Procure aqui a sua atividade

sexta-feira, 27 de março de 2020

Atividade para o 2º TA da Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Essas são as atividades para o 2º TA da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fiquem atentos à matéria e na maneira que você deverá fazer a devolutiva da atividade, algumas serão realizadas no caderno e outras em forma de trabalho feitos de forma manuscrita em folha de almaço, ou caderno excepcionalmente (sem rebarba). Os trabalhos devem ter capa seguido o modelo:
 

Matemática: 2º TA – Professor Roberto Santos (Realize em seu caderno)


Vídeo aula de revisão 




Língua Portuguesa: 2º TA – Professora Keila (Realize em seu caderno)

Copie as questões apenas.


As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas poucos se esforçam para serem empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não nos identificar com alguém, mas nada impede que  entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer e os direitos que ele tem.  
Nada impede? 
Desculpe, foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho. Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a ignorância. Pessoas que não circulam, não têm amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que tenha hábitos diferentes dos seus será criticado em vez de aceito é considerado. Os ignorantes têm medo do desconhecido, e o evitam.
E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que, mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses acima de todos e trabalham só para si mesmos, e aí os exemplos se empilham: políticos corruptos, empresários que só visam ao lucros em respeitar a legislação, pessoas que usam sua posição social para conseguir benefícios que deveriam ser conquistados pelos trâmites usuais, sem falar em atitudes prosaicas como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar namoros pelo Facebook, faltar a compromissos sem avisar antes, enfim,  aquelas “coisinhas” que são feitas no automático sem pensar que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir  prejudicado ou magoado.
É um assunto recorrente: precisamos de mais gentileza etc. e tal. Só que, para muitos, ser gentil é puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote que alguém deixou cair. Sim, todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos. A cada pequeno gesto, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida alheia. Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade. Colocar-se no lugar do outro não é uma gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.

  1. O que significa ser empático?
  2.    Segundo a crônica, que características de personalidade impedem que uma pessoa desenvolva a empatia?
  3. Observe que o 2.º parágrafo resume-se a uma interrogação: “Nada impede?”.Com relação ao que foi dito anteriormente, que  efeito de sentido tem essa interrogação?
  4.  No trecho “Desculpe, foi força de expressão.” (início do 3.ºparágrafo), a que a cronista está se referindo com o termo em destaque e que sentido ele tem?
  5.  De acordo com o 4.º parágrafo, quais as consequências da ignorância para as pessoas?
  6.  Cite três exemplos de mau-caratismo, segundo a cronista.
  7.  No trecho “[...] enfim, aquelas “coisinhas” que são feitas no automático [...]”, no final do 5.º parágrafo, que efeito de  sentido tem o uso, no diminutivo e entre aspas, da palavra destacada?
  8.  No último parágrafo, a cronista faz uma crítica negativa às pessoas gentis e que agem com polidez. Sim ou não? Justifique sua resposta.
  9.  Transcreva, desse parágrafo final, o trecho em que a cronista valoriza a empatia como uma atitude socialmente mais necessária que a simpatia.
  10. No trecho “Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis [...]”, a quem a cronista está se referindo com os pronomes destacados?
  11.  Com relação aos problemas da sociedade em que vivemos, a que conclusão nos leva a cronista em sua crônica?

Biologia: 2º TA – Professor Rogério. (Realize em seu caderno)

Meus caros alunos, visando complementar os seus estudos, pensamos em uma atividade onde você usará de sua autonomia e o que foi ensinado na sala de aula.
Todos os seres vivos são formados por células, para entender como funciona um ser vivo, seja ele multicelular ou unicelular, heterótrofo ou autótrofo, precisamos conhecer um pouco sobre as células que compõe sua estrutura corporal.
Para isso você realizará uma pesquisa bibliográfica sobre “As células animal, vegetal e suas organelas”.
Lembrando que não é para fazer um “copie e cole”, mas, sim uma profunda leitura, onde será utilizado o que for mais conveniente segundo a sua linha de raciocínio.
O seu trabalho precisa ter capa, introdução, desenvolvimento do assunto, conclusão e bibliografia. É individual e para ser entregue quando voltarmos para a escola.
Observação: Posteriormente será cobrada atividade sobre esse assunto.

Artes: 2º TA – Professor Marcio. (Realize como trabalho)














As demais matérias utilizarão a atividade abaixo, assista aos vídeos e responda as questões.Deve ser feita como trabalho!

https://www.youtube.com/watch?v=8Mjjhui-Pq8&feature=youtu.be

1)      Quais as principais denúncias sociais presentes no filme?
2)      Identifique o assunto em comum a todos os episódios. Comente-o.
3)      Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Há alguma sequência que pareça menos realista? Justifique.


1)      Quais as principais denúncias sociais presentes em casa episódio do filme?
2)      Faça um texto dissertativo sobre as diferenças de governo na época do filme para os dias de hoje.
3)      Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade.
4)      Há alguma cena que pareça menos realista? Justifique.

Boa Sorte!

5 comentários:

  1. Ola minha opinião os professores podia fazer um video em cada matérias das atividades explicando o conteúdo das atividades para os alunos neste site ou grupo de Whatsapp assim ficaria melhor para todos para os profissionais da educação e para os alunos ok obrigado ALEXANDRE 2° T.A

    ResponderExcluir
  2. Alunos do 2°T.A,,, coloca as suas opiniões aqui neste campo de mensagens Boa tarde 😉👨‍💻👨‍🏫👩‍🏫 ALEXANDRE 2°T.A

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo com o Alexandre assim fica meio complicado de entende,e também não está aparecendo as fotos das atitude

    ResponderExcluir
  4. Essa de biologia é pra fazer no caderno ou fazer como trabalho

    ResponderExcluir

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...