Entre nos grupos do WhatsApp, participe do grupo e receba
informações sobre as aulas!
3º A: https://chat.whatsapp.com/FUqB3DcXrS603nVh0580Qr
3º B: https://chat.whatsapp.com/CewJh3apC1v1QDrUYDvZcq
3º C: https://chat.whatsapp.com/CKzdJdNjCGUKqRYqMrK9Iw
Língua Portuguesa.
3º A e B: Professora Kelly
Coutinho
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Messenger: https://www.facebook.com/kellycristina.coutinho.56
Ou pelo e-mail: kellycoutinho@prof.educacao.sp.gov.br
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/TwzfMN71ARkmtnx49
3º C Professora Keila Bonina
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Messenger:
https://www.facebook.com/keila.bonina
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/zrEgsLZd7F3GZ6bq9
Matemática.
3º A e B: Professor Roberto
Tanabe
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 97030- 2097
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/SyEKy6Ww5UWypmJA9
3º C Professora Leila Segantin
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats:97047 -1932
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/nx4C9nauH4tM9QEH8
Biologia.
3º A e B: Professora Bruna De
Nez.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas,
contate a professora pelo Whats: 947432644
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/rbaWhFheLvzn8mBD7
3º C: Professor Rogério Carlos
Antes de
fazer a atividade, leia o texto abaixo.
LEITURA PARA O 3° ANO C DO MÉDIO REGULAR
EVOLUÇÃO
A evolução biológica corresponde ao processo de
modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo.
A atual diversidade de seres vivos é resultado
de processos de transformação e adaptação das espécies aos variados ambientes,
constituindo a evolução biológica.
A ideia principal da evolução biológica é que
todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a
enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução
é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de
antigos ancestrais.
Até meados do século XIX, predominava a ideia
do criacionismo. De acordo com o criacionismo, as espécies foram criadas por
ato divino e se mantém imutáveis até hoje.
Ainda em meados do século XIX, começa a ganhar
força a teoria evolucionista. Nesse contexto, as ideias de Charles Darwin e
Alfred Russel Wallace são as mais consistentes para explicar a evolução dos
seres vivos. Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de
ancestrais comuns, que modificaram-se ao longo do tempo.
Atualmente, a teoria do neodarwinismo explica a
evolução dos seres vivos. Ela surgiu no século XX e representa a união dos
estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as descobertas na área
da genética, como as leis de Mendel e as mutações.
EVIDÊNCIAS
DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Entre as principais evidências da evolução
biológica estão: o registro fóssil, a adaptação dos seres vivos aos seus
ambientes e as semelhanças entre as espécies.
Registro Fóssil
O fóssil é qualquer vestígio de organismos muito
antigos que foram preservados com o passar dos anos por meio de processos
naturais.
O estudo dos fósseis permite reconstruir a
imagem de uma espécie já desaparecida e contribui para o estudo da evolução dos
seres vivos. A partir das análises entre semelhanças e diferenças entre as
espécies, pode-se concluir sobre o seu surgimento e desaparecimento.
Adaptação
A adaptação corresponde ao ajustamento que
todos os organismos apresentam em relação ao ambiente em que vivem.
As adaptações são características mantidas nas populações ou fixadas nas espécies por seleção natural porque têm uma importância relativa na sobrevivência e reprodução dos organismos. São exemplos de adaptação, a camuflagem e o mimetismo.
Semelhanças entre as
espécies
A semelhança entre diversos grupos de seres vivos, reforça a ideia de que eles podem ter um ancestral comum durante sua história evolutiva. Veja algumas evidências:
Órgãos Homológos
São aqueles com a mesma origem embrionária e semelhanças anatômicas, porém com funções diferentes. O processo que originou órgãos homólogos é chamado de divergência evolutiva. Um exemplo são os membros anteriores de grande parte dos vertebrados.
Órgãos Análogos
São aqueles com a origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes, mas que exercem a mesma função. Os órgãos análogos surgem por convergência evolutiva. Um exemplo são as asas de aves e insetos.
Órgãos Vestigiais
São órgãos atrofiados e sem função aparente. Um exemplo é o apêndice do homem, que representa um vestígio de um compartimento do intestino que abrigava micróbios para a digestão da celulose em nossos ancestrais herbívoros.
Semelhanças Embriológicas
Quando se observa o desenvolvimento embrionário de algumas espécies, nota-se que são muito semelhantes em alguns aspectos. Isso demonstra uma evidência de ancestralidade comum. Por exemplo, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são muito diferentes quando adultos, mas seus embriões são muito semelhantes.
Semelhanças Moleculares
Os avanços da Biologia Molecular têm permitido comparar a estrutura genética de diferentes espécies. Esses estudos complementam-se às semelhanças anatômicas e embrionárias e confirmam a relação de parentesco entre as espécies.
Mecanismos da Evolução
Biológica
A teoria do neodarwinismo considera os seguintes mecanismos como fatores que contribuem para mudanças evolutivas:
Mutações
A mutação corresponde qualquer alteração no material genético de um organismo, que pode originar uma nova característica. Se essa nova característica oferecer alguma vantagem ao indivíduo, o alelo tende a ser preservado pela seleção natural.
Deriva Genética
A deriva genética corresponde a um processo de mudança ao acaso das frequências alélicas de uma população. A deriva genética altera a frequência alélica de uma população, de modo aleatório. Ela não trabalha para produzir adaptações.
Seleção Natural
A seleção natural é um dos mecanismos fundamentais da evolução. Através dela, os indivíduos mais adaptados a uma determinada condição são selecionados. Assim, eles têm mais chances de sobreviver, se reproduzir e transmitir suas características aos descendentes.
LINK PARA ESTUDAR: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-evolucao/
Clique no link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/V3tsbEvEwGo7jSub8
História.
3º A e B: Professor Erick
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique nos
links e faça as atividades nos formulários:
MPB E O DOPS
https://forms.gle/Wwj88dB6GfTenV166
A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL
https://forms.gle/HVhUWfz91F8tKM4DA
3º C Professor Gilson Rafael
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
Geografia.
3º A, B e C Professora Lilian
Alves
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 99402-3658
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/nYXJbJuFiJnAAgGN9
Física.
3º A, B:Professora Márcia
Profeta
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 985652063
Clique nos
links e faça as atividades no formulário:
https://forms.gle/3fYxW3XSX258Tq6WA
3º C Professor Jailton Guerra
Antes de fazer a atividade, leia o texto do link:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/leis-newton.htm
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/XE29vA1bRD7GbAQy5
Química.
3º A, B e C Professor João
“Nequini” Rodrigues
Clique no link e faça a atividade no formulário:
Inglês.
3º A e B: Teacher Edson Ricardo
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 98125 1791
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://docs.google.com/forms/d/12qGfPegJxTSf-sIuI9-l9aLqOSW_QX0uiECWoN-USfg/edit
3º C: Teacher Kelly Marques
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
Artes.
3º A e B: Professor Ermeno
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
1. Fazer um desenho pintando com linhas uma do lado da outra, usando
régua.
Enviar com nome e série para:
3º C: Professor Márcio
Clique no link abaixo e faça a atividade no
formulário:
https://forms.gle/9rUQE9Xyjqk2FdvS8
Sociologia.
3º A, B:ProfessorTiago Ribeiro
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 985367187
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
Sociologia.
3º C: Professor Marcelo Rezende.
Pesquisa:
Defina:
A) Sociedade
B) senso critico
C) sendo comum
d) globalização
Ao terminar sua atividade, envie no WhatsApp do Professor: 95729-9580
Filosofia.
3º A e B: Professor Paulo
Santana
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1SSLab2qT3UfNe5JLsOmOzhIcNwQsQt6MFK3rdC7H5EA/edit
3º C: Professora Odeniura
Clique no link e faça a atividade no formulário:
Educação Física.
3º A e B: Professor Cleber
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique no link e faça a atividade no formulário: 98286 3151
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1P8UAaGT9ptJ20ksXdumyM_8KAdxO9BjS12MtQLXjTUI/edit
3º C: Professor Carlos
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/NKq9eLbBEZypZDQr9
Projeto de Vida.
(O 3º C não tem essa matéria)
3º A e B: Professor Tiago Ávila
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/yBMJ5eBJo5EqyYkH9
Tecnologia.
(O 3º C não tem essa matéria)
3º A e B: Professor Roberto
Santos
Entre em contato com o professor: 96271
- 8557
Clique no
link e faça a atividade no formulário:
https://forms.gle/xmgWucUjietLwkpp7
Nenhum comentário:
Postar um comentário