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Língua
Portuguesa:
8º A,
8ºB e 8º C – Professora Marta Santos.
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Matemática:
8º A
e 8º B– Professora Carla Cristiane.
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Matemática:
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Ciências:
8º A
e C– Professor Rogério Carlos.
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Antes de
fazer a atividade, leia o texto abaixo.
As drogas
Drogas
são substâncias naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no
funcionamento do organismo. Essas alterações dependem do tipo de droga
consumida, da quantidade utilizada e das características pessoais de quem as
ingere / utiliza.
Os
tipos de drogas são:
Depressoras:
Diminuem a atividade cerebral. Álcool, calmante, inalantes etc.
Estimulantes:
Aumentam, aceleram a atividade cerebral. Cocaína, anfetaminas (remédios para
emagrecer), cafeína e nicotina.
Perturbadoras:
Altera a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do
padrão normal. Maconha, LSD e Ecstasy.
O que nos faz usar Drogas?
Historicamente a humanidade sempre procurou por substâncias que produzissem algum tipo de alteração em seu humor, em suas percepções, suas sensações. Os motivos que levam algumas pessoas a utilizarem drogas variam muito. Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos que as fazem agir de uma forma ou de outra e a fazer escolhas diferentes.
O que é Dependência Química?
É
quando a pessoa perde o controle sobre o uso da droga, seja ela qual for,
sentindo necessidade de usá-la cada vez mais. Sente os prazeres imediatos, mas,
na falta da substância, um grande desconforto e vazio toma conta. A dependência
química é uma doença, porque o dependente prioriza a droga ao invés de outras
atividades e compromissos do seu dia a dia.
A vulnerabilidade dos Adolescentes
Os/as
adolescentes estão vulneráveis ao abuso de drogas, assim como em relação à
gravidez e às DST-Aids, à violência, ao abuso e exploração sexual;
Não
se trata apenas de “dar informações”, mas de trabalhar as informações com o
objetivo de criar comportamentos de prevenção e autocuidado;
É
necessário criar condições para que os/as adolescentes possam manejar as informações
em benefício da sua própria saúde e da saúde do/a parceiro/a e da coletividade;
Estratégias para diminuir a
vulnerabilidade dos Adolescentes
Reconhecer
a existência e o direito ao prazer, destacando que é possível ter prazer sem se
colocar em situações de risco;
Oferecer
informações corretas e realistas sobre as drogas (apresentar as drogas como
realmente são — substâncias capazes de induzir alterações no organismo);
Evitar
o discurso proibicionista / terrorista ("matam, são muito perigosas,
caminho sem volta, coisa de marginal"), pois esse discurso reforça o
"mito drogas”, estigmatiza os usuários, dificulta a busca de ajuda, leva
os usuários a se sentirem indignos de ajuda e, pior, irrecuperáveis.
Álcool
Apesar
de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela
sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central,
podendo causar dependência e mudança no comportamento. Os indivíduos
dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais frequentes são
as doenças do fígado. (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose).
Álcool e Transito
O
artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro determina que é pena gravíssima
dirigir sob a influência de álcool em nível superior a seis decigramas por
litro de sangue. A pena para esta infração compreende multa, retenção do
veículo e suspensão do direito de dirigir.
O
uso de álcool é responsável por graves acidentes de trânsito, envolvendo muitas
vezes a morte da pessoa embriagada e a morte de terceiros.
Acidentes
de trânsito que resultam em morte ocorrem com maior frequência à noite ou nos
finais de semana. 77% dos acidentes fatais ocorreram entre as 18hs e 6hs.
Indivíduos
do sexo masculino tem uma chance maior de se envolver em acidentes fatais. Em
2002, 78% dos indivíduos que morreram em acidentes de carro eram homens, sendo
que 46% das mortes estavam relacionadas com o consumo de álcool.
A
maioria das mortes relacionadas ao consumo de álcool ocorre entre 21 e 45 anos:
23%
das mortes são com menores de 16 anos,
37%
das mortes com pessoas entre 16 e 20 anos,
57%
das mortes com pessoas entre 21 e 29 anos,
53%
das mortes com pessoas entre 30 e 45 anos,
38%
das mortes com pessoas entre 46 e 64 anos.
TABACO
(cigarro)
A
noção de que o cigarro nada mais é do que a folha de uma planta (o tabaco),
picada e enrolada em papel são muito simplistas, pois ao ser queimado, o tabaco
produz uma fumaça composta de, pelo menos, 4.800 componentes (identificados até
2002), sendo que 68 deles provocam o câncer e apenas um, que é a nicotina,
causa a dependência.
Efeitos
causados pelo Fumo: (A curto prazo, médio e longo prazo)
Irritação
nos olhos ⇒
Redução da capacidade respiratória
Manifestações Nasais ⇒ Infecções respiratórias em
crianças
Tosse e cefaleia ⇒ Aumento do risco de
aterosclerose
Aumento dos problemas alérgico e cardíacos⇒ Câncer e infarto de miocárdio
Como o nosso corpo reage
quando paramos de fumar?
De acordo com o ponto de vista legal:
Legal:
quando sua venda e consumo são liberados. No entanto, podem ocorrer algumas
restrições para venda. É o caso, por exemplo, da venda de medicamentos apenas
com receitas médicas.
Ilegal: quando a sua venda e seu consumo são proibidos, assim, tanto o consumidor quanto quem comercializa a droga estão sujeitos a sanções penais. É o caso da maconha, cocaína, entre outras.
Efeitos da droga no cérebro
As
drogas podem ser benéficas, como é o caso das usadas no tratamento de
enfermidades, no entanto, podem causar diversos prejuízos ao organismo, seja
pelo uso incorreto dessas substâncias, seja pelo uso das chamadas drogas de
“abuso” ou “recreativas”.
As
drogas de abuso ou recreativas são drogas sem função terapêutica e utilizadas
de forma, muitas vezes, descontrolada pelo ser humano, podendo causar diversos
prejuízos ao organismo. São exemplos de drogas de abuso ou recreativas o
álcool, o cigarro, a cocaína, entre outras.
Os
efeitos que as drogas causam no cérebro, ou no sistema nervoso central, de
forma geral, estão relacionados, principalmente, com a sua ação sobre os
neurotransmissores. Os neurotransmissores são moléculas presentes nas vesículas
pré-sinápticas neurais, atuando na resposta inibitória ou excitatória entre os
neurônios. Muitas drogas atuam de forma a aumentar o tempo de ação de alguns
neurotransmissores, dando, assim, uma sensação de prazer ao consumidor.
No
entanto, como o passar do tempo, o sistema nervoso necessitará de uma
quantidade maior dessas substâncias para que se obtenha o mesmo resultado,
causando o que conhecemos por dependência química. Assim, o usuário passará a
consumir uma quantidade maior da droga, até que não consiga mais reduzir esse
consumo, devido aos efeitos que sentirá em seu sistema nervoso. Esses efeitos
são conhecidos, popularmente, como crise de abstinência.
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Ciências:
8º B–
Professora Bruna Denez.
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História:
8º A,
8º B e 8º C – Professor Maurício.
Pesquisa
Identificar
os principais fatores que contribuíram para a formação da República Velha.
Estabelecendo
as principais diferenças entre o Brasil Republicano de 1889 e atualmente
Ao terminar envie no e-mail: mauriciocamilo@prof.educacao.sp.gov.br
Geografia:
8º A
e 8º B – Professor Sérgio Ribeiro.
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8º C
- Professora Regiane Millor
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Inglês:
8º A
e 8º B – Taecher Rute.
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em construção
8º C Teacher Elainne Bernal
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Artes:
8º A,
8º B e 8º C – Professor Thiago Lemes.
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Educação
Física:
8º A,
8º B e 8º C – Professora Viviane Chaves.
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Projeto
de Vida:
8º A,
8º B e 8º C – Professora Maria Lúcia.
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Tecnologia:
8º A
– Professora Keila Monteiro.
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8º B
– Professora Cintia Ramos.
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8º C
– Professora Maria Lúcia.
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