Essas são as atividades para o 2º
TA da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fiquem atentos à matéria e na maneira
que você deverá fazer a devolutiva da atividade, algumas serão realizadas no
caderno e outras em forma de trabalho feitos de forma manuscrita em folha de almaço,
ou caderno excepcionalmente (sem rebarba). Os trabalhos devem ter capa seguido o
modelo:
Matemática: 3º TA – Professor Roberto Santos (Realize em seu caderno)
Revisão (vídeo aula)
https://www.youtube.com/watch?v=Y7xEBqg_Fn4
1- Determinar a média, mediana, moda
dos seguintes conjuntos de valores:
a) 2,3 2,1 1,5 1,9 3,0 1,7 1,2 2,1 2,5
1,3 2,0 2,7 0,8 2,3 2,1 1,7
b) 3738, 33, 42, 35, 4436, 28, 37, 35,
3340, 36, 35, 37
2- Calcule a média aritmética simples
em cada um dos seguintes casos:
a) 15 ; 48 ; 36
b) 80 ; 71 ; 95 ; 100
c) 59 ; 84 ; 37 ; 62 ; 10
d) 1 ; 2 ; 3 ; 4 ; 5 ; 6 ; 7 ; 8 ; 9
e) 18 ; 25 ; 32
f) 91 ; 37 ; 84 ; 62 ; 50
3-
Quais valores são, respectivamente, a moda, média e
mediana dos números da lista a seguir?
133, 425, 244, 385, 236, 236, 328, 1000, 299, 325
a) 236; 361,1 e 312
b) 244; 361 e 312
c) 236; 360 e 312
d) 236; 361,1 e 310
e) 236; 361,1 e 299
4-
A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta
anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à
venda.
Um investidor deseja
comprar duas das empresas listadas na tabela. Para tal, ele calcula a média da
receita bruta anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe as duas
empresas de maior média anual.
As empresas que esse
investidor decidiu comprar são:
a) Balas W e Pizzaria
Y.
b) Chocolates X e
Tecelagem Z.
c) Pizzaria Y e
Alfinetes V.
d) Pizzaria Y e
Chocolates X.
e) Tecelagem Z e
Alfinetes V.
5- Dois alunos
apostaram qual deles terminaria o ano com a maior média. As notas deles foram:
Entre as alternativas
a seguir, assinale aquela que for correta.
a) O aluno 1 conseguiu
a melhor média, pois possui as melhores notas iniciais.
b) O aluno 2 conseguiu
a melhor média, pois manteve as notas próximas umas das outras.
c) O aluno 1 venceu a
aposta, pois sua média foi 7,0.
d) O aluno 2 venceu a
aposta, pois sua média foi 7,0.
e) Nenhum aluno venceu
a aposta, pois suas médias foram iguais.
6- A tabela abaixo representa os dados dos balanços das operações
do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar – ES em três
grandes feriados nacionais do ano de 2012.
Dia do Trabalho: 220 acidentes, 2 mortos, 78 feridos
Dia de Finados: 186 acidentes, 2 mortos, 54 feridos
Dia do Trabalho: 219 acidentes, 1 mortos, 51 feridos
O valor que melhor representa a média do número de feridos, de
acordo com a tabela acima, é:
A) 57
B) 59
C) 61
D) 63
E) 65
7- Considere a seguinte amostra aleatória das idades em anos
completos dos alunos em um curso preparatório. Com relação a essa amostra,
marque a única opção correta:
29, 27, 25, 39, 29, 27, 41, 31, 25, 33, 27, 25, 25, 23, 27, 27,
32, 26, 24, 36, 32, 26, 28, 24, 28, 27, 24, 26, 30, 26, 35, 26, 28, 34, 29, 23,
28.
a) A média e a mediana das idades são iguais a 27.
b) A moda e a média das idades são iguais a 27.
c) A mediana das idades é 27 e a média é 26,08.
d) A média das idades é 27 e o desvio-padrão é 1,074.
e) A moda e a mediana das idades são iguais a 27.
Copie as
questões apenas.
As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para
serem empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa.
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo
emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não nos
identificar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões
pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer e os
direitos que ele tem.
Nada impede?
Desculpe, foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a
empatia. A pessoa é tão autofocada que para ela só existem dois tipos de gente:
os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar.
Narciso acha feio o que não é espelho. Ele se retroalimenta de aplausos,
elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra
qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e
exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no
pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a
ignorância. Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não
leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e
mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos
diferentes dos seus será criticado em vez de aceito é considerado. Os
ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam.
E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que,
mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses
acima de todos e trabalham só para si mesmos, e aí os exemplos se empilham:
políticos corruptos, empresários que só visam ao lucros em respeitar a
legislação, pessoas que usam sua posição social para conseguir benefícios que
deveriam ser conquistados pelos trâmites usuais, sem falar em atitudes
prosaicas como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar
namoros pelo Facebook, faltar a compromissos sem avisar antes,
enfim, aquelas “coisinhas” que são feitas no automático sem pensar
que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir prejudicado
ou magoado.
É um assunto recorrente: precisamos de mais gentileza etc. e tal. Só
que, para muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar
um pacote que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do
outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em
que vivemos. A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos
interferindo na vida alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos.
Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos
consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de
acertos e de responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza
que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma
sociedade civilizada de fato.
- 1) O que significa ser empático?
- 2) Segundo a crônica, que características de
personalidade impedem que uma pessoa desenvolva a empatia?
- 3) Observe que o 2.º parágrafo resume-se a uma
interrogação: “Nada impede?”.Com relação ao que foi dito anteriormente,
que efeito de sentido tem essa interrogação?
- 4) No trecho “Desculpe, foi força de
expressão.” (início do 3.ºparágrafo), a que a cronista está se
referindo com o termo em destaque e que sentido ele tem?
- 5) De acordo com o 4.º parágrafo, quais as
consequências da ignorância para as pessoas?
- 6) Cite três exemplos de mau-caratismo, segundo a
cronista.
- 7) No trecho “[...] enfim, aquelas “coisinhas”
que são feitas no automático [...]”, no final do 5.º parágrafo, que efeito
de sentido tem o uso, no diminutivo e entre aspas, da palavra
destacada?
- 8) No último parágrafo, a cronista faz uma crítica
negativa às pessoas gentis e que agem com polidez. Sim ou não? Justifique sua
resposta.
- 9) Transcreva, desse parágrafo final, o trecho em que
a cronista valoriza a empatia como uma atitude socialmente mais necessária que
a simpatia.
- 10) No trecho “Ninguém espera que você e eu passemos
a agir como heróis [...]”, a quem a cronista está se referindo com os pronomes
destacados?
- 11) Com relação aos problemas da sociedade em que vivemos, a que conclusão
nos leva a cronista em sua crônica?
Biologia:
3º TA – Professor Rogério. (Realize em seu caderno)
Meus caros alunos, visando
complementar os seus estudos, pensamos em uma atividade onde você usará de sua
autonomia e o que foi ensinado na sala de aula.
O nosso planeta nem sempre foi
assim tão exuberante e cheio de vida, com uma grande biodiversidade. Precisamos
entender como foi esse processo, para isso vamos começar pelas plantas. Como
será que elas conseguiram dominar o planeta? Por que existem tantas plantas
diferentes?
Para isso você realizará uma
pesquisa bibliográfica sobre “A evolução
das divisões do Reino Plantae”.
Lembrando que não é para fazer
um “copie e cole”, mas, sim uma profunda leitura, onde será utilizado o que for
mais conveniente segundo a sua linha de raciocínio.
O seu trabalho precisa ter
capa, introdução, desenvolvimento do assunto, conclusão e bibliografia. É
individual e para ser entregue quando voltarmos para a escola.
Observação: Posteriormente
será cobrada atividade sobre esse assunto.
Artes:
3º TA – Professor Marcio. (Realize como trabalho)
As demais
matérias utilizarão a atividade abaixo, assista aos vídeos e responda as
questões.Deve ser feita como trabalho!
https://www.youtube.com/watch?v=8Mjjhui-Pq8&feature=youtu.be
1) Quais as principais denúncias sociais
presentes no filme?
2) Identifique o assunto em comum a todos os
episódios. Comente-o.
3) Todos os eventos retratados no filme são
verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e
fiéis à realidade. Há alguma sequência que pareça menos realista? Justifique.
1)
Quais as principais denúncias sociais presentes
em casa episódio do filme?
2)
Faça um texto dissertativo sobre as diferenças
de governo na época do filme para os dias de hoje.
3)
Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros?
Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à
realidade.
4)
Há alguma cena que pareça menos realista?
Justifique.
Boa Sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário