Procure aqui a sua atividade

terça-feira, 24 de março de 2020

Atividade para o 7º Ano do Ensino Fundamental



Língua Portuguesa – 7º A, B – Professora Sandra; 7º C Professora Elainne

Gênero Textual Notícia

A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.
Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
Características da Notícia
As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:
  •      Texto de cunho informativo
  •          Textos descritivos e/ou narrativos
  •          Textos relativamente curtos
  •          Veiculado nos meios de comunicação
  •          Linguagem formal, clara e objetiva
  •          Textos com títulos (principal e auxiliar)
  •          Textos em terceira pessoa (impessoais)
  •          Discurso indireto
  •          Fatos reais, atuais e cotidianos

Estrutura e Exemplo de Notícia

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:

Título Principal e Título Auxiliar

A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)

Lide

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque?
Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:
O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro.


Corpo da Notícia

Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:
Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.
Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo.

Notícia e Reportagem

Ainda que a noticia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.
Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.
Atividades
1.    Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?
2.     A noticia é encontrada geralmente em que suportes?
3.    Aponte as principais características do gênero textual notícia.


Matemática: 7º A- Professora Milena; 7º B – Professora Maria (SE VOCÊ NÃO É DESSAS TURMAS FAÇA A PRÓXIMA.

PROBLEMAS - ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

1) Em uma fábrica trabalham 245 operários. Se cada um deles ganha 560 reais, quantos reais a fábrica paga por mês para todos os operários?

2) Um canil possui 35 compartimentos para abrigar cães. Em cada um deles cabem 32 cães. Quantos cães podem ser abrigados nesse canil?

3) Em uma escola, estudam 1561 alunos. Para a Páscoa deste ano, a diretora vai distribuir uma cesta, com 15 doces dentro, para cada aluno. Quantos doces a diretora terão que comprar? E se cada cesta custar 5 reais, quanto ela irá gastar?

4) O Brasil tem 513 deputados federais. Suponha que cada um deles ganha um salário de 12379 reais por mês? Quanto é pago por mês para todos os deputados? E por ano?

5) Jorge herdou 340 pérolas de sua avó. Se cada pérola custa, em média, 2120 reais, quanto ele irá ganhar vendendo todas as pérolas?

6) A prefeitura de uma cidade distribui, todo o ano, uma cestinha com 40 balas para cada criança da cidade. Se na cidade moram 1378 crianças, quantas balas a prefeitura terão que comprar?

7) No mesmo canil do problema de letra b, os cuidados com cada cão custam 10 reais por mês. Quanto o canil gasta por ano para manter os cães?

8) Uma casa de penhores possui 748 objetos que custam, em média, 3489 reais. Um homem muito rico pensa em comprar todos os objetos da casa de penhores. Quantos reais o homem rico irá gastar?

9) No Paraná existem cerca de 500 mil famílias que recebem o bolsa família do governo federal. Se cada família recebe, em média, 125 reais, quanto o governo federal paga para todas as famílias paranaenses que recebem o benefício?

10) Em um formigueiro existem 765450 formigas. Um tempo depois morrem 125900 e nascem 134800. Quantas formigas, vivas, estão nesse formigueiro depois desse tempo?

11) 456 pessoas dividiram o prêmio máximo de uma loteria. Se cada uma delas ganhou 3256 reais. Qual era o valor do prêmio máximo dessa loteria?

12) Em um cassino, 644 apostadores ganharam cada um 1890 reais. Quantos reais os apostadores ganharam juntos?

13) Uma garrafinha de água mineral tem capacidade para 510 mililitros de água. Quantos mililitros de água mineral, teremos em 120 garrafinhas?

14) Um cachorro tem, em média, 785 pulgas. Quantas pulgas têm em 292 cachorros?

15) Em uma grande fazenda existem 150 piquetes do mesmo tamanho, sendo que em cada um deles ficam 85 ovelhas. Quantas ovelhas têm nessa fazenda?

16) Em três meses, João ganha 3870 reais. Quanto ele ganhará em doze anos?

17) 1562 pessoas ganharam 2118 reais, cada uma, em um sorteio. Qual é o valor total dos prêmios desse sorteio?

18) Em uma dúzia tem 12 ovos. Quantos ovos terão em 2000 dúzias?

19) Determine a soma do número 273 com o seu sucessor.

20) Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?

21) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário?

22) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente?

23) Um automóvel passou pelo quilômetro 435 de uma rodovia. Ele ainda deverá percorrer 298 quilômetros até chegar ao seu destino. Quantos quilômetros da estrada vai percorrer para chegar ao destino?

24) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos?

25) Uma empresa tem sede em São Paulo e filiais em outros estados. Na sede trabalham 316 pessoas e nas filiais 1098 pessoas. Quantas pessoas trabalham nessa empresa?

26) Em um condomínio, há 675 lotes já vendidos e 1095 lotes para vender. Quantos lotes de terreno há nesse condomínio?

27) Uma escola funciona em dois turnos. No turno matutino há 1407 alunos e no turno vespertino há 1825 alunos. Quantos alunos estudam nessa escola?

28) Uma empresa produziu no primeiro trimestre 6905 peças. no segundo trimestre, a mesma empresa produziu 795 peças a mais que no primeiro trimestre. Nessas condições:

a) Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?

b) Quantas peças a empresa produziu no semestre?

29) Nei comprou um aparelho de som por 635 reais e as caixas de som por 128 reais. Tendo pago 12 reais pela instalação, qual a quantia que ele gastou?

30) De acordo com o censo realizado em 1991, o estado da Paraíba tem 1.546.042 homens e 1.654.578 mulheres. Qual é a população da Paraíba segundo esse censo?

31) Comprei 20 livros e depois comprei mais 13. Quantos livros comprei ao todo?

32) Ao pagar R$ 400,00, liquidei uma dívida de R$ 1000,00. Quanto já havia pago dessa dívida?

33) Vovó recebeu 36 rosas. Uma dúzia foi mandada pelos netos e as outras pelos filhos. Quantas rosas mandaram os filhos?

34) Comprei 9 revistas. Já li 5. Quantas revistas ainda tenho para ler?

35) Gastei R$ 500,00 do que possuía e ainda fiquei com R$ 600,00. Quanto eu tinha?

36) Que idade terá, em 2014 uma pessoa que nasceu em 1992?

37) Recebi 20 quilos de uvas. Dei 6 quilos para meu irmão e 5 para um primo. Com quantos quilos de uva eu fiquei?

38) Numa granja havia 132 galinhas num galinheiro e 40 em outro. O granjeiro vendeu 58 galinhas. Quantas galinhas ainda havia?

39) No início do ano, uma classe da escola possuía um certo número de alunos. No final do 1º semestre saíram 10 alunos e no início do 2º semestre foram matriculados mais 8, totalizando, agora, 35 alunos. Quantos alunos havia nessa classe no início do ano?

40) Uma professora recebeu vinte e cinco livros. Deu alguns para seus alunos e depois recebeu mais três livros, ficando com dezoito livros. Quantos livros a professora deu para seus alunos?

41) Um funcionário foi admitido numa empresa aos 14 anos e aposentou-se após 43 anos de trabalho. Qual a idade desse funcionário ao se aposentar?

42) Um carro usado foi comprado por R$ 3500,00 e vendido por R$ 7150,00 após passar por reparos no valor de R$ 2300,00. Qual o lucro obtido nessa venda?

43) Um pasteleiro fez 89 pastéis de carne e 76 de queijo. Vendeu 135 pastéis. Quantos ainda não foram vendidos?

44) Uma pessoa comprou uma casa por R$ 60000,00. Gastou R$ 75000,00 em reformas e vendeu com um lucro de R$ 120000,00. Qual o preço de venda da casa?

45) Uma biblioteca adquiriu livros de ciências, português e história. Os livros de história eram em números de três a mais que os de português e, estes, seis a mais que os de ciências. Qual a quantidade de livros adquirida se os livros de ciências eram vinte quatro?

46) Napoleão Bonaparte nasceu em 1769 e morreu com 52 anos. Em que ano morreu?

47) Quantos dias decorreram de 1º  de janeiro a 30 de abril de um ano bissexto?

48) Uma pessoa comprou um carro em 4 prestações a 1ª  no valor de R$ 750,00, a 2a
 no valor de R$ 620,00, a 3ª no valor de R$ 580,00, a 4ª  no valor de R$ 1250,00. Qual o preço pago pelo carro?

49) Uma dívida de R$ 3200,00 deveria ser paga em 4 vezes. Pagou a primeira R$ 580,00, pagou a segunda R$ 620,00, pagou a terceira R$ 750,00. Qual o valor da quarta prestação?

50) Uma pessoa deposita R$ 600,00 num banco e, nos 4 meses seguintes, R$ 500,00 a mais que no mês anterior. Quanto depositou ao todo?

51) Quantos anos decorreram desde do descobrimento do Brasil até a proclamação da República?

52) A diferença entre dois números é 148 e o menor deles é 481. Qual é o número maior?

53) Três alunos fizeram um trabalho. O primeiro escreveu 25 páginas; o segundo 8 páginas a menos que o primeiro e o terceiro 12 páginas a mais que o segundo. Quantas páginas foram escritas para o trabalho?

54) Vendi uma mercadoria por R$ 175,00 com lucro de R$24,50, quanto paguei?

55) Vovô completou 76 anos em 1952. Em que ano ele nasceu? E em que ano completou 50 anos?

56) A soma de dois números é 180 e um deles é 42. Qual é o outro?

57) Duas estantes têm a mesma quantidade de livros. Se passarmos 8 livros da primeira para a segunda, com quantos livros a segunda ficará a mais que a primeira?

58) Uma pessoa recebeu R$ 820,00, pagou R$ 350,00 de aluguel, R$ 25,00 de luz, R$ 59,00 de água e R$ 120,00 de compra. Quanto sobrou de seu salário?

59) Um livro tem 82 páginas com 35 linhas em cada uma. Quantas linhas têm este livro?

60) Um hotel tem 34 quartos, cada quarto tem 3 camas e cada cama tem 2 lençóis. Quantos lençóis são usados para cada troca de roupa neste hotel?

61) Um frigorífico distribuiu igualmente 800 quilos de carne a 4 açougues. Quantos quilos de carne recebeu cada açougue?

62) Uma editora distribui igualmente 80 livros entre 20 escolas. Cada escola redistribui os livros recebidos por 4 professores. Quantos livros cada professor recebeu?

63) Numa escola são ministrados cursos de 4 séries, em 15 classes de cada série. Essas classes são orientadas por 20 psicólogas. Quantas classes orienta cada uma das psicólogas?

64) A secretaria da saúde dispõe de 80000 doses de vacina para distribuir igualmente a 8 municípios. Se cada município dispõe de 4 postos de saúde, quantas doses de vacina receberá cada posto?

65) Uma senhora dispõe de 4 caixas de lápis de cor com 36 lápis cada uma e vai distribuí-los entre seus sobrinhos, se cada um receberá 24 lápis. Quantos são os sobrinhos?

66) Beto tinha 23 figurinhas. Num jogo, ganhou 2 figurinhas de cada um de seus 6 colegas e, depois comprou mais 10 figurinhas. Com quantas figurinhas Beto ficou?

67) Uma fábrica possui 2 máquinas, cuja produção diária é de 450 e 1350 peças. A produção de 15 dias foi vendida, em partes iguais, a 5 lojas. Quantas peças cada loja comprou?

68) Um carpinteiro fez 15 cadeiras. Vendeu 3 a cada um de dois compradores. Quantas cadeiras ainda restam para vender?

69) Duas fábricas fornecem 2000 uniformes cada uma para serem distribuídos igualmente entre os alunos de 3 escolas, que tem, respectivamente, 900, 500 e 600 alunos. Quantos uniformes cada aluno deve receber?

70) Um quilo de bala custa R$ 5,40. Quantas balas há num quilo, se 5 balas custam R$ 0,27?

71) Um feirante comprou 1000 ovos por R$ 184,00. A quanto deverá vender a dúzia de ovos para ter um lucro total de R$ 8,00, se 40 ovos foram quebrados no transporte?

72) Um jornaleiro comprou 60 revistas por R$ 72,00. Teve que vende-las em promoção, em pacotes de 5, a R$ 5,50 cada um. Teve lucro ou prejuízo?

73) Que alteração sofre um produto se multiplicarmos um fator por 2 e o outro fator por 3?

74) Reparta 32 figurinhas entre dois garotos, de modo que um receba o triplo do outro.

75) Quanto se pagará por 1 metro de tecido, se 12 metros custam R$ 67,20?

76) A soma de dois números é 84 e o quociente exato do maior pelo menor é 6. Determine esses números.

77) A diferença entre dois números é 75 e o quociente do maior pelo menor é 6. Determine esses números.

78) Um fazendeiro comprou a mesma quantidade de bezerros e vacas por R$ 47600,00. Pagou R$ 800,00 por um bezerro e R$ 2000,00 por uma vaca, quantos animais de cada espécie ele comprou?

79) Quanto pagarei por 15 metros de um tecido, se 12 metros custam R$ 300,00?

80) Duas peças de tecido, de 25 metros cada uma, foram vendidas por R$ 800,00. Calcule o preço do metro de uma delas, sabendo que o metro da outra peça foi vendida por R$ 18,00.

81) Uma empresa tem 1087 pessoas trabalhando na sua fábrica e 462 pessoas trabalhando no seu escritório. Quantas pessoas trabalham, ao todo, nessa empresa?

82) Em uma escola, o início das aulas é às 13h 00min. Como cada aula tem 45 minutos de duração, a que horas termina a segunda aula?

83) A eleição para prefeito de uma cidade apresentou o seguinte resultado: candidato vencedor obteve 56275 votos o perdedor 109698 votos. Entre brancos e nulos, houve 23746 votos. Quantos eleitores votaram nessa eleição?

84) Durante o ano de 2011, uma equipe de futebol venceu 49 partidas, empatou 18 partidas e perdeu 5 partidas. Quantas partidas essa equipe disputou durante o ano de 2011?

85) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos?

86) Dona Maria comprou um aparelho de som por 719 reais e as caixas de som por 96 reais. Tendo pago 17 reais pela instalação, qual a quantia que ela gastou?

87) O estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, tem capacidade para 40.000 pessoas. É também na cidade de São Paulo que se encontra o estádio do Morumbi que tem capacidade para 138.000 pessoas. Para se ter uma ideia do tamanho do Morumbi, se colocarmos nele 40.000 pessoas ainda sobrarão muitos lugares. Quanto sobrarão?

88) Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?

89) Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10?

90) À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamada de juros. Qual é a quantia que pagará de juros?

Matemática: 7ºC- Professor Roberto Tanabe






Geografia: 7º A, B e C – Professora Regiane
Revisando conteúdos : Responda as atividades no caderno.

1)     Em quantas regiões está dividido o Brasil? E quais são elas?
___________________________________________________
2)     Qual é o estado e a capital que você mora?
__________________________________________________
3)     Qual é o estado brasileiro com a maior extensão territorial ? E a menor ?
__________________________________________________
4)     Qual é a maior  região brasileira em extensão territorial? E a menor região?
_________________________________________________
5)     Qual estado está situada a sede , a capital do governo brasileiro?
_________________________________________________
DIVISÃO GEOECONOMICA DO TERRITORIO BRASILEIRO
Analise o mapa e leia as informações a seguir.
Alem da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões ( Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) , existe outra divisão do território nacional que utiliza como critérios os aspectos naturais e , principalmente , socioeconômicos , são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil.



Legenda
     1)     Amazônia
     2)     Centro-Sul
     3)     Nordeste

1)     Com base nas informações das regiões geoeconômicas do Brasil podemos inferir que
A)    A Amazônia corresponde toda a extensão da floresta  Amazônica , integrada por todos os estados da região Norte , destaca-se também a sua baixa densidade demográfica.
B)    O norte de Minas Gerais faz parte do complexo regional nordestino, o extremo Sul do Mato Grosso pertence à região Norte , a porção oeste do Maranhão à Amazônia.
C)    O Centro-Sul corresponde à metade do território nacional, englobando estados das regiões Sul e Sudeste.
D)    O nordeste vai desde a porção leste do Maranhão até o norte de Minas Gerais, incluindo todos os estados nordestinos. Abrange cerca de 30% do território nacional.
2)     O seu estado pertence a qual divisão Geoeconômica?
___________________________________________

Relembrando o conceito de FRONTEIRA, registre em seu caderno os conteúdos propostos para futura correção.
Leiam os conteúdos para responderem as atividades a seguir:

Muitas vezes compreendidos como sinônimos, os conceitos de limite fronteira possuem significados diferentes e expressam dinâmicas territoriais, culturais e sociais distintas.
O conceito de limite refere-se a uma linha precisa, nitidamente definida no terreno, que, em geral, é estabelecida por meio de acordos e convenções entre os países limítrofes (que estabelecem limite ou fronteira).
Limites naturais: como o próprio nome indica, são aqueles que não foram estabelecidos pelo ser humano, como rios, córregos, mares e montanhas. Esses elementos naturais são aproveitados para delimitar o fim de um território e o começo de outro. Limites artificiais: são aqueles construídos pelo homem, como estradas, muros e linhas imaginárias, e também são utilizados ou construídos com a finalidade
As fronteiras representam mais do que uma simples divisão linear entre dois territórios distintos. O conceito de fronteira possui maior abrangência e refere-se a uma região ou faixa. Pode ser também entendido como região fronteiriça.
A ideia de fronteira é mais dinâmica e é estabelecida ao longo da História. Em geral, sua construção é influenciada pelos aspectos relacionados com a ocupação, cultura, etnia e língua da população dos dois territórios.No Brasil, usualmente, são utilizados os conceitos de limite, divisa e fronteira de acordo com o tipo de território.
·         Limite: esse termo é usado para indicar a separação de dois municípios, como o limite entre o município de São Paulo (capital) e o município de Guarulhos;
·         Divisa: esse termo é empregado para apontar a delimitação de dois estados, como a divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais;
·         Fronteira: esse termo é empregado para definir a separação de países, como a fronteira entre os Estados Unidos e o México.
Atividade:         
1)Analise o mapa da América do Sul e indique, através da utilização da rosa dos ventos, o sentido das fronteiras do Brasil com os seguintes países:





a) Uruguai
b) Suriname
c) Peru
d) Colômbia
e)ArgentinaVer RespostaQUESTÃO


3
2) O Brasil possui 15.719 quilômetros de fronteiras. O país que apresenta o maior trecho fronteiriço com o território brasileiro é:


a) Suriname
b) Chile
c) Bolívia
d) Paraguai
e) Argentina


3) Uma das fronteiras mais movimentadas do Brasil, cujo marco divisório é a Ponte da Amizade, passando sobre o Rio Paraná, separa o país do:


a) Uruguai
b) Bolívia
c) Equador
d) Paraguai
e) Peru



LEITURA COMPLEMENTAR





Leia os Slides Abaixo e depois realize as atividades,





















Copie em seu caderno

O feudalismo

No período medieval, a Europa ocidental conheceu um sistema político, econômico e social denominado feudalismo. Predominou do século IX, mas suas origens encontram-se na crise do Império Romano do Ocidente, a partir do século III. Começou a declinar no fim do século XI, quando teve início a desintegração lenta e gradual das relações servis de produção.
O feudalismo não foi idêntico em todas as regiões da Europa, sendo mais acentuado na França. Na Península Ibérica estava ocorrendo a luta entre cristãos e muçulmanos. Na Península Itálica, o feudalismo convivia com a atividade urbana e comercial de algumas cidades, como Veneza, Pisa e Gênova.
As Origens do feudalismo
A ocupação dos bárbaros na porção ocidental do Império romano provocou insegurança entre a população, redução da atividade comercial e da vida urbana. Houve um processo de ruralização da sociedade e, como os grandes proprietários de terras garantiam proteção às pessoas que abandonavam a cidade buscando o campo, eles tiveram seu poder aumentado.
Essa ruralização acentuou-se com:
· Os constantes ataques dos árabes nas cidades litorâneas da Europa, levando a população a fugir para o interior do continente (século VIII);
· O desmembramento do Império Carolíngio, o que provocou o enfraquecimento do poder real;
- As invasões dos normandos (também chamados de vinkings) e húngaros, nos séculos IX, aumentando o clima de insegurança na Europa. Em decorrência, como os senhores de terras organizavam a defesa nas suas propriedades, tiveram seu poder político aumentado.
Algumas instituições que vigoravam durante o feudalismo foram herdadas dos romanos e dos bárbaros germano:
• clientela – na antiga Roma, havia o cliente, em geral um plebeu que em busca de proteção e ajuda, ligava-se a um patrício. Em troca, prestava serviços e fornecia rendas ao seu protetor. Essa relação de dependência era muito semelhante à que o servo tinha com o senhor durante o feudalismo;
• colonato – instituição romana que obrigava o colono a permanecer nas propriedades nas províncias rurais;
• comitatus – instituição germana pela qual os guerreiros se uniam voluntariamente em torno de um líder militar, ao qual deviam total obediência;
• benefício – instituição que vigorava no Império Carolíngio, onde um senhor de terras doava terras a outro nobre.


Atividades:

1 – O que se entende por feudalismo?

2 – Em que época já começaram a surgir características feudais na sociedade europeia?

3 – Explique por que o poder dos grandes proprietários de terra aumentou na época em que o Império Romano do Ocidente entrou em crise.

4 – Quais foram as instituições feudais herdadas dos romanos?

5 – Quais foram as instituições feudais herdadas dos germanos?

6 – Complete com o nome da instituição feudal.
a) Doação de terras como recompensa por serviços prestados: ______________________
b) O colono era obrigado a permanecer nas terras que cultivava:______________________
c) Em troca de proteção, o trabalhador entregava parte da produção ao senhor: __________
d) Vários guerreiros juravam obediência a um chefe militar: __________________________

7 – A ruralização da Europa durante a Idade Média acentuou-se por causa de:
a) Ataques dos árabes nas cidades litorâneas da Europa. ( )
b) Desmembramento do Império Carolíngio. ( )
c) Invasões dos normandos (também chamados de vikings) e húngaros, no século IX. ( )
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas. ( ) 

Leia texto, copie as perguntas em seu caderno e responda-as.

As atitudes de um cavaleiro


O cavaleiro se situava no centro de vários círculos concêntricos, cuja coesão se devia à lealdade dele. Devia ser leal aos componentes de todos esses círculos. Porém, havendo exigências contraditórias, devia prevalecer a fidelidade aos mais próximos.
O segundo dever desses guerreiros consistia em agir com valor, em ser valorosos – combatendo com intuito de vencer, porém obedecendo a determinadas leis. O cavaleiro não luta à maneira dos vilões.
Essa observação Guilherme fez um dia, ao conde Balduíno de Flandes, numa das etapas da árdua guerra que os anglo-normando travaram contra o rei de França, já no ano de 1197. Tendo, em apoio as tropas de suas comunas, Balduíno de Flandes propunha formar como que um espaço fechado, uma liça, cercada pelas carroças de seus soldados plebeus. Ali os cavaleiros aguardariam, protegidos, o ataque inimigo. O Marechal se rebelou contra um tal conselho.
Nada disso; esses veículos podem ser dispostos diante da praça sitiada, para impedir a intervenção dos soldados pedestres inimigos: que vilões enfrentam vilões. Mas, para homens cuja função e honra residem em manejar as armas, não há nenhuma fortaleza. Eles enfrentarão o adversário como cavaleiros, não como cavilosos, em campo aberto, recusando-se a fazer qualquer emboscada, dispondo-se em ordem de batalha, à vista do inimigo. O valoroso nenhuma proteção almeja, a não ser a presteza de seu cavalo, a qualidade de sua armadura e o devotamento de seus iguais, cuja amizade o fortalece. A honra obriga-o a parecer intrépido, até às raias da loucura.

O início da cavalaria
Ante a necessidade de uma cavalaria bem armada, Carlos Martel, rei dos francos no século VIII passou a exigir de cada proprietário de terras pelo menos um cavaleiro completamente aparelhado – senhores mais ricos tinham de dar mais o número dependendo do tamanho de suas propriedades -, além dos recrutas para a infantaria usuais. Pouco a pouco, o soldado montado tornou-se dominante nas artes guerreias dos francos. A introdução do estribo permitiu que o cavaleiro mantivesse o equilíbrio enquanto brandia a espada ou enristava a lança: a sela de guerra aumentou sua estabilidade; e o freio ajudou-o a controlar a montaria, enquanto a ferradura evitava ferimentos nas patas dos animais. Todas essas inovações fizeram do cavaleiro uma figura cada vez mais respeitável na guerra – e um homem de status elevado na paz.


Vocabulário
Almeja – deseja ardentemente.
Brandia – movia, agitava.
Cavilosos – ardilosos, maliciosos.
Coesão – harmonia; concordância.
Comunas – na Idade Média, cidades que obtinham de seus suseranos cartas que lhes concediam autonomia.
Concêntricos – que têm o mesmo centro.
Devotamento – dedicação.
Enristava – colocava a lança em riste (erguida)
Intrépido – corajoso, audacioso.
Liça – lugar destinado a torneios e combates.
Proeza – prontidão.
Sitiada – cercada por tropas militares.
Valerosos – valorosos, corajosos, destemidos.
Vilões – na Idade Média, camponeses que não estavam presos à terra de nenhum senhor feudal ou habitantes de vilas.


Compreendendo o Texto


1 – Cite alguns deveres dos cavaleiros, segundo o texto.
2 – Quais valores faziam parte da ética de um cavaleiro medieval?
3 – Como se iniciou a valorização da cavalaria?
4 – Compare um cavaleiro medieval com um soldado atual, suas semelhanças e diferenças.

Leia texto, copie as perguntas em seu caderno e responda-as.

Uma descrição da vida medieval

                Entre a cidade e o campo o contraste era profundo. Uma cidade medieval não se perdia em extensos subúsbios, fabricas e casas de campo. Cercada de muralhas, erguia-se como um todo compacto, eriçada de torres sem conta. Por mais alta e ameaçadoras que fossem as casas dos nobres ou dos mercadores, a massa imponente das igrejas sobressaía sempre no conjunto da cidade.
                O contraste entre o silêncio e o ruído, entre a luz e as trevas, do mesmo modo que entre o verão e o inverno, acentuava-se mais fortemente do que nos nossos dias. A cidade moderna mal conhece o silêncio ou a escuridão na sua pureza e o efeito de uma luz solitária ou de um grito isolado e distante.
                Um som se erguia constantemente acima dos ruídos da vida ativa e elevava todas as coisas a uma esfera de ordem e serenidade: o ressoar dos sinos. Eles eram para a vida quotidiana os bons espíritos que, nas sua vozes familiares, roa anunciando o luto, ora chamavam para a alegria; ora avisavam do perigo, ora convidavam à oração. Eram conhecidos pelos seus nomes: a grande Jacqueline, o sino de Rolando. Toda a gente sabia o significado dos diversos toques, que, apesar de serem incessantes, não perdiam o seu efeito no espírito dos ouvintes.
                As freqüentes procissões eram também um contínuo motivo de piedosa agitação, todos iam descalços e em jejum os conselheiros do Parlamento como os burgueses pobres. Os que podiam levavam uma tocha ou círio. Iam sempre muitas crianças .
                Havia também a chegada dos príncipes, ataviados com todos os recursos da arte e do luxo próprios da época. Por fim, ainda mais freqüentemente, quase pode dizer-se ininterruptamente, havia as execuções. Acruel excitação e a rude compaixão suscitadas por uma execução constituíam uma importante base do alimento espiritual do povo.
                                               O declínio da Idade Média. P. 10-1. São Paulo, Atual/Unicamp.
Ataviado: ornamentado; enfeitado

Desenvolvendo a Reflexão
1 – Quais as diferenças entre uma cidade moderna e uma cidade medieval?
2 – Cite alguns aspectos que caracterizavam a vida nas cidades medievais.
3 – Para você como seria viver em uma cidade medieval, sem as tecnologias que temos hoje, como televisão, vídeo game, telefone? Escreva sobre isso.

Assista ao Vídeo




Ciências: 7º B e C – Professora Bruna; 7º A – Professora Maria

1.    Máquinas simples são ferramentas ou instrumentos que facilitam o trabalho e execução de tarefas simples do dia a dia.
a)   Cite exemplos de máquinas simples

b)   Proponha soluções e invenções para tarefas mecânicas cotidianas.
2.    Você já pensou nas mudanças que algumas máquinas causaram na sociedade? Fale sobre uma mudança

3.    Temperatura, calor e sensação térmica são diferentes um do outro, defina cada um deles.

4.    Pensando nas formas de propagação de calor, explique o funcionamento da garrafa térmica.

5.    Você já percebeu que a produção de lixo em todos os setores é um problema que traz sérias preocupações para a humanidade. Usando sua capacidade de raciocínio, seus conhecimentos gerais e sua criatividade, dê algumas sugestões para que o lixo seja reutilizado e seu volume no ambiente seja reduzido.




Inglês: 7º A, B e C – Teacher Elainne


 







Artes: 7º A, B e C – Professor Thiago
Tema: A história da música.
Leitura visual
·         Ritmos suas origens
·         Cultura de massa (influência musical)
·         Consumo e consumismo
Aplicação
·         O uso da música
·         Acesso a musicalidade
·         Jornal rádio e tv
·         Mídias
A Ação ao decorrer do tempo.
Montar uma linha do tempo com a respectivas décadas com imagens ilustrativas.
1970--1980--1990--2000

Educação Física: 7º A, B e C – Professora Celeide
Pesquisa

·                  Principais regras do voleibol,
·                  Materiais utilizados para prática da modalidade.
·                  Principais campeonatos
·                  Principais atletas da história


19 comentários:

  1. e quanta licao para fazer pra mim a mais dificil e a de matematica e historia e eu ainda estou comecando ainda -L-

    ResponderExcluir
  2. Mano nunca vi tanta lição na minha vida

    ResponderExcluir
  3. É pra copiar o texto da de português?

    ResponderExcluir
  4. to terminando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...