Procure aqui a sua atividade

domingo, 3 de maio de 2020

3º EM (Terceiro Ensino Médio) - Atividade 2 (A partir de 04/05)

Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras. 
Fiquem Atentos! 


Língua Portuguesa.

3º A e B: Professora Kelly Coutinho – 3º C Professora Keila Bonina

Caso queira entrar em contato com a professora Kelly pelo Messenger, clique no link abaixo

https://www.facebook.com/kellycristina.coutinho.56


Caso queira entrar em contato com a professora Keila pelo Messenger, clique no link abaixo

“Quem diz o que quer ouve o que não quer” – provérbio popular
Responda:
1)    Qualquer coisa pode ser dita a qualquer pessoa? Justifique.
2)    Interessa o modo como nos dirigimos aos outros? Justifique.
3)    No trabalho, pode acontecer que “quem diz o que quer ouve o que não quer”? Como?
4)    Que relações existem entre trabalho e linguagem?
5)    Apenas o bom uso da gramática garante a eficiência das relações entre trabalho e linguagem?
6)    Por que é necessário adequar o uso da língua aos diversos grupos sociais?

Leia:
Zeca começou a trabalhar como gerente de uma lanchonete. Ele entra às 14h e fica até fechar. Deixa um bilhete explicando os principais acontecimentos do dia para o patrão, o seu Raimundo, que abre a lanchonete no dia seguinte bem cedo. Acontece que Zeca, na entrevista para emprego, disse que escrevia bem e de maneira clara, mas têm ocorrido alguns problemas. Isso se dá sobretudo quando o patrão chega, no dia seguinte, à lanchonete e simplesmente não consegue entender o bilhete que Zeca escreveu, nem ele, nem os outros funcionários. Outras vezes, entende, porém se sente ofendido com a forma pouco cuidada com o bilhete escrito.
Veja um dos bilhetes que Zeca escreveu:
Seu Raimundo:
Tudo blz? No fechamento da lanchonete, promovi uma reuniaum com os funcionário. A equipe dos atendentes naum estavam motivados. Eu dei sugestões e orientações de como atender blz os clientões. Um terso, pelo menos, da equipe estava mau-preparada.
- Prima, keru sempre um sorriso no rosto do atendente.
- Segundo, keru sempre q se use “obrigado” e “por favor”.
- Três, keru sempre boa educaçaum.
- Quatro, cliente as vez não tem educaçaum, mas a gente não precisemos ser mau-educados.
Gostou? Entaum tá! Chefia, tu é da hora, veio!
Zeca
7)    No lugar do seu Raimundo, o que você faria?
8)    Quais problemas a escrita do Zeca apresenta?
9)    Reescreva o bilhete do Zeca adaptando-o às normas gramaticais, ortográficas, de coesão e coerência.
Observações para a reescrita do bilhete:
Adequação ortográfica: consulte um dicionário para encontrar os principais erros ortográficos.
Concordância verbal e nominal: verificar se os verbos concordam em número com o sujeito e se os artigos e adjetivos concordam em gênero e número com o substantivo. Se necessários, reveja os conceitos de substantivo, artigo e adjetivo.

Matemática.

3º A e B: Professor Roberto Tanabe – 3º C Professora Leila Segantin

Atividade I:  Faça a leitura das informações abaixo

         O que é COVID-19

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse
  • Febre 
  • Coriza 
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar


Como é transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: 

• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 


Acesse o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade  

Registre a atividade com perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para posterior correção e registro.
1)    De acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04, quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2)    De acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um quadro mais grave da doença.

a)    Adotando esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são assintomáticas?
b)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?

3)    Observando a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e nordeste?
4)    Observando os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número de pessoas contagiadas pela doença?
5)    Observando o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:

a)    Qual a região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b)    Qual a região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c)    Qual a diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d)    Somando todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%? Justifique.

6)    Observando o gráfico que traz os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a 1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)

a)    Qual dia registrou o maior número de novos casos?
b)    Quantos casos foram registrados nesse dia?

7)    Observando o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:

a)    Em qual semana houve o maior índice de casos?
b)    Qual o valor aproximado de casos?
c)    Qual o valor aproximado de óbitos?

8)    Observando a tabela (no link acima) o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no Brasil?
9)    Observando todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e sua família têm adotado?




Biologia.

3º A e B: Professora Bruna De Nez. 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Copie e responda em seu caderno.

A diversidade biológica

“Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região. A biodiversidade varia de acordo com o ecossistema terrestre, sendo bem maior em regiões tropicais do que em regiões temperadas. Também chamada de diversidade biológica, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas. Para entender melhor o que é biodiversidade, veja o cerrado. Quantas espécies animais e vegetais existem no cerrado, vivendo em perfeito equilíbrio? É por esse motivo que dizemos que há uma diversidade no ecossistema cerrado, ou seja, a biodiversidade do cerrado. Quando falamos em biodiversidade estamos nos referindo à variedade da vida no planeta (incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies), variedade de espécies da flora, da fauna e microrganismos, variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas, variedade de habitats, comunidades e ecossistemas formados pelos organismos”.

Fonte:http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/biodiversidade.htm

1.       Responda:
a)      Por que temos diversidade de seres vivos? Quais as diferenças entre eles?
b)      Como podemos diferenciar uma espécie da outra?
c)        Como as características de uma espécie são passadas aos seus descendentes?
d)      Como os seres vivos desenvolvem as adaptações aos ambientes?
e)       Por que dentro de uma mesma espécie os seres se diferem?
f)        Como a mutação ajuda a explicar a diversidade dos seres vivos?
g)       Por que a reprodução garante a sobrevivência das espécies?
h)       Como explicaria a frase “a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas”.
i)          Por que a espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência?

2.       Pesquise e escolha um grupo de seres vivos, considerando o sistema de classificação de Whittaker, 1969, conforme segue: Grupo 1 – Reino Monera / Grupo 2 – Reino Protista / Grupo 3 – Reino Fungi / Grupo 4 – Reino Plantae / Grupo 5 – Reino Animalia
De acordo com o Reino que você escolheu, pesquise as seguintes informações:
·         Organização celular (quantidade e tipo de célula)
·         Forma(s) de obtenção de energia
·         Importância ecológica
·         Aspectos relacionados a atividades econômica

·         Exemplos de diferentes grupos de seres vivos que compõem o reino em estudo

3º C: Professor Rogério Carlos
 Copie e responda em seu caderno.

Alunos essa atividade é complementar ao assunto que estavamos vendo em sala de aula e também é complementar a pesquisa que foi pedida anteriormente sobre a “A evolução das divisões do Reino Plantae”.
Organizem as suas atividades, quando voltarmos as aulas presenciais vamos recebê-las.

EXERCICIOS SOBRE AS PLANTAS

1) Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.

a) Briófitas.
b) Pteridófitas.
c) Gimnospermas.
d) Angiospermas.

2) Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo de planta?

a) Presença de sementes.
b) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.
c) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.
d) Presença de frutos envolvendo a semente.

3) Observe atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que indica corretamente um representante das pteridófitas.

a) Musgos.
b) Pinheiros.
c) Mangueiras.
d) Avenca.

4) Atualmente, encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de organizações corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é:

a) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.
b) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.: algas cianofíceas.
c) Angiospermas: plantas cujas sementes não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.
d) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

5) Da mesma forma que os animais, as plantas mostram uma sequência evolutiva que, a partir da vida aquática, conquistaram definitivamente o meio terrestre. Use as palavras do quadro a seguir para completar o texto que descreve as características das plantas terrestres mais simples:

aquático – absorver – fixar – úmidos – filoides – vasos condutores - terrestre – rizoides - briófitas

Os musgos são pequenos vegetais que podem ser encontrados em ambientes _______________, frequentemente à sombra. Tais vegetais pertencem ao grupo das ______________, que apresenta característica de transição entre o ambiente _____________ e ______________. No corpo dos musgos podemos distinguir três partes: os ____________, os cauloides e os ______________. Os rizoides têm a função de ____________ a planta no solo e _______________ água. Cauloides e filoides são órgãos semelhantes a caules e folhas, mas que não apresentam ___________________.

6) Para diferenciar gimnosperma de angiosperma, posso basear-me na:
a) Ausência de frutos nas angiospermas;
b) Ausência de sementes nas angiospermas;
c) Ausência de flores nas angiospermas;
d) Ausência de frutos nas gimnospermas.

7) O bolor, o musgo, a samambaia e o pinheiro-do-paraná são respectivamente:

a) Briófita, fungo, pteridófito e gimnosperma;
b) Fungo, briófita, pteridófito e angiosperma;
c) Fungo, briófita, pteridófito e gimnosperma
d) Bactéria, pteridófito, gimnosperma e briófita.

8) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:

a) Presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
b) Presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.
c) Produção de sementes sem proteção de um fruto.
d) Reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monoicas.

9)  Faça a associação correta entre a coluna que apresenta os diferentes grupos de plantas e a coluna com algumas de suas características morfofuncionais é:

I. briófitas
1. primeiras plantas vasculares
II. angiospermas
2. primeiras plantas que formam sementes
III. pteridófitas
3. não apresentam vasos para condução da seiva
IV. gimnospermas
4. plantas que apresentam flores e frutos

a) I – 3, II – 4, III – 2 e IV – 1.
b) I – 3, II – 1, III – 4 e IV – 2.
c) I – 2, II – 3, III – 1 e IV – 4.
d) I – 3, II – 4, III – 1 e IV – 2.

10) Considere os seguintes organismos:

I. algas
II. Briófitas
III. Pteridófitas
IV. Angiospermas

Gametas masculinos flagelados, que necessitam de água para encontrar os gametas femininos, são encontrados SOMENTE em:

a) I e II
b) III e IV
c) I, II e III
d) I, III e IV
e) II, III e IV



História.

3º A e B: Professor Erick – 3º C Professor Gilson Rafael

Copie e responda em seu caderno.

1)    No seu nascedouro, a palavra descolonização já vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histórico dos povos colonizados: depois de ter colonizado, o europeu descoloniza, estando, pois, implícita a vontade do país colonizador de abrir mão de pretensos direitos adquiridos em determinado momento. A generalização do termo implica, de certa forma, uma interpretação eurocêntrica da História, ou seja, a noção de
que só a Europa possui uma História ou é capaz de elaborá-la. Os outros não têm História: nem passado a ser contado nem futuro a ser elaborado.
No trecho apresentado, a historiadora Maria Yedda Linhares crítica a utilização do termo “descolonização”, frequentemente utilizado para fazer referência aos processos de independências das nações africanas ao longo do século XX, porque ele sugeriria uma interpretação que:

a)    Ignora a importância das consequências futuras do colonialismo.
b)    Sugere que os processos de independência ocorreram de modo homogêneo no continente.
c)    Ignora a participação dos próprios africanos nesses processos.
d)    Despreza o papel das narrativas tradicionais africanas na construção do discurso historiográfico.


2)    No final do século XIX, deu-se a passagem do capitalismo da livre concorrência para o capitalismo dos monopólios. Neste período, situa-se a fase em que, para as grandes potências industriais, a exportação de capitais tornou-se mais importante do que a exportação de mercadorias. O enunciado acima refere-se:

a)    O surgimento dos bancos.
b)    A eclosão da Guerra Fria.
c)    O pioneirismo industrial britânico.
d)    Origem do imperialismo.


3)    Como forma de justificar a dominação dos continentes africano e asiático, as potências europeias valeram-se de teses científicas da época que pregavam a superioridade da civilização europeia com relação as demais. Essas teses foram difundidas pela doutrina do (a):

(A) Liberalismo.       (B) Darwinismo Social.      (C) Sociobiologia.   (D) Mercantilismo


4)    As afirmações a seguir são referentes ao Imperialismo. Assinale a alternativa correta.

I.  A necessidade de novos mercados consumidores para seus produtos levou as potências industrializadas à expansão imperialista durante o século XIX.
II. A expansão imperialista do século XIX, ocorreu basicamente, em virtude do esgotamento das minas de metais preciosos na Europa.
III. As potências industrializadas necessitavam de novas áreas nas quais pudessem aplicar o capital excedentes gerado pela expansão capitalista durante o século XIX.

Estão corretas:

(A) Apenas II e III.    (B) Apenas I e III.                (C) Apenas I e II       (D) Todas as Afirmações.


5)    Podemos dizer que o neocolonialismo, no continente africano produziu efeitos como:

a)    A divisão territorial africana de acordo com cada tribo e etnia existente.
b)    As Guerras dos Bôeres.
c)    A exportação do modo de vida africano para a Europa.
d)    O confronto entre os reinos de Songhai e Mali.


6)    Na evolução histórica contemporânea, a expansão imperialista do século XIX trouxe como consequência:

a)    O recuo das ideias liberais e o surgimento dos regimes comunistas.
b)    A descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
c)    A partilha da África e a dominação europeia sobre vastas áreas da Ásia.
d)    O domínio econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia soviética no oriente.



Geografia.

3º A, B e C Professora Lilian Alves

Copie e responda em seu caderno.
Tema: Geografia das religiões
Segue link de texto para leitura sobre o tema proposto:
Obs. Neste link tem um áudio sobre a aula, bastante explicativo.
Pesquisa 1- Para cada religião proposta, pesquise e anote em seu caderno os itens exigidos abaixo:
Religiões: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Espiritismo, Budismo, Hinduísmo, Religiões tradicionais africanas (Candomblé).
 Itens: 
A) Local de origem;
B) Quantidade de seguidores;
C) Países de maior incidência;
D) Características da religião (quais são as regras, como são os cultos ou rituais, etc...);
E) Qual a situação desta religião no Brasil?


Física.
3º A, B:Professora Márcia Profeta – 3º C Deve fazer essa atividade também.
Copie e responda em seu caderno.
Pesquisar e responder.

1)    Por que tomamos choque ao colocarmos os dedos em uma tomada?
2)    O passarinho toma choque ao pousar em apenas um fio do poste? Por quê?
3)    Quando chega o frio, mudamos a chave do chuveiro para “inverno”. O que acontece no mecanismo do chuveiro com essa mudança?
4)    Qual a finalidade dos disjuntores em nossas residências?
5)    Você sabe por que algumas vezes, quando ligamos um monitor ou televisão, os pelos do braço são atraídos?
6)    Em dias chuvosos, não é recomendável abrigar-se debaixo de árvores. Você sabe o motivo?
7)    Qual a importância de um dispositivo chamado “para-raios”? Você sabe como ele funciona?
8)    Comente sobre Eletricidade?
9)    Mencione brevemente o que você entende por:
Ø  Carga elétrica;
Ø  Força elétrica;
Ø  Campo elétrico;
Ø  Voltagem (ou ddp);
Ø  Resistência elétrica.

Obs. Em algumas perguntas, a resposta deverá ser pessoal.

Atividade 2:  Documentário sobre a história da eletricidade
Resumo:
O documentário é dividido em três episódios: a faísca; a era da invenção e revelações e revoluções, trata sobre a história da eletricidade, que é um dos fenômenos mais incríveis da natureza e tem como manifestação mais poderosa o raio. Essa é a história de como passamos a controlar essa força da natureza. Contamos 300 anos de ideias e experiências extraordinárias e os gênios que usaram a eletricidade para iluminar as cidades, para comunicação através do ar e dos mares, para criar a indústria moderna e para possibilitar a revolução digital.
Esta atividade o aluno poderá escolher um dos três episódios e fazer um resumo do documentário, nada impede de o aluno escolher os três episódios para descrever o seu resumo.
Neste resumo deverá conter
     I.         Pontos positivos e negativos
    II.         Conceitos e exemplos
 “A história da eletricidade” (BBC, 2011), disponível em: 

https://www.youtube.com/watch?v=rAqUvE97iCU

Atividade 3. Ordenando os aparelhos elétricos
Utilizamos vários aparelhos elétricos diariamente, e todos eles são diferentes uns dos outros. Você já parou para pensar o que diferencia um aparelho do outro?
Um exemplo o que diferencia um aparelho elétrico de outro é a transformação de energia elétrica em térmica e assim sucessivamente.
Para tentar responder a essa pergunta, relacionamos na tabela a seguir alguns aparelhos elétricos. Em seu caderno, agrupe-os utilizando um critério e, em seguida, responda às questões.

Chuveiro
Aquecedor
  Batedeira cabelo
Secador de cabelo
Pilha
Computador
Tomada
Liquidificador
Microfone
Bateria de carro
Torradeira
Televisão
Lâmpada fluorescente
Geladeira
DVD player
Lavadora
Ferro de passar
Secadora de roupas
Ventilador
Dínamo

1)    Quais foram os critérios de classificação que você adotou para agrupar os aparelhos elétricos?
2)    Por que você considera esses critérios adequados para agrupar os aparelhos? Você consegue pensar em outros? Quais?
3)    Você já imaginou o mundo atual sem a eletricidade?
4)    Como seria seu dia a dia sem eletricidade?
Obs: no critério de classificação utilizar como exemplo:
a) cafeteira elétrica: resistores.
b) rádio: comunicadores.

Química.

3º A, B e C Professor João “Nequini” Rodrigues

Copie e responda em seu caderno.

1)    A respeito da cadeia carbônica:

I. Trata-se de uma cadeia ramificada
II. Trata-se de uma cadeia homogênea
III. Trata-se de uma cadeia alicíclica
IV. Trata-se de uma cadeia insaturada

São corretas:

a) apenas I, II e III           
b) apenas II e IV           
c) apenas I e IV            
d) apenas II              
e) apenas IV

2)    Os hidrocarbonetos são compostos que possuem apenas carbono e hidrogênio. Complete com os respectivos hidrogênios a estrutura do hidrocarboneto cujo esqueleto carbônico está abaixo:

3)    Determine as fórmulas moleculares dos compostos:

4)    A classificação, quanto à cadeia carbônica, da substância abaixo é:

a) normal, insaturada, homogênea, alifática                        
b) ramificada, saturada, heterogênea, alifática
c) normal, saturada, homogênea, alicíclica                           
d) normal, saturada, heterogênea, alifática
e) ramificada, insaturada, heterogênea, alicíclica

5)    Classifique as cadeias carbônicas:




Inglês.

3º A e B: Teacher Edson Ricardo 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Copie e responda em seu caderno.
Hello!
Acho que você deve estar meio (ou bastante) entediado (a) esses dias, né... Cada notícia ruim!! Nossa!! O destaque, sem dúvidas, tem sido COVID-19.
Óbvio que estar informado é fundamental. Óbvio que queremos o fim de tudo isso o quanto antes.
Nessa atividade de “volta às aulas”, proponho que ative positivamente suas energias. Para isso, vamos começar com essa reflexão.
Here we go!
Atividade 1

Solidariedade tem aparecido pelo Brasil
Moradores de condomínios têm se disponibilizado a ajudar vizinhos idosos ou de outros grupos de risco indo ao supermercado ou à farmácia, por exemplo. Bilhetinhos em elevadores ou no hall de prédios têm os nomes e contatos daqueles que estão dispostos a ajudar. Que bom que a solidariedade e a empatia aparecem em tempos difíceis...



Conforme vemos acima, por incrível que pareça, para tudo tem um lado positivo.
E você? O que tem feito esses dias para aliviar suas tensões, medos, ansiedade... relacionados ao momento que vivemos?
ü  Sua resposta pode ser em português ou inglês;
ü  Escreva na estrutura que preferir (em tópicos, dissertativo-argumentativo, entre outros).
Inglês.
3º C: Teacher Kelly Marques


Watch the new “My Grom Life” web series produced by Grom Social creator Zach Marks on gromsocial.com and MyGromLife YouTube channel beginning January 17th!
Zach Marks was eleven years old when he first got the idea to create a totally unique, safe social networking site “By Kids For Kids”. At age twelve, Zach launched Gromsocial.com with the help of family and friends. The new website was met with an overwhelming worldwide response. Today, Grom Social is a thriving global business, and at sixteen, Zach invites you to take an intimate look into his life journey as chronicled in the new web series, “My Grom Life.”
http://blog.gromsocial.com/Grom-Blog/
 
 
1)    Uma possível tradução para o título da notícia  seria:
a)    a.Zach Marks lança nova série da Web "My Grom Life".
b)    b. Zach Marks participada nova série da Web "My Grom Life".
c)    c. Zach Marks  compra a  nova série da Web "My Grom Life".
d)    d. Zach Marks mostra  nova série da Web para  "My Grom Life".
 
2)    De acordo com o texto:
a)    Zach Marks tinha doze anos quando o pai dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
b)    Zach Marks tinha onze anos quando ele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
c)    Zach Marks tinha treze anos quando a mãe dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.
d)    Zach Marks tinha quinze anos quando o tio dele teve a ideia de criar um site de rede social totalmente único e seguro.

03.A "By Kids For Kids":
a.foi a rede social criada pelo pai de  Zach Marks.
b. foi a rede social visitada por Zach Marks aos onze anos.
c. foi a rede social criada por Zach Marks.
d. foi um jogo infantil criado por Zach Marks.

04.De acordo com o texto, aos doze anos:
a.  Zach comprou de outros empresários  o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.
b. Zach patenteou o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.
c.Zach vendeu o Gromsocial.com com a ajuda de amigos e seus irmãos.
d. Zach lançou o Gromsocial.com com a ajuda de familiares e amigos.

05.A Gromsocial.com:
a. é um negócio global próspero.
b. é um negócio global que não prosperou.
c. é um negócio global vinculado a grandes empresas.
d. é um negócio global que auxilia Zach nos estudos.

06.Hoje, Zach convida você  para:
a.  dar uma olhada íntima em sua jornada de vida como crônica na nova série da web, "My Grom Life".
b. a  assistir sua nova série da web, "My Grom Life".
c. a fazer um teste no seu novo invento da web, "My Grom Life".
d. a comprar seu novo invento da web, "My Grom Life" um jogo eletrônico inovador.


Artes.
3º A e B: Professor Ermeno 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Copie e responda em seu caderno.

Monocromia: Harmonia que conseguimos quando utilizamos somente uma cor com sua variação de tons, obtidos com o auxílio da cor branca ou preta. Essa coloração obtida a partir de uma só cor são chamadas de tons sobre tons.
Isocromia: Harmonia conseguida de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo alaranjado + amarelo esverdeado. Imagine um pôr do sol na praia.
Policromia: Harmonia conseguida através de várias cores. Uma composição com bem colorida explica tudo.
        Atividade
Sabendo-se do que foi dado construa três obras em papel que você tiver em casa conforme o texto.

3º C: Professor Márcio
 Leia os textos nas imagens abaixo e realize a proposta do último slide.

Clique na imagem para ampliar.

























Sociologia.
3º A, B:ProfessorTiago Ribeiro – 3º C Deve fazer essa atividade também.
Copie e responda em seu caderno.
1) Explique como ocorrem as relações interpessoais pela internet e quais benefícios ou malefícios essas relações podem provocar na sociedade em geral?
2) Há vantagens nessas relações interpessoais ocorridas pela internet? Comente.
3) Responda com suas palavras, o que são redes sociais e o objetivo de sua criação? 
4) Analise a música “Pela Internet” do cantor Gilberto Gil e explique com suas palavras como a tecnologia é vista pelo compositor, após faça um paralelo com o nosso cotidiano.
Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um vídeo pôquer para se jogar
https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/68924/

5) Encontre na letra da canção aspectos positivos e negativos mencionados quanto ao uso da tecnologia. Em seguida, explique quais aspectos predominam. Você concorda com essa confirmação? Por quê?
Positivo:
Negativo: 

Filosofia.
3º A e B: Professor Paulo Santana 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
responda em seu caderno.


Segundo o texto, quais são as definições de política? Para que serve? O que dá sustentação a ela (Política)?

3º C: Professora Odeniura

OBS: As duas atividades de Filosofia deverão ser feitas no caderno, e serão corrigidas no retorno às aulas. As questões deverão ser copiadas e respondidas.

Atividade Individual 1
Assistir o vídeo do link abaixo sobre o “Mito da Caverna” de Platão. Depois responder as questões:
Questões:
1- Considerando que vivemos em uma caverna, quais seriam as crenças que mais aprisionam a nossa sociedade?
2- Como podemos passar de uma atitude passiva frente crenças que mais nos aprisionam socialmente para uma atitude mais ativa?
3- Qual é o papel das redes sociais para nos manter passivos e qual papel ela pode exercer para uma atitude mais ativa?
4- Listar 05 atitudes necessárias para desenvolvimento da atitude filosófica.

Atividade Individual 2
A língua e os saberes coletivos
A língua falada tem como base física os sons, ou seja, a vibração do ar, e a língua escrita tem sua base na imagem, quer dizer, em um desenho no espaço. Ela também tem uma base física no animal que fala. A língua falada depende de um aparelho fonético bastante sofisticado, e a língua escrita depende de uma mão igualmente sofisticada. Há, ainda, a linguagem de sinais, que tem como base os gestos decorrentes de uma linguagem natural. Todas apresentam características exclusivas da nossa espécie.
As línguas falada, escrita e de sinais têm uma base cultural, pois são indissociavelmente ligadas a uma forma de vida, uma cultura determinada. Ao mesmo tempo que a cultura é gerada pela língua, ela também gera a língua. Ao nomear, classificar, categorizar, registrar suas experiências vitais, os seres humanos criam palavras e sintaxes articuladoras de palavras ao contarem histórias de modos particulares de vida.
A língua é o “saber coletivo” fundamental de um povo, de uma nação, de uma cultura. É fundamental porque, com a língua, os grupos humanos fundam sua identidade, por meio das palavras que organizam e nomeiam suas atividades para sobrevivência, suas crenças, seus valores, suas artes. Assim como é verdadeira a afirmação de que existem comunicações sem palavras, é verdadeira a impossibilidade de constituição de um agrupamento humano, seja uma tribo, uma cidade ou um país, sem a edificação de saberes coletivos que são planejados, registrados – ainda que na memória da tradição oral – e comunicados pela língua de geração em geração. A língua é o saber coletivo mais bem repartido de um povo ou comunidade. Além disso, é um saber em contínua transformação e crescimento. Todos nós aprendemos a língua constantemente e todos nós ensinamos a língua constantemente.
A língua de um povo, portanto, é um instrumento valioso para a sua identidade. Ela é a espinha dorsal de uma sociedade ou cultura. E é por isso que os antropólogos, quando se deparam com uma nação tribal em risco, imediatamente chamam os linguistas para fixarem a língua em uma escrita, na tentativa de não deixá-la morrer.
Pensamos, falamos, lemos e escrevemos as palavras que herdamos como seres nascidos em tempo e espaço determinados, em meio a saberes coletivos já consolidados. Herdamos a língua com as palavras já enredadas em significados. É com essas palavras, com essa herança que é a língua, que abarca os saberes coletivos de nosso grupo cultural e o universo de significados por ele produzidos, que construímos nossa arte, nossa expressão escrita e falada, nosso modo de ler e dizer o mundo.
A língua como criadora de realidades
Outra característica importante do ser humano que é permitida pela linguagem pode ser encontrada na capacidade de sair do presente e da presença do que é visto para lançar-se ao passado, ao futuro e a mundos nunca visitados.
Para a reflexão sobre esse papel da língua, leia e imagine o trecho a seguir:
“Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais, rugiam raivosamente 5 mil soldados.”
CUNHA, Euclides da. Os sertões. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ ua00091a.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2013.



Agora, responda mentalmente:
·         Como era o velho? Ele usava chapéu? 
·         E como eram os dois homens feitos? 
·         E a criança, era menino ou menina? 
·         E os 5 mil soldados? Eram soldados da polícia? Do Exército? De que época?  
·         Onde a cena imaginada se passou? Na cidade, no campo? Fazia calor? Fazia frio?
·         Você se perguntou por que 5 mil soldados para enfrentar quatro pessoas? 
·         Você interpretou em que circunstâncias esse fato teria ocorrido? 
·         Você ficou com pena daquelas quatro pessoas? 
·         Alguém ficou indignado com a desproporção entre as quatro pessoas e os 5 mil soldados?

E isso mostra a força da imaginação pessoal na compreensão do que é descrito ou narrado, e como ela ocorre de maneira aparentemente automática, sem identificarmos os motivos desta ou daquela associação de ideias.
A linguagem é isto: um processo que permite a criação de fatos na mente das pessoas. Permite a criação de imagens, de ideias, de acontecimentos, de emoções, de julgamentos e, até mesmo, de todos esses aspectos simultaneamente, seja na reflexão
que cada um de nós faz consigo mesmo, seja no ato da expressão e comunicação entre diferentes indivíduos, em sociedade.
-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Agora responda as questões abaixo:

1. Qual é a diferença entre língua e linguagem?
2. Por que é possível afirmar que a grande distinção entre os homens e os demais ani- mais é a língua e não a linguagem?
3. Quais são as experiências dos seres humanos cuja realização só é possível por meio da língua, da palavra?
4. Por que é possível dizer que a palavra – a língua – cria realidades, cria mundos que não existem?


Educação Física.
3º A e B: Professor Cleber (O 3º C não tem essa matéria)
Copie e responda em seu caderno.

Com intuito de manter um bom funcionamento do corpo humano nos aspectos físico e psicológico, nesta fase ambos devem andar juntos, corpo e mente.
Além dos cuidados já rotineiros como o uso do álcool gel, mascara, distanciamento possível, se faz necessária a pratica de atividade física bem como esportiva ou recreativa. Exercícios periódicos com auxílio de material encontrado em casa para manter o distanciamento seguro, corda, corda elástica, garrafas pet com agua ou areia, cabo de vassoura, pesos como cadeiras ,botijão de gás vazio, apoios podem ser feitos na parede ou áreas superiores para alongamento.
Acessar no youtube o seguinte vídeo TREINO EM CASA COM ELASTICO + CABO DE VASSOURA com COUTINHO FITNESS aproximadamente 7minutos. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=PRYfbrcrxv4
Alunos após visualizar o vídeo, fazer aparelhos com o que tiver em casa, comentem sobre a pratica e o vídeo. Acima mencionei o que podem usar .

                 BOA SEMANA A TODOS E SE CUIDEM.




Projeto de Vida.
3º A e B: Professor Tiago Ávila (O 3º C não tem essa matéria)
Copie e responda em seu caderno.

PROJETO DE VIDA – 3ºA e 3ºB   TIAGO AVILA
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO DE PROJETO DE VIDA

Revisão das aulas de Projeto de Vida:

Quem não entregou uma folha sulfite com o nome, deve providenciar “UMA FOLHA SULFITE COM NOME E SÉRIE, PERSONALIZADA COM ALGO QUE GOSTE OU RELACIONADO AO SEU SONHO OU PROJETO DE VIDA!”

Questões para serem respondidas no caderno:

1 – Qual pessoa você mais admira na sua vida e por quê?
2 – Qual profissão você quer exercer no futuro?
3 – Qual seu maior sonho?
4 – O que você já está fazendo para realizá-lo?

Metas e Objetivos
Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente. O objetivo são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva diariamente.
Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele e propõe-se a transformá-lo em uma meta.”
Andando junto com os objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, tem prazos específicos para acontecerem.
O objetivo é o que você quer alcançar e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo. Quando todas as metas são atingidas, você consegue realizar seu objetivo.

1 – Qual é o seu maior objetivo na vida?
2 – Em quanto tempo você quer realizar seu objetivo?
3 – Divida esse tempo em metas para a realização desse objetivo.


Tecnologia.
3º A e B: Professor Roberto Santos (O 3º C não tem essa matéria)
Faça em seu caderno.
Ø  Pesquise o que são Fake News.
Ø  Escreva sobre o papel que as Fake News têm desempenhado em relação da Pandemia de Covid-19. 

Como curiosidade, acompanhe esses dois sites que têm como papel desmascarar as Fake News.










                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...