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sexta-feira, 3 de julho de 2020

2º Ano (Ensino Médio) Atividade 6






Língua Portuguesa.
2º A, B,C, D e E: Professora Geane Santiago
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 98327 – 0490

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2º F e G Professora Keila Bonina

Caso você queira entrar em contato com a professora Keila, clique no link abaixo.


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Matemática.
2º A, B, C e D: Professor Tiago Ávila.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

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2º E Professora Clélia
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 95887-0990

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2º F e G Professora Leila Segantin

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História.
2º A, B,C, D e E: Professor Illídio Gilberto.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Facebookhttps://www.facebook.com/search/top/?q=illidio%20gilberto  pelo Whats 98893-4235

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2º F e G Professor Gilson Rafael
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Geografia.
2º A, C e D: Professora Lilian Alves
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 99402 – 3658
Segue link de leitura

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2º B e E: Professora Cintia Ramos
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: 96351-3582

Ou através do Messenger/Facebook: https://www.facebook.com/profecintia.ramos

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2º F e G: Professor Orlando

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Inglês.
2º A, B, C, D e E: Teacher Edson Ricardo.
(Se você não é dessa sala, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98125 1791

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2º F e G: Teacher Kelly Marques

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Artes.
2º A, B, C, D e E: Professor Ermeno.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima)

1.    Fazer pesquisa de vida e obras de Vincent Van Gogh.
 (Enviar foto, nome e serie para o email: ermeno.almeida03@outlook.com).


2º F e G: Professora Maria Lúcia

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Educação Física.
2º A, B,C: Professor Pedro
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)


2º D: Professora Sueli
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate a professora pelo Whats: (11)  93016-7120

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2º E Professor Cleber
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98286 3151

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2º F e G:Professor Carlos



Biologia.
2º A, B, C, D e E: Professora Márcia Carlos
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)
Em caso de dúvidas, contate a professora pelo e-mail: marciacarlossantos@prof.educacao.sp.gov.br

Leia o texto antes de realizar a atividade.

Caros alunos esperam que estejam bem!
Para realizar a nova atividade, peço que efetue a leitura desse texto e se puder faça uma pesquisa sobre o tema “Concepções pré-mendelianas”.
Boa leitura e boa atividade!

CONCEPÇÕES PRÉ-MENDELIANAS SOBRE A HEREDITARIEDADE

Nossos ancestrais observaram que parentes próximos tendiam a ser parecidos entre si e, ao domesticar animais e cultivar plantas, procuravam selecionar características vantajosas que eram transmitidas de uma geração para outra.
Assim, as primeiras noções sobre a hereditariedade vieram do senso comum e partiam da simples observação. Ao longo dos anos, muitas teorias foram surgindo para explicar o fenômeno da hereditariedade.
A primeira hipótese de que se tem notícia foi a da Pangênese. Idealizada pelo grego Hipócrates, em 410 a.C, essa teoria afirmava que a transmissão das características de pais para filhos baseava-se na produção, por todas as partes do corpo, de partículas muito pequenas, denominadas gêmulas, que eram transmitidas para a descendência no momento da concepção. A Pangênese permaneceu aceita como a única teoria de hereditariedade até o século XIX.
No entanto, no final do século XVII, surgiu a teoria da pré-formação ou Preformismo, que defendia que os organismos já estariam completos e pré-formados no interior do gameta masculino (espermatozoide) ou feminino (óvulo). Esse organismo em miniatura era chamado de homúnculo. Então, o desenvolvimento seria apenas o crescimento do homúnculo até se tornar um ser totalmente formado.
Entre os defensores desta teoria estavam os ovistas, que afirmavam que o ser em miniatura estaria presente no óvulo, e os espermistas, que defendiam que o ser em miniatura estaria no espermatozoide. Essa disputa entre ovistas e espermistas começou a desaparecer quando Spallanzani demonstrou que tanto o óvulo quanto o espermatozoide eram necessários para dar origem a um novo ser.
Em meados do século XIX, com o desenvolvimento de microscópios mais aperfeiçoados, a teoria do Preformismo perdeu força e desapareceu. As observações utilizando esse equipamento demonstraram que não existiam homúnculos dentro do espermatozoide ou óvulo.
A Teoria da Pangênese foi defendida por Charles Darwin, que afirmava que todos os órgãos do pai e da mãe secretavam miniaturas de si, as gêmulas ou pangênes. As miniaturas seriam carregadas pela corrente sanguínea até os gametas. Na fecundação, as gêmulas do pai e da mãe se juntariam a partir da união gamética (espermatozoide + ovócito) e originariam os órgãos do novo indivíduo.
Gregor Mendel, no ano de 1865, exibiu, em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno, as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que definem a transmissão dos caracteres hereditários. Embora as conclusões de Mendel tenham se baseado em trabalhos com uma única espécie de planta, os princípios enunciados nas duas leis aplicam-se a todos os organismos de reprodução sexuada.
Thomas Hunt Morgan foi um importante biólogo nas áreas da evolução, genética e embriologia. Recebeu o prémio Nobel em Fisiologia e Medicina em 1933 pelos seus trabalhos sobre o papel dos cromossomas na hereditariedade. As suas descobertas vão ser a base da genética moderna.
A importância dos trabalhos de Thomas Morgan está intimamente ligada aos trabalhos de Mendel, de Walter Sutton e Theodor Boveri. Os dois últimos no início de século XX chegaram à conclusão que o comportamento dos fatores referidos por Mendel nas suas experiências se assemelhava ao dos cromossomas durante as divisões da meiose. Estes dois cientistas defendiam que os genes estavam localizados nos cromossomas, teoria que ficou conhecida, em 1902, como Teoria Cromossómica da Hereditariedade. Thomas Morgan, mais tarde, tem um papel fundamental na compreensão dos processos de segregação independente de um determinado gene.

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2º F e G Professor Rogério Carlos

Leia o texto abaixo para depois responder a atividade.

Leitura para o 2° ano
Caros alunos, espero que estejam bem!
Para realizar a nova atividade, peço que efetue a leitura desse texto e se puder faça uma pesquisa sobre o tema “Concepções pré-mendelianas”.
Boa leitura e boa atividade!

CONCEPÇÕES PRÉ-MENDELIANAS SOBRE A HEREDITARIEDADE

Nossos ancestrais observaram que parentes próximos tendiam a ser parecidos entre si e, ao domesticar animais e cultivar plantas, procuravam selecionar características vantajosas que eram transmitidas de uma geração para outra.
Assim, as primeiras noções sobre a hereditariedade vieram do senso comum e partiam da simples observação. Ao longo dos anos, muitas teorias foram surgindo para explicar o fenômeno da hereditariedade.
A primeira hipótese de que se tem notícia foi a da Pangênese. Idealizada pelo grego Hipócrates, em 410 a.C, essa teoria afirmava que a transmissão das características de pais para filhos baseava-se na produção, por todas as partes do corpo, de partículas muito pequenas, denominadas gêmulas, que eram transmitidas para a descendência no momento da concepção. A Pangênese permaneceu aceita como a única teoria de hereditariedade até o século XIX.
No entanto, no final do século XVII, surgiu a teoria da pré-formação ou Preformismo, que defendia que os organismos já estariam completos e pré-formados no interior do gameta masculino (espermatozoide) ou feminino (óvulo). Esse organismo em miniatura era chamado de homúnculo. Então, o desenvolvimento seria apenas o crescimento do homúnculo até se tornar um ser totalmente formado.
Entre os defensores desta teoria estavam os ovistas, que afirmavam que o ser em miniatura estaria presente no óvulo, e os espermistas, que defendiam que o ser em miniatura estaria no espermatozoide. Essa disputa entre ovistas e espermistas começou a desaparecer quando Spallanzani demonstrou que tanto o óvulo quanto o espermatozoide eram necessários para dar origem a um novo ser.
Em meados do século XIX, com o desenvolvimento de microscópios mais aperfeiçoados, a teoria do Preformismo perdeu força e desapareceu. As observações utilizando esse equipamento demonstraram que não existiam homúnculos dentro do espermatozoide ou óvulo.
A Teoria da Pangênese foi defendida por Charles Darwin, que afirmava que todos os órgãos do pai e da mãe secretavam miniaturas de si, as gêmulas ou pangênes. As miniaturas seriam carregadas pela corrente sanguínea até os gametas. Na fecundação, as gêmulas do pai e da mãe se juntariam a partir da união gamética (espermatozoide + ovócito) e originariam os órgãos do novo indivíduo.
Gregor Mendel, no ano de 1865, exibiu, em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno, as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que definem a transmissão dos caracteres hereditários. Embora as conclusões de Mendel tenham se baseado em trabalhos com uma única espécie de planta, os princípios enunciados nas duas leis aplicam-se a todos os organismos de reprodução sexuada.
Thomas Hunt Morgan foi um importante biólogo nas áreas da evolução, genética e embriologia. Recebeu o prémio Nobel em Fisiologia e Medicina em 1933 pelos seus trabalhos sobre o papel dos cromossomas na hereditariedade. As suas descobertas vão ser a base da genética moderna.
A importância dos trabalhos de Thomas Morgan está intimamente ligada aos trabalhos de Mendel, de Walter Sutton e Theodor Boveri. Os dois últimos no início de século XX chegaram à conclusão que o comportamento dos fatores referidos por Mendel nas suas experiências se assemelhava ao dos cromossomas durante as divisões da meiose. Estes dois cientistas defendiam que os genes estavam localizados nos cromossomas, teoria que ficou conhecida, em 1902, como Teoria Cromossómica da Hereditariedade. Thomas Morgan, mais tarde, tem um papel fundamental na compreensão dos processos de segregação independente de um determinado gene.

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  Física.
2º A:Professor Clayton Santana
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 96769 – 1993 Ou pelo e-mail: 


Experimento de Física - 2º Bimestre
EXPERIMENTO DE MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA

Objetivo

Mostrar que, a uma certa temperatura, os materiais mudam de estado.

Ideia do experimento

A ideia é usar parafina e provocar mudanças de estado: de sólido para líquido, de líquido para sólido e de líquido para gasoso. Primeiramente aquece-se um pedaço parafina, que é sólido, até que ocorra a mudança para o seu estado líquido. Depois deixa-se o líquido esfriar até que ele volte a ser sólido. Posteriormente aquece-se a parafina sólida até que haja a sua mudança para o estado líquido e, em seguida, gasoso.

Tabela do material 

Item 
Observações
Uma vela
para aquecer e retirar parafina 
Caixa de palitos de fósforo
para acender a vela
Uma colher sopa
para colocar a parafina
Um estilete
para retirar da vela a parafina a ser derretida
ATENÇÃO ao uso do estilete, peça ajuda se for necessário


Montagem

·                Retire com o estilete cerca de três milímetros cúbicos de parafina do lado da vela.
·                Coloque na colher a parafina que foi retirada.
·                Acenda a vela e a fixe em algum lugar.
·                Segure a colher logo acima da chama da vela.
·                Espere a parafina derreter.
·                Retire a colher de cima da chama e espere a parafina esfriar até voltar para o seu estado sólido.
·                Volte a segurar a colher logo acima da chama da vela.
·                Espere até que a parafina se decomponha, passando para o estado gasoso.

Comentários

·                Não toque na parafina ou na parte da colher que é aquecida pela vela, pois eles estarão muito quentes.
·                No experimento não foi feito a passagem do estado gasoso para o líquido, pois a parafina é um derivado do petróleo formado de várias substâncias diferentes e na mudança para o estado gasoso as diferentes substâncias se separam. Portanto, o que realmente ocorre é uma decomposição da parafina em seus diferentes componentes.
·                Ficarão resíduos na colher após a decomposição da parafina. Para limpar a colher, use esponja de aço (bombril).

 Esquema de montagem


ATENÇÃO: sobre o relatório

Faça um relatório, este mesmo deve conter evidências da sua experiencias.
Use o seu celular para registrar todas as etapas deste experimento, fotos e filmagem da experiência.
Obs.: O melhor vídeo será postado no canal do youtube da EE Cleise Marisa Siqueira

No relatório deve conter:

Objetivo
(no objetivo você deve escrever a finalidade deste método)

Materiais e reagentes
(liste todos os materiais que foram usados)

Procedimento
(liste passo a passo de como você executou e as fotos registradas na execução do experimento)

Resultados
(neste item você vai descrever o que foi observado no decorrer da experiência e a foto do resultado)

Conclusão
(com suas palavras descreva o que você achou)

Esse relatório deve ser enviado para o email:


2º B Professor Fábio
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

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2º C, D e E:Professor Roberto Tanabe
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 9 7030 2097

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2º F e G:Professor João Rodrigues “João Nequini”

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Química.
2º A, B, F e G:Professor João Rodrigues “João Nequini”
(Se você não é dessa turma, faça a próxima atividade)

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2º C, D e E:Professor Clayton Santana

Experimento de Química - 2º Bimestre
EXPERIMENTO SOBRE GASES

Experiência da bexiga:

Vocês vão precisar:

1 bexiga:
1 garrafa pet de 600ml
½ xícara de vinagre branco
1 funil
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Como fazer:

Coloque o vinagre dentro da garrafa. Com ajuda de um funil, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio dentro da bexiga. Encaixe a bexiga na boca da garrafa, tomando muito cuidado para o bicarbonato de sódio não cair dentro dela e certifique-se de que o elástico da bexiga está bem preso à boca da garrafa. Feito isso, jogue o bicarbonato que está dentro da bexiga para dentro da garrafa. Veja o que acontece.


Faça um relatório, este mesmo deve conter evidências da sua experiencias.
Use o seu celular para registrar todas as etapas deste experimento, fotos e filmagem da experiência.
Obs.: O melhor vídeo será postado no canal do youtube da EE Cleise Marisa Siqueira

No relatório deve conter:

Objetivo
(no objetivo você deve escrever a finalidade deste método)

Materiais e reagentes
(liste todos os materiais que foram usados)

Procedimento
(liste passo a passo de como você executou e as fotos registradas na execução do experimento)

Resultados
(neste item você vai descrever o que foi observado no decorrer da experiência e a foto do resultado)

Conclusão
(com suas palavras descreva o que você achou)

Esse relatório deve ser enviado para o email:




Sociologia.
2º A, B,C, D, E, F e G: Professor Tiago Ribeiro

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98536 – 7187

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Filosofia.
2º A, B, C, D e E: Professor Paulo Santana.
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelos comentários nesse endereço: http://inteligenciasenciente.blogspot.com/

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2º F e G: Professora Odeniura Pontes

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Projeto de Vida.

(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

2º A, B,C: Professor Paulo Santana
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelos comentários nesse endereço: 

Clique no link abaixo e faça a atividade no formulário: ( Responda os 2 links)




2º D: Professora Vagne
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 984327033

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2º E Professor Tiago Ribeiro

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: 98536 – 7187

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Tecnologia.
(2º F e G – NÃO TÊM ESSA MATÉRIA)

2º A: Professora Maria Lúcia
(Se você não é dessas turmas, faça a próxima atividade)

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2º B, C, D e E: Professor Roberto Santos

Em caso de dúvidas, contate o professor pelo Whats: (11962718557)

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