Procure aqui a sua atividade

sexta-feira, 27 de março de 2020

Atividades para 3º TA da Educação de Jovens e Adultos (EJA)



Essas são as atividades para o 2º TA da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fiquem atentos à matéria e na maneira que você deverá fazer a devolutiva da atividade, algumas serão realizadas no caderno e outras em forma de trabalho feitos de forma manuscrita em folha de almaço, ou caderno excepcionalmente (sem rebarba). Os trabalhos devem ter capa seguido o modelo:


Matemática: 3º TA – Professor Roberto Santos (Realize em seu caderno)

Revisão (vídeo aula)

https://www.youtube.com/watch?v=Y7xEBqg_Fn4

1- Determinar a média, mediana, moda dos seguintes conjuntos de valores:

a) 2,3 2,1 1,5 1,9 3,0 1,7 1,2 2,1 2,5 1,3 2,0 2,7 0,8 2,3 2,1 1,7
b) 3738, 33, 42, 35, 4436, 28, 37, 35, 3340, 36, 35, 37

2- Calcule a média aritmética simples em cada um dos seguintes casos:
a) 15 ; 48 ; 36
b) 80 ; 71 ; 95 ; 100
c) 59 ; 84 ; 37 ; 62 ; 10
d) 1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ; 6 ; 7 ; 8 ; 9
e) 18 ; 25 ; 32
f) 91 ; 37 ; 84 ; 62 ; 50

3-     Quais valores são, respectivamente, a moda, média e mediana dos números da lista a seguir?
133, 425, 244, 385, 236, 236, 328, 1000, 299, 325
a) 236; 361,1 e 312
b) 244; 361 e 312
c) 236; 360 e 312
d) 236; 361,1 e 310
e) 236; 361,1 e 299


4-     A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à venda.

Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas na tabela. Para tal, ele calcula a média da receita bruta anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe as duas empresas de maior média anual.
As empresas que esse investidor decidiu comprar são:

a) Balas W e Pizzaria Y.
b) Chocolates X e Tecelagem Z.
c) Pizzaria Y e Alfinetes V.
d) Pizzaria Y e Chocolates X.
e) Tecelagem Z e Alfinetes V.

5- Dois alunos apostaram qual deles terminaria o ano com a maior média. As notas deles foram:



Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que for correta.

a) O aluno 1 conseguiu a melhor média, pois possui as melhores notas iniciais.
b) O aluno 2 conseguiu a melhor média, pois manteve as notas próximas umas das outras.
c) O aluno 1 venceu a aposta, pois sua média foi 7,0.
d) O aluno 2 venceu a aposta, pois sua média foi 7,0.
e) Nenhum aluno venceu a aposta, pois suas médias foram iguais.

6- A tabela abaixo representa os dados dos balanços das operações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar – ES em três grandes feriados nacionais do ano de 2012.

Dia do Trabalho:   220 acidentes, 2 mortos, 78 feridos
Dia de Finados:     186 acidentes, 2 mortos, 54 feridos
Dia do Trabalho:   219 acidentes, 1 mortos, 51 feridos

O valor que melhor representa a média do número de feridos, de acordo com a tabela acima, é:

A) 57
B) 59
C) 61
D) 63
E) 65

7- Considere a seguinte amostra aleatória das idades em anos completos dos alunos em um curso preparatório. Com relação a essa amostra, marque a única opção correta:
29, 27, 25, 39, 29, 27, 41, 31, 25, 33, 27, 25, 25, 23, 27, 27, 32, 26, 24, 36, 32, 26, 28, 24, 28, 27, 24, 26, 30, 26, 35, 26, 28, 34, 29, 23, 28.

a) A média e a mediana das idades são iguais a 27.
b) A moda e a média das idades são iguais a 27.
c) A mediana das idades é 27 e a média é 26,08.
d) A média das idades é 27 e o desvio-padrão é 1,074.
e) A moda e a mediana das idades são iguais a 27.

Língua Portuguesa: 3º TA – Professora Keila (Realize em seu caderno)

Copie as questões apenas.


As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para serem empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não nos identificar com alguém, mas nada impede que  entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer e os direitos que ele tem.  
Nada impede?

Desculpe, foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho. Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a ignorância. Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes dos seus será criticado em vez de aceito é considerado. Os ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam.
E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que, mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses acima de todos e trabalham só para si mesmos, e aí os exemplos se empilham: políticos corruptos, empresários que só visam ao lucros em respeitar a legislação, pessoas que usam sua posição social para conseguir benefícios que deveriam ser conquistados pelos trâmites usuais, sem falar em atitudes prosaicas como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar namoros pelo Facebook, faltar a compromissos sem avisar antes, enfim,  aquelas “coisinhas” que são feitas no automático sem pensar que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir  prejudicado ou magoado.
É um assunto recorrente: precisamos de mais gentileza etc. e tal. Só que, para muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos. A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.
  1. 1)      O que significa ser empático?
  2. 2)      Segundo a crônica, que características de personalidade impedem que uma pessoa desenvolva a empatia?
  3. 3)      Observe que o 2.º parágrafo resume-se a uma interrogação: “Nada impede?”.Com relação ao que foi dito anteriormente, que  efeito de sentido tem essa interrogação?
  4. 4)      No trecho “Desculpe, foi força de expressão.” (início do 3.ºparágrafo), a que a cronista está se referindo com o termo em destaque e que sentido ele tem?
  5. 5)      De acordo com o 4.º parágrafo, quais as consequências da ignorância para as pessoas?
  6. 6)      Cite três exemplos de mau-caratismo, segundo a cronista.
  7. 7)      No trecho “[...] enfim, aquelas “coisinhas” que são feitas no automático [...]”, no final do 5.º parágrafo, que efeito de  sentido tem o uso, no diminutivo e entre aspas, da palavra destacada?
  8. 8)      No último parágrafo, a cronista faz uma crítica negativa às pessoas gentis e que agem com polidez. Sim ou não? Justifique sua resposta.
  9. 9)      Transcreva, desse parágrafo final, o trecho em que a cronista valoriza a empatia como uma atitude socialmente mais necessária que a simpatia.
  10. 10)   No trecho “Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis [...]”, a quem a cronista está se referindo com os pronomes destacados?
  11. 11)   Com relação aos problemas da sociedade em que vivemos, a que conclusão nos leva a cronista em sua crônica?


Biologia: 3º TA – Professor Rogério. (Realize em seu caderno)

Meus caros alunos, visando complementar os seus estudos, pensamos em uma atividade onde você usará de sua autonomia e o que foi ensinado na sala de aula.
O nosso planeta nem sempre foi assim tão exuberante e cheio de vida, com uma grande biodiversidade. Precisamos entender como foi esse processo, para isso vamos começar pelas plantas. Como será que elas conseguiram dominar o planeta? Por que existem tantas plantas diferentes?
Para isso você realizará uma pesquisa bibliográfica sobre “A evolução das divisões do Reino Plantae”.
Lembrando que não é para fazer um “copie e cole”, mas, sim uma profunda leitura, onde será utilizado o que for mais conveniente segundo a sua linha de raciocínio.
O seu trabalho precisa ter capa, introdução, desenvolvimento do assunto, conclusão e bibliografia. É individual e para ser entregue quando voltarmos para a escola.
Observação: Posteriormente será cobrada atividade sobre esse assunto.

Artes: 3º TA – Professor Marcio. (Realize como trabalho)
















As demais matérias utilizarão a atividade abaixo, assista aos vídeos e responda as questões.Deve ser feita como trabalho!


https://www.youtube.com/watch?v=8Mjjhui-Pq8&feature=youtu.be

1)      Quais as principais denúncias sociais presentes no filme?
2)      Identifique o assunto em comum a todos os episódios. Comente-o.
3)      Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Há alguma sequência que pareça menos realista? Justifique.




1)      Quais as principais denúncias sociais presentes em casa episódio do filme?
2)      Faça um texto dissertativo sobre as diferenças de governo na época do filme para os dias de hoje.
3)      Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade.
4)      Há alguma cena que pareça menos realista? Justifique.


Boa Sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...