Procure aqui a sua atividade

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Atividade 4 - 3º TAS

 

A partir dessa atividade, as notas contam para o 
2º Bimestre do 2º Semestre. (Último de 2020)

Língua Portuguesa.

Professora Keila Bonina

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://forms.gle/rZqPcLsSLb63VAXD7

Matemática.

Professor Roberto Santos

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://forms.gle/sFRFpTWoo1wkduma9


Biologia.

Professor Rogério Carlos

Leia o texto abaixo antes de fazer a atividade.

PLANTAS

            As plantas são organismos autotróficos fotossintetizantes, capazes de produzir substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e de energia luminosa (solar). Por isso elas estão na base da maioria das cadeias alimentares terrestres.

            As plantas também constituem a mais rica fonte de alimento da humanidade. Raízes, caules, folhas, frutos, sementes e até flores são largamente empregados na nossa culinária.

            A espécie humana depende das plantas, não apenas como alimento, mas, também como fonte de matéria-prima para a produção de madeira, tecidos, papel, medicamentos e um sem-número de produtos. Então fica evidente que preservar florestas e outros ecossistemas naturais é preservar a vida.

 

CLASSIFICAÇÃO

            Existem dois grandes grupos de plantas: as criptógamas e as fanerógamas.

 

- CRIPTÓGAMAS: plantas que não produzem flores e nem sementes.

Exemplos: algas, musgos e samambaias.

 

- FANERÓGAMAS: plantas que produzem sementes e flores.

           

            Dentre as criptógamas, podem-se considerar outros grupos menores, com base na organização do corpo: talófitas, briófitas e pteridófitas.

 

- TALÓFITAS: O corpo é um talo, estrutura não diferenciada em raiz, caule e folha. (não possui vasos condutores).

Exemplo: algas verdes, vermelhas e pardas.

 

- BRIÓFITAS: O corpo pode-se apresentar diferenciado externamente em caule e folha, além de estruturas semelhantes a raízes (rizóides). (não possui vasos condutores).

 

- PTERIDÓFITAS: Plantas que possuem raiz, caule e folhas verdadeiros. (já possuem vasos condutores), mas não flores e sementes.

Exemplo: samambaias.

           

            Então as talófitas e as briófitas são AVASCULARES, a partir das pteridófitas as plantas se tornaram VASCULARES.

            Os vasos que transportam água e sais minerais (seiva bruta ou mineral) da raiz para as folhas são chamados de vasos lenhosos e o conjunto formado por esses vasos e outros tecidos associados a ele é chamado de lenho ou xilema. As substâncias orgânicas produzidas na folha (seiva elaborada) são levadas para toda a planta pelos vasos liberianos, e o conjunto formado por esses vasos e outros tecidos associados forma o líber ou floema.

            Das pteridófitas surgiram os primeiros vegetais com sementes, as espermatófitas ou espermáfitas.

            A semente facilitou a conquista do meio terrestre por esse grupo, pois, protege o embrião contra a perda da água e ajuda na dispersão do vegetal.

            As espermáfitas se dividem em dois grupos:

 

- GIMNOSPERMA: Não forma frutos.

Exemplo: pinheiros.

 

-ANGIOSPERMA: Formam frutos, no interior dos quais estão as sementes.

Exemplos: abacateiro, laranjeira...


Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://forms.gle/zhVDmLzLZECqtHHR6


História.

Professor Gilson Rafael

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu9YHByDsir6xtqmAdtE_JFJKkHE2TmZ4ztqHZJs_CZolMFw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&usp=mail_form_link


Geografia.

Professor Lilian Alves

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://forms.gle/PoXTqLPtS1ue1VqM8


Física.

Professor Jailton Guerra.

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2WorEb0D3eGuuXT9yhXKqwKeyKH75hZK_CA9L0ey3_FRmhQ/viewform?usp=sf_link


Química.

Professor João “Nequini” Rodrigues

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScf5rmJQb_96ku_boQGPTso6Q1MJKYn1frcmQD5Qoz0MKbdSw/viewform?usp=sf_link


Inglês.

Teacher Marta

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://forms.gle/nanyzsUk4ydr3UNJ7


Artes.

Professor Thiago Lemes.

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezTzlsVZpqfDKTYudu2geOIQa3IHNrenxVRuSpv9OeP7115A/viewform?usp=sf_link


Sociologia.

Professor Gilson

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeY-jjNIGUwZstk5wT0kxpSe-RhXHH8jkh9TlsAbHUWo-_FA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&usp=mail_form_link




Filosofia.

Professor Paulo Santana

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1rke1BOXWXiWKOBsxr7hBndZ0MO4NrcZ4Bv5c2XiU6CA/edit





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Simulado Saresp - Cleise 2024

Ensino Fundamental Atenção! Só serão computadas as notas dos alunos que realizarem a prova na escola.   6º Ano do Ensino Fundamental. 6º Ano...