pela língua, ela também gera a língua. Ao
nomear, classificar, categorizar, registrar suas experiências vitais, os seres
humanos criam palavras e sintaxes articuladoras de palavras ao contarem
histórias de modos particulares de vida.
A
língua é o “saber coletivo” fundamental de um povo, de uma nação, de uma
cultura. É fundamental porque, com a língua, os grupos humanos fundam sua
identidade, por meio das palavras que organizam e nomeiam suas atividades para
sobrevivência, suas crenças, seus valores, suas artes. Assim como é verdadeira
a afirmação de que existem comunicações sem palavras, é verdadeira a
impossibilidade de constituição de um agrupamento humano, seja uma tribo, uma
cidade ou um país, sem a edificação de saberes coletivos que são planejados,
registrados – ainda que na memória da tradição oral – e comunicados pela língua
de geração em geração. A língua é o saber coletivo mais bem repartido de um
povo ou comunidade. Além disso, é um saber em contínua transformação e
crescimento. Todos nós aprendemos a língua constantemente e todos nós ensinamos
a língua constantemente.
A
língua de um povo, portanto, é um instrumento valioso para a sua identidade.
Ela é a espinha dorsal de uma sociedade ou cultura. E é por isso que os
antropólogos, quando se deparam com uma nação tribal em risco, imediatamente
chamam os linguistas para fixarem a língua em uma escrita, na tentativa de não
deixá-la morrer.
Pensamos,
falamos, lemos e escrevemos as palavras que herdamos como seres nascidos em
tempo e espaço determinados, em meio a saberes coletivos já consolidados.
Herdamos a língua com as palavras já enredadas em significados. É com essas
palavras, com essa herança que é a língua, que abarca os saberes coletivos de
nosso grupo cultural e o universo de significados por ele produzidos, que
construímos nossa arte, nossa expressão escrita e falada, nosso modo de ler e
dizer o mundo.
A língua
como criadora de realidades
Outra
característica importante do ser humano que é permitida pela linguagem pode ser
encontrada na capacidade de sair do presente e da presença do que é visto para
lançar-se ao passado, ao futuro e a mundos nunca visitados.
Para a
reflexão sobre esse papel da língua, leia e imagine o trecho a seguir:
“Eram
quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais,
rugiam raivosamente 5 mil soldados.”
CUNHA,
Euclides da. Os sertões. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/
ua00091a.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013.
Agora,
responda mentalmente:
·
Como era o velho? Ele usava
chapéu?
·
E como eram os dois homens
feitos?
·
E a criança, era menino ou
menina?
·
E os 5 mil soldados? Eram soldados
da polícia? Do Exército? De que época?
·
Onde a cena imaginada se passou?
Na cidade, no campo? Fazia calor? Fazia frio?
·
Você se perguntou por que 5 mil
soldados para enfrentar quatro pessoas?
·
Você interpretou em que
circunstâncias esse fato teria ocorrido?
·
Você ficou com pena daquelas
quatro pessoas?
·
Alguém ficou indignado com a
desproporção entre as quatro pessoas e os 5 mil soldados?
E isso
mostra a força da imaginação pessoal na compreensão do que é descrito ou
narrado, e como ela ocorre de maneira aparentemente automática, sem
identificarmos os motivos desta ou daquela associação de ideias.
A
linguagem é isto: um processo que permite a criação de fatos na mente das
pessoas. Permite a criação de imagens, de ideias, de acontecimentos, de
emoções, de julgamentos e, até mesmo, de todos esses aspectos simultaneamente,
seja na reflexão
que
cada um de nós faz consigo mesmo, seja no ato da expressão e comunicação entre
diferentes indivíduos, em sociedade.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Agora
responda as questões abaixo:
1.
Qual é a diferença entre língua e linguagem?
2. Por
que é possível afirmar que a grande distinção entre os homens e os demais ani-
mais é a língua e não a linguagem?
3.
Quais são as experiências dos seres humanos cuja realização só é possível por
meio da língua, da palavra?
4. Por
que é possível dizer que a palavra – a língua – cria realidades, cria mundos
que não existem?
Educação Física.
3º A e B: Professor Cleber (O 3º C não tem essa matéria)
Copie e responda em seu caderno.
Com intuito de manter um bom funcionamento do
corpo humano nos aspectos físico e psicológico, nesta fase ambos devem andar
juntos, corpo e mente.
Além
dos cuidados já rotineiros como o uso do álcool gel, mascara, distanciamento
possível, se faz necessária a pratica de atividade física bem como esportiva ou
recreativa. Exercícios periódicos com auxílio de material encontrado em casa
para manter o distanciamento seguro, corda, corda elástica, garrafas pet com
agua ou areia, cabo de vassoura, pesos como cadeiras ,botijão de gás vazio,
apoios podem ser feitos na parede ou áreas superiores para alongamento.
Acessar no youtube o seguinte vídeo TREINO EM
CASA COM ELASTICO + CABO DE VASSOURA com COUTINHO FITNESS aproximadamente
7minutos. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=PRYfbrcrxv4
Alunos
após visualizar o vídeo, fazer aparelhos com o que tiver em casa, comentem
sobre a pratica e o vídeo. Acima mencionei o que podem usar .
BOA SEMANA A TODOS E SE CUIDEM.
Projeto de Vida.
3º A e B: Professor Tiago Ávila (O 3º C não tem essa matéria)
Copie e responda em seu caderno.
PROJETO DE VIDA – 3ºA e 3ºB
TIAGO AVILA
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO
DE PROJETO DE VIDA
Revisão das aulas de Projeto de Vida:
Quem não entregou uma folha sulfite com o nome,
deve providenciar “UMA FOLHA SULFITE COM NOME E SÉRIE, PERSONALIZADA COM ALGO
QUE GOSTE OU RELACIONADO AO SEU SONHO OU PROJETO DE VIDA!”
Questões para serem respondidas no caderno:
1 – Qual pessoa você mais admira na sua vida e
por quê?
2 – Qual profissão você quer exercer no futuro?
3 – Qual seu maior sonho?
4 – O que você já está fazendo para realizá-lo?
Metas e Objetivos
Os objetivos dão descrições
concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar,
ou seja, o propósito. O objetivo é
estratégico e abrangente. O objetivo são os sonhos, o que nos move e o que nos
motiva diariamente.
“Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele e
propõe-se a transformá-lo em uma meta.”
Andando junto com os objetivos, as metas são tarefas específicas
para alcançá-los, sendo que elas são temporais,
ou seja, tem prazos específicos para acontecerem.
O objetivo é o que você quer
alcançar e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo.
Quando todas as metas são atingidas, você consegue realizar seu objetivo.
1 – Qual é o seu maior objetivo na vida?
2 – Em quanto tempo você quer realizar seu
objetivo?
3 – Divida esse tempo em metas para a
realização desse objetivo.
Tecnologia.
3º A e B: Professor Roberto Santos (O 3º C não tem essa matéria)
Faça em seu caderno.
Ø Pesquise
o que são Fake News.
Ø Escreva
sobre o papel que as Fake News têm desempenhado em relação da Pandemia de
Covid-19.
Como curiosidade, acompanhe
esses dois sites que têm como papel desmascarar as Fake News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário