Olá galera! Essas atividades devem ser realizadas em seu caderno, a partir de 04/05.
Não deixe para depois, porque no dia 18 de maio serão postadas outras.
Fiquem Atentos!
Língua Portuguesa.
2º A, B,C, D e E: Professora Geane Santiago – 2º F e G Professora Keila
Bonina
Caso você queira entrar em contato com a professora Geane, clique no
link abaixo.
Caso você queira entrar em contato com a professora Keila, clique no
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ATENÇÃO: Todas as questões são de múltipla escolha. Cada questão
apresenta cinco alternativas para
resposta, das quais apenas uma é correta. Preencha, no caderno as respostas de
cada questão, os textos serão revisados em sala.
I – LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA BRASILEIRA
TEXTO I
1) É proposta do simbolismo expressar o mundo interior,
intuitivo, antilógico e anti- racional. A dor existencial de que tratam os quadrinhos acima encontra-se
presente na estrofe simbolista:
a)
Quando Ismália
enlouqueceu,
Pôs-se
na torre a sonhar...
Viu
uma lua no céu,
Viu
outra lua no mar.
b)
Anda em mim, soturnamente,
Uma
tristeza ociosa,
Sem
objetivo, latente,
Vaga,
indecisa, medrosa.
c)
E enquanto a mansa tarde
agoniza,
Por
entre a névoa fria do mar
Toda
a minhalma foge na brisa;
Tenho
vontade de me matar.
d)
Hoje, segues de novo... Na
partida
Nem
o pranto os teus olhos umedece,
Nem
te comove a dor da despedida.
e)
Quando em meu peito
rebentar-se a fibra
Que
o espírito enlaça à dor vivente,
Não
derramem por mim nem uma lágrima
Em
pálpebra demente.
TEXTO II
Choro
Rubem Braga
Eram
todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro e uma cabaça. Juntaram-se na
varandinha de uma casa abandonada e ali ficaram chorando valsas, repinicando
sambas. E a gente veio se ajuntando, calada, ouvindo. Alguém mandou no botequim
da esquina trazer cerveja e cachaça. E em pé na calçada, ou sentados no chão da
varanda, ou nos canteiros do jardinzinho, todos ficamos em silêncio ouvindo os
negros.
Os
que ouviam não batiam palmas nem pediam música nenhuma; ficavam simplesmente
bebendo em silêncio aquele choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e
triste da viola.
Só
essa música que nos arrasta e prende, nos dá alegria e tristeza, nos leva a
outras noites de emoções – e grátis. Ainda há boas coisas grátis, nesta cidade
de coisas tão caras e de tanta falta de coisas. Grátis – um favor dos negros.
Alma
grátis, poesia grátis, duas horas de felicidade grátis – sim, só da gente do
povo podemos esperar uma coisa assim nesta cidade de ganância e de injustiça.
Só o pobre tem tanta riqueza para dar de graça.
Texto adaptado de BRAGA, Rubem. Um pé de milho. 5 ed.,
Rio de Janeiro: Record, 1993, pp. 104-105.
2) O texto acima é, do início ao fim, repleto de imagens,
conforme atestam os trechos que se seguem, com EXCEÇÃO de:
a) “Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro
e uma cabaça.”
b) “... e ali ficaram chorando valsas, repinicando sambas.”
c) “Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e
cachaça.”
d) “... ficavam simplesmente bebendo em silêncio aquele
choro, o floreio do clarinete, o repinicado vivo e triste da viola.”
e) “Alma grátis, poesia grátis, duas horas de felicidade
grátis...”
3) No texto II, observa-se que o discurso do cronista Rubem
Braga apresenta procedimentos relacionados ora com a descrição, ora com a
narração, ora com a dissertação. A linguagem empregada de forma argumentativa,
conforme convém à dissertação, ocorre em:
a) “... sim, só da gente do povo podemos esperar uma coisa
assim nesta cidade de ganância e de
injustiça. Só o pobre tem tanta riqueza para dar de graça.”
b) “Alguém mandou no botequim da esquina trazer cerveja e
cachaça.”
c) “Os que ouviam não batiam palmas nem pediam música
nenhuma;”
d) “Juntaram-se na varandinha de uma casa abandonada...”
e) “Eram todos negros: uma viola, um clarinete, um pandeiro
e uma cabaça.”
4) As afirmativas abaixo relacionam-se com o texto Choro.
Todas são verdadeiras, com EXCEÇÃO de:
a) A riqueza de elementos do universo musical tais como o
clarinete, a viola, o pandeiro e a cabaça reflete a relação desses elementos
com a cultura negra.
b) A referência ao vocábulo choro traz simultaneamente a
idéia de desabafo, através de lágrimas derramadas e de choro como estilo
musical de caráter sentimental.
c) A dor vivida é suavizada pela presença dos amigos e pela
música.
d) No texto, percebem-se reflexões sobre a política social e
o modo de viver do brasileiro.
e) O autor ressalta que, na cidade, apesar de tantas coisas
caras, ainda há muitas coisas grátis em favor dos negros.
5) Leia atentamente as estrofes abaixo:
I.
Sua firme elegância.
Sua força contida.
O poeta da ode
É um cavalo
de circo.
II.
Mas que na forma se
disfarce o emprego
Do esforço; e a
trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.
III.
Gastei uma hora pensando
um verso
que
a pena não quer escrever.
No
entanto ele está cá dentro
inquieto,
vivo.
A
linguagem clara e objetiva da poesia parnasiana traduz a contenção dos
sentimentos e a perfeição formal que orientam o parnasianismo. Esses aspectos
estão presentes apenas na(s) estrofe(s):
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) I e III
TEXTO III
1 O meu fim
evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a
2 adolescência.
Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo,
3 se o
rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um
4 homem
consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta
5 lacuna é
tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe
6 na barba
e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas
7 autópsias;
o interno não agüenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de
8 idade
poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a
9 mim. Os
amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a
10 geologia
dos campos-santos.
MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. 29 ed., São Paulo: Ática,
1995, p. 14 (Série Bom Livro).
6) Sobre o emprego dos conectores (conjunções) destacados no
texto, pode-se afirmar:
I.
e (linha 1) liga dois propósitos que ocorrem numa situação
simultânea.
II.
mas (linha 4) estabelece uma relação semântica de oposição
em relação à idéia presente em “um homem consola-se mais ou menos das pessoas
que perde;”.
III.
como (linha 6) é um marcador de comparação entre a tinta e a
idade do narrador.
Está(ão) correta(s)
apenas:
a) I b)
II c) III d) I e II e)
II e III
7) Em relação ao texto III, retirado do romance Dom
Casmurro, NÃO é correto afirmar:
a) Com a frase “O meu fim evidente era atar as duas pontas
da vida,
e restaurar na velhice a adolescência.”, o narrador
revela a intenção de escrever suas memórias.
b) A frase “Pois, senhor, não consegui recompor o que foi
nem o que fui.”
remete apenas à tentativa, do
narrador, de recuperar a companhia de Capitu.
c) Com a frase “o interno não agüenta tinta.”, o narrador
afirma o seu fracasso em tentar restaurar a experiência vivida na adolescência.
d) O texto é marcado pela introspecção psicológica, uma
vez que
o conhecimento do personagem
provém de seus conflitos e vivências interiores.
e) A frase “Os amigos que me
restam são de data recente; todos
os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos.” revela a
solidão de Dom Casmurro, cujos antigos amigos já morreram.
8) A circunstância expressa pela oração sublinhada em:
“Abatido o animal, vinha a vindita e a
reação do indígena e, finalmente, a guerra.” também ocorre na(s) oração(ões)
destacada(s) abaixo.
- “Quando Ismália enlouqueceu, pôs-se na torre a
sonhar...”
- “...se o rosto é igual, a fisionomia é diferente.”
- “Gastei uma hora pensando um verso que a pena não
quer escrever. No entanto ele
está cá dentro inquieto, vivo.”
Essa circunstância
verifica-se apenas em:
a) I b) I e II c) II d) II e III e)
III
TEXTO IV
O
Sertão paraibano seria também invadido e semeado de sesmarias na segunda metade
do século XVII por entradas que partiam do Leste, com Teodósio de Oliveira Ledo,
e por outras vindas do Sul que ocupam o alto curso do Rio Piranhas e a bacia do
Rio do Peixe. A influência paraibana penetrava os Cariris Velhos até o
Boqueirão e daí se estendia a
Taperoá,
enquanto a baiana e paulista atingia as áreas drenadas pelo Piancó e pelo
Piranhas...
Os
vários grupos indígenas que dominavam as caatingas sertanejas não podiam ver
com bons olhos a penetração do homem branco que chegava com gado, escravos e agregados
e se instalava nas ribeiras mais férteis. Construía casas, levantava currais de
pau-a-pique e soltava o gado no pasto, afugentando os índios para as serras ou para
as caatingas dos interflúvios,
onde havia falta d'água durante
quase todo o ano.
Vivendo
na idade da pedra, retirando o sustento principalmente da caça e da pesca,
o indígena julgava-se com o
direito de abater os bois e
cavalos dos colonos, como fazia com qualquer outra caça. Abatido o animal,
vinha a vindita e a
reação do indígena e, finalmente,
a guerra. Guerra que provocou o devassamento do interior e que se concluiu com
o aniquilamento de poderosas tribos e com o aldeamento dos remanescentes.
Guerra que possibilitou a ocupação, pela pecuária, do Ceará, do Rio Grande do
Norte, e de quase toda a Paraíba. Várias extensões foram incorporadas economicamente
à colônia portuguesa, passando a fornecer os animais de trabalho e a carne às
áreas mais povoadas da Mata pernambucana e do Recôncavo Baiano. O sistema de
criação era o mesmo encontrado no Agreste; apenas aqui as extensões eram
maiores, as fazendas mais importantes, possuindo até, algumas delas, mais de
5.000 cabeças de gado; as secas eram mais rigorosas, provocando grandes prejuízos
aos criadores, e as comunicações com o litoral mais difíceis devido às imensas
distâncias.
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no nordeste.
Contribuição ao estudo da questão agrária no nordeste. 5 ed., São Paulo: Atlas,
1986, pp. 149-150.
9) Lendo-se atentamente o texto IV, é fácil perceber que
trata de lutas ocorridas entre brancos e índios, por ocasião do povoamento das
terras brasileiras. Esse tema também foi explorado pelo indianismo romântico.
Há, no entanto, entre esse texto e aqueles produzidos pelo indianismo
romântico significativa diferença. Esta diferença é marcada sobretudo
pela
I. presença do mito do bom selvagem nos textos produzidos pelo
romantismo brasileiro.
II. representação de nossas raízes históricas por meio da
idealização do índio nos textos românticos.
III. pretensão romântica de atribuir ao índio
o papel de herói nacional. Está(ão) correta(s):
a) apenas I e II c) apenas
III e) todas
b) apenas II d)
apenas II e III
10) Em “A influência paraibana penetrava os Cariris Velhos
até o Boqueirão [..]”, o termo em destaque é, sintaticamente, igual ao termo
sublinhado na oração:
a) “O sistema de criação era o mesmo encontrado no Agreste,
(...)”.
b) “Abatido o animal, vinha a vindita...”.
c) “Várias extensões foram incorporadas economicamente
à colônia portuguesa, (...)”.
d) “... as secas eram mais rigorosas, provocando grandes
prejuízos aos criadores, (...)”.
e) “Os vários grupos indígenas que dominavam as caatingas
sertanejas...”.
Matemática.
2º A, B, C e D: Professor Tiago Ávila.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
COPIE TODO O CONTEÚDO, EXERCÍCIOS E RESPOSTAS COMPLETAS NO CADERNO
DE MATEMÁTICA
Revisão:
Se quisermos achar o valor do seno ou cosseno de algum ângulo
maior que 90º, devemos seguir as linhas que os ligam até o primeiro quadrante,
entre os ângulos de 0º e 90º, procurar esse valor na tabela e verificar o sinal
no círculo trigonométrico. Para achar a tangente, precisamos procurar no ângulo
correspondente e fazer a regra de sinais entre seno e cosseno.
Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de 150º?
Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à
150º. Seguindo a linha chegamos à 30º. Devemos agora olhar o valor do seno e
cosseno de 30º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.
Seno = 1/2 (positivo)
Cosseno = –V3/2 (negativo)
Tangente = –V3/3 (negativo*) *regra de sinal entre o seno e
cosseno
Ângulos maiores que 360º:
Se quisermos achar o valor do seno ou cosseno de algum ângulo
maior que 360º, devemos dividir esse ângulo por 360, achar o resto da
divisão, ver qual ângulo corresponde no círculo trigonométrico, procurar
esse valor na tabela e verificar o sinal no círculo trigonométrico. Para achar
a tangente, precisamos procurar no ângulo correspondente e fazer a regra de
sinais entre seno e cosseno.
Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de 660º?
660 :360
-360 1
300
Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à
300º. Seguindo a linha chegamos à 60º. Devemos agora olhar o valor do seno e
cosseno de 60º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.
Seno = V3/2 (negativo)
Cosseno = –1/2 (positivo)
Tangente = –V3 (negativo*) *regra de sinal entre o seno e cosseno
Ângulos Negativos
Quando for entre 0º e –360º, basta subtrai-lo de 360º para
sabermos com qual ângulo do círculo devemos compará-lo.
Exemplo:
Qual o seno, cosseno e tangente de –150º?
Devemos fazer 360º – 150º = 210º
Devemos olhar o ângulo do primeiro quadrante que está ligado à
210º. Seguindo a linha chegamos à 30º. Devemos agora olhar o valor do seno e
cosseno de 30º na tabela trigonométrica e o sinal no círculo trigonométrico.
Seno = –1/2 (negativo)
Cosseno = –V3/2 (negativo)
Tangente = V3/3 (positivo*) *regra de sinal entre o seno e cosseno
Exercícios
1)
Complete a tabela com os valores correspondentes:
Ângulo
|
Seno
|
Cosseno
|
Tangente
|
–360º
|
|||
–330º
|
|||
–315º
|
|||
–300º
|
|||
–270º
|
|||
–240º
|
|||
–225º
|
|||
–210º
|
|||
–180º
|
|||
–150º
|
–1/2
|
–V3/2
|
V3/3
|
–135º
|
|||
–120º
|
|||
–90º
|
|||
–60º
|
|||
–45º
|
|||
–30º
|
|||
0º
|
|||
30º
|
|||
45º
|
|||
60º
|
|||
90º
|
|||
120º
|
|||
135º
|
|||
150º
|
1/2
|
–V3/2
|
–V3/3
|
180º
|
|||
210º
|
|||
225º
|
|||
240º
|
|||
270º
|
|||
300º
|
|||
315º
|
|||
330º
|
|||
360º
|
|||
390º
|
|||
405º
|
|||
420º
|
|||
450º
|
|||
480º
|
|||
495º
|
|||
510º
|
|||
540º
|
|||
570º
|
|||
585º
|
|||
600º
|
|||
630º
|
|||
660º
|
–V3/2
|
1/2
|
–V3
|
675º
|
|||
690º
|
|||
720º
|
2º E Professora Clélia 2º F e
G Professora Leila Segantin
Atividade
I: Faça a leitura das informações abaixo
O
que é COVID-19
A COVID-19 é uma
doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que
apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros
respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a
maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e
cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem
dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de
suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).
O que é o
coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que
causam infecções respiratórias. O
novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos
registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram
isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi
descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo
uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os
coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas
a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que
infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43,
HKU1
Quais
são os sintomas
Os sintomas da COVID-19 podem variar de
um simples resfriado até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor
de garganta
- Dificuldade para respirar
Como é
transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por
contato próximo por meio de:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Como se
proteger
As recomendações de prevenção à COVID-19
são as seguintes:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos
punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com
lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não
lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2
metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote
um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no
rosto.
- Higienize com frequência o celular e os
brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como
talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite
circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows,
cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com
outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa
até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou
artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.
Acesse
o link abaixo onde você terá uma visão através de tabelas e gráficos do avanço
do coronavírus no Brasil e que dará importantes informações para a atividade
Registre a atividade com
perguntas e respostas em seu caderno e coloque data de 27/04/2020 para
posterior correção e registro.
1) De
acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo ministério da saúde, em 21/04,
quantas pessoas estavam infectadas no Brasil?
2) De
acordo com o texto um percentual dos pacientes é assintomático, uns apresentam
sintomas leves e alguns precisarão de internação hospitalar por desenvolver um
quadro mais grave da doença.
a) Adotando
esses percentuais em 21/04 quantas pessoas no Brasil possivelmente são
assintomáticas?
b) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam sintomas leves?
c) Quantas
pessoas em 21/04 possivelmente apresentam os sintomas mais graves da doença?
3) Observando
a tabela de regiões e os valores fornecidos de contaminados. Quantas pessoas
possivelmente desenvolverão um quadro mais grave da doença na região sudeste e
nordeste?
4) Observando
os dados dos estados, na região sudeste qual o estado com maior e menor número
de pessoas contagiadas pela doença?
5) Observando
o gráfico que nos traz informações sobre o contágio por região, responda:
a) Qual a
região onde mais se contraiu a doença e qual o percentual?
b) Qual a
região onde menos se contraiu a doença e qual o percentual?
c) Qual a
diferença dos percentuais entre as duas regiões?
d) Somando
todas as regiões qual percentual você encontra? Essa soma chega a 100%?
Justifique.
6) Observando
o gráfico que trás os Casos novos por dia, responda:
(Observação: a letra K acompanhando cada valor refere-se a
1.000, ou seja 2,3k = 2300 casos)
a) Qual
dia registrou o maior número de novos casos?
b) Quantos
casos foram registrados nesse dia?
7) Observando
o gráfico que traz os Casos por semana epidemiológica, responda:
a) Em
qual semana houve o maior índice de casos?
b) Qual o
valor aproximado de casos?
c) Qual o
valor aproximado de óbitos?
8) Observando
a tabela (no link acima)
o número de casos por estados, qual o número total de casos foi registrado no
Brasil?
9) Observando
todas as informações gráficas e tabelas trazidas pelo link acessado, qual você
achou na sua opinião mais fácil de compreender? Por quê?
10) Dentre
as orientações do ministério da saúde como se proteger do contágio, qual você e
sua família têm adotado?
Biologia.
2º A, B, C, D e E: Professora Márcia Carlos – 2º F e G Professor Rogério
Carlos
1)
Numa
célula animal, qual organela é responsável pela respiração celular?
a) Complexo de Golgi
b) Mitocôndria
c) Ribossomo
d) Centríolo
2)
Qual das alternativas abaixo apresenta funções da membrana
plasmática numa célula?
a) Dar forma a célula, além de
controlar as substâncias que entram e saem dela.
b) Executar a respiração
celular.
c) Fazer a síntese de proteínas
dentro da célula.
d) Executar todo processo de
divisão celular.
3)
Qual das alternativas abaixo apresenta os nomes de duas formas de
divisão celular?
a) Fagocitose e Osmose
b) Interfase e Fotossíntese
c) Mitose e Meiose
d) Osmose e Anáfase
4)
Numa célula animal, qual organela possui a função de conservar e
transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções
celulares.
a) Ribossomos
b) Lisossomos
c) Citoplasma
d) Núcleo Celular
5)
Qual a função dos
leucócitos (glóbulos brancos) presentes no sangue dos seres humanos?
a) Desempenham a função de
proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b) Realizam a importante função
de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c) Realizam o transporte de
oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d) Atuam no processo de divisão
celular.
6)
Qual a função dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) presentes no
sangue dos seres humanos?
a) Desempenham a função de
proteção, combatendo agentes infecciosos que penetram no organismo humano.
b) Realizam a importante função
de transporte de nutrientes através de todo corpo humano.
c) Realizam o transporte de
oxigênio e gás carbônico, através do sangue humano.
d) Atuam no processo de divisão
celular.
7)
Relacione
os conceitos à sua definição:
( ) -Gradiente de concentração
|
( ) - Citosol
|
( ) -Osmose
|
( ) - Complexo golgiense
|
( ) - Transporte ativo
|
( ) - Lisossomo
|
( ) - Retículo endoplasmático
|
( ) - Centríolo
|
( ) - Fagocitose
|
( ) - Citoesqueleto
|
a)
Fluido
gelatinoso citoplasmático.
b)
Sistema
de microtúbulos e microfilamentos que mantém a arquitetura celular e ancora
organoides.
c)
Diferença
de concentração de determinada substância entre duas regiões.
d)
Vesícula
que contém enzimas digestivas.
e)
Englobamento
de partículas pela emissão de pseudópodes.
f)
Conjunto
de pilhas de sáculos achatados dos quais brotam vesículas de secreção.
g)
Transporte
de substâncias através da membrana plasmática, com gasto de energia.
h)
Passagem
de solvente por uma membrana semipermeável (ou seletivamente permeável), do
meio menos concentrado de soluto para o meio mais concentrado de soluto.
i)
Sistema
de túbulos, cisternas e canais delimitados por membranas.
j)
Feixe
de microtúbulos que participa da divisão celular e da formação de cílios e
flagelos.
8) Dá-se o nome de
organismo autótrofo ao ser vivo que:
a)
é
capaz de sintetizar seus próprios alimentos a partir de glicose e aminoácidos.
b)
não
realiza a fotossíntese.
c)
depende
de outro organismo vivo para a obtenção de alimento.
d)
é
capaz se produzir seu próprio alimento a partir de substâncias químicas
inorgânicas.
9) As imagens abaixo
representam duas células (I e II) de seres vivos, totalmente seres diferentes
um do outro. Podemos concluir então, que tais células são respectivamente de:
a)
Procariotos
e eucariotos
b)
Autótrofos
e heterótrofos
c)
Eucarioto
e procarioto
d)
Celulares
e acelulares
10) De acordo com a Teoria Celular, apesar de
serem diferentes ao nível macroscópico, todos os seres vivos são semelhantes em
sua constituição fundamental uma vez que:
a)
são
capazes de se reproduzir assexuadamente.
b)
são
constituídos por células.
c)
contêm
moléculas inorgânicas.
d)
crescem
de dentro para fora.
História.
2º A, B,C, D e E: Professor Illídio Gilberto.
(Se você não é dessas
turmas, faça a próxima atividade)
Leia o texto e depois copie e
responda as questões em seu caderno.
Feudalismo
O que é Feudalismo? O
sistema feudal, ou, feudalismo, foi o modo de produção dominante na Europa nos
idos da Idade Média. Suas bases estavam na posse da terra, o que influenciava a
política, economia e a própria organização social.
Como
surgiu o feudalismo?
O início do feudalismo deu-se
pela insegurança gerada após a invasão do Império Romano Ocidental pelos povos bárbaros
germânicos no século V. A Europa passou a construir castelos fortificados que
culminaram na formação dos feudos.
Principais
características do feudalismo
- poder concentrado nas mãos dos senhores
feudais
- economia baseada na agricultura
- utilização dos trabalho dos servos
- sociedade estamental
- forte influência da Igreja Católica
Vassalagem
e suserania
O nome feudalismo vem da própria estrutura de sua
sociedade, ou seja, os feudos, propriedades rurais que abrigavam o castelo
fortificado, aldeias, terras para cultivo, bosques e pastos.
As
aquisições de terra funcionavam da seguinte forma:
- guerras: conquista de mais território
- casamentos: os senhores feudais casavam os
filhos entre si, mantendo a terra nas mãos da família
- concessão: compensação dos serviços prestados
por um nobre ou cavaleiro destacado
As relações nos feudos eram baseados no sistema de
vassalagem e suserania. O suserano era quem cedia um lote de terra ao vassalo
que, em troca de proteção e lugar no sistema de proteção, deveria ser fiel e
prestar ajuda ao cedente.
As redes se estendiam por várias regiões, sendo o
rei o suserano mais poderoso. Porém, dentro de cada feudo, valiam as leis,
economia, justiça e política instaurada por cada senhor feudal.
Religião
e a Igreja Católica
A Igreja Católica exercia forte poder sobre a
sociedade no período medieval. A influência ultrapassava os limites religiosos
e dominava o modo de pensar e se comportar. O clero se declarava como detentor
do poder espiritual desde vassalos até a alta nobreza.
Não raro, interferia, inclusive, em decisões
políticas e econômicas sob a forma de consultoria aos reis. Além disso, tinham
poder econômico considerável por possuir terras nas quais haviam servos
trabalhando.
Concentrados em mosteiros, os monges passavam
grande parte do tempo rezando, estudando, copiando livros e a Bíblia.
Como
era a sociedade feudal
A sociedade feudal era hierarquizada e estática,
isto é, oferecia pouca mobilidade social. No topo da pirâmide estava o rei e a
nobreza constituída pelos cavaleiros, senhores feudais, viscondes, condes e
duques. A ela pertenciam as terras e a arrecadação de impostos.
O poder era dividido entre o rei e os senhores
feudais. Em seguida, estava o clero formado pelos membros da Igreja Católica. O
poder clerical era imenso e detentor da proteção espiritual da sociedade. Não
pagava impostos mas, arrecadava os dízimos.
Pregava que cada membro da sociedade tinha um papel
a cumprir na sua passagem pela Terra. Sendo assim, era função do nobre proteger
a sociedade sob o ponto de vida militar e, da Igreja, espiritualmente.
Na base da pirâmide estavam os servos camponeses e
pequenos artesãos. Presos à terra, a eles cabia o pagamento de pesadas taxas e
tributos aos senhores feudais. Entre eles, podemos citar:
- talha: metade da produção para proteção do
feudo
- corvéia: pagamento por serviços prestados nas
terras do senhor feudal em trabalhos de três a quatro dias nas terras do
senhor feudal
- banalidade: taxas pagas pela utilização do
moinho e forno do senhor feudal
- Tostão de Pedro: 10% da produção para a Igreja
- Mão-morta: taxa paga ao senhor feudal após a
morte do chefe da família
O senhor feudal era o detentor do poder político
por meio do qual formava seus exércitos particulares. Em torno de seus castelos
fortificados, toda uma comunidade feudal se desenvolvia sob sua proteção.
Em uma sociedade tão estratificada, é de se
concluir que a educação era para poucos e, por isso, concentrada na nobreza. A
influência da Igreja era notada, também, aí, por meio do ensino de doutrinas
religiosas, latim (o idioma oficial do clero) e táticas de guerras.
Porém, a maior parte da população seguia analfabeta
e sem ter acesso a publicações básicas, como livros e impressos noticiosos.
Quanto à arte e arquitetura, mais uma vez, era notável a influência religiosa.
Pinturas retratavam passagens bíblicas e
ensinamentos religiosos, construções imensas abrigavam igrejas e catedrais,
além dos vitrais suntuosos que traziam trechos da Bíblia.
Economia
feudal
A economia feudal tinha a agricultura como sua
principal atividade e, ainda que as técnicas rudimentares impedissem a produção
em larga escala, esta era considerada como auto suficiente por não objetivar a
troca.
O feudo constituía a base econômica, ainda, o
senhor feudal era o detentor do poder e, quanto mais terras possuía, maior o
poder concentrado. Outra atividade muito frequente na Idade Média era o
artesanato.
Mesmo que já existissem moedas cunhadas, elas eram
pouco utilizadas. O mais comum era o sistema de trocas de produtos e mercadorias.
Guerras
no feudalismo
No sistema feudal, quanto mais terra um suserano
obtinha, mais era seu poder. Por isso, os senhores estavam em busca constante
por mais terras e vassalos. A maneira mais eficiente de alcançar esse objetivo
era por meio das guerras.
A base dos exércitos feudais era constituída pelos
cavaleiros. A figura dos homens montados em seus cavalos, protegidos por
armaduras, escudos e de espada em punho era característica da Idade Média.
As invasões eram frequentes por isso, os senhores
feudais construíam seus castelos de forma a proteger seus feudos. Por isso, os
cercavam por altos muros.
Como
foi o fim do feudalismo?
O sistema feudal entrou em crise a partir do século
XII, a chamada Baixa Idade Média,
através de uma série de mudanças políticas, sociais e econômicas. Aos poucos, o
renascimento comercial, por exemplo, fez com que o feudalismo fosse
enfraquecendo para dar lugar ao capitalismo.
O desenvolvimento do comércio e das cidades
promoveram a ampliação das fontes de renda. Sendo assim, as relações passaram a
se basear no trabalho livre assalariado que compuseram uma nova classe social –
a burguesia.
As mudanças econômicas trouxeram, consigo, o
aumento da população que exigia maior produção e desenvolvimento de técnicas
agrícolas. Para seguir com a concentração de poder em suas mãos, os senhores
comercializavam o excedente produzido no feudo.
Isso era obtido por
meio da exploração dos servos que, obviamente, explodiram em fugas e revoltas
camponesas. O esvaziamento dos feudos fez com que suseranos arrendassem suas
terras ou substituíssem os vassalos por assalariados. A partir daí, a mudança
para o capitalismo foi ocorrendo de forma gradual.
Questões
1) Quais
partes da sociedade medieval tinham influencia do feudalismo?
2)Como se deu
o surgimento do feudalismo?
3) No que se
baseava a economia do feudalismo?
4) Devido as
invasões dos bárbaros quais atitudes a Europa tomou?
5) O que
significa feudo?
6)Qual instituição
religiosa exercia poder durante o período medieval?
7) Como era a
vida dos monges nos mosteiros no período medieval?
8) Como era
organizada a pirâmide social no período medieval?
9)Quais eram
os tributos no feudalismo?
10)O senhor
feudal tinha qual poder e como se dava este poderw
11)Como
funcionava as aquisições de Terra no feudalismo
12)Quando se
deu o fim do feudalismo?
13) O fim do
feudalismo deu margem a qual sistema econômico?
14)Como ficou
as relações de trabalho pós o fim do feudalismo?
15)Quais
mudanças ocorreram no fim do feudalismo?
16)Quais acontecimentos surgiram pós o esvaziamento
dos feudos?
2º F e G Professor Gilson
Rafael
Leia o texto e depois copie e
responda as questões em seu caderno.
A
arte do Renascimento
Durante
a alta Idade Média, vigoravam na arte os estilos romanescos e góticos, de
caráter essencialmente religioso. A arte – sobretudo pintura, escultura e
arquitetura – patrocinada pela Igreja, a maior concentradora de terras e
riquezas, visava transmitir ao homem as ideias de fé do teocentrismo (concepção
que tem Deus – do grego, Théos – como centro de todas as coisas), impregnadas
de um misticismo obscuro e fanático, que afasta o ser humano de seus interesses
terrenos.
Com
Giotto, que viveu entre os séculos XIII e XIV, começa a verdadeira revolução
pictórica renascentista, apresentando em suas obras motivos naturais e figuras
humanizadas. Por volta desta mesma época, durante a primeira fase do
Renascimento, Dante Alighieri, contemporâneo de Giotto, escreveu a Divina
Comédia, consagrando o idioma florentino, ou a língua italiana, praticamente
como ela é conhecida hoje e pondo fim à hegemonia do latim, língua do clero, como
veículo de transmissão de conhecimento. É importante lembrar que a valorização
do idioma de uma região será passo importante no surgimento posterior de
Estados nacionais, libertos do domínio feudal.
Além
de Dante, Francesco Petrarca, que viveu no século XIV, também escreveu poesia,
valorizando uma temática comprometida com a existência humana, o amor de um
homem por uma mulher, assim como apresentando os valores essencialmente humanos
das antigas Grécia e Roma. Destas obras, como de muitas outras, originou-se o
antropocentrismo (do grego ánthropos), que situa homem como centro das
preocupações e opõe a fé a razão.
Destacou-se
também, no século XIV, Giovanni Boccaccio, mestre de irreverência que também se
expressa no venáculo italiano em sua obra máxima, o Decameron, onde faz
críticas à corrupção e à ganância do clero.
O
Século seguinte, que compreende a segunda fase do Renascimento, o Século XV, ou
quatrocentos, foi marcado por um maior desenvolvimento das artes em geral e do
comércio. O Século XV viveu as grandes navegações. Com elas, os italianos
perderam o controle do mar Mediterrâneo Portugueses e espanhóis, num ímpeto
comercial extraordinário, conquistam as rotas atlânticas para a Índia e para o
Novo Mundo.
(A.C Olivieri. O Renascimento. São Paulo, Ática, 1987. P. 29-30)
Questões
sobre o Texto
1)
O que visava a arte
durante a alta Idade Média?
2)
Por que se pode
afirmar que Dante Alighieri, com a Divina Comédia, contribuiu para o surgimento
posterior dos Estados Nacionais?
3)
Qual a temática
valorizada por Petrarca?
4)
O que se entende por
antropocentrismo?
5)
Como se expressa e o
que faz Boccaccio em sua obra Decameron?
6)
Os filósofos do
Renascimento consideravam que o homem era a mais importante criatura de Deus,
uma vez que, por intermédio da razão, podia esclarecer muitas informações e,
por sua perspicácia, podia inventar outras tantas. Assim, o homem tornava-se
mais próximo das criaturas superiores, característica que conhecemos como:
a)
geocentrismo b)
teocentrismo c) realista d) humanismo
7)
O Renascimento
Cultural é o melhor exemplo das mudanças culturais ocorridas entre os séculos
XV e XVI e teve como referências principais as cidades:
a)
francesas b)
espanholas c)
portuguesas d) italianas
2º A, C e D: Professora Lilian Alves – 2º B e E: Professora Cintia
Ramos - 2º F e G: Professor Orlando
Tema: Industrialização no Brasil
Clique
no link abaixo para leitura do texto... Após ler atentamente ao texto, responda
em seu caderno as perguntas propostas: (1 a 5). Nas questões de alternativas,
escrever no caderno apenas a resposta correta. (6 a 8) – (9 e 10) são
pesquisas, também realizar no caderno.
1)
Em que período
começou a industrialização no Brasil?
Como se deu esse processo?
2)
Quais foram os
primeiros produtos produzidos no Brasil de forma industrial?
3)
Comente o
avanço industrial no Brasil no governo de Juscelino Kubitschek.
4)
Comente a
industrialização brasileira durante o governo militar.
5)
A partir dos
anos 2000 ocorre uma descentralização das indústrias no Brasil. As indústrias
migram das capitais para outras cidades. Quais foram os critérios de escolha
destas cidades?
6)
Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual
momento da atividade industrial no Brasil.
a) Investimentos
nacionais e predominância de empresas estatais.
b) Investimentos
estrangeiros e desconcentração industrial.
c) Instalação
de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.
d) Predomínio
de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.
7)
A industrialização é um dos principais agentes de transformação do
meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo
sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
a)
A ruralização das sociedades.
b)
A contenção da migração pendular.
c)
O recuo na oferta de matérias-primas.
d)
O aumento da migração campo-cidade.
e)
A descaracterização da hierarquia urbana.
8)
Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em
conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a
industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais,
que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes
localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.
Entre esses fatores, podemos considerar:
I.
Proximidade dos grandes centros administrativos globais;
II.
Presença de mão de obra barata;
III.
Existência de infraestruturas e meios de transporte;
IV.
Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
e) II, III e IV
9)
Pesquisa:
·
Pesquise 3 multinacionais presentes no Brasil;
·
Descreva o produto com o qual elas trabalham;
·
Qual país sede dessa empresa;
·
Cite alguns países onde ela atua.
10) Pesquisa: Pesquise como está
o parque industrial do Brasil na atual situação de pandemia que estamos
vivendo. Comente as consequências desta pandemia no nosso cenário industrial.
Física.
2º A:Professor Clayton Santana – 2º B Professor Fábio - 2º C, D e E:Professor
Roberto Tanabe
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)
Copiar e Responder no Caderno
1) O
verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A
diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior
foi de 60ºC. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?
a) 33ºF
b) 60ºF
c) 92ºF
d) 108ºF
e) 140ºF
2) Uma
panela com água é aquecida de 25°C para 80°C. A variação de temperatura sofrida
pela panela com água, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:
a) 32 K e 105°F.
b) 55 K e 99°F.
c) 57 K e 105°F.
d) 99 K e 105°F.
e) 105 K e 32°F.
3) Julgue
as afirmações abaixo:
I – A escala Celsius
atribui 0° para o ponto de fusão do gelo e 100º para o ponto de ebulição da
água;
II – O limite inferior
para a escala Kelvin corresponde a -273°C;
III – 1°C equivale a
1°F.
Estão corretas:
a) I e II apenas
b) I e III apenas
c) I, II e III
d) II e III apenas
e) I apenas
4) Existe uma temperatura que tem o mesmo valor na escala
Celsius e na escala Fahrenheit. Qual é essa temperatura?
2º F
e G:Professor João “Nequini” Rodrigues
Copiar e Responder no Caderno
1) Uma partícula se desloca 5 km a cada 10 segundos.
Determine sua velocidade média em m/s.
2) Analisando a tabela, calcule o valor da
velocidade média.
3) O motorista de um caminhão pretende fazer uma
viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte, passando por Barbacena (cidade situada
a 100 Km de Juiz de Fora e a 180 Km de Belo Horizonte). A velocidade máxima no trecho que vai de Juiz de Fora a Barbacena
é de 80 km/h e de Barbacena a Belo Horizonte é de 90 km/h. Determine qual o
tempo mínimo, em horas, de viagem de Juiz de Fora a Belo Horizonte,
respeitando-se os limites de velocidades:
4) Um trem carregado de combustível, de 120m de
comprimento, faz o percurso de Campinas até Marília, com velocidade constante
de 50 Km/h. Esse trem gasta 15s para atravessar completamente a ponte sobre o
rio Tietê. O comprimento da ponte é:
5) Um veículo move-se com
velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com
velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a
distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.
a)
5,0 km
b)
2,0 km
c)
1,5 km
d)
3,0 km
e)
18 km
6) Uma pessoa sobe por uma
escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de
0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar
ao topo dessa escada.
a)
15 s
b)
20 s
c)
10 s
d)
40 s
e)
12 s
Química.
2º A,
B, F e G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
(Se você não é dessa turma,
faça a próxima atividade)
Copiar e Responder no Caderno
1)
Transformar:
a) 2 litros em
Mililitros:
b) 1000 mL em Litros:
2)
Uma solução de hidróxido
de potássio possui concentração 55 g/L. Que massa de soluto está contida em 400
cm3 dessa solução ?
3)
Calcular o título e a
porcentagem em peso de soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g
de brometo de potássio
4)
Transformar: 2 quilo grama em gramas
5)
Determinar a
concentração em g/L de uma solução de hidróxido de potássio de 6% em peso e
densidade 1,05 g/mL.
6)
Transforme para
centímetros cúbicos ( cm3 ).
a) 0,010 L
7)
Que massa de heptano
deve ser dissolvida em 44 g de benzeno na preparação de uma solução de título
0,12
8)
Calcular o título e a
porcentagem em peso de soluto de uma solução que contém, em 280 g de água, 70 g
de brometo de potássio.
9)
Qual a molaridade de uma
solução que possui, em 160 mL, 39,2 g de ácido fosfórico ?
ácido fosfórico = H3 PO 4
M' = 3 + 31 + 64 = 98g/mol
10)
Calcular a concentração
da solução que contém 100 gramas em um volume de 4 litros.
2º C,
D e E:Professor Clayton Santana
Copiar e Responder no Caderno
Olá galera, espero que todos
estejam bem!!! Está atividade vocês terão que assistir duas vídeo aulas
gravadas no canal “Professor Claytão” chamadas de Massa
atômica e Estequiometria para melhor compreensão.
1) O
número de mols contido em 90 g de água é: (Dados: massas molares: H = 1 g/mol e
O = 16 g/mol)
a) 10
mols
b) 5
mols
c) 6
mols
d) 7
mols
e) 1
mol
2) Em
uma amostra de 1,15 g de sódio, o número de átomos existentes será igual a:
(Dados: Na = 23 ; constante de Avogadro
= 6,0 · 1023)
a) 6 ·
1022
b) 3 ·
1022
c) 3 ·
1023
d) 1023
e) 6 ·
1023
3) O
ácido de fórmula C18H29SO3H pode ser utilizado na obtenção de detergentes.
Quantos gramas de hidrogênio há em 0,5 mol de moléculas desse ácido? Dado:
Massa molar de hidrogênio = 1 g/mol
a) 30,0
b) 29,0
c) 15,0
d) 14,5
e) 10,5
4) O carbonato de sódio, Na2CO3, é um
produto industrial muito importante e usado na manufatura do vidro. Quantos
mols de Na2CO3 existem em 132g de carbonato
de sódio?
Massas
molares em g/mol: Na = 23; C = 12; O = 16.
5)
Em 600 g de H2O, existem: (Dadas as massas molares (g/mol): H = 1 e O = 16)
a)
2,0 x 1025 moléculas.
b)
18 moléculas.
c)
6,0 x 1023 moléculas.
d)
16 moléculas.
e)
3 moléculas.
2º A, B,C, D e E: Teacher Edson
Ricardo.
(Se você não é dessa sala, faça a próxima atividade)
Hello!
Acho que você deve estar meio (ou bastante) entediado (a)
esses dias, né... Cada notícia ruim!! Nossa!! O destaque, sem dúvidas, tem sido
COVID-19.
Óbvio que estar informado é fundamental. Óbvio que queremos
o fim de tudo isso o quanto antes.
Nessa atividade de “volta às aulas”, proponho que ative
positivamente suas energias. Para isso, vamos começar com essa reflexão.
Here we go!
Atividade 1
Solidariedade tem aparecido pelo Brasil
Moradores de condomínios têm se
disponibilizado a ajudar vizinhos idosos ou de outros grupos de risco indo ao
supermercado ou à farmácia, por exemplo. Bilhetinhos em elevadores ou no hall
de prédios têm os nomes e contatos daqueles que estão dispostos a ajudar. Que
bom que a solidariedade e a empatia aparecem em tempos difíceis...
|
Conforme
vemos acima, por incrível que pareça, para tudo tem um lado positivo.
E
você? O que tem feito esses dias para aliviar suas tensões, medos, ansiedade...
relacionados ao momento que vivemos?
ü Sua
resposta pode ser em português ou inglês;
ü Escreva
na estrutura que preferir (em tópicos, dissertativo-argumentativo, entre
outros).
2º F e G: Teacher Kelly Marques
Prefixes and suffixes
1) Em inglês o sufixo –ity corresponde ao sufixo –dade
em português.
Observe a tabela abaixo que traz a formação de
substantivos, em seguida, complete as lacunas.
English
|
Português
|
||
Adjective
|
Noun
|
Adjetivo
|
Substantivo
|
cruel
|
cruelty
|
crueldade
|
|
curious
|
curioso
|
||
possible
|
possibility
|
possibilidade
|
|
inferior
|
inferior
|
inferioridade
|
|
superior
|
superiority
|
superior
|
|
serene
|
serenity
|
sereno
|
|
humble
|
humility
|
humildade
|
|
generous
|
generoso
|
Texto para as questões de 02 a 08
Wolves
Some people say there are
two wolves inside each of us. There is a constant battle between those two
wolves. And you decide the winner.
Tsali , an old chief of the
Cherokees ( a tribe of North American Indians that live in Southwest of the
United States), often walks along the stream near the village with his grandson. They do that
almost every day. The old man knows a lot of stories full of adventure or
wisdom and the boy loves to listen to them.
This morning Tsali decides
to tell the boy about a battle that sometimes happens inside himself. The old
man says, “ This battle is between two wolves. One is evil: cruelty, hate,
anger, envy, despair, greed, arrogance, guilt, lies, resentment,
inferiority,superiority, and ego.
The old Indian stops for a
moment and then says, “ The other is good: joy, peace, love, hope, empathy,
friendship, serenity, humility, kindness, generosity, truth, compassion, and
faith…”
The boy is filled with
curiosity. He looks at this grandfather and asks, “ What happens then? Which
wolf wins?”
Tsali just smiles and
answers, “ The one I feed.”
Marques, Amadeu, Inglês Série Brasil-pág.17-18.Ed.Ática.
2) É comum encontrarmos muitas transparent words( palavras transparentes) ,cognatas,
com forma e sentido em inglês muito parecidos com os do português, isso
facilita a compreensão do texto. Encontre 15 cognatas no texto acima:
3) Relacione as palavras
de sentidos opostos.
a.Friend hope
b.Winner love
c.Lies enemy
d.Greed serenity
e.Anger good
f.Despair outside
g.Hate loser
h.Cruelty truth
i.Inside kindness
j.Evil generosity
4) De acordo com o texto, quem é Tsali?
a) ( )um velho cacique
dos Cherokees.
b) ( ) o neto de um
velho cacique dos Cherokees.
c) ( ) a neta de um
velho cacique dos Cherokees.
5) O que Tsali fazia frequentemente?
a) ( )caminhava com o
neto pelo rio perto da aldeia.
b) ( ) aconselhava a
tribo para tomar cuidado com os lobos que viviam perto da aldeia.
6) Qual é a batalha que acontece dentro de nós mesmos, de
acordo com o texto? Você concorda com essa ideia?
7) De acordo com o texto, qual dos dois lobos vence a batalha?
8) Você acredita que podemos tirar uma lição desse texto? Qual?
Artes.
2º
A, B, C, D e E: Professor Ermeno.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima)
Copie
e responda em seu caderno.
1) Ilustração
é:
a) a
mensagem através da imagem
b) a
mensagem através da figura plana
c) a
mensagem através da figura geométrica
d) a
mensagem através da figura caracterizada
2) Um
recurso gráfico muito usando para satirizar pessoas ou situações é:
a) sombra
b) charge
c) Ilustração
d) pintura
3) São
desenhos que retratam as pessoas para realçar suas características é :
a) caricatura
b) sombra
c) Ilustração
d) pintura
4) Qual
era o tema principal na pintura do homem pre - histórico?
a) mulher
b) deuses
c) animais
d) monstros
5) A
figura feita em rocha e chamada de :
a) campestre
b) rupestre
c) silvestre
d) terrestre
6) A
harmonia entre linhas e cores e chamada de :
a) composição
b) forma
c) conteúdo
d) expressão
7) Analisar
o contexto de uma obra artística e inteirar-se:
a) do
artista
b) da
composição
c) da
forma
d) do
conteúdo
8) A
arquitetura barroca está presente principalmente:
a) nas
residências
b) nas
praças
c) nos
palácios
d) nas
igrejas
9) Qual
manifestação popular brasileira e conhecida internacionalmente :
a) festa
junina
b) carnaval
c) festa
do Divino
d) todas
alternativas estão incorretas
10) A
tinta utilizada para colorir as cerâmicas são encontradas em :
a) pedra
colorida
b) folha
seca
c) semente
de frutas
d) areia
2º F e G: Professora Maria Lúcia.
NAS ARTES VISUAIS
COM ESSA IMAGEM CRIAR UMA PROPAGANDA SOBRE CORONAVIRUS.
PALAVRAS CHAVES
COVID19
CORONAVIRUS
PANDEMIA
Sociologia.
2º A, B,C, D e E: Professor Tiago Ribeiro
Copie e responda em seu caderno
A
Indústria Cultural
1)
Defina em poucas palavras o que é Indústria Cultural?
2)
Leia o fragmento abaixo:
Consumo, logo existo. Pode até parecer um exagero esta afirmação, mas
mesmo quem não possui renda precisa consumir. O indigente ou o pedinte
consomem, mesmo não possuindo renda. O prato de comida, a noite no albergue ou
qualquer outro donativo, somente foi possível porque houve produção e alguém
resolveu contribuir com os menos favorecidos e transferiu parte de sua renda
para esse fim. Afinal de contas, não existe almoço de graça. O consumo
representa uma satisfação, pois é a realização de uma necessidade. Estas
necessidades são, cada vez mais, oriundas da evolução da civilização e passam a
integrar o rol das necessidades de quem vive nesta civilização. São
necessidades como automóveis, celulares, aulas de línguas e mais uma infinidade
de outras que surgiram e surgirão criando assim novas expectativas de consumo
para as pessoas desta civilização. A sociedade capitalista associa o consumo à
superioridade, ou seja, quanto maior o poder de consumo maior a superioridade
da pessoa ou, melhor ainda, o status desta pessoa na sociedade. (…)
www.tudosobreoconsumismo.blogspot.com.br
3)
De acordo com o texto, porque consumismo tanto? A que a
sociedade capitalista associa o consumo? Explique com suas palavras.
Leia
um fragmento do poema:
EU,
ETIQUETA
Em
minha calça está grudado um nome
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome… estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.(…)
que não é meu de batismo ou de cartório,
um nome… estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
que jamais pus na boca, nesta vida.(…)
Minhas
meias falam de produto
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
que nunca experimentei
mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
de alguma coisa não provada
por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
minha gravata e cinto e escova e pente,
meu copo, minha xícara,
minha toalha de banho e sabonete,
meu isso, meu aquilo,
desde a cabeça ao bico dos sapatos,
são mensagens,
letras
falantes,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente). (…)
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
gritos visuais,
ordens de uso, abuso, reincidência,
costume, hábito, premência,
indispensabilidade,
e fazem de mim homem-anúncio itinerante,
escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
seja negar minha identidade,
trocá-la por mil, açambarcando
todas as marcas registradas,
todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
eu que antes era e me sabia
tão diverso de outros, tão mim mesmo,
ser pensante, sentinte e solidário
com outros seres diversos e conscientes
de sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio,
ora vulgar ora bizarro,
em língua nacional ou em qualquer língua
(qualquer, principalmente). (…)
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial,
peço
que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
Carlos Drummond de Andrade
4)
Como o consumismo é visto no poema? Explique.
5)
Você concorda que: Consumir é existir? Comente.
6)
Na sociedade atual o que é mais importante: a quantidade de
bens que um indivíduo dispõe ou o seu nível de conhecimento? Comente.
Filosofia.
2º A, B, C, D e E: Professor Paulo Santana.
(Se você não é dessas
turmas, faça a próxima atividade)
Responda no seu caderno.
Após ler o texto responda à questão: Os animais possuem consciência moral ou ética? Justifique a sua resposta.
2º F e G: Professora Odeniura Pontes
Copie e responda em seu caderno
Tema: LIBERDADE
Atividade Individual 1
Pesquisar notícias em programas de televisão, sites, entre
outras mídias, a restrição de liberdade por meio de diferentes tipos de
violência. A partir da pesquisa, devem responder às seguintes questões:
1) O que é violência? (Definição pessoal)
2) O que
é liberdade? (Definição pessoal tendo como referência o que já foi estudado no
bimestre)
3) Quais
as principais formas de violência presentes na nossa sociedade?
4) Quais
aspectos da violência foram naturalizados, na sua opinião?
5) Como
superar a violência para se ter mais liberdade? Escreva uma proposta de ação
para melhorar as relações na sua escola (mais liberdade e menos violência).
Atividade 2
Após a leitura do
texto responda:
1) Você entende que o existencialismo de Jean-Paul Sartre
promove a valorização do homem? Justifique a sua resposta.
2) Se você pudesse voltar no tempo, quais mudanças faria em
sua vida?
Educação Física.
2º A, B,C e D: Professor Pedro – 2º E: Professora Sueli – 2º E
Professor Cleber
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)
Copie e responda em seu caderno.
Tema:
Ginástica
em academia
Responda:
1) Musculação emagrece?
2) Qual o objetivo do aquecimento?
3) O suor deixado nos aparelhos pode transmitir
doenças?
4) A avaliação inicial antes de realizar exercícios
físicos é necessária? Por quê?
5) Analise
as afirmativas abaixo e responda de forma correta.
I. Nas aulas de ginástica localizada não
conseguimos fazer nenhum tipo de treinamento de hipertrofia, pois necessitamos
de cargas elevadas, as quais som ente os aparelhos nas salas de musculação
conseguem.
II. O sistema oxidativo, promove, a o mesmo
tempo, um a maior produção de ATP, e maior metabolização de gorduras, este
segundo através da quebra da molécula de triglicerídeo (em glicerol e ácidos
graxos).
III. Nas alavancas do corpo, podem os citar
os seguintes exemplos: interpotentes (rosca direta, para bíceps braquial, ou
seja braço), inter-resistentes (como exercícios para a panturrilha, utilizando
a articulação do tornozelo), e interfixa (com o as articulações da coluna para
abdominais em pé de forma lateral).
IV. Ao se contrair um a unidade motora,
podemos contrair somente algum as fibras musculares desta unidade e relaxarmos
outras se a quantidade de c arga levantada não for intensa.
a) Afirmativas
I, II e II estão corretas
b) Afirmativas
I e IV estão erradas
c) Afirmativas
I e II estão erradas.
d) Afirmativas
II e III estão corretas
Projeto de Vida.
2º A, B,C: Professor Paulo Santana – 2º D: Professora Vagne – 2º E
Professor Tiago Ribeiro
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA
MATÉRIA)
Copie e responda em seu caderno
1) Explique como você se sentiu no isolamento social?
2) Domo uso o seu tempo durante o isolamento!
3) Do que você mais sentiu falta durante essa quarentena?
4) Você ficou totalmente no isolamento social ou chegou a sair
de casa? Como a sensação?
5) Explique qual ponto positivo e negativo desse isolamento
social?
Tecnologia.
2º A: Professora Maria Lúcia
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA
MATÉRIA)

Observe a imagem abaixo:
PARA
CADA GLOBO COLOCAR SEUS CONHECIMENTOS TECNOLOGICOS
1) NA
COMUNICAÇÃO? EXEMPLO;
RES; RADIO, TV, JORNAL REVISTA, CELULAR, ENTRE OUTROS.
2) OS
DEMAIS GLOBOS RESPONDAM;( TODOS).
2º B, C, D e E: Professor Roberto Santos
Ø Pesquise
o que são Fake News.
Ø Escreva
sobre o papel que as Fake News têm desempenhado em relação da Pandemia de
Covid-19.
Como curiosidade, acompanhe
esses dois sites que têm como papel desmascarar as Fake News.
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