Língua
Portuguesa.
2º
A, B,C, D e E: Professora Geane Santiago
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 98327 – 0490
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F e G Professora Keila
Bonina
Caso você queira entrar em contato com a professora Keila, clique no
link abaixo.
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Matemática.
2º
A, B, C e D: Professor Tiago Ávila.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º E
Professora Clélia
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 95887-0990
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F
e G Professora Leila Segantin
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
História.
2º
A, B,C, D e E: Professor Illídio Gilberto.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Facebookhttps://www.facebook.com/search/top/?q=illidio%20gilberto pelo Whats 98893-4235
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F e G Professor Gilson Rafael
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Geografia.
2º
A, C e D: Professora Lilian Alves
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 99402
– 3658
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º B
e E: Professora Cintia Ramos
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 96351-3582
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F
e G: Professor Orlando
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Inglês.
2º
A, B, C, D e E: Teacher Edson Ricardo.
(Se você não é dessa sala,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98125 1791
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º F e G: Teacher Kelly Marques
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Artes.
2º A, B, C, D e
E: Professor Ermeno.
(Se você não é dessas turmas, faça a
próxima)
1.
Pesquisar e recriar uma obra de Lasar Sagall.
(Enviar
foto, nome e serie para o email: ermeno.almeida03@outlook.com).
2º F
e G: Professora Maria Lúcia
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Educação
Física.
2º
A, B,C: Professor Pedro
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º D: Professora Sueli
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: (11) 93016-7120
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º E Professor Cleber
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98286 3151
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º F
e G:Professor Carlos
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Biologia.
2º
A, B, C, D e E: Professora Márcia Carlos
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
LEITURA
PARA OS 2° ANOS
Caros alunos, espero que estejam bem!
Essa leitura é para ajudá-los com a atividade
proposta para essa semana, sugiro que realizem a leitura antes de fazer a
atividade através do link. O tema da leitura é “RNA e DNA, estruturas do
mecanismo de hereditariedade”.
O DNA
e o RNA
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em
DNA, mas você sabe o que é essa estrutura e quais as suas funções?
Neste texto vamos abordar o DNA, uma molécula
que guarda muitas informações.
O DNA é responsável por transmitir todas as
informações genéticas para as células filhas. Mendel (pai da genética) foi o
primeiro a suspeitar que existiam unidades responsáveis por transmitir
características, entretanto, diversos trabalhos foram realizados até que o DNA
fosse reconhecido como o portador das informações genéticas.
O DNA é encontrado principalmente nos
cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em
mitocôndrias (organela animal e vegetal) e em cloroplastos (organela vegetal).
Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o
do seu pai.
Em investigações criminais, normalmente a
análise de DNA é feita para identificar se um suspeito é culpado ou não. Isso
ocorre em razão de que muitas vezes, em cenas de crimes, é encontrado material
biológico do culpado, como sangue e cabelos. Através desse material, é possível
observar o DNA e compará-lo com o dos suspeitos. Como o DNA é único para cada
indivíduo, fica fácil saber quem é o culpado.
O DNA, apesar de apresentar todas as
características de um indivíduo, não é uma estrutura muito complexa. Ele é um
tipo de ácido nucleico (DNA = ácido desoxirribonucleico e o RNA = ácido
ribonucleico). Cada ácido nucleico é formado por uma base nitrogenada, uma
pentose e um grupo fosfato.
Esse grupo de moléculas formam os chamados
nucleotídeos. Existem apenas cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A),
citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U). A timina só ocorre no DNA,
enquanto a uracila só ocorre no RNA. O DNA também se difere do RNA pela sua
pentose, enquanto o DNA apresenta desoxirribose, o RNA apresenta ribose.
O DNA é formado por
fosfato, desoxirribose e bases nitrogenadas. Observe que cada base se liga
apenas à outra base específica
Hoje vemos em nossos livros a estrutura do DNA
como uma dupla hélice, mas fazem apenas 60 anos que ela foi descoberta. A
descoberta da estrutura da molécula do DNA foi publicada em 1953, na revista
Nature, por James D. Watson e Francis H. Crick e foi de grande importância para
a comunidade científica. Watson e Crick ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por
essa contribuição. A descoberta de Watson e Crick foi fundamentada em estudos de
difração de Raio-X, uma técnica que consiste em bombardear uma estrutura
cristalizada com raios-X e registrar o espectro formado pela difração dos
raios, devido à colisão com a molécula em estudo. Estes estudos foram a base
fundamental da descoberta publicada, porém esses, não foram feitos por Watson e
Crick, e sim pela fisicista e cientista Rosalind Franklin.
A molécula de DNA, segundo Watson e Crick,
seria duas cadeias de fosfato e desoxirribose unidas por bases nitrogenadas
através da ligação de hidrogênio. Essa estrutura assemelha-se a uma escada,
sendo que as bases seriam os degraus. É
importante destacar que cada base liga-se a uma base específica: adenina
liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina.
Estrutura
de um nucleotídeo
Um nucleotídeo é formado por três moléculas, as
quais variam entre o DNA e o RNA:
Base nitrogenada: Bases purinas adenina (A) e
guanina (G) e as bases pirimidinas citosina (C), uracila (U) e timina (T).
Grupo fosfato (HPO4): Grupo químico derivado do
ácido fosfórico. A única porção que não varia no nucleotídeo.
Pentose: Um açúcar de 5 carbonos. No DNA temos
a desoxirribose e no RNA temos a ribose.
Estrutura
do nucleotídeo
O nucleosídeo é formado apenas pela base
nitrogenada e a pentose, nele não ocorre o grupo fosfato.
Diferença
entre o DNA e RNA
Existe, ainda, o RNA, que é outro ácido
nucleico. Sua diferença para o DNA é pouca, mas faz diferença. Por exemplo, o
RNA tem apenas um filamento, sendo que o DNA tem dois (formadores do espiral).
E o RNA tem a uracila no lugar da timina. Outra diferença é a parte das células
que contém RNA e o DNA. Enquanto em células procarionte (células menos
complexas) o DNA e o RNA estão no citoplasma, nas células eucariontes o RNA é
encontrado no núcleo e no citoplasma, já o DNA é achado somente no núcleo.
Cromossomos
Sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um
número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos
23 da mãe e outros 23 do pai).
Gene
“O
número estimado de genes é apenas 1/3 do que se pensava, embora os números
possam ser revisados a medida que mais trabalho computacional e análises
experimentais forem realizadas. Os cientistas sugerem a chave da complexidade
humana esteja não no número de genes, mas em outras partes do mesmo. Outros
motivos para a grande complexidade são as milhares de modificações químicas
pelas proteínas e pelo repertório de mecanismos reguladores que controlam esses
processos.”
O gene é a parte funcional do DNA, portanto, são sequências
especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que
oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o
corpo precisa produzir.
Genoma
Em biologia, o genoma é toda a informação hereditária (passa para
seus descendentes) de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em
alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências
não-codificadoras que são muito importantes para a regulação gênica, dentre
outras funções. Simplificando é o mapeamento de todos os genes de um ser vivo.
Sequenciamento do Genoma
ou DNA
O sequenciamento é a técnica utilizada para determinar em que
ordem as bases (letras) contidas no DNA, se encontram. Quando se diz que um
genoma foi sequenciado queremos dizer que foi determinada a ordem que as
informações (genes) estão colocados no genoma.
Mas para que isso serve?
Com o sequenciamento dos genomas podemos obter informações sobre a
linha evolutiva dos organismos (saber quem tem o DNA mais parecido com quem).
As informações contidas nos genomas poderão resultar em novos métodos de
diagnóstico, na formulação de novos medicamentos, vacinas, na prevenção e
tratamentos mais eficazes contra doenças ou pragas.
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F
e G Professor Rogério Carlos
Leia o texto antes de realizar a atividade:
Caros alunos, espero que estejam bem!
Essa leitura é para ajudá-los com a atividade proposta para essa semana, sugiro que realizem a leitura antes de fazer a atividade através do link. O tema da leitura é “RNA e DNA, estruturas do mecanismo de hereditariedade”.
O DNA e o RNA
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em DNA, mas você sabe o que é essa estrutura e quais as suas funções?
Neste texto vamos abordar o DNA, uma molécula que guarda muitas informações.
O DNA é responsável por transmitir todas as informações genéticas para as células filhas. Mendel (pai da genética) foi o primeiro a suspeitar que existiam unidades responsáveis por transmitir características, entretanto, diversos trabalhos foram realizados até que o DNA fosse reconhecido como o portador das informações genéticas.
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos no interior do núcleo celular, mas também são encontrados em mitocôndrias (organela animal e vegetal) e em cloroplastos (organela vegetal). Todas as nossas células possuem DNA, que é uma mistura do DNA da sua mãe com o do seu pai.
Em investigações criminais, normalmente a análise de DNA é feita para identificar se um suspeito é culpado ou não. Isso ocorre em razão de que muitas vezes, em cenas de crimes, é encontrado material biológico do culpado, como sangue e cabelos. Através desse material, é possível observar o DNA e compará-lo com o dos suspeitos. Como o DNA é único para cada indivíduo, fica fácil saber quem é o culpado.
O DNA, apesar de apresentar todas as características de um indivíduo, não é uma estrutura muito complexa. Ele é um tipo de ácido nucleico (DNA = ácido desoxirribonucleico e o RNA = ácido ribonucleico). Cada ácido nucleico é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato.
Esse grupo de moléculas formam os chamados nucleotídeos. Existem apenas cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U). A timina só ocorre no DNA, enquanto a uracila só ocorre no RNA. O DNA também se difere do RNA pela sua pentose, enquanto o DNA apresenta desoxirribose, o RNA apresenta ribose.
O DNA é formado por fosfato, desoxirribose e bases nitrogenadas. Observe que cada base se liga apenas à outra base específica
Hoje vemos em nossos livros a estrutura do DNA como uma dupla hélice, mas fazem apenas 60 anos que ela foi descoberta. A descoberta da estrutura da molécula do DNA foi publicada em 1953, na revista Nature, por James D. Watson e Francis H. Crick e foi de grande importância para a comunidade científica. Watson e Crick ganharam o Prêmio Nobel de Medicina por essa contribuição. A descoberta de Watson e Crick foi fundamentada em estudos de difração de Raio-X, uma técnica que consiste em bombardear uma estrutura cristalizada com raios-X e registrar o espectro formado pela difração dos raios, devido à colisão com a molécula em estudo. Estes estudos foram a base fundamental da descoberta publicada, porém esses, não foram feitos por Watson e Crick, e sim pela fisicista e cientista Rosalind Franklin.
A molécula de DNA, segundo Watson e Crick, seria duas cadeias de fosfato e desoxirribose unidas por bases nitrogenadas através da ligação de hidrogênio. Essa estrutura assemelha-se a uma escada, sendo que as bases seriam os degraus. É importante destacar que cada base liga-se a uma base específica: adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina.
Estrutura de um nucleotídeo
Um nucleotídeo é formado por três moléculas, as quais variam entre o DNA e o RNA:
Base nitrogenada: Bases purinas adenina (A) e guanina (G) e as bases pirimidinas citosina (C), uracila (U) e timina (T).
Grupo fosfato (HPO4): Grupo químico derivado do ácido fosfórico. A única porção que não varia no nucleotídeo.
Pentose: Um açúcar de 5 carbonos. No DNA temos a desoxirribose e no RNA temos a ribose.
Estrutura do nucleotídeo
O nucleosídeo é formado apenas pela base nitrogenada e a pentose, nele não ocorre o grupo fosfato.
Diferença entre o DNA e RNA
Existe, ainda, o RNA, que é outro ácido nucleico. Sua diferença para o DNA é pouca, mas faz diferença. Por exemplo, o RNA tem apenas um filamento, sendo que o DNA tem dois (formadores do espiral). E o RNA tem a uracila no lugar da timina. Outra diferença é a parte das células que contém RNA e o DNA. Enquanto em células procarionte (células menos complexas) o DNA e o RNA estão no citoplasma, nas células eucariontes o RNA é encontrado no núcleo e no citoplasma, já o DNA é achado somente no núcleo.
Cromossomos
Sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai).
Gene
“O número estimado de genes é apenas 1/3 do que se pensava, embora os números possam ser revisados a medida que mais trabalho computacional e análises experimentais forem realizadas. Os cientistas sugerem a chave da complexidade humana esteja não no número de genes, mas em outras partes do mesmo. Outros motivos para a grande complexidade são as milhares de modificações químicas pelas proteínas e pelo repertório de mecanismos reguladores que controlam esses processos.”
O gene é a parte funcional do DNA, portanto, são sequências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir.
Genoma
Em biologia, o genoma é toda a informação hereditária (passa para seus descendentes) de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras que são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções. Simplificando é o mapeamento de todos os genes de um ser vivo.
Sequenciamento do Genoma ou DNA
O sequenciamento é a técnica utilizada para determinar em que ordem as bases (letras) contidas no DNA, se encontram. Quando se diz que um genoma foi sequenciado queremos dizer que foi determinada a ordem que as informações (genes) estão colocados no genoma.
Mas para que isso serve?
Com o sequenciamento dos genomas podemos obter informações sobre a linha evolutiva dos organismos (saber quem tem o DNA mais parecido com quem). As informações contidas nos genomas poderão resultar em novos métodos de diagnóstico, na formulação de novos medicamentos, vacinas, na prevenção e tratamentos mais eficazes contra doenças ou pragas.
Clique no link e faça a atividade no formulário:
Física.
2º
A:Professor Clayton Santana
(Se você não é dessa turma,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 96769 – 1993 Ou pelo e-mail: claytonsantana@prof.educacao.sp.gov.br
Clique no link e
faça a atividade no formulário:
2º B
Professor Fábio
(Se
você não é dessa turma, faça a próxima atividade)
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º
C, D e E:Professor Roberto Tanabe
(Se você não é dessa turma,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 9 7030 2097
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F e
G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Química.
2º A, B, F e
G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
(Se você não é dessa turma, faça a próxima
atividade)
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º C, D e
E:Professor Clayton Santana
Clique no link e faça a atividade no formulário:
Sociologia.
2º
A, B,C, D, E, F e G: Professor Tiago Ribeiro
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98536 – 7187
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Filosofia.
2º
A, B, C, D e E: Professor Paulo Santana.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelos comentários nesse
endereço: http://inteligenciasenciente.blogspot.com/
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário: https://docs.google.com/forms/d/1xd6rQUC25Db6-LEPuYAXrOHesSphXxtg1bZFoE8JaXE/viewform?edit_requested=true
2º F
e G: Professora Odeniura Pontes
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Projeto
de Vida.
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA
MATÉRIA)
2º
A, B,C: Professor Paulo Santana
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelos comentários nesse
endereço: http://inteligenciasenciente.blogspot.com/
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º
D: Professora Vagne
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98432-7033
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2º E
Professor Tiago Ribeiro
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98536 – 7187
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Tecnologia.
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA
MATÉRIA)
2º
A: Professora Maria Lúcia
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
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2º
B, C, D e E: Professor Roberto Santos
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 96271-8557
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