Língua
Portuguesa.
2º
A, B,C, D e E: Professora Geane Santiago
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 98327 – 0490
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F e G Professora Keila
Bonina
Caso você queira entrar em contato com a professora Keila, clique no
link abaixo.
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Matemática.
2º
A, B, C e D: Professor Tiago Ávila.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º E
Professora Clélia
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 95887-0990
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F
e G Professora Leila Segantin
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
História.
2º
A, B,C, D e E: Professor Illídio Gilberto.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Facebookhttps://www.facebook.com/search/top/?q=illidio%20gilberto pelo Whats 98893-4235
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F e G Professor Gilson Rafael
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Geografia.
2º
A, C e D: Professora Lilian Alves
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 99402
– 3658
Segue link de leitura
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º B
e E: Professora Cintia Ramos
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 96351-3582
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F
e G: Professor Orlando
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Inglês.
2º
A, B, C, D e E: Teacher Edson Ricardo.
(Se você não é dessa sala,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98125 1791
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2º F e G: Teacher Kelly Marques
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Artes.
2º A, B, C, D e
E: Professor Ermeno.
(Se você não é dessas turmas, faça a
próxima)
1.
Fazer pesquisa de vida e obras de Vincent Van
Gogh.
2º F
e G: Professora Maria Lúcia
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Educação
Física.
2º
A, B,C: Professor Pedro
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
2º D:
Professora Sueli
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: (11) 93016-7120
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º E Professor Cleber
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98286 3151
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º F
e G:Professor Carlos
Biologia.
2º
A, B, C, D e E: Professora Márcia Carlos
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo e-mail: marciacarlossantos@prof.educacao.sp.gov.br
Leia o texto antes de realizar a atividade.
Caros alunos esperam que estejam bem!
Para realizar a nova atividade, peço que efetue
a leitura desse texto e se puder faça uma pesquisa sobre o tema “Concepções
pré-mendelianas”.
Boa leitura e boa atividade!
CONCEPÇÕES
PRÉ-MENDELIANAS SOBRE A HEREDITARIEDADE
Nossos ancestrais observaram que parentes
próximos tendiam a ser parecidos entre si e, ao domesticar animais e cultivar
plantas, procuravam selecionar características vantajosas que eram transmitidas
de uma geração para outra.
Assim, as primeiras noções sobre a
hereditariedade vieram do senso comum e partiam da simples observação. Ao longo
dos anos, muitas teorias foram surgindo para explicar o fenômeno da
hereditariedade.
A primeira hipótese de que se tem notícia foi a
da Pangênese. Idealizada pelo grego Hipócrates, em 410 a.C, essa teoria
afirmava que a transmissão das características de pais para filhos baseava-se
na produção, por todas as partes do corpo, de partículas muito pequenas,
denominadas gêmulas, que eram transmitidas para a descendência no momento da
concepção. A Pangênese permaneceu aceita como a única teoria de hereditariedade
até o século XIX.
No entanto, no final do século XVII, surgiu a
teoria da pré-formação ou Preformismo, que defendia que os organismos já
estariam completos e pré-formados no interior do gameta masculino
(espermatozoide) ou feminino (óvulo). Esse organismo em miniatura era chamado
de homúnculo. Então, o desenvolvimento seria apenas o crescimento do homúnculo
até se tornar um ser totalmente formado.
Entre os defensores desta teoria estavam os
ovistas, que afirmavam que o ser em miniatura estaria presente no óvulo, e os
espermistas, que defendiam que o ser em miniatura estaria no espermatozoide.
Essa disputa entre ovistas e espermistas começou a desaparecer quando
Spallanzani demonstrou que tanto o óvulo quanto o espermatozoide eram
necessários para dar origem a um novo ser.
Em meados do século XIX, com o desenvolvimento
de microscópios mais aperfeiçoados, a teoria do Preformismo perdeu força e
desapareceu. As observações utilizando esse equipamento demonstraram que não
existiam homúnculos dentro do espermatozoide ou óvulo.
A Teoria da Pangênese foi defendida por Charles
Darwin, que afirmava que todos os órgãos do pai e da mãe secretavam miniaturas
de si, as gêmulas ou pangênes. As miniaturas seriam carregadas pela corrente
sanguínea até os gametas. Na fecundação, as gêmulas do pai e da mãe se
juntariam a partir da união gamética (espermatozoide + ovócito) e originariam
os órgãos do novo indivíduo.
Gregor Mendel, no ano de 1865, exibiu, em dois
encontros da Sociedade de História Natural de Brno, as leis da hereditariedade,
hoje chamadas Leis de Mendel, que definem a transmissão dos caracteres
hereditários. Embora as conclusões de Mendel tenham se baseado em trabalhos com
uma única espécie de planta, os princípios enunciados nas duas leis aplicam-se
a todos os organismos de reprodução sexuada.
Thomas Hunt Morgan foi um importante biólogo
nas áreas da evolução, genética e embriologia. Recebeu o prémio Nobel em
Fisiologia e Medicina em 1933 pelos seus trabalhos sobre o papel dos
cromossomas na hereditariedade. As suas descobertas vão ser a base da genética
moderna.
A importância dos trabalhos de Thomas Morgan
está intimamente ligada aos trabalhos de Mendel, de Walter Sutton e Theodor
Boveri. Os dois últimos no início de século XX chegaram à conclusão que o
comportamento dos fatores referidos por Mendel nas suas experiências se
assemelhava ao dos cromossomas durante as divisões da meiose. Estes dois
cientistas defendiam que os genes estavam localizados nos cromossomas, teoria
que ficou conhecida, em 1902, como Teoria Cromossómica da Hereditariedade.
Thomas Morgan, mais tarde, tem um papel fundamental na compreensão dos
processos de segregação independente de um determinado gene.
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F
e G Professor Rogério Carlos
Leia o texto abaixo para depois responder a atividade.
Leitura para o 2° ano
Caros alunos, espero que estejam bem!
Para realizar a nova atividade, peço que efetue
a leitura desse texto e se puder faça uma pesquisa sobre o tema “Concepções
pré-mendelianas”.
Boa leitura e boa atividade!
CONCEPÇÕES
PRÉ-MENDELIANAS SOBRE A HEREDITARIEDADE
Nossos ancestrais observaram que parentes
próximos tendiam a ser parecidos entre si e, ao domesticar animais e cultivar
plantas, procuravam selecionar características vantajosas que eram transmitidas
de uma geração para outra.
Assim, as primeiras noções sobre a
hereditariedade vieram do senso comum e partiam da simples observação. Ao longo
dos anos, muitas teorias foram surgindo para explicar o fenômeno da
hereditariedade.
A primeira hipótese de que se tem notícia foi a
da Pangênese. Idealizada pelo grego Hipócrates, em 410 a.C, essa teoria
afirmava que a transmissão das características de pais para filhos baseava-se
na produção, por todas as partes do corpo, de partículas muito pequenas,
denominadas gêmulas, que eram transmitidas para a descendência no momento da
concepção. A Pangênese permaneceu aceita como a única teoria de hereditariedade
até o século XIX.
No entanto, no final do século XVII, surgiu a
teoria da pré-formação ou Preformismo, que defendia que os organismos já
estariam completos e pré-formados no interior do gameta masculino
(espermatozoide) ou feminino (óvulo). Esse organismo em miniatura era chamado
de homúnculo. Então, o desenvolvimento seria apenas o crescimento do homúnculo
até se tornar um ser totalmente formado.
Entre os defensores desta teoria estavam os
ovistas, que afirmavam que o ser em miniatura estaria presente no óvulo, e os
espermistas, que defendiam que o ser em miniatura estaria no espermatozoide.
Essa disputa entre ovistas e espermistas começou a desaparecer quando
Spallanzani demonstrou que tanto o óvulo quanto o espermatozoide eram
necessários para dar origem a um novo ser.
Em meados do século XIX, com o desenvolvimento
de microscópios mais aperfeiçoados, a teoria do Preformismo perdeu força e
desapareceu. As observações utilizando esse equipamento demonstraram que não
existiam homúnculos dentro do espermatozoide ou óvulo.
A Teoria da Pangênese foi defendida por Charles
Darwin, que afirmava que todos os órgãos do pai e da mãe secretavam miniaturas
de si, as gêmulas ou pangênes. As miniaturas seriam carregadas pela corrente
sanguínea até os gametas. Na fecundação, as gêmulas do pai e da mãe se
juntariam a partir da união gamética (espermatozoide + ovócito) e originariam
os órgãos do novo indivíduo.
Gregor Mendel, no ano de 1865, exibiu, em dois
encontros da Sociedade de História Natural de Brno, as leis da hereditariedade,
hoje chamadas Leis de Mendel, que definem a transmissão dos caracteres
hereditários. Embora as conclusões de Mendel tenham se baseado em trabalhos com
uma única espécie de planta, os princípios enunciados nas duas leis aplicam-se
a todos os organismos de reprodução sexuada.
Thomas Hunt Morgan foi um importante biólogo
nas áreas da evolução, genética e embriologia. Recebeu o prémio Nobel em
Fisiologia e Medicina em 1933 pelos seus trabalhos sobre o papel dos
cromossomas na hereditariedade. As suas descobertas vão ser a base da genética
moderna.
A importância dos trabalhos de Thomas Morgan
está intimamente ligada aos trabalhos de Mendel, de Walter Sutton e Theodor
Boveri. Os dois últimos no início de século XX chegaram à conclusão que o
comportamento dos fatores referidos por Mendel nas suas experiências se
assemelhava ao dos cromossomas durante as divisões da meiose. Estes dois
cientistas defendiam que os genes estavam localizados nos cromossomas, teoria
que ficou conhecida, em 1902, como Teoria Cromossómica da Hereditariedade.
Thomas Morgan, mais tarde, tem um papel fundamental na compreensão dos
processos de segregação independente de um determinado gene.
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Física.
2º
A:Professor Clayton Santana
(Se você não é dessa turma,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 96769 – 1993 Ou pelo e-mail:
Experimento
de Física - 2º Bimestre
EXPERIMENTO
DE MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA
Objetivo
Mostrar que, a uma certa
temperatura, os materiais mudam de estado.
Ideia do experimento
A ideia é usar parafina e
provocar mudanças de estado: de sólido para líquido, de líquido para sólido e
de líquido para gasoso. Primeiramente aquece-se um pedaço parafina, que é
sólido, até que ocorra a mudança para o seu estado líquido. Depois deixa-se o líquido
esfriar até que ele volte a ser sólido. Posteriormente aquece-se a parafina
sólida até que haja a sua mudança para o estado líquido e, em seguida, gasoso.
Tabela do material
Item
|
Observações
|
Uma vela
|
para aquecer e retirar
parafina
|
Caixa de palitos de
fósforo
|
para acender a vela
|
Uma colher sopa
|
para colocar a parafina
|
Um estilete
|
para retirar da vela a
parafina a ser derretida
|
ATENÇÃO ao uso do estilete,
peça ajuda se for necessário
Montagem
·
Retire com o estilete cerca de três milímetros cúbicos de parafina
do lado da vela.
·
Coloque na colher a parafina que foi retirada.
·
Acenda a vela e a fixe em algum lugar.
·
Segure a colher logo acima da chama da vela.
·
Espere a parafina derreter.
·
Retire a colher de cima da chama e espere a parafina esfriar até
voltar para o seu estado sólido.
·
Volte a segurar a colher logo acima da chama da vela.
·
Espere até que a parafina se decomponha, passando para o estado
gasoso.
Comentários
·
Não toque na parafina ou na parte da colher que é aquecida pela
vela, pois eles estarão muito quentes.
·
No experimento não foi feito a passagem do estado gasoso para o
líquido, pois a parafina é um derivado do petróleo formado de várias
substâncias diferentes e na mudança para o estado gasoso as diferentes
substâncias se separam. Portanto, o que realmente ocorre é uma decomposição da
parafina em seus diferentes componentes.
·
Ficarão resíduos na colher após a decomposição da parafina. Para
limpar a colher, use esponja de aço (bombril).
ATENÇÃO: sobre o relatório
Faça um relatório, este mesmo deve conter evidências da sua
experiencias.
Use o seu celular para registrar todas as etapas deste
experimento, fotos e
filmagem da experiência.
Obs.: O melhor vídeo será postado no
canal do youtube da EE Cleise Marisa Siqueira
No relatório deve conter:
Objetivo
(no objetivo você deve escrever a finalidade deste método)
Materiais e reagentes
(liste todos os materiais que foram usados)
Procedimento
(liste passo a passo de como você executou e as fotos
registradas na execução do experimento)
Resultados
(neste item você vai descrever o que foi observado no decorrer
da experiência e a foto do resultado)
Conclusão
(com suas palavras descreva o que você achou)
Esse relatório deve ser enviado para o email:
2º B
Professor Fábio
(Se
você não é dessa turma, faça a próxima atividade)
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º
C, D e E:Professor Roberto Tanabe
(Se você não é dessa turma,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 9 7030 2097
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º F e
G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
Química.
2º A, B, F e
G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
(Se você não é dessa turma, faça a próxima
atividade)
Clique no link e faça a atividade no
formulário:
2º C, D e
E:Professor Clayton Santana
Experimento
de Química - 2º Bimestre
EXPERIMENTO SOBRE GASES
Experiência da bexiga:
Vocês vão precisar:
1 bexiga:
1 garrafa pet de 600ml
½ xícara de vinagre branco
1 funil
2 colheres de sopa de bicarbonato de
sódio
Como fazer:
Coloque o vinagre dentro da garrafa. Com
ajuda de um funil, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio
dentro da bexiga. Encaixe a bexiga na boca da garrafa, tomando muito cuidado
para o bicarbonato de sódio não cair dentro dela e certifique-se de que o
elástico da bexiga está bem preso à boca da garrafa. Feito isso, jogue o
bicarbonato que está dentro da bexiga para dentro da garrafa. Veja o que
acontece.
Faça um relatório, este
mesmo deve conter evidências da sua experiencias.
Use o seu celular para
registrar todas as etapas deste experimento, fotos
e filmagem da experiência.
Obs.:
O melhor vídeo será postado no canal do youtube da EE Cleise Marisa Siqueira
No relatório deve conter:
Objetivo
(no objetivo você deve
escrever a finalidade deste método)
Materiais e reagentes
(liste todos os materiais
que foram usados)
Procedimento
(liste passo a passo de
como você executou e as fotos registradas na execução do experimento)
Resultados
(neste item você vai
descrever o que foi observado no decorrer da experiência e a foto do resultado)
Conclusão
(com suas palavras
descreva o que você achou)
Esse relatório deve ser
enviado para o email:
Sociologia.
2º
A, B,C, D, E, F e G: Professor Tiago Ribeiro
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98536 – 7187
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Filosofia.
2º
A, B, C, D e E: Professor Paulo Santana.
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelos comentários nesse
endereço: http://inteligenciasenciente.blogspot.com/
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º F
e G: Professora Odeniura Pontes
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Projeto
de Vida.
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA
MATÉRIA)
2º
A, B,C: Professor Paulo Santana
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelos comentários nesse
endereço:
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário: ( Responda
os 2 links)
2º
D: Professora Vagne
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 984327033
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º E
Professor Tiago Ribeiro
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98536 – 7187
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
Tecnologia.
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA
MATÉRIA)
2º
A: Professora Maria Lúcia
(Se você não é dessas turmas,
faça a próxima atividade)
Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário:
2º
B, C, D e E: Professor Roberto Santos
Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: (11962718557)
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