Língua
Portuguesa:
8º A,
8ºB e 8º C – Professora Marta Santos.
Entre em contato com a
professora pelo Messenger:
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário.
Matemática:
8º A
e 8º B– Professora Carla Cristiane.
Se você não é dessa turma,
faça a próxima :
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário.
Matemática:
8º C–
Professora Leila.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário.
Ciências:
8º A
e C– Professor Rogério Carlos.
Se você não é dessa turma,
faça a próxima:
Leia antes de realizar a atividade.
Caros alunos essa leitura é para ajudá-los com
a atividade proposta para essa semana, sugiro que realizem a leitura antes de
fazer a atividade através do link.
ADOLESCENCIA
E PUBERDADE
A adolescência é um período de muitas
descobertas e novas experiências. Nessa fase é comum o/a adolescente despertar
o interesse por outra pessoa, além da amizade. Também é uma fase que requer
responsabilidades, pois é preciso fazer escolhas, construindo-se a autonomia e
a identidade. Os cuidados com a saúde física, emocional e mental nos preparam para
esse momento. É nesta fase que aumenta o interesse pelo namoro e o “ficar”
passa a ser tema frequente das conversas entre adolescentes.
Viver a sexualidade de forma saudável inclui
conhecer bem o próprio corpo e buscar informações em fontes seguras. Estas são
medidas que podem auxiliar na prevenção de problemas como a transmissão de
doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez não planejada.
Do ponto de vista biológico, a função da
atividade sexual é procriar, ou seja, fazemos sexo para garantir a permanência
da espécie. No entanto, a prática sexual também pode ser vista como uma prática
amorosa que envolve emoções, prazer, aproximação entre pessoas e
responsabilidade. Por isso, algumas vezes, quando meninos e meninas, homens e
mulheres não estão preparados para esta prática, podem ocorrer frustrações e
consequências negativas.
Não é rara a situação em que o/a adolescente
inicia a prática sexual antes de obter informações importantes sobre o assunto
e a devida assistência. A consulta a um médico ou profissional da saúde
habilitado pode ser muito útil para esclarecer as dúvidas e buscar orientações
especialmente sobre o uso de métodos contraceptivos e cuidados com o corpo e
com a saúde.
Nesse momento, o diálogo sobre o conhecimento
que o/a adolescente tem sobre a reprodução e formas de prevenção de doenças, e
também sobre seus sentimentos com relação à prática amorosa devem auxiliar o
profissional de saúde a fornecer informações e orientações individuais mais
adequadas. Muitas podem ser as dúvidas sobre assuntos que são tratados como
tabus e com certa insegurança até mesmo por adultos.
Tentaremos aprender sobre a sexualidade,
especialmente de algumas consequências de uma prática sexual mal conduzida,
tais como a gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis. Ao
apresentar os métodos contraceptivos este módulo pretende chamar a atenção para
a necessidade de prevenção destes problemas.
DIFERENÇA
ENTRE ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
Puberdade e adolescência não são sinônimos. A
adolescência é o momento de mudança psíquica e social e a puberdade é a
transformação do corpo de criança para o corpo adulto. São essas alterações
orgânicas que ocorrem tanto no menino como na menina, que criam condições
físicas para que passem a se interessar por sexo e para adquirir a capacidade
reprodutiva.
O menino começa as mudanças por volta dos 11 ou
12 anos e as meninas por volta de 10 anos.
Essas mudanças ocorrem por causa de hormônios
produzidos pelas glândulas sexuais: testículos (homem) e ovários (mulheres). Os
testículos produzem o hormônio testosterona e os ovários produzem os hormônios
progesterona e estrógenos.
AS
MUDANÇAS FÍSICAS
Nas
meninas
|
Nos
meninos
|
Crescimento
de pelos na região genital e axilas.
|
Testículos
e pênis aumentam de tamanho.
|
Crescimento
de mamas.
|
Crescimento
de pelos no rosto, nas axilas, na região genital e as vezes no peito e
costas.
|
Estirão:
crescimento acelerado até a chegada da menstruação.
|
A
voz engrossa.
|
Desenvolvimento
dos ovários, útero, vagina e vulva.
|
Semenarca:
1° ejaculação.
|
Menarca:
1° menstruação.
|
Surgimento
de acne (espinhas).
|
Surgimento
de acne (espinhas).
|
Estirão:
crescimento acelerado até aproximadamente 18 anos
|
Os
quadris ficam mais largos e arredondados.
|
Os
ombros ficam mais largos
|
Um fator biológico que atrapalha o estirão da
mulher é a menstruação, quando chega a menarca ela praticamente cessa o
crescimento, enquanto o homem continua crescendo até aproximadamente os 18
anos, por isso geralmente os homens possuem uma estatura um pouco maior em
relação as mulheres.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário.
Ciências:
8º B–
Professora Bruna Denez.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário.
História:
8º A,
8º B e 8º C – Professor Maurício.
Pesquisa:
A Revolução Francesa
Identificar
os principais valores expostos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Fazer
no caderno e envia as fotos das atividades no e-mail: mauriciocamilo@prof.educacao.sp.gov.br
Geografia:
8º A
e 8º B – Professor Sérgio Ribeiro.
Se você não é dessa turma,
faça a próxima:
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
8º C
- Professora Regiane Millor
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Inglês:
8º A
e 8º B – Taecher Rute.
Se você não é dessa turma,
faça a próxima:
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
8º C Teacher Elainne Bernal
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Artes:
8º A,
8º B e 8º C – Professor Thiago Lemes.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Educação
Física:
8º A,
8º B e 8º C – Professora Viviane Chaves.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Projeto
de Vida:
8º A,
8º B e 8º C – Professora Maria Lúcia.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Tecnologia:
8º A
– Professora Keila Monteiro.
Se você não é dessa turma, faça a próxima:
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Para entrar em contato com a professora, mande um e-mail para: keilamonteiro@prof.educacao.sp.gov.br
8º B
– Professora Cintia Ramos.
Se você não é dessa turma, faça a próxima:
Assista o vídeo.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
8º C
– Professora Maria Lúcia.
Clique no Link abaixo e faça a atividade no
formulário
Coisa boa
ResponderExcluir