Procure aqui a sua atividade

domingo, 3 de maio de 2020

2º EM (Segundo Ensino Médio) - Atividade 2 (A partir de 04/05)


Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras. 
Fiquem Atentos!

Língua Portuguesa.

2º A, B,C, D e E: Professora Geane Santiago – 2º F e G Professora Keila Bonina

Caso você queira entrar em contato com a professora Geane, clique no link abaixo.

Caso você queira entrar em contato com a professora Keila, clique no link abaixo.


ATENÇÃO: Todas as questões são de múltipla escolha. Cada questão apresenta cinco  alternativas para resposta, das quais apenas uma é correta. Preencha, no caderno as respostas de cada questão, os textos serão revisados em sala.

I – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA
TEXTO I

 


1)    É proposta do simbolismo expressar o mundo interior, intuitivo, antilógico e anti- racional. A dor existencial de que  tratam os quadrinhos acima encontra-se presente na estrofe simbolista:
a)    Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a  sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

b)    Anda em mim, soturnamente,
Uma tristeza ociosa,
Sem objetivo, latente,
Vaga, indecisa, medrosa.

c)    E enquanto a mansa tarde agoniza,
Por entre a névoa fria  do  mar
Toda a minhalma foge na brisa;
Tenho vontade de me matar.
d)    Hoje, segues de novo... Na partida
Nem o pranto os teus olhos umedece,
Nem te comove a dor da despedida.

e)    Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.

TEXTO II
Choro
Rubem Braga
Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaça. Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada e ali ficaram chorando valsas, repinicando sambas. E a gente veio se ajuntando, calada, ouvindo. Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaça. E em pé na calçada, ou sentados no chão da varanda, ou nos canteiros do jardinzinho, todos ficamos em silêncio ouvindo os negros.
Os que ouviam não batiam palmas nem pediam música nenhuma; ficavam simplesmente bebendo em silêncio aquele choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e triste da viola.
Só essa música que nos arrasta e prende, nos dá alegria e tristeza, nos leva a outras noites de emoções – e grátis. Ainda há boas coisas grátis, nesta cidade de coisas tão caras e de tanta falta de coisas. Grátis – um favor dos negros.
Alma grátis, poesia grátis, duas horas de felicidade grátis – sim, só da gente do povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de ganância e de injustiça. Só o pobre tem tanta riqueza para dar de graça.
Texto adaptado de BRAGA, Rubem. Um pé de milho. 5 ed., Rio de Janeiro: Record, 1993, pp. 104-105.

2)    O texto acima é, do início ao fim, repleto de imagens, conforme atestam os trechos que se seguem, com EXCEÇÃO de:
a)    “Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaça.”
b)    “... e ali ficaram chorando valsas, repinicando sambas.”
c)    “Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaça.”
d)    “... ficavam simplesmente bebendo em silêncio aquele choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e triste da viola.”
e)    “Alma grátis, poesia grátis, duas horas de felicidade grátis...”

3)    No texto II, observa-se que o discurso do cronista Rubem Braga apresenta procedimentos relacionados ora com a descrição, ora com a narração, ora com a dissertação. A linguagem empregada de forma argumentativa, conforme convém à dissertação, ocorre em:
a)    “... sim, só da gente do povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de  ganância e de injustiça. Só o pobre tem tanta riqueza para dar de graça.”
b)    “Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e cachaça.”
c)    “Os que ouviam não batiam palmas nem pediam música nenhuma;”
d)    “Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada...”
e)    “Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaça.”

4)    As afirmativas abaixo relacionam-se com o texto Choro. Todas são  verdadeiras,  com EXCEÇÃO de:
a)    A riqueza de elementos do universo musical tais como o clarinete, a viola, o pandeiro e a cabaça reflete a relação desses elementos com a cultura negra.
b)    A referência ao vocábulo choro traz simultaneamente a idéia de desabafo, através de lágrimas derramadas e de choro como estilo musical de caráter sentimental.
c)    A dor vivida é suavizada pela presença dos amigos e pela música.
d)    No texto, percebem-se reflexões sobre a política social e o modo de viver do brasileiro.
e)    O autor ressalta que, na cidade, apesar de tantas coisas caras, ainda há muitas coisas grátis em favor dos negros.

5)    Leia atentamente as estrofes abaixo:
I.             Sua firme elegância.
   Sua força contida.
   O poeta da ode
       É um cavalo de circo.

II.            Mas que na forma se disfarce o emprego
   Do esforço; e  a  trama viva se construa
   De tal modo, que a imagem fique nua,
   Rica mas sóbria, como um templo grego.


III.          Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
A linguagem clara e objetiva da poesia parnasiana traduz a contenção dos sentimentos e a perfeição formal que orientam o parnasianismo. Esses aspectos estão presentes apenas na(s) estrofe(s):
a)    I
b)     II
c)     III
d)     I e II
e)    I e III

TEXTO III

1          O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a
2          adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo,
3          se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um
4          homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta
5          lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe
6          na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas
7          autópsias; o interno não agüenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de
8          idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a
9          mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a
10       geologia dos campos-santos.

MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. 29 ed., São Paulo: Ática, 1995, p. 14 (Série Bom Livro).

6)    Sobre o emprego dos conectores (conjunções) destacados no texto, pode-se afirmar:

I.      e (linha 1) liga dois propósitos que ocorrem numa situação simultânea.
II.    mas (linha 4) estabelece uma relação semântica de oposição em relação à idéia presente em “um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde;”.
III.   como (linha 6) é um marcador de comparação entre a tinta e a idade do narrador.

Está(ão) correta(s) apenas:
a) I      b)  II    c)  III    d)   I e II         e) II e III

7)    Em relação ao texto III, retirado do romance Dom Casmurro, NÃO é correto afirmar:

a)    Com a frase “O meu fim evidente era atar as duas pontas da  vida,  e  restaurar  na velhice a adolescência.”, o narrador revela a intenção de escrever suas memórias.
b)    A frase “Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o  que  fui.”  remete  apenas à tentativa, do narrador, de recuperar a companhia de Capitu.
c)    Com a frase “o interno não agüenta tinta.”, o narrador afirma o seu fracasso em tentar restaurar a experiência vivida na adolescência.
d)    O texto é marcado pela introspecção psicológica, uma vez  que  o  conhecimento do personagem provém de seus conflitos e vivências interiores.
e)    A frase “Os amigos que me  restam são de  data recente; todos os  antigos foram estudar  a geologia dos campos-santos.” revela a solidão de Dom Casmurro, cujos antigos amigos já morreram.

8)    A circunstância expressa pela oração sublinhada em: “Abatido o animal, vinha  a vindita e a reação do indígena e, finalmente, a guerra.” também ocorre na(s) oração(ões) destacada(s) abaixo.
  1. “Quando Ismália enlouqueceu, pôs-se na torre a sonhar...”
  2. “...se o rosto é igual, a fisionomia é diferente.”
  3. “Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever.  No  entanto  ele  está cá dentro inquieto, vivo.”

Essa circunstância verifica-se apenas em:
a)        I           b)   I e II         c)  II    d)   II e III       e) III

TEXTO IV

O Sertão paraibano seria também invadido e semeado de sesmarias na segunda metade do século XVII por entradas que partiam do Leste, com Teodósio de Oliveira Ledo, e por outras vindas do Sul que ocupam o alto curso do Rio Piranhas e a bacia do Rio do Peixe. A influência paraibana penetrava os Cariris Velhos até o Boqueirão e daí se estendia a
Taperoá, enquanto a baiana e paulista atingia as áreas drenadas pelo Piancó e pelo Piranhas...
Os vários grupos indígenas que dominavam as caatingas sertanejas não podiam ver com bons olhos a penetração do homem branco que chegava com gado, escravos e agregados e se instalava nas ribeiras mais férteis. Construía casas, levantava currais de pau-a-pique e soltava o gado no pasto, afugentando os índios para as serras ou para as  caatingas dos  interflúvios,  onde  havia falta d'água durante quase todo  o ano.
Vivendo na  idade da pedra, retirando o  sustento principalmente da caça e  da pesca,  o indígena julgava-se com o  direito de abater os bois e  cavalos dos colonos,  como  fazia com qualquer outra caça. Abatido o  animal,  vinha a  vindita e  a  reação do indígena  e, finalmente, a guerra. Guerra que provocou o devassamento do interior e que se concluiu com o aniquilamento de poderosas tribos e com o aldeamento dos remanescentes. Guerra que possibilitou a ocupação, pela pecuária, do Ceará, do Rio Grande do Norte, e de quase toda a Paraíba. Várias extensões foram incorporadas economicamente à colônia portuguesa, passando a fornecer os animais de trabalho e a carne às áreas mais povoadas da Mata pernambucana e do Recôncavo Baiano. O sistema de criação era o mesmo encontrado no Agreste; apenas aqui as extensões eram maiores, as fazendas mais importantes, possuindo até, algumas delas, mais de 5.000 cabeças de gado; as secas eram mais rigorosas, provocando grandes prejuízos aos criadores, e as comunicações com o litoral mais difíceis devido às imensas distâncias.
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no nordeste. Contribuição ao estudo da questão agrária no nordeste. 5 ed., São Paulo: Atlas, 1986, pp. 149-150.

9)    Lendo-se atentamente o texto IV, é fácil perceber que trata de lutas ocorridas entre brancos e índios, por ocasião do povoamento das terras brasileiras. Esse tema também foi explorado pelo indianismo romântico. Há, no entanto, entre esse texto e aqueles produzidos pelo indianismo romântico  significativa  diferença. Esta diferença é marcada sobretudo pela
I.          presença do mito do bom selvagem nos textos produzidos pelo romantismo brasileiro.
II.         representação de nossas raízes históricas por meio da idealização do índio nos textos românticos.
III.        pretensão romântica de atribuir ao índio o papel de herói nacional. Está(ão) correta(s):

a)        apenas I e II  c) apenas III  e) todas
b)        apenas II        d) apenas II e III

10) Em “A influência paraibana penetrava os Cariris Velhos até o Boqueirão [..]”, o  termo  em destaque é, sintaticamente, igual ao termo sublinhado na oração:
a)    “O sistema de criação era o mesmo encontrado no Agreste, (...)”.
b)    “Abatido o animal, vinha a vindita...”.
c)    “Várias extensões foram incorporadas economicamente à  colônia portuguesa,  (...)”.
d)    “... as secas eram mais rigorosas, provocando grandes prejuízos aos criadores, (...)”.
e)    “Os vários grupos indígenas que dominavam as caatingas sertanejas...”.



Matemática.

2º A, B, C e D: Professor Tiago Ávila. 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO DE MATEMÁTICA




Revisão:
Se quisermos achar o valor do seno ou cosseno de algum ângulo maior que 90º, devemos seguir as linhas que os ligam até o primeiro quadrante, entre os ângulos de 0º e 90º, procurar esse valor na tabela e verificar o sinal no círculo trigonométrico. Para achar a tangente, precisamos procurar no ângulo correspondente e fazer a regra de sinais entre seno e cosseno.

Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de 150º?
Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à 150º. Seguindo a linha chegamos à 30º. Devemos agora olhar o valor do seno e cosseno de 30º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.
Seno = 1/2 (positivo)
Cosseno = –V3/2 (negativo)
Tangente = –V3/3 (negativo*) *regra de sinal entre o seno e cosseno

Ângulos maiores que 360º:
Se quisermos achar o valor do seno ou cosseno de algum ângulo maior que 360º, devemos dividir esse ângulo por 360, achar o resto da divisão, ver qual ângulo corresponde no círculo trigonométrico, procurar esse valor na tabela e verificar o sinal no círculo trigonométrico. Para achar a tangente, precisamos procurar no ângulo correspondente e fazer a regra de sinais entre seno e cosseno.

Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de 660º?
 660 :360
-360    1
 300

Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à 300º. Seguindo a linha chegamos à 60º. Devemos agora olhar o valor do seno e cosseno de 60º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.
Seno = V3/2 (negativo)
Cosseno = –1/2 (positivo)
Tangente = –V3 (negativo*) *regra de sinal entre o seno e cosseno

Ângulos Negativos
Quando for entre 0º e –360º, basta subtrai-lo de 360º para sabermos com qual ângulo do círculo devemos compará-lo.

Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de –150º?
Devemos fazer 360º – 150º = 210º

Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à 210º. Seguindo a linha chegamos à 30º. Devemos agora olhar o valor do seno e cosseno de 30º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.
Seno = –1/2 (negativo)
Cosseno = –V3/2 (negativo)
Tangente = V3/3 (positivo*) *regra de sinal entre o seno e cosseno



Exercícios

1)    Complete a tabela com os valores correspondentes:

Ângulo
Seno
Cosseno
Tangente
–360º



–330º



–315º



–300º



–270º



–240º



–225º



–210º



–180º



–150º
1/2
V3/2
V3/3
–135º



–120º



–90º



–60º



–45º



–30º



0º



30º



45º



60º



90º



120º



135º



150º
1/2
V3/2
V3/3
180º



210º



225º



240º



270º



300º



315º



330º



360º



390º



405º



420º



450º



480º



495º



510º



540º



570º



585º



600º



630º



660º
V3/2
1/2
V3
675º



690º



720º




 2º E Professora Clélia 2º F e G Professora Leila Segantin

Atividade I:  Faça a leitura das informações abaixo

         O que é COVID-19

COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

O que é o coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
  • Tosse
  • Febre 
  • Coriza 
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
Como é transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: 

• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:
  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 


Acesse o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade  

Registre a atividade com perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para posterior correção e registro.
1)    De acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04, quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2)    De acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um quadro mais grave da doença.

a)    Adotando esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são assintomáticas?
b)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c)    Quantas pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?

3)    Observando a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e nordeste?
4)    Observando os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número de pessoas contagiadas pela doença?
5)    Observando o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:

a)    Qual a região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b)    Qual a região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c)    Qual a diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d)    Somando todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%? Justifique.

6)    Observando o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a 1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)

a)    Qual dia registrou o maior número de novos casos?
b)    Quantos casos foram registrados nesse dia?

7)    Observando o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:

a)    Em qual semana houve o maior índice de casos?
b)    Qual o valor aproximado de casos?
c)    Qual o valor aproximado de óbitos?

8)    Observando a tabela (no link acima) o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no Brasil?
9)    Observando todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e sua família têm adotado?


Biologia.
2º A, B, C, D e E: Professora Márcia Carlos – 2º F e G Professor Rogério Carlos
1)    Numa célula animal, qual organela é responsável pela respiração celular?

a)    Complexo de Golgi
b)    Mitocôndria
c)    Ribossomo
d)    Centríolo

2)    Qual das alternativas abaixo apresenta funções da membrana plasmática numa célula?

a)    Dar forma a célula, além de controlar as substâncias que entram e saem dela.
b)    Executar a respiração celular.
c)    Fazer a síntese de proteínas dentro da célula.
d)    Executar todo processo de divisão celular.

3)    Qual das alternativas abaixo apresenta os nomes de duas formas de divisão celular?

a)    Fagocitose e Osmose
b)    Interfase e Fotossíntese
c)    Mitose e Meiose
d)    Osmose e Anáfase

4)    Numa célula animal, qual organela possui a função de conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares.

a)    Ribossomos
b)    Lisossomos
c)    Citoplasma
d)    Núcleo Celular

5)     Qual a função dos leucócitos (glóbulos brancos) presentes no sangue dos seres humanos?

a)    Desempenham a função de proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b)    Realizam a importante função de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c)    Realizam o transporte de oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d)    Atuam no processo de divisão celular.

6)    Qual a função dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) presentes no sangue dos seres humanos?

a)    Desempenham a função de proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b)    Realizam a importante função de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c)    Realizam o transporte de oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d)    Atuam no processo de divisão celular.

7)    Relacione os conceitos à sua definição:

(    ) -Gradiente de concentração

(    ) - Citosol
(    ) -Osmose

(    ) - Complexo golgiense
(    ) - Transporte ativo

(    ) - Lisossomo
(    ) - Retículo endoplasmático

(    ) - Centríolo
(    ) - Fagocitose

(    ) - Citoesqueleto

a)    Fluido gelatinoso citoplasmático.
b)    Sistema de microtúbulos e microfilamentos que mantém a arquitetura celular e ancora organoides.
c)    Diferença de concentração de determinada substância entre duas regiões.
d)    Vesícula que contém enzimas digestivas.
e)    Englobamento de partículas pela emissão de pseudópodes.
f)     Conjunto de pilhas de sáculos achatados dos quais brotam vesículas de secreção.
g)    Transporte de substâncias através da membrana plasmática, com gasto de energia.
h)    Passagem de solvente por uma membrana semipermeável (ou seletivamente permeável), do meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado de soluto.
i)     Sistema de túbulos, cisternas e canais delimitados por membranas.
j)     Feixe de microtúbulos que participa da divisão celular e da formação de cílios e flagelos.

8)    Dá-se o nome de organismo autótrofo ao ser vivo que:

a)    é capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir de glicose e aminoácidos.
b)    não realiza a fotossíntese.
c)    depende de outro organismo vivo para a obtenção de alimento.
d)    é capaz se produzir seu próprio alimento a partir de substâncias químicas inorgânicas.

9)    As imagens abaixo representam duas células (I e II) de seres vivos, totalmente seres diferentes um do outro. Podemos concluir então, que tais células são respectivamente de:


a)    Procariotos e eucariotos
b)    Autótrofos e heterótrofos
c)    Eucarioto e procarioto
d)    Celulares e acelulares

10)  De acordo com a Teoria Celular, apesar de serem diferentes ao nível macroscópico, todos os seres vivos são semelhantes em sua constituição fundamental uma vez que:

a)    são capazes de se reproduzir assexuadamente.
b)    são constituídos por células.
c)    contêm moléculas inorgânicas.
d)    crescem de dentro para fora.



História.
2º A, B,C, D e E: Professor Illídio Gilberto.
 (Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Leia o texto e depois copie e responda as questões em seu caderno.

Feudalismo
O que é Feudalismo? O sistema feudal, ou, feudalismo, foi o modo de produção dominante na Europa nos idos da Idade Média. Suas bases estavam na posse da terra, o que influenciava a política, economia e a própria organização social.
Como surgiu o feudalismo?
O início do feudalismo deu-se pela insegurança gerada após a invasão do Império Romano Ocidental pelos povos bárbaros germânicos no século V. A Europa passou a construir castelos fortificados que culminaram na formação dos feudos.
Principais características do feudalismo
  • poder concentrado nas mãos dos senhores feudais
  • economia baseada na agricultura
  • utilização dos trabalho dos servos
  • sociedade estamental
  • forte influência da Igreja Católica
Vassalagem e suserania
O nome feudalismo vem da própria estrutura de sua sociedade, ou seja, os feudos, propriedades rurais que abrigavam o castelo fortificado, aldeias, terras para cultivo, bosques e pastos.
As aquisições de terra funcionavam da seguinte forma:
  • guerras: conquista de mais território
  • casamentos: os senhores feudais casavam os filhos entre si, mantendo a terra nas mãos da família
  • concessão: compensação dos serviços prestados por um nobre ou cavaleiro destacado
As relações nos feudos eram baseados no sistema de vassalagem e suserania. O suserano era quem cedia um lote de terra ao vassalo que, em troca de proteção e lugar no sistema de proteção, deveria ser fiel e prestar ajuda ao cedente.
As redes se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Porém, dentro de cada feudo, valiam as leis, economia, justiça e política instaurada por cada senhor feudal.
Religião e a Igreja Católica
A Igreja Católica exercia forte poder sobre a sociedade no período medieval. A influência ultrapassava os limites religiosos e dominava o modo de pensar e se comportar. O clero se declarava como detentor do poder espiritual desde vassalos até a alta nobreza.
Não raro, interferia, inclusive, em decisões políticas e econômicas sob a forma de consultoria aos reis. Além disso, tinham poder econômico considerável por possuir terras nas quais haviam servos trabalhando.
Concentrados em mosteiros, os monges passavam grande parte do tempo rezando, estudando, copiando livros e a Bíblia.
Como era a sociedade feudal
A sociedade feudal era hierarquizada e estática, isto é, oferecia pouca mobilidade social. No topo da pirâmide estava o rei e a nobreza constituída pelos cavaleiros, senhores feudais, viscondes, condes e duques. A ela pertenciam as terras e a arrecadação de impostos.
O poder era dividido entre o rei e os senhores feudais. Em seguida, estava o clero formado pelos membros da Igreja Católica. O poder clerical era imenso e detentor da proteção espiritual da sociedade. Não pagava impostos mas, arrecadava os dízimos.
Pregava que cada membro da sociedade tinha um papel a cumprir na sua passagem pela Terra. Sendo assim, era função do nobre proteger a sociedade sob o ponto de vida militar e, da Igreja, espiritualmente.
Na base da pirâmide estavam os servos camponeses e pequenos artesãos. Presos à terra, a eles cabia o pagamento de pesadas taxas e tributos aos senhores feudais. Entre eles, podemos citar:
  • talha: metade da produção para proteção do feudo
  • corvéia: pagamento por serviços prestados nas terras do senhor feudal em trabalhos de três a quatro dias nas terras do senhor feudal
  • banalidade: taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal
  • Tostão de Pedro: 10% da produção para a Igreja
  • Mão-morta: taxa paga ao senhor feudal após a morte do chefe da família
O senhor feudal era o detentor do poder político por meio do qual formava seus exércitos particulares. Em torno de seus castelos fortificados, toda uma comunidade feudal se desenvolvia sob sua proteção.
Em uma sociedade tão estratificada, é de se concluir que a educação era para poucos e, por isso, concentrada na nobreza. A influência da Igreja era notada, também, aí, por meio do ensino de doutrinas religiosas, latim (o idioma oficial do clero) e táticas de guerras.
Porém, a maior parte da população seguia analfabeta e sem ter acesso a publicações básicas, como livros e impressos noticiosos. Quanto à arte e arquitetura, mais uma vez, era notável a influência religiosa.
Pinturas retratavam passagens bíblicas e ensinamentos religiosos, construções imensas abrigavam igrejas e catedrais, além dos vitrais suntuosos que traziam trechos da Bíblia.
Economia feudal
A economia feudal tinha a agricultura como sua principal atividade e, ainda que as técnicas rudimentares impedissem a produção em larga escala, esta era considerada como auto suficiente por não objetivar a troca.
O feudo constituía a base econômica, ainda, o senhor feudal era o detentor do poder e, quanto mais terras possuía, maior o poder concentrado. Outra atividade muito frequente na Idade Média era o artesanato.
Mesmo que já existissem moedas cunhadas, elas eram pouco utilizadas. O mais comum era o sistema de trocas de produtos e mercadorias.
Guerras no feudalismo
No sistema feudal, quanto mais terra um suserano obtinha, mais era seu poder. Por isso, os senhores estavam em busca constante por mais terras e vassalos. A maneira mais eficiente de alcançar esse objetivo era por meio das guerras.
A base dos exércitos feudais era constituída pelos cavaleiros. A figura dos homens montados em seus cavalos, protegidos por armaduras, escudos e de espada em punho era característica da Idade Média.
As invasões eram frequentes por isso, os senhores feudais construíam seus castelos de forma a proteger seus feudos. Por isso, os cercavam por altos muros.
Como foi o fim do feudalismo?
O sistema feudal entrou em crise a partir do século XII, a chamada Baixa Idade Média, através de uma série de mudanças políticas, sociais e econômicas. Aos poucos, o renascimento comercial, por exemplo, fez com que o feudalismo fosse enfraquecendo para dar lugar ao capitalismo.
O desenvolvimento do comércio e das cidades promoveram a ampliação das fontes de renda. Sendo assim, as relações passaram a se basear no trabalho livre assalariado que compuseram uma nova classe social – a burguesia.
As mudanças econômicas trouxeram, consigo, o aumento da população que exigia maior produção e desenvolvimento de técnicas agrícolas. Para seguir com a concentração de poder em suas mãos, os senhores comercializavam o excedente produzido no feudo.
Isso era obtido por meio da exploração dos servos que, obviamente, explodiram em fugas e revoltas camponesas. O esvaziamento dos feudos fez com que suseranos arrendassem suas terras ou substituíssem os vassalos por assalariados. A partir daí, a mudança para o capitalismo foi ocorrendo de forma gradual.

Questões

1) Quais partes da sociedade medieval tinham influencia do feudalismo?
2)Como se deu o surgimento do feudalismo?
3) No que se baseava a economia do feudalismo?
4) Devido as invasões dos bárbaros quais atitudes a Europa tomou?
5) O que significa feudo?
6)Qual instituição religiosa exercia poder durante o período medieval?
7) Como era a vida dos monges nos mosteiros no período medieval?
8) Como era organizada a pirâmide social no período medieval?
9)Quais eram os tributos no feudalismo?
10)O senhor feudal tinha qual poder e como se dava este poderw
11)Como funcionava as aquisições de Terra no feudalismo
12)Quando se deu o fim do feudalismo?
13) O fim do feudalismo deu margem a qual sistema econômico?
14)Como ficou as relações de trabalho pós o fim do feudalismo?
15)Quais mudanças ocorreram no fim do feudalismo?

16)Quais  acontecimentos surgiram pós o esvaziamento dos feudos?

2º F e G Professor Gilson Rafael

Leia o texto e depois copie e responda as questões em seu caderno.

A arte do Renascimento

Durante a alta Idade Média, vigoravam na arte os estilos romanescos e góticos, de caráter essencialmente religioso. A arte – sobretudo pintura, escultura e arquitetura – patrocinada pela Igreja, a maior concentradora de terras e riquezas, visava transmitir ao homem as ideias de fé do teocentrismo (concepção que tem Deus – do grego, Théos – como centro de todas as coisas), impregnadas de um misticismo obscuro e fanático, que afasta o ser humano de seus interesses terrenos.
Com Giotto, que viveu entre os séculos XIII e XIV, começa a verdadeira revolução pictórica renascentista, apresentando em suas obras motivos naturais e figuras humanizadas. Por volta desta mesma época, durante a primeira fase do Renascimento, Dante Alighieri, contemporâneo de Giotto, escreveu a Divina Comédia, consagrando o idioma florentino, ou a língua italiana, praticamente como ela é conhecida hoje e pondo fim à hegemonia do latim, língua do clero, como veículo de transmissão de conhecimento. É importante lembrar que a valorização do idioma de uma região será passo importante no surgimento posterior de Estados nacionais, libertos do domínio feudal.
Além de Dante, Francesco Petrarca, que viveu no século XIV, também escreveu poesia, valorizando uma temática comprometida com a existência humana, o amor de um homem por uma mulher, assim como apresentando os valores essencialmente humanos das antigas Grécia e Roma. Destas obras, como de muitas outras, originou-se o antropocentrismo (do grego ánthropos), que situa homem como centro das preocupações e opõe a fé a razão.
Destacou-se também, no século XIV, Giovanni Boccaccio, mestre de irreverência que também se expressa no venáculo italiano em sua obra máxima, o Decameron, onde faz críticas à corrupção e à ganância do clero.
O Século seguinte, que compreende a segunda fase do Renascimento, o Século XV, ou quatrocentos, foi marcado por um maior desenvolvimento das artes em geral e do comércio. O Século XV viveu as grandes navegações. Com elas, os italianos perderam o controle do mar Mediterrâneo Portugueses e espanhóis, num ímpeto comercial extraordinário, conquistam as rotas atlânticas para a Índia e para o Novo Mundo.
(A.C Olivieri. O Renascimento. São Paulo, Ática, 1987. P. 29-30)

Questões sobre o Texto
1)    O que visava a arte durante a alta Idade Média?
2)    Por que se pode afirmar que Dante Alighieri, com a Divina Comédia, contribuiu para o surgimento posterior dos Estados Nacionais?
3)    Qual a temática valorizada por Petrarca?
4)    O que se entende por antropocentrismo?
5)    Como se expressa e o que faz Boccaccio em sua obra Decameron?
6)    Os filósofos do Renascimento consideravam que o homem era a mais importante criatura de Deus, uma vez que, por intermédio da razão, podia esclarecer muitas informações e, por sua perspicácia, podia inventar outras tantas. Assim, o homem tornava-se mais próximo das criaturas superiores, característica que conhecemos como:
a)    geocentrismo   b) teocentrismo     c) realista     d) humanismo
7)    O Renascimento Cultural é o melhor exemplo das mudanças culturais ocorridas entre os séculos XV e XVI e teve como referências principais as cidades:
a)    francesas     b) espanholas                    c) portuguesas                  d) italianas


 Geografia.
2º A, C e D: Professora Lilian Alves – 2º B e E: Professora Cintia Ramos - 2º F e G: Professor Orlando

Tema: Industrialização no Brasil
Clique no link abaixo para leitura do texto... Após ler atentamente ao texto, responda em seu caderno as perguntas propostas: (1 a 5). Nas questões de alternativas, escrever no caderno apenas a resposta correta. (6 a 8) – (9 e 10) são pesquisas, também realizar no caderno.

1)    Em que período começou a industrialização no Brasil?  Como se deu esse processo?
2)    Quais foram os primeiros produtos produzidos no Brasil de forma industrial?
3)    Comente o avanço industrial no Brasil no governo de Juscelino Kubitschek.
4)    Comente a industrialização brasileira durante o governo militar.
5)    A partir dos anos 2000 ocorre uma descentralização das indústrias no Brasil. As indústrias migram das capitais para outras cidades. Quais foram os critérios de escolha destas cidades?
6)    Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil.
a)    Investimentos nacionais e predominância de empresas estatais.
b)    Investimentos estrangeiros e desconcentração industrial.
c)    Instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d)    Predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.

7)    A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
a)    A ruralização das sociedades.
b)    A contenção da migração pendular.
c)    O recuo na oferta de matérias-primas.
d)    O aumento da migração campo-cidade.
e)    A descaracterização da hierarquia urbana.

8)    Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.

Entre esses fatores, podemos considerar:

I.      Proximidade dos grandes centros administrativos globais;
II.    Presença de mão de obra barata;
III.   Existência de infraestruturas e meios de transporte;
IV.  Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
e) II, III e IV
9)    Pesquisa:   

·         Pesquise 3 multinacionais presentes no Brasil;
·         Descreva o produto com o qual elas trabalham;
·         Qual país sede dessa empresa;
·         Cite alguns países onde ela atua.

10) Pesquisa: Pesquise como está o parque industrial do Brasil na atual situação de pandemia que estamos vivendo. Comente as consequências desta pandemia no nosso cenário industrial.


  Física.

2º A:Professor Clayton Santana – 2º B Professor Fábio - 2º C, D e E:Professor Roberto Tanabe 

(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

Copiar e Responder no Caderno

1)      O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?
a) 33ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF

2)      Uma panela com água é aquecida de 25°C para 80°C. A variação de temperatura sofrida pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:
a) 32 K e 105°F.
b) 55 K e 99°F.
c) 57 K e 105°F.
d) 99 K e 105°F.
e) 105 K e 32°F.

3)      Julgue as afirmações abaixo:
I – A escala Celsius atribui 0° para o ponto de fusão do gelo e 100º para o ponto de ebulição da água;
II – O limite inferior para a escala Kelvin corresponde a -273°C;
III – 1°C equivale a 1°F.
Estão corretas:
a) I e II apenas
b) I e III apenas
c) I, II e III
d) II e III apenas
e) I apenas

4)      Existe uma temperatura que tem o mesmo valor na escala Celsius e na escala Fahrenheit. Qual é essa temperatura?

2º F e G:Professor João “Nequini” Rodrigues 
Copiar e Responder no Caderno

1)    Uma partícula se desloca 5 km a cada 10 segundos. Determine sua velocidade média em m/s.
2)    Analisando a tabela, calcule o valor da velocidade média.

 

3)    O motorista de um caminhão pretende fazer uma viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, passando por Barbacena (cidade situada a 100 Km de Juiz de Fora e a 180 Km de Belo Horizonte). A velocidade máxima no trecho que vai de Juiz de Fora a Barbacena é de 80 km/h e de Barbacena a Belo Horizonte é de 90 km/h. Determine qual o tempo mínimo, em horas, de viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, respeitando-se os limites de velocidades:

4)    Um trem carregado de combustível, de 120m de comprimento, faz o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante de 50 Km/h. Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o rio Tietê. O comprimento da ponte é:

5)    Um veículo move-se com velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.
a)    5,0 km
b)    2,0 km
c)    1,5 km
d)    3,0 km
e)    18 km
 6)  Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.
a)    15 s
b)    20 s
c)    10 s
d)    40 s
e)    12 s


Química.
2º A, B, F e G:Professor João Rodrigues “João Nequini” 

(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

Copiar e Responder no Caderno
1)    Transformar:
a)  2 litros em Mililitros:
b)  1000 mL em Litros:
2)    Uma solução de hidróxido de potássio possui concentração 55 g/L. Que massa de soluto está contida em 400 cm3 dessa solução ?
3)    Calcular o título e a porcentagem em peso de soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g de brometo de potássio
4)    Transformar:   2 quilo grama em gramas
5)    Determinar a concentração em g/L de uma solução de hidróxido de potássio de 6% em peso e densidade 1,05 g/mL.
6)    Transforme para centímetros cúbicos ( cm3 ).
a) 0,010 L
7)    Que massa de heptano deve ser dissolvida em 44 g de benzeno na preparação de uma solução de título 0,12
8)    Calcular o título e a porcentagem em peso de soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g de brometo de potássio.
9)    Qual a molaridade de uma solução que possui, em 160 mL, 39,2 g de ácido fosfórico ?
ácido fosfórico = H3 PO 4
M' = 3 + 31 + 64 = 98g/mol
10) Calcular a concentração da solução que contém 100 gramas em um volume de 4 litros.

2º C, D e E:Professor Clayton Santana
Copiar e Responder no Caderno

Olá galera, espero que todos estejam bem!!! Está atividade vocês terão que assistir duas vídeo aulas gravadas no canal “Professor Claytão” chamadas de Massa atômica e Estequiometria para melhor compreensão.




1)    O número de mols contido em 90 g de água é: (Dados: massas molares: H = 1 g/mol e O = 16 g/mol)

a)    10 mols                         
b)    5 mols                          
c)    6 mols
d)    7 mols
e)    1 mol
2)    Em uma amostra de 1,15 g de sódio, o número de átomos existentes será igual a: (Dados: Na = 23 ;  constante de Avogadro = 6,0 · 1023)

a)    6 · 1022                     
b)    3 · 1022
c)    3 · 1023                     
d)    1023
e)    6 · 1023

3)    O ácido de fórmula C18H29SO3H pode ser utilizado na obtenção de detergentes. Quantos gramas de hidrogênio há em 0,5 mol de moléculas desse ácido? Dado: Massa molar de hidrogênio = 1 g/mol
a)    30,0                         
b)    29,0                        
c)    15,0
d)    14,5
e)    10,5

4)    O   carbonato      de       sódio, Na2CO3, é um produto industrial muito importante e usado na manufatura do vidro. Quantos mols de Na2CO3 existem  em      132g de         carbonato de sódio?
Massas molares em g/mol: Na = 23; C = 12; O = 16.

5)    Em            600     g          de       H2O, existem: (Dadas         as        massas          molares (g/mol): H = 1 e O = 16)

a)    2,0 x 1025 moléculas.
b)    18 moléculas.
c)    6,0 x 1023 moléculas.
d)    16 moléculas.
e)    3 moléculas.




2º A, B,C, D e E: Teacher Edson Ricardo. 

(Se você não é dessa sala, faça a próxima atividade)

Hello!
Acho que você deve estar meio (ou bastante) entediado (a) esses dias, né... Cada notícia ruim!! Nossa!! O destaque, sem dúvidas, tem sido COVID-19.
Óbvio que estar informado é fundamental. Óbvio que queremos o fim de tudo isso o quanto antes.
Nessa atividade de “volta às aulas”, proponho que ative positivamente suas energias. Para isso, vamos começar com essa reflexão.
Here we go!
Atividade 1

Solidariedade tem aparecido pelo Brasil
Moradores de condomínios têm se disponibilizado a ajudar vizinhos idosos ou de outros grupos de risco indo ao supermercado ou à farmácia, por exemplo. Bilhetinhos em elevadores ou no hall de prédios têm os nomes e contatos daqueles que estão dispostos a ajudar. Que bom que a solidariedade e a empatia aparecem em tempos difíceis...



Conforme vemos acima, por incrível que pareça, para tudo tem um lado positivo.
E você? O que tem feito esses dias para aliviar suas tensões, medos, ansiedade... relacionados ao momento que vivemos?
ü  Sua resposta pode ser em português ou inglês;
ü  Escreva na estrutura que preferir (em tópicos, dissertativo-argumentativo, entre outros).


2º F e G: Teacher Kelly Marques
Prefixes and suffixes

1)   Em inglês o sufixo –ity corresponde ao sufixo –dade em português.
Observe a tabela abaixo que traz a formação de substantivos, em seguida, complete as lacunas.

English
Português
Adjective
Noun
Adjetivo
Substantivo
cruel
cruelty

crueldade
curious

curioso

possible
possibility

possibilidade
inferior

inferior
inferioridade
superior
superiority
superior

serene
serenity
sereno

humble
humility

humildade
generous

generoso


Texto para as questões de 02 a 08
Wolves
Some people say there are two wolves inside each of us. There is a constant battle between those two wolves. And you decide the winner.
Tsali , an old chief of the Cherokees ( a tribe of North American Indians that live in Southwest of the United States), often walks along the stream near  the village with his grandson. They do that almost every day. The old man knows a lot of stories full of adventure or wisdom and the boy loves to listen to them.
This morning Tsali decides to tell the boy about a battle that sometimes happens inside himself. The old man says, “ This battle is between two wolves. One is evil: cruelty, hate, anger, envy, despair, greed, arrogance, guilt, lies, resentment, inferiority,superiority, and ego.
The old Indian stops for a moment and then says, “ The other is good: joy, peace, love, hope, empathy, friendship, serenity, humility, kindness, generosity, truth, compassion, and faith…”
The boy is filled with curiosity. He looks at this grandfather and asks, “ What happens then? Which wolf wins?”
Tsali just smiles and answers, “ The one I feed.”
                               Marques, Amadeu, Inglês Série Brasil-pág.17-18.Ed.Ática.

2)   É comum encontrarmos muitas transparent words( palavras transparentes) ,cognatas, com forma e sentido em inglês muito parecidos com os do português, isso facilita a compreensão do texto. Encontre 15 cognatas no texto acima:

3)   Relacione as  palavras de sentidos opostos.

a.Friend                          hope   
b.Winner                         love    
c.Lies                             enemy  
d.Greed                          serenity
e.Anger                          good     
f.Despair                        outside  
g.Hate                            loser    
h.Cruelty                        truth    
i.Inside                           kindness 
j.Evil                              generosity 

4)   De acordo com o texto, quem é Tsali?

a)   (    )um velho cacique dos Cherokees.
b)   (   ) o neto de um velho cacique  dos Cherokees.
c)    (   ) a neta de um velho cacique  dos Cherokees.

5)   O que Tsali fazia frequentemente?

a)   (   )caminhava com o neto pelo rio perto da aldeia.
b)   (   ) aconselhava a tribo para tomar cuidado com os lobos que viviam perto da aldeia.

6)   Qual é a batalha que acontece dentro de nós mesmos, de acordo com o texto? Você concorda com essa ideia?

7)   De acordo com o texto, qual dos dois lobos vence a batalha?

8)   Você acredita que podemos tirar uma lição desse texto? Qual?




Artes.
2º A, B, C, D e E: Professor Ermeno. 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima)

Copie e responda em seu caderno.
1)    Ilustração é:
a)    a mensagem através da imagem
b)    a mensagem através da figura plana
c)    a mensagem através da figura geométrica
d)    a mensagem através da figura caracterizada

2)    Um recurso gráfico muito usando para satirizar pessoas ou situações é:
a)    sombra
b)    charge
c)    Ilustração
d)    pintura

3)    São desenhos que retratam as pessoas para realçar suas características é :
a)    caricatura
b)    sombra
c)    Ilustração
d)    pintura

4)    Qual era o tema principal na pintura do homem pre - histórico?
a)    mulher
b)    deuses
c)    animais
d)    monstros

5)    A figura feita em rocha e chamada de :
a)    campestre
b)    rupestre
c)    silvestre
d)    terrestre

6)    A harmonia entre linhas e cores e chamada de :
a)    composição
b)    forma
c)    conteúdo
d)    expressão
7)    Analisar o contexto de uma obra artística e inteirar-se:
a)    do artista
b)    da composição
c)    da forma
d)    do conteúdo

8)    A arquitetura barroca está presente principalmente:
a)    nas residências
b)    nas praças
c)    nos palácios
d)    nas igrejas

9)    Qual manifestação popular brasileira e conhecida internacionalmente :
a)    festa junina
b)    carnaval
c)    festa do Divino
d)    todas alternativas estão incorretas

10) A tinta utilizada para colorir as cerâmicas são encontradas em :
a)    pedra colorida
b)    folha seca
c)    semente de frutas
d)    areia


2º F e G: Professora Maria Lúcia.
NAS ARTES VISUAIS
COM ESSA IMAGEM CRIAR UMA PROPAGANDA SOBRE CORONAVIRUS.



PALAVRAS CHAVES
COVID19
CORONAVIRUS
PANDEMIA

Sociologia.

2º A, B,C, D e E: Professor Tiago Ribeiro

Copie e responda em seu caderno

A Indústria Cultural

1)    Defina em poucas palavras o que é Indústria Cultural?
2)    Leia o fragmento abaixo:
    Consumo, logo existo. Pode até parecer um exagero esta afirmação, mas mesmo quem não possui renda precisa consumir. O indigente ou o pedinte consomem, mesmo não possuindo renda. O prato de comida, a noite no albergue ou qualquer outro donativo, somente foi possível porque houve produção e alguém resolveu contribuir com os menos favorecidos e transferiu parte de sua renda para esse fim. Afinal de contas, não existe almoço de graça. O consumo representa uma satisfação, pois é a realização de uma necessidade. Estas necessidades são, cada vez mais, oriundas da evolução da civilização e passam a integrar o rol das necessidades de quem vive nesta civilização. São necessidades como automóveis, celulares, aulas de línguas e mais uma infinidade de outras que surgiram e surgirão criando assim novas expectativas de consumo para as pessoas desta civilização. A sociedade capitalista associa o consumo à superioridade, ou seja, quanto maior o poder de consumo maior a superioridade da pessoa ou, melhor ainda, o status desta pessoa na sociedade. (…)
www.tudosobreoconsumismo.blogspot.com.br
3)    De acordo com o texto, porque consumismo tanto? A que a sociedade capitalista associa o consumo? Explique com suas palavras.
Leia um fragmento do poema:

EU, ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome… estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.(…)
Minhas meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente). (…)

Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
Carlos Drummond de Andrade
4)    Como o consumismo é visto no poema? Explique.
5)    Você concorda que: Consumir é existir? Comente.
6)    Na sociedade atual o que é mais importante: a quantidade de bens que um indivíduo dispõe ou o seu nível de conhecimento? Comente.

Filosofia.

2º A, B, C, D e E: Professor Paulo Santana. 

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Responda no seu caderno.


Após ler o texto responda à questão: Os animais possuem consciência moral ou ética? Justifique a sua resposta.


 
2º F e G: Professora Odeniura Pontes
Copie e responda em seu caderno
Tema: LIBERDADE
Atividade Individual 1
Pesquisar notícias em programas de televisão, sites, entre outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:
1)     O que é violência? (Definição pessoal)
2)    O que é liberdade? (Definição pessoal tendo como referência o que já foi estudado no bimestre)
3)    Quais as principais formas de violência presentes na nossa sociedade?
4)    Quais aspectos da violência foram naturalizados, na sua opinião?
5)    Como superar a violência para se ter mais liberdade? Escreva uma proposta de ação para melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência).

Atividade 2
  Após a leitura do texto responda:

1)    Você entende que o existencialismo de Jean-Paul Sartre promove a valorização do homem? Justifique a sua resposta.

2)    Se você pudesse voltar no tempo, quais mudanças faria em sua vida?


Educação Física.

2º A, B,C e D: Professor Pedro – 2º E: Professora Sueli – 2º E Professor Cleber

(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

Copie e responda em seu caderno.
Tema: Ginástica em academia

Responda:

1)    Musculação emagrece?
2)    Qual o objetivo do aquecimento?
3)    O suor deixado nos aparelhos pode transmitir doenças?
4)    A avaliação inicial antes de realizar exercícios físicos é necessária? Por quê?
5)    Analise as afirmativas abaixo e responda de forma correta.
I.      Nas aulas de ginástica localizada não conseguimos fazer nenhum tipo de treinamento de hipertrofia, pois necessitamos de cargas elevadas, as quais som ente os aparelhos nas salas de musculação conseguem.

II.    O sistema oxidativo, promove, a o mesmo tempo, um a maior produção de ATP, e maior metabolização de gorduras, este segundo através da quebra da molécula de triglicerídeo (em glicerol e ácidos graxos).

III.   Nas alavancas do corpo, podem os citar os seguintes exemplos: interpotentes (rosca direta, para bíceps braquial, ou seja braço), inter-resistentes (como exercícios para a panturrilha, utilizando a articulação do tornozelo), e interfixa (com o as articulações da coluna para abdominais em pé de forma lateral).

IV.  Ao se contrair um a unidade motora, podemos contrair somente algum as fibras musculares desta unidade e relaxarmos outras se a quantidade de c arga levantada não for intensa.

a)    Afirmativas I, II e II estão corretas
b)    Afirmativas I e IV estão erradas
c)    Afirmativas I e II estão erradas.
d)    Afirmativas II e III estão corretas


Projeto de Vida.

2º A, B,C: Professor Paulo Santana – 2º D: Professora Vagne – 2º E Professor Tiago Ribeiro

(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

Copie e responda em seu caderno
1)    Explique como você se sentiu no isolamento social?
2)    Domo uso o seu tempo durante o isolamento!
3)    Do que você mais sentiu falta durante essa quarentena?
4)    Você ficou totalmente no isolamento social ou chegou a sair de casa? Como a sensação?
5)    Explique qual ponto positivo e negativo desse isolamento social?


Tecnologia.

2º A: Professora Maria Lúcia

(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)
 
Observe a imagem abaixo:


PARA CADA GLOBO COLOCAR SEUS CONHECIMENTOS TECNOLOGICOS
1)    NA COMUNICAÇÃO? EXEMPLO;
RES; RADIO, TV, JORNAL REVISTA, CELULAR, ENTRE OUTROS.

2)    OS DEMAIS GLOBOS RESPONDAM;( TODOS).

2º B, C, D e E: Professor Roberto Santos

 Ø  Pesquise o que são Fake News.
Ø  Escreva sobre o papel que as Fake News têm desempenhado em relação da Pandemia de Covid-19. 

Como curiosidade, acompanhe esses dois sites que têm como papel desmascarar as Fake News.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...